You are on page 1of 3

Frei Lus de Sousa | Almeida Garrett

Drama ou Tragdia No texto Memria ao Conservatrio Real, Garrett refere que, apesar de se contentar com o ttulo de drama para a sua obra, esta apresenta caractersticas do antigo gnero trgico (Contento-me para a minha obra com o ttulo modesto de drama: s peo que a no julguem pelas leis que regem, ou devem reger, essa composio de forma e ndole nova; porque a minha, se na forma desmerece da categoria, pela ndole h-de ficar pertencendo sempre ao antigo gnero trgico.). Ora a tragdia clssica centra a sua aco num conflito entre os Homens e os deuses: arrogncia do ser humano em ansiar pela liberdade, os deuses respondem com um castigo que se traduz na catstrofe. Por outro lado, o drama romntico assenta no real, que resulta da combinao do sublime e do grotesco; o drama espelha a realidade social num dado momento e retrata o Homem no como vtima do destino e dos deuses, mas como ser responsvel pelos seus prprios actos e paixes. Caractersticas da tragdia clssica presentes em Frei Lus de Sousa - Existncia de um nmero reduzido de personagens. - Personagens pertencentes a estratos sociais elevados. - Condensao do tempo em que a aco decorre. - Existncia de poucos espaos. - Aco sinttica, isto , existe um nmero reduzido de aces a convergir para a aco trgica. - Reminiscncia do coro da tragdia clssica em Frei Jorge e Telmo Pais. - Existncia de momentos que retardam o desenlace trgico. - Ambiente trgico marcado por uma solenidade clssica. - Presena de elementos da tragdia clssica como: anank (destino) - responsvel pela ausncia e cativeiro de D. Joo de

01

Frei Lus de Sousa | Almeida Garrett

Portugal durante vinte e um anos e pela mudana da famlia de Manuel de Sousa Coutinho para o palcio de D. Joo de Portugal; hybris (desafio) presente essencialmente no casamento de D. Madalena com Manuel de Sousa Coutinho, sem a confirmao da morte do seu primeiro marido, e no incndio do palcio de Manuel de Sousa Coutinho pelo prprio; agn (conflito) manifesta-se a nvel psicolgico nos conflitos interiores e dilemas vividos por Telmo e por D. Madalena; anagnrisis (reconhecimento) momento de identificao do Romeiro como D. Joo de Portugal; peripteia (peripcia) aparecimento de D. Joo de Portugal e suas consequncias imediatas ilegitimidade do casamento de D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho, ilegitimidade da sua filha, morte espiritual do casal; clmax (a tenso emocional vai aumentando gradualmente at ao momento de maior tenso emocional) final do segundo acto, com o reconhecimento do Romeiro; pathos (sofrimento) sofrimento das diversas personagens devido s incertezas que as assolam, aos sentimentos de culpa (no caso de D. Madalena) e dissoluo da famlia; katastroph (catstrofe) morte de Maria, separao e morte espiritual do casal, desgosto de Telmo e consciencializao de D. Joo de que j no faz parte do mundo daqueles que amou; cathrsis (purificao) renncia ao prazer mundano pelo casal, que se refugia num convento, e ascenso de Maria ao espao celeste, devido sua inocncia.

02

Frei Lus de Sousa | Almeida Garrett

Caractersticas do drama romntico presentes em Frei Lus de Sousa: - o texto escrito em prosa; - a crtica social aos preconceitos que vitimam inocentes (como Maria); - a situao real que subjaz aco da pea, o que reitera a preocupao de Garrett com a verdade e realidade dos acontecimentos; - o Homem como alvo de ateno analtica; - a exaltao dos valores patriticos e nacionais (sobretudo atravs de Manuel de Sousa Coutinho); - as supersties e agouros populares que retratam a cultura portuguesa; - a religio crist como um consolo; - o realismo psicolgico que caracteriza a transformao dos sentimentos de Telmo, dividido entre o amor a D. Joo e a D. Maria de Noronha; - a projeco da experincia pessoal do autor, que possua uma filha ilegtima de Adelaide Pastor Deville, por quem se apaixonara ainda casado com Lusa Midosi; - a morte de Maria em palco; - o no cumprimento da lei das trs unidades da tragdia (unidade de aco, de espao e de tempo).

03

You might also like