You are on page 1of 8

Os verbos modais fazem parte de um conjunto de formas destinadas a exprimir as atitudes do locutor em relao quilo que diz e em relao

ao interlocutor (a modalidade).So verbos modais: dever,poder, ter de.Outras formas de exprimir a modalidade: advrbios de frase: provavelmente, possivelmente, necessariamente verbos: saber, crer, precisar de adje(c)tivos: possvel, provvel,capaz Exemplos: a) Eu posso tomar conta do beb. Modalidade em que se exprime possibilidade/capacidade.b) O Joo tem de/deve fazer as anlises. Modalidade dentica, em que se pressupe a existncia de circunstncias externas ou regras sociais que obrigam algum a envolver-se numa situao.c) Podes sair. Modalidade dentica.d) O Rui j deve ter chegado a casa. Modalidade epistmica, em que o locutor exprime incerteza ou probabilidade dado que o conhecimento que detm sobre a situao insuficiente.

Os valores modais do verbo poder [Pergunta] Uma vez mais a testemunhar o meu apreo pelo trabalho que vem sendo realizado por Ciberdvidas no sentido de serem proporcionados os esclarecimentos que vos vo sendo solicitados. Com o desenvolvimento da lingustica e pelas diferentes interpretaes que, por vezes, se encontram relativamente a um mesmo assunto, as dvidas so cada vez maiores. Venho, pois, solicitar o obsquio de me ser facultado um esclarecimento sobre os valores modais aplicveis a uma dada frase. Assim, na frase Amanh podes sair, constatei as seguintes interpretaes: 1. Uma interpretao dentica da modalidade, pois Podes sair porque j no tens febre, isto , sair ou no sair depende de uma situao, de um trao que te afecta; 2. Uma 2. interpretao, epistmica da modalidade, pois Podes sair porque eu... te dou autorizao para isso. Ora, esta segunda interpretao "epistmica", no dizer dos autores no ser antes dentica, precisamente porque no estar tanto o pretender avaliar a "verdade/falsidade" do contedo do enunciado, mas sim a pretenso do locutor em agir sobre o seu interlocutor, "autorizando-o"? Alis, a parte final da interpretao isso mesmo deixa antever. Grato pela disponibilidade. Afonso de Mesquita :: Quadro superior AP :: Covilh, Portugal [Resposta] As modalidades clssicas so acerca da prpria noo de verdade (alticas), mas so considerados a(c)tualmente muitos outros tipos de modalidade como a epist[]mica, que se relaciona com conhecimento e crena [no exa(c)tamente com verdade/falsidade do contedo], e dentica, relacionada com obrigao e permisso. Na Gramtica da Lngua Portuguesa (Editorial Caminho, 2003), encontramos a seguinte explicao: A modalidade dentica diz respeito s circunstncias externas (pessoais, regras sociais ou normas) que permitem ou obrigam o participante a envolver-se na situao. () a modalidade

epistmica est relacionada com o domnio da incerteza, da probabilidade (pgina 248). O verbo modal poder pode ser utilizado para expressar possibilidade (modalidade epistmica) e tambm permisso (modalidade dentica), como refere na parte final da sua pergunta. Convm referir, no entanto, que h frases que suscitam ambigu[]idade, como por exemplo: A Sofia pode sair.

Elementos que marcam a modalizao [Pergunta] Reitero o meu elevado apreo pelo vosso trabalho que considero um prstimo precioso a todos ns, consulentes. Para alm dos verbos modais e dos advrbios, que outros elementos gramaticais podero contribuir para a modalizao? Muito obrigada. Margarida Graa :: Professora :: Portugal [Resposta] A modalizao uma operao pela qual a relao predicativa localizada em relao classe de sujeitos enunciativos que integram o sistema referencial. Da modalizao resultam os valores da categoria gramatical modalidade ou valores modais. A modalizao permite o uso de uma expresso que vai suavizar, ou clarificar, a informao veiculada pelo verbo. O processo de modalizao no se verifica somente nos verbos modais (dever, ter de, poder, etc) ou advrbios (provavelmente, necessariamente, possivelmente, etc.). Pode realizar-se de vrias maneiras diferentes, como no uso de determinados verbos e adje(c)tivos, por exemplo: Adje(c)tivos: possvel, provvel, capaz, ptimo, permitido, obrigatrio. Outros verbos: assegurar, crer, precisar de, saber.

Verbo auxiliar Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

o contenha fonte(s) no fim do texto, esta(s) no /so citada(s) no corpo do artigo, o que comprome vembro de 2011) artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto sempre que necessrio. Verbos auxiliares, em gramtica e em lingustica, so uma classe de verbos que veiculam informao gramatical, adicionando-a ao verbo principal. Podem ser considerados como morfemas gramaticais (livres), responsveis pela expresso de determinados valores que a flexo verbal, por si s, no capaz de exprimir. Os verbos auxiliares so transparentes s restries distribucionais e de

subcategorizao impostas pelo verbo principal ao preenchimento lexical das diversas posies argumentais, quer dizer, no afectam o tipo de palavras que o verbo principal aceita como seu sujeito ou complementos:

O Pedro leu/est a ler/vinha lendo/tem de ler/comeou a ler/acabou por ler/deixou de ler o livro

Em portugus os verbos auxiliares presentam uma construo sintctica prpria, aparecendo ligados ou no por preposio a uma forma no-finita do verbo principal, a saber, o gerndio (lendo), o infinitivo no flexionado (ler) e particpio passado, na forma invarivel do masculino singular (lido):

O Pedro est lendo o livro O Pedro vai ler o livro O Pedro tinha lido o livro

Por sua vez, um verbo auxiliar por ser construdo com outro auxiliar, num processo recursivo, embora limitado, que conduz formao de cadeias verbais mais ou menos longas, e em que se observam restries combinao de diferentes auxiliares entre si:

O Pedro podia ter estado a ler um livro O Pedro acabou por ter de comear a ler o livro mais longas cadeias verbais de auxiliares documentadas em corpora

As

do portugus europeu so formadas por sequncias de quatro auxiliares e um verbo principal:

Este livro deve poder comear a ser lido pelos alunos Este livro deve ter comeado a ser lido pelos alunos

No possvel fornecer a lista completa de verbos auxiliares, at porque a sua classificao ainda objecto de controvrsia entre gramticos e entre linguistas. As principais distines a ter em conta baseiam-se nos valores gramaticais mais salientes veiculados pelo auxiliar. Consideram-se assim, os verbos auxiliares temporais ou de tempo (e.g. ir + infinitivo), os verbos auxiliares aspectuais (e.g. estar a + infinitivo) e os verbos auxiliares modais (e.g. poder + infinitivo). ndice [esconder]

1 Classificao

1.1 Verbos auxiliares de tempo

1.2 Verbos auxiliares modais

1.3 Verbos auxiliares aspectuais

2 Referncias

[editar]Classificao [editar]Verbos auxiliares de tempo Um verbo auxiliar de tempo forma tempos verbais com o verbo principal denominados tempos compostos. Na lngua portuguesa, os verbos ter, haver, ser, estar, ir e andar so verbos auxiliares de tempo.

Verbos ter e haver

Os verbos ter e haver no presente do indicativo, acompanhado de um verbo no particpio, indica uma ao comeado no passado que ainda continua.

Os verbos ter e haver no pretrito imperfeito do indicativo, acompanhado de um verbo no particpio, indica pretrito mais-que-perfeito.

Verbo estar

O verbo estar, acompanhado de verbo no gerndio, indica uma ao momentnea, que pode ou no se estender ao futuro.

Verbo ir

O verbo ir no presente do indicativo, acompanhado de um verbo no infinitivo, indica futuro do presente.

O verbo ir no pretrito imperfeito do indicativo, acompanhado de um verbo no infinitivo, indica uma ao planejada no passado, mas no realizada.

Verbo andar

O verbo andar, acompanhado de verbo no gerndio, indica uma ao passada que se estende at o presente

[editar]Verbos auxiliares modais Um verbo auxiliar modal, tambm chamado simplesmente verbo modal, forma com o verbo principal locues verbais com valor modal (de desejo, probabilidade, dever, possibilidade, necessidade etc.). So exemplos os verbos dever, poder, ter de, haver de, p. ex.:O avio deve partir s 8 horas, O Pedro pode ir ao cinema, Eu no tenho de pagar o jantar, Hs de ajudarme a levar isto para casa. [editar]Verbos auxiliares aspectuais Um verbo auxiliar aspectual ou aspectivo acrescenta ao significado do verbo principal noes de como a ao se processa. Os principais valores aspectuais veiculados pelos verbos auxiliares so o aspecto durativo, permansivo, iterativo, pontual, incoativo ouinceptivo, terminativo. Os verbos continuar, comear, estar a, acabar de, andar so verbos que podem ser usados como aspectuais. p. ex.: Eu no comecei a trabalhar ainda, O Pedro est a comer/comendo.

erbos Auxiliares Por Arajo, A. Ana Paula de Em algumas situaes no possvel expressar atravs das formas simples

do verbo a circunstncia que pretendemos. Neste caso, recorremos aos tempos compostos, que so formados da seguinte maneira: VERBO AUXILIAR + FORMA NOMINAL DO VERBO (gerndio,particpio ou infinitivo). Exemplos: Vou comer pouco hoje. Temos estudado muito. Ele estava andando pela praia hoje. principais carregam a maior carga semntica da forma verbal

Os verbos

composta, j os verbos auxiliares so responsveis por marcar o tempo, o modo, o nmero e a pessoa daquela forma verbal. Exemplos: Vou comer, vais comer, fomos comer. Tinha estudado, tnhamos estudado, tero estudado. Estou andando, estaremos andando, estariam andando.

Podemos distinguir ainda os verbos auxiliares segundo o valor semntico que carregam. Temos, assim, os verbos auxiliares modais e os verbos auxiliares aspectuais. Verbo Auxiliar Modal Expressam o modo como o locutor enxerga aquela ao verbal. Juntos com o verbo principal eles formam uma locuo verbal. So eles: dever, poder, ter, saber, crer, precisar, etc. Exemplos:

Joo pode andar pela praia hoje. Joo deve andar pela praia hoje. Joo precisa andar pela praia hoje.

Como podemos ver, dependendo do verbo auxiliar utilizado, o locutor pode expressar certeza, dvida, desejo, etc. Verbo Auxiliar Aspectual Neste caso, o verbo auxiliar acrescenta a noo de aspecto, de como a ao se realizou. So eles: estar, comear, pr, continuar, etx.

Eles estavam assistindo TV. Eles continuavam assistindo TV. Comearam a fazer perguntas. Continuaram a fazer perguntas. Estavam a fazer perguntas.

A partir destes poucos exemplos, j podemos perceber a diferena de significado quando utilizamos algum desses verbos aspectuais. Eles agem sobre o verbo principal trazendo uma nova informao semntica, como se fossem advrbios caracterizando aquela ao verbal. Fontes: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=16352 http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/verboauxiliar Gramtica Normativa da Lngua Portuguesa (Rocha Lima)

Data de publicao: 10/05/2010 Categorias: Portugus

Imprimir | Recomendar | Link

Nenhum comentrio sobre "Verbos Auxiliares". Clique aqui para adicionar um comentrio. Contedo Parte superior do formulrio

Modalizao

Os enunciados expressam sentimentos e pensamentos do locutor, mostrando suas intenes e determinando reaes no interlocutor. Os modalizadores podem ser: EPISTMICOS: revelam o grau de conhecimento do sujeito em relao ao enunciado (certeza, probabilidade etc). Correspondem os eixos do SABER e do CRER. DENTICOS: Referem-se ao eixo da conduta, a linguagem das normas: obrigatrio, proibido, ordenado, permitido, facultativo. Fazem parte os modalizadores apreciativos: agradvel, bom, delicioso, ruim, aprecio, censuro, detesto...

Alguns recursos lingsticos para a expresso da modalizao: advrbios: talvez, infelizmente...; predicados cristalizados: certo, preciso...; performativos explcitos: eu ordeno...; verbos auxiliares: poder, dever...; verbos de atitude proposicional: eu creio, eu sei...

Os modos e os tempos verbais tambm so recursos para a modalizao. Eles exprimem a atitude do falante em relao ao enunciado: INDICATIVO: representa algo real, de certeza. Situa o processo em uma poca: passado, presente, futuro. Por exemplo: O nibus passar s 7h. SUBJUNTIVO: representa algo possvel, provvel, de incerteza, sem marcao de tempo. Por exemplo: Espero que ela entregue o trabalho. IMPERATIVO: tem valor diretivo, sem marcao de tempo, restrito a pessoas. Exemplo: Venha logo! INFINITIVO: sem marcao de tempo, pessoa e nmero. Dar ao enunciado estatuto de verdade. Exemplo: Encontrar o livro importante. Alguns tempos verbais tem empregos modais: Futuro do presente: efeito de dvida, probabilidade. Exemplo: Joana no chegou. Ter esquecido a reunio? Futuro do pretrito: efeito de hipteses. Exemplo: Eu teria participado da reunio se fosse avisada. O imperfeito do indicativo tambm pode ter valor de probabilidade.

DISCURSO AUTORITRIO X DISCURSO POLMICO Discurso autoritrio: A argumentao tem base no saber e no dever. O locutor mostra-se engajado com o que diz. Seleciona tambm expresses do tipo certo, preciso que...

Discurso Polmico: A argumentao tem base no crer ( eu acho, portanto...).O locutor no impe ( ou finge no impor ) sua opinio.Parte inferior do formulrio

You might also like