You are on page 1of 4

O Problema das Cartas mal endereadas de Nicolaus Bernoulli e Euler: uma nota sobre como Euler resolveu brilhantemente

um problema interessante
Daniel Cordeiro de Morais Filho (daniel@dme.ufcg.edu.br) Mario Srgio Alves Ferreira (mario@dme.ufcg.edu.br) Universidade Federal de Campina Grande Introduo Vamos resolver o seguinte problema: De quantas maneiras distintas pode-se colocar cartas em envelopes, endereados a destinatrios diferentes, de modo que nenhuma das cartas seja colocada no envelope correto? Supondo que a carta deve seguir para o destinatrio com endereo no envelope , a resposta do problema quando 2. Veja o desenho:

Nesse caso temos as possibilidades: . J quando , a resposta 6, pois nesse caso, temos as possibilidades: . Mas qual a resposta para o caso geral? Esse problema foi originalmente proposto por Nicolaus Nicolaus Bernoulli Bernoulli (1687-1759), sobrinho dos eminentes matemticos Jacob (1654-1705) e Johann (1667-1748), da prestigiosa famlia Bernoulli, que mais produziu matemticos em toda histria. A contribuio de Nicolaus para o estudo e desenvolvimento da matemtica pode ser aferida na numerosa correspondncia (mais de 560 cartas!) que trocou com vrios colegas, dentre os quais Leonard Euler (1707-1783). Leonhard Euler Ao longo de sua prolfera vida, Euler foi um grande resolvedor de problemas matemticos. Alguns desses problemas abriram novos campos de pesquisa matemtica, como o problema formulado no comeo do artigo. Talvez Euler se interessou pelo problema das cartas mal endereadas por se tratar de

uma questo curiosa e desafiadora da teoria das permutaes, hoje chamada permutao catica. Uma permutao de elementos dita catica se, ao permutarmos esses elementos, nenhum deles continua em sua posio original. Com essa interpretao, o problema das cartas mal endereadas toma a seguinte formulao, mais moderna e mais geral: Qual o nmero de permutaes caticas de elementos? A resposta que daremos para essa pergunta a soluo original do prprio Euler. O que nos faz apresent-la a maneira como Euler resolveu esse problema, usando idias originais e simples, apenas com algumas manipulaes algbricas, plenamente inteligveis por alunos do ensino mdio. Com essa soluo, alunos e professores podem constatar que problemas de contagem podem ser muito interessantes, e, para resolv-los, no suficiente classific-los em um problema de arranjo, permutao ou combinao e simplesmente usar uma frmula. Em geral, diferentemente do que faremos, o nmero de permutaes caticas obtido usando-se diretamente o Princpio da Incluso-Excluso. Apreciemos a soluo de Euler: Chamaremos o nmero de maneiras de se colocar cartas em envelopes, endereados a destinatrios diferentes, de modo que nenhuma das cartas seja colocada no envelope correto (em outras palavras, o nmero de permutaes caticas de elementos). Sejam as cartas C1, C2, ... , Cn , e os envelopes E1, E2, ... , En.. A princpio, a soluo dividida em dois casos: (i) C1 colocada em E2 e C2 colocada em E1; (ii) C1 colocada em E2 e C2 no colocada em E1. O caso (i) tem solues e o caso (ii) tem solues. Assim, o nmero de solues no caso em que C1 colocada em E2 + . Esse nmero de solues o mesmo no caso em que C1 colocada E3, que C1 colocada em E4, ... , que C1 colocada em En. Contando todos os casos possveis, ser dado por: = + ]. (I)

Com isso, o matemtico obteve uma frmula de recorrncia, que ainda precisava ser melhorada para encontrar . Ele reescreveu a frmula anterior como (II) Aplicando a equao (II), sucessivamente, para , obtem-se:

Multiplicando as cancelamentos, segue-se que:

equaes anteriores e fazendo os devidos

Como

tem-se: (III)

Assim, o grande resolvedor obteve uma equao bem melhor do que (I), por conter para nmeros sucessivos. Para encontrar , ele dividiu a equao (III) por , donde:

Aplicando a equao (IV) para os sucessivos valores de

, tem-se:

Agora sim, adicionando as

equaes anteriores, chega-se a:

Sabendo que

, a igualdade anterior resulta em:

Finalmente, Euler encontrou a resposta do problema das cartas:

Genial, no acham? Agora, na poca de Natal, o leitor pode prontamente responder pergunta do presente do amigo oculto:

De quantas maneiras as pessoas de um grupo de amigos podem sortear seus amigos ocultos, sem que uma pessoa sorteie-se a si mesma? Quem desejar saber mais sobre combinaes caticas sugerimos as trs ltimas referncias mencionadas no final do texto. Bibliografia [1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonhard_Euler [2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Bernoulli [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Jakob_Bernoulli [4] Dorrie, H., 100 Great Problems of Elementary Mathematics, their history and solution, Dover Publications, 1958. [5] Eves, H., Introduo Histria da Matemtica, Editora UNICAMP, 2004. [6] Morgado, A. C. et al., Anlise Combinatria e Probabilidade, SBM, Coleo do Professor de Matemtica. [7] Santos, J. P. et al., Introduo Anlise Combinatria, Rio de janeiro, Editora Cincia Moderna Ltda., 2007. [8] Pereira, A. G. & Campos, V. S. M. , Anlise combinatria, Permutaes Caticas, Aula 8 do Programa Universidade a distncia, UNIDIS Grad, EDUFRN, 2006.

You might also like