You are on page 1of 2

UNEB Universidade do Estado da Bahia Professora: Neila Santana Estudante Douglas Sacramento Turma 2 semestre de Letras com habilitao

tao em ingls

Fichamento Resumo Captulo 5 Recursos da Repetio 5.1 A Parfrase A parfrase acontece sempre que recorremos ao procedimento de voltar a dizer o que foi dito antes, porm, com outras palavras, como se quisssemos traduzir o enunciado, ou explic-lo melhor, para deixar o contedo mais transparente, sem perder, no entanto, sua originalidade conceitual. A parfrase portanto, uma operao de reformulao, de dizer o mesmo de outro jeito. um recurso bastante comum nos textos explicativos, ou naqueles com funo didtica, nos quais h, obviamente, um interesse particular na compreenso dos pontos abordados. (p.62) A parfrase constitui, assim, um recurso reiterativo bastante significativo, pois propicia a clarificao de um conceito, de uma informao, de uma idia por meio de uma nova formulao desses itens. Constitui um recurso coesivo, isto , promove a ligao entre dois segmentos textuais, uma vez que alguma coisa dita outra vez, em outro ponto do texto, embora com palavras diferentes. (p.63) 5.2 O Paralelismo O Paralelismo um recurso muito ligado a coordenao de segmentos que apresentam valores sintticos idnticos, o que nos leva a prever que os elementos coordenados entre si apresentem a mesma estrutura gramatical. O paralelismo no constitui propriamente uma regra gramatical rgida. Constitui, na verdade, uma diretriz de ordem estilstica que d ao enunciado uma certa harmonia e constitui ainda um recurso de coeso que deixa o enunciado numa simetria sinttica que por si s articuladora. (p. 64) Um outro contexto em que se deve manter o paralelismo das estruturas ocorre quando se quer indicar uma srie de complementos ou adjuntos de um mesmo termo. Assim, dois ou mais adjuntos do mesmo nome devem apresentar simetria sinttica de construo.(p.65) Em sntese, o paralelismo, ou a simetria sinttica das estruturas lingusticas, constitui um recurso bastante relevante para o estabelecimento da coeso e da coerncia. Comprova, assim, que os critrios para a qualidade do texto superam em muito o simples ajustamento lingustico. (p. 70)

5.3 A repetio propriamente dita A repetio, como o prprio nome indica corresponde ao de voltar ao que j foi dito antes pelo recurso de fazer reaparecer uma unidade que j ocorreu previamente. Essa unidade pode ser uma sequncia de palavras ou at uma frase inteira. (p. 71) Mas, a repetio no apenas uma regularidade textual. um recurso de grande funcionalidade, pois pode desempenhar diferentes funes, todas elas, de alguma forma, coesivas. Vejamos algumas. Uma primeira funo que se pode reconhecer na repetio corresponde marcar a nfase que se pretende atribuir a um determinado segmento.(p.72) a funo de marcar o contraste entre dois segmentos do enunciado, uma funo que comumente explorada nos anncios publicitrios, exatamente por seu teor expressivo. (p. 73) A repetio tambm pode servir como gancho para uma correo, explicita ou apenas sugerida (...). A repetio pode funcionar tambm para expressar o uma espcie de quantificao , at mesmo quando a aparncia de que se est dizendo absolutamente o mesmo (...). Mas a grande funo que se pode atribuir repetio embutida em qualquer uso que se faa dela aquela de marcar a continuidade do tema que est em foco.(p.74) Se o texto discorre sobre a questo das clulas-tronco, sem dvida, temos que voltar a falar de clulas-tronco, sob o risco de cairmos na incoerncia de fugir ao tema. (p. 75) Na verdade, a repetio da palavra funciona no texto como uma espcie de n que une as pontas da linha que sustenta a continuidade exigida pela prpria coerncia (...). evidente que o texto coerente no requer apenas que haja continuidade temtica. Exige tambm que o tema progrida e, assim, haja tambm progresso temtica.(p.76) O nmero de ocorrncias das palavras repetidas varia de acordo com uma serie de fatores, tais como o gnero, as intenes pretendidas, o tema tratado e outros aspectos ligados situao, de modo que a generalizao pura e simples de no repetir palavras no tem sentido e perde sua funo de nos orientar na escrita de texto adequados. Em Poemas como se sabe, a repetio bastante frequente, como tambm e anncios publicitrios, em chistes, em trocadilhos, em provrbios. (p.78) H gneros de texto em que se repete mais; outros em que se repete menos. Mas no h gnero em que no se repete nada. Esta foi uma iluso que a pratica escolar teimou por criar, generalizando um principio que no pode ser aplicado indiscriminadamente. Qualquer um de ns poder constatar a validade dessas observaes ao ler um editorial, uma histria, um artigo, uma ata, um relatrio, uma notcia, uma pea publicitria. Em qualquer texto, se repetem palavras. (p.84)

You might also like