You are on page 1of 10

Janeiro/2012

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio - TPJ Suporte Tcnico


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova TC, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa (B) Ateno: Para as questes de nmeros 1 a 4, considere o texto que segue. (C) 1 A histria das chamadas relaes entre sociedade e natureza , em todos os lugares habitados, a da (D) substituio de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais 5 artificializado, isto , sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada frao da superfcie da terra, o caminho que vai de uma situao a outra se d de maneira particular; e a parte do natural e do artificial tambm varia, assim como mudam as 10 modalidades do seu arranjo. (B) Podemos admitir que a histria do meio geogrfico pode ser grosseiramente dividida em trs etapas: o meio natural, o meio tcnico, o meio tcnico-cientfico-informacional. 15 Alguns autores preferiro falar de meio pr-tcnico em lugar de meio natural. Mas a prpria ideia de meio geogrfico inseparvel da noo de tcnica. Para S. Moscivici (1968), as condies do trabalho esto em relao direta com um modo particular de constituio 20 da natureza, e a inexistncia de artefatos mais complexos ou de mquinas no significa que uma dada sociedade no disponha de tcnicas. Estamos, porm, reservando a apelao de meio tcnico fase posterior inveno e ao uso das mquinas, j que estas, unidas 25 ao solo, do uma toda nova dimenso respectiva geografia. Quanto ao meio tcnico-cientfico-informacional o meio geogrfico do perodo atual, onde os objetos mais proeminentes so elaborados a partir dos mandamentos da cincia e se servem de uma tcnica 30 informacional da qual lhes vem o alto coeficiente de (C) intencionalidade com que servem s diversas modalidades e s diversas etapas da produo.
(Milton Santos. A natureza do espao: espao e tempo; razo e emoo. 3 ed. So Paulo: Hucitec, 1999. p. 186 e 187)

No texto, o autor (A) evidencia seu desacordo com os estudos da histria das chamadas relaes entre sociedade e natureza, por considerar esses dois polos naturalmente inconciliveis. defende que o progresso de uma sociedade se mede pela interferncia cada vez mais intensa de instrumentos no meio em que se vive. adverte para o carter altamente singular tanto do modo como cada agrupamento humano est numa tambm singular natureza, como do modo como age sobre ela. reluta em acatar a clssica diviso da histria do meio geogrfico em trs estgios, porque, sendo essa tripartio pouco refinada, impede teorizao aceitvel. aponta as diversas modalidades de agrupamentos sociais como dificuldade relevante para a configurao de um meio menos natural, isto , tecnicamente mais adequado.

(E)

_________________________________________________________

2.

correto afirmar: (A) O futuro do presente simples preferiro (linha 15) foi empregado para exprimir, com valor de presente, uma probabilidade sobre o fato mencionado. Se o autor estivesse tratando de "meios", a forma da expresso teria de ser "meios pr-tcnico". A conjuno Mas (linha 16), em vez de, como usualmente, introduzir orao que denota restrio ao que foi dito anteriormente, indica apenas que se vai passar para outro assunto diferente, como em Corrupo o tema do dia, mas vou falar de amizade. Compreende-se que o autor, em sua abordagem, no estabelece distino entre tcnicas e artefatos, sejam estes mais complexos ou menos complexos. O segmento a prpria ideia de meio geogrfico inseparvel da noo de tcnica (linhas 16 e 17) equivale a o apropriado conceito de meio geogrfico prescinde da noo de tcnica.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Estamos, porm, reservando a apelao de meio tcnico fase posterior inveno e ao uso das mquinas, j que estas, unidas ao solo, do uma toda nova dimenso respectiva geografia. Considerada a frase acima, em seu contexto, afirma-se com correo: (A) O emprego de Estamos evidencia inquestionavelmente que o autor fala em nome do grupo de pesquisadores que adota a expresso meio tcnico para designar a fase posterior inveno e ao uso das mquinas. Substituindo reservando a apelao por nomeando, o segmento manteria a correo e o sentido originais com a formulao nomeando de meio tcnico fase posterior inveno e ao uso das mquinas". O pronome estas retoma a inveno e as mquinas. A expresso unidas ao solo exprime a circunstncia que determina a existncia da nova dimenso citada. O termo respectiva sinaliza que se trata da geografia j citada no texto.
TJUPE-Conhecimentos Gerais2

(B)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


4. Quanto ao meio tcnico-cientfico-informacional o meio geogrfico do perodo atual, onde os objetos mais proeminentes so elaborados a partir dos mandamentos da cincia e se servem de uma tcnica informacional da qual lhes vem o alto coeficiente de intencionalidade com que servem s diversas modalidades e s diversas etapas da produo. (D) No trecho acima transcrito, (A) a colocao de dois-pontos depois de meio tcnicocientfico-informacional preservaria o sentido e a correo originais. a palavra onde est empregada em conformidade com o padro culto escrito, assim como o est em O atendimento foi inadequado, onde o governador cobrou providncias urgentes. a expresso os objetos mais proeminentes equivale, no contexto, a artefatos at os mais simples. o segmento da qual lhes vem o alto coeficiente de intencionalidade pode ser substitudo por a qual devem o alto coeficiente de intencionalidade, sem prejuzo do sentido e da correo originais. o segmento da qual lhes vem o alto coeficiente de intencionalidade pode ser substitudo por que devem o alto coeficiente de intencionalidade, sem prejuzo do sentido e da correo originais. Para responder s questes de nmeros 5 e 6, considere o texto que segue. (D) (E) As aspas em velhos e idosos, na ltima linha, so exigidas por remeterem s palavras empregadas por Machado de Assis. O uso de embora sinaliza que os manuais de redao, ainda que se oponham ao emprego de velhos, no impedem Cony de usar a palavra para designar idosos. (C) (B) 6. Afirma-se com correo: (A) Do ponto de vista gramatical, apropriada a substituio de existiam por deviam haver. Considerado o que aconselha o padro culto escrito, adequada a substituio de recomendem que no se fale por recomendem que no fale-se. Do ponto de vista do sentido, so equivalentes os segmentos quando ele prprio e quando mesmo ele.

(B)

_________________________________________________________

7.

A lder dos representantes comerciais esqueceu os seus estojos de amostras, o que certamente, explica o constrangimento que todos sentimos. Consideradas a clareza e a correo, assinale o legtimo comentrio sobre a frase acima. (A) (B) (C) Est redigida de modo claro e correto. Necessita de uma nica correo: a colocao de uma vrgula antes de certamente. Necessita I da correo da ambiguidade o segmento os seus estojos de amostras pode ser substitudo por os estojos de amostras do grupo, se esse for o sentido desejado; e II da correo da pontuao pode ser colocada uma vrgula antes de certamente. Necessita de duas correes: I para a eliminao da ambiguidade, o segmento os seus estojos de amostras deve ser substitudo por o seu prprio estojo de amostras, nico sentido aceitvel para a frase; II a vrgula depois de certamente deve ser retirada. Necessita de duas correes: I da substituio do segmento que todos sentimos, inaceitvel pelo padro culto escrito, por que todos sentiram, e II da colocao de uma vrgula antes de certamente.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

No meu tempo, j existiam velhos, mas poucos. A frase de Machado de Assis nos leva a supor que havia mais velhos quando ele prprio se tornou um velho. E hoje, muito mais ainda, embora os manuais de redao recomendem que no se fale mais em velhos, mas em idosos.
(Carlos Heitor Cony, Prazo de validade. Folha de S. Paulo, A2 opinio, 27/10/2011)

(E)

_________________________________________________________

8.

As ideias esto articuladas de modo claro e correto na seguinte frase: (A) Havia uma lei que trata dos direitos da mulher, sendo sua condio social qualquer e se juntou nisso o princpio: toda violncia tem de ser denunciada. lei que trata dos direitos da mulher, de qualquer condio social, incorporou-se o princpio de que toda violncia tem de ser denunciada. Denunciar toda violncia o princpio incorporado na lei referente os direitos da mulher, considerando em qualquer condio social em que estiver includa. Juntando a lei que trata dos direitos da mulher, sob toda condio social que demonstrar, e obrigatoriamente denunciar toda violncia, houve uma incorporao de princpios. H um princpio toda violncia tem de ser denunciada que se incorporou em lei dizendo respeito garantir os direitos das mulheres, respeitando-a quanto condio social, desde a melhor at a mais reduzida. 3

5.

No fragmento acima, as formas verbais havia e se tornou foram empregadas para (A) indicar, respectivamente, uma ao provvel e uma ao efetivamente realizada no passado. indicar, entre aes simultneas passadas, uma que estava se processando quando sobreveio a outra. denotar que ambas as aes tiveram a mesma durao momentnea.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E) (D) (E) substituir, ambas, o futuro do pretrito. denotar fatos que foram um (o segundo) a consequncia do outro (o primeiro).

TJUPE-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


9. A frase redigida em conformidade com o padro culto escrito : (A) A me sempre intervia nas discusses, mas os malentendidos entre o pai e o filho eram to frequentes e to excessivos, que um e outro j no dominavam a sua prpria agressividade. Com aquele jeito bonacho, a cada passo da viagem recaptulava a esplndida experincia que tivera anteriormente, a ponto dos colegas pedirem que dispensasse as descries. Nesse processo de conscientizao, so importantes o reconhecimento e respeito s diferenas, e como ele no as exercita s obstri o crescimento do grupo. Se muitas perdas advissem daquela deciso, ele as lamentaria, mas sem imput-las jamais aos que denominava guardies da boa conduta alheia. Ao trmino do prazo de exceo, em que os processos no tiveram andamento, requereu nova acareao, com vistas a questionar o ru sobre as incongruncias da anterior. 13. 12. Para fins da Lei n 13.332/2007 considera-se carreira (A) a simbologia dos vencimentos representada por letras. a organizao estruturada dos cargos, sendo definida por padres salariais. o conjunto de atividades especficas, da mesma natureza, que caracterizam a rea em que o servidor desenvolver suas habilidades. a passagem do servidor efetivo de um padro para o outro imediatamente superior, dentro do mesmo cargo. o conjunto de funes da mesma natureza e requisitos semelhantes que definem e ordenam as atividades, providos por concurso pblico.
o

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

Com relao a Organizao Judiciria do Estado de Pernambuco considere as seguintes assertivas a respeito da Diviso Judiciria.

_________________________________________________________

I. Comarcas integradas constituem-se da reunio de


comarcas, uma das quais ser sua sede.

10.

A frase redigida em conformidade com o padro culto escrito : (A) O projeto reformulado por implicar atitude descriminatria no tocante a raas foi sancionado pelo presidente, o que o fez ser saudado com grande entusiasmo. A assessoria negou que o dirigente obtem informaes por meios considerados exprios, mas se props a discutir a questo perante uma comisso tcnica. Propuseram que todas as sexta-feiras, impreterivelmente ao mesmo horrio, o grupo faa uma apresentao detalhando o avano semanal da pesquisa. Havendo crido nos seus scios, manifestou seu lado mais ingnuo, o que faz que o advogado do jovem crdulo alimente a pretenso de pugnar por sua inocncia. So problemas, evidentemente, de ordem institucionais, que devem ser evitados sob pena de a barbrie vir a se instalar irreprimvel na organizao. Legislao Aplicada

II. O municpio que ainda no seja sede de comarca


constitui termo judicirio.

III. O Distrito Estadual de Fernando de Noronha constitui Distrito Judicirio Especial da Comarca da Capital. De acordo com a Lei Complementar n 100/07 est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)
o

(B)

(C)

I e II. I e III. I. II e III. III.


Raciocnio Lgico

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

14.

11.

De acordo com a Lei n 6.123/68 Estatuto dos Funcionrios Civis do Estado de Pernambuco, a promoo obedecer (A) alternadamente, aos critrios de merecimento e antiguidade na classe. subsidiariamente, aos critrios de merecimento e antiguidade na classe. sucessivamente, aos critrios de merecimento e antiguidade na classe. sucessivamente, aos critrios de antiguidade na classe e merecimento. exclusivamente o critrio de antiguidade na classe.

As sequncias de nmeros naturais: 3, 7, 6, 10, 9, 13, 12, 16, 15, . . ., e 4, 8, 7, 11, 10, 14, 13, 17, 16, . . . foram criadas com uma regra que alterna uma mesma adio e uma mesma subtrao ilimitadamente. So diferentes porque comearam com nmeros diferentes. A soma entre o o 12 termo de uma sequncia, criada com essa mesma o regra e cujo nmero inicial 7, e o 13 termo de uma outra sequncia, criada com essa mesma regra e cujo nmero inicial 8, (A) (B) (C) (D) (E) 15. 25. 40. 52. 66.
TJUPE-Conhecimentos Gerais2

(B)

(C)

(D)

(E) 4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


15. As quatro primeiras consoantes do alfabeto so, em ordem alfabtica, B, C, D e F. Com essas quatro letras podem ser escritas 24 sequncias diferentes. Uma delas BCDF, a primeira de uma lista em ordem alfabtica, e uma outra pode ser DCBF. A posio da sequncia DCBF na lista alfabtica dessas 24 sequncias (A) (B) (C) (D) (E) 16. 10. 13. 15. 17. 23. (D) (C) 18. Ataulfo e Valmir, Prefeitos de dois Municpios vizinhos, visando ao desenvolvimento econmico da regio, tiveram a ideia de fundi-los num nico Municpio. Porm, segundo a Constituio Federal, para que tal fuso ocorra necessrio, dentre outros requisitos, (A) (B) parecer prvio da Assembleia Legislativa do Estado e aprovao do Governador do Estado. parecer prvio de ambas as Procuradorias dos Municpios envolvidos e aprovaes das Cmaras Municipais. consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal. opinio prvia dos sindicatos sediados em ambos os Municpios envolvidos com o fim de resguardar os interesses dos trabalhadores. reunio no prazo de sessenta dias, com as entidades religiosas e pblicas de ambos os Municpios para definir o nome do nico Municpio, aps a fuso ter sido aprovada pelas Cmaras Municipais. Noes de Direito Administrativo 19. No que diz respeito s espcies de atos administrativos, correto afirmar que (A) nos atos ordinatrios, alm de sua funo ordinatria, observa-se que eles criam, normalmente, direitos e obrigaes para os administrados, mas no geram deveres para os agentes administrativos a que se dirigem. no h distino entre o ato punitivo da Administrao, apenando o ilcito administrativo e o ato punitivo do Estado, que apena o ilcito criminal, visto que ambos tm a natureza de ilicitude. os atos negociais so genricos, abstratos e de efeitos gerais, que no se limitam entre as partes Administrao e administrado requerente. os atos ordinatrios atuam tambm no mbito interno das reparties, alcanando funcionrios subordinados a outra chefia, assim como obrigam os particulares. os atos negociais, embora unilaterais, encerram um contedo negocial, de interesse recproco da Administrao e do administrado, mas no adentram a esfera contratual.

_________________________________________________________

Um rapaz e uma moa esto juntos no centro de um campo de futebol. Andam um metro juntos na direo NORTE. A partir desse ponto a moa para de andar e fica olhando fixamente para a direo NORTE. O rapaz gira 90 e anda 2 metros na direo OESTE; gira novamente 90 e anda 4 metros na direo SUL; gira 90 e anda 8 metros na direo LESTE; gira 90 e anda 16 metros na direo NORTE; gira 90 e anda 32 metros na direo OESTE e para. A distncia, em metros, entre o rapaz e a moa quando ele cruza a linha imaginria do olhar da moa , a partir desses dados, (A) (B) (C) (D) (E) 32. 24.

(E)

_________________________________________________________

(B) 19. 16. 12. Noes de Direito Constitucional 17. Em virtude do crime que cometeu onze meses atrs no Estado do Rio Grande do Sul, Romeu estava escondido no interior da sua casa na Cidade de Porto Velho, Rondnia. A autoridade policial, avisada do local do seu esconderijo, invadiu a casa e efetuou a priso de Romeu durante o dia porque, conforme prev a Constituio Federal, (A) estava apoiada por determinao judicial que permitia seu ingresso na casa para efetuar a priso. soube da prtica de crime e, assim, podia ingressar na casa mesmo sem autorizao judicial para efetuar a priso. o meliante encontrava-se em flagrante delito e, assim, a polcia podia ingressar na casa mesmo sem autorizao judicial para efetuar a priso. (C) (D) o meliante mudou de Estado foragido e, assim, a polcia podia ingressar na casa mesmo sem autorizao judicial para efetuar a priso. a policia tem poder suficiente para ingressar e efetuar a priso no interior da casa, mesmo sem o consentimento do morador e independentemente de ordem judicial. (C)

_________________________________________________________

(D)

(E)

_________________________________________________________

20.

Quanto a invalidao dos atos administrativos consistentes em sua revogao e anulao, certo que a (A) revogao e a anulao que, embora constituam meios de invalidao dos atos administrativos, se confundem e se empregam indistintamente. faculdade de invalidao dos atos administrativos pela prpria Administrao bem mais ampla do que se concede Justia Comum, porque esta s pode desfazer seus atos quando ilegais. anulao a declarao de invalidade de um ato administrativo legtimo e eficaz, enquanto que pela revogao se invalida um ato ilegtimo ou ilegal. faculdade de revogar o ato administrativo s pode ser executada a pedido, e por autoridade superior, nunca pelo mesmo agente que o praticou. anulao de um ato administrativo exclusividade do Poder Judicirio, devendo, de regra, ser levado sua apreciao por meios procedimentais. 5

(B)

(B) (C)

(D)

(E)

(E)

TJUPE-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


26. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. O escopo e os limites do Sistema de Gesto de Segurana da Informao (SGSI) nos termos das caractersticas do negcio, a organizao, a sua localizao, ativos e tecnologia, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer excluses do escopo, segundo a Norma 27001, devem ser definidos nas fases (A) (B) (C) (D) (E) 22. Monitorar e analisar criticamente o SGSI. Implementar e operar o SGSI. Manter e melhorar o SGSI. Estabelecer e gerenciar o SGSI. Planejar e implantar o SGSI. Levando-se em considerao aspectos como cargas normais de trabalho, contingncias, requisitos de armazenamento e ciclos de vida de recurso de TI, o objetivo de controle detalhado Disponibilidade de Recursos de TI, no domnio Entregar e Suportar do COBIT, est associado ao processo Gerenciar (A) (B) (C) (D) (E) 27. os dados. as operaes. a configurao. o desempenho e a capacidade. o ambiente fsico.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Uma maneira formal de estabelecer os papis e as responsabilidades dos atores ou participantes envolvidos em cada processo do COBIT se faz por meio (A) (B) (C) (D) (E) de uma matriz RACI. de uma tabela de critrios de informao. do modelo (cubo) de processos do COBIT. da tabela de maturidade dos processos. das reas de foco na governana de TI.

O objetivo de prevenir o acesso fsico no autorizado, bem como os danos e interferncias com as instalaes e informaes da organizao, definido na Norma 27002, NO atendido pelo controle (A) (B) (C) (D) (E) Separao dos recursos de desenvolvimento, teste e de produo. Permetro de segurana fsica. Trabalhando em reas seguras. Controles de entrada fsica. Acesso do pblico nas reas de entrega e de carregamento. 28.

_________________________________________________________

O que precisa acontecer dentro de um processo de TI para atingir a requerida performance e como medir que isso acontea, so estabelecidos pelos objetivos e mtricas definidos no COBIT em nvel de (A) (B) (C) (D) processos. atividades. objetivos de controle. objetivos de negcio. objetivos de TI. As questes de nmeros 29 a 31 referem-se ao a Gerenciamento de projetos PMBOK 4 edio.

_________________________________________________________

23.

Dentre os processos que compem a fase de Operao de Servios do ITIL encontra-se o processo de (A) (B) (C) (D) (E) gerenciamento tcnico. gerenciamento de aplicao. gerenciamento de requisio. operao de TI. service desk. 29.

(E) Ateno:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

24.

Construir e testar os servios especificados para atender s solicitaes dos stakeholders, so atividades relacionadas pelo ITIL no processo de Gerenciamento (A) (B) (C) (D) (E) da capacidade da fase de Desenho. da disponibilidade da fase de Desenho. da disponibilidade da fase de Transio. de mudana da fase de Transio. de liberao e implantao da fase de Transio.

O processo gerenciar as expectativas das partes interessadas corresponde, respectivamente, ao grupo de processos e rea de conhecimento: (A) (B) (C) (D) (E) execuo; e gerenciamento dos recursos humanos do projeto. execuo; e gerenciamento das comunicaes do projeto. planejamento; e gerenciamento da qualidade do projeto. planejamento; e gerenciamento dos recursos humanos do projeto. monitoramento e controle; e gerenciamento das comunicaes do projeto.

_________________________________________________________

25.

O processo de Gerenciamento da Continuidade dos Servios de TI, no ciclo de vida dos servios baseados no ITIL, executado na fase de (A) (B) (C) (D) (E) Melhoria continuada de servios. Desenho de servios. Estratgia de servios. Operao de servios. Transio de servios.

_________________________________________________________

30.

A anlise de sensibilidade uma tcnica de anlise (A) (B) (C) (D) (E) qualitativa de riscos. quantitativa de riscos. de valor monetrio esperado. de desempenho das aquisies. de modos e efeitos de falha.
TJUPE-Tc.Jud.-Suporte Tcnico-TC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


31. A rea de conhecimento gerenciamento de recursos humanos do projeto NO tem processo que se insere nos grupos (A) (B) (C) (D) (E) 32. Planejamento e Monitoramento e controle. Execuo e Encerramento. Planejamento e Execuo. Monitoramento e controle e Iniciao. Monitoramento e controle e Execuo. 37. Em relao a cdigos de deteco de erro de memria, a distncia de Hamming entre as palavras de cdigo 10001001 e 10110001 igual a (A) (B) (C) (D) (E) 38. 1. 2. 3. 4. 5.

_________________________________________________________

Somando-se os hexadecimais D45 e F133, os resultados correspondentes no sistema decimal e no binrio sero, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 64.746 64.722 65.122 65.143 65.144 e e e e e 1111 0001 0011 0010. 1111 1100 1101 0010. 1111 1110 0110 0010. 1111 1110 0111 0111. 1111 1110 0111 1000.

_________________________________________________________

O algoritmo que, alm de realizar a substituio de pginas, tambm estabelece um tempo mximo que cada pgina pode permanecer ativa na memria, denominado (A) (B) (C) (D) (E) Least Frequently Used. Not Recently Used. Least Recently Used. Working Set. Clock.

_________________________________________________________

33.

As threads de usurio so admitidas acima do kernel e gerenciadas sem o suporte do kernel, enquanto as threads de kernel so admitidas e gerenciadas (A) (B) (C) (D) (E) exclusivamente pela memria RAM. diretamente pela unidade central de processamento. diretamente pelo sistema operacional. exclusivamente por uma deadlock especfica. exclusivamente pelo IPL ou boot.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

39.

um item que NO integra um pipeline de cinco estgios: (A) (B) (C) (D) (E) Execuo de instruo. Decodificao de instruo. Gravao. Busca de operando. Diviso do clock.

34.

Qualidade de Servio (QoS) um tipo especial de roteamento orientado a (A) (B) (C) (D) (E) conexo. So protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o RTSP e o RSVP. conexo. So protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o DHCP e o CIDR. pacote. So protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o RTSP e o RSVP. pacote. So protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o DHCP e o RSVP. pacote. So protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o DHCP e o SNMP. 40.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

No contexto do mdulo executvel de um programa de computador, menor tempo de execuo, menor consumo de memria, maior tempo na execuo de loops, e menor dificuldade de identificao de erros esto associados, respectivamente, aos mtodos (A) (B) (C) (D) (E) compilao, interpretao, compilao, interpretao. interpretao, interpretao, interpretao, compilao. interpretao, interpretao, compilao, compilao. interpretao, compilao, interpretao, compilao. compilao, compilao, interpretao, interpretao.

35.

No IPv4, 176.19.168.25 um endereo classe (A) (B) (C) (D) (E) A para o host 168.25 na rede 176.19. A para o host 176.19 na rede 168.25. B para o host 168.25 na rede 176.19. B para o host 176.19 na rede 168.25. C para o host 176.19 na rede 168.25.

_________________________________________________________

36.

O segundo byte do cabealho do datagrama IP (IPv4) contm o (A) tipo de servio usado para classificar o datagrama para priorizao, uso de recursos da rede e roteamento dentro da rede. tamanho do datagrama, usado para definir o tamanho dos dados transportados pelo datagrama. identificador do datagrama/fragmento, usado para classificar o datagrama para priorizao, uso de recursos da rede e roteamento dentro da rede. TTL, usado para evitar que os datagramas sejam encaminhados pela rede indefinidamente. payload de dados usado para definir o tamanho dos dados transportados pelo datagrama.

_________________________________________________________

41.

(B) (C)

Os computadores manipulam tanto nmeros positivos quanto nmeros negativos, que so representados em complemento a 2. Dado o nmero binrio 01111101, o complemento a 2 resultante ser (A) (B) (C) (D) (E) 11110101. 01111110. 10000001. 01110111. 10000011. 7

(D) (E)

TJUPE-Tc.Jud.-Suporte Tcnico-TC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


42. uma memria no voltil, utilizada tanto em leitura quanto em escrita e pode ser apagada sem ser removida do circuito; seus tipos so NOR e NAND: (A) (B) (C) (D) (E) 43. SDRAM. EEPROM. Registradores. Cache. Flash. (C) (D) (B) 45. Sobre LVM INCORRETO afirmar: (A) Permite ao usurio considerar discos, tambm conhecidos como PV (Physical Volumes), como um volume de armazenamento de dados, consistindo de extenses de tamanhos iguais. Um LV (Logical Volumes) pode conter um nmero de volumes fsicos ou representar apenas uma poro de um volume fsico. O VG (Volume Groups), e no o disco, a unidade bsica de armazenamento de dados. Estrutura-se sobre os esquemas de particionamento atuais, com discos divididos em parties contnuas de tamanho fixo. PEs (Physical Extents) so como blocos de um sistema de arquivos, com regies contnuas do disco muitas vezes com tamanho em megabytes, podendo ser atribudas a um VG.

_________________________________________________________

Em relao sistemas operacionais correto afirmar: (A) Sistemas operacionais utilizam tcnicas de paginao e segmentao para exercer o controle de acesso memria primria, protegendo as reas de memria de uma aplicao do acesso por outra aplicao. Throughput, turnover e turnaround so critrios de escalonamento utilizados por sistemas operacionais. Todo o processo de gerenciamento das threads da categoria ULT (User-Level Thread) realizado pelo sistema operacional. Remover o processo da memria principal e o colocar na memria secundria uma operao tpica do escalonador de curto prazo. Na paginao, o espao de endereo de memria fsica dividido em unidades chamadas pginas. (E)

_________________________________________________________

(B) (C)

46.

Considere o fragmento de script abaixo:

(D)

(E)

_________________________________________________________

INCORRETO afirmar: (A) (B) A linha 1 especifica que o script deve ser executado pelo shell sh. Na linha 2, aspas simples podem ser substitudas por aspas duplas sem alterar a interpretao do comando echo. Se o contedo da linha 3 fosse read arq, o sh, primeiro criaria a varivel arq, e depois, armazenaria o nome do arquivo nesta varivel. Na linha 6, a criao da varivel arq no necessria, j que REPLY pode ser usado no resto do script. Na linha 6, a varivel arq uma varivel local, o que significa que ela existe somente durante a execuo do script.

44.

Em relao aos modelos de entrada e sada, considere:

I.

Na entrada e sada mapeada, o programa v os dispositivos perifricos como endereos de memria, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memria. No modo de transferncia simples o controlador de DMA devolve o controle de barramento CPU a cada transferncia de um byte (ou palavra); no modo de transferncia por bloco o controlador de DMA no devolve o controle do barramento CPU at que toda a transferncia tenha sido efetuada. Na entrada e sada mapeada, se cada dispositivo tem seus registradores de controle em uma pgina diferente do espao de endereamento, o sistema operacional pode dar a um usurio o controle sobre dispositivos especficos, simplesmente incluindo as pginas desejadas em sua tabela de pginas. Os controladores de DMA que usam endereamento de memria fsica para suas transferncias requerem que o sistema operacional converta o endereo virtual do buffer de memria pretendido em um endereo fsico e escreva esse endereo fsico no registrador de endereo do DMA.

(C)

II.

(D)

(E)

III.

_________________________________________________________

47.

Em relao ao Windows Server 2008 INCORRETO afirmar: (A) O parmetro global OpenACLOnProxyUpdates, foi introduzido para que o Grupo de Proxies de Atualizao de DNS atualize os registros de recursos de DNS. GlobalNames uma nova funcionalidade do Windows Server 2008 que resolve nomes de mquinas sem especificar o DNS completo. O NAT um servio no mais atrelado ao RRAS (Routing and Remote Access Services) e sim configurado diretamente pelo Server Manager. A Pilha TCP/IP de ltima Gerao oferece failback para gateways inativos e no apenas a funo de failover, como nos sistemas operacionais anteriores. Com a funo Servios de Domnio Active Directory instalada em um servidor, possvel instalar e configurar automaticamente um servidor DNS, caso no seja localizado um servidor DNS que atenda aos requisitos do AD DS.
TJUPE-Tc.Jud.-Suporte Tcnico-TC

IV.

(B)

(C)

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 8

I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


48. Em relao ao Windows Server 2008 INCORRETO afirmar: (A) No gerenciamento de PKI, os erros reportados por aplicaes quando tentam baixar Certificate Revocation Lists muito longas, podem ser corrigidos aumentando o CRL retrieval timeout. Em uma rede que suporte PKI utilizando o Active Directory Certificate Services, para que os administradores controlem os certificados confiveis e os no confiveis necessrio que os certificados no confiveis sejam adicionados ao Untrusted Certificates Store para o domnio. A nica maneira de criar um novo objeto de Diretiva de Grupo a partir de um GPO de Incio atravs do n Objetos de Diretiva de Grupo. Mover a unidade de disco protegida com BitLocker para um novo computador pode causar a necessidade de recuperao do BitLocker, atravs da utilizao da senha de recuperao armazenada nos AD DS. possvel configurar a auditoria do AD DS com uma nova subcategoria de auditoria para registrar em log valores novos e antigos quando forem feitas alteraes em objetos e seus atributos. 52. No contexto de cpias de segurana, o conjunto de dados duplicados em um servidor, dispositivo NAS ou array RAID que oferece uma cpia das informaes e exige o mnimo de espao em disco, denominado (A) (B) (C) (D) (E) 53. Lan free. Business Copy. SnapShot. Server free. Tape Library.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

Um dos tipos existentes de firewall o filtro de camada da aplicao. Neste modo, o bloqueio realizado ao se analisar (A) (B) (C) a aplicao das regras para determinada camada, como por exemplo camadas IP ou ethernet. endereos de origem e destinos ou nmeros de portas dos pacotes enviados e/ou recebidos. listas brancas ou negras que possuem os nomes das aplicaes bloqueadas ou liberadas para uma determinada topologia. detalhes especficos de cada aplicao, como por exemplo, cabealhos de mensagens de e-mail. a quantidade de acessos de uma aplicao em um endereo ou porta especfica da internet em um determinado perodo de tempo, evitando dessa forma ataques como o denial-of-service (DoS).

(E)

_________________________________________________________

49.

Em relao configurao da diretiva de bloqueio de senhas e contas refinadas no Windows Server 2008, correto afirmar: (A) A aplicao de PSOs (Objetos de Configurao de Senha) diretamente em grupos de segurana global permite aos grupos oferecerem melhor flexibilidade para gerenciar vrios conjuntos de usurios do que as OUs (Unidades Organizacionais). O Continer de Configurao de Senha (PSC) pode ser renomeado ou movido, mas no pode ser excludo. PSOs podem ser aplicados diretamente s unidades organizacionais. Por padro, apenas os membros dos grupos Admins do Domnio e Administradores de Esquemas podem criar PSOs. As diretivas de senhas refinadas se aplicam a objetos de usurio, a grupos de segurana global e a objetos de Computador.

(D) (E)

_________________________________________________________

54.

Sobre o algortimo de criptografia RSA, considere:

(B)

I. O algortimo RSA de caracterstica simtrica, pois


se d pela utilizao de chaves pblicas e privadas.

(C) (D)

II. O algortimo oferece as funcionalidades de criptografia e assinatura digital de mensagens pela utilizao de chaves pblicas e privadas.

III. O RSA se baseia na utilizao de nmeros primos


para a gerao das chaves, sendo que sua segurana garantida pela dificuldade atual de fatorao de grandes nmeros. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 55.

(E)

_________________________________________________________

50.

No Windows Server 2008, o principal modo de aplicar as configuraes de diretiva em um GPO (Group Policy Objects) para usurios e computadores vinculando o GPO a um continer no Active Directory. Nesse caso, os GPOs podem ser vinculados aos seguintes tipos de contineres: (A) (B) (C) (D) (E) usurios, computadores e unidades organizacionais. sites, domnios e unidades organizacionais. computadores, sites e domnios. usurios, domnios e unidades organizacionais. usurios, computadores e sites.

I e II, apenas. I, II e III. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

51.

Na conexo dos componentes de uma rede Fibre Channel, cada tipo de porta tem uma funo. As portas, tambm conhecidas como Inter-Switch Link (ISL), utilizadas para conexo entre dois Fibre Channel switches so chamadas (A) (B) (C) (D) (E) Porta_B. Porta_E. Porta_F. Porta_G. Porta_N.

Para se enviar uma mensagem criptografada do usurio A para o usurio B com a utilizao de infraestrutura de chaves pblicas, necessrio que antes do envio o usurio A cifre a mensagem com (A) (B) (C) (D) (E) a chave privada de B. sua chave pblica. a chave pblica de B. sua chave privada. com a chave privada e B e com sua chave pblica, respectivamente. 9

TJUPE-Tc.Jud.-Suporte Tcnico-TC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova TC, Tipo 001


56. Para se enviar uma mensagem digitalmente assinada do usurio A para o usurio B com a utilizao de infraestrutura de chaves pblicas, necessrio que antes do envio, o usurio A cifre a mensagem com (A) (B) (C) (D) (E) sua chave privada. sua chave pblica. a chave privada de B. a chave pblica de B. a chave privada de B e com sua chave pblica, respectivamente.

57.

Sobre mtodos de ataque a computadores, considere:

I. O cabealho de um pacote IP (Internet Protocol) contm, dentre outras coisas, o endereo da origem e destino do pacote.
Ao se forjar o endereo de origem desse pacote, pode-se fazer acreditar que o remetente algum conhecido do destinatrio.

II. Um forma comum de ataque se d pelo envio de falsas informaes ao destinatrio, muito comumente por e-mail,
fazendo-se passar por comunicao real de alguma entidade e requisitando que se enviem ou atualizem dados privados como senhas bancrias, e nmeros de carto de crdito em uma pgina falsa na internet.

III. Uma falha de implementao faz com que a escrita de variveis durante a execuo do programa, em especial arrays,
ultrapasse seu tamanho estabelecido, ocorrendo uma invaso de memria, que pode levar a erros ou a execuo de um cdigo arbitrrio, utilizado para invaso do sistema. Os itens se referem, respectivamente, aos mtodos de (A) (B) (C) (D) (E) buffer overflow, DdoS e hijacking. DDoS, hijacking e flood. flood, hijacking e DoS. phishing, DoS e flood. spoofing, phishing e buffer overflow.

58.

A interceptao da comunicao entre dois computadores ou mesmo a explorao de cookies armazenados para a obteno da chave de sesso, conseguindo, desse modo, acesso no autorizado a um sistema conhecida como (A) (B) (C) (D) (E) spoofing. phishing. flood. hijacking. buffer overflow.

59.

Considere:

I. Uma rede compartilhada onde a informao e separada de outras no mesmo meio, de modo que apenas o destinatrio
pretendido tenha acesso.

II. Um conceito arquitetural no qual uma ou mais camadas de protocolo so repetidas, criando uma topologia virtual no topo
da topologia fsica.

III. Faz uso da infraestrutura pblica de comunicaes, como a internet, para proporcionar acesso remoto e seguro a uma
determinada rede localizada geograficamente distante do local de acesso. Os itens acima se referem a tecnologia conhecida por: (A) (B) (C) (D) (E) NAT. VPN. IDS. IDS e IPS. Proxy.

60.

Anlise de comportamento de redes, ou NBA, da sigla, em ingls, Network Behavior Analysis, uma tcnica que examina o trfego da rede em busca de ameaas que geram fluxos no usuais, como DdoS e violaes de polticas da empresa ou um sistema cliente provendo servios de rede para outros sistemas. Essa tcnica de anlise uma caracterstica (A) (B) (C) (D) (E) dos sistemas IDS e IPS. do sistema firewall. do sistema antivrus. do sistema NAT. do sistema VPN.
TJUPE-Tc.Jud.-Suporte Tcnico-TC

10

www.pciconcursos.com.br

You might also like