You are on page 1of 10

Grupo de Professores de Fsica Moderna: A importncia do ambiente de discusso na formao continuada de professores.

2 Joo Ricardo Neves da Silva, 2Alex Lino, 1Ana Maria Osrio Araya Balan,2Filipe Pereira Faria, 2Thiago Pereira dos Santos. 1 Graduandos em Fsica da FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente 2 Professora Assistente Doutora do Departamento de Fsica, Qumica e Biologia da FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente RESUMO O Ensino de Fsica vem passando por mudanas, principalmente no que tange a capacitao de professores para a prtica das teorias relacionadas Fsica Moderna e Contempornea em sala de aula. No entanto, os grupos de formao continuada de professores oferecidos atualmente possuem uma metodologia que se baseia na informao dos professores acerca de assuntos variados, sem atingir uma especificidade necessria cada rea.Com o intuito de promover a capacitao dos professores que lecionam Fsica na rede de ensino de Presidente Prudente para a prtica das teorias modernas em sala de aula, o Grupo de Professores de Fsica Moderna possui uma maneira diferente de conduzir as reunies, onde a opinio e as propostas de cada participante necessria para o andamento dos encontros, que acontecem mensalmente. Os resultados obtidos no que cerne principalmente as mudanas conceituais dos professores participantes so mostrados neste relato. 1.) INTRODUO Em geral o Ensino de Fsica se apresenta como um desafio para o professor de Ensino Mdio. Em particular espera-se que o ensino de Fsica, contribua para a efetiva formao de um cidado com uma cultura cientfica, de forma que seja capaz da interpretao dos fatos e de se posicionar frente ao uso da tecnologia, presente em cada ato da nossa vida. Tambm se sabe que a Fsica Moderna, parte da Fsica, em geral desconhecida dos professores, est presente nas diversas tecnologias que utilizamos rotineiramente. Segundo Paulo (1997, p.3): A todo o momento somos usurios de um conforto que s se tornou realidade a partir da aplicabilidade prtica de conceitos estruturadores a partir da Fsica Moderna: lmpadas fluorescentes, telefonia celular, fornos microondas, computadores... Diante dessa realidade, que envolve uma Cincia to presente e ao mesmo tempo to desconhecida, torna-se evidente a preocupao com o ensino de temas de Fsica Moderna no Ensino Mdio, em todos os seus aspectos e vertentes, mostrando sua evoluo e transformao, pois: (...) necessrio que se estude como introduzir, no Ensino Secundrio, os conceitos, leis e teorias da Fsica do sculo XX, em particular a Teoria Quntica, que tem condicionado, fortemente, a investigao cientfica e tecnolgica moderna e que, no sculo passado, revolucionou o pensamento humano. (LOBATO e GRECA, 2005, p.119).

Ainda hoje as pesquisas publicadas com relao ao ensino de temas relacionados Fsica Moderna so poucas, se comparadas, evidentemente, a outras reas de estudo da Fsica como Mecnica e Eletromagnetismo. Possibilitar ao aluno o conhecimento de Fsica Moderna ponto de convergncia das pesquisas; a problemtica trazer o tema para a sala de aula diante de tantas dificuldades encontradas pelos professores, como por exemplo: Quantidade excessiva de assuntos sobre Fsica Clssica; Reduzido nmero de aulas de Fsica que compem a grade curricular do Ensino Mdio nas escolas pblicas; Falta de material pedaggico adequado, para o desenvolvimento de experimentos e pesquisas relacionadas ao tpico; Falta de conhecimento sobre Fsica Moderna por parte dos professores de Ensino Mdio. Evidentemente, a falta de preparo (ou conhecimento) dos professores a maior agravante dessa prtica. O trabalho torna-se mais difcil quando se tem muitas dvidas e a compreenso da Fsica Moderna fundamental para que o professor possa ensinar. No se trata de questionar a formao destes professores; so inmeras as causas do problema. O que nos interessa estudar e desenvolver mtodos para capacitar estes professores visando a formao destes para a prtica do ensino de Fsica Moderna no Ensino Mdio Com este propsito, foi criado, sob a superviso e orientao da Prof. Dr. Ana Maria Osrio Araya Balan, do Departamento de Fsica, Qumica e Biologia da Faculdade de Cincias e Tecnologia da UNESP Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, o Grupo de Professores de Fsica Moderna (GPFM), com a participao de professores de Presidente Prudente e regio. Professores de Fsica, Matemtica, Qumica e Biologia que trabalham em escolas do Ensino Mdio colaboraram para a criao deste grupo. Mensalmente o grupo se rene para discutir e estudar temas de Fsica Moderna com o propsito de obter capacitao profissional, pautados nas proposies dos Parmetros Curriculares Nacionais. 2.) METODOLOGIA 2.1.) O QUE O GRUPO Foi dado incio,sob coordenao e orientao da Profa. Dra. Ana Maria Osrio Araya Balan, ao Projeto de Extenso Universitria Grupo de professores de Fsica Moderna (GPFM), convidando para participar aproximadamente 20 professores de Presidente Prudente e regio, todos profissionais com experincia no magistrio, conhecimentos para compartilhar de sua prtica de Ensino de Fsica e, principalmente, vontade de aprender, em conjunto, tudo o que diz respeito Fsica Moderna. O objetivo do curso, inicialmente, era o estudo de temas que fazem parte da Fsica Moderna, mais especificamente Mecnica Quntica, atravs de reunies realizadas mensalmente na Faculdade de Cincias e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente. O detalhamento da proposta, abrangncia e prioridade de atividades foram definidos nas reunies iniciais com os participantes.

Aps as primeiras reunies optou-se que o curso no seria um curso presencial nos moldes convencionais, mas sim um grupo de estudos de temas relacionados Fsica Moderna com objetivos j citados anteriormente. Neste grupo leva-se em conta os conhecimentos de cada participante, no h um dono da verdade. O grupo se torna agradvel a todos exatamente pelo fato de que se cria um ambiente de discusso informal a respeito de um tema colocado no incio da reunio onde no h um professor universitrio detentor do conhecimento e professores da rede necessitados de reciclagem, mas um grupo de professores e alunos de graduao com um propsito de estudar junto. A necessidade e o interesse desses profissionais em ampliar seus horizontes e de buscar solues para os problemas no exerccio da prtica do ensino, tornou o projeto verdadeiro e pronto para o estudo de temas da Fsica Moderna. A partir da, os professores passaram a fazer uso de um espao para expor suas dvidas, suas idias, debater sobre suas prticas pedaggicas e a buscar solues para as questes levantadas. importante ressaltarmos que esse tipo de grupo pioneiro na regio de Presidente Prudente, e talvez o nico em atividade, pois no temos conhecimento de qualquer outro tipo de esforo sendo realizado nesse sentido na regio. 2.2.) COMO FUNCIONA O GRUPO O grupo se rene mensalmente no Campus da UNESP de Presidente Prudente e suas reunies seguem algumas etapas, descritas a seguir: Antes do encontro preparado um cronograma de atividades a serem realizadas no dia, levando em conta o tema escolhido para estudo e as tarefas que ficaram da atividade anterior; No cronograma h sempre um momento de compartilhamento, onde so colocados recados, notcias e informaes de interesse comum, e tambm sobre textos encontrados na Internet, revistas ou livros relacionados ao tema escolhido; Aps as etapas iniciais, o tema colocado para a anlise do grupo. o momento de maior permanncia, onde o grupo estuda, reflete e discute os temas propostos anteriormente. Se alguma dvida no for esclarecida, este tema ser motivo para pesquisa onde ser novamente discutido na prxima reunio.

Diferentemente de outros processos de formao continuada que se resumem em aulas presenciais, percebemos que realmente trata-se de um grupo que se rene com o mesmo propsito; o professor o prprio aluno numa inverso constante de papis onde cada integrante fundamental. O professor busca atravs de sua participao, a prpria capacitao, onde suas dvidas (que podem ser as dvidas dos outros) e seu saber direcionam as reunies. Esse processo tem proporcionado ao professor ir alm dos temas da Fsica Moderna, quando prope uma mudana na prpria prtica pedaggica. Mion e Saito (2001, p. 31), afirmam que necessria a participao dos envolvidos em todos os momentos da mesma: planejamento, ao, observao e reflexo para o replanejamento. A forma de trabalho do grupo fez com que o mesmo se tornasse

independente e o envolvimento do professor, que tambm o aluno dentro e fora das reunies, o grande responsvel no processo da capacitao. Diante desta situao pedaggica devemos ressaltar e salientar algumas caractersticas relevantes do professor na sua prtica pedaggica: As reunies so responsabilidade de todos, portanto todos devem aportar com textos, pesquisa em livros e nos meios de comunicao, fazendo que dessa forma todos faam parte do processo de criao de cada uma das reunies agendadas; Sempre deve ser enfatizada a relevncia da existncia do grupo como espao de reflexo, comunicao e auto-capacitao do professor. Outra ressalva a de que, assim como aprendem , esses professores da rede so fonte de conhecimento para os estudantes de Licenciatura em Fsica que participam das reunies, alm de que algumas colocaes feitas em reunies eu certas dvidas consensuais, principalmente no que se refere abordagem metodolgica ou a forma como pode ser transmitida em sala de aula o conceito estudado proposies de atividades prticas - tem sido fonte de projetos de pesquisa realizados por estes alunos.

3.) RESULTADOS 3.1.) O LIVRO O ESPECTRO ELETROMAGNTICO Decorridas as reunies iniciais, o grupo percebeu que alm de estudar tpicos de Fsica Moderna gostaria de proporcionar a outros professores o resultado do estudo realizado e disseminar as concluses, estudos e as idias obtidas, conquistando assim, uma resposta num mbito maior. Decidiram-se, ento, escrever um livro paradidtico sobre o tema, originando dessa forma um importante trabalho a respeito dos estudos de Fsica Moderna nas Escolas de Ensino Mdio. Assim, surgiu um livro sobre o Espectro Eletromagntico, fazendo uma abordagem ampla e completa do tema com sua contextualizao histrica e cientfica. O livro O Espectro Eletromagntico um livro criado por professores de Ensino Mdio para professores de Ensino Mdio, o que torna evidente que h uma preocupao por parte dos criadores em esclarecer problemas vivenciados por si mesmos. O livro traz uma abordagem diferente, baseada em experincias e estudos, ou seja, um trabalho que mostra ao professor o caminho para diversos problemas encontrados ao abordar o assunto de uma forma prtica e direta, servindo ento de tima ferramenta para todos os professores de Fsica do Ensino Mdio. Atravs deste livro, o grupo pretende auxiliar outros professores sobre o tema, para que possam preparar-se para suas aulas. Durante todo o processo de elaborao, tomou-se o cuidado e a ateno de usar uma linguagem mais simples que a empregada pelos livros de 3 grau atualmente, para que haja uma melhor compreenso por parte do leitor.

No livro, faz-se uma abordagem histrico-contextual sobre os principais cientistas que contriburam para a origem da chamada Fsica Moderna. Quanto aos conceitos fsicos, dada toda uma definio sobre as ondas, ondas eletromagnticas, modelos atmicos, definio e tipos de espectro, e, finalmente, o espectro eletromagntico. Os conceitos fsicos usados pelo livro, so na maior parte retirados de outros textos selecionados pelo grupo, porm, consta de curiosidades que so definies, analogias e clculos elaborados pelo grupo especialmente para o livro. Seguem em anexo no livro, alguns pequenos textos julgados interessantes pelo grupo, e algumas atividades e experincias para serem elaboradas com os alunos. 3.2.) MAPA CONCEITUAL SOBRE O ESPECTRO ELETROMAGNTICO Um outro resultado do estudo realizado pelo grupo um mapa conceitual sobre o ensino do Espectro Eletromagntico. O modelo utilizado para a confeco do mapa foi baseado no princpio ausubeliano (AUSUBEL, NOVAK E HANESIAN, 1980), no qual os conceitos mais gerais e inclusivos aparecem na parte superior do mapa, prosseguindo, de cima para baixo, com conceitos gerais e explicativos para terminar com conceitos mais especficos. Optou-se por colocar em azul os conceitos que so pr-requisitos, em amarelo os conceitos que explicam o tema principal e em cor de rosa o tema principal (figura 1 do anexo). 3.3.) CAPACITAO DOS PROFESSORES Na tentativa de avaliar a importncia do grupo na capacitao dos integrantes entregamos aos professores participantes um questionrio com 6 perguntas. As questes foram elaboradas de forma que possam servir de diretrizes quanto capacitao que o trabalho esteja proporcionando ao grupo e apontar um trabalho futuro. Seguem as perguntas relacionadas e em seguida um comentrio sobre os resultados: Questionrio (Grupo de Estudos de Tpicos de Fsica Moderna) 1- Classifique numa escala de 0 a 10 o seu conhecimento sobre Fsica Clssica. 2- Classifique numa escala de 0 a 10 o seu conhecimento sobre Fsica Moderna. 3- Qual a razo principal por voc participar deste grupo? H quanto tempo participa? 4- Houve alguma mudana na sua prtica pedaggica aps ter entrado no grupo? Qual (is)? 5- Se voc tivesse que convidar um professor de Fsica para participar do grupo, o que escreveria neste convite? As questes de nmero 1 e 2 foram assim feitas para que pudssemos identificar a real dificuldade encontrada pelos professores com os temas da Fsica Moderna, no que diz respeito a conhecimento, diferenciao e classificao do tema. Ao classificar seu conhecimento sobre a Fsica Clssica e Fsica Moderna numa escala de 0 a 10, chegamos aos seguintes resultados:

Tema Fsica Clssica Fsica Moderna

Mdia do Grupo 7 4

Desta forma, fica evidente que a Fsica Moderna est menos presente no conhecimento dos professores do que a Fsica Clssica, o que justifica a nossa preocupao com a capacitao dos professores com relao ao tema. Por outro lado, preocupante que o conhecimento da Fsica Clssica seja somente 7. A questo de nmero 3, foi elaborada de forma que o professor nos revelasse sua verdadeira inteno em participar do grupo. Assim, obtivemos respostas como: Meu objetivo enriquecer meus conhecimentos, estar conhecendo a rea da Fsica Moderna (no tive essa oportunidade na graduao) e de estar trocando experincias com colegas de outras cidades. o nico local onde outras pessoas falam sobre coisas que gosto de estudar, ouvir e apesar de pouco saber posso participar Percebemos neste relato dos professores, que o professor explicita o fato de no ter tido a oportunidade de conhecer a Fsica Moderna durante sua graduao, o que justifica sua necessidade de buscar este conhecimento atravs do grupo. Para este professor, trocar experincias com professores de outras cidades tambm importante para sua participao. Isso nos mostra que o modo como o grupo funciona faz com que o professor se sinta confortvel dentro da equipe, pois, apesar de pouco saber contedos de Fsica Moderna, pode participar. importante ressaltarmos o fato de o professor ter dito que o grupo o nico local que dispe para tratar assuntos deste interesse, o que indica mais uma vez a necessidade da existncia deste grupo e de projetos deste tipo. Tambm tivemos respostas como: Enriquecimento de conhecimentos que envolvem vrias reas como Qumica, Fsica, Matemtica e Biologia. A pesquisa da Histria fantstica e a criatividade para escrever, esquematizar e tornar possvel a aprendizagem sobre esses assuntos abordados, foi incrvel. Percebemos neste depoimento, o interesse do professor pelo envolvimento da Cincia com vrias reas e do estudo do desenvolvimento histrico (segundo sugerido pelos PCN+). O professor tambm relata ser algo incrvel transformar todo esse conhecimento adquirido em aprendizagem. Apesar das mais variadas respostas percebemos a necessidade dos professores em buscar o conhecimento. importante lembrarmos tambm que a maioria

dos professores pertence ao grupo desde que o mesmo foi criado, em 2002, sempre dele participando. Em se tratando da questo nmero 4, tentamos averiguar se o grupo tem surtido resultados, de maneira que as respostas foram do tipo: Sim. Com o grupo de estudo ousei a trabalhar assuntos de Fsica Moderna. Comecei a introduzir o tema e a cada perodo tenho mais segurana para aprofundar pouco a pouco na rea. Sim, introduzi o estudo da Fsica Moderna na 3 srie do Ensino Mdio com mais segurana. Percebemos nestas palavras, uma mudana significativa nas aulas ministradas por este professor, que passa a introduzir temas de Fsica Moderna em suas aulas baseado na confiana adquirida por sua participao no grupo. Nota-se com clareza que, o termo segurana usado nestes depoimentos responsvel pela mudana na postura pedaggica destes professores, o que indica que a capacitao proporcionou a estes professores a autoconfiana almejada. Segundo relato de um outro professor: Muitas... Minhas aulas sofreram desde modificao do contedo especfico, assim como pedaggicas... Fiz minha dissertao de mestrado me apoiando exatamente neste contato, ou por no dizer, na importncia que vejo neste dilogo que procuro ter com as universidades. Verifica-se neste caso, uma relao de confiana entre o professor e o grupo, em que o professor valoriza o contato com a Universidade, se apoiando para fazer sua dissertao de mestrado. Na questo de nmero 5, ao pedirmos que professor simulasse um convite para outro professor participar do grupo, buscamos observar a importncia dada ao grupo pelo professor atravs do convite. Assim, as respostas foram: Voc quando decidiu ser professor foi por opo ou por falta de opo? Se foi por opo no perca a oportunidade de participar destas comunidades que colocam as escolas em contato direto com as universidades. Fica evidente nesta resposta a importncia dada pelo professor com relao ao contato com a Universidade. A resposta dada por um outro professor foi: Venha participar do grupo de estudos em Fsica e traga muita vontade de compartilhar suas experincias. Vamos ampliar nossos conhecimentos para incentivar a pesquisa cientfica e desenvolver a tecnologia em favor da humanidade e do meio ambiente.

Este outro, ressalta o compartilhamento de experincias, conhecimento e incentivo pesquisa, fundamentais na busca da capacitao: Venha participar do nosso grupo. Ele aberto a outras reas alm da Fsica e uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experincias.O grupo no tem um dono da verdade. Ns juntos estaremos construindo o conhecimento. Neste caso, percebemos a valorizao dada ao grupo quando o professor convida o colega para construir juntos o conhecimento, onde a idia de grupo deve ser sempre lembrada. 4.) CONSIDERAES FINAIS O processo de capacitao fundamental ao bom trabalho dos professores; um professor em constante formao proporciona aos seus alunos uma descoberta a cada dia e a oportunidade de observar um mundo em constante mudana. A beleza da Fsica Moderna est na aproximao e na possibilidade que esta traz aos que a estudam, de conhecer como ela est inserida nas tecnologias que se mostram presentes na nossa vida. O estudo da Fsica Moderna e em especial a Fsica Quntica, aproxima o estudo do resultado, o abstrato do concreto. A criao e o desenvolvimento de um grupo focado num assunto to especfico e to importante proporciona aos que deste participam a satisfao de estar presente num trabalho que traz resultados, num mbito alocado hoje, mas amanh qui, num nvel que seja usado como referncia desse tipo de trabalho. A forma como as reunies do grupo so realizadas e os resultados obtidos sugerem uma mudana no modelo atual de Grupos de formao continuada de professores, pautados mais na informao que na formao, para um modelo de grupo que preze os conhecimentos dos professores e se utilizem desse para a realizao dos cursos, de modo que, ao contribuir na formao de um consenso acerca de uma determinada teoria, este possa realmente adquirir a capacidade de formular explicao para o fenmeno, aprendendo assim, alm do contedo, uma forma de transmiti-lo em sala de aula. O Livro O Espectro Eletromagntico prova do sucesso do trabalho; o tema de fundamental importncia a todos os professores de Fsica do Ensino Mdio, e o modo como o este foi abordado no livro, proporciona uma forma simplificada de lidar com o tpico e lev-lo para a sala de aula. As respostas obtidas no questionrio aplicado aos participantes, mostram o significativo ganho de conhecimento que esses profissionais obtiveram no decorrer do projeto. A satisfao do interlocutor em poder acompanhar grande parte do desenvolvimento desse projeto e de poder verificar, na prtica, os resultados do mesmo, tambm deve ser ressaltada. Portanto, a prtica se justifica por si s no relato dos participantes, fiis ao grupo por longos e proveitosos 5 anos de sua existncia e que no presente momento inicia uma nova fase, com novos participantes e um novo tema, objetivando, antes de tudo fazer com que estes professores adquiram capacidade de lidar com a FM de forma uma forma

ampla, no s dominando equaes matemticas, mas sendo capazes de propor explicaes para os mais variados fenmenos baseados na formao slida de conceito adquiriram e assim proporcionar aos seus alunos conhecimento verdadeiro de mundo e de vida. 5.) BIBLIOGRAFIA ALVETTI, M. A. S. Ensino de Fsica Moderna e Contempornea e a Revista Hoje. 1999. 169 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Education psychology: a cognitive view. 2nd. Ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1978. Trad. p/ portugus de Eva Nick et al. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BRASIL. Ministrio da Educao. PCN+ Ensino Mdio: Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, SEMTEC, 2002. CANATO JNIOR, O. Texto e Contexto para o Ensino de Fsica Moderna e Contempornea na Escola Mdia. 2003. 111 f. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias) Instituo de Fsica, Instituto de Qumica e Faculdade de Cincias, Universidade de So Paulo, So Paulo. GASPARIN, J. L. Formao do Professor para Competncias e Habilidades. 2003. 10 f. Trabalho do Seminrio de Pesquisa (Programa de Ps-Graduao em Educao) Universidade Estadual de Maring, Maring. GRECA, I. L.; MOREIRA, M. A.; HERSCOVITZ, V. E. Uma proposta para o ensino de Mecnica Quntica. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, So Paulo, v. 23, n. 4, p. 444-457, dez. 2001. JCOME, J. Curso de Fsica: Noes de Fsica Moderna. Natal: EDUFRN, 2000. LOBATO, T.; GRECA, I. M. Analise da Insero de Contedos de Teoria Quntica nos Currculos de Fsica do Ensino Mdio. Cincia e Educao, So Paulo, v. 11, n. 1, p. 119-132, 2005. MION, R, A.; SAITO, C. H. Investigao-Ao: Mudando o Trabalho de Formar Professores. Ponta Grossa: Grfica Planeta, 2001. NASCIMENTO, S. S.; VENTURA, P. C. S.; SILVA, P. S. Fsica e Qumica: Uma Avaliao do Ensino. Revista Presena Pedaggica, Belo Horizonte, n.49, jan/fev. 2003.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Um pster para ensinar Fsica de Partculas na escola. Fsica na Escola, So Paulo, v. 2, n. 1, p. 13-18, maio. 2001. OSTERMANN, F.; FEREIRA, L. M.; CAVALCANTI, C. J. H. Tpicos de Fsica Contempornea no Ensino Mdio: um Texto para Professores sobre Condutividade. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, So Paulo, v. 20, n. 3, p.270-288, set. 1998. PAULO, I. J. C. Elementos para uma proposta de insero de tpicos de Fsica Moderna no Ensino Mdio. 1997. 91 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiab. ROSA, M. I. F. P.; SCHNETZLER, R. P. A Investigao-Ao na Formao Continuada de Professores de Cincias. Cincia e Educao, So Paulo, v. 9, n. 1, p. 27-39, jun. 2003. SO PAULO (Estado). Proposta Curricular para o Ensino de Fsica: 2 grau. SE/CENP. 1998. SILVA, M. A. O. Discurso dos Professores sobre a Formao Continuada. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/24/P0850042428659.doc>. Acesso em: 2 out. 2006.

You might also like