You are on page 1of 33

Tema 01: O QUE ANTROPOLOGIA?

Se h algo incomum entre as diferentes culturas o anseio em compreender a condio humana. A compreenso da natureza humana motivou indivduos dos mais variados tempos e lugares a criarem modelos explicativos presentes nos mitos, na religio, nas manifestaes artsticas, filosficas etc. Contudo, esses modelos sempre estiveram baseados nos valores e regras que organizam a vida social do grupo. Em outras palavras, os valores e regras do grupo no eram questionados, pois eram considerados inatos. Mesmo antes do nascimento da antropologia, o contato entre sociedades diferentes colocou em evidncia as diferenas culturais. No raramente os hbitos e costumes foram relatados por viajantes e pensadores, pois esses hbitos e costumes despertavam grande espanto e curiosidade. Contudo, o modo de vida observado em outras sociedades era avaliado segundo os valores existentes na sociedade do observador, esses ltimos considerados melhores e os nicos verdadeiramente corretos. Com o nascimento da antropologia, em meados do sculo XIX, surge uma nova forma de olhar para outras sociedades: os costumes no eram mais avaliados a partir dos valores do observador, mas analisados no contexto em que foram observados. Passa-se a procurar a inter-relao existente entre os diferentes elementos que compem uma determinada sociedade. Ou seja, costumes antes considerados brbaros ou ilgicos passam a ser encarados como elementos coerentes e integrados a uma determinada realidade social. Ao compreender o outro em seus prprios termos, os costumes da sociedade do observador deixam de ser considerados naturais e corretos e passam a ser encarados como uma entre vrias possibilidades de organizar a vida social. A antropologia, nascida na Europa Ocidental, consistiu num projeto terico ambicioso, preocupado em responder como estabelecer a unidade da espcie humana em meio a tantas diferenas. Lembrando que falar em unidade da espcie significa considerar que todos os seres humanos so dotados da mesma capacidade lgica de raciocnio. Para estabelecer a unidade da espcie humana, foi necessrio desenvolver um estudo do homem em sua totalidade, em todas as suas dimenses biolgica, psicolgica, social e cultural de maneira articulada. Para compreender melhor o que antropologia, veremos, no prximo captulo, alguns dos principais conceitos da antropologia como: a relao entre natureza e cultura, o conceito de cultura, a noo de etnocentrismo X relativismo cultural.

PRINCPIOS DA ANTROPOLOGIA
Natureza e cultura O leitor j se perguntou sobre o que nos diferencia das demais espcies animais? Algumas pessoas poderiam dizer que porque ns pensamos e as demais espcies no o fazem. Ser que essa resposta vlida? Ora, vrios estudos j mostraram que outras espcies animais possuem capacidade de aprendizado e, de fato, algumas delas so dotadas de grande inteligncia e aprendem ao longo da vida, ou seja, acumulam conhecimento. Contudo, o conhecimento acumulado pelas demais espcies animais no transmitido para as geraes futuras e a experincia adquirida ao longo da vida de um indivduo morre com ele. Ao contrrio do que acontece com a nossa espcie, pois podemos facilmente observar que toda a sociedade fruto de um conhecimento acumulado que possibilita avanos tecnolgicos e intelectuais. No caso das sociedades humanas, o processo de transmisso do conhecimento possvel porque desenvolvemos sistemas codificados de significados utilizados para a comunicao: a linguagem. A existncia da linguagem permitiu aos indivduo transmitir uns aos outros suas experincias e as solues que encontraram para os problemas cotidianos. Outras pessoas poderiam afirmar que o ser humano diferente das demais espcies animais porque vive em sociedade. Ora, animais como abelhas e formigas tambm no possuem uma vida coletiva, com regras e hierarquias?! Qual a diferena entre as sociedades
2

humanas e outras sociedades animais? No caso de uma colmia ou formigueiro, as funes de cada indivduo so biologicamente determinadas, pois esto impressas em seu cdigo gentico. Ou seja, uma abelha rainha nasce com essa funo e jamais poderia desempenhar a funo de uma operria. Ao contrrio, nas sociedades humanas o papel social de um indivduo no determinado por fatores biolgicos, mas por regras socialmente estabelecidas pela cultura. a cultura que nos diferencia das demais espcies animais, pois permitiu ao homem superar suas limitaes biolgicas e, de certa forma, afastar-se do mundo natural. Como conseqncia, enquanto as demais espcies animais sofreram longos processos evolutivos para se adaptarem ao meio, a espcie humana quase no sofreu alteraes genticas. Ao invs de se adaptar ao meio, a espcie humana tornou-se capaz de modificar o mundo sua volta, adaptando a natureza s suas necessidades, como demonstrou o antroplogo norteamericano Alfred Kroeber (1876-1960):
De fato, o que faz o habitante humano de latitudes inclementes, no desenvolver um sistema digestivo peculiar, nem to pouco adquirir plo. Ele muda o seu ambiente e pode conservar assim inalterado o seu corpo original. Constri uma casa fechada, que o protege contra o vento e lhe permite conservar o calor do corpo. Faz uma fogueira ou acende uma lmpada. Esfola uma foca ou um caribu, extraindo-lhe a pele com que a seleo natural e outros processos de evoluo orgnica dotou estes animais; sua mulher faz-lhe uma camisa e calas, sapatos e luvas, ou duas peas de cada um; ele os usa, e dentro de alguns anos, ou dias, est provido de proteo que o urso polar, ou a zebelina, levaram longos perodos para adquirir. Demais, o seu filho, e o filho do seu filho, e seu centsimo descendente nascero to nus e fisicamente to desarmados quanto ele. (KROEBER, 1949, p. 234 apud LARAIA, 2002, p. 41).

Como vimos, o que diferencia o ser humano das demais espcies animais o fato do seu comportamento no ser determinado por instintos naturais, mas regulados pela cultura. O leitor deve estar se perguntando o que cultura? Segundo Edward Tylor1 (18321917) a cultura:
todo este complexo de conhecimento que inclui crenas, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade (LARAIA, 2002, p. 25).

Segundo Ribeiro (2005), a cultura determina: 1. A relao dos indivduos entre si e, portanto, a prpria sociedade regulando nosso comportamento, a partir de regras de etiqueta, valores morais, normas de conduta, sanes sociais, etc. 2. A relao do homem com o mundo que o cerca. Isto , a cultura torna o mundo ao nosso redor inteligvel, regulando, portanto, a ao do homem sobre o meio ambiente. A compreenso do conceito de cultura esbarra numa dificuldade, a de tomar como naturais comportamentos que, na realidade, so culturalmente impostos. Segundo nosso senso comum, muitos comportamentos e sentimentos so considerados instintivos, como o caso da maternidade, do luto pela perda de um ente querido, etc. Esses sentimentos no so inatos, trata-se de padres culturais de uma determinada sociedade. Vejamos o que Laraia (2002) diz a este respeito:
As perguntas que comumente se colocam: mas, onde fica o instinto de conservao? O instinto materno? O instinto filial? [...] Como falar de instinto de conservao quando lembramos as faanhas dos camicases japoneses na Segunda Guerra Mundial? Se o instinto existisse, seria impossvel aos arrojados pilotos japoneses guiarem seus avies de encontro s torres das belonaves americanas. [...] Como falar em instinto materno, quando sabemos que o infanticdio um fato muito comum entre os diversos grupos humanos? Tomemos de exemplo as mulheres Tapirap, tribo Tupi do Norte do Mato Grosso, que desconheciam quaisquer tcnicas anticoncepcionais ou abortivas e eram obrigadas, por crenas religiosas, a matar todos os filhos aps o terceiro. Tal atitude era considerada normal e no causava nenhum sentimento de culpa entre as praticantes.

Como falar de instinto filial, quando sabemos que os esquims conduziam seus velhos pais at as plancies geladas para serem devorados pelos ursos? Assim fazendo acreditavam que os pais seriam reincorporados na tribo quando o urso fosse abatido e devorado pela comunidade. (LARAIA, 2002, p. 50-52).

O conceito de cultura nos permite compreender que o comportamento humano no pode ser reduzido a critrios biolgicos, pois algo adquirido por meio do processo de aprendizagem, imposto ao indivduo desde a primeira infncia. Segundo afirma Ribeiro (2005), pela aprendizagem, o indivduo recebe informaes de como viver segundo as regras e padres da sua sociedade. Podemos afirmar, portanto, que o ser humano socialmente moldado. O socilogo francs Marcel Mauss (1978) demonstrou que a sociedade influencia todas as dimenses humanas, inclusive a fsica e a psicolgica. Segundo ele, o corpo o primeiro e mais importante Instrumento utilizado pelo homem, pois uma certa forma dos tendes, e mesmo dos ossos, no outra coisa se no a decorrncia de uma certa forma de se comportar e se dispor (p. 220). Vimos, portanto, que a cultura de domnio coletivo, ou seja, so os padres culturais que definem, caracterizam e moldam a vida social do grupo.

Cultura

Conjunto de conhecimentos acumulados, transmitidos de uma gerao a outra atravs do aprendizado. elao entre indivduos e destes com o mundo ao seu redor. A transmisso realizada atravs da linguagem.

Etnocentrismo X relativismo cultural Normalmente, vemos os costumes da nossa sociedade como algo natural. Por isso, quando entramos em contato com um grupo cujos costumes diferem dos nossos, nos espantamos e os tomamos como exticos ou mesmo aberraes. Isso ocorre porque julgamos o comportamento de outros povos a partir dos valores existentes em nossa prpria sociedade. A essa postura damos o nome de etnocentrismo. Segundo Everardo Rocha (1989):
Etnocentrismo uma viso de mundo onde nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de medo, estranheza, hostilidade etc. (ROCHA, 1989, p. 7).

Conforme o autor, o etnocentrismo envolve elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos. Tambm no um fenmeno exclusivo da nossa sociedade, pois como o historiador grego Herdoto (484-424 a.C.) afirmou certa vez:
Se oferecssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus prprios costumes, to convencidos esto de que estes so melhores do que todos os outros (apud LARAIA, 2005, p. 11).

Para os membros de um determinado grupo, a sociedade do eu tomada pelos seus integrantes como o centro do que correto e natural no comportamento humano. Na sociedade do eu, reside a civilizao, o progresso, as boas maneiras. A sociedade do outro, 4

no compreendida, s vezes fica fora da humanidade e seus membros so considerados brbaros e selvagens. No limite, algumas sociedades chamam-se por nomes que querem dizer perfeitos, excelentes ou, muito simplesmente, ser humano e ao outro, ao estrangeiro, chamam por vezes de macacos da terra ou ovos de piolho (ROCHA, 1989, p. 9). O pensamento etnocntrico se manifesta a partir do choque provocado a partir do contato entre diferentes sociedades ou grupos sociais.
De um lado, conhecemos o grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. A, ento, de repente est o outro, o grupo do diferente que, s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e, ainda que diferente, tambm existe (idem, p. 8).

No pensamento etnocntrico, a leitura do outro se d de forma estereotipada, ora o outro engraado, extico, pitoresco; ora impuro, anormal, primitivo, ameaador. A partir da desvalorizao e descaracterizao da sociedade do outro, a identidade do eu reforada. Isso ocorre porque o contato com o diferente sempre ameaador. Ao entrar em contato com o outro passamos a comparar costumes e valores, podendo questionar ou reavaliar nossos hbitos. Muito embora o etnocentrismo seja um fenmeno universal na sociedade ocidental, ele assumiu uma proporo nica, como demonstra Everardo Rocha (1989, p. 10), quando enfatiza que em nossa sociedade o etnocentrismo revestiu-se do carter ativista e colonizador com os mais diferentes empreendimentos de conquista e destruio dos outros povos. No caso da sociedade ocidental, a apreenso do outro foi marcada por uma lgica de violncia, justificando uma poltica de extermnio das populaes nativas, em favor do desenvolvimento e unidade de suas colnias. Durante a colonizao brasileira, as populaes nativas foram representadas de maneira etnocntrica e, portanto, estereotipada. Segundo Rocha (1989), a imagem distorcida das populaes nativas foi revestida de diferentes caractersticas especficas em diferentes momentos da histria brasileira: a) Descobrimento O ndio assume o papel de selvagem, primitivo, por oposio aos colonizadores portugueses considerados superiores e civilizados. b) Catequese Surge a figura do bom selvagem, um ser com mentalidade infantil, inocente, que precisava ter sua alma salva e protegida pela f crist (considerada pelo colonizador a nica religio verdadeira). c) Construo da identidade nacional O ndio no mais nem selvagem, nem criana, pois agora ele uma das trs raas que formaram o povo brasileiro, assumindo assim um novo papel: torna-se corajoso e altivo (basta lembrar de romances como O Guarani de Jos de Alencar). Durante a colonizao, a incapacidade de compreender essas culturas locais foi responsvel pela destruio de vrias sociedades. Ao rotular essas sociedades como atrasadas, primitivas e amorais se justificou processos de extrema violncia, como a escravizao e a imposio de valores culturais a esses povos. A agresso identidade desses povos comea quando consideramos os indgenas uma categoria homognea, o pensamento etnocntrico presente em nossa sociedade nos impede de reconhecer que existem diferentes sociedades indgenas, com regras e valores prprios. O pensamento etnocntrico no se limita ao senso comum, muitas vezes esteve presente no meio acadmico graas a teorias supostamente cientficas, como o caso das noes de determinismo biolgico e geogrfico:
5

a) O determinismo biolgico defende a idia que as raas humanas (negra, branca e amarela) e algumas civilizaes possuem qualidades e deficincias inatas. Vejamos alguns exemplos:
Muita gente ainda acredita que os nrdicos so mais inteligentes do que os negros; que os alemes tm mais habilidade para a mecnica; que os judeus so avarentos e negociantes; que os norte-americanos so empreendedores e interesseiros; que os portugueses so muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses so trabalhadores, traioeiros e cruis; que os ciganos so nmades por instinto, e, finalmente os brasileiros herdaram a preguia dos negros, a imprevidncia dos ndios e a luxria dos portugueses (LARAIA, 2002, p. 17).

b) As teorias do determinismo geogrfico foram desenvolvidas principalmente no final do sculo XIX e afirmavam que as diferenas climticas e geogrficas condicionavam o comportamento humano. O determinismo geogrfico considera que as diferenas naturais existentes entre os hemisfrios Norte e Sul imprimem alguns traos aos seres humanos: os habitantes do Hemisfrio Norte seriam mais inteligentes, aptos ao trabalho, disciplinados e racionais; j os habitantes do Hemisfrio Sul seriam passionais, preguiosos e imprudentes. Se olharmos mais atentamente ao nosso redor, perceberemos que a sociedade possui vrias atitudes tipicamente etnocntricas. Os noticirios vinculam imagens distorcidas dos grupos islmicos tomados como meros fanticos religiosos. Nas grandes cidades, a diversidade cultural existente gera o que Rocha (1989) chamou de confronto cotidiano com a diferena, gerando imagens distorcidas em torno de personagens, como homossexuais, mulheres, surfistas, punks, dentre outros. O contraponto do pensamento etnocntrico o relativismo cultural. Como afirma Ribeiro (2005, p. 64):
A atitude de relativizar acontece quando deixamos de perceber as coisas como verdades imutveis e passamos a consider-las nos contextos em que acontecem. Ou seja, desvinculamos da realidade nossos valores e representaes para apreender o outro dentro dos seus prprios termos. Ao relativizar comeamos a compreender que aqueles costumes, antes ilgicos e anormais, so, na realidade, coerentes e dotados de lgica prpria.

Etnocentrismo Dificuldade em aceitar a diferena Julgar a sociedade do outro a partir dos valores existentes na sociedade do observador.

Relativismo Cultural Aceitar a diferena Apreender valores e costumes sociais no contexto em que ocorrem.

Tema 02: AS ORIGENS DA ANTROPOLOGIA


Muito embora a antropologia tenha surgido na Europa Ocidental apenas no final do sculo XIX, o embrio de seu nascimento foi implantado sculos antes, a partir das transformaes e descobertas do Ocidente iniciadas no sculo XVI. Durante o sculo XVI, teve incio o perodo das grandes navegaes, as quais causariam um profundo impacto na sociedade europia. Primeiramente, a descoberta do Novo Continente alterou profundamente a noo de espao corrente at ento. Procurem
6

imaginar o impacto que a descoberta do Novo Mundo causou! Nas terras recm descobertas, tudo parecia ser radicalmente diferente: o clima, a vegetao, os animais e tambm os homens que ali viviam. As populaes nativas causaram grande impacto aos olhos dos europeus, pois seus hbitos, sua lngua e organizao social pareciam incompreensveis e por algum tempo pensadores e clrigos da poca questionaram o pertencimento ou no desses nativos espcie humana. O processo de colonizao do continente americano foi conflituoso e violento. O choque cultural provocado pelo contato desencadeou guerras, genocdios e escravido. Por outro lado, se viu obrigada, frente ao outro, a explicar a diferena (ROCHA, 1984, p. 24). No perodo colonial, destacam-se algumas tentativas de compreender as diferenas existentes entre a sociedade europia e as populaes nativas. O filsofo francs Montaigne (15331572) procurou no se espantar com os costumes dos Tupinambs, os quais praticavam o canibalismo ritual, acreditando que ao ingerir os corpos dos inimigos estavam assimilando as qualidades e virtudes dos seus rivais. Sobre a prtica do canibalismo Montaigne afirmou:
No me parece excessivo julgar brbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos no nos leve a cegueira acerca dos nossos. Estimo que seja mais brbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e pior esquartejar um homem entre splicas e tormentos e o queimar aos poucos, ou entreg-lo a ces e porcos, a pretexto de devoo e f, como no somente o lemos, mas vimos acontecer entre vizinhos nossos conterrneos (apud LARAIA, 2002, p. 13).

Ao tentar no tomar os costumes de sua sociedade como verdadeiros e os dos Tupinambs como ilgicos, Montaigne estava praticando o relativismo cultural. Os costumes dos tupinambs impeliram Montaigne a questionar os costumes e valores de sua sociedade. Contudo, somente no sculo XVIII se cogitou a possibilidade de empregar ao estudo do homem os mesmos mtodos utilizados pelas cincias naturais. Antes de realizar um estudo cientfico das sociedades humanas, era preciso estabelecer a unidade da espcie a despeito das diferenas existentes. Ou seja, era preciso procurar as caractersticas universais da espcie humana, esses elementos gerais seriam responsveis pela formulao do conceito de ser humano. Mesmo com os esforos iluministas do sculo XVIII, somente um sculo mais tarde que o projeto de criar uma cincia das humanidades tomaria corpo. O nascimento de disciplinas como a sociologia, a antropologia e a psicologia foi impulsionado pelas profundas transformaes sociais, polticas e econmicas decorrentes da Revoluo Industrial. Com a consolidao do processo de industrializao a burguesia europia afirmou seu poder econmico e poltico, impondo seu modo de vida e suas crenas a quase todos os territrios do mundo. O desenvolvimento das mquinas acelerou o processo produtivo, ao mesmo tempo que a produo em grande escala favoreceu a migrao campo/cidade. Os baixos salrios pagos aos operrios ocasionaram a insero de mulheres e crianas nas linhas de produo. Contudo, a necessidade de pessoas trabalhando diminuiu medida que as mquinas evoluram, pois essas eram capazes de fazer o trabalho de vrias pessoas. A urbanizao e industrializao acelerada tiveram como conseqncia o crescimento da fome, do desemprego e da misria. O desenvolvimento do transporte e do telgrafo aproximou localidades. As Revolues Francesa e Americana provocaram grande impacto no campo poltico mundial. na nsia de compreender essas transformaes profundas que as cincias humanas se consolidaram:
A sociologia tinha por objetivo compreender a lgica interna desta sociedade, como o conflito de classes, o processo e o modelo de produo capitalista, etc. J a antropologia estudava sociedades de pequena escala, chamadas na poca equivocadamente de sociedades primitivas, a fim de compreender como apenas a sociedade ocidental europia chegou quele grau de desenvolvimento (RIBEIRO, 2005, p. 21).

Segundo Clifford Geertz (1989), a antropologia se consolidou apenas com declnio do conceito de homem e a ascenso do conceito de cultura. Em vez de se procurar leis universais da espcie humana; a antropologia passou a se preocupar em explicar sistemas sociais particulares em seus contextos locais. CORRENTES ANTROPOLGICAS Neste tpico sero abordadas as principais escolas e tendncias da antropologia. Desde seu surgimento no sculo XIX at os dias de hoje a antropologia sofreu vrias transformaes, dando origem a diferentes escolas ou correntes tericas. Como veremos a seguir, em determinados perodos, ocorreu o predomnio de uma corrente sobre a outra, uma vez que a disciplina sempre procurou responder s grandes questes sociais de sua poca. Evolucionismo Ao longo do sculo XIX, a sociedade ocidental passou por profundas mudanas econmicas, polticas e sociais. Uma conseqncia marcante da Revoluo Industrial foi o Imperialismo, que consistia em um novo modelo de impor o domnio poltico e econmico das metrpoles sobre as suas colnias. Nesse modelo, as colnias no eram meras produtoras de matria-prima, representavam tambm um novo mercado consumidor para o qual os produtos industrializados eram exportados. Segundo a ideologia imperialista, os colonizadores estariam levando o progresso e a civilizao para outras sociedades as colnias tidas como mais atrasadas. Nesse perodo, o choque provocado pelas diferenas entre a sociedade industrial moderna e as sociedades existentes nas colnias suscitou vrios questionamentos. O colonizador freqentemente se perguntava, por que, se a raa humana uma s, somente sua sociedade havia atingido aquele grau de desenvolvimento tecnolgico e cientfico? Como determinar a unidade da raa humana em meio a tantas diferenas? Foram questes como essas que os tericos do evolucionismo procuraram responder. A teoria da evoluo social, inspirada pela teoria da evoluo das espcies, de Charles Darwin, defendia a idia que a raa humana uma s, mas as sociedades diferem entre si porque se encontram em estgios evolutivos diferentes. De acordo como o modelo, evolucionista a humanidade composta por trs estgios distintos: Selvageria Barbrie Civilizao Esses estgios se sucedem de forma linear indo da sociedade mais primitiva (estgio de barbrie) mais evoluda (civilizao). Nesse esquema a sociedade ocidental estava no topo da escala evolutiva, j as sociedades de pequeno porte foram consideradas as mais primitivas. Selvageria Barbrie Civilizao

Segundo a perspectiva evolucionista, a sociedade ocidental teria atingido o mais elevado grau de desenvolvimento moral, espiritual e tecnolgico. Grau que todas as outras sociedades seriam capazes de atingir. Assim, se a sociedade europia da poca era o ponto de chegada do esquema evolucionista, as sociedades primitivas eram tidas como os antepassados vivos da sociedade civilizada. Acreditava-se que a partir do estudo das chamadas sociedades tribais era possvel descobrir como a sociedade ocidental teria chegado quele grau de evoluo. A teoria evolucionista etnocntrica por vrios motivos: 1) por julgar que a sociedade ocidental superior s demais; 2) por afirmar que todas as sociedades humanas deveriam seguir a mesma trajetria de desenvolvimento do ocidente. Contudo, se o evolucionismo
8

teoria etnocntrica, tambm de importante, pois pela primeira vez foram estabelecidos mtodos comparativos entre diferentes sociedades. A antropologia praticada pelo evolucionismo do sculo XIX ficou conhecida como antropologia de gabinete, pois no havia trabalho de campo e, desse modo, o pesquisador no mantinha contato direto com as sociedades que estudava. O contato com a sociedade do outro geralmente se dava por meio de relatos de viajantes e missionrios, os quais estavam repletos de preconceitos. A ausncia da pesquisa de campo implicava em algumas deficincias da anlise evolucionista, tais como: os elementos de uma dada sociedade no eram compreendidos e analisados no contexto em que ocorriam; e a falta de distanciamento do pesquisador dos valores e idias da sua prpria sociedade. As reaes ao evolucionismo As correntes da antropologia do sculo XX assumiram uma postura marcadamente anti-evolucionista, dentre as quais destacaremos o difusionismo cultural e o funcionalismo anglo-saxo. Segundo Ribeiro (2005, p. 28), as principais crticas ao pensamento evolucionistas foram:

A primeira era que as leis de evoluo da sociedade estavam baseadas em snteses e generalizaes falhas, nas quais, muitas vezes, as informaes eram manipuladas para preencher lacunas e encaixar toda a explicao num esquema posto a priori. A forma de utilizar a histria, pois, os evolucionistas faziam a chamada histria conjectural. Ou seja, no existe fato histrico que comprove a passagem de um estgio a outro da escala evolutiva, esses so deduzidos e at mesmo manipulados. Alm disso, o evolucionismo enquadrava todas as sociedades em uma histria universal, estreitamente vinculada histria da civilizao ocidental, sem levar em considerao as histrias e temporalidades particulares ou os acontecimentos tidos como relevantes por essas sociedades. A falta de um conjunto de mtodos e tcnicas bem definidos para a realizao do trabalho antropolgico. Alm de utilizar fontes no muito confiveis, os evolucionistas no realizavam trabalho de campo, no conheciam as sociedades das quais falavam.

As crticas ao evolucionismo fomentaram o desenvolvimento de novas propostas tericas e mtodos para o levantamento, a coleta e a interpretao dos dados. Um importante crtico ao pensamento evolucionista foi o alemo naturalizado americano Franz Boas (18581942). Segundo ele, as culturas humanas deveriam ser estudadas nos seus particulares, pois cada grupo produzia, a partir de suas condies histricas, climticas, lingsticas etc., uma determinada cultura que se caracteriza por ser nica e especfica (ROCHA, 1989, p. 40, grifo nosso). Franz Boas se dedicou quase exclusivamente ao estudo realizado nas sociedades indgenas da Amrica do Norte. As informaes recolhidas em campo permitiram a Boas registrar a mitologia, a lngua, as tcnicas de manufatura e construo, os padres estticos, as regras de convivncia etc., dessas sociedades. Os discpulos de Franz Boas consolidaram a escola norte-americana de antropologia, conhecida como culturalismo, dentre os quais Ruth Benedict, Margaret Mead, Ralph Linton, etc. Entre as principais idias defendidas pelo culturalismo estavam a necessidade de estabelecer a interface entre a antropologia e a psicologia, o estudo de padres culturais, a transmisso da cultura por meio da aprendizagem e a definio das identidades nacionais. Outra corrente que surgiu em contraponto ao evolucionismo foi o difusionismo. Segundo os difusionistas, o homem originrio teria vivido em pequenos grupos que isolados, com o tempo criaram ciclos culturais bem caracterizados, resultantes do confronto de diferentes grupos com diferentes meios. A partir das idias difusionistas nasceram as primeiras teorias sobre o contato e a troca cultural entre sociedades diferentes. No entanto, foi o funcionalismo anglo-saxo que criticou mais duramente as idias evolucionistas, com destaque para Bronislaw Malinowski (1884-1942) e Radcliffe-Brown (1881-1955). No funcionalismo, cada sociedade deve ser estudada em sua totalidade, como um sistema coerente e integrado de relaes sociais, regida por uma lgica interna ao grupo.
9

A contribuio de Bronislaw Malinoswki antropologia fundamental, pois ele alargou o papel e a importncia da pesquisa de campo em antropologia, sistematizando um conjunto de tcnicas e mtodos para sua realizao. O mtodo fundado por Malinowski chama-se observao participante, segundo o qual o pesquisador deve viver por um determinado perodo na sociedade estudada conforme as regras e costumes dela. Por que importante passar um tempo na sociedade estudada? Porque somente desse modo o pesquisador capaz de se despir dos valores e juzos de sua prpria sociedade, para poder compreender a realidade nativa. A lgica universal, ou o saber local? Nesse tpico apresentaremos dois dos mais importantes tericos da disciplina: o francs Claude Lvi-Strauss e sua teoria estruturalista e o norte-americano fundador da corrente interpretativista Clifford Geertz. Lvi-Strauss, herdeiro do iluminismo e da escola sociolgica francesa, busca por leis que sejam universais na espcie humana. A idia mais ou menos essa: as sociedades possuem diferenas, mas o que h de universal no ser humano? Segundo o estruturalismo levistraussiano, embora a experincia social possa ser organizada de diferentes maneiras, essa orientada por alguns princpios lgicos universais, denominados pares binrios de oposio (dia X noite; claro X escuro; esquerdo X direito etc.). No trecho a seguir, podemos ver como o prprio Lvi-Strauss define o estruturalismo:
(...) atingir, para alm da imagem consciente e sempre diferente que os homens formam do seu dever, um inventrio de possibilidades inconscientes, que no existem em nmero ilimitado, e cujo repertrio e as relaes de compatibilidade ou de incompatibilidade que qualquer delas mantm com todas as outras fornece uma arquitetura lgica a desenvolvimentos histricos que podem ser imprevisveis e arbitrrios (COPAN, 1974, p. 31 apud Lvi-STRAUSS. Antropologia estrutural.).

Enquanto Lvi-Strauss procurava pelo universal, na direo contrria, Clifford Geertz enfatiza a busca pelos elementos particulares de cada sociedade. Uma famosa frase de Geertz diz que o antroplogo no estuda aldeias, mas em aldeias. Ou seja, o ofcio do antroplogo estudar as leis e regras que organizam a vida de um grupo particular. Geertz foi o precursor da chamada Antropologia interpretativa, segundo a qual o nativo realiza uma interpretao da realidade. Nesse sentido, o que o antroplogo faz Realizar uma interpretao da interpretao que o nativo faz de sua realidade. O objeto da antropologia Desde seu nascimento, a antropologia se consagrou ao estudo de sociedades distantes, radicalmente diferentes da sociedade do pesquisador. Em outras palavras, a antropologia estuda a sociedade do outro. Ao delinear a sociedade do outro como seu principal objeto de estudo, a antropologia estabeleceu uma separao entre essa e a sua prpria sociedade (a qual chamaremos de sociedade do eu). Inicialmente, essa foi uma postura etnocntrica, pois enquanto a sociedade do outro era considerada pouco desenvolvida, a sociedade do pesquisador era tida como modelo de civilidade e complexidade: SOCIEDADE DO EU Civilizada Evoluda Complexa SOCIEDADE DO OUTRO Selvagem Primitiva Simples

Segundo essa viso, as sociedades estudadas at ento pela antropologia deveriam possuir algumas caractersticas especficas:
10

Sociedades distantes Sociedade de pequena escala Sociedades relativamente isoladas Sociedades com baixo grau de desenvolvimento tecnolgico Sociedades com baixo grau de especializao das atividades e funes sociais
Fonte: Ribeiro (2005, p. 41).

No incio do sculo XX, uma reviravolta no cenrio colonial obriga a nascente disciplina a redimensionar seu objeto de estudo. Nesse perodo, a prtica da pesquisa de campo estava se consolidando, contudo, as sociedades primitivas estavam sofrendo drsticas mudanas em decorrncia da imposio dos valores coloniais sobre as sociedades nativas. O contato com a civilizao ocidental, num contexto de dominao, facilitava a adoo de outros costumes e a transformao dos modelos tradicionais nativos. Muitos pesquisadores e intelectuais eram pessimistas quanto ao futuro e sobrevivncia dessas sociedades e muitos afirmavam que elas estariam fadadas a desaparecer. Ora, se a antropologia a cincia das sociedades primitivas no estaria ela destinada a desaparecer juntamente com as sociedades que estudava? A sobrevivncia da antropologia dependia de uma mudana na definio de seu objeto e mtodo de estudo. A disciplina estendeu seu campo de abrangncia, j no estava restrita ao estudo das sociedades tribais, sua sociedade paulatinamente tambm se tornava objeto de estudo, primeiramente com o estudo de sociedades camponesas tradicionais da Europa, depois com o estudo de diferentes grupos sociais que habitam as grandes metrpoles modernas. O trabalho de campo Como j foi mencionado, o trabalho de Malinowski o primeiro a estabelecer tcnicas rgidas para a pesquisa de campo. O mtodo desenvolvido por ele ficou conhecido como observao participante no qual o pesquisador deve conviver o mximo possvel com os nativos, partilhando do seu dia a dia e vivendo segundo as regras do grupo. Para Malinowski apenas dessa maneira o pesquisador seria capaz de apreender a coerncia do modo de vida nativo. Certa vez, o antroplogo Gilberto Velho (1978) afirmou que essa imerso na sociedade do outro era o processo de transformar o extico em familiar. A partir do livro Argonautas do Pacfico Ocidental (1922), Malinowski coloca o trabalho de campo e suas tcnicas de realizao como o principal diferencial da antropologia. Assim, definia a antropologia tanto o objeto de estudo, quanto seu mtodo de pesquisa, pois o trabalho de campo traduz:
A essncia da perspectiva antropolgica, na sua busca daquilo que essencial para a vida dos outros. De tudo que permite tornar qualquer sociedade, em qualquer ponto do planeta, com qualquer tipo de tecnologia, um conjunto coerente, de vozes, gestos, reflexes, articulaes e

valores (DA MATTA, 1987, p. 146).

Dizemos que o trabalho de campo consiste em um movimento de sada e retorno sua sociedade. Segundo Roberto Da Matta (1987), o movimento realizado pelo antroplogo composto de trs etapas: a) Partida o pesquisador ruma para fora dos limites de seu grupo para a sociedade de um outro, que desconhece, cujos cdigos de relacionamento e convivncia no domina. b) Chegada o pesquisador mergulha no cotidiano do grupo, passa a conviver e partilhar das suas experincias; aprende regras e valores do grupo. Nessa etapa, o pesquisador dedica-se coleta de dados, observando as manifestaes cotidianas e os eventos de rituais; observa tambm os conflitos, as alianas, as relaes familiares, as regras
11

de convivncia, as sanes sociais etc. O pesquisador deve registrar suas experincias e observaes em seu dirio de campo. c) Retorno esta etapa marca um novo distanciamento, agora da sociedade do outro: o pesquisador deve distanciar-se do cotidiano do grupo para no adotar a viso nativa. Nessa etapa, o pesquisador, novamente em sua sociedade, analisa, seleciona e sistematiza os dados coletados em campo. Segundo Da Matta (1987), o trabalho de campo pode ser considerado uma experincia inicitica, pois o pesquisador, ao retornar sua sociedade, no mais o mesmo. Ao entrar em contato com outros grupos e compreend-los segundo seus prprios termos, o pesquisador faz a relao de sua prpria sociedade e passa a perceber como socialmente construdos, com regras e valores que antes pareciam naturais. assim, por exemplo, que Louis Dumont, ao estudar o sistema de castas da ndia, cuja lgica oposta organizao de sua sociedade, pde compreender e analisar os elementos que fundamentam a ideologia fundamental de sua prpria sociedade: o individualismo. Como observou Roberto da Matta (1984), o contato direto do estudioso com seu objeto de trabalho permitiu que a antropologia se renovasse a cada pesquisa realizada, ou seja, como se a cada novo trabalho a antropologia fosse repensada, relida e constantemente.

Tema 03: POR UMA REFLEXO SOBRE ANTROPOLOGIA E EDUCAO


Na primeira parte do nosso material, destacamos os fundamentos da antropologia enquanto rea do conhecimento. Por isso que seus conceitos bsicos, seus referenciais tericos, seus pensadores clssicos, suas metodologias (em especial a pesquisa de campo) foram os assuntos estudados at o momento. Sendo assim, cabe perguntar: por que necessrio estudarmos esses contedos tericos da antropologia geral? Para respondermos a essa pergunta, devemos ter em mente que a educao um processo coletivo de ensino e aprendizagem que ocorre no interior de uma sociedade formada por inmeros grupos e culturas. Com tal definio, estamos reconhecendo que as atividades educativas se estabelecem perante a diversidade humana. Sendo assim, obrigao do educador conhecer e compreender a dinmica dessa questo, visando contribuir para o constante aperfeioamento de nosso sistema escolar. Nesse sentido, os referenciais cientficos da antropologia so instrumentos indispensveis.
12

Neste captulo, ns apresentaremos uma srie de caractersticas referentes ao aprendizado e educao escolar. Por meio de um levantamento histrico estaremos propondo uma reflexo sobre as caractersticas fundamentais da educao e as transformaes culturais das sociedades humanas. A presente proposta de estudo tem como objetivo principal oferecer subsdios suficientes para um entendimento objetivo e consistente acerca dos processos educativos vigentes. Educao: um constante aprendizado correto afirmar que a educao pode ser definida unicamente por seus caracteres formais? Ou seja: os processos educativos podem ser reduzidos sua estrutura fsica organizacional (salas de aula, livros didticos, quadro de giz, biblioteca, professores, alunos, etc.)? Certamente que no! As atividades educativas so muito mais profundas. Estamos constantemente ensinando e aprendendo no nosso dia a dia (na vivncia familiar, no mercado de trabalho, nos relacionamentos amorosos, nas amizades entre outras inmeras situaes); uma caracterstica da condio humana. Conforme Oswaldo Cazanga e Juan Meza (1993, p. 82) o envolvimento do homem no processo educativo permanente. Pelo simples fato de estar vivendo, o ser humano est aprendendo na sociedade pela cultura e a sociedade compreendida como o seu meio educativo prprio. Por isso, as regras de conduta, os valores morais e todo os outros tipos de conhecimento vigentes numa determinada sociedade so transmitidos (de gerao para gerao) graas ao nosso constante aprendizado. Ressaltamos a importncia dessas observaes, devido ao fato da socializao (a vivncia social propriamente dita) depender diretamente da transferncia cultural desses elementos. Sendo assim, a educao fundamentada a partir da cultura de cada sociedade. Alm disso, existem grupos sociais que culturalmente no se utilizam de um sistema educacional formal (escolas, notas, calendrio, avaliaes, sries, etc.); o que est longe de prejudicar a interao social de seus membros, pois nesses casos as geraes adultas ficam encarregadas de ensinar s crianas o conjunto de crenas e tcnicas do grupo. De acordo com Ana Lcia Valente (1999, p. 17), a pluralidade de experincias interativas e reflexivas vividas pelos homens em diferentes meios e condies de sobrevivncia faz com que a sociedade, a cultura e a educao ganhem contornos singulares. A diversidade cultural est presente nos processos educativos. No entanto, os sistemas escolares (sejam formais ou informais) constituem um campo de foras polticas e ideolgicas que transmitem os valores dominantes de uma sociedade. Essas vises buscam, muitas vezes, camuflar as diferenas e as contradies existentes. Esse tipo de perspectiva nega a pluralidade e a diversidade cultural, construindo uma viso excludente. A educao no Brasil esteve historicamente vinculada com a negao do outro, do diferente. Conforme Alessandra Ribeiro (2005, p. 82), durante o perodo colonial, a educao, centralizada nas mos da Igreja, foi utilizada estrategicamente para a dominao das populaes nativas, homogeneizando as conscincias atravs da f. Hoje em dia, a postura etnocntrica5 sobretudo no que se refere s populaes indgenas ainda est presente nas atuais instituies escolares brasileiras, porm, assume novas formas. Podemos encontrar exemplos em grande parte dos livros didticos. Segundo Everardo Rocha (1989, p. 16),
Os livros didticos, em funo mesmo do seu destino e de sua natureza, carregam um valor de autoridade, ocupam um lugar de supostos donos da verdade. Sua informao obtm este valor de verdade pelo simples fato de quem sabe seu contedo passa nas provas. Neste sentido seu saber tende a ser visto como algo rigoroso, srio e cientfico. Os estudantes so testados, via de regra, em face do seu contedo, o que faz com que as informaes neles obtidas acabem se fixando no fundo da memria de todos ns. Com ela se fixam tambm imagens extremamente etnocntricas.

O etnocentrismo nos livros didticos pode ser verificado principalmente quando se fala do mito das raas formadoras do Brasil. Os ndios so frequentemente apresentados como 13

selvagens indolentes e preguiosos demais para trabalhar nos engenhos de acar. Por isso a vinda da mo de obra negra foi necessria. Os negros, ao contrrio dos ndios, so considerados mais mansos e submissos, aceitando a escravido com resignao. Esse posicionamento sustenta a idia de que os negros, ao contrrio dos ndios, so mais aptos ao trabalho, porm, pouco inteligentes. Dessa forma, o contedo produzido por esses livros didticos reproduz as idias e os esteretipos do colonizador. A mesma postura tambm est presente no mito da miscigenao entre portugueses, ndios e brancos. Nos livros didticos, tal raciocnio est ligado s teorias raciais e evolucionistas do sculo XIX: dos tipos puros o branco, o negro e o ndio surgem os tipos miscigenados: o mulato, o mameluco e cafuso. Roberto Da Matta (1987) observa que, nesse caso, o branco sempre aparece no topo da hierarquia racial, ao passo que os negros e ndios permanecem na base; da mesma forma, os mestios com branco permanecem numa posio superior a do cafuso, cuja miscigenao se d entre negros e ndios, esse permanece na posio mais baixa da hierarquia social. Explorar sobre os textos que ilustram o etnocentrismo nos livros didticos tem como objetivo chamar ateno para o fato de a escola atual muitas vezes adotar uma postura etnocntrica que desconsidera as diferenas e a diversidade cultural constitutivas da sociedade. Os alunos possuem diferentes estilos de vida, os quais so decorrentes de trajetrias e histrias de vida particulares. Tais diferenas merecem ser respeitadas e utilizadas, visando a promover maior interao do aluno no processo de ensinoaprendizagem. DIVERSIDADE CULTURAL E GLOBALIZAO: UM CONJUNTO DE ELEMENTOS PRESENTE NOS PROCESSOS EDUCATIVOS Neste ponto falaremos sobre a relao entre o ensino e a diversidade cultural. Essa questo torna-se ainda mais interessante e complexa quando refletimos sobre a realidade do mundo atual; no qual, cada vez mais, diferentes culturas convivem e partilham o mesmo espao geogrfico. O mundo contemporneo tem passado por mudanas expressivas que muitas vezes no compreendemos, dado o processo acelerado com que as essas mudanas vm ocorrendo. Atualmente, os crescentes avanos da medicina, da informtica, das leis de mercado, provocam simultaneamente fascnio e temor. Se por um lado temos a possibilidade de encontrar, com a polmica pesquisa com clulas-tronco, a cura para doenas at ento incurveis, como o cncer, a paralisia e o mal de Parkinson; por outro, cada vez mais o mundo teme a exploso de uma guerra biolgica. Esses eventos so resultados do vigente processo de globalizao. Reflita Nesse movimento global, o mundo parece se tornar mais interligado. Culturas diferentes comunicam-se mais facilmente entre si. As emissoras de televiso, abertas ou a cabo, vinculam via satlite imagens de diferentes partes do mundo em tempo real. Da mesma forma que, por meio da rede mundial de computadores, nos comunicamos com pessoas de vrios pases. Reflita Entretanto, uma parcela considervel da populao no tem acesso a essas inovaes. Sendo assim, como destacar uma revoluo tecnolgica quando uma boa parte da populao ainda no possui telefone, gua tratada ou energia eltrica? Muitas pessoas so excludas desse universo. Diante desse cenrio, presenciamos o aumento dos nveis de pobreza, da violncia, do racismo.
14

No Brasil, a entrada do neoliberalismo na dcada de 1990 gerou uma crise de desemprego que perdura at os dias atuais. Isso porque grande parte da populao no dispunha de qualificao profissional necessria para acompanhar o ritmo destas inovaes. Novas tecnologias, velhas contradies, isso nos faz perguntar se estamos vivendo de fato sob uma nova ordem mundial. De acordo com Ana Lcia Valente (1999, p. 9), o novo ordenamento ainda capitalista e a globalizao nada mais faz seno agudizar a tendncia geral do capitalismo de concentrar os meios de produo nas mos de poucos. Portanto, a globalizao no to nova assim. Pois o carter universalista do capitalismo remonta aos seus primrdios. O sistema capitalista esteve vinculado expanso territorial e incorporao de outros povos desde a sua fase inicial. Podemos classific-lo como um processo civilizatrio. Atualmente, a integrao de culturas promovidas pelo processo globalizante est alinhada com a negao do outro, da diferena. Na Europa e nos Estados Unidos, os imigrantes so os alvos preferenciais das reaes contra o outro. Alm disso, dado o movimento global, ao mesmo tempo em que as fronteiras nacionais (do ponto de vista econmico) so rompidas, nota-se a emergncia de blocos regionais (como a Unio Europia e o Mercosul), que negam direitos aos pases de fora. Diante desse contexto, como a questo da diferena abordada na sala de aula? Para uma resposta pertinente, necessrio comentarmos duas teorias da educao que dialogam diretamente com a antropologia: o multiculturalismo e o interculturalismo. Abordando a noo de diversidade: multiculturalismo e interculturalismo As ltimas dcadas foram marcadas por mudanas significativas que envolvem a questo da diferena e da diversidade cultural. Tais reformulaes refletem no campo do ensino. A relao entre diversidade cultural e educao na Europa fornece elementos importantes de reflexo; pois, com a formao de um bloco econmico capaz de interligar vrios pases do continente europeu, adquiriu um carter plurinacional que se reflete nas propostas de educao escolar. Segundo Ana Lcia Valente (1999, p. 88):
Na Europa contempornea, de moeda nica, uma nova concepo educativa deve basearse numa estratgia que questione os sistemas educativos nacionais, ultrapassando as fronteiras do Estado-Nao. Esta proposta educacional prope a considerao de caractersticas prprias dos pases europeus e de seu carter pluricultural.

O interculturalismo tem como proposta alargar a viso de mundo no interior da escola, defendendo a idia de influncias mltiplas e recprocas exercidas pelas culturas imigrante e nacional. Desse modo, a educao intercultural introduz a diversidade cultural no currculo escolar, no como uma disciplina especfica, trata-se, antes, de um ponto de vista que est inserido em toda a convivncia escolar. Um ponto de vista que contemplasse a aceitao do outro, minimizando os conflitos entre grupos culturalmente distintos. O desenvolvimento da noo de educao intercultural na Europa procura superar a noo de multiculturalismo desenvolvida nos Estados Unidos:
O multiculturalismo pode ser visto como um sintoma de transformaes sociais bsicas, ocorridas na segunda metade do sculo 20, no mundo todo ps-segunda guerra mundial. Pode ser visto tambm como uma ideologia, a do politicamente correto, ou como aspirao, desejo coletivo de uma sociedade mais justa e igualitria no respeito s diferenas. Conseqncia de mltiplas misturas raciais e culturais provocadas pelo incremento das migraes em escala planetria, pelo desenvolvimento dos estudos antropolgicos, do prprio direito e da lingstica, alm das outras cincias sociais e humanas (Disponvel em: <http://www.celpcyro.org.br>. Acesso em: 18 maio 2009).

A proposta multiculturalista norte-americana ganha fora a partir da dcada de 1970, e ficou conhecida como poltica de ao afirmativa. Ela tinha como enfoque central a garantia de cotas s minorias tanto no trabalho quanto na escola.
15

importante notar que ambas as propostas surgem do dilogo com a corrente culturalista da antropologia. Tal orientao, ao contrrio do evolucionismo, propunha um esforo para o entendimento da diversidade humana, considerando as caractersticas prprias de cada cultura.

Tema 04: A CULTURA COMO UM CAMPO ANTROPOLGICO


CAF CULTURAL Uma bebida elegante e misteriosa elaborada por um pastor de cabras. Em sua origem como alimento, os frutos do caf eram assados em gordura e comidos com acar. Do sculo XVI em diante que surgiu a infuso dos gros. O caf era cultivado nas terras da Etipia, nordeste da frica. Com o tempo, seguiu para o Egito e atravessou o Mar Vermelho chegando Arbia. Sua histria se desenvolve a partir do consumo dos rabes, tanto que a palavra caf origina-se, segundo algumas verses, do rabe qahwa e significa vinho da Arbia. O nome cientfico coffea arbica foi dado no sculo XVIII pelo naturalista sueco Carl von Linn. No incio, a infuso era feita pelos pastores rabes para produzir um ch que evitava o sono. Mas a primeira vez que em houve a torrefao do fruto foi na Prsia, sendo transformado no que eles chamaram de vinho negro. Com a ascenso do imprio turco-otomano que o caf teve sua difuso pelo mundo surgindo, no sculo XV, a primeira loja de caf do mundo na cidade grega de Constantinopla. Devido expanso dos descobrimentos martimos e da cultura islmica, a excitante bebida chegou aos mais diversos lugares. A expanso pela Europa iniciada em Veneza, no sculo XVI, e se d de maneira lenta, mas definitiva. Contudo, com a perseguio da bebida pela igreja catlica por consider-la como uma bebida maligna, assim como os islmicos durante certo perodo 16

somente no sculo XVII que sero abertas as primeiras casas de caf na Inglaterra e na Frana. nesta ltima que o acar vai ser adicionado pela primeira vez bebida. Foram criados lugares preferenciais para o consumo de caf e para tratar de assuntos variados como conversas informais, debates ideolgicos, poltica e negcios as cafeterias. Enquanto nos cafs ingleses fechavam-se negcios, nos franceses exaltava-se o esprito, as artes, a poltica e a literatura. a partir desse perodo que ficou conhecida como a bebida da razo, pois auxiliava a clareza do pensamento, transformando-se na bebida ideal para crculos de cientistas, homens de negcios, aristocratas, artistas, msicos e poetas, influenciando o curso da histria de maneiras inesperadas. Por exemplo, foi num caf pblico de Paris, o Caf de Foy, que o advogado Camille Desmoulins realizou o discurso que conclamou o povo a pegar em armas e colocar a Revoluo Francesa em prtica. O costume das cafeterias como centros de cultura que favorecem a relao entre construo de conhecimento e descontrao est de volta nos dias de hoje em grande parte do mundo. At chegar ao Brasil, no incio do sculo XVIII, o caf peregrinou durante muito tempo pelo mundo, passando pela Indonsia, Holanda, Suriname, Guianas, Cuba, Martinica, Porto Rico, So Domingos, EUA, entre outros. Tornou-se desde ento uma bebida tpica dos costumes e tradies dos brasileiros, sendo mais tarde responsvel pela gerao de grande parte das riquezas de nosso pas desde o fim do sculo XIX at o incio do XX. Hoje em dia quase impossvel ver os brasileiros sem o cafezinho! O destaque dado ao caf neste momento inicial do Tema 2 para demonstrar a complexa interao dos diferentes povos e a interconexo das culturas mundiais, que sobrevivem em nossas casas ou nos lugares que frequentamos at os dias atuais, como testamento lquido das relaes e comportamentos que moldaram o mundo contemporneo. E se voc est naquele dilema entre intelectualidade e facilidade de compreenso, relaxe! Nosso CAF CULTURAL tem como objetivo analisar os conceitos e mltiplos sentidos da cultura enquanto campo da antropologia, possibilitando uma viso mais ampla do comportamento do outro em seus espaos e vivncias de cunho religioso, poltico, econmico e moral, mas sem abrir mo de uma leitura dinmica e interativa. Ento, aceita um cafezinho? HUMANO: UM SER CULTURAL Uma das dimenses que caracteriza o ser humano, sendo talvez a mais ampla e complexa, a cultura. Um ser que desenvolve uma relao diferente com o mundo em que vive, pois tem a capacidade de transcend-lo e transform-lo num processo contnuo de recriao, dando novas formas e significados s realidades j existentes, produzindo e reproduzindo diversas manifestaes culturais um refazer e re-significar quase sem limites. A noo de cultura estritamente humana, sendo um dos traos que nos define, mas no nos resume. A capacidade que temos de re-criar, re-produzir e re-significar nos permite construir uma relao dinamizadora com o que est em nossa volta, seja animado ou inanimado. Isto o que nos faz sapiens pela conscincia de si, fazer pela capacidade de produzir um mundo de acordo com o que ansiamos e precisamos, e culturais pela fuso entre conscincia e capacidade de produo. Falamos, portanto, de culturas na acepo mais ampla da palavra, empregando-a em seu sentido plural por considerar a multiplicidade de manifestaes culturais nos diversos campos da sociedade, compreendendo as diferentes culturas humanas e as formas simblicas que variam de uma poca para outra, de uma sociedade para outra, de um grupo para outro. Assim, somos diferentes pela capacidade de agir no mundo, de conferir nossa existncia social, somente possvel na relao com outros humanos, a capacidade criativa que gera diferentes formas de vida em sociedade e de modos de comemorar eventos, nos encontrar, construir relacionamentos, comer, dormir, andar, falar, de nos emocionar atos culturais recheados de intencionalidade que nos distinguem de quaisquer outros seres! Conforme menciona Gomes (2008),
17

[...] distinguimos a cultura como algo alm da biologia, da insero do homem no reino animal. Consideramos que essa distino no um corte abrupto: o homem permanece animal, inclusive com instinto de sobrevivncia. Mas a cultura tem sua prpria lgica e uma certa descontinuidade em relao natureza, uma certa autonomia, e d ao homem caractersticas de comportamento que vo alm do comportamento animal (p. 36).

18

A Dana das Abelhas O comportamento de alguns insetos tambm altamente social e implica a comunicao de informaes dentro da sociedade. As abelhas europias foram estudadas com grande cuidado e com resultados fascinantes numa srie de observaes experimentais por Karl von Frisch, de Munique. As abelhas fmeas exploradoras procuram a localizao das plantas doces, que possuem plen. Quando uma destas abelhas encontra uma boa fonte determina a localizao de acordo com o sol e volta para a colmia, imediatamente. Ento executa uma dana na qual se movimenta ao longo de uma linha reta que aponta para a fonte. Volta em crculo para o ponto de partida, alternadamente para a esquerda e para a direita. A velocidade com a qual ela faz seus movimentos retos indica aproximadamente a distncia da fonte de abastecimento. O cheiro do plen indica a doura ou o contedo potencial de mel. As operrias caem atrs dela na dana e, quando recebem a mensagem, partem sem erro para o local certo. Espcies diferentes executam danas diferentes, mas o padro bsico o mesmo. Esta dana fascinante das abelhas ressalta a importncia da comunicao na vida em grupo, mas no representa um comportamento cultural. Como disse o prprio von Frisch: as aes da abelha so governadas principalmente por instinto. Por isso, o estudante, mesmo de uma atividade to complicada e determinada como a dana da comunicao, deve lembrar-se que est tratando com padres inatos, impressos no sistema nervoso dos insetos. HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Social. So Paulo, Cultrix, 1981, p.

19

Existem sociedades animais e at formas de sociabilidade animal que podem ser regidas por modos de interao antagnicas ou comunitrias, bem como de modos de organizao complexos (em funo das faixas de idade, dos grupos sexuais, da diviso hierarquizada do trabalho...). Indo at mais adiante, existe o que hoje no se hesita mais em chamar de sociologia celular. Assim, o que distingue a sociedade humana da sociedade animal, e at da sociedade celular, no de forma alguma a transmisso das informaes, a diviso do trabalho, a especializao hierrquica das tarefas (tudo isso existe no apenas entre os animais, mas dentro de uma nica clula!), e sim essa forma de comunicao propriamente cultural que se d atravs da troca no mais de signos e sim de smbolos, e por elaborao das atividades rituais aferentes a estes. Pois, pelo que se sabe, se os animais so capazes de muitas coisas, nunca se viu algum soprar as velas de seu bolo de aniversrio. LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2000, p. 121.

Percorremos o caminho do sinal ao signo e do signo ao smbolo. Este ltimo a capacidade livre, criativa e arbitrria da nossa mente e imaginao, manifestada, por exemplo, nas diversas formas de nos vestir mesmo se estivermos usando uniformes ou habitar mesmo se morarmos em casas ou apartamentos padronizados diferente das colmias, teias e formigueiros, que, independentemente dos perodos em que sejam construdos, seguem a mesma estrutura pois cada um d seu toque pessoal s coisas que tem ou aos espaos que ocupa, podendo haver semelhanas, mas permanecendo as diferenas devido s caractersticas especficas de cada um. Todos ns temos certa idia do que cultura e este um conceito central e bsico da cincia antropolgica. Nesse sentido, de suma importncia compreend-lo para que possamos desenvolver nosso estudo e analisarmos de que modo se relaciona com a vida em sociedade. Veja a seguir de que modo as concepes sobre cultura foram construdas nos dois ltimos sculos e como influenciam o pensamento atual. LINHA DO TEMPO... Na primeira metade do sculo XX, o antroplogo Alfred Kroeber compilou cerca de 200 definies para o conceito de cultura. Hoje, se fssemos catalogar todas as definies existentes, chegariam a milhares! Assim sendo, verifica-se que cultura um conceito polissmico, ou seja, possui uma multiplicidade de sentidos que variam de acordo com o contexto. A fim de termos uma noo mais clara do que cultura, agruparemos algumas definies em categorias para entendermos seus significados. O propsito aqui no destacar todas as abordagens das diversas escolas antropolgicas referentes a este conceito, mas buscamos algumas definies que possam nos auxiliar a refletir no aspecto da cultura enquanto elemento que constitui a identidade dos diversos povos. Antes, iremos distinguir quatro tendncias que discutem o conceito de cultura em nosso tempo: a primeira se refere viso da cultura como um sistema de formas de organizao tecnolgica, poltica e econmica e de padres comportamentais face s interaes existentes entre os diversos grupos humanos em seus respectivos ecossistemas; a segunda, a cultura como um sistema estrutural no qual o elemento norteador a bipolaridade entre natureza-cultura que se concretiza nas relaes de parentesco, na lngua, no mito e na arte; outro entendimento a cultura como um sistema simblico de determinado grupo que somente apreendido por outro mediante a interpretao deste e no apenas pela descrio; por ltimo, temos a cultura no como um fenmeno do campo material, mas como um sistema de conhecimento da realidade numa dimenso cognitiva, ou seja, como o cdigo mental de um grupo. Numa outra perspectiva Gomes (2008), discute sobre os mltiplos sentidos da cultura, agregados em sete categorias, dentre as quais selecionamos algumas nos pargrafos a seguir: 1. A cultura como sinnimo de erudio uma das acepes primrias relacionadas idia de instruo intelectual e refinamento social.
20

Tal conhecimento estaria nas reas de Literatura, Filosofia, Histria etc.; e o refinamento seriam os modos de comportamento, a etiqueta social como atributo de classe social superior [...] Era muito usada, tempos atrs, quando as classes alta e mdia brasileiras sobrevalorizavam o conhecimento humanstico, a retrica e o comportamento dito refinado como smbolos de status social [...] Assim, haveria homens com mais ou menos cultura, assim como haveria naes com culturas mais pujantes e consolidadas (GOMES, 2008, p. 33, 34).

De modo que comum as pessoas associarem a noo de cultura instruo mais ampla e diversificada. Ento, se este for o raciocnio, podemos afirmar que um habitante de uma comunidade indgena, africana ou do rtico, que no teve qualquer contato com livros no possui cultura? Este no o entendimento contemporneo da antropologia, uma vez que estabelece certa hierarquia entre pessoas, grupos humanos e sociedades. Pois, que dizer da lngua, costumes e tradies? As diferenas esto no campo da integrao dos elementos culturais ou da tecnologia. Apenas o homo ferus ou um humano recm-nascido no possui cultura devido privao do convvio social ou por que ainda no passou pelo processo de endoculturao. 2. A segunda categoria se refere arte e s manifestaes artsticas de um povo.
Diz-se que teatro cultura, msica clssica cultura. Por extenso ao popular, danas folclricas, msica de viola caipira, carrancas do So Francisco so cultura (GOMES, 2008, p. 34).

3. Esta outra categoria se refere a alguns elementos culturais como representao e identificao de determinados grupos sociais:
[...] v cultura como os hbitos e os costumes que representam e identificam um modo de ser de um povo [...] Dormir em rede no Nordeste, ir praia aos domingos no Rio de Janeiro, passar as tardes de sbado em shoppings centers em So Paulo e noutras cidades modernizadas parte da cultura. O jeito maneiroso do baiano, a desconfiana do mineiro, a elstica capacidade de gozao do carioca, ou a rgida lgica do portugus so manifestaes de suas respectivas culturas (GOMES, 2008, pp. 33, 34).

4. Outra acepo aborda a relao entre cultura e identidade quanto ao compartilhamento dos elementos simblicos de um povo, funcionando como traos diferenciais das coletividades.
Frequentemente essa acepo de cultura usada para se dizer que o Brasil o que pelo seu jeitinho de fazer as coisas; ou, por outra, que o Brasil s se une, s se identifica como um todo em torno de instituies ou festas como o Carnaval ou o futebol, neste caso especialmente na poca dos jogos de Copa do mundo (GOMES, 2008, p. 35).

5. Uma acepo mais geral destaca o papel fundamental da linguagem como fator de mediao para tudo o que foi vivenciado, realizado, adquirido e transmitido. Os elementos culturais que compem a vida em sociedade so comportamento, valores morais e ticos, religio, crenas, cincias, artes, preferncias, costumes, sistemas, leis, esportes, mitos e tecnologias, todos estes so selecionados segundo os modos de pensar, agir e sentir da sociedade. importante considerar os antecedentes histricos. A partir do final do sculo XIX os antroplogos elaboram vrias definies, mas, devido a tantos sentidos, no h como se chegar a um significado nico e exato do termo. As primeiras concepes eram de natureza determinstica em sentido geogrfico e biolgico, isto quer dizer que as explicaes fornecidas para a variedade cultural centralizavam-se na hierarquia tnico-racial e suas possibilidades. Por exemplo, os negros so, por natureza, menos inteligentes que os brancos, os ciganos so instintivamente nmades ou a capacidade natural de negociao dos judeus. As explicaes geogrficas destacavam o clima, a regio, a localizao, a latitude ou a longitude como fatores de diversidade condicionantes do comportamento humano. Esse modo de pensar pode ser encontrado no livro Civilizao e Clima (1915), de Ellsworth Huntington, professor da Universidade de Yale (USA), no qual menciona que climas que possuem caractersticas de chuvas frequentes e temperaturas moderadas em localizaes como a do continente europeu e da costa leste da Amrica do Norte, so favorveis para que surjam sociedades com nveis intelectuais e produtivos mais elevados. Sendo assim, nas sociedades
21

das reas mais quentes como as zonas tropicais localizao geogrfica dos pases pobres subdesenvolvidos ou em desenvolvimento prevalecem a estupidez, a imoralidade, doenas, desonestidade e um local de pessoas fracas e menos produtivas. Nessa perspectiva, podemos concluir que seria o clima tropical o elo comum e o responsvel pelos resultados econmicos e pelas variaes culturais desses pases? Considera, tambm, aqueles que habitam as regies mais quentes como os deserdados do clima? Voc j pensou assim? Explicaes posteriores demonstraram as limitaes dessa influncia em relao aos fatores culturais e tal viso tambm refutada pelos agricultores tropicais que colhem e exportam duas safras de frutas por ano! Vejamos agora algumas definies na corrente do tempo que fundamentaram o conceito contemporneo de cultura, auxiliando no desenvolvimento do respeito diversidade em diferentes abordagens. Um dos conceitos predominantes durante dcadas no campo antropolgico foi expresso pelo pensador e pesquisador ingls Edward Tylor (1871), na obra Cultura Primitiva. Ele define cultura como sendo todo o complexo que inclui conhecimentos, crenas, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Tylor realizou uma juno entre o termo germnico kultus uma variante de kultus, que significa cultivar a terra, simbolizando os aspectos espirituais de determinada comunidade e o francs civilization, relacionado s realizaes materiais de um povo. Uma excelente contribuio para pensar a cultura em sua pluralidade. Para Ralph Linton (1936), consiste na soma total de idias, reaes emocionais condicionadas a padres de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instruo ou imitao e de que todos, em maior ou menor grau, participam (1959, p. 316). Nesta definio so atribudos dois sentidos: um sentido geral e outro especfico. O primeiro se refere herana social total da humanidade; o segundo, a uma determinada variante da herana social. Dentre os autores que refutaram as explicaes determinsticas e lineares podemos citar Franz Boas (1938), que desenvolveu a concepo de particularismo histrico por entender que cada cultura, de acordo com seus eventos histricos, apresenta diferentes respostas para os diferentes contextos. Para ele, cultura a totalidade das reaes e atividades mentais e fsicas que caracterizam o comportamento dos indivduos que compem um grupo social... (1964, p. 166). Destacou a necessidade de sermos tolerantes com as diferenas, por perceber que o outro no inferior, mas pode ser uma fonte de novas opinies. Assim, cada povo traa sua prpria histria, uma idia pioneira nas discusses sobre igualdade racial que contraps a hegemonia terica de seu tempo e se estendeu at nossos dias. Na obra Uma teoria cientfica da cultura (1962, p. 43), B. Malinowski (1944) a define como o todo global consistente de implementos e bens de consumo de cartas constitucionais para os vrios agrupamentos sociais, de idias e ofcios humanos, de crenas e costumes. Herskovits (1948) a define de modo breve como a parte do ambiente feita pelo homem (1963, p. 31). Na obra Cultura: uma reviso crtica dos conceitos e das definies (traduzido), Kroeber e Kluckhohn (1952) definem cultura como uma abstrao do comportamento concreto, mas em si prpria no comportamento. Nessa mesma perspectiva, Beals e Hoijer (1953) afirmam que uma abstrao do comportamento e no deve ser confundida com os atos do comportamento ou com os artefatos materiais, tais como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o homem fabrica e utiliza. Flix Keesing (1958) define cultura como o comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experincia adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social (1961, p. 49).
22

Para G. M. Foster (1962), a forma comum e aprendida da vida, compartilhada pelos membros de uma sociedade, constante da totalidade dos instrumentos, tcnicas, instituies, atitudes, crenas, motivaes e sistemas de valores conhecidos pelo grupo (1964, p. 21). Clifford Geertz (1973), um dos principais nomes do culturalismo na antropologia norteamericana contempornea, diferente dos demais autores e associa a cultura a um mecanismo de controle do comportamento quando diz que esta deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle planos, receitas, regras, instituies para governar o comportamento humano. Portanto, a msica, os gestos, as palavras, os desenhos, os objetos, entre outros que possam ser utilizados para impor significados, so transmitidos aos indivduos e se perpetuam na sociedade mesmo que estes morram. A cultura tida como uma condio essencial para a existncia humana, de modo que estamos amarrados numa teia de significados tecida por ns mesmos. Dispensaremos ateno especial obra de Geertz, A Interpretao das Culturas, na qual considera a cultura numa perspectiva semitica, pois o que um observador v pode ser quase que totalmente diferente do que observado por outro, de modo que haver uma relao bem diferente por parte daquele que absorve as informaes, o que d interpretao um carter subjetivo. Aborda, portanto, o conceito de cultura como altamente interpretativo. No se trata, porm de uma simples interpretao, mas como tentar ler (no sentido de construir uma leitura de) um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerncias, emendas suspeitas e comentrios tendenciosos, escrito no com os sinais convencionais do som, mas com exemplos transitrios de comportamento modelado (GEERTZ, 1978, p. 20). O estudo da cultura de uma sociedade ser como ler um texto cheio de significados. O foco a capacidade que se deve ter para esclarecer o que ocorre na comunidade observada a fim de captar os elementos mais gerais da vida social. A cultura um contexto dentro do qual os acontecimentos sociais, as instituies e os comportamentos podem ser escritos com densidade, e consiste em estruturas de significado socialmente estabelecidas, ou seja, em sistemas entrelaados de signos interpretveis. A preocupao de Geertz com a construo social dos significados que orientam a experincia de vida humana, ao invs de buscar os universais da cultura, como faz a tradio estruturalista. A interpretao ser sempre o resultado incompleto de uma relao dialtica entre o global e o detalhe. O sentido que se busca fruto do contexto das interaes sociais concretas que se ajustam de acordo com o curso dos acontecimentos histricos, o resultado das diversas configuraes existentes ao longo da histria humana. Um dilogo que precisa ser mantido entre as cincias

SAIBA MAIS...
Cli fford Geertz Com cerca de vinte livros publicados, Clifford James Geertz nasceu em San Francisco, Califrnia, no dia 23 de agosto de 1926, e faleceu na Filadlfia, em 30 de outubro de 2006. Foi um antroplogo estadunidense, professor da Universidade de Princeton em Nova Jrsei. Geertz, graduado em filosofia e ingls, antes de migrar para o debate antropolgico, obteve seu PhD em Antropologia em 1949 e desde ento conduziu extensas pesquisas de campo, nas quais se originaram seus livros, escritos essencialmente sob a forma de ensaio. Um dos principais 23

antroplogos do sculo XX, importante, assim como Claude Lvi-Strauss, no apenas para a prpria teoria e prtica antropolgica, mas tambm fora de sua rea, em disciplinas como a psicologia, a histria e a teoria literria. Considerado o fundador de uma das vertentes da antropologia contempornea a chamada Antropologia Hermenutica ou Interpretativa, que floresceu a partir dos anos 50. Suas principais pesquisas ocorreram na Indonsia e no Marrocos. Foi o descontentamento com a metodologia antropolgica disponvel poca de seu estudo, para Geertz excessivamente abstrata e de certa forma distanciada da realidade encontrada no campo, que o levou a elaborar um mtodo novo de anlise das informaes obtidas entre as sociedades que estudava.

Para analisar a estrutura da cultura foram desenvolvidos os conceitos de elementos culturais, complexos e padres culturais. O termo elemento cultural, segundo Hoebel e Frost, o define como a unidade reconhecidamente irredutvel de padres de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo (1981, p. 20). Citamos como exemplo simples objetos tais como cadeira, mesa, brinco, colar, machado. Configurao cultural uma qualidade especfica que distingue uma cultura e se origina na inter-relao entre suas partes. Este um termo que se refere integrao dos diferentes elementos e complexos de uma cultura, com seus valores objetivos mais ou menos coerentes, os quais lhe conferem unidade. Ruth Benedict, que introduziu a idia de configurao cultural na antropologia moderna, escreve que uma cultura um modelo mais ou menos consistente de pensamento e ao [...] no apenas a soma de todas as suas partes, mas o resultado de um nico arranjo e nica inter-relao das partes, do que resultou uma nova entidade. Numa analogia simples, dois carpinteiros com igual teor e quantidade de madeira, pregos, parafusos e cola. Com esses materiais um pode construir uma cama e o outro, um armrio, a depender da forma como eles integrem a madeira. Desse ponto de vista, a cultura deve ser considerada como um todo, no qual a mudana em uma das partes afetar todas as demais. A depender do modo como esto relacionadas e organizadas a mesma quantidade de elementos culturais em duas sociedades, as configuraes podem se apresentar totalmente diferentes. Os padres culturais envolvem as heranas histricas de cada sociedade nas quais os indivduos se baseiam para a sua vivncia, bem como as funes mentais e comportamentos que lhes esto associados, mediante os quais os indivduos podem se expressar. Referemse, portanto, s formas de comportamento coletivo que permitem aos seres humanos prever a conduta de outros e avaliar a sua prpria conduta. Conhecer e aprender tais padres facilita a integrao da pessoa na sociedade, permitindo-lhe agir, interagir com outras e prever atravs de smbolos verbais e no verbais as reaes e comportamentos dos outros indivduos. Dentre os aspectos positivos, podemos dizer que permitem um conhecimento antecipado dos gestos, hbitos, regras de sociedade, o que possibilita agir conforme o que se espera de ns, contribuindo de certa forma para o xito nas relaes interpessoais. Contudo, h padres de comportamento considerados incompatveis e mutuamente contraditrios, conforme o ditado da tradio popular quem canta no assovia, o que quer dizer, por exemplo, que no possvel uma pessoa ao mesmo tempo praticar o celibato e viver em liberdade sexual. OLHAR A SI, OLHAR O OUTRO, TORNAR-SE OUTRO A riqueza cultural do mundo a sua diversidade! Encontramos maneiras muito diferentes de fazer as mesmas coisas. Um tesouro vivo, renovvel, dinmico e to necessrio nossa existncia quanto os ecossistemas nos quais vivemos em constante interao. Visto que as culturas variam de modo to radical, de suma importncia que cada um de ns no apenas reconhea o outro, mas tambm o carter de pluralidade existente em nossa prpria identidade, pois ambos variam conforme nossas condies de aprendizagem e comportamento.

24

Antes de continuarmos vamos sinalizar alguns pontos importantes na relao do Eu com o Outro. O eu est relacionado idia de um ser coletivo, a cultura introjetada em cada pessoa, mas que a faz se sentir um todo; o Outro outra cultura posta como objeto a ser entendido. O receio que se tem no de estranhar o outro, mas estranhar a si mesmo. Como reage a um costume que lhe estranho? O que o afeta ou incomoda nesse contato? O que o alegra ou irrita? Para viver em sociedade necessrio se relacionar com o outro, contudo, para que esta relao seja construtiva, produtiva, respeitosa e significativa importante que, antes de analisar o que se chama de outro, cada pessoa conhea a si mesma, e esta no uma tarefa fcil. Devemos fazer uma verdadeira busca arqueolgica dentro de ns mesmos para saber quem somos. Conhece-te a ti mesmo. A mensagem no Portal de Delfos na Grcia Antiga traz tona algo inquietante. Quando algum lhe pergunta quem voc, como responde? Com certeza responde quase de imediato, diz seu nome, sua profisso ou o cargo que ocupa. Mas deve-se ir mais profundo para buscar em seu mundo interno, abrir espao para novas perspectivas e descobertas, deixando de lado os estigmas e rtulos. Pode muitas vezes inquietar ou mesmo assustar apenas a idia de nos aproximarmos de nossos outros e conversar com eles buscando compreender nossas diferenas. Temos diferentes atitudes e vises de mundo. Os motivos pelos quais no gostamos de algo so os mesmos motivos que levam o outro a gostar. Assim, uma pessoa pode gostar de tomar banho frio de manh cedo porque a faz despertar logo, saindo quentinha da cama e indo direto para debaixo do chuveiro; outra pessoa pode detestar tomar banho frio de manh cedo porque, se sair quentinha da cama e ir direto para debaixo do chuveiro, ir despertar logo. O fato de vermos o mundo atravs de nossa prpria cultura nos leva a considerar nosso modo de vida como sendo o mais natural e correto. Adotamos, assim, uma postura etnocntrica e depreciamos os padres culturais de outros grupos, rotulando-os como imorais, absurdos ou deprimentes. Porm, triste e improdutivo quando observamos as culturas se entreolhando com medos e jocosidade desde os primrdios da humanidade, chegando at mesmo a se matarem por isso. Superar a postura etnocntrica o primeiro passo para conhecer a si, olhar o outro e se permitir compreend-lo, pois, segundo Geertz, manter tal postura pode aprisionar o ser humano em sua interpretao pessoal. Precisamos ter a conscincia de que em nossa existncia transitria necessrio deixar um legado de tolerncia e respeito histria e aos espaos ocupados por aqueles que chamamos de outro. Na perspectiva de alteridade, no h como avaliar o outro se no avaliarmos a ns mesmos. a partir do contato com o outro que nos conhecemos. PARA REFLETIR!
Alteridade Diz respeito aos relacionamentos tanto entre indivduos como entre grupos culturais. Na relao alteritria o modo de pensar e agir, bem como as experincias particulares, so preservadas e consideradas sem que haja sobreposio, assimilao ou destruio. Eis o desafio: estabelecer uma relao pacfica e construtiva com os diferentes. Um caminho de superao deste embate baseado em trs fases: identificar, entender e aprender com o contrrio. POMPEU, F. Psique e Negritude: Os Efeitos Psicossociais do Racismo. S. Paulo, IMESP, 2008. DIVERSIDADE CULTURAL

Verificamos, no decorrer de nossa anlise, a existncia de caractersticas gerais comuns a todas as culturas, mas, ao considerarmos suas especificidades, cada cultura difere da outra sob determinados aspectos. O grande antroplogo Franz Boas costumava dizer que a humanidade uma. As civilizaes so muitas. A diversidade percebida, com
25

freqncia, como o contrrio do que homogneo e uniforme. Em sua primeira acepo, se referia como uma conseqncia de uma multiplicidade de identidades culturais ou de culturas. Atualmente, a noo de diversidade est relacionada ao dilogo e ao compartilhamento de valores (padres de certo e errado) e de costumes (usos e atividades), e nem tanto pela oposio ao diferente ou homogneo. Foi um termo utilizado inicialmente para apontar a multiplicidade de sub-populaes de dimenses variveis e de sub-culturas que compartilham um conjunto de idias e valores essenciais. Em tempos posteriores, passou a ser utilizado no contexto de miscigenao cultural para descrever a coabitao de diferentes sistemas culturais ou, pelo menos, a existncia de outros grupos sociais importantes no seio das mesmas fronteiras geopolticas. Hoje em dia, visa garantir o tratamento particular dos bens e servios culturais por meio das medidas nacionais e internacionais. De acordo com Gomes, temos que
Cada classe social, cada subclasse social, cada regio, cada sub-regio, cada cidade, cada bairro de uma cidade, cada rua, cada comunidade, ou cada diviso de comunidade, enfim, as subdivises podem nos levar a diferenas entre modos de ser de ruas, segmentos de ruas, conjunto de casas, at se chegar a diferenas de modos de ser entre famlias, at as diferenas individuais (2008, p. 47).

O conceito de diversidade cultural transcende aquilo que a multiplicidade cultural contempla, a partir de uma perspectiva sistmica na qual uma cultura evolui e se desenvolve em contato com outras. Ao analisarmos qualquer que seja a sociedade e sua cultura, importante no generalizar a partir das normas de um subgrupo (a noo de sub-cultura no denota inferioridade, mas traz a idia de parcialidade), fazendo afirmaes sobre a sociedade como um todo, salvo somente nos casos em que as normas observadas sejam tambm caractersticas do todo. Portanto, quando reconhecemos a diversidade cultural no Brasil as expresses culturais do Nordeste, as variaes gachas, mineiras, cariocas, caipiras e negras , podemos ao mesmo tempo dizer que h uma cultura brasileira que representa todas elas e que existe em cada uma delas. Chamar essas expresses culturais de sub-culturas faz sentido s na medida em que sejam consideradas parcialidades de uma cultura englobante, que tambm lhes d sentido e comunicao mtua (GOMES, 2008, p. 47). Confira agora algumas polticas firmadas nas ltimas dcadas em prol da cultura e da diversidade cultural:

1954: Conveno Para a Proteo de Bens Culturais em Caso de Conflito Armado Estabelece entre seus contratantes que eles se comprometam a respeitar os bens culturais situados em seus territrios. No permitir a utilizao desses bens, de seus dispositivos de proteo e dos acessos imediatos para fins que poderiam exp-los a uma possvel destruio ou deteriorao em caso de conflito armado. Compete ainda aos pases participantes que probam e previnam todo o ato de roubo, pilhagem ou desvio de bens culturais e vandalismo. 1972: Conveno Para a Proteo do Patrimnio Mundial Cultural e Natural A conveno foi aprovada em 1972 pela Assemblia Geral da UNESCO para proteger o patrimnio cultural natural tanto das degradaes provocadas pela prpria

1966: Declarao dos Princpios e da Cooperao Internacional Organizada pela UNESCO, a Declarao proclama a ampla difuso da cultura e da educao de todos os povos com o objetivo de justia, liberdade e paz, considerando indispensvel dignidade do homem e dever de todas as naes prestar ajuda mtua em busca de conseguir o livre intercmbio de idias e conhecimento. Tambm busca desenvolver e intensificar as relaes entre as populaes dos pases assinantes. 2008: Novo Plano Nacional de Cultura

O Plano Nacional de Cultura (PNC) tem por finalidade o planejamento e implementao de polticas pblicas de longo prazo voltadas proteo e promoo da

26

natureza, quanto das destruies causadas pelo desenvolvimento social e econmico.

diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em prticas, servios e bens artsticos e culturais determinantes para o exerccio da cidadania, a expresso simblica e o desenvolvimento socioeconmico do Pas.

Fonte: http: / /www.observator iodadiversidade.org.br /conteudo. Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. As palavras de Nelson Mandela destacam que nos comportamos de acordo com o que foi social e culturalmente aprendido. Sendo assim, necessrio que possamos desenvolver uma viso mais sensvel e compreensiva com relao queles que chamamos de outros, e isso exige dilogo, respeito e superao das barreiras de cor, raa e religio. Portanto, imprescindvel que cada um reflita em seu papel perante a vida e a sociedade e se permita tornar-se OUTRO.

CULTURA CONTEMPORNEA, TRADICIONAL E POPULAR Falando em tradio popular, normalmente usamos a palavra tradio como sinnimo de cultura, mas, no campo da antropologia, ela considerada como um dos aspectos do conceito de cultura. relacionada com uma dimenso de tempo que vincula o presente ao passado, reconhecida pela coletividade como sua essncia identitria. De modo que falar em tradio pressupe uma tica vinculada a um sentimento de lealdade ou deslealdade que exige uma atitude perante a cultura. A noo de tradio em nosso pas usada com freqncia por polticos, romancistas e literatos, principalmente a partir do Movimento Modernista nas dcadas de 1920 e 1930, numa tomada de conscincia quanto ao legado histrico, considerado como uma riqueza simblica pela maioria dos brasileiros, tanto em sentido material (cermica, escultura, tcnicas populares, culinria, confeco de instrumentos musicais, arquitetura, entre outros), quanto em sentido no-material (ritos, costumes, msicas, danas etc.), considerados patrimnio cultural. importante no confundir tradio com folclore, palavra de origem inglesa criada artificialmente por William John Thom, em 1846, a partir da aglutinao de folk, que significa povo, e lore, que significa saber. Assim, de acordo com seu criador, a nova palavra significaria sabedoria do povo. O sentido original de povo nesse conceito era remetido aos integrantes das classes sociais mais baixas, no se considerava nem mesmo a cultura dos povos indgenas. A noo de folclore est mais restrita aos ditados, mitos, ritos, s crenas e festas que ainda remanescem em pequenas comunidades, representando formas de ser e pensar permeadas por certo saudosismo de tempos que no voltam mais. J teve uma boneca de pano? Empinou papagaio (pipa)? Brincou com estilingue (bodoque), pio, arapuca, pandorga ou bolinha de gude? Pega-pega, esconde-esconde, resgate, nunca , pique-bandeira? As brincadeiras se modificam de acordo com sua regio e pode ser que mude a forma de brincar ou o nome. E que tal danar samba, baio, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira e quadrilha no carnaval, nas festas juninas, na festa do Rosrio ou do Divino, no congado ou nas Cavalhadas? s vezes podemos encontrar o mesmo tipo de manifestao em localidades diferentes e distanciadas, mas depois de analis-lo e verificar a documentao possvel verificar que se trata de manifestaes que tiveram origens comuns, mas que foram sendo recriadas e/ou reinterpretadas em cada lugar. Pinksterkrone, Pases Baixos. Esta dana conhecida no Brasil como pau-de-fita. Em nosso pas, devido s suas dimenses continentais, possumos um folclore bastante diversificado e rico, com histrias que enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam. Durante muito tempo predominou o conceito que fora
27

convencionado no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em 1951, e registrado na Carta do Folclore Brasileiro, fruto dessa conveno. Uma ao audaciosa, mesmo sem desconsiderar as omisses, imprecises e ambigidades que permitiram ser reinterpretada no decorrer desses anos com a expanso dos limites conceituais, mas sem reabrir os debates tericos. A Carta reconhecia
[...] o estudo do Folclore como integrante das cincias antropolgicas e culturais, condena o preconceito de s considerar como folclrico o fato espiritual e aconselha o estudo da vida popular em toda sua plenitude, quer no aspecto material, quer no aspecto espiritual [...] Constituem o fato folclrico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradio popular e pela imitao e que no sejam diretamente influenciadas pelos crculos eruditos e instituies que se dedicam ou renovao e conservao do patrimnio cientfico e artstico humanos ou fixao de uma orientao religiosa e filosfica.

Em 1995, durante a oitava edio do Congresso Brasileiro de Folclore, foi realizada a releitura para atualizao da Carta, incorporando as contribuies de estudos de letras e das cincias humanas, bem como a adoo de novas tecnologias, de modo especial no campo da comunicao, considerando as transformaes da sociedade brasileira. A deciso foi compor uma nova definio que considera folclore como
[...] o conjunto das criaes culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradies expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificao da manifestao folclrica: aceitao coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.

Atualmente, o folclore j tido como um ramo autnomo da cincia antropolgica que exerce influncia considervel nas polticas de valorizao das culturas populares face s rpidas mudanas que o mundo contemporneo tem passado, numa sucesso freqente de valores, costumes e hbitos. SAIBA MAIS!
Qual o futuro do folclore nas sociedades modernas? Entrevista concedida por Roberto Benjamin, presidente da Comisso Nacional do Folclore ao jornal Dirio do Nordeste, sobre o tema Globalizao no vai extinguir folclore. O folclore vai ter espao nas sociedades modernas. Haver grupos de brincantes que estaro mais fiis s formas mais tradicionais. Como haver, tambm, grupos novos que vo incorporar valores dos de fora. um engano a gente pensar que todo folclore foi criao do povo brasileiro. Temos uma contribuio muito grande de manifestaes do exterior, inclusive, impostas pela Igreja Catlica. Nesse caso, o que o portador da tradio popular fez foi uma reelaborao. o caso do pastoril, que era uma representao de natureza catequtica e foi to reelaborada que chegou obscenidade. Existem muitas manifestaes, as coroaes de reis negros da festa de Nossa Senhora do Rosrio e So Benedito, elas evoluram e, hoje, so maracatus aqui no Cear, no Recife e congados em Minas Gerais. Em cada lugar o povo recriou ao seu gosto. JBCC Jornal Brasileiro de Cincias da Comunicao. Ano 7, N. 266, jan. 2005. So Bernardo do Campo, So Paulo, Brasil.

Falar sobre cultura na contemporaneidade significa considerar o espao cada vez mais ocupado pelos fenmenos e processos culturais. Entre esses ltimos temos a noo de relativismo cultural popularizado nas primeiras dcadas do sculo XX e que se relaciona idia de que no existem normas e valores sociais absolutos. Sua utilizao na antropologia se d no sentido do desenvolvimento de um esforo para compreenso do ponto de vista de diferentes culturas. Sendo assim, os indivduos, mediante o processo de endoculturao, so condicionados a um modo de vida particular e especfico no qual adquirem seus prprios
28

sistemas de valores. As avaliaes devem ser sempre relativas prpria cultura de onde surgiram. Por exemplo, na frica a manteiga serve para untar o corpo, j no Brasil ela consumida como parte da alimentao; podemos citar tambm os lbios deformados dos indgenas brasileiros e o nariz furado das indianas. Para essas sociedades o uso desses tipos de adorno so valores culturais que significam beleza. Toda cultura considerada uma configurao saudvel para os indivduos que a praticam. Um autor que se destaca por contribuir de forma muito significativa para a compreenso do comportamento humano em perspectivas culturais atuais Claude LviStrauss, conhecido como o pai da antropologia contempornea. Para ele, a antropologia devia buscar por detrs da diversidade da espcie humana o que ela tem de universal. A cultura concebida como um sistema de comunicao e constri modelos baseados na lingstica e na teoria matemtica da comunicao de forma a identificar e interpretar as semelhanas estruturais que acredita existir entre eles. Outra importante constatao de Lvi-Strauss a de que a linha de demarcao entre natureza e cultura reside na linguagem articulada, pois nela que verdadeiramente se realiza o salto. As sociedades esto organizadas como se fossem modos de falar que podem ser diferentes entre si, mas que obedecem a um mesmo sistema universal. Uma viso inovadora, visto que deixa de lado a dicotomia entre cultura e natureza. O estruturalismo de Lvi-Strauss refutou tal oposio por mostrar que a cultura, ao invs de ser uma negao, , sobretudo, uma produo da natureza. Para analisar a relao entre natureza e cultura, estudou os mitos com a finalidade de descobrir sua lgica interna e expor como eles representam a passagem da natureza para a cultura, com foco no que h de universal nas sociedades como um todo e no nos aspectos particulares de cada grupo. Por exemplo, existem em todas as sociedades regras de parentesco que determinam restries ao matrimnio. Tal sistema um fenmeno humano to universal quanto a linguagem. Estudou as regras de comportamento como se fosse signos articulados em um processo de comunicao das alianas entre grupos sociais, o que possibilitou uma nova concepo sobre o incesto que desconsidera as explicaes biolgicas ou morais. A inteno est na possibilidade de formar alianas, pois o real significado no est em se proibir as relaes sexuais com a irm ou a me, e sim na permisso para t-las com outras mulheres que possibilitem o acesso a determinados bens ou privilgios. Esse um exemplo que demonstra a importncia de estudar os mitos e sua relao com todas as suas variantes, considerando as transformaes que as narrativas tradicionais sofrem ao passar de uma sociedade para outra. Mais adiante trataremos dos mitos numa viso mais aprofundada.

Antroplogo francs nascido na Blgica


Um dos grandes pensadores do sculo 20, Claude Lvi-Strauss tornou-se conhecido na Frana, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma famlia judia francesa intelectual estudou na Universidade de Paris. De incio, cursou leis e filosofia, mas descobriu na etnologia sua verdadeira paixo. No Brasil, lecionou sociologia na recm-fundada Universidade de So Paulo, de 1935 a 1939, e fez vrias expedies ao Brasil central. o registro dessas viagens, publicado no livro Tristes Trpicos (1955) que lhe trar a fama. Nessa obra ele conta como sua vocao de antroplogo nasceu durante as viagens ao interior do Brasil. Exilado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi professor nesse pas nos anos 1950. Na Frana, continuou sua carreira acadmica, fazendo parte do 29

crculo intelectual de Jean Paul Sartre (1905-1980), e assumiu, em 1959, o departamento de Antropologia Social no College de France, onde ficou at se aposentar, em 1982. O estudioso jamais aceitou a viso histrica da civilizao ocidental como privilegiada e nica. Sempre enfatizou que a mente selvagem igual civilizada. Sua crena de que as caractersticas humanas so as mesmas em toda parte surgiu nas incontveis viagens que fez ao Brasil e nas visitas a tribos indgenas das Amricas do Sul e do Norte. Suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas lingsticas, deram cincia contempornea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a cozinhar, produz objetos etc. Nessa passagem, o homem obedece a leis que ele no criou: elas pertencem a um mecanismo do crebro. Escreveu, em O Pensamento Selvagem, que a lngua uma razo que tem suas razes - e estas so desconhecidas pelo ser humano. Membro da Academia de Cincias Francesa (1973), integrou, tambm, muitas academias cientficas, em especial europias e norte-americanas. Aos 97 anos, em 2005, recebeu o 17 Prmio Internacional Catalunha, na Espanha. Declarou na ocasio: Fico emocionado, porque estou na idade em que no se recebem nem se do prmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu nico desejo um pouco mais de respeito para o mundo, que comeou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso algo que sempre deveramos ter presente.

Em virtude da crescente mundializao caracterizada pela liberalizao em larga escala de mudanas comerciais e econmicas e, consequentemente, aquilo que denominamos mercantilizao da cultura, revelou-se a necessidade de criao de um instrumento internacional que reconhecesse o papel de polticas culturais nacionais na garantia da preservao e da promoo da diversidade cultural. Neste contexto, foi redigida pela UNESCO, em 2002, uma conveno que reconhece a especificidade dos bens e servios culturais, bem como a legitimidade das polticas culturais, a qual busca proteger e promover a diversidade dos contedos culturais em articulao com outros instrumentos internacionais. Veja a seguir os pontos altos desta conveno de forma mais detalhada. RELIGIO, RITUAIS E MITOS Os mitos Os mitos so modos de pensar que esto relacionados de maneira profunda com uma dada cultura e/ou religio. uma palavra originada do grego antigo miths, que significa narrativa tradicional com carter explicativo e/ou simblico. Os mitos sugiram para dar sentido vida e s coisas do mundo. Visto que os povos antigos no conseguiam explicar os fenmenos da natureza atravs de explicaes cientficas, so narrativas que possuem um forte componente simblico. Serviam tambm como um modo de transmitir conhecimentos e dar alertas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano. Algumas vezes um termo empregado de forma pejorativa para se referir s crenas comuns de diversas comunidades, criando uma confuso para diferenciar o mito da fico, fantasia, superstio, credulidade ou ignorncia, mesmo que de alguma maneira seja considerado como valor cultural, ainda que circunscrito aos antepassados primitivos. Quanto a sua tipologia, podemos citar os mitos de origem e destruio, incluindo os messinicos e milenares (cosmogonias); de salvadores e heris (soteriolgicos); mitos de seres superiores e seus descendentes; mitos de providncia e destino; mitos de tempo e eternidade; de renascimento e renovao, incluindo os de memria e esquecimento. Est associado ao rito como modo de se pr em ao na vida humana atravs de cerimnias, danas, oraes, sacrifcios, o que atribui ao rito uma funo comunicativa. atravs do rito que se d o compartilhamento de significaes que consideram a tradio em articulao com comportamentos cuja repetitividade elabora um quadro mental de inteligibilidade compartilhada dos fatos. De modo que a adeso ao smbolo responsvel por fazer com que uma seqncia de cerimnias se constitua num ritual.
30

Os rituais ou ritos Na perspectiva de Segalen (2002), o rito ou ritual


um conjunto de atos formalizados, expressivos, portadores de uma dimenso simblica. O rito caracterizado por uma configurao espao-temporal especfica, pelo recurso a uma srie de objetos, por sistemas de linguagens e comportamentos especficos e por signos emblemticos cujo sentido codificado constitui um dos bens comuns do grupo (p.31).

Dentre as principais caractersticas do rito podemos citar a sua capacidade de ser polissmico, de acomodar-se mudana social, ou seja, a sua plasticidade, que lhe permite argumentar contra perspectivas que atribuem s sociedades contemporneas a ausncia dos ritos devido ao imprio do pensamento racional. notrio aos olhos de todos que os ritos no ocupam mais um lugar central na vida contempornea. Na realidade, o que houve foi um deslocamento do campo do ritual como elemento central para ocupar lugares s margens. Hoje podemos identific-los no domnio dos esportes, na dimenso intra-laboral, como caf da manh com diretores, entrevistas de emprego, treinamentos e capacitaes; ou na dimenso extra-laboral ou informal do trabalho, como: trotes para funcionrios novos, festas de aposentadoria, aniversrios, nascimentos de filhos de funcionrios. Contudo, os ritos relativos ao nascimento, ao casamento e morte cada vez mais se afastam do seu carter pblico e se aproximam dos rituais privados. No que se refere ao casamento, por exemplo, tem deixado de marcar passagens porque j foi se estabelecendo por meio de pequenas etapas o ato pblico de compromisso. O casamento possui agora novos formatos e um novo espao que se distancia do sagrado, adquirindo novos significados e limitando-se aos espaos perifricos nas sociedades contemporneas. Os mitos, os rituais e a religio so elementos universais que surgiram em todos os lugares, em todos os povos. Vejamos agora um pouco mais sobre esse campo essencial da existncia humana, a religio. A religio A religio surge da constante necessidade humana de manter contato com o sagrado, numa relao inseparvel entre existncia material e imanncia que fortalece o elo entre o homem e Deus. Adentrar no mundo religioso est relacionado idia de contemplao e estudo da relao de elementos racionais e no-racionais, o que requer no apenas ver, mas tambm escutar o outro. importante que tenhamos clareza quanto compreenso dessa dimenso da vida humana, porque no possvel manipul-la com os mesmos critrios dos demais objetos cientficos. Durante certo perodo da histria houve uma relao dicotmica, ou seja, uma diviso de conceitos contrrios, entre religio e cincia devido a um processo de extrema racionalizao da vida, o que retirou do meio acadmico as discusses sobre o papel da religio e das manifestaes religiosas na vida em sociedade. No obstante, esse um cenrio que vem mudando de maneira substancial devido s novas demandas e configuraes do cotidiano social. O estudo da religio empreendido no sculo XIX se preocupava profundamente acerca da origem e da evoluo das religies. Como se considerava a religio como uma maneira de interpretar o universo e de adaptar-se a ele se tratava de configurar imaginariamente os fatos causais das semelhanas observadas em todas as religies estudadas. A concepo religiosa inclua crenas em entes sobrenaturais bons ou maus, em prticas de magia e cerimnias cuja finalidade era propiciar o conhecimento da influncia dos espritos em situaes crticas. Aqui ser dado um enfoque a partir da organizao social institucionalizada e do mundo das formas simblicas aparentes, numa perspectiva etimolgica e conceitual. A palavra religio vem do latim religare, que significa ligar de novo, isto quer dizer que se faz necessrio manter um compromisso com aquilo ou aquele ao qual se est ligado. Apesar de essa palavra estar ligada diretamente histria crist, a assumiremos apenas para funo didtica. Partindo desse ponto de vista sero realizadas duas observaes: a primeira destaca que nos idiomas de outras civilizaes e nas diferentes culturas do Ocidente ps-clssico no 31

h um termo que designe religio; a segunda aponta para o fato de que todas as culturas que conhecemos possuem formas de adorao as quais costumamos chamar de religio. Isto significa que nosso conceito de religio vlido somente para determinados conjuntos de fenmenos culturais, mas que no se distinguem como religiosos no interior de outros universos histricos. A religio fundamenta os requisitos mais especficos da ao das pessoas, nos contextos mais gerais da existncia humana. De modo que entenderemos religio como: Uma estrutura de discursos e prticas comuns a um grupo social referentes a algumas foras (personificados ou no, mltiplas ou unificadas) tidas pelos crentes como anteriores ou superiores ao seu ambiente natural e social, frente s quais os crentes expressam certa dependncia (criados, governados, protegidos, ameaados etc.) e diante das quais se consideram obrigados a um certo comportamento em sociedade com seus semelhantes (AMADO; BERTAZZO; ALDIGHIERI; LOPES, 1989, pp. 8,9). A religio no repousa apenas transcendente, nem somente na tica. Para todos os povos as formas, os meios e os objetos de adorao esto envolvidos numa aura de profunda seriedade moral. O sagrado traz sempre um sentido intrnseco de obrigao: no s estimula a devoo, a exige; no somente induz a uma aceitao intelectual, a impe como um compromisso social. O totemismo como forma inicial de adorao apontado pelo socilogo mile Durkheim, no livro As formas elementares da vida religiosa, e esta se remetia aos seres ancestrais dos habitantes das comunidades primitivas, nas quais o totem era smbolo tanto do divino como da sociedade. Era atravs das cerimnias coletivas, celebradas periodicamente em torno da figura do totem, que os membros da sociedade confirmavam o sentimento de comunidade e fortaleciam a unidade social. A partir da religio totmica as formas de adorao tornaram-se cada vez mais complexas, acompanhando as novas configuraes assumidas pelas sociedades. Uma relao significativa entre os valores de uma pessoa e a ordem geral de existncia dentro da qual a pessoa se encontra um elemento fundamental em todas as religies, qualquer que seja a forma em que se concebam esta ordem ou estes valores. O tipo de contraponto entre o estilo de vida e a realidade fundamental formulada pelos smbolos sagrados varia de cultura para cultura. A fora que uma religio tem para suportar os valores sociais provm da capacidade de seus smbolos de formular um mundo no qual esses valores so fundamentais, assim como das foras que se opem a sua realizao. A histria da vida social humana marcada pela diversidade religiosa, expressando as vises de mundo dos diversos grupos nos quais seu valor especfico est exatamente em serem diferentes. H movimentos religiosos que procuram repensar as relaes de gnero, as opes sexuais, novas prticas espirituais, o engajamento poltico, os conflitos em nome da f, as liturgias alternativas e as revises teolgicas, a fi m de atender as necessidades do perodo contemporneo. De modo que imposta a necessidade de ampliao dos limites, deixando de lado os julgamentos apressados e preconceituosos. O movimento social da contracultura ocorrido na dcada de 1960 nos legou o florescimento intelectual de hoje quanto a reconhecermos o papel salutar da diferena e da diversidade, bem como da necessidade de falar em respeito e tolerncia perante outras culturas e religies. As religies exercem papel fundamental no desenvolvimento histrico e na memria cultural das sociedades. A diversidade deve ser tida como uma riqueza e conduzir-nos admirao, atitudes pacificadoras, compreenso e respeito. Podemos, assim, observar que a cultura um elemento social que tem sua base de desenvolvimento somente na coletividade, ou seja, na vida em sociedade. Segundo Lakatos e Marconi, ela pode ser analisada sob diversos prismas: idias (conhecimento e filosofia); crenas (religio e superstio); valores (ideologia e moral); normas (costumes e leis); atitudes (preconceito e respeito ao prximo); padres de conduta (monogamia, tabu); abstrao do comportamento (smbolos e compromissos); instituies (famlia e sistemas
32

econmicos); tcnicas (artes e habilidades) e artefatos (machado de pedra, telefone) (2006, p. 133). Estes fatores constituem a essncia da cultura, mas a multiplicidade de formas, conceitos, definies e discordncias pressupem a necessidade de constante dilogo. DILOGOS INTERCULTURAIS As anlises aqui realizadas contriburam para o amadurecimento do conhecimento em relao cultura, conceito que, utilizando a metfora, possui tantas definies quanto o numero de antroplogos, e sua relao com o comportamento das pessoas na sociedade. Depois de ter bebido nosso cafezinho cultural, realizando em alguns momentos uma viagem no tempo, pode estar refletindo agora nos diversos conhecimentos que adquiriu e aprimorou. Beber e viajar esto entre os maiores prazeres da vida, pois viajar um canal que leva o ser humano a renovar seu interior. Viajando temos muitas oportunidades de aprendizagem, de rever atitudes pessoais e retomar valores considerados de grande importncia. um adquirir de novas culturas que proporciona bem-estar. Convido voc para uma viagem cultural sobre geraes e famlias no prximo bloco: Parentesco, Famlia e Gerao.

33

You might also like