You are on page 1of 6

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 939.818 - RS (2007/0075550-4) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : VH ROSANE MAINA E OUTRO(S) HPE LINO MARCELO VIDAL MUNHZ E OUTRO(S) RELATRIO O SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO: 1. Henrique Paulo Engel interps agravo de instrumento contra deciso que, nos autos de ao de investigao de paternidade contra si promovida por Victor Hannemann, rejeitou as preliminares de prescrio e decadncia argidas e determinou a realizao de exame de DNA. O agravante sustenta, em resumo, que o Sr. Victor Hannemann soube de sua verdadeira filiao aos dezoito anos de idade e, contudo, apenas props a ao aps decorrido o prazo decadencial de quatro anos, previsto no artigo 1614 do Cdigo Civil de 1916. Assevera que a procedncia da investigatria de paternidade tem por base a inexistncia de outra paternidade estabelecida de forma legal, o que no caso no ocorre, pois o autor foi registrado como filho do Sr, Carlos Helmut Hennemann e de sua genitora, inexistindo prova nos autos de que tenha sido provida ao de desconstituio de registro civil, no prazo conferido pelo dispositivo legal mencionado. Ao agravo de instrumento foi dado provimento, por maioria, para extinguir a ao de investigao de paternidade (fls. 164/173), acolhendo a decadncia, nos termos da seguinte ementa:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE. PAI REGISTRAL. PRELIMINAR DE EXTINO DO PROCESSO ACOLHIDA. HIPTESE DE DECADNCIA. de ser acolhida a preliminar de extino do processo em face da decadncia. decaiu o requerente do direito que possua de impugnar a paternidade registral a ver reconhecida a paternidade biolgica em 28.03.1988, quatro anos aps atingir a maioridade.Assim, o ajuizamento da ao vinte anos depois de decorrido o prazo legal previsto para impugnar a paternidade registral, no pode ser admitida. RECURSO PROVIDO, POR MAIORIA, PARA ACOLHER A PRELIMINAR DE EXTINO DA AO EM FACE DA DECADNCIA OCORRIDA. (fl. 164).

Irresignado, Victor Hannemann interpe recurso especial pelas alneas "a" e "c" da permisso constitucional, alegando violao aos artigos 1606 do Cdigo Civil vigente e 27
Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 6

Superior Tribunal de Justia


do Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, alm de dissdio jurisprudencial. O recorrente afirma que no se pode limitar o exerccio do direito de algum buscar a verdade real acerca do seu vnculo parental em decorrncia de j estar registrado. Diz que imprescritvel o direito de investigar a paternidade, conforme estabelecido nos artigos 1601 do Cdigo Civil e 27 do ECA, e, embora no se possa esquecer que a identificao do lao paterno-filial esteja muito mais centrada na realidade social que na biolgica, essa circunstncia s poder ser apreciada em um segundo momento, sendo necessrio, primeiro, garantir a possibilidade de ser efetivamente investigada a paternidade. Cita precedentes jurisprudenciais favorveis sua tese. s fls. 194/204, foi protocolada petio de recurso extraordinrio. Contra-razes oferecidas s fls. 206/215. Deciso de fls. 231/234, conferindo crivo positivo de admissibilidade ao recurso especial e inadmitindo o recurso extraordinrio, sendo interposto agravo de instrumento. Parecer ministerial s fls. 242/245, opinando pelo provimento do recurso especial. o relatrio.

Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 6

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 939.818 - RS (2007/0075550-4) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO VH ROSANE MAINA E OUTRO(S) HPE LINO MARCELO VIDAL MUNHZ E OUTRO(S) EMENTA AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE. FILHO REGISTRADO POR QUEM NO O VERDADEIRO PAI. RETIFICAO DE REGISTRO. IMPRESCRITIBILIDADE. DIREITO PERSONALSSIMO. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. assente nesta Corte que a ao de investigao de paternidade imprescritvel, estando subsumido no pedido principal o cancelamento do registro relativo a paternidade anterior, por isso que no h como se aplicar o prazo quadrienal previsto no artigo 1.614 do Cdigo Civil vigente. 2. Recurso especial provido para afastar a decadncia e determinar o prosseguimento da ao de investigao de paternidade. VOTO O SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): 2. O Tribunal de origem reconheceu que, em se tratando se desconstituio de paternidade registral , no se aplica a regra da imprescritibilidade prevista no Cdigo Civil e no Estatuto da Criana e do Adolescente, que garante o direito ao reconhecimento da paternidade a quem falte o pai juridicamente estabelecido. Por sua vez, o recorrente garante que o fato de possuir assento registral levado a efeito por pai scio-afetivo, no limita o direito de buscar, mediante ao de investigao de paternidade, a verdade real acerca do vnculo-parental. 3. Esta Superior Corte de Justia possui orientao no sentido de que, se a pretenso do autor a investigao de sua paternidade, a ao imprescritvel, estando subsumido no pedido principal o cancelamento do registro anterior, como decorrncia lgica da procedncia daquela ao. Contudo, caso procure apenas a impugnao da paternidade consignada no registro existente, a ao se sujeita ao prazo quadrienal previsto no artigo 1614 do Cdigo
Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 6

Superior Tribunal de Justia


Civil de 2002. Neste sentido temos os seguintes julgados:
INVESTIGAO DE PATERNIDADE, CUMULADA COM PEDIDO DE RETIFICAO DO REGISTRO CIVIL. DECADNCIA. No se extingue o direito de o filho investigar a paternidade e pleitear a alterao do registro de nascimento tido como falso, mesmo quando vencido integralmente, aps a maioridade, o prazo de quatro anos. Precedentes. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 595.942/MG, Rel. Ministro BARROS MONTEIRO, QUARTA TURMA, julgado em 12/12/2005, DJ 27/03/2006 p. 279) RECURSO ESPECIAL. CIVIL. PREJUDICIAL DE DECADNCIA NO CONHECIDA.IMPRESCRITIBILIDADE DO DIREITO. PROCESSUAL CIVIL. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. INCIDNCIA DA SMULA 282/STF. JUZO. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. RECUSA DOS DESCENDENTES AO EXAME DE DNA. NO INCIDNCIA DA SMULA N. 301/STJ. DEMONSTRAO DO RELACIONAMENTO AMOROSO ENTRE A GENITORA E O INVESTIGADO. IMPOSSIBILIDADE DE REEXAME POR ESTA CORTE ESPECIAL. SMULA 7/STJ. RECURSO ESPECIAL NO CONHECIDO. Diante da imprescritibilidade da ao de investigao de paternidade, no h como reconhecer a decadncia prevista nos artigos 178 9 VI e 362 do Cdigo Civil revogado. (...) (REsp 714.969/MS, desta relatoria,, julgado em 04/03/2010, DJe 22/03/2010) AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO DE FAMLIA. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. NEGATRIA DE FILIAO. PETIO DE HERANA. PRESCRIO. DECADNCIA. ART. 178, 9, VI, DO CC/1916. 1. A jurisprudncia de ambas as turmas de Direito Privado desta Corte Superior na vertente de que "a regra que impe o prazo de quatro anos para impugnar o reconhecimento da paternidade constante do registro civil s aplicvel ao filho natural que pretende afastar a paternidade por mero ato de vontade, com o objetivo nico de desconstituir o reconhecimento da filiao, sem contudo buscar constituir nova relao. A decadncia, portanto, no atinge o direito do filho que busca o reconhecimento da verdade biolgica em investigao de paternidade e a conseqente anulao do registro com base na falsidade deste" (REsp 987.987/SP, Rel. Min. NANCY ANDRIGHI, DJe 05.09.2008). 2. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no Ag 853.665/GO, Rel. Ministro VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), TERCEIRA TURMA, julgado em 15/06/2010, DJe 29/06/2010)

4. No caso concreto, a ao foi proposta por quem, registrado como filho


Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 6

Superior Tribunal de Justia


legtimo, deseja obter a declarao de que o pai outro; ou seja, "s obter a condio de filho esprio - nunca, o de filho natural - , se procedente a pretenso", conforme assentou o Ministro Ari Pargendler, em voto proferido no REsp 191.915 SP, no qual discorre sobre os conceitos de filho natural e filho legtimo:
Filho natural , no sistema do Cdigo Civil, modalidade de filiao ilegtima, e reconhecimento, no magistrio de Orlando Gomes, " o ato pelo qual se declara a filiao ilegtima" (Direito de Famlia, Forense, Rio de Janeiro, 1999, 11a ed., p. 341). Caio Mrio da Silva Pereira distinguiu assim a situao do filho legtimo e do filho reconhecido: O nascimento de um filho (qualquer filho) cria uma relao de fato entre ele e seus pais: o fato da maternidade, e a relao ftica da paternidade. Mas uma distino se estabelecia, muito viva, entre a filiao legtima e a filiao natural. A primeira, dava origem a uma relao jurdica que correlata situao de fato, instituindo-se o vnculo jurdico que liga o filho ao pai e me. Este vnculo deflui, naturalmente, do casamento, e s se destri mediante uma atuao jurisdicional contrria (sentena proferida em ao de contestao de paternidade). Na filiao extramatrimonial no ocorre a mesma coincidncia entre o fato do nascimento e a relao jurdica. Especialmente no que concerne paternidade, o direito a presume com base no casamento: pater is est quem nuptiae demonstran t. Mas no dispondo a lei, como a cincia, de dado exato para identificar o genitor, contenta-se com uma frmula um tanto ctica: pater semper incertus. Resta, pois, esta anomalia que, em outra obra, j havamos apontado: existe o lao de consanginidade unindo o filho a seu pai. Mas no existe correlatamente o vnculo jurdico. Para que se estabelea este, entre o filho biolgico e os seus autores, torna-se mister intercorra outro fato, revelando ou declarando a paternidade ou a maternidade: o reconhecimento Pode vir de manifestao volitiva espontnea, ou de proclamao judicial coercitiva, em ao de investigao de paternidade ou maternidade" (Instituies de Direito Civil, Forense, Rio de Janeiro, 1977, 11 ed., Vol. V, p. 187/188). Nessa linha aquele que registrado como filho legitimo do marido da me, embora no o sendo, no filho natural no sistema do Cdigo Civil. Quid , e se esse registro de filiao, feito na conformidade da presuno de que pater is est quem nuptiae demonstrant, no corresponde realidade? Ou nas palavras de Pontes de Miranda: "Existe ao declaratria da existncia ou no-existncia da paternidade ilegtima? Existe; a ao tpica do status de filho, que pode ser intentada como ao do filho legtimo, abstraindo-se da legitimidade, porque ele to natural quanto o ilegtimo " (op. cit., p. 93). "As aes tendentes a provar a filiao ilegtima so imprescritveis, mas privativas dos filhos" (ib., p. 93).

Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 5 de 6

Superior Tribunal de Justia


5. Mais uma vez, vem a calhar a lio de Caio Mrio da Silva Pereira, in Instituies de Direito Civil, Vol 5 , 5 edio, Editora Forense, ps. 361/
No mais se questiona a 'imprescritibilidade' da ao investigatria. Como aao de estado que , h algumas dcadas j defendamos esta tese ao afirmarmos que a todo tempo o filho, qualquer filho, tem o direito de vindicar in iudicio o status que lhe compete. Vale dizer, em nenhum caso lcito recusar ao filho a proclamao judicial do seu status; os seus efeitos patrimoniais, todavia, prescrevem. A Smula 149 do STF esclareceu definitivamente o assunto ao declarar que imprescritvel a ao de investigao de paternidade, mas no a de petio de herana. Igual distino poder fazer-se quanto transao: descabe esta no que diz respeito ao estado de filho, porm nada impede se realize em relao aos efeitos patrimoniais, notadamente o direito herana. A imprescritibilidade da ao investigatria consagrada no artigo 27 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n. 8.069/90) ao reconhecer que o estado de filiao direito personalssimo, indisponvel e imprescritvel. Inicialmente adotada apenas para aqueles que no tinham registro paterno, tem sido amparada pelo Superior Tribunal de Justia quando a investigao implica no cancelamento do registro anterior. Concluiu a 4 Turma que no extingue o direito do filho investigar a paternidade e pleitear a alterao do registro, mesmo quando vencido integralmente o prazo de 4 anos. Precedentes da Segunda Seo.

6. Ante o exposto, dou provimento ao recurso especial para afastar a decadncia da ao de investigao de paternidade, devendo o feito prosseguir como de direito, ficando afastadas as verbas sucumbenciais impostas pelo acrdo recorrido. como voto.

Documento: 12444276 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 6 de 6

You might also like