You are on page 1of 15

LOPES, Marcos A. A Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

A R T I G O Tempo Social; histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

A histria do pensamento poltico


dos Grands Doctrinnaires histria social das idias
MARCOS ANTNIO LOPES

RESUMO: Anlise do desenvolvimento da histria das idias polticas no sculo XX. Os aspectos centrais acentuados referem-se conquista de reconhecimento institucional da histria intelectual e sua abertura progressiva aos contatos transdisciplinares, elementos que ajudaram-na a renovar-se, acarretando na sofisticao terica que se observa atualmente neste campo de estudos.

PALAVRAS-CHAVE:

histria intelectual, idias polticas, teoria e metodologia da histria.

histria do pensamento poltico existe como disciplina, com algumas das principais caractersticas que a distinguem hoje, seguramente desde o incio do sculo XX. Mas, por essa poca, no passava de uma disciplina subalterna, irrelevante, destinada a carregar gua para a filosofia poltica. Em sua existncia acanhada, como prima pobre da filosofia, tinha por funo servir como breve guia introdutrio contextualizao dos grandes autores do passado. Em conferncia de 1968 intitulada O Mundo da Poltica, o historiador britnico W. H. Greenleaf, ao enfocar retrospectivamente a histria do pensamento poltico, anotava: ...eu no desejaria de maneira alguma abraar a causa do que freqentemente ensinado sob este ttulo, a histria das idias polticas. Um mero catlogo cronolgico de opinies e de doutrinas

Professor do Departamento de Histria da Universidade Estadual do Oeste do Paran 113

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

polticas, sem qualquer tentativa para conseguir uma referncia contextual e coerncia temtica, um travesti do que o estudo desta histria deveria ser. A anlise detalhada dos conceitos e argumentos de uns tantos grandes livros selecionados arbitrariamente no histria, mas apenas o que eu chamei de teoria poltica sob outra forma (Greenleaf, 1980, p. 207). Como domnio autnomo, como campo de saber especfico, como territrio terico dotado de fronteiras reconhecidas, a histria do pensamento poltico passou a ser mais amplamente estudada nas universidades a partir dos anos 1930. Apesar de j ter conhecido um relativo desenvolvimento nos Estados Unidos, na Alemanha, na Inglaterra, na Itlia, no Canad e na Frana, no estava integrada aos currculos universitrios at fins dos anos 1920. certo que j havia publicaes importantes veiculadas desde o final do sculo XIX em todos esses pases, que tomavam como objeto as idias polticas. Entretanto, tratava-se de uma disciplina vivendo ainda sua menoridade. Como nos informa Michel Winock, na Frana da primeira metade do sculo XX, ... a preocupao dominante de nosso ensino clssico era a do conhecimento da literatura geral; a literatura poltica s era considerada ocasionalmente, quase acessoriamente, e menos por si mesma que sob o ngulo puramente literrio. Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, eram antes de tudo vistos como escritores, do ponto de vista do estilo, da composio, e, no caso do segundo, da sensibilidade, e no como tendo escrito sobre a poltica, e por isso mesmo tendo exercido uma atividade ao mesmo tempo em que construam uma obra. (...) a concepo da histria das idias estava marcada por uma finalidade pedaggica. Chevallier estava menos preocupado em estudar a genealogia das grandes idias polticas, sua difuso e sua funo nas diversas sociedades onde nasciam que em oferecer um capital cultural a jovens que se destinavam a servir ao Estado ou a assumir funes de direo. Ele preferia assim acentuar o que escapava ao transitrio, ia alm da cor local, e, inversamente, propunha respostas duradouras aos principais problemas polticos, colocados h sculos para o esprito humano (Winock, 1996, p. 273-275). Na Alemanha, na primeira metade do sculo XX, o desenvolvi114

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

mento da disciplina foi marcado por um notvel retrocesso. Como demonstra Maurice Duverger, ... a esterilidade do perodo hitleriano deixou as cincias sociais num deserto. A maior parte dos especialistas de valor se refugiou, alis, nos Estados Unidos (1962, p. 56). De acordo com Harold Laski (1980), foi no incio do sculo XX que se verificaram, na Inglaterra, duas mutaes importantes na carreira da histria do pensamento poltico, mutaes estas que ocorreram simultaneamente. Alm de um ntido estabelecimento de fronteiras entre a j tradicional e pujante filosofia poltica e a histria das idias polticas, verificou-se ainda o reconhecimento institucional desta ltima, passando a contar com ctedras no sistema educacional. Outro historiador ingls, Preston King, analisando especificamente a libertao da histria do pensamento poltico na Inglaterra, observa que foi somente a partir dos anos 1920 que os historiadores ingleses passaram a se interessar pelas idias polticas um pouco mais destacadas ou desvinculadas da filosofia e de outras reas das cincias humanas. Em texto de 1977, King considera que No sculo XX, a histria e a filosofia, as cincias gerais, simplesmente se estilhaam, e suas diversas partes descrevem um movimento centrfugo originado em um ncleo comum anterior. (...) O estudo da poltica nas universidades no , de forma alguma, novo; entretanto, certamente o a separao dos estudos polticos dos estudos de direito, economia, histria, sociologia e psicologia (King, 1980, p. 3). De acordo com Peter Burke (1995, p. 11), na primeira metade do sculo XX verificou-se a ascenso da histria das idias. E esta ascenso no se restringiu a um pas especfico, apesar de os nveis de desenvolvimento terem sido bastante desequilibrados, tanto no que se refere ao reconhecimento institucional dos centros de ensino e pesquisa na rea, como tambm no que diz respeito natureza e ao valor da histria das idias polticas praticadas nos diferentes pases. O reconhecimento da histria do pensamento poltico, a partir de fins dos anos 1920, alcanou propores transcontinentais, sendo que sua melhor recepo ocorreu nos Estados Unidos, pas no qual a disciplina assumiria, entre outras atribuies, uma responsabilidade direta pela formao cvica do indivduo. Durante dcadas, essa foi a concepo predominante nas fronteiras da histria das idias polticas, at os anos de 1960-1970. Analisando tal trajetria, assevera Richard Tuck que ... era obviamente de alguma importncia prtica que a cidadania no colhesse seus valores no ar, ao acaso, uma vez que no pudesse deriv-los de uma deduo transcendente; e o principal pro115

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

psito de se estudar a histria do pensamento poltico, o que manual aps manual torna claro, era prover o leitor (que, sendo em geral estudante de um colgio americano, era encarado acima de tudo como um futuro cidado) de um conjunto de possveis atitudes polticas que ele prprio no teria sido capaz de gerar (elas eram o trabalho de gnios), mas s quais poderia reagir e fazer sua escolha de uma maneira equilibrada e bem orientada (Tuck, 1992, p. 281). Acerca deste aspecto, o livro-coletnea de Preston King, O Estudo da Poltica, bastante revelador dos principais traos que predominavam na histria do pensamento poltico ingls e, de um modo geral, em todas as outras tradies nacionais, incluindo-se a norte-americana. A obra de Preston King alinha, em srie cronolgica, as clebres Lectures inaugurais pronunciadas em Cambridge e Oxford, desde a criao das ctedras de histria das idias polticas nestas universidades, no incio do sculo XX. Pode-se ressaltar que um dos principais propsitos de quase todos estes professores ingleses que foram se sucedendo na ctedra de histria das idias polticas era fornecer elementos que contribussem para a formao de uma conscincia cvica, guiando com segurana os homens do presente na rota de um futuro mais estvel, mais previsvel, mais desembaraado de imprevistos e convulses. Estes autores tinham como principal horizonte de referncia a Primeira Guerra Mundial e a Revoluo Russa. Na Frana, apesar da onipresena intimidadora da Escola dos Annales em relao histria das idias polticas, nunca deixou de existir atividade na rea. Contudo, preciso reconhecer que ela foi cultivada por um pequeno nmero de especialistas, de maneira quase solitria e esparsa ao longo de vrias dcadas. Seu reconhecimento institucional foi tardio em relao Inglaterra e aos Estados Unidos. Entretanto, preciso destacar, nesse domnio, importantes trajetrias de historiadores como Pierre Mesnard, autor do clssico LEssor de la Philosophie Politique au XVIme Sicle, obra de 1936, reconhecida por Quentin Skinner como livro de valor e importncia, entre as grandes obras de conjunto das correntes do pensamento poltico. A primeira ctedra de histria das idias polticas foi criada na Frana somente em 1943. Conforme demonstra Michel Winock, tratavase de questo estratgica oferecer aos alunos das Sciences Politiques uma cultura poltica, ou melhor, aquilo que poca se concebia por histria do pensamento poltico. Pretendia-se munir o cidado francs das camadas sociais superiores de uma certa competncia terica em relao s grandes obras da tradio do pensamento poltico. Ainda segundo Winock, o grande mestre nesta empreitada foi Jean-Jacques Chevallier, que se
116

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

desincumbiu de uma tarefa muito importante: ministrar cursos que se estenderam de 1943 a 1965 (cf. Winock, 1996, p. 274). Mas a histria das idias polticas nunca conheceu na Frana dias de glria. Ultrajada pelo mesmo tribunal que levou ao desprestgio quase completo de sua irm maior, a histria poltica, foi caracterizada por Lucien Febvre em seus artigos mortais na revista Annales, que resultariam mais tarde nos Combates pela histria como histria de pernas curtas, histria que no a nossa, entre tantos outros eptetos to ou menos encorajadores. Em LHistoire Politique et Institutionnelle, interessante captulo de seu Le Phnomne Nouvelle Histoire, H. CoutauBgarie (1989, p. 189) avalia esses grandes estragos, que se refletiram sobre o territrio mais amplo do poltico, ao afirmar que muito difcil apagar-se meio sculo de combates encarniados contra ele. Jacques Le Goff apresenta-nos uma avaliao contrastante. Em texto de 1978 considera que A fobia da histria poltica j no um artigo de f, porque a noo de poltica evoluiu e a problemtica do poder imps-se histria nova (Le Goff, 1990, p. 281). Um historiador brasileiro, Francisco Falcon, referenda esta argumentao, mas sem deixar de estabelecer algumas nuanas sumamente importantes. Reala Falcon que os estudos sobre a esfera do poltico na qual se insere com muita nfase a histria das idias durante a grande vaga da Escola dos Annales, podem at no ter desfrutado de prestgio o que notrio mas no haviam baixado completamente ao limbo das sombras, j que autores como Bloch, Lefebvre, Goubert, Duby, Mandrou e outros no excluram a dimenso poltica em suas pesquisas. Mas Falcon adverte: Como disciplina histrica, a histria das idias, apesar de sua imponente longevidade e prestgio, teve contra si dois grandes adversrios: a tradio marxista e a historiografia francesa dos Annales. A m vontade desta, talvez a mais difundida entre ns, foi sintetizada desde sempre por Lucien Febvre ao se referir a uma histria das idias descarnadas. Alm dessas inimizades bastante conhecidas, a histria das idias luta contra a ubiqidade de seu prprio objeto as idias que, em termos acadmico-disciplinares, reivindicado tambm pela histria da filosofia e por diversas outras disciplinas das cincias humanas. (Falcon, 1997, p. 92) preciso reconhecer que Lucien Febvre tinha alguma razo, uma vez que seu empenho de crtico terico da histria vinha se manifestando em trabalhos nos quais a histria das idias, inclusive polticas, traduziam-se, ainda que de forma diluda, no seu livro de 1927, Un Destin, Martin Luther. Nesta obra, Lucien Febvre dava de ombros para a tradici117

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

onal e ultrapassada histria poltica e, ao mesmo tempo, abria um veio profundo de possibilidades para a disciplina, o que, dcadas mais tarde, constituiu-se num de seus principais campos de interesse, a histria social das idias, incluindo os estudos sobre as mentalidades coletivas e o imaginrio poltico. A histria das mentalidades procura abordar os sentimentos difusos das coletividades, e a histria do pensamento poltico se interessa pelas expresses do pensamento formal, organizado ou sistematizado de maneira coerente por cabeas bem pensantes, ou seja, por mentes privilegiadas, principalmente quando se atenta para pocas anteriores ao sculo XIX, e para o carter restrito da cultura letrada. Contudo, ao dar relevo ao contexto de produo de uma obra de pensamento, e ao procurar se apoderar do tempo e do mundo de um autor, articulando-os aos valores culturais presentes em sua poca, a histria das idias polticas passa a comungar dos interesses de uma histria das representaes coletivas. E ser um dos mais destacados historiadores da dita histria intelectual nos anos mais recentes que nos deixar entrever o alcance desse parentesco: Com razo, a historiografia recente chegou ao lugar-comum de que, se temos em mira compreender sociedades anteriores nossa, precisaremos recuperar suas mentalits de dentro... (Skinner, 1996, p. 11). Em sentido anlogo ao propugnado por Quentin Skinner, j em 1971, o historiador francs Georges Duby apontava para a necessidade de se transformar radicalmente o campo de estudos da chamada histria intelectual, tambm reconhecido como o terreno dos historiadores da filosofia. Em seu artigo para a prestigiosa coleo francesa La Pliade, posteriormente transformado em manifesto em prol da histria das mentalidades, Duby exprime o desejo de uma alterao de curso nos inquritos at ento realizados pelos historiadores do pensamento, que a partir de ento deveriam munir-se de uma nova competncia, ou seja, utilizar-se dos avanos alcanados pelos historiadores das mentalidades coletivas. Citando artigo de Lucien Febvre, cujo foco de anlise era a obra do historiador da filosofia medieval thienne Gilson, Georges Duby adverte que Estas investigaes tornaram menos incerta uma verdadeira histria das filosofias e no dos filsofos , que no se isolaram pelos seus sistemas de pensamento do seu ambiente cultural e afectivo, e que manteria aberta, sempre, uma porta de comunicao, por onde o mundo das idias pudesse retomar nos nossos espritos o contacto que tinha naturalmente com o mundo das realidades, quando vivia. (Duby, 1999, p. 71-72) Na Frana, at meados da dcada de 1950, a concepo que se tinha desenvolvido acerca das idias polticas no distava muito da tradi118

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

o anglo-americana. Eram at concepes bem prximas, uma vez que ambas as escolas se pautavam por noes compatveis, em formas de abordagem de textos e perspectivas gerais de seus objetos de pesquisa. Numa consulta a trabalhos de autores franceses representativos da histria do pensamento poltico nas dcadas de 1950/1960, como Marcel Prlot, por exemplo, o que se encontra em termos de viso ou proposta para a disciplina algo como: ...a histria das idias tem como objeto as ideologias, quer dizer, as concepes intelectuais segundo as quais, e do mesmo modo, o Estado se estabelece e se organiza e a autoridade poltica funciona e transmitida. (...) Por conseqncia, so excludas as obras que no formulem com uma amplitude, uma fora e um rigor suficientes, pontos de vista essenciais sobre os assuntos pblicos. (Prlot, 1974, p. 15-18) Como se percebe, define-se nas entrelinhas a viso de que o estudo dos clssicos deveria se enraizar no presente, para ajudar a compreender problemas da atualidade, tendo o Estado como principal objeto de reflexo. Na Frana, esta tendncia se torna at mais compreensvel, porque os franceses, to orgulhosos do brilho e vigor de sua cultura, viviam at h bem poucos anos o desespero e a humilhao provocados pela presena acabrunhante dos exrcitos de Hitler. Este traumatismo ainda ecoava fortemente entre eles nos anos 1950, poca da publicao do livro de Prlot. Pierre Rosanvallon ataca o que considera como a tendncia ao tipologismo que est enraizado na natureza dessa histria das idias polticas feita moda antiga. Rosanvallon observa que esta histria dos Mesnard, dos Prlot e dos Touchard tem causado considerveis estragos tradio da histria do pensamento poltico. Para Rosanvallon, isto pode ser evidenciado de modo bem claro em antigos manuais como LHistoire des Ides Politiques de Jean Touchard ou mesmo o de Prlot, que leva igual ttulo; textos que, por infelicidade, ainda constituem a referncia bsica para os universitrios nas Faculdades de Direito e de Cincia Poltica. Para Rosanvallon, No h histria nenhuma nesses manuais, propensos a organizar tudo em termos de escolas, de etapas, de perodos, de correntes. A arte da classificao substitui o pensamento e a compreenso das obras (1995, p. 15). Contudo, preciso dizer que Rosanvallon no plenamente justo na avaliao do trabalho de Jean Touchard, obra coletiva que j quela poca buscava incorporar algumas das novas contribuies terico-metodolgicas para o estudo das idias polticas. Marcel Prlot pensava que a histria das idias polticas deveria se interessar pelos grandes temas relativos aos assuntos pblicos leia-se principalmente Estado , temas esses abordados de forma vlida
119

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

apenas em grandes obras e autores representativos do pensamento poltico ocidental. Esta falha, ou melhor, esta orientao consciente, bem como outros indcios das fragilidades da histria das idias polticas, pode ser traduzida nos seguintes termos: apenas os autores considerados pesospesados podem ser tomados como uma espcie de abreviaturas da realidade (Cassirer) de seu tempo, j que so concebidos como expresses conscientes e coerentes do contexto histrico e dos grupos sociais que fazem parte da vida poltica. Estas mentes privilegiadas exprimem um certo quantum de conscincia intelectual de seu mundo, porque so portadoras de uma lucidez perceptvel apenas nos quadros de uma elite pensante. Um dos efeitos desse enfoque terico-metodolgico, claramente inclinado a valorizar os chamados textos cannicos da grande tradio do pensamento poltico, seria o de desconectar as idias de sua ambincia propriamente histrica. Por este ngulo, as idias polticas possuiriam quase que meramente uma existncia abstrata, sem conexes de vria natureza com o mundo histrico que as gerou. Histria como desencarnao da idia, como diria Lucien Febvre, legitimada pelo fato inegvel de que h na tradio do pensamento poltico determinados problemas que, ao serem abordados por autores do calibre de um Aristteles, de um Maquiavel e de um Hobbes, por exemplo, continuam a fazer sentido em outros contextos histricos, e a iluminar a realidade em diferentes pocas. Como afirmava enfaticamente Marcel Prlot, a histria das idias polticas estava destinada a fornecer uma luz indispensvel para a compreenso da poltica contempornea: impossvel analisar, e ainda menos compreender, a realidade presente, sem o conhecimento dessas grandes obras da literatura poltica, que representam marcos na histria da humanidade... (Prlot, 1974, p. 7). Este era o mtodo vlido, reconhecido como legtimo, ao mesmo tempo o mais fcil e o mais cmodo, a ser seguido tanto em obras acadmicas como em livros de iniciao poltica, caso da obra anteriormente citada de Prlot. Dessa forma, parece bem consistente o argumento de Jean-Franois Sirinelli ao afirmar que (...) alguns problemas foram demasiadamente deixados na penumbra: como as idias vm aos intelectuais? Por que uma ideologia torna-se dominante no meio intelectual numa dada data? Tanto quanto a prpria partitura, seu eco objeto da histria. (Sirinelli, 1996, p. 236) Entretanto, a histria francesa das idias polticas, notadamente nas dcadas de 1950/1960, j vinha sendo tocada pelos ventos de uma progressiva renovao. Num texto terico da dcada de 1960, Roland Mousnier apontava alguns embaraos inerentes a este domnio. Dizia ele que os historiadores das idias ressentiam-se da dificuldade e portanto da fragilidade de determinar os laos sociais dos tericos cujo pensa120

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

mento estudavam; esta insuficincia refletia tambm sobre o papel de seus grupos e dos seus respectivos contextos histricos na formao de suas idias fundamentais. Em sentido anlogo, afirma ainda Mousnier (1973, p. 41), os historiadores da rea no eram muito capazes de rastrear a propagao das idias dos pensadores, bem como apontar quais indivduos ou grupos sociais as receberam e efetivamente assimilaram-nas, e qual o peso de sua influncia em acontecimentos polticos. Em fins dos anos 1950, e incio da dcada de 1960, verifica-se um anseio de renovao tendente a afastar certas coordenadas da pesquisa, tais como: a tendncia em conceber a histria das idias polticas como vinculada a questes contemporneas, como a especialidade destinada a estudar a marcha do Ocidente na constituio dos Estados modernos, e ainda como o campo de trabalho voltado apenas anlise e interpretao dos autores de envergadura e das grandes escolas doutrinais. Alm das doutrinas, em suas lgicas internas, tornou-se necessria tambm a preocupao com o enraizamento das idias polticas em sua esfera social, com a sua difuso e recepo. Como observava Jean Touchard, em livro de 1959, No se trata aqui somente de analisar os sistemas polticos elaborados por alguns pensadores, mas de integrar esses sistemas no seu contexto histrico, de procurar ver como nasceram e o que representavam para os homens que viviam nessa poca. (...) Mas logo surgem dificuldades sem conta. Como analisar as idias polticas de uma sociedade? O que j de si difcil em relao poca em que vivemos no ser impossvel a respeito de eras passadas? O historiador das idias deveria, para cada poca, perguntar a si prprio quais so as idias polticas dos camponeses, dos operrios, dos funcionrios, da burguesia, da aristocracia, etc.... (Touchard, 1970, p. 11). Tratava-se de conectar os grandes sistemas filosficos do pensamento poltico ao seu meio ambiente, ou seja, ao contexto histrico no qual os pensadores da poltica se desenvolveram. Caberia a esta histria das idias polticas a rdua tarefa de compreender e restituir a filosofia de tais pensadores ao seu ethos particular. Ela deveria esforar-se em compreender em seus prprios termos, ou melhor, naquele esprito do tempo a homens que viveram num passado remoto. E, se esta histria pudesse ir um pouco mais longe, tentando estabelecer relaes entre o pensamento formal dos grandes pensadores com o universo informal de seus contemporneos no-filsofos, tanto melhor: Mais que direo da paisagem ideolgica, a uma observao da localizao dos intelectuais
121

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

Os trs ltimos so historiadores franceses que tambm estudam as cerimnias reais.

e eventualmente de seu deslocamento no interior dessa paisagem que o historiador deve particularmente se dedicar. Como salientava com razo Jacques Julliard, tempo de lembrar, contra os excessos de um comparatismo intelectual hoje muito em moda, que as idias no passeiam nuas pela rua; que elas so levadas por homens que pertencem eles prprios a conjuntos sociais. Na verdade, na fronteira entre a histria das idias polticas, e a histria dos intelectuais, um vasto campo de pesquisa, o da aculturao dessas idias no meio dos intelectuais, se abre ao pesquisador. E a explorao desse campo se far pela reinsero dessas idias no seu ambiente social e cultural, e por sua recolocao em situao num contexto histrico (Sirinelli, 1996, p. 257-258). Dessa maneira, ter-se-a uma histria social das idias polticas, o que permitiria uma compreenso mais alargada dos grandes textos bem como da filosofia poltica dos homens comuns de seu tempo, se assim se pode dizer. E esta histria das idias, por contraste, parece muito fecunda, uma vez que a obra de um grande pensador poltico, por mais lcida que seja, jamais ser a fidedigna expresso do conjunto de seu prprio pensamento e, muito menos ainda, a expresso acabada e irretocvel de sua poca. Para alm dos estudos interpretativos dos textos cannicos as grandes obras do pensamento poltico bem como da ateno progressiva dedicada s pequenas obras dos autores ditos menores houve olhares atentos sobre outras dimenses do poltico. Desde James Frazer (1981) e sua obra clssica sobre o carter mgico da realeza fim do sculo XIX passando por Marc Bloch (1924) e seu estudo consagrado sobre a natureza taumatrgica dos reis europeus anos 1920 , uma fecunda tradio de estudos sobre o vasto territrio do poltico foi se acumulando. E no verdade que estes trabalhos tenham desdenhado as grandes obras polticas de intelectuais da envergadura de um Maquiavel, de um Hobbes ou de um Montesquieu, como bem o demonstra o exemplo de Ernst Kantorowicz (1985) e seus epgonos (Bryant, 1986; Giesey, 1986; Madden, 1982; Boureau, 1991; Montaigu, 1987; Valensise, 1986)1 da chamada escola cerimonialista norte-americana. Para estes, o leito principal da histria estava em outra parte. Surge, ento, uma histria social do poltico, responsvel por diluir as at ento rgidas fronteiras entre a histria e as cincias sociais. E a principal aliana dos historiadores polticos ser concertada com a antropologia. A ttulo de ilustrao de outros aspectos historiogrficos acerca

122

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

do poltico, preciso recordar, com Jacques Le Goff, que no movimento de renovao da historiografia francesa contempornea, a partir da dcada de 1970, o retorno mais importante o da Histria Poltica. A histria da construo do Estado monrquico hoje uma gigantesca rea de trabalho, um universo historiogrfico que vem se expandindo continuamente. Esta nova Histria Poltica, a que se refere Jacques Le Goff, tem se espraiado pelos domnios do Estado monrquico da poca Moderna, e produziu uma srie de estudos notveis, tanto por parte de historiadores europeus quanto de norte-americanos. Dentre eles, pode-se destacar os franceses Jean-Marie Apostolids (1987) e Louis Marin (1981), alm do ingls Peter Burke (1993) e os americanos Ralph Giesey (1986) e Sarah Hanley Madden (1982). O resultado dessas novas pesquisas traduziram-se na ampliao do conceito de Estado moderno, agora visto para muito alm de seus aspectos dinsticos, diplomticos e jurdicos. No quadro geral dessa nova histria, h uma nfase sobre as dimenses simblicas da realeza do Antigo Regime. Desde a dcada de 1960 que se assistir a uma revalorizao da Histria Poltica centrada nas monarquias absolutistas. Mas, se se fala em retorno do poltico e em revalorizao da poltica, isto no deve significar que os estudos polticos em histria tenham desaparecido por completo. Quando se fala em retorno do poltico deve-se ter em mente o fato de que a tradio historiogrfica inaugurada com Febvre e Bloch foi um tanto nociva s formas tradicionais desse gnero de histria. Contudo, mesmo no crculo dos historiadores dos Annales, a histria poltica no deixou de ser defendida e praticada por algumas figuras isoladas. Robert Mandrou um bom exemplo, com obras como La raison du prince e Louis XIV et son temps. Em favor da valorizao do poltico, outro historiador dos Annales Pierre Chaunu salientou, em fins da dcada de 1960, que a histria tinha sido, durante um longo tempo, a histria exclusiva dos Estados. E Chaunu indagava: seria razovel, como reao, banir o Estado da Histria? Em seu A civilizao da Europa Clssica, h uma vigorosa defesa da incluso da histria poltica no campo de reflexo dos historiadores, defesa que ecoou no crculo annaliste, isto , entre os chamados historiadores da terceira gerao. Nesse domnio, os anos 1940-1950 j assinalavam mutaes importantes, com as pesquisas de Boris Porchnev e Roland Mousnier, que revelaram as particularidades regionais ou provinciais no mbito do sistema absolutista europeu. Ao invs do enfoque dos Estados monrquicos como um bloco monoltico no interior do sistema poltico da Europa absolutista, a historiografia dos anos 1940-1950 encarregou-se de explicar este fenmeno em seus diversos modelos histricos. O Congresso Internacional de Roma (1955) atuou de forma decisiva para o avano e consolidao de novos conhecimentos sobre o Estado moderno, ao apontar lacunas e ao sugerir novas orientaes de pesquisa, com destaque para os
123

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

trabalhos de Roland Mousnier, Fritz Hartung e Boris Porchnev. Boris Porchnev introduziu os movimentos de sublevao camponesa do Antigo Regime, uma nova proposta temtica que ele fez acompanhar de uma tese original e polmica: o campesinato, por meio de suas jacqueries, insurgia-se contra os tentculos fiscais do Estado, de forma absolutamente autnoma, sem se deixar conduzir pelas elites provinciais. Lavra-se a um dos primeiros atestados de bito da Histria Poltica tradicional, ocupada apenas com os altos escales do teatro da histria: reis, prncipes, imperadores, batalhas, tratados, etc. Roland Mousnier relativizou esta espontaneidade das rebelies rurais, abrindo um debate duradouro. Para o historiador francs, as revoltas camponesas foram incentivadas e, em vrias ocasies, at mesmo conduzidas pelas nobrezas provinciais, insatisfeitas com as intruses das novas instituies da monarquia absolutista, principalmente os chamados intendants, representantes do novo aparato fiscal da monarquia. A partir da dcada de 1960, assiste-se ao nascimento de uma Histria do Estado moderno, agora bastante renovada. Como afirma Alain Boureau, de uns trinta anos para c, a histria da construo do Estado moderno e europeu, compreendida entre os sculos XV e XVIII, vem se renovando. Esta renovao tem-se verificado privilegiando-se a noo de ritualidade poltica. As cerimnias reais, por longo tempo abandonadas pelos especialistas como aspectos pouco relevantes do folclore monrquico do Antigo Regime, estavam carregadas de funes polticas importantes: elas teriam elaborado a linguagem poltica do Estado, conquistando o assentimento, a adeso social, alm de se prestarem como a fachada cnica da monarquia, como os elementos mais explcitos de seu marketing. H um acento sobre a ritualidade poltica como a maior fora criadora do Estado moderno, na Frana e na Inglaterra. O Estado moderno, ao criar uma teologia poltica, como a expressa na teoria do direito divino dos reis, operou uma fuso entre o aparato jurdico e a liturgia crist. Da ser impraticvel qualquer estudo sobre o Estado moderno sem lanar mo de anlises no plano teolgico-religioso. Nos Estados Unidos, durante as dcadas de 1960/1970 e 1980, os herdeiros intelectuais de Ernst Kantorowicz foram os arautos de uma Histria do Estado moderno, com nfase sobre o que se conhece hoje como as grandes cerimnias monrquicas: sagrao, funerais, entradas reais e lits de justice. Nos dias atuais, estes estudos j formam um conjunto bastante considervel, sendo dominados no por historiadores europeus, mas, curiosamente, por norte-americanos. Expressando um carter eminentemente ecltico, no que se refere ao instrumental terico-metodolgico, estes autores tm como referncia, alm da obra de Kantorowicz, a antropologia religiosa de Mircea Eliade, a antropologia histrica de Georges
124

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

Dumzil, a sociologia weberiana e os historiadores alemes do direito, entre os quais se destaca Percy Ernst Schramm. preciso notar que se trata da apropriao de temas genuinamente antropolgicos. Como notou Claude Lvi-Strauss (1987), este relacionamento entre histria e antropologia j era coisa antiga, remontando a perodo anterior obra fundadora de M. Bloch. No domnio mais especfico da Histria Poltica, e do Estado moderno, a chamada contaminao antropolgica abriu um campo fecundo para o estudo do imaginrio poltico do Antigo Regime. Mitos e ritos polticos antigos repudiados longamente pela historiografia, passaram condio de principal alvo na mira dos novos historiadores. Os mitos passaram condio de temas privilegiados para a Histria Poltica. Procede-se a uma reabilitao da Histria Poltica, principalmente daquela que tem como objeto de estudos o Estado monrquico europeu na poca Moderna, extraindo dos velhos estoques de retrica dos historigrafos e mestres de cerimnias do Antigo Regime materiais novos para uma histria renovada. Os ritos polticos, ou melhor, o cerimonial monrquico representa a fachada cnica da propaganda real, um dos esteios da centralizao do Estado, tornando palpvel tanto a pompa quanto a ideologia, expressa pela doutrina do direito divino dos reis. Ao representar o Estado monrquico, personificado pela realeza sagrada, por meio de uma rica coreografia ilustrada pelas quatro grandes cerimnias e outros espetculos menores, como o levantar do rei, alcana-se uma forma visvel para um poder em busca de ascenso.

Recebido para publicao em setembro/2001

LOPES, Marcos A. The history of political thought: from Grands Doctrinnaires to the Social History of ideas. Tempo Social, Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, October 2002.
ABSTRACT: Analysis of the development in the history of the political ideas in the XXth century. The principal aspects accentuated in this paper refer to the conquest of institutional recognition of the intellectual history and its progressive opening in the contacts with other theoretical areas, elements that helped her to modernize, mading in the theoretical sophistication that is observed now in this horizon of studies. KEYWORDS: intelectual history, political ideas, theory and methodology of history.

125

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APOSTOLIDS, Jean-Marie. (1987) Le roi-machine: spectacle et politique au temps de Louis XIV. Paris, ditions du Minuit. BLOCH, Marc. (1924) Les rois thaumaturges. Strasbourg, Librairie ISTRA. BOUREAU, Alain. (1991) Les crmonies royales franaises entre performance juridique et comptence liturgique. Annales ESC, Paris, 6. BRYANT, L. M. (1986) La crmonie de lentre Paris au Moyen Age. Annales ESC, Paris, 3. BURKE, Peter. (1993) A fabricao do rei. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. ______. (1995) A arte da conversao. So Paulo, Editora Unesp. COUTAU-BGARIE, H. (1989) Lhistoire politique et institutionnelle. In: ______. Le phnomne nouvelle histoire. Paris, Economica. DUBY, Georges. (1999) Para uma histria das mentalidades. Lisboa, Terramar. DUVERGER, Maurice. (1962) Cincia poltica: teoria e mtodo. Rio de Janeiro, Zahar. FALCON, Francisco. C. (1997) Histria das idias e histria e poder. In: CARDOSO, C. F. & VAINFAS, R. (orgs.). Domnios da histria: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus. FRAZER, James. (1981) O ramo de ouro. Rio de Janeiro, Zahan. GIESEY, Ralph. (1986) Modles de pouvoir dans le rites royaux en France. Annales ESC, Paris, 3. GREENLEAF, W. H. (1980) O mundo da poltica. In: KING, Preston. O estudo da poltica. Braslia, Ed. da UNB. KANTOROWICZ, Ernst. (1985) Los dos cuerpos del rey: un estudio de teologia poltica medieval. Madrid, Alianza Editorial. (Edio original em ingls, The King's Two Bodies, 1957). KING, Preston. (1980) Introduo. In: ______ (org.). O estudo da poltica. Braslia, Ed. da UNB. LASKI, Harold. J. (1980) Sobre o estudo da poltica. In: KING, Preston. O estudo da poltica. Braslia, Ed. da UNB. LE GOFF, Jacques et alii. (1990) A nova histria. Coimbra, Almedina. LVI-STRAUSS, Claude. (1987) Histria y etnologa. Revista de Occidente, Madrid, 77. MADDEN, Sarah Hanley. (1982) Lidologie constitutionelle en France: le Lit de Justice. Annales ESC, Paris, 1. MARIN, Louis. (1981) Le portrait du roi. Paris, ditions du Minuit.
126

LOPES, Marcos A. A histria do pensamento poltico: dos Grands Doctrinnaires histria social das idias. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 14(2): 113-127, outubro de 2002.

MONTAIGU, Henry. (1987) La couronne de feu: introduction la lecture symbolique de lHistoire de France. Paris, Dervy-Livres. MOUSNIER, Roland. (1973) Problemas de metodo en el estudio de las estructuras sociales de los siglos XVI, XVII y XVIII. Estudios Politicos, Madrid, 198. (Publicado originalmente na Revue Historique, Paris, 3, 1964) PRLOT, Marcel. (1974) As doutrinas polticas. Vol. 1. Lisboa, Editorial Presena. (Edio original francesa 1959). ROSANVALLON, Pierre. (1995) Por uma histria conceitual do poltico. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, 30. SIRINELLI, Jean-Franois. (1996) Os intelectuais. In: RMOND, Ren. (org.) Por uma histria poltica. Rio de Janeiro, Editora UFRJ. SKINNER, Quentin. (1996) As fundaes do pensamento poltico moderno. So Paulo, Companhia das Letras. TOUCHARD, Jean. (1970) Histria das idias polticas. Lisboa, P.E.A. (1a edio francesa 1959). TUCK, Richard. (1992) Histria do pensamento poltico. In: BURKE, Peter. A escrita da histria: novas perspectivas. So Paulo, Editora Unesp. VALENSISE, Marina. (1986) Le sacre du roi: stratgie symbolique et doctrine politique de la monarchie franaise. Annales ESC, Paris, 3. WINOCK, Michel. (1996) As idias polticas. In: Rmond, Rne(org.). Por uma histria poltica. Rio de Janeiro, Editora UFRJ.

127

You might also like