You are on page 1of 4

Gordura alcolica

Conhea o mecanismo que transforma o lcool em gorduras, detona o fgado e provoca doenas como obesidade e diabetes Em nosso planeta, podemos dividir os inmeros elementos orgnicos
existentes em dois grupos bastante distintos, segundo seu meio de diluio. Os elementos orgnicos que se dissolvem perfeitamente em gua so hidrosolveis. Esses elementos se encontram em harmoniosa convivncia, diludos pela natureza em nosso extenso planeta gua. O grupo de elementos se diferencia justamente por no ser solvel em gua, mas sim, em gorduras ou lipdeos, e se denomina lipossolvel. Infelizmente, todos os dias temos noticias de acidentes que culminam com o derramamento desses elementos insolveis na gua de nossos solos, rios e oceanos, causando os famigerados desastres ecolgicos, diretamente relacionados aos agrotxicos, leos e demais derivados de petrleo, por exemplo. No organismo humano, feito de gua, a histria no poderia ser diferente. As doenas modernas que afligem a populao, so desastres fisiolgicos decorrentes dos hbitos modernos: sedentarismo e dieta rica em gordura. Como o planeta Terra, o nosso corpo tambm feito de gua. Ele no tem felicidade para dissolver e eliminar esses elementos orgnicos que, em excesso, so txicos para a sade. Como, ento, podemos evitar esses males vivendo numa sociedade moderna? Inimigo da gua A resposta se encontra no estilo de vida que praticamos. Podemos viver numa sociedade moderna sem, no entanto, aderir complemente ao seu padro. Sem abrir mo do conforto e da qualidade que os avanos cientficos proporcionam, podemos cuidar da sade com uma dieta planejada de acordo com as nossas verdadeiras necessidades e atividades fsicas. Com uma dieta equilibrada em carboidratos, protenas e gorduras, acompanhada de exerccios fsicos, possvel prevenir e at mesmo tratar o excesso das doenas modernas.

No entanto, existem comportamentos menos evidentes que tambm devem ser observados. o caso da dependncia do uso de estimulantes como a nicotina e a cafena, e de algumas substancias potencialmente calricas o lcool. Alm de seus conhecidos efeitos deletrios para a sade, o lcool um grande inimigo da gua, elemento essencial em abundncia em nosso corpo. Portanto, o lcool possui caractersticas similares to nociva gorduraambos, inimigos da gua. Mas as similaridades entre esses dois elementos no param ai. O famigerado colesterol, por exemplo, quimicamente mais bem classificado como um lcool do que como um lipdeo ou gordura. Devido sua insolubilidade, esses lcoois e gorduras devem ser transportados atravs do organismo, associados s protenas, formando complexos lipo-protico como as famosas lipoprotenas sanguneas (HDL, LDL e VLDL) e os cidos graxos, ligados albumina, protena comum em nossos tecidos. Os cidos graxos tambm podem ser transportados em associao com o glicerol, elemento oriundo do metabolismo dos carboidratos, formando os triglicerdeos. Fermentao perigosa O lcool resulta da fermentao dos carboidratos prprios de frutas como a uva e a cana-de-acar, de cereais como o centeio e a cevada, e de razes como a batata e a mandioca. Em decorrncia da fermentao em nosso corpo, tambm produzimos naturalmente uma pequena quantidade de lcool que o fgado capaz de metabolizar. No entanto, essa capacidade relativamente pequena. A ingesto de bebidas alcolicas sobrecarrega tremendamente a funo heptica, resultando na gordura. O pior de tudo que essa gordura acumulada no fgado e na corrente sangunea, sob a forma de cidos graxos e triglicerdeos. bem verdade que o consumo de acar tambm pode ser responsabilizado pela elevao dos triglicerdeos, principalmente nos indivduos sedentarismo que no so devidamente aparelhados para armazenar carboidratos. No entanto, alm da prpria gordura, o lcool o

principal responsvel pelo seu aumento no fgado (esteatose heptica) e demais rgos e tecidos do corpo. O teor calrico da gordura por grama ou mililitro um pouco maior que 9,0 calorias, 150% superior ao acar, capaz de exalar pouco menos de 4,0 calorias pela mesma massa ou volume. J o lcool capaz de liberar algo em torno de 7,0 calorias por grama ou mililitro. Como a gordura, o lcool qualidades nutritivas. Alm disso, ele at mesmo capaz de espoliar as reservas de vitaminas e sais minerais do corpo, aumentando consideravelmente a necessidade de ingesto desses elementos, para manter os seus nveis corporais adequados. Falso estimulante Ao contrrio do que muitos pensam, principalmente os inexperientes jovens adolescentes, o lcool no um estimulante e sim um inibidor universal. As primeiras doses so capazes de estimulo ou desinibio. No entanto, em seguida, de forma a obter seu efeito inibidor universal em todo o corpo. Esse mecanismo deve ser bem compreendido, caso contrrio, o individuo desavisado ir incessantemente procurar o efeito da primeira dose inutilmente, at que o lcool o derrube, produzindo o colapso que pode evoluir para o coma alcolico e at mesmo a morte. O ciclo vicioso da bebida conduz o corpo progressivamente chegada induo enzimtica, onde se observa uma resistncia proporcional quantidade ingerida, de forma a tornar necessrio um aumenta na dosagem de lcool inicial para a obteno do mesmo efeito. Nesse ponto, o volume e a freqncia do consumo j caracterizam o estado de dependncia do alcoolismo. O acmulo de gordura nesse estado avanado resulta principalmente do elevado de consumo de lcool da dieta. O organismo viciado geralmente rejeita os alimentos devido ao mal estar e enjo por eles provocados, o que impede o consumo liberal da bebida. Essa inapetncia, somada depleo nutricional inerente, rapidamente conduzir a um grave estado de desnutrio degenerativa com grande perda das protenas corporais, consumo da massa muscular perifrica, e considervel aumento da regio abdominal devido ao extravasamento de lquidos para a cavidade (ascite), caractersticas do alcoolismo.

Finalmente, o acumulo de lipdeos que afetou o funcionamento do fgado poder evoluir para a cirrose heptica ou estender sua capacidade degenerativa para outras vsceras como o pncreas produtor de insulina, o que dever resultar no estabelecimento do diabetes. Portanto,no alcoolismo, o acmolo de gordura visceral decorrente do elevado consumo de lcool, que substitui os alimentos relacionados obesidade, at que as duas enfermidades eventualmente se encontrem no diabetes, quando os sinais degenerativos sero os mesmos. Quanto aos supostos efeitos positivos de bebidas alcolicas como o vinho, esses esto relacionados s substancias presentes no fruto que fermentado. O vinho deve s casaca e aos caroos da uva a sua capacidade antioxidantes. Uma vez que o lcool reduz os nveis corporais de nossas vitaminas e sais minerais, que por muitas vezes possuem ao antioxidante, parece incoerente ou at mesmo paradoxal procurar essas qualidades associadas aos diversos efeitos indesejveis do lcool. Tudo indica que no vale a pena correr o risco, nem por uma pequena dose apenas!

You might also like