You are on page 1of 3

O perfil do formador

Todos ns, ao longo da vida, desempenhamos em maior ou menor frequncia, mais ou menos conscientemente, a funo de formador. Seja de forma perfeitamente consciente ou simplesmente no contacto ou convvio com as pessoas com quem interagimos, procuramos com as nossas palavras e aces influenciar, num certo sentido, as aces dos outros, procurando ajust-las aos nossos prprios padres, seja de pensamento ou de comportamento, que consideramos, inevitavelmente, os mais correctos. Contudo, se as nossas tentativas de influncia consistirem na explicao das nossas razes e maneiras de pensar apelando compreenso e reflexo dando, no entanto, a liberdade de escolha, ajustada ao modo de ser e de estar de cada um, esse um comportamento formativo no sentido prprio do termo: isto , proporcionar e facilitar o desenvolvimento pessoal, a capacidade de iniciativa, discernimento e deciso, atravs do fornecimento de elementos e de instrumentos que possibilitem uma anlise pessoal e uma escolha consciente. S assim desenvolveremos uma actividade verdadeiramente formativa. Durante muito tempo, um formador era visto antes de mais como um especialista dos contedos, que lhe conferia um determinado carisma, que devia possuir talentos de orador. Esta concepo tem evoludo significativamente nos nossos dias, embora no tenha desaparecido completamente. Formar um trabalho de profissional que apesar de acarretar consigo uma certa parte de intuio e arte, tambm exige, para ser eficaz, competncias especficas. Formar uma profisso que assenta em actos tcnicos, compreendendo uma parte que pode ser descrita, operacionalizada e aprendida. Cada vez mais, a variedade e complexidade das situaes de formao exigem do formador uma grande capacidade de adaptao, dando-lhe a possibilidade de explorar as suas especificidades atravs de decises adaptadas. O formador, quer exera essa actividade a tempo inteiro ou no, desempenha e regula o processo de aprendizagem de uma forma sistemtica, visando proporcionar com esse exerccio a transmisso e aquisio de competncias profissionais que confiram, aos indivduos em formao, o domnio de um conjunto de tcnicas fundamentais, que lhes permitam o seu sucesso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, num mundo tecnolgico em permanente mudana. O formador deve, possuir competncias a nvel humano, tcnico/profissional e pedaggico. Ao formador cabe a responsabilidade directa de proporcionar a aquisio de conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes ao eficaz desempenho de uma profisso, mantendo-se alerta, atento e interessado, de forma a permanecer actualizado, nunca dando por concludo o seu processo formativo. O formador deve ser capaz de questionar sistematicamente os seus prprios conhecimentos, para que possa existir uma constante reestruturao da sua bagagem profissional.

COMPETNCIAS DO FORMADOR A) Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto tcnico em que exerce a sua actividade:

a populao activa; o mundo do trabalho e os sistemas de formao; o domnio tcnico-cientfico e/ou tecnolgico, objecto da formao; a famlia profissional da formao; o papel e o perfil do formador; os processos de aprendizagem e a relao pedaggica; a concepo e a organizao de cursos ou aces de formao.

B) Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos. C) Ser capaz de planificar e preparar as sesses de formao, nomeadamente:

analisar o contexto especfico das sesses objectivos, programa, perfis de entrada e de sada, condies de realizao da aco; conceber planos das sesses; definir objectivos pedaggicos; analisar e estruturar os contedos de formao; seleccionar os mtodos e as tcnicas pedaggicas; conceber e elaborar os suportes didcticos; conceber e elaborar os instrumentos de avaliao.

D) Ser capaz de conduzir/mediar o processo de formao/aprendizagem no grupo de formao, nomeadamente:


desenvolver os contedos de formao; desenvolver a comunicao no grupo; motivar os formandos; gerir os fenmenos de relacionamento interpessoal e de dinmica de grupo; gerir os tempos e os meios materiais necessrios formao; utilizar os mtodos, as tcnicas, os instrumentos e os auxiliares didcticos.

E) Ser capaz de gerir a progresso na aprendizagem dos formandos, nomeadamente:


efectuar a avaliao formativa informal; efectuar a avaliao formativa formal; efectuar a avaliao final ou sumativa.

F) Ser capaz de avaliar a eficincia da formao, nomeadamente:


avaliar o processo formativo; participar na avaliao do impacto da formao nos desempenhos profissionais.

Nesta Seco

O conceito de formao profissional O sistema de formao profissional A formao profissional e o mercador de emprego A formao profissional e o sistema educativo O enquadramento legal da actividade de formador O perfil do formador

Ideias a reter

o formador um facilitador da aprendizagem; o formador um animador, isto , um lder e gestor da dinmica formativa; o formador dever centrar-se nas pessoas e no grupo; criar uma dinmica de grupo; provocar a discusso, o trabalho individual e o trabalho em equipa; criar um clima de confiana sem competitividade; utilizar a pedagogia do sucesso e no as prticas do erro; valorizar as experincias e os desempenhos; ter conhecimento e poder agir nas diversas fases do sistema de formao.

You might also like