You are on page 1of 15

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XIII

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

DIREITO PROCESSUAL CIVIL Processo de Execuo Execuo por Quantia Certa contra Devedor Solvente

1. DEPSITO AVALIAO ALIENAO ANTECIPADA DOS BENS

1.1. Depsito de Bens Penhorados Depsito o ato pelo qual algum se incumbe da conservao e guarda dos bens empenhados. Ocorre a transmisso da posse direta de tais bens, sendo parte constitutiva da penhora. No podemos confundir o depsito do Cdigo Civil (art. 1.265) com o depsito processual, pois este tem carter executivo e pblico, no tendo qualquer natureza contratual. Aqui temos uma relao entre o depositrio e o Estado, que se torna perfeita no momento em que ocorrem a nomeao e a aceitao da parte. Depositrio auxiliar do juiz, sendo sua longa manus. Conforme dispe o art. 139 do Cdigo de Processo Civil, passa a ser um auxiliar do juiz. Alis, o dispositivo processual faz meno expressa ao depositrio, para no restar dvida da inexistncia meramente contratual. A partir da, surgem deveres, direitos e responsabilidades. No processo de execuo, de preferncia, deve ser depositrio o prprio devedor. Porm tal munus pode recair a um terceiro qualquer, inclusive ao credor.
1/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

O princpio adotado est no art. 666 do Cdigo de Processo Civil, que estabelece o menor sacrifcio, devendo, em princpio, o devedor tornar-se depositrio. A jurisprudncia oscila na hiptese de o executado recusar o encargo sem justificativa, havendo julgados do Superior Tribunal de Justia entendendo que ele pode ser compelido, e outros entendendo que ele no pode ser compelido a aceitar o munus. Por outro lado, o credor pode impugnar a designao do devedor como depositrio, desde que fundamente tal discordncia. O juiz deve, com base no art. 620 do Cdigo de Processo Civil, estabelecer a forma menos gravosa ao devedor. So credores preferenciais (art. 666):

o Banco do Brasil, a Caixa Econmica Federal, os bancos estaduais ou at os bancos particulares, quando a penhora recair em dinheiro, ttulos de crdito, metais preciosos e pedras;

depositrio judicial, se a constrio recair sobre mveis ou imveis urbanos;

depositrio particular, quando se tratar de bens de quaisquer outras espcies. Aqui, o juiz pode e deve acolher sugestes das partes.

Em algumas situaes onerosas de bom alvitre que o credor se torne depositrio, sendo, nessa hiptese, parte e longa manus do juiz. O ideal, porm, que o prprio devedor seja nomeado depositrio, porque tem interesse na conservao do bem.

2/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

1.2. Obrigaes do Depositrio De acordo com o art. 148 do Cdigo de Processo Civil, a guarda e a conservao dos bens penhorados so confiadas ao depositrio, salvo se a lei dispuser de outro modo. O depositrio no pode usar nem fruir da coisa conforme desejar. Alis, o art. 1.500 do Cdigo Civil expressamente determina que o depositrio responda pelos prejuzos a que der causa por dolo ou culpa, subjetivamente com base na lex aquilia (art. 159 do Cdigo Civil). O credor ou terceiro interessado ter, portanto, legitimidade ativa para propor ao reparatria contra o depositrio ou contra o Estado, que objetivamente o responsvel, conforme art. 37, 6., da Constituio Federal. Alis, o Estado no s responsvel quando o depositrio for pblico, mas tambm quando for particular, j que o munus exercido por ele pblico. Alguns doutrinadores entendem que possvel a excluso estatal, outros entendem que no, no caso de a escolha ser da parte, o que no parece a melhor posio. Muitas vezes, o depositrio tem o dever de administrar, por exemplo, em caso de estabelecimentos comerciais e industriais ou mesmo empresas que so concessionrias de servios pblicos. Aqui, os poderes do depositrio so muito amplos, considerada toda a atividade de gestor. Pode ser, inclusive, responsvel pela contratao e fiscalizao de pessoas. Para isso, o depositrio responde in vigilando e in eligendo na hiptese de dano. Se a contratao for expressamente autorizada pelo juiz, o depositrio ser responsvel pela fiscalizao da atuao do preposto.

3/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

O depositrio tem o dever de entregar o bem depositado assim que for determinado pelo juiz, sob pena de se tornar infiel, gerando at a possibilidade de priso, conforme art. 5., inc. LXVII, da Constituio Federal. De acordo com a Smula n. 619 do Supremo Tribunal Federal, A priso do depositrio judicial pode ser decretada no prprio processo em que se constitui o encargo, independentemente da propositura de ao de deposito, podendo o juiz determinar a entrega do bem no prprio processo de execuo. No h ofensa ao devido processo legal. Ressalte-se que o juiz deve ter o cuidado de ouvir o depositrio e produzir prova na prpria execuo. Ademais, a no entrega do bem pelo depositrio caracteriza crime, conforme o art. 168, 1., e art. 178, ambos do Cdigo Penal. A lavratura do termo de depsito fundamental, pois, apesar de no ser nula a penhora, probe a imposio dos deveres e penas ao depositrio. A advertncia ao depositrio tem de ser expressa quanto aos seus direitos e obrigaes. O depositrio o titular de ao possessria contra terceiros, inclusive do prprio titular, pois o possuidor direto da coisa. O depositrio deve receber rendimentos e frutos da coisa e prestar contas ao juiz. As partes, credor e devedor, podem ajuizar prestao de contas contra o depositrio.

1.3. Direitos do Depositrio O grande direito do depositrio ser remunerado pelo seu munus. Caso o depositrio seja pblico, haver o pagamento por meio de uma tabela oficial de custas e emolumentos. Se o depositrio for particular, o juiz fixar o pagamento de acordo com todo o trabalho que teve o depositrio (art. 149 do Cdigo Civil).
4/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

Caso o devedor fique como depositrio, no dever ser remunerado, at porque estar sendo beneficiado por isso.

1.4. Avaliao dos Bens Trata-se de uma percia em que ser definido o valor dos bens penhorados, visando expropriao de tais bens. o passo seguinte deciso dos embargos execuo. Isso porque o processo j foi decidido e o ato seguinte ser o da expropriao (art. 680 do Cdigo Civil). De acordo com o art. 680 do Cdigo de Processo Civil, o juiz nomear perito para estimar os bens penhorados se no houver na comarca avaliador oficial. O laudo dever ser apresentado em dez dias. O juiz pode dispensar a avaliao:

Se o credor aceitar a estimativa feita pelo devedor na nomeao da penhora (art. 481 do Cdigo de Processo Civil). Obviamente dever ocorrer uma atualizao nos valores.

Se for ttulo com cotao oficial em bolsa. Sendo bens de pequeno valor, em que o custo do trabalho mais oneroso que o prprio valor da coisa.

O laudo do perito, conforme determina o art. 681 do Cdigo de Processo Civil, como j dissemos, ser apresentado em dez dias e conter a descrio dos bens, caractersticas e indicao do estado em que se encontram. Indicar, ainda, o valor dos bens. Tambm dever indicar todos os critrios que utilizou para a avaliao.
5/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

Haver em seqncia o contraditrio, j que as partes sero instadas a se manifestar sobre a avaliao. As partes, portanto, controlam e apresentam eventuais falhas do laudo. Em seguida, o juiz decidir fundamentadamente, podendo a parte agravar da deciso. De acordo com o art. 683 do Cdigo de Processo Civil, a avaliao ser repetida:

quando houver erro ou dolo do avaliador; quando houver mudana no valor dos bens; quando houver dvida sobre o valor atribudo ao bem.

1.5. Alienao Antecipada dos Bens Penhorados A alienao pode ser requerida pelo credor, pelo devedor ou pelo depositrio, sempre motivadamente. O juiz dever se ater ao princpio da mxima utilidade da execuo e do menor sacrifcio do devedor. Obviamente, o juiz deve sempre ouvir a parte contrria antes, devendo fundamentar a deciso. importante ressaltar que a venda antecipada no cautelar. Antecipase a arrematao da coisa, visando obteno de dinheiro para satisfao do crdito, que ser depositado em guia judicial, no sendo entregue ao credor.

6/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

2. ALIENAO JUDICIAL (ARREMATAO)

2.1. Expropriao dos Bens Penhorados Temos aqui a transferncia forada dos bens do devedor, visando satisfao do credor exeqente. muito raro a penhora recair sobre dinheiro, sendo, por isso, necessria a expropriao dos bens do devedor. O art. 647 do Cdigo de Processo Civil prev trs casos de expropriao:

alienao de bens do devedor; adjudicao em favor do credor; usufruto de imvel ou empresa.

Enquanto, na arrematao, a satisfao prorrogada para momento posterior, no usufruto e na adjudicao, a satisfao instantnea. A alienao e a adjudicao geram uma expropriao total da coisa. O usufruto uma expropriao parcial, j que s os frutos e os rendimentos so expropriados.

2.2. Natureza da Alienao Judicial A alienao judicial tem natureza pblica, sendo um ato de imprio do Estado, de carter executivo. O rgo da jurisdio transfere, a ttulo oneroso, o direito do executado para terceiro. Temos um ato pblico e de coero, independentemente da vontade do devedor. O aspecto contratual subsidirio e ocorre na manifestao expressa
7/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

de vontade do arrematante. O negcio processual, no tem qualquer relao com compra e venda.

2.3. Conceito de Alienao Judicial Como j dissemos, a alienao judicial uma coero estatal executiva, na qual os bens penhorados so transferidos por licitao, o que est a cargo do juzo da execuo. Visa, na realidade, transubstanciao da coisa em dinheiro para satisfao do credor, por meio da obteno do melhor peo, com a transferncia para terceiro.

2.4. Espcies de Hasta Pblica Temos duas espcies de hasta pblica:

Leilo: a hasta pblica de todos os bens mveis, exceo feita aos ttulos de bolsa de valores (art. 704 do Cdigo de Processo Civil).

Praa: a hasta pblica de todos os bens imveis (art. 697 do Cdigo de Processo Civil), excepcionando os alienados antecipadamente.

bom observar que o leilo dirigido por leiloeiro pblico, escolhido pelo credor, enquanto a praa dirigida por oficial porteiro no trio do Frum. Na penhora de aes, cuja competncia da Bolsa de Valores, sua arrematao se far por intermdio de corretores.

8/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

2.5. Atos Preparatrios da Arrematao Temos os seguintes atos:

Avaliao. Publicao de editais: visa garantir publicidade hasta pblica, para que um maior nmero de pessoas possam se interessar em arrematar os bens. Sua falta gera nulidade absoluta (art. 694, par. n., do Cdigo de Processo Civil). O edital dever conter a descrio detalhada dos bens, a localizao e o valor, alm do dia, hora e local da hasta pblica. Ser afixado no trio do Frum, onde ficam os editais, e publicado em jornal de ampla circulao, pelo menos cinco dias antes da data convencionada. O credor beneficirio da gratuidade da Justia pode publicar no rgo oficial. Os bens inferiores a vinte salrios mnimos no precisam de publicao de edital.

Intimaes: o devedor e todos os credores sero intimados via AR(aviso de recebimento).

Intimao do exeqente: deve, pelo menos, ser intimado a retirar os editais, no precisando ser intimao especfica. S quando no houver edital que dever ser especificamente intimado.

2.6. Legitimidade para Arrematar Todos os que esto na livre administrao dos seus bens so legitimados para arrematar. No podem arrematar todos aqueles que tm responsabilidades e guardas de bens que lhe so confiados, por exemplo, os tutores e os curadores, os mandatrios em bens que devem administrar e alienar, alm de,
9/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

obviamente, o juiz, o escrivo, o depositrio, o avaliador e o oficial de justia (art. 690, 1., incs. I, II e III, do Cdigo de Processo Civil). Todos aqueles que no honraram os compromissos no procedimento licitatrio de arrematao tambm esto vedados (art. 695, 3., do Cdigo de Processo Civil).

3. ADJUDICAO USUFRUTO EXECUTIVO ENTREGA DO DINHEIRO

3.1. Adjudicao a prerrogativa em que o exeqente tem de adquirir o bem penhorado, nas hipteses em que nenhum dos interessados tenha procedido arrematao em hasta pblica. A adjudicao no poder ser feita em valor inferior ao da avaliao, e o credor abater o montante do seu crdito, portanto, o credor, mediante o instituto da compensao, poder ter crdito ou dbito em relao ao bem. O bem se transfere in natura ao credor.

3.2. Legitimidade para Adjudicar Tm legitimidade para adjudicar:

o exeqente;

10/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

o credor com garantia real: so os credores hipotecrios, no caso da adjudicao de imveis- pode tambm a adjudicao recair sobre mveis, pois aplicamos por analogia ao credor pignoratcio;

outros credores com penhora.

3.3. Condies Objetivas da Adjudicao

Hasta pblica infrutfera: deve ter ocorrido leilo ou praa. Com todos os requisitos de validade, porm, sem o comparecimento de licitante interessado em arrematar o bem pelo valor mnimo exigido.

Concurso de credores: h critrios para resolver o concurso. Em primeiro lugar, aquele que oferecer maior valor ao bem. Na igualdade de valor oferecido, o detentor de crdito privilegiado. Tendo os credores o mesmo privilgio (dois crditos trabalhistas), ter preferncia aquele que ajuizou a execuo em que ocorreu a primeira penhora sobre o bem (temos a preferncia processual atribuda pela penhora). Dessa deciso, cabe agravo de instrumento. Alguns chegam a falar que caberia apelao, j que o ato seria uma sentena.

Valor no inferior ao da avaliao. Desnecessidade da exibio da oferta. Adjudicao e garantia real anterior.

11/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

4.

REMIO

DA

EXECUO

REMIO

DOS

BENS

SUSPENSO E EXTINO DA EXECUO

4.1. Remio da Execuo O art. 651 do Cdigo de Processo Civil determina: antes de arrematados ou adjudicados os bens, pode o devedor, a todo o tempo, remir a execuo, pagando ou consignando a importncia da dvida, mais juros, custas e honorrios advocatcios. Enquanto o credor pode pagar o preo da avaliao, o devedor ter de pagar o total do crdito, objeto da execuo, incluindo todos os acessrios. O devedor, quando citado, chamado a cumprir sua obrigao, e, no o fazendo 24 horas depois de citado, comeam os meios coercitivos. Decorrido esse tempo, tambm poder pagar, s que dever arcar com as conseqncias da mora. Logo, dever pagar os honorrios advocatcios, os juros, a correo monetria e o principal.

4.2. Legitimidade

devedor; qualquer terceiro que se proponha a quitar a dvida, conforme expressamente preceitua o art. 630 e ss. do Cdigo de Processo Civil.

bom observar que tal ato s pode ser praticado antes da arrematao ou adjudicao. Uma vez assinado o auto, torna-se impossvel a remisso da execuo.

12/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

4.3. Remio dos Bens o resgate dos bens penhorados, por pessoas prximas ao devedor na execuo, por quantia certa, contra devedor solvente, ou dos bens arrecadados no processo de insolvncia. Visa, mais uma vez, garantir o menor sacrifcio do devedor a que se refere o art. 620 do Cdigo de Processo Civil, j que qualquer dos familiares do executado tem poder de impedir que os bens sejam alienados a estranhos. Os familiares podem depositar o valor estimado dos bens, tornando sem efeito a adjudicao ou arrematao. Conforme o art. 787 do Cdigo de Processo Civil, tal faculdade recai ao cnjuge, aos descendentes e aos ascendentes do devedor. Como j vimos, o prprio executado no pode remir seus bens, a no ser que pague a integralidade do dbito. O rol do art. 787 do Cdigo de Processo Civil taxativo, e a remio uma figura excepcional. bvio que o companheiro ou a companheira tambm tem tal prerrogativa, no porque o rol seja exemplificativo, mas sim porque o art. 226, 3., da Constituio Federal d essa prerrogativa. Entre as condies objetivas para remio temos o direito que dever ser exercido entre a arrematao dos bens em hasta pblica e a assinatura do auto, e nas demais hipteses do art. 788 do Cdigo de Processo Civil. Antes da arrematao ou adjudicao, no possvel a remio de bens. O depsito do valor dever ser feito junto com o pedido de remio. A pessoa legitimada a remir deve acompanhar o processo expropriatrio e no ser intimada para remio. No se pode esquecer de que a remio pode ser parcial. Porm, se todos os bens forem arrematados ou adjudicados, a remio s poder ser total.
13/14

___________________________________________________________________________ MDULO XIII

Em igualdade de oferta, sempre ter preferncia o cnjuge e, depois, o ascendente e o descendente. A remio ser formalizada por sentena, conforme o art. 790 do Cdigo de Processo Civil. Parte da doutrina diz que uma deciso interlocutria, passvel de agravo. Outros falam em sentena e, portanto, em apelao. O ideal aplicar o princpio da fungibilidade, admitindo tanto o agravo quanto a apelao. Muitas decises do Superior Tribunal de Justia entendem que apelao, mas admite-se o agravo.

4.4. Suspenso e Extino da Execuo Por uma questo sistemtica, a suspenso e a extino da execuo sero abordadas depois das demais formas de execuo, comparativamente s execues especiais, tambm adiante, a serem analisadas.

14/14

You might also like