You are on page 1of 3

560

Dirio da Repblica, 1. srie N. 23 1 de fevereiro de 2012

PRESIDNCIA DA REPBLICA
Decreto do Presidente da Repblica n. 24/2012
de 1 de fevereiro

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do artigo 135., alnea a) da Constituio, o seguinte: nomeado, sob proposta do Governo, o ministro plenipotencirio de 2. classe Jaime Van Zeller Leito como Embaixador de Portugal no residente na Repblica do Kuwait. Assinado em 12 de janeiro de 2012. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 26 de janeiro de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. O Ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Paulo de Sacadura Cabral Portas.

MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO


Decreto-Lei n. 23/2012
de 1 de fevereiro

No mbito do Compromisso Eficincia, o XIX Governo Constitucional determinou as linhas gerais do Plano de Reduo e Melhoria da Administrao Central (PREMAC), afirmando que o primeiro e mais importante impulso do Plano deveria, desde logo, ser dado no processo de preparao das leis orgnicas dos ministrios e dos respectivos servios. Trata-se de algo absolutamente estruturante, por um lado, para o incio de uma nova fase da reforma da Administrao Pblica, no sentido de a tornar eficiente e racional na utilizao dos recursos pblicos e, por outro, para o cumprimento dos objectivos de reduo da despesa pblica a que o pas est vinculado. Com efeito, mais do que nunca, a concretizao simultnea dos objectivos de racionalizao das estruturas do Estado e de melhor utilizao dos seus recursos humanos crucial no processo de modernizao e de optimizao do funcionamento da Administrao Pblica. Importava decididamente repensar e reorganizar a estrutura do Estado, no sentido de lhe dar uma maior coerncia e capacidade de resposta no desempenho das funes que dever assegurar, eliminando redundncias e reduzindo substancialmente os seus custos de funcionamento. Na sequncia da Lei Orgnica do XIX Governo Constitucional, aprovada pelo Decreto-Lei n. 86-A/2011, de 12 de Julho, e da subsequente unificao num s ministrio das reas da agricultura, mar, florestas, desenvolvimento rural, ambiente, ordenamento do territrio, habitao e reabilitao urbana, ficaram sob tutela da respectiva ministra dois servios de inspeco, ambos abrangidos no regime jurdico da actividade de inspeco, auditoria e fiscalizao dos servios da administrao directa e indirecta do Estado. Assim, importando concretizar o esforo de racionalizao estrutural, o Decreto-Lei n. 7/2012, diploma que aprovou a Lei Orgnica do Ministrio da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (MAMAOT), instituiu a Inspeco-Geral da Agricultura, do

Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (IGAMAOT) como o servio de inspeco daquele ministrio, resultando da fuso das anteriores Inspeco-Geral da Agricultura e Pescas e Inspeco-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Territrio. As duas inspeces que agora se fundem tm experincia adquirida e um historial de desempenho no domnio do controlo e auditoria. Ambas tm interveno conhecida no controlo sectorial e na auditoria nos domnios da organizao, gesto e actividade dos servios, de defesa da legalidade, regularidade e boa gesto financeira dos fundos pblicos, nacionais e comunitrios. Um dos objectivos a atingir com a fuso ser, portanto, o de preservar e consolidar a competncia firmada nessas reas. Com o presente decreto-lei, reiterando e valorizando a tradicional vertente do controlo e auditoria dos organismos, servios e fundos financeiros, procede-se a um esforo centralizador e introduzem-se ajustamentos que visam conciliar as estruturas orgnicas pr-existentes nos ministrios fundidos, com redefinio das reas de coordenao e de interveno operacional, perspectivando os desafios e as exigncias que o novo servio unificado ir enfrentar, no caminho do desenvolvimento de uma verdadeira cultura do controlo organizacional e financeiro do MAMAOT. As actividades de avaliao e acompanhamento do ordenamento do territrio, tradicionalmente prosseguidas por uma das inspeces, so continuadas pelo novo organismo inspectivo. Especificamente na rea do ambiente, a IGAMAOT herdar as atribuies de actividade do controlo e fiscalizao das actividades com incidncia ambiental e respectivo sistema contra-ordenacional. A nova Inspeco-Geral tem interveno em trs reas principais controlo e auditorias internos dos organismos do MAMAOT, controlo e auditoria da atribuio de fundos comunitrios e acompanhamento e avaliao da legalidade em matrias de incidncia ambiental e do ordenamento do territrio que devem encontrar reflexo na estrutura e organizao interna. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Natureza

A Inspeco-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio do Ministrio da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (MAMAOT), abreviadamente designada IGAMAOT, um servio central da administrao directa do Estado, dotado de autonomia administrativa. Artigo 2.
Misso e atribuies

1 A IGAMAOT tem por misso avaliar o desempenho e a gesto dos servios e organismos do MAMAOT, ou sujeitos tutela do respectivo ministro, atravs de aces de auditoria e controlo, aferir a correcta atribuio de apoios financeiros nacionais e comunitrios, e, nas reas do ambiente e do ordenamento do territrio, assegurar o permanente acompanhamento e avaliao do cumprimento da legalidade. 2 A IGAMAOT prossegue as seguintes atribuies: a) Realizar, com carcter sistemtico, auditorias, inspeces e outras aces de controlo actividade prosseguida

Dirio da Repblica, 1. srie N. 23 1 de fevereiro de 2012 pelos organismos, servios e entidades dependentes ou tutelados pelo MAMAOT; b) Realizar inquritos, averiguaes e outras aces que lhe sejam superiormente determinadas; c) Exercer o controlo financeiro sectorial ao nvel do MAMAOT, no quadro dos objectivos e metas anuais e plurianuais traadas no mbito do Sistema de Controlo Interno (SCI) da Administrao Financeira do Estado; d) Coordenar a interveno do MAMAOT no Sistema Nacional de Auditoria do Plano Nacional de Controlo Plurianual Integrado (PNCPI), realizar as auditorias externas e avaliar as auditorias internas aos sistemas de controlo oficial implementados pelos servios e organismos no domnio da segurana alimentar; e) Assegurar a coordenao nacional e a execuo dos controlos ex post a beneficirios dos apoios financiados pelo Fundo Europeu Agrcola de Garantia (FEAGA), bem como pelo Fundo Europeu Agrcola de Desenvolvimento Rural (FEADER); f) Assegurar a realizao de aces de inspeco a entidades pblicas e privadas em matrias de incidncia ambiental, impondo as medidas que previnam ou eliminem situaes de perigo grave para a sade, segurana das pessoas, dos bens e do ambiente; g) Proceder a aces de inspeco no mbito do MAMAOT e junto de entidades integradas na administrao central e local, de modo a acompanhar e avaliar o cumprimento da legalidade no mbito do ordenamento do territrio; h) Exercer funes prprias de rgo de polcia criminal relativamente aos crimes que se relacionem com o cumprimento da sua misso em matrias de incidncia ambiental, sem prejuzo das atribuies de outras entidades; i) Instaurar, instruir e decidir processos de contra-ordenao ambiental, nos termos da lei-quadro das contra-ordenaes ambientais, bem como nos demais casos previstos na lei, e levantar auto de notcia relativo s infraces legalmente definidas; j) Emitir pareceres e elaborar estudos sobre matrias das suas atribuies, assim como participar na elaborao de diplomas legais; l) Proceder instruo de processos disciplinares em servios e organismos sujeitos tutela do MAMAOT, quando determinado; m) Assegurar a representao nacional e a articulao com as demais autoridades nacionais, com a Comisso Europeia e com os Estados Membros, acompanhar as misses comunitrias, bem como estabelecer relaes de cooperao externa nos seus domnios de actuao. Artigo 3.
rgos

561
b) Determinar as medidas preventivas previstas na alnea f) do n. 2 do artigo 2. ou outras que se revelem necessrias, bem como emitir os mandados necessrios para a execuo das referidas medidas; c) Determinar e decidir os processos relativos a ilcitos de mera ordenao social cuja competncia caiba IGAMAOT. 2 Os subinspectores-gerais exercem as competncias que lhes sejam delegadas ou subdelegadas pelo inspector-geral, devendo este identificar a quem compete substitu-lo nas suas faltas e impedimentos. Artigo 5.
Conselho de Inspeco

1 O Conselho de Inspeco um rgo colegial, de natureza consultiva, ao qual compete apoiar o inspector-geral no exerccio das suas funes. 2 O Conselho de Inspeco composto pelo inspector-geral, que preside, pelos subinspectores-gerais e pelos inspectores directores. 3 Ao Conselho de Inspeco compete, em especial, pronunciar-se sobre: a) Os instrumentos de gesto da IGAMAOT; b) A poltica de gesto de recursos humanos; c) A poltica de qualidade. 4 O inspector-geral pode determinar a participao de outros trabalhadores da IGAMAOT nas reunies do Conselho de Inspeco, em razo da matria a tratar. Artigo 6.
Tipo de organizao interna

A organizao interna da IGAMAOT obedece ao seguinte modelo estrutural misto: a) Nas reas de misso, o modelo de estrutura matricial; b) Na rea de suporte, o modelo de estrutura hierarquizada. Artigo 7.
Estrutura matricial

1 A estrutura matricial da IGAMAOT integra as seguintes reas de interveno: a) Auditoria financeira, de gesto e de controlo tcnico dos servios e organismos; b) Auditoria aos sistemas de regulao e aos sistemas de controlo oficial no mbito da segurana alimentar; c) Auditoria e controlo de apoios nacionais e comunitrios; d) Controlo e inspeco das actividades com incidncia ambiental; e) Avaliao e acompanhamento do ordenamento do territrio; f) Sistema contra-ordenacional ambiental. 2 Aos chefes de equipas multidisciplinares atribudo, em funo da natureza e complexidade das funes, um estatuto remuneratrio equiparado a director de servios ou chefe de diviso, no podendo o estatuto equiparado a director de servios ser atribudo a mais de oito chefias de equipa em simultneo.

1 A IGAMAOT dirigida por um inspector-geral, coadjuvado por trs subinspectores-gerais, cargos de direco superior de 1. e 2. graus, respectivamente. 2 ainda rgo da IGAMAOT o conselho de inspeco. Artigo 4.
Inspector-geral

1 Sem prejuzo das competncias que lhe esto conferidas por lei ou que nele sejam delegadas ou subdelegadas, compete ao inspector-geral: a) Representar e assegurar as relaes da IGAMAOT junto de outros servios e entidades nacionais e internacionais;

562
3 Os chefes de equipa com estatuto remuneratrio equiparado a director de servios so designados inspectores-directores. Artigo 8.
Receitas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 23 1 de fevereiro de 2012 Artigo 13.


Critrios de seleco de pessoal

1 A IGAMAOT dispe das receitas provenientes de dotaes que lhe forem atribudas no Oramento do Estado. 2 A IGAMAOT dispe ainda das seguintes receitas prprias: a) A importncia das coimas aplicadas e juros sobre elas incidentes, na parte que legalmente lhe estiver consignada; b) O produto das sanes pecunirias aplicadas no mbito dos processos de contra-ordenaes; c) As custas e os juros sobre as custas incidentes dos processos de contra-ordenaes em que a IGAMAOT tenha sido a autoridade administrativa que aplicou a sano; d) O produto da venda de publicaes e de outros suportes de informao; e) O produto dos servios prestados; f) Quaisquer outras receitas que lhe advenham por lei, contrato ou a qualquer outro ttulo. 3 As quantias cobradas pela IGAMAOT so fixadas e periodicamente actualizadas por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da agricultura, mar, ambiente, ordenamento do territrio e das finanas, tendo em ateno os meios humanos e materiais mobilizados em cada caso, podendo ainda ser tidos em conta os custos indirectos de funcionamento. Artigo 9.
Despesas

fixado, como critrio geral e abstracto de seleco do pessoal necessrio prossecuo das atribuies da IGAMAOT, o exerccio de funes na Inspeco-Geral da Agricultura e Pescas ou na Inspeco-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Territrio. Artigo 14.
Norma revogatria

So revogados: a) O Decreto-Lei n. 276-B/2007, de 31 de Julho; b) O Decreto Regulamentar n. 79/2007, de 30 de Julho. Artigo 15.
Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor no 1. dia do ms seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 3 de Novembro de 2011. Pedro Passos Coelho Vtor Lou Rabaa Gaspar Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz Maria de Assuno Oliveira Cristas Machado da Graa. Promulgado em 18 de Janeiro de 2012. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 20 de Janeiro de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
ANEXO (a que se refere o artigo 10.) Mapa de pessoal dirigente
Designao dos cargos dirigentes Qualificao dos cargos dirigentes Grau Nmero de lugares

Constituem despesas da IGAMAOT as que resultem de encargos decorrentes da prossecuo das atribuies que lhe esto cometidas. Artigo 10.
Mapa de cargos de direco

Os lugares de direco superior de 1. e 2. graus e de direco intermdia de 1. grau constam do mapa anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. Artigo 11.
rgo de polcia criminal

Inspector-geral . . . . . . . . Direco superior . . . . . . Subinspector-geral . . . . . Direco superior . . . . . . Director de servios . . . . Direco intermdia . . . .

1. 2. 1.

1 3 1

REGIO AUTNOMA DOS AORES


Presidncia do Governo Decreto Regulamentar Regional n. 5/2012/A O Decreto Legislativo Regional n. 3/2010/A, de 19 de fevereiro, criou o Fundo Regional dos Transportes Terrestres, Instituto Pblico Regional, abreviadamente designado por FRTT, I. P. R. A., e extinguiu o Fundo Regional dos Transportes, embora deferindo a produo dos seus efeitos para a data da entrada em vigor dos respetivos estatutos, a aprovar por decreto regulamentar regional. Deste modo, em cumprimento ao disposto no n. 2 do artigo 6. do Decreto Legislativo Regional n. 3/2010/A, de 19 de fevereiro, pelo presente diploma procede-se

1 Na prossecuo da atribuio referida na alnea h) do n. 2 do artigo 2., a IGAMAOT tem a natureza de rgo de polcia criminal, actuando no processo sob direco e na dependncia funcional da autoridade judiciria competente. 2 Para os efeitos do disposto no Cdigo de Processo Penal e no nmero anterior, o inspector-geral, os subinspectores-gerais e os trabalhadores da carreira especial de inspeco so considerados autoridade de polcia criminal. Artigo 12.
Sucesso

A IGAMAOT sucede nas atribuies, direitos e obrigaes Inspeco-Geral da Agricultura e Pescas e Inspeco-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Territrio.

You might also like