You are on page 1of 20

Tuareg, os homens azuis do Sahara: histria de um povo nmade

Luiz Dario Ribeiro e Maria Eliane Caminha Leal1


Resumo Este artigo se prope a examinar a trajetria dos Tuareg, um dos povos nmades do Sahara, procurando resgatar sua ancestralidade e historicidade, na medida em que busca explicar sua presena no comrcio do ouro nas rotas transaarianas, e seu papel na expanso do islamismo no continente africano. Em seu desenvolvimento, reala os pressupostos capazes de explicar as rupturas e as persistncias que contextualizaram seu processo histrico. Palavras-chaves: Intercmbio. Nmades. Rotas Transaarianas.

1 Introduo
Os Tuareg2 esto includos entre as sociedades autctones que resistiram ao extermnio provocado pelos invasores ao longo do tempo. Sua luta tem sido a de defender o direito de permanecer no mesmo territrio de seus antepassados, praticando as antigas tradies e vivendo em harmonia com os valores que expressam sua cultura. Tambm conhecidos como os homens azuis3 do Sahara4, os Tuareg desempenharam um papel significativo no comrcio do ouro e na expanso do islamismo a partir do Maghreb5, atravs do Sahara, e seguindo na direo sul para a regio do Bilad al-Sudan6. No entanto, apesar de seu envolvimento como ator histrico nestes processos, ainda persiste a noo preconceituosa de serem um povo de m ndole e com costumes brbaros. Idia denunciada nas fontes escritas em lngua rabe, que segundo Hrbek, predominavam
1 2

Docente da UFRGS (e-mail: teixeira.ribeiro@ufrgs.br). Acadmica de Histria.

Tuareg a forma plural e designa tanto um grupo dos habitantes do Sahara como a totalidade deles. Targu a forma singular, aplicada a um indivduo tambm habitante do Sahara. Em ambos os casos, a denominao exclusiva para os habitantes do Sahara.
3 Esta designao resulta do conhecimento que os Tuareg detm respeito da tcnica de tingir suas vestimentas com a cor ndigo, que com o tempo perdem a pigmentao e deixam a pele com tons azulados. 4 Sahara, em rabe significa deserto e se refere regio do Maghreb, no norte do continente africano, incluindo a costa do Oceano Atlntico at o Mar Vermelho.

A expanso rabe a partir do sculo VIII cunhou duas expresses para distinguir o mundo rabe do Ocidente. Conforme destaca Linhares, a regio ao norte da frica foi designada como Maghreb, em oposio Machrek, o mundo rabe do Oriente, em funo da diversidade do ponto de vista tnico e das diferenas na linguagem e na prtica dos costumes. (LINHARES, Maria Yedda. Oriente Mdio e o Mundo dos rabes. So Paulo: Brasiliense, 1982, p. 19).
5 6

Regio da frica ocidental, identificada nos textos rabes como o pas dos negros.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

35

entre os sculos IX e XV7, quando o autor analisou os testemunhos documentais referentes histria da frica. Entre os poucos registros sobre os povos nmades, se destacam os escritos de Ibn Battta, onde ele narra seu encontro com os Tuareg durante o ms de Ramadan, experincia emblemtica do preconceito de Ibn Battta para com estes povos, revelando que entre eles no havia nada de bom.8 Julgamento justificado, segundo suas palavras, porque Um de seus chefes saiu em nosso encontro e deteve a caravana, at que se comprometessem a pagar em tecidos ou outros objetos, para nos deixar passar.9 Uma noo que foi perpetuada em seus relatos de viagem, e mais tarde apropriada pela ideologia colonial e disseminada no imaginrio dos europeus, seguindo a lgica de seus valores eurocntricos. O historiador marroquino Laroui, ao afirmar na apresentao de sua obra que No sculo XIX surgiram duas historiografias mutuamente hostis ao se referirem ao mbito de difcil definio que constitui o Maghreb, a colonial e a nacionalista10, menciona a extenso que este preconceito atingiu, inclusive transparecendo em muitos trabalhos acadmicos. Procurando reconstruir a histria do Maghreb a partir da viso que um maghrebi tem de sua prpria terra11, Laroui desenvolveu uma profunda anlise crtica de vrias obras, pontuando que h, com clareza ou com sentido dbio, referncias ao Maghreb como a zona que no produz idias12 e seu povo estando sempre um passo atrs13, quando comparado com o mundo mediterrneo. O foco desta abordagem est voltado para os eventos compreendidos entre os sculos VIII e XVI na regio do Maghreb e do Sahara, em especial na poro que atualmente corresponde aos territrios dos pases da Arglia, Lbia, Mali, Mauritnia e Nger; e no Sahel14, na regio do Bilad al-Sudan, para onde se dirigiam as caravanas na busca do ouro dos negros.
7

KI-ZERBO, J. (Coord.). Histria da frica Negra. In: HRBEK. I. As fontes escritas a partir o sculo XV. So Paulo: tica, 1980. v. I, (cap. 6), p. 139.

Conforme o texto, em espanhol, [..] entre los cuales no hay nada de bueno (IBN BATTUTA. Atravs del Islam. Madrid: Allianza, 1987, p. 792).

9 Conforme texto, em espanhol, Uno de sus principales sali a nuestro encuentro y detuvo la caravana hasta que se comprometieron a pagarle en telas y otros objetos por dejarnos pasar (Ibid., p. 792). 10 Conforme o texto, em espanhol, Em el siglo XIX surgieron dos historiografias mutuamente hostiles referidas a esse mbito de difcil definicion que constituye el Maghreb, la colonial y la nacionalista (LAROUI, Abdallah. Historia del Magreb, desde los orgenes hasta el despertar magreb. Madrid: Mapfre, 1994, p. 1). 11 12

Conforme o texto, em espanhol, visin que um magreb tiene de su propia tierra (Ibid., p. 14).

O autor se refere obra The United States and North Africa, de E. G. Gallagher, na qual, define o Maghreb como zona que no produce ideas (Ibid. , p. 33).
13 14

O autor se refere obra Histoire Ancienne, de Gsell, p. 236-274 (Ibid., p. 104).

Sahel, em rabe significa costa, margem ou litoral. Conforme a explicao de Alberto da Costa e Silva, Sahel a praia do deserto, cujos limites se alargam ou se retraem, de acordo com o volume e a distribuio das chuvas (SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lana: a frica antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996, p. 13).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

36

Para reafirmar a presena dos Tuareg no referido contexto, este estudo priorizou as imagens cartogrficas contidas no Atlas Catalo15 e a meno de Vilar ao analisar a procedncia do ouro africano:
O Atlas Catalo, de 1375-80, representa admiravelmente toda a frica do Norte, mas a embocadura do Nger, na Guin, aparece nele ocupada por uma simples figura simblica, um rei negro, dono do ouro; entre as duas, ao sul do Atlas, representado por uma linha contnua, um homem num camelo, com a seguinte legenda: Toda esta regio ocupada por homens envoltos em mantos, de que s se vem os olhos; vivem em tendas e fazem cavalgadas em camelos. 16

Segundo Vilar, Temos, assim trs mundos: O Maghreb conhecido, o deserto das caravanas (Mediterrneo saariano) e o mundo negro misterioso, origem do ouro.17 O Atlas Catalo, interpretado conforme os princpios da metodologia iconogrfica, seguem as orientaes de Burke, para quem a interpretao de imagens atravs de uma anlise de detalhes18 um modo vivel de extrair informaes e construir novos saberes, pois toda a imagem conta uma histria.19 Para Burke a leitura de formas simblicas disponibiliza aos estudiosos mais um recurso para recuperar as experincias passadas dos homens, alm dos documentos escritos. Nesta perspectiva, o Atlas Catalo se transforma no testemunho de um momento histrico, desde que seja interpretado com o olhar isento de preconceitos. A contribuio pretendida com este texto reside na tentativa de despertar o interesse para a histria dos Tuareg, cujo conhecimento ainda bastante limitado, dado as dificuldades de acesso a uma bibliografia especfica. As informaes disponveis, em sua maioria, se referem aos Tuareg de forma generalizada, confundindo este grupo com os demais povos berberes que vivem no Sahara, transitando no mesmo espao fsico e levando um estilo de vida similar, mas diferentes em termos histricos e culturais. Outro aspecto relevante na bibliografia disponvel, diz respeito maneira quase casual e descompromissada das anlises sobre a participao dos Tuareg na histria do Maghreb. Uma lacuna que este estudo denuncia, com a inteno de chamar ateno, neste nosso universo cultural
15 O autor do Atlas Catalo foi provavelmente Jehuda Cresques, natural de Mallorca, na Espanha, filho do tambm cartgrafo judeu-catalo Cresques Abrao. O Atlas foi desenhado por volta de 1375, pedido do Imperador Carlos V. Durante as perseguies s famlias judias, Jehuda Cresques foi obrigado a converter-se ao cristianismo, adotando o nome de Jaume Riba. H registro de um Mestre Jacome de Mallorca na escola naval de Sagres, em Portugal, em 1420, o que levou muitos pesquisadores a acreditar que se trata da mesma pessoa. 16 17 18 19

VILAR, Pierre. Ouro e Moeda na Histria (1450-1920). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 51. Ibid., p. 51. BURKE, Peter. Testemunha ocular: histria e imagem. So Paulo: EDUSC, 2004, p. 41. Ibid., p. 175.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

37

to distante e to diverso, para um povo que produziu sua histria e interferiu na histria de outros povos. O que vem explicar o carter mais introdutrio deste texto, procurando mostrar a diversidade de perspectivas que ficaram evidentes ao longo de sua estruturao, para serem contempladas em futuros trabalhos acadmicos. As palavras de origem rabe e berbere, enunciadas ao longo da exposio, so provenientes em sua maioria da obra de Vazquez-Figueroa20, onde o autor explica que todas as notas citadas contaram com a colaborao da jornalista Sukaima Al Haj. Neste sentido, tambm o trabalho de Alberto da Costa e Silva e os captulos abordados da obra Histria da frica Negra, sob a coordenao de J. Ki-Zerbo, foram de grande valia. Feito estas colocaes e ressalvas, chegado o momento de adentrar no mundo do infinito nada do deserto sem fronteiras21, onde ao longo dos tempos os Tuareg continuam transitando nas mesmas rotas no Sahara.

2 Sahara
Considerado o maior deserto do mundo, com cerca de oito milhes de quilmetros quadrados, o Sahara se estende por cerca de cinco mil quilmetros de dunas de areia, pedras e macios rochosos, desde a costa do Oceano Atlntico at o mar Vermelho, ocupando a poro norte do continente africano. O Sahara se caracteriza pela aridez, pelas temperaturas que sofrem grandes oscilaes e pelos ventos22 fortes e gelados, que constantemente esto a remodelar as dunas e o perfil do seu horizonte. neste universo que os Tuareg permanecem vivendo sua histria, seguindo rotas que se mantiveram inalteradas por sculos, traadas em caminhos de areia que somente os homens do Sahara conseguem reconhecer. A sobrevivncia deste povo nmade sempre dependeu de sua relao com a natureza, que respeitam e temem, pois com ela adquiriram a sabedoria de como enfrentar o medo da escassez de gua. Para os Tuareg o Sahara o seu baraka, o destino designado por Al, tudo o que precisam saber para continuar vivendo nas areias e sobrevivendo nos osis.23 Independente de sua extenso, os osis sempre tiveram um grande significado para os povos do Sahara, pois alm da presena da gua, era o ponto de confluncia das caravanas, o que permitiu contatos culturais e comerciais entre os povos. A importncia dos osis como centros de trocas, pode ser explicada pelo delineamento das rotas, traadas estrategicamente de modo a cruzar pelos osis situados ao longo de suas trajetrias. Para
20 O autor Alberto Vzquez-Figueroa nasceu em Santa Cruz de Tenerife em 1936; passou grande parte de sua infncia no Sahara e mais tarde foi viver em Madrid. 21

Expreso de Alberto Vzquez-Figueroa, se referindo a vastido do Sahara (VZQUEZFIGUEROA, Alberto. Tuareg. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 31). Hamart, nome do vento temido pelos povos do deserto, causador das tempestades de areia. Wha, em rabe.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

22 23

38

Silva, o Sahara foi a barreira natural que distanciou a frica negra do Mediterrneo24, pois mesmo sendo a regio de contato entre os povos acostumados a suportar suas duras condies, tambm foi um impasse ao deslocamento dos povos que viviam abaixo da regio do Sahel, e mais adiante, no Bilad al-Sudan, gerando o isolamento destes povos em relao ao Maghreb. A idia de barreira natural tambm pode ter uma outra leitura, aquela que percebe no obstculo um elemento de impulso s trocas culturais e comerciais, o que poderia explicar a circulao de produtos trazidos de terras distantes para serem negociados nos prprios osis, ou para serem levados pelas caravanas e comercializados em outros mercados e para outros povos. Percorrer as longas distncias do Sahara s se tornou vivel com a disseminao do camelo25 no solo africano, o que ocorreu nos trs primeiros sculos da nossa era. Quando as tribos nmades adotaram este animal como meio de transporte foi possvel penetrar, cada vez mais, no interior do Sahara, e neste avano o camelo foi se transformando em um smbolo de poder e riqueza26 para os povos do Sahara. Nos confrontos tribais o camelo foi decisivo para as vitrias, e conforme Silva salienta, as tribos cameleiras reduziam obedincia ou a servido os habitantes dos osis27, reforando seu prestgio e aumentando seus domnios. Foi neste cenrio e nestas condies que os Tuareg se transformaram nos senhores do Sahara, controlando as rotas transaarianas que ligavam o Maghreb ao Bilad al-Sudan. O Sahara nem sempre foi este mundo de areia que hoje conhecemos. No perodo Neoltico28 o Sahara era recortado por rios e recoberto por uma espessa vegetao, onde viviam numerosos rebanhos e circulavam povos caadores, pescadores e agricultores. Nestas condies geogrficas e climticas viveram as culturas ancestrais dos povos do Sahara. De acordo com as pesquisas de Desanges, as dataes recentes por radiocarbono indicam que o emprego da cermica difundiu-se a partir do Sahara central e oriental, sugerindo que os incios da produo da cermica podem ser fixados no VIII milnio a.C, do Ennedi ao Hoggar29, regies que sculos
24 25

SILVA, 1996, p. 18.

Os Tuareg preferem uma espcie de camelo mais magra, mais gil e mais alta que a comum, conhecida pelo nome de Mehari. Alguns autores no fazem distino entre camelo e dromedrio e usam tanto um termo quanto o outro em seu texto, como o caso de Alberto Costa e Silva. Enquanto P. Salama explica que trata-se mais exatamente do dromedrio, originrio do Oriente Prximo (Ibid., p. 249); (MOKHTAR, G. (Coord.). A frica Antiga. In: SALAMA, P. O Saara durante a antiguidade clssica. So Paulo: tica, 1980. v. II, p. 543, cap. 20). Os camelos sempre foram muito bem cotados nos mercados freqentados pelos povos do deserto, e a riqueza de um indivduo era contabilizada de acordo com o nmero de camelos que ele possua. Noo que ainda hoje permanece na cultura destes povos.
26 27 28

SILVA, op. cit., p. 249.

Por conveno, o termo Neoltico empregado para designar o aparecimento de novas tcnicas, em particular a arte da cermica, o polimento da pedra, o incio da domesticao de animais, a agricultura e a urbanizao.
29

MOKHTAR, 1980, p. 431, cap. 20.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

39

depois foram identificadas como os territrios dos Tuareg. Nestas reas foram encontradas fortes evidncias da existncia de uma civilizao agrcola, retratada nas pinturas de Tassili NAjjer30 e datada para o perodo entre o IV e o III milnio a.C. Alm das gravaes rupestres tambm foram encontrados inmeros vestgios, tais como: monumentos monolticos, tumbas de pedra, cavernas com indcios de terem sido utilizadas como cemitrios, fossos circulares que podem ter sido usados como depsitos de trigo, carros puxados por cavalos, jias de metal, peas de vidros e de couro, esculturas, vasos de cermica e smbolos da fecundidade representados por figuras femininas. Artefatos arqueolgicos de tamanha relevncia que, mais recentemente, tem levado alguns historiadores a revisar suas interpretaes, buscando um re-significado para o passado do Sahara. At ento, as pesquisas tm apontado para um passado que foi testemunha do florescimento de uma cultura superior, com caractersticas similares s das culturas que se desenvolveram no Oriente Prximo, no oeste e no sul da Europa. Por outro lado, alguns estudiosos so unnimes em afirmar que as pinturas atribudas raa Cr-Magnon do paleoltico superior, encontradas nas cavernas no sul da Frana e no norte da Espanha, revelam uma semelhana nos traos e sugerem um elo com a civilizao do Sahara. Idia compartilhada com alguns pr-historiadores, que enfatizam as semelhanas fsicas dos homens da raa de Cr-Magnon, ruivos e de olhos azuis, com os antigos povos da Lbia, de tez clara, retratados nos documentos egpcios tambm como homens ruivos e com olhos azuis. Um argumento para justificar esta interpretao que entre os povos do Sahara, em particular na regio do Atlas, ainda hoje so encontrados homens ruivos e com olhos azuis. A partir de meados do III milnio a.C, as condies climticas no norte africano se alteraram profundamente e o Sahara foi tornando-se cada vez mais rido e menos povoado. No processo de dessecao do Sahara, a ento florescente civilizao agrcola foi forada a se deslocar para regies mais frteis e assimilar um outro ritmo civilizacional, diverso daquele que at ento vinha se desenvolvendo, que era semelhante ao de outras culturas, em outras regies. O ressecamento do Sahara acabou gerando novas realidades e ao mesmo tempo em que levou disperso e ao isolamento de seus habitantes, tambm criou novas dinmicas que recaracterizaram os povos e imprimiram especificidades em suas culturas. Ao longo do I milnio a.C, o processo das mudanas climticas se completou e o Sahara se transformou no aspecto que tem hoje. Neste novo meio ambiente, a permanncia dos povos dependeu no s da adaptao
Regio rochosa em pleno deserto, onde foram encontradas gravaes e pinturas rupestres testemunhas da cultura ancestral dos atuais habitantes do Sahara. Estas pinturas retratam arqueiros, nadadores, danarinas, assim como os animais tpicos das estepes e savanas, as girafas, elefantes, rinocerontes, bfalos, antlopes, lees e avestruzes. Elas foram descobertas em torno de 1933, mas somente quando o territrio foi explorado por uma expedio francesa dirigida pelo arquelogo Henri Lhote, entre 1956 e 1957, que comearam a despertar o interesse dos pesquisadores.
30

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

40

fsica, mas tambm de um novo modo de vida, limitado pela extrema escassez de gua. Contudo, Desanges informa que subsistiram durante longo tempo afloramentos lacustres do lenol fretico31, na regio de Fezzan32, hoje territrio dos Tuareg, o que permite pensar na possibilidade de ter ocorrido uma continuidade civilizacional nesta regio. Se o homem foi capaz de se adequar s novas condies ambientais, o mesmo no aconteceu com o cavalo33, que no resistiu falta de gua e ao calor excessivo. Em torno de 200 a.C, o cavalo foi sendo gradativamente suplantado pelo camelo e, com este animal como meio de transporte, se intensificavam as trocas nas rotas transaarianas.

3 Os Garamantes: antigo povo da Lbia


A partir do sculo VIII, a expanso rabe causou a fragmentao das sociedades berberes remanescentes, na medida em que penetrava no Sahara. Simultaneamente, muitos traos singulares da cultura dos povos nmades, at ento isenta de influncias estrangeiras, foram exterminados, o que explica as dificuldades enfrentadas pelos historiadores e arquelogos na busca de indcios que esclaream a origem destes povos. Salama salienta a ausncia de recursos confiveis para estudar os povos do Sahara, declarando que:
Na ausncia de uma cronologia absolutamente confivel, parece difcil avaliar a priori o progresso da civilizao saariana na Antiguidade, principalmente porque no se sabe ao certo se as diferentes zonas deste vasto territrio se desenvolveram uniformemente. 34

A historiografia explica que o processo de disperso gerado pela chegada dos rabes no Maghreb impulsionou os Tuareg na direo dos macios da regio central do Sahara, conhecidos geograficamente pelas denominaes de Hoggar, Adrar, Ifora e Ayr. As condies de difcil acesso a estes refgios permitiram aos Tuareg manterem seus hbitos e costumes mais tempo ilesos da influncia rabe. No entanto, no conseguiram impedir
31 32

MOKHTAR, 1980, p. 433, cap. 20.

Desanges cita Plnio o Velho e sua meno ao lago salgado de Apuscidamo, ou Cidamum, assim como a presena de pntanos entre Nefzaoua e Gadames, aos quais al-Bakr faz referncias em sua obra Description de IAfrique Septentrionale (p. 116). (MOKHTAR, G. (Coord.). A frica Antiga. In: DESANGES, J. Os Protobrberes. So Paulo: tica, 1980. v. II, cap. 17, p. 433). A introduo do cavalo representou um avano para os povos lbios e h um consenso entre os pesquisadores, em um primeiro momento, o cavalo foi o meio de transporte responsvel pela penetrao no interior do Sahara. As gravaes rupestres de Tassili NAjjer tambm apontam nesta direo. Os cavalos utilizados por estes povos eram de pequena estatura, tinham dorso proeminente e eram conhecidos como cavalos bardo, cavalgados pelas tribos mongis. Estes cavalos foram dominantes at a chegada dos rabes, introduzidos na frica atravs do Egito, durante a invaso dos hicsos, como animal de guerra.
33 34

MOKHTAR, 1980, p. 532, cap. 17.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

41

o crescente processo de islamizao entre as tribos Tuareg, explicado porque o isl35 se desenvolveu a partir dos intercmbios comerciais nas rotas transaarianas. Em seus territrios, os Tuareg se dividiam em tribos, que por sua vez eram compostas de diversas subtribos. Gellner salienta que os povos Tuareg possuam uma classificao altamente hierrquica entre grupos tribais36, o que se refletia no controle das rotas e dos intercmbios comerciais. As tribos de maior prestgio atendiam pelo nome de Kel Ahaggar ou Kel Hoggar; Kel Adagh ou Kel Iforas; Kel Tademekkt; Kel Lullemmeden e Kel Ayr, e ainda hoje continuam tendo supremacia sobre as demais. No sculo XIX, a expanso imperialista das potncias europias alcanou o Sahara e, nestas condies e regies, os europeus encontraram os povos Tuareg. Portanto, resgatar a ancestralidade dos Tuareg significa partir da anlise destas tribos e concentrar a ateno nestas regies, pois segundo Salama, possumos dados mais precisos para duas regies: o Hoggar e o Fezzan.37 Os Tuareg da regio de Hoggar ainda hoje narram a origem de seus ancestrais a partir de uma lenda local, que reala a figura de uma rainha vinda de Tafilet, uma rea localizada no sudeste do atual Marrocos. Em tempos remotos, Tin Hinan teria surgido montada no dorso de um camelo branco no osis de Abalessa, localizado nas proximidades de Tamanraset, na companhia de uma serva chamada Takama. Esta explicao tem uma origem lendria e vem sendo repassada de gerao para gerao pela tradio oral. Uma lenda que desperta o interesse dos historiadores, j que Salama afirma que na regio de Hoggar, na segunda metade do sculo IV da era crist, a pirmide scio poltica tinha em seu topo uma mulher.38 Foi tambm nesta regio, mais especificamente nos arredores do osis de Abalessa, que o tmulo de uma soberana foi descoberto, junto com uma srie de artefatos que sugerem a presena de mulheres da raa branca. Elementos que evocam a lenda de Tin Hinan e que podem vir a explicar o tratamento respeitoso que os povos Tuareg sempre dedicaram s suas mulheres, as quais desfrutavam de uma liberdade que contrariava os preceitos religiosos da tradio do Isl. Para as tribos Tuareg da regio de Fezzan, uma outra lenda39 narra que seus ancestrais, descendentes de uma raa culta e poderosa, teriam vindo da ilha de Creta no tempo dos Faras. Eram identificados como um povo guerreiro que tentou invadir o Egito, mas delatados por uma mulher, perderam a batalha. Durante a fuga, alguns guerreiros se deslocaram para
O Isl (com maiscula) significa a comunidade dos povos que professam a religio mulumana, o isl (com minscula).
35 36

GELLNER, Ernest. Antropologia e Poltica: revolues no Bosque Sagrado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 187.
37 38 39

MOKHTAR, 1980, p. 533, cap. 17. Ibid., p. 533. Vzquez-Figueroa faz meno a esta lenda em sua obra (VZQUEZ-FIGUEROA, 2002, p. 141).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

42

o leste e se estabeleceram junto ao mar, dando origem ao povo Fencio, os homens que dominaram os mares. Outros seguiram para o oeste e criaram um poderoso reino na regio de Fezzan, hoje territrio da Lbia, conhecido pelo complexo sistema de irrigao composto de canais40 subterrneos para o transporte da gua. Estes povos deram origem aos Garamantes, os homens que dominaram o Sahara. Na busca de informaes que possam auxiliar na elucidao da lenda que deu origem aos Garamantes, ou a origem dos lbios como provenientes da ilha de Creta, o historiador Olderogge cita em sua obra um autor latino que diz que alguns dos lbios parecem etopes, outros so originrios da ilha de Creta.41 As referncias e as inscries em monumentos egpcios e fontes gregas tambm informam que a antiga populao da Lbia era bastante heterognea em termos de cor de pele: h aluses a povos com pele clara e olhos azuis, assim como povos com pele mais escura. De acordo com as recentes investigaes no Fezzan e na Arglia saariana, Salama relata que na Antiguidade, o Sahara central e meridional era povoado predominantemente por elementos brancos altos, de aspecto mediterrneo [...] de grande volume craniano [...] rosto mais ou menos longo e estreito [...] membros delgados caractersticas morfolgicas idnticas s dos Tuareg modernos.42 Contudo, devido gradativa ocupao dos territrios saharianos e sahelianos e dos contatos das tribos Tuareg com os agricultores sedentrios e com os inimigos capturados e incorporados como escravos em suas tribos, o aspecto fsico original dos Tuareg, branco e mediterrneo, acabou se alterando. Os Tuareg sofreram um processo de mestiagem e hoje podem ser tanto de origem saariana como de procedncia subsaariana. H poucas informaes sobre os Garamantes, o antigo povo da Lbia, e alm das referncias dos gregos e romanos, os estudiosos contam com as escavaes arqueolgicas nas reas onde eles fundaram cidades, como sua capital conhecida por Garama43. Nesta cidade, os vestgios indicam que os Garamantes praticaram o comrcio do sal, do trigo e de escravos com os romanos, e importaram vinho, leo e outros produtos necessrios. No sculo V a.C, Herdoto44 descreveu os Garamantes como um povo guerreiro que vivia em uma nao muito grande, como criadores de gado, agricultores e caadores, acentuando que seus soldados conduziam carros45
40 41

Eram chamados de foggaras pelos Garamantes.

Conforme a referncia do autor: (KI-ZERBO, J.). (Coord.). Histria da frica Negra. In: FOERSTER, 1893 apud OLDEROGGE, D. Migraes e diferenciaes tnicas e lingsticas. So Paulo: tica, 1980. v. I cap. 11, p. 389.
42 43 44

MOKHTAR, 1980, p. 531, cap. 11. Hoje a atual cidade de Germa. Viveu em torno de 400 a.C.

45 J. Desanges explica que a origem dos carros saarianos permanece desconhecida: inteiramente em madeira e de concepo bastante simples, poderiam ter sido produzidos segundo tcnicas originais (MOKHTAR, 1980, p. 440, cap. 17).

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

43

puxados por quatro cavalos46. Segundo Herdoto, este povo dominou uma antiga rota de comrcio atravs do Sahara, desde a costa da atual Lbia at o rio Nger, e seu reino exercia um controle sobre toda a regio de Fezzan, arrecadando tributos das tribos nmades e sedentrias dos arredores. Se no primeiro momento, os Garamantes tentaram impedir o avano dos romanos nas fronteiras meridionais do Maghreb, conforme esclarece Salama, em seguida, o reino dos Garamantes se transformou em um tipo de Estado-cliente do Imprio. 47 Aliana que gerou contatos e trocas, comprovadas nas runas de uma casa de banho romana encontrada em Garama. O declnio da civilizao dos Garamantes est associado s violentas alteraes climticas ocorridas no norte africano, que alm de destrurem seu modo de vida, romperam com sua unidade. Os povos Tuareg podem representar o reagrupamento dos Garamantes, ressurgidos da fragmentao e disperso no Sahara. Warmington refora esta idia ao revelar que a semelhana observada entre a escrita lbia e o alfabeto Tuareg dos tempos modernos continua inexplicada48, uma lacuna que pode significar o elo que falta para esclarecer a ancestralidade dos Tuareg. Salama concorda com a possvel relao de parentesco entre os lbios e os Tuareg, declarando que: vrios pontos so inquestionveis. O dessecamento do clima no matou o deserto: a atividade humana se manteve. As lnguas e a escrita se consolidaram. Com a difuso do camelo, diminuram os problemas de transporte e comunicao.49 O contexto descrito por Salama remete a uma dialtica relevante para a disperso dos povos nmades no Sahara, idia que Willis compartilha e considera como a responsvel na consolidao das redes de mercadores de longa distncia.50

4 Os Tuareg e as rotas transaarianas: intercmbios comerciais e a expanso do isl


As pesquisas indicam que na Antiguidade clssica trs rotas atravessavam o Sahara, no sentido norte e sul. As duas primeiras rotas interligavam o Marrocos e a Tunsia regio da cidade de Timbuktu; enquanto a terceira rota partia da Lbia, atravs de Fezzan e na direo do lago Chade. Mesmo considerando que as rotas ainda demandam estudos
46 Silva tambm se refere aos carros puxados por cavalos que cruzavam o Sahara, e que esto documentados nos desenhos rupestres nos itinerrios entre a Lbia e o Fezzan ou o Tassili-des-Ajjers, ou entre o Marrocos e o Adrar mauritnio. Regies que fazem parte dos territrios dos Tuareg (SILVA, 1996, p. 249). 47 48

MOKHTAR, 1980, p. 533, cap. 20.

MOKHTAR, G. (Coord.). A frica Antiga. In: WARMINGTON, B. H. O perodo cartagins. So Paulo: tica, 1980. v. II, (cap. 18), p. 471.
49 50

Id. 1980, p. 545, (cap. 20).

Tambm conhecida por Juula (WILLIS, Jr. John. 1688: o incio da Era Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 60).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

44

mais minuciosos, h um consenso entre alguns historiadores de que no ocorreu uma efetiva utilizao das rotas saarianas na Antiguidade, pois os indcios apontam para relaes comerciais muito fugazes para este perodo. Esta questo levantada pelo historiador Salama, ao revelar que os nicos elementos de que dispomos para uma tentativa de reconstituio dessa rede de caminhos so certos locais onde desembocavam vias naturais (como Gadames ou a Phazania); a disperso territorial dos objetos romanos no Sahara e, finalmente, a comparao com as rotas de caravanas anteriores ou posteriores ao perodo considerado. 51 Problematizando esta perspectiva, Warmington acrescenta que o comrcio de marfim e peles poderia ter ocorrido, mas considerando as condies climticas do perodo, estes produtos eram encontrados no Maghreb, dispensando a prtica de um comrcio intensivo. Warmington chama a ateno para a ausncia do camelo no norte da frica nesta poca, o que dificultaria enormemente qualquer comrcio de larga escala. Portanto, a integrao das regies saarianas e transaarianas num conjunto cultural mais amplo deve ser datada do incio do perodo rabe.52 A expanso rabe forneceu dados mais confiveis para avaliar os intercmbios entre o Maghreb e o Bilad al-Sudan, contudo no se deve deixar de considerar que, em torno de 2500 at 500 a.C, os pastores nmades j circulavam na regio central do Sahara, e muito freqentemente se deslocavam para o sul, na direo da Nigria e do Chade, em busca de pastagens para seus rebanhos. Nestas migraes internas, motivadas pela progressiva dessecao do deserto, os pastores nmades difundiam o conhecimento sobre prticas agrcolas herdadas de seus antepassados e comercializavam seus produtos. De acordo com Mabogunje no houve uma uniformidade no desenvolvimento do pastoreio na frica, pois enquanto a maior parte das comunidades logrou dominar as variedades menores de gado, apenas uma minoria conseguiu domesticar as maiores, como foi o caso dos Tuareg do Sahara.53 Mabogunje explica que os Tuareg continuavam ligados vida pastoril, renunciando a qualquer tentativa de combinar este modo de vida com a agrcola54, o que compreensvel, dada as novas condies climticas do Sahara, seu habitat natural. O apego dos Tuareg prtica pastoril impulsionou seu deslocamento na direo das fronteiras meridionais do Sahara, promovendo as trocas com os povos do Sahel e de Bilad al-Sudan. Silva enfatiza que a transumncia facilitava os contatos e o comrcio entre pastores e agricultores55, e esclarece que as relaes entre estes dois grupos distintos nem sempre foram tranqilas,
51 52 53

MOKHTAR, 1980, p. 539, cap. 20. Id., 1980, p. 459, cap. 18.

KI-ZERBO, J. (Coord.). Histria da frica Negra. In: MABOGUNJE. Geografia histrica: aspectos econmicos. So Paulo: tica, 1980. v. I (cap. 14), p. 359.
54 55

Ibid., p. 359. SILVA, 1996, p. 31.


Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

45

pois os agricultores sedentrios temiam que os pastores nmades disputassem suas terras e o acesso s guas. Os povos Tuareg se percebiam como guerreiros, uma conscincia nascida da luta constante pela sobrevivncia frente natureza do Sahara e as tribos inimigas, o que potencializava o clima para as animosidades. Os primeiros embates entre os pastores nmades e os agricultores na regio do Sahel, foram razes dos confrontos histricos que mais tarde aconteceram entre os Tuareg e os Imprios de Gana, Mali e Songai. Estes conflitos persistiram e se avolumaram ao longo dos sculos, at se transformarem nos enfrentamentos dos ltimos anos, com os Tuareg lutando pela autonomia de seus territrios em oposio aos interesses dos pases da Nigria, Gana e Mali. Para Cissoko, compreender as atitudes de confronto e violncia que marcaram a histria dos Tuareg significa superar as idias preconceituosas, e s ento possvel entender suas aes pelo contexto histrico em que se encontravam56, e haver justia na anlise. Por outro lado, tambm foi possvel uma convivncia pacfica entre os Tuareg e os agricultores de Sahel, e Silva pondera que o longo contato entre os povos agrcolas e pastoris muitas vezes se resolve numa espcie de simbiose57, gerando uma relao de jugo e de dependncia ou uma relao de associao de interesses e de colaborao mtua. Alm das trs rotas citadas anteriormente, Mons descreve uma outra rota que atravessaria o Sahara de um lado a outro, quase na altura de Ghat, no atual osis no extremo sudoeste da Lbia58, revelando que um trecho desta rota no era percorrido com freqncia, sendo desconhecido de muitos povos nmades. O autor explica que al-Idrs se referiu a este trecho quando narrou sua experincia no ano de 530, ocasio em que informou que a travessia exigia o auxlio de guias experientes e destacou a presena do povo do vu59 neste percurso da rota. O costume de transitar pela regio da Lbia e o hbito deste povo de cobrir o rosto apontam para os Tuareg, mas Mons adverte que tambm podem ser outros grupos bedunos, como os sanhyes ou sanhadja. Neste caso, a observao de Mons serve para reforar a presena dos Tuareg nesta rota, pois segundo Cissoko, a federao Tuareg Kel Antessar, tambm conhecida por Magcharen60, era
56 Cissoko se refere idia de violncia que se formou em torno de Sunn Al Ber, o rei de Gao, e as conquistas territoriais que geraram o Imprio de Songai, assim como o ataque aos Tuareg em 1468, retirando Timbuktu de seu controle. Mas sua explicao pode ser estendida tambm para outros confrontos dos povos Tuareg (NIANE, D. T. (Coord.). A frica do sculo XII ao sculo XVI. In: CISSOKO, Sken, Mody. Os Songhai do sculo XII ao XVI. So Paulo: tica, 1980, v. II, (Cap. 20), p. 210). 57 58

SILVA, 1996, p. 32.

Conforme o texto, em espanhol, [...] atravessaria el Sahara de um lado a outro, casi a la altura de Ghat, el actual osis em el extremo suroeste de Lbia (MONS, Hussain. Las rutas de comercio em el Sahara africano segun los escritores rabes. IV Congresso de Estudos rabes e Islmicos - ACTAS. Lisboa, 1968, p. 514).
59 60

Conforme o texto, em espanhol [...] la gente del Velo (Ibid., p. 514).

Segundo o autor Skn Mody Cissoko, Os Magcharen, no eram grupo tnico ou clnico; constituam a camada nobre da sociedade (NIANE, 1980, p. 218, cap. 20).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

46

composta pelos tuareg de origem Sanhadja da regio de TimbuktuWalata.61 A importncia das rotas transaarianas pode ser explicada sob diferentes ngulos e de acordo com a diversidade dos contextos, por onde passavam seus traados. Para Ducellier, as rotas explicam o crescimento urbano, e ao se referir ao Maghreb salienta que as cidades se desenvolveram em funo da sua situao relativa ao comrcio transaariano 62 , caracterizando-se como cidades escalas ou pontos finais das caravanas. J para Mons, as rotas representam artrias de vida para as tribos,63 do Sahara, impedindo seu isolamento e desintegrao. Para os Imprios de Gana e de Mali as rotas significavam o fortalecimento de seu poder, que em grande medida dependia da obteno do ouro e de escravos nas regies mais ao sul do Sahel, para depois serem comercializados com os povos mercadores que circulavam nas rotas transaarianas. Para evidenciar a amplitude do sentido que as rotas tinham para os povos do Sahara, um bom exemplo dado pelo Imprio de Songai, que para garantir sua hegemonia empreendeu uma ofensiva e conquistou as minas de sal de Taghaza, localizadas estrategicamente no traado das rotas transaarianas que cruzavam o territrio dos Tuareg. O sal era um produto raro e muito disputado, trocado s vezes em peso de ouro, segundo Silva, porque havia uma grande carncia de sal em quase toda a frica.64 Em algumas regies do Sahara, a extrao do sal era a nica atividade econmica, como nas minas de Taouden ou Taghaza, cujo comrcio foi controlado pelos Tuareg at a investida do Imprio de Songai. Em 1352, o viajante Ibn Battta descreveu em suas anotaes uma cidade construda com blocos de sal, como se fossem pedras, ao passar por Taghaza. Os osis de Karuar e de Bilma tambm foram etapas importantes no comrcio do sal, incluindo as pedras de alume, usadas pelos Tuareg para tingir suas vestimentas na cor ndigo. A intensificao dos intercmbios nas rotas que cruzavam seus territrios, despertou nas tribos Tuareg o interesse para outras atividades e, conforme Silva menciona, estes povos passaram a ter na pilhagem, na proteo das caravanas e no comrcio novos meios de aquisio de riqueza65, alm da prtica tradicional da transumncia de seus rebanhos. Durante muito tempo, os Tuareg foram os responsveis pelo intercmbio de artigos de luxo, como o ouro66 e os escravos da frica, interligando cidades no extremo sul do Sahara com a costa africana no Mediterrneo, para onde eram atrados os homens de negcios de Barcelona, Majorca,
61 62

Ibid., p. 218.

DUCELIER, Alain; KAPLAN, Michel; MARTIN, Bernadete. A Idade Mdia no Oriente: Bizncio e o Islo. Lisboa: Dom Quixote, 1994, p. 205.
63 64 65 66

Conforme o texto, em espanhol [...] arterias de vida para las tribus (MONS, 1968, p. 512). SILVA, 1996, p. 35. Ibid., p. 249. O ouro, que os rabes chamavam de tbr, era transportado em p ou em barras.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

47

Gnova, Veneza e Florena, na busca do ouro africano para cunhar suas moedas. desta forma que, segundo Heers, o trfico transaariano ultrapassa amplamente o quadro das regies ribeirinhas do deserto; e insere-se num vasto movimento internacional que anima as cidades e as rotas, mulumanas ou crists, de todo o Mediterrneo.67 Na maioria das vezes, a historiografia prefere prestigiar a conjuntura mediterrnea e europia no que diz respeito ao comrcio de produtos africanos, ocultando ou se referindo com evasivas sobre o papel dos povos nmades do Sahara nos intercmbios com a Europa. A presena marcante dos Tuareg no comrcio do ouro evidenciada no Atlas Catalo, que retrata a opulncia do Imprio de Mali e sua majestade Mansa Musa oferecendo uma grande pepita de ouro para uma figura imponente montada em um camelo, envolvida em tecidos azulados, usando turbante68 e com o rosto velado. Vilar enfatiza a presena dos povos do deserto no trfico do ouro, afirmando que: o ouro das caravanas, ouro em pepitas dos rios do Sudo e de Gana, ia para o Egito e para o Maghreb, atravs do Sahara.69 As mesmas rotas que promoveram os contatos comerciais e as trocas culturais, tambm propagaram o islamismo. A rota que cruzava os osis do Egito e seguia at a regio do Fezzan, passando por Kawwr e prosseguindo para sul, na direo do Sahel, desempenhou um importante papel na penetrao do isl no continente africano. E, para destacar a presena das tribos Tuareg na difuso da religio mulumana, Mons salienta que no Fezzan, territrio dos Tuareg, a rota se bifurcava em outras direes e cada uma de suas etapas era um centro de irradiao do Isl e de sua cultura.70 Mantran reala que a conquista rabe, seguida de uma colonizao e arabizao bastante lentas, no incio provocou alguns choques entre rabes e berberes71, mas com o tempo os povos foram se identificando com a lngua e os hbitos, e a assimilao do islamismo se consolidou. Existiam afinidades que eram respeitadas tanto pelos rabes crentes como pelos nmades pagos, como a solidariedade e o cdigo de honra, incutidas em suas mentalidades antes mesmo do encontro de suas culturas. Enquanto para Miquel, a converso dos povos do Sahara se efetivou, em grande parte, porque os rabes traziam um projeto de vida72, que envolvia o cotidiano e a realidade destes povos, o que vem explicar o isl militante que os Tuareg praticaram a partir de sua converso. Neste sentido, a converso da tribo
67 68

HEERS, Jacques. Histria Medieval. So Paulo: Difel, 1977, p. 343.

O conjunto composto por um longo pano que forma o turbante, chamado de chech, ao qual amarrada a pea de pano que os Tuareg cobrem o nariz e a boca, chamada lithan..
69 70

VILAR, 1980, p. 43.

Conforme o texto, em espanhol, Cada una de sus etapas era un centro de irradiacin del Islam y de su cultura (MONS, 1968, p. 513).
71 72

MANTRAN, Robert. Expanso Mulumana (Sculos VII-XI.) So Paulo: Pioneira, 1977, p. 210-211.

Conforme o texto, em espanhol, [...] proyecto de vida (BALTA, Paul. Islam. Civilizacion y sociedades. In: MIQUEL, Andr. Las primeras conquistas. Madri: Siglo Vintiuno de Espana, [s.d.], p. 88).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

48

dos Almorvidas 73 religio mulumana, se refugiando em um monastrio74 e organizando um exrcito para levar adiante uma ofensiva em nome de Al, uma guerra santa visando promover a ortodoxia do Isl, foi emblemtica da militncia em favor do islamismo. Mais recentemente, a pesquisa de Farias tem revolucionado o que at ento alguns historiadores africanistas consideravam como verdades acabadas. Triaud destaca em sua resenha, que Farias revela novas possibilidades de leituras e interpretaes historiogrficas ao mostrar que as fontes escritas, tradies orais Tuareg e Songhay e mitos se entretecem para formar uma nova textura75. A hiptese de Farias, formulada no contexto das rotas transaarianas e baseada na anlise das epigrafias tumulares de elites locais, afirma que o encontro e a confrontao da escrita rabe com a escrita tifinagh, teria provocado um feito de interao do qual a epigrafia seria testemunha76, realando assim a interao cultural entre os rabes e os povos nmades do Sahara. O avano do Imprio Otomano na regio do Maghreb reduziu a intensidade do comrcio e das trocas culturais atravs das rotas transaarianas. E no final do sculo XV, quando os portugueses alcanaram o litoral do golfo da Guin e o trfico do ouro e de escravos foi deslocado para as regies ao sul, as rotas transaarianas perderam grande parte dos intercmbios e, sem eles, a importncia que outrora tivera.

5 Aspectos scio-culturais dos Tuareg


O nome Tuareg foi dado pelos rabes aos povos nmades, considerados povos abandonados de Deus antes de sua converso ao isl. No entanto, os Tuareg tinham o costume de se autodenominarem em funo das tribos as quais pertenciam, e embora estivessem divididos em diversas tribos e subtribos eles se consideravam partilhando de uma mesma cultura, respeitando os mesmos valores, honrando as mesmas tradies e se expressando na mesma lngua, a tamasheq. Para Strig, apesar da supremacia atual do rabe, as tribos berberes, como os Tuareg, [...] conseguiram conservar suas lnguas naturais (ou dialetos; as lnguas berberes so bastante semelhantes entre si)77, o que refora a idia de que
73

Os Almorvidas devem seu nome ao termo al-Murbitun, de ribt, ou seja, aquele que vive em um mosteiro. Em suas origens, eles eram nmades da tribo dos Lamtna, fazendo parte dos povos Tuareg que habitam as regies de Tagant e Adrar.
74 75

Ribt, em rabe.

Citado por Jean-Louis Triaud, ao se referir pesquisa de Paulo Fernando de Moraes Farias (TRIAUD, Jean-Louis. Uma nova Idade Mdia saeliana a partir das inscries rabes da Repblica do Mali. Revista Afro-sia, Salvador: UFBA, n. 34, 2006, p. 319).
76 Citado por Jean-Louis Triaud, ao se referir pesquisa de Paulo Fernando de Moraes Farias (Ibid., p. 322). 77 STRIG, Hans Joachim, A aventura das lnguas. Uma viagem atravs da histria dos idiomas do mundo. So Paulo: Melhoramentos, 1992, p. 179.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

49

os Tuareg sempre procuraram preservar sua identidade e seus traos culturais. A lngua tamasheq, com profundas modificaes em relao s suas origens e forma remota, seria uma derivao de uma antiga lngua datada para o perodo da Antiguidade, conhecida por lbia, do tronco das lnguas camito-semita. As investigaes voltadas para o esclarecimento da relao de ancestralidade entre os Tuareg e os Garamantes foram impulsionadas com o estudo da lngua tamasheq, e Salama refora que no h dvida de que a introduo dessa lngua (tamasheq) no Sahara ocorreu no norte ou nordeste, com a imigrao de populaes brancas78. Assim como a lngua tamasheq, a escrita praticada entre os Tuareg, conhecida por tifinagh e derivada do alfabeto lbio, tambm sugere este parentesco. As diversas tribos Tuareg se dividiam hierarquicamente, em classes sociais, que inclua a nobreza, tribos que pagavam tributos, escravos e escravos libertos. A nobreza79 Tuareg sempre priorizou a pureza de sua linhagem aristocrtica e conservam ainda hoje suas caractersticas mediterrneas, em grande medida, ntegras. Quanto concepo de escravo80 para os Tuareg, importante sublinhar que este conceito deve ser entendido no contexto das vitrias e derrotas tribais, pois embora os Tuareg participassem ativamente do comrcio transaariano de escravos, no costumavam escravizar para comercializar. O que no acontecia com os povos de Bilad al-Sudan, que atacavam tribos, independente de suas etnias, caando homens para transformarem em seus escravos ou para serem negociados com os mercadores das rotas transaarianas. Homens negros caados por outros negros, transportados nas caravanas dos Tuareg e destinados ao comrcio de escravos com os brancos, prtica que ia muito alm das fronteiras do Sahara. Para Gellner, os Tuareg tm uma ideologia matrilinear e possuram, em algum grau que nunca foi corretamente investigado, uma organizao social matrilinear81, que pode ser vislumbrada em um antigo ditado saariano que conta que as areias so dos homens e as aldeias das mulheres, deixando bem claro o papel de destaque que as mulheres tinham na coletividade das tribos Tuareg. Uma posio de prestgio que remete lenda da rainha Tin Hinan, a ancestral dos Tuareg da regio de Hoggar. Mesmo contrariando os ensinamentos do Coro, os Tuareg continuaram defendendo a igualdade de direitos para ambos os sexos e suas mulheres desfrutavam da liberdade de cobrir ou no seu rosto com o vu. Ibn Battta, viajante islamizado e defensor do uso do vu feminino, ficou surpreso ao se deparar com as mulheres das tribos Tuareg no Sahara,

78 79 80

MOKHTAR, 1980, p. 532, cap. 20. Inmouchar, denominao da categoria social mais elevada entre os Tuareg.

Haratim, escravos que serviam s tribos Tuareg semi-nmades dos osis. Akli, escravos provenientes das tribos Tuareg dominadas e escravizadas por outras tribos e sub-tribos Tuareg. GELLNER, 1997, p. 187.
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

81

50

comentando em sua rihla82, ao se referir as mulheres berberes da terra dos Bardma, como as mais lindas e de mais belo rosto que h83, acrescentando que entre eles a mulher goza de uma dignidade maior que a do homem.84 Estas impresses podem ser explicadas porque Ibn Battta desconhecia os costumes e as tradies dos Tuareg e no estava familiarizado com o isl praticado pelos povos do Sahara, que no seguia as mesmas regras e tradies do Coro. Ibn Battta tinha sido convertido ao isl que pregava a supremacia masculina e orientava que o homem tem autoridade sobre a mulher, porque Deus fez um superior ao outro e porque ele gasta sua fortuna mantendo-a; assim, a boa mulher obediente, protegendo as partes invisveis porque Deus as protegeu.85 O islamismo no excluiu as antigas crenas dos povos Tuareg, mas deu espao para a emergncia de um sincretismo religioso, onde as crenas animistas 86 pr-islmicas sobreviveram. Os Tuareg mantiveram suas crenas tradicionais e praticaram o islamismo de maneira fluda e hbrida, constatado por Salam, ao salientar que o povo segue sendo parcial ou totalmente pago.87 O que foi possvel porque desde o sculo XI, quando os ulems e os peregrinos mulumanos acompanhavam as caravanas nas rotas transaarianas com a inteno de converter os mercadores nmades do Sahara e os reis dos Imprios abaixo do Sahel, o isl e as crenas africanas coexistiram pacificamente, o que foi determinante para a preservao da tradio dos povos do Sahara.

6 Consideraes finais
No imaginrio popular do mundo ocidental, os povos nmades so associados aos exticos homens que percorrem o Sahara em lentas caravanas de camelos. Uma viso que em alguns pode despertar anseios de uma liberdade perdida, considerando os nmades como um dos ltimos povos
82 Almeida explica em seu artigo que a Rihla, alm de ter um sentido de relato de viagem, destacando as maravilhas e os costumes de lugares distantes e exticos, tambm reflete em sua narrao a sociedade, seus valores e sua histria, sendo um importante documento para ser consultado como fonte (ALMEIDA, Maria Cndida Ferreira de. Palavras em viagem: um estudo dos relatos de viagens medievais mulumanos e cristos. Revista Afro-sia, Salvador: UFBA, n. 32, 2005). 83 Conforme o texto, em espanhol, [...] las ms hermosas y de ms bello rostro que hay (IBN BATTUTA. 1987, p. 789). 84 No texto, em espanhol, Entre ellos la mujer goza de una dignidad mayor que el hombre (Ibid., p. 789). 85 86

Sura 4:31 (LINHARES, 1982, 21).

Permanncia da presena do esprito Kel Esuf que ataca o rosto e os cabelos causando a morte, e do Gri-Gri, o esprito maligno que trazia as desgraas para as tribos Tuareg. Conforme o texto, em espanhol, ...el pueblo sigue siendo parcial o totalmente pagano (SALAM, Abdus. Islam, Civilizacin y Ciencia. Trabalho apresentado na Conferncia organizada pela Unesco, Islam et Occident, 1984, p. 115).
87

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

51

livres do planeta. No entanto, esta noo h muito j no corresponde mais a realidade destes povos. Assim como seus ancestrais, os Tuareg dominaram os territrios do Sahara onde a presena da gua era a determinante para o traado das rotas transaarianas, transformando os osis no ponto de encontro onde os intercmbios culturais e comerciais se realizavam. Quando a gua se tornava escassa, estes povos nmades se deslocavam para outras direes na imensido do Sahara, at encontrarem suas valiosas fontes. Aps o perodo colonial francs, os povos Tuareg perderam esta liberdade de ir e vir, limitados pelas fronteiras territoriais que se constituram neste perodo. Barreiras que desconheciam e que aprenderam a desprezar. O Sahara, at ento, a unidade articuladora dos contatos dos povos Tuareg, acabou se transformando na zona de disputas imperialistas e de acordos diplomticos que fragmentaram seu territrio. Marginalizados pelos governos dos pases do Sahel e da costa do Mediterneo, com exceo da Lbia, os Tuareg retomaram suas lutas, agora para superar as limitaes impostas pela constante escassez de alimentos e para garantir sua autonomia como povo livre do Sahara. Foi a partir de Agadez88 que os Tuareg separatistas se organizaram e deram incio a uma onda de rebelies em 1990. Entre outras reivindicaes, defendiam o direito de suas crianas aprenderem a lngua tamasheq nas escolas que freqentavam nas cidades, onde agora viviam muitas de suas tribos. Este estudo procurou conhecer um pouco mais do universo dos Tuareg, mas no se esgota aqui. Ainda h muito para ser analisado e pensado sobre seus cdigos e dinmicas culturais. Tambm foi uma tentativa de prestar uma homenagem, sem pretenses, com um olhar de simpatia por sua histria de lutas, passadas e presentes. Uma tentativa limitada pela dificuldade de tecer sua histria com os fragmentos bibliogrficos que puderam ser encontrados e recolhidos. Mesmo assim, uma tentativa que possa contribuir para chamar a ateno do papel histrico dos Tuareg no passado do Sahara, mantendo viva a imagem das caravanas de camelos atravessando as rotas transaarianas, sob o comando de enigmticos Tuareg, envolvidos em tecidos azulados e com seus rostos velados. Recebido em outubro de 2008. Aprovado em novembro de 2008.
Title: Tuareg, The Blue Men of the Sahara: History of a Nomadic People Abstract This paper aims to examine the Tuareg trajectory, one of the most important groups of nomadic people in the Sahara, in order to recover their ancestry, trace their history, and explain their presence in the gold trade in the trans-Saharan route as well as their role in No sculo XIV os povos Tuareg fundaram sua capital no Sahara, chamada Agadez, onde Silva salienta que tinha assento o Sulto dos Tuareg do Air, Muhamed Talzi Tanet (SILVA, 1996, p. 523).
88

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

52

the expansion of Islam throughout the African continent. This paper also emphasizes presuppositions which explain the persistence and ruptures that contextualize their historical process. Key-words: Exchange. Nomadic people. Trans-Saharan route.

Referncias
ALMEIDA, Maria Cndida Ferreira de. Palavras em viagem: um estudo dos relatos de viagens medievais mulumanos e cristos. Revista Afrosia, Salvador: UFBA, n. 32, 2005. BALTA, Paul. Islam. Civilizacion y sociedades. In: MIQUEL, Andr. Las primeras conquistas. Madri: Siglo Vintiuno de Espana, [s.d.]. BURKE, Peter. Testemunha ocular: histria e imagem. So Paulo: EDUSC, 2004. DUCELIER, Alain; KAPLAN, Michel; MARTIN, Bernadete. A Idade Mdia no Oriente: Bizncio e o Islo. Lisboa: Dom Quixote, 1994. GELLNER, Ernest. Antropologia e Poltica: revolues no Bosque Sagrado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. HEERS, Jacques. Histria Medieval. So Paulo: Difel, 1977. IBN BATTUTA. Atravs del Islam. Madrid: Allianza, 1987. KI-ZERBO, J. (Coord.). Histria da frica Negra. In: HRBEK. I. As fontes escritas a partir o sculo XV. So Paulo: tica, 1980. v. I, (cap. 6) . ______. Histria da frica Negra. In: MABOGUNJE. Geografia histrica: aspectos econmicos. So Paulo: tica, 1980. v. I (cap. 14). ______. (Coord.). Histria da frica Negra. In: OLDEROGGE, D. Migraes e diferenciaes tnicas e lingsticas. So Paulo: tica, 1980. v. I (cap. 11). LAROUI, Abdallah. Historia del Magreb, desde los orgenes hasta el despertar magreb. Madrid: Mapfre, 1994. LINHARES, Maria Yedda. Oriente Mdio e o Mundo dos rabes. So Paulo: Brasiliense, 1982. MANTRAN, Robert. Expanso Mulumana (Sculos VII-XI). So Paulo: Pioneira, 1977. MOKHTAR, G. (Coord.). A frica Antiga. In: DESANGES, J. Os Protobrberes. So Paulo: tica, 1980. v. II, (cap. 17). ______. (Coord.). A frica Antiga. In: SALAMA, P. O Saara durante a antiguidade clssica. So Paulo: tica, 1980. v. II, (cap. 20). ______. (Coord.). A frica Antiga. In: WARMINGTON, B. H. O perodo cartagins. So Paulo: tica, 1980. v. II, (cap. 18).
Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

53

MONS, Hussain. Las rutas de comercio em el Sahara africano segun los escritores rabes. IV Congresso de Estudos rabes e Islmicos - ACTAS. Lisboa, 1968. NIANE, D. T. (Coord.). A frica do sculo XII ao sculo XVI. In: CISSOKO, Sken, Mody. Os Songhai do sculo XII ao XVI. So Paulo: tica, 1980, v. II, (Cap. 20). SALAM, Abdus. Islam, Civilizacin y Ciencia. Trabalho apresentado na Conferncia organizada pela Unesco, Islam et Occident, 1984. SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lana: a frica antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. STRIG, Hans Joachim, A aventura das lnguas. Uma viagem atravs da histria dos idiomas do mundo. So Paulo: Melhoramentos, 1992. TRIAUD, Jean-Louis. Uma nova Idade Mdia saeliana a partir das inscries rabes da Repblica do Mali. Revista Afro-sia, Salvador: UFBA, n. 34, 2006. VZQUEZ-FIGUEROA, Alberto. Tuareg. Porto Alegre: L&PM, 2002. VILAR, Pierre. Ouro e Moeda na Histria (1450-1920). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. WILLIS, Jr. John. 1688: o incio da Era Moderna. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Cinc. let., Porto Alegre, n. 44, p. 35-54, jul./dez. 2008 Disponvel em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras>

54

You might also like