You are on page 1of 3

Histria da Terra Fsseis

Fsseis - so restos, marcas, vestgios de seres vivos, ou seres vivos completos que viveram em pocas diferentes da actual e que devido a certas condies favorveis se mantiveram at aos nossos dias. Ex.
plos

:marca pegadas de Dinossauros restos ossadas, esqueletos... ser vivo completo corpos de mamutes no gelo; insectos em mbar.

Fossilizao - o processo natural que conduz formao dos Fsseis.

Tipos de Fossilizao
Mumificao (da qual faz parte a Conservao total) Consiste na preservao de parte ou de todo o corpo do ser vivo. A integridade mantida por congelao, desidratao ou incluso em substncias impermeveis, como o mbar que, ao solidificarem, endurecem. o processo mais raro e deste modo conservam-se intactas partes do corpo do ser vivo, tais como, pelagem, rgos e, inclusive, os ltimos alimentos ingeridos. Moldagem o tipo de fossilizao em que uma parte dura do corpo (concha ou osso, por exemplo), antes de se desfazer, deixa gravada nos sedimentos uma marca molde. Contramoldagem o tipo de fossilizao que corresponde ao enchimento por matria mineral do interior do molde. Quer isto dizer que antes de ocorrer um processo de fossilizao por contramoldagem ocorreu um processo de moldagem. Impresso o tipo de fossilizao em que apenas so conservados vestgios do ser vivo, tais como pegadas, marcas de folhas ou ramos, etc... Mineralizao o tipo de fossilizao em que as substncias que constituem o corpo ou parte do corpo so substitudas por substncias minerais existentes no meio (como por exemplo, slica). Por este processo fossilizam partes duras de animais (unhas , dentes, ossos, cascas de ovos, etc.) e plantas (ramos, troncos, etc.) e ainda vestgios da sua actividade vital (excrementos, por exemplo). Princpio da sobreposio dos estratos - Este princpio diz que um estrato que cobre outro mais recente do que aquele que cobre sempre que no tenha ocorrido deformao (falhas ou dobras). Devido a isso, os estratos do fundo, ou seja, os mais antigos, encerram sempre os fsseis mais antigos e os estratos superiores encerram os fsseis mais recentes.

Princpio da Identidade Paleontolgica Este princpio diz que aps se conhecer a idade de certos fsseis, todas as rochas que apresentem esses fsseis so datadas com a mesma idade seja qual for o local do planeta em que se encontrem (cimo de montanhas, fundo dos oceanos...) N.B. com base nos princpios da sobreposio dos estratos e do sincronismo, consegue-se determinar a Idade Relativa dos Estratos Sedimentares.

Determinao da idade das Rochas


Idade relativa - a idade obtida por comparao, uma relao entre idades, no entra em conta com o factor UNIDADE DE TEMPO. Ex.
plo

Esta rocha mais velha que aquela... Aquela rocha mais nova que a outra...

As expresses mais velha e mais nova indicam uma relao, da traduzirem a idade relativa. Idade radiomtrica - Corresponde datao da idade absoluta da rocha. Entra em conta com o factor UNIDADE DE TEMPO. Obtm-se atravs de processos de datao de rochas recorrendo a mtodos radioactivos (baseiase na quantificao de elementos (istopos) radioactivos naturais instveis, presentes nas rochas, como por exemplo o Carbono C-14, o Urnio U-238, o Urnio U-235, o Potssio K-40, etc...). Estes istopos radioactivos desintegramse espontaneamente e a uma taxa regular atravs do tempo, isto , a velocidade a que decorre a desintegrao constante para cada elemento e no afectada por condies ambientais como a presso e a temperatura. A idade das formaes geolgicas ou de certos acontecimentos referida em valores numricos, geralmente de milhes de anos (M.a.). Ex.
plo

: Esta rocha tem 20 milhes de anos, 30 milhes de anos, ...

As expresses 20 milhes de anos, 30 milhes de anos... indicam a idade absoluta ou radiomtrica da rocha.

Processo de formao de um Fssil

Exemplares de Fsseis

Fsseis de ambiente ou fsseis de fcies so fsseis que permitem conhecer as condies de ambiente em que eles se formaram e em que se formaram os estratos sedimentares que os possuem. Exemplos de fsseis de ambiente ou fsseis de fcies: Tanto as trilobites como as amonites so fsseis marinhos, ou seja, eram seres vivos que para sobreviver necessitavam de condies que s se encontram nos Oceanos. Da que os estratos das rochas sedimentares em que se observam estes fsseis tiveram de ser formados em bacias de sedimentao marinhas, ou seja, estes fsseis formaram-se em ambientes marinhos. Fsseis caractersticos, marcadores ou de idade so fsseis que permitem conhecer a idade relativa dos estratos sedimentares em que se encontram. Exemplos de fsseis marcadores ou de idade:

As Trilobites so fsseis marcadores ou de idade porque caracterizam a Era Paleozica. Elas viveram, desenvolveram-se e morreram durante a Era Paleozica. Encontram-se por isso, sempre associadas s rochas sedimentares formadas durante a Era Paleozica (540 a 250 milhes de anos).
Amonites tambm so fsseis marcadores ou de idade, mas so caractersticos da Era Mesozica (250 a 65 milhes de anos). Fsseis vivos so seres que existem na Terra h milhes de anos e no experimentaram alteraes significativas, havendo exemplares fossilizados, nas rochas, e exemplares ainda vivos.

As

You might also like