You are on page 1of 108

prefcio

No Estado Democrtico de Direito o poder limitado por meio de um complexo sistema de controle de uma instituio por outra, de tal modo que nenhuma delas o exera de forma concentrada e, deste modo, coloque em risco os interesses da coletividade. Nesse panorama, a Constituio de 1988 atribuiu ao Ministrio Pblico, dentre outras funes institucionais, o controle externo da atividade policial (art. 129, VII), na forma da lei complementar respectiva. Por muito tempo a incumbncia constitucional permaneceu carente de meios concretos de efetivao, dependente da construo de um pensamento uniforme, de mbito nacional, firmado em princpios coesos, a fim de evitar a disparidade de regulamentos isolados ou aes desconexas, de baixa eficcia. Atento a tal realidade, o Conselho Nacional de ProcuradoresGerais dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio - CNPG criou um grupo de trabalho para o estudo e adequao dos procedimentos destinados ao controle da atividade policial, pautado pelo objetivo de integrao entre as funes do Ministrio Pblico e das Polcias, a preveno e correo de irregularidades, o aperfeioamento e celeridade da persecuo penal e o estrito respeito aos direitos e garantias fundamentais dos indivduos. O trabalho do grupo produziu um plano nacional de atuao, com diretrizes gerais a serem observadas pelo Ministrio Pblico brasileiro no exerccio do controle externo da atividade policial. Todavia, a efetividade da atividade continua dependente de iniciativas de cada rgo da Instituio. O presente manual, fruto das reflexes do CNPG, coerente com os objetivos estabelecidos e com a disciplina jurdica da matria, busca apresentar procedimentos e temas que, incorporados prtica diria, contribuiro para a atuao segura e uniforme dos membros responsveis pelo exerccio do controle externo da atividade policial, sempre com ateno ao carter legal, cooperativo e construtivo que deve nortear as relaes com as instituies policiais.
Leonardo Azeredo Bandarra Presidente do CNPG

prefcio

10

apresentao
A Constituio Federal de 1988 consolidou os direitos sociais no Brasil e conferiu ao Ministrio Pblico um importante papel na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Na defesa dos interesses primordiais da sociedade, o Ministrio Pblico deixou de ser custus legis para assumir o papel constitucional de custus societatis (guardio da sociedade) e de custos juris. Contudo, passados vinte anos da edio do texto constitucional vigente, no se pode negar que muitas garantias fundamentais ainda carecem de efetivao. Nesse contexto enquadra-se o controle externo da atividade policial atribudo ao Ministrio Pblico por previso expressa no artigo 129, inciso VII, da Constituio Federal. Assim, visando alcanar a efetividade dessa importante atribuio constitucional, o CNPG instituiu, como um de seus grupos permanentes de trabalho, o Grupo Nacional de Efetivao do Controle Externo da Atividade Policial, com o propsito de indicar aes aptas a uma atuao sistemtica e eficiente. Os indicados para compor o referido grupo reuniram-se ordinariamente durante quase um ano, desincumbindo-se da misso de estabelecer as estratgias de ao necessrias efetivao do controle externo da atividade policial no mbito do Ministrio Pblico brasileiro. As concluses a que chegaram esto consolidadas no presente manual.

11

apresentao

12

Plano Executivo de Atividades e Estratgias de Ao do Controle Externo da Atividade Policial


captulo i

Aps sucessivas reunies de trabalho, o Grupo Nacional de Efetivao do Controle Externo da Atividade Policial elaborou um plano executivo de atividades e estratgias de ao, aprovado pelo CNPG, com o seguinte teor:

1.1 IdentIfIcAo do projeto


Estratgias para a efetivao do controle externo da atividade policial pelos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio.

1.2 ApresentAo
A ordem constitucional vigente conferiu ao Ministrio Pblico, no plano da organizao estatal, funes institucionais de considervel relevncia. Entre essas atribuies est o controle externo da atividade policial, conforme previso do art. 129, inciso VII, da Constituio de 1988. Preocupado com a efetividade dessa atribuio constitucional, o CNPG instituiu uma comisso provisria para a elaborao de estudos que viabilizem a efetivao do controle externo da atividade policial no mbito do Ministrio Pblico brasileiro. Ainda, os membros do Ministrio Pblico presentes ao Simpsio Sociedade Civil e Fiscalizao da Violncia Policial, ocorrido de 18 a 20 de junho de 2008, em Braslia-DF, aprovaram enunciados que sintetizam diretrizes a serem observadas pelos Ministrios Pblicos, instituies policiais e sociedade civil, acerca da atividade policial.
13

Nesse diapaso, compete ao Ministrio Pblico buscar meios que visem garantia dos direitos fundamentais previstos na Constituio Federal, particularmente dos preceitos relativos cidadania e dignidade da pessoa humana. Considerando que a atividade policial essencial promoo da segurana pblica e, portanto, efetivao dos direitos fundamentais, esta deve pautar-se na eficincia e no respeito aos cidados. Como a atividade policial, pode incorrer emexcessos por fazer uso da fora em nome do Estado, exigindo, dessa forma, mecanismos de controle externo para represso aos eventuais desvios de conduta dos policiais, combate impunidade e bloqueio das interferncias na atividade correcional. As polcias civil e militar devem agir com transparncia, prestar contas de seus atos sociedade e prevenir os abusos. Por outro lado, o cidado tem o direito de questionar a legalidade e a legitimidade da conduta policial, bem como de receber uma pronta resposta sobre as providncias adotadas para a apurao dos fatos e a eventual sano aplicada ao policial violador das normas que regem sua atuao. Outrossim, a fiscalizao das abordagens policias deve ser intensificada considerando-se a inadmissibilidade da priso para averiguao, ou seja, a limitao da liberdade de locomoo de uma pessoa sem ordem judicial, fora de situao flagrancial, notadamente por no estar portando documentos de identificao. Quanto ao trabalho da polcia judiciria, que subsidia a propositura da ao penal, recomendvel que o Ministrio Pblico acompanhe com especial ateno a instaurao e tramitao dos procedimentos investigatrios, assim como a requisio de laudos tcnicos e apreenso de objetos, principalmente quanto ao armazenamento e destino de armas, entorpecentes e outros produtos controlados, sendo-lhe facultado o livre acesso a todos os documentos elaborados no exerccio das atribuies afetas primeira fase da persecuo penal. De igual forma, as instituies envolvidas na persecuo penal devem estabelecer mecanismos para a tramitao direta dos inquritos policiais e outros procedimentos investigatrios entre o Ministrio Pblico e as instituies policiais, com supresso do envio sistemtico s instncias administrativas de correio ou comandos militares.
14

captulo i

Faz-se necessria, portanto, a estruturao dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, visando conferir maior efetividade ao controle externo dos rgos policiais e, consequentemente, o combate a eventuais ilcitos praticados pelos integrantes das polcias.

1.3 oBjetIvo do projeto


Implantar efetivamente o Controle Externo da Atividade Policial no mbito do Ministrio Pblico brasileiro, por meio da obteno de livre acesso s ocorrncias registradas manualmente ou em sistemas eletrnicos, e informaes alusivas s providncias adotadas pela polcia judiciria, visando ao controle das investigaes policiais.

1.4 justIfIcAtIvAs

1.4.1 controLe externo em gerAL


Compete ao Ministrio Pblico, como titular da ao penal pblica, zelar pela efetividade e eficcia da investigao de todos os crimes noticiados ao poder pblico e, com exclusividade, decidir pela propositura da ao penal, pelo arquivamento do inqurito policial e demais atos investigatrios ou pela requisio de diligncias complementares (art. 129, I, CF/88). Para o pleno exerccio de sua atribuio constitucional o Ministrio Pblico deve ter acesso aos registros de ocorrncias e demais documentos elaborados pelas instituies policiais, aos atos praticados no trabalho de investigao e aos resultados obtidos. Em respeito ao princpio constitucional da eficincia, descrito no art. 37, caput, da CF/88, nos Estados em que as instituies policiais informatizaram o registro de ocorrncias policiais, o Ministrio Pblico necessita ter livre acesso aos sistemas de registro, s ferramentas de busca, aos recursos de impresso e aos mecanismos de consolidao estatstica.

15

captulo i

captulo i

Por outro lado, um controle externo eficaz, permitir o pleno conhecimento e valorizao das instituies policiais, mediante a uniformizao de procedimentos, anlise e divulgao das prticas exitosas, convnios para treinamento de pessoal, adequao da carga horria e preveno dos riscos inerentes atividade policial. O sucesso do controle externo da atividade policial depende do comprometimento das instituies envolvidas e da disposio das polcias em debaterem com a sociedade suas atividades, com posterior criao de mecanismos de controle do uso da fora e das tcnicas de investigao, que devero observar de modo irrestrito o respeito aos direitos e garantias fundamentais dos indivduos.

1.4.2 ALgumAs cArActerstIcAs e proBLemAs especIAIs decorrentes dA AtIvIdAde poLIcIAL mILItAr e poLIcIAL judIcIrIA mILItAr
O controle externo da atividade policial militar e policial judiciria militar exige ateno para algumas caractersticas que so determinantes para a anlise de aes especficas, sem prejuzo das de carter geral: I Descentralizao extrema por definio legal, dificultando o controle; II Falta de especializao ou formao especfica dos encarregados de inqurito policial militar e titulares da polcia judiciria militar; III Alguns casos de corporativismo e resqucios de cultura de soluo administrativa ou informal para crimes; IV Desconhecimento da atividade de polcia judiciria militar pelos prprios operadores do direito; V Desconhecimento pelo cidado civil ou militar das formas de questionar e denunciar ilegalidades na conduta policial militar e policial judiciria militar e abusos policiais. Corrigir formas de abordagem, atuao e de lidar com a populao;
16

1. 5 escopo do projeto
Foram elaboradas estratgias de aes para a efetivao do controle externo da atividade policial no mbito do Ministrio Pblico brasileiro.

1.5.1 Aes

I Controle das ocorrncias policiais e de seus desdobramentos; II Profissionalizao do relacionamento institucional; III Estudo estatstico da atividade desenvolvida pela polcia judiciria; IV Capacitao dos membros dos Ministrios Pblicos; V Estruturao interna da atividade de controle externo da atividade policial; VI Acompanhamento legislativo; VII Implementao do projeto memria das aes judiciais e extrajudiciais de efetivao do controle externo da atividade policial no Brasil; VIII Criao e divulgao dos canais institucionais voltados ao recebimento de reclamaes relacionadas com a atividade policial.
17

captulo i

VI Existncia de algumas diretrizes e determinaes de comandos que impedem o envio direto, dificultam ou retardam a tramitao de inqurito policial militar, auto de priso em flagrante, percias e resultados de diligncias; VII Descentralizao das prises; VIII Necessidade de acompanhamento da atuao das corregedorias, que devem ser dedicadas investigao, e no meramente cartoriais, podendo, inclusive, passar a centralizar pessoal especializado de polcia judiciria militar; IX A questo do controle de armas e munies e sua fiscalizao pelo Exrcito.

1.5.2 detALhAmento dAs Aes 1.5.2.1 Aes de controLe externo em gerAL

captulo i

I - controle das ocorrncias policiais e de seus desdobramentos Nas localidades onde o registro das ocorrncias policiais ainda no foi informatizado, os membros do Ministrio Pblico buscaro acompanhar as notcias-crime mensalmente e, concomitantemente, realizar, para fins de consolidao estatstica e comparao com os dados apresentados pelas instituies policiais, o levantamento dos seguintes dados : a) nmero de ocorrncias registradas; b) nmero de ocorrncias que originaram inquritos policiais; c) nmero de ocorrncias que originaram termos circunstanciados de ocorrncia; d) nmero de ocorrncias investigadas sem instaurao de inquritos policiais ou termos circunstanciados de ocorrncias; e) nmero de ocorrncias no investigadas; f) nmero de autos de priso em flagrante lavrados; g) nmero de autos de priso em flagrante iniciados com a apresentao do autuado por policiais militares; h) nmero de inquritos policiais instaurados por portaria da autoridade policial; i) nmero de inquritos policiais em andamento; j) nmero de inquritos policiais em tramitao com prazo de encerramento excedido; l) nmero de inquritos policiais relatados/concludos; m) nmero de termos circunstanciados de ocorrncia lavrados; n) nmero de termos circunstanciados de ocorrncia iniciados com a apresentao do autor do fato autoridade policial pela polcia militar; o) nmero de termos circunstanciados de ocorrncia em andamento;
18

Nos locais em que os registros de ocorrncia j foram informatizados, o Ministrio Pblico celebrar convnios ou termos de cooperao com as instituies policiais ou secretarias responsveis pela segurana pblica, objetivando obter o acesso irrestrito s notcias-crime e seus desdobramentos. Em havendo recusa ou resistncia liberao do acesso, os membros dos Ministrios Pblicos instauraro procedimento interno de controle externo da atividade policial e, de modo sistemtico, requisitaro as cpias das ocorrncias e a remessa dos demais dados necessrios efetividade do controle externo da atividade policial. Para fins de fundamentao das requisies e anlise, as ocorrncias da polcia militar, os laudos do Instituto Mdico Legal e as percias do Instituto de Criminalstica sero utilizadas como fonte de informao e embasamento dos pedidos de instaurao de inquritos policiais e termos circunstanciados de ocorrncia. Em ateno s peculiaridades locais e possvel deficincia de recursos materiais ou humanos, os planos gerais de atuao dos Ministrios Pblicos ou outros atos da Administrao Superior, fixaro os crimes cujas notcias devero ser acompanhadas. Na fixao das prioridades sero consideradas as seguintes circunstncias: a) os atos de investigao da polcia judiciria devem ser realizados no bojo de um procedimento policial previamente instaurado (inqurito policial ou termo circunstanciado de ocorrncia); b) os pedidos de medidas cautelares formulados pelas autoridades policiais dependem da comprovao da efetiva instaurao dos referidos procedimentos; c) em todos os casos de morte violenta, o inqurito policial dever ser prontamente instaurado; d) na totalidade dos casos em que haja ofensa integridade fsica da vtima, atendida a condio de procedibilidade, nos
19

captulo i

p) nmero de laudos de exame cadavrico produzidos no ms e ocorrncias a que se vinculam; q) nmero de laudos de exame de corpo de delito produzidos no ms e ocorrncias a que se vinculam; r) nmero de mandados de priso cumpridos; s) nmero de mandados de priso aguardando cumprimento.

captulo i

casos de ao penal privada ou pblica condicionada representao/requisio, o inqurito policial ou termo circunstanciado de ocorrncia dever ser instaurado; e) os bens apreendidos devem estar vinculados a um inqurito policial ou termo circunstanciado de ocorrncia, para que possam receber o destino legal; f) as comunicaes ao SINARM/SIGMA, que digam respeito s armas de fogo apreendidas ou por outro modo vinculadas a um crime, devem conter meno ao nmero do procedimento de investigao instaurado. Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, com o propsito de uniformizao da atividade, celebraro convnios ou termos de cooperao objetivando a especializao e a centralizao das apuraes e dos dados alusivos atividade de polcia judiciria militar. O Ministrio Pblico brasileiro criar programas padronizados e interligados de gerenciamento das informaes obtidas no exerccio do controle externo da atividade policial, objetivando produzir estatsticas que retratem a primeira fase da persecuo penal e permitam sociedade conhecer a realidade do trabalho policial em todas as suas vertentes. II - profissionalizao do relacionamento interinstitucional Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, de modo rotineiro, realizaro levantamento dos dados e notcias relacionadas com a segurana pblica, os confrontaro com as informaes disponveis em suas bases de dados e buscaro debat-los com a sociedade civil, com as instituies policiais, com as foras armadas e com os demais poderes da Repblica, em especial com a Secretaria Nacional de Segurana Pblica - SENASP -, atuando como interlocutores indispensveis e protagonistas das polticas de segurana pblica. O dilogo interinstitucional, planejado, sistemtico e profissional, ter por fim identificar as fragilidades, os pontos consensuais e as medidas de rpida implementao, que possam diminuir o tempo de tramitao dos inquritos policiais e termos circunstanciados de ocorrncia, aperfeioar a prova, viabilizar o deferimento/cumprimento das medidas cautelares e assegurar o
20

respeito aos direitos e garantias fundamentais de todos. Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio atuaro com o propsito de integrar os organismos policiais e, sempre que possvel, promovero treinamento conjunto, alm de colocarem seus quadros disposio da capacitao de policiais, integrantes das foras armadas, tcnicos e representantes da sociedade civil organizada. Em havendo necessidade, sero elaborados programas de educao no mbito da segurana pblica, com distribuio de cartilhas e material de fcil compreenso para a comunidade. Com o propsito de fortalecimento das instituies policiais, os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio atuaro, de modo prioritrio, nas aes penais em que o policial ou integrante das foras armadas, em razo de sua atividade, figurar como sujeito passivo (mediato ou imediato) do delito. III - estudo estatstico da atividade da polcia judiciria Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio estudaro a metodologia e acompanharo a coleta mensal dos dados da atividade da polcia judiciria em todo o Brasil, para fins de anlise da produtividade, conhecimento dos custos econmicos e planejamento das aes em sede de controle externo da atividade policial, particularmente quanto aos seguintes aspectos: a) nmero de ocorrncias registradas nos Estados e no Distrito Federal; b) nmero de autos de priso em flagrante lavrados; c) nmero autos de priso em flagrante lavrados em decorrncia da ao da polcia militar; d) nmero de autos de priso em flagrante lavrados em decorrncia da ao da polcia civil; e) nmero de inquritos policiais instaurados mediante auto de priso em flagrante delito; f) nmero de inquritos policiais instaurados mediante portaria ou requisio; g) nmero de inquritos policiais instaurados nos Estados e no Distrito Federal;
21

captulo i

captulo i

h) nmero de inquritos policiais relatados/encerrados; i) nmero de termos circunstanciados de ocorrncias lavrados; j) nmero de ocorrncias criminais que no geraram inquritos policiais ou termos circunstanciados de ocorrncia; l) mandados de priso cumpridos; m) mandados de priso aguardando cumprimento; n) efetivos das polcias civil e militar; o) oramento executado no quadrimestre e no ano. Os sistemas de informtica dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, em conformidade com o projeto de tecnologia da informao em gestao, sero compatibilizados para tabulao de tais dados, de modo a permitir uma padronizao nacional. Iv - capacitao de membros Objetivando a capacitao de seus membros para o controle externo da atividade policial, os programas de treinamento e aperfeioamento intelectual dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio contemplaro a realizao de cursos de tcnicas de investigao, de anlise da informao e de negociao. Por meio da troca permanente de conhecimento e publicaes no endereo eletrnico do CNPG, os membros do Ministrio Pblico Brasileiro sero informados das aes judiciais e extrajudiciais que produziram resultados satisfatrios, bem como dos obstculos enfrentados no exerccio da atividade. Os Ministrios Pblicos tambm produziro material de apoio atividade dos membros incumbidos do controle externo da atividade policial e contribuiro para a confeco do Manual Nacional de Controle Externo da Atividade Policial, que ser elaborado sob superviso do CNPG. Com a finalidade de uniformizar as prticas de controle externo, o CNPG contribuir com a organizao de simpsios regionais ou nacionais que versem sobre o poder de investigao do Ministrio Pblico e de controle externo da atividade policial. Os Ministrios Pblicos dos Estados, com o apoio do CNPG, organizaro, no ano de 2009, entre os meses de setem22

v - estruturao interna da atividade de controle externo da atividade policial Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, ao normatizarem a distribuio das atribuies do controle externo da atividade policial em Promotorias Criminais, Promotorias Especializadas, Ncleos ou Coordenaes, observaro a necessidade de fornecer-lhes recursos materiais e humanos, bem como condies para a preparao e o exerccio do inqurito civil pblico e ao civil pblica por todos os Ministrios Pblicos do Brasil, por ato de improbidade administrativa, para as aes civis pblicas para a defesa dos interesses difusos e coletivos ou individuais homogneos vinculados segurana pblica e para a conduo de investigaes civis e criminais. Em razo das peculiaridades do controle externo da atividade policial, os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio adotaro providncias que minimizem os riscos da personalizao das aes judiciais e extrajudiciais. vI - Acompanhamento legislativo Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, por meio da assessoria parlamentar do CNPG, identificaro e acompanharo os projetos de lei e de emendas Constituio Federal que tramitam no Congresso Nacional, relacionados com os temas: investigao criminal, controle externo da atividade policial e investigaes criminais no mbito das foras armadas. A assessoria parlamentar do CNPG produzir relatrios e os encaminhar aos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio,
23

captulo i

bro e outubro, um simpsio ou congresso que servir de referncia para o tema e fixao do pensamento Ministerial. O simpsio ter como temas centrais: tutela difusa da segurana pblica; tcnicas de anlise de informaes, negociao, investigao criminal e primeira fase da persecuo penal. Ao organizarem seus congressos, encontros e seminrios, os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio procuraro incluir os temas anteriormente mencionados em suas palestras e painis.

onde sero distribudos aos membros vinculados ao controle externo da atividade policial. Os membros dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio sero incentivados a analisarem e debaterem os projetos de lei e emendas constitucionais, sempre com o propsito de aperfeioamento dos textos legislativos e identificao de riscos s prerrogativas Institucionais. A direo do CNPG indicar membros dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio para acompanhar, perante o Congresso Nacional, nos casos de maior relevncia, a tramitao dos projetos de lei e emendas constitucionais que digam respeito ao controle externo da atividade policial e ao poder de investigao. vII - projeto memria do controle externo da atividade policial no Brasil A documentao que guarde relao com os temas afetos ao controle externo da atividade policial ser reunida, sistematizada e colocada disposio dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio no endereo eletrnico do CNPG. Para que o acervo contemple os aspectos mais relevantes, os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio selecionaro filmes, fotografias, gravaes de udio, livros, artigos, julgados, peties e peas que documentem a trajetria histrica da atividade de controle externo da atividade policial. Os membros do Ministrio Pblico que participaram ou acompanharam os trabalhos da Assemblia Nacional Constituinte, bem como aqueles que exercem funes institucionais na rea, sero incentivados a produzirem artigos ou livros que retratem suas experincias e posicionamentos. Na medida do possvel, membros do Ministrio Pblico sero entrevistados em seus locais de trabalho e incentivados a concederem entrevistas imprensa, como forma de produzir registros do pensamento institucional. A produo doutrinria e jurisprudencial, bem como as discusses contemporneas sobre o tema, sero acompanhadas, documentadas e publicadas no site, observados os direitos autorais.

captulo i

24

vIII - criao e divulgao dos canais institucionais voltados ao recebimento de reclamaes relacionadas com a atividade policial Os Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio mantero canais permanentes de comunicao com a sociedade, para os cidados civis e militares, facilitando o fluxo de informaes e reclamaes alusivas atividade policial e policial judiciria militar, com divulgao constante, nas pginas da internet dos Ministrios Pblicos e na mdia em geral, das principais atividades de controle externo da atividade policial, esclarecendo-as prvia, concomitante e posteriormente, inclusive explicitando os meios para a sociedade relatar a ocorrncia de abusos, irregularidades e problemas em geral, tratando a atuao como institucional, sem personificao.

1.5.2.2 Aes de controLe externo especfIcAs do controLe externo dA AtIvIdAde poLIcIAL judIcIrIA mILItAr
Sem prejuzo das aes de controle externo em geral, no que couberem, h necessidade de algumas aes especficas no controle externo da atividade policial militar e policial judiciria militar: I Celebrar convnios ou termos de cooperao entre os Ministrios Pblicos e instituies militares para participao dos Ministrio Pblicos em cursos prticos e palestras sobre a atividade policial judiciria militar, na elaborao de currculos e acompanhamento da formao, treinamento e aperfeioamento dos militares, bem como para criao de rgos centralizados de polcia judiciria militar, ou com aproveitamento das corregedorias de policia para tal fim, sendo recomendvel a existncia de um corpo de oficiais bacharis em direito e/ou com formao ou treinamento em investigao e com dedicao exclusiva s atividades de polcia judiciria militar; II Utilizar constantemente as requisies e a recomendao prevista na Lei Complementar n. 75 e Lei n. 8.625/93 e,

25

captulo i

quando necessrio, instaurar inquritos e propor aes civis pblicas, principalmente para: a) que todas as autoridades policiais judicirias militares previstas no artigo 7 do Cdigo Processual Penal Militar informem imediatamente a lavratura de auto de priso em flagrante e, evidentemente, a priso de qualquer pessoa, permitindo, assim, o controle externo; b) que as punies disciplinares contenham narrativa do fato (no s do artigo violado), para permitirem a fiscalizao, e que aquelas que estiverem descritas, de forma semelhante, tanto como transgresso quanto como crime devem ser investigadas por meio de inqurito policial militar ou com lavratura de auto de priso em flagrante, sem prejuzo de medidas administrativas regulamentares, quando exigidas; c) explicar detalhes sobre investigao envolvendo prazos, preservao de local de crime, percias, testemunhas, direitos e garantias na investigao e outros aspectos complexos que podem ser teis para orientar o procedimento do pessoal militar; d) prevenir abusos e crimes em operaes de grande porte ou mais ostensivas de polcia judiciria militar; e) garantir a fiscalizao rigorosa e eficiente de armas e munies, obter dados de produtos j cadastrados e com cadastro em andamento e garantir a eficincia e o atendimento correto a indivduos e empresas que necessitam dos servios de fiscalizao de produtos controlados com observao de prazos razoveis, fixados em normas, para concesses e indeferimentos e possibilidade de registro e resposta s reclamaes, tudo isso sem prejuzo do sempre eficiente estabelecimento de convnios; f) esclarecer a forma de tratamento, direitos e deveres dos presos militares (disciplinares, condenados e disposio da justia) e estabelecer os padres mnimos para os estabelecimentos prisionais militares, e para obter a lista dos existentes a fim de planejar adequadamente as inspees; g) garantir a investigao, nos casos de crimes dolosos contra a vida praticado por militar em servio contra civil, por inqurito policial militar, nos termos da Lei n. 9.299/96, pela polcia judiciria militar, com envio ao rgo especializado que tomar as providncias para o reconhecimento da incompetncia e remessa para o Jri.
26

captulo i

1.5.3 outrAs Aes


- Integrao dos Centros de Apoio do Controle Externo da Atividade Policial ou rgo com atribuies similares dos Ministrios Pblicos, por meio da realizao peridica de reunies entre os respectivos coordenadores; - Gesto dos Ministrios Pblicos para a criao de delegacias especializadas na apurao de crimes comuns de maior potencial ofensivo (ex.: tortura e homicdio) cometidos por policiais no exerccio da atividade policial; - Gesto dos Ministrios Pblicos para a criao de Vara Judiciria especializada com competncia para o julgamento de crimes de maior potencial ofensivo cometidos por policiais no exerccio da atividade policial, ressalvada a competncia do Tribunal do Jri; - Atuao do Ministrio Pblico junto aos poderes do Estado objetivando a tramitao direta do inqurito policial entre as polcias e a Instituio; - Estruturao de todos os Ministrios Pblicos dos Estados e do Ministrio Pblico da Unio para a propositura de aes civis pblicas por atos de improbidade administrativa nos casos de crimes cometidos por policiais; - Intensificao das aes voltadas ao controle da medida de afastamento dos policiais envolvidos na prtica de crimes; - Intensificao das aes para o controle da medida de afastamento dos policiais envolvidos na prtica de crimes, por intermdio de relatrios peridicos fornecidos pelas instituies policiais.
27

captulo i

III Medidas para obteno, pelos Ministrios Pblicos, de dados atualizados das Corregedorias e outros rgos com atuao disciplinar sobre procedimentos em andamento, relatrio de informaes e notitias criminis; IV Fiscalizao e acompanhamento dos fatos apurados em sindicncias e demais procedimentos administrativos das polcias e foras armadas como forma de preveno de omisses na apurao de crimes.

1.6 resuLtAdos esperAdos - Adoo de modelo de atuao uniformizado de controle externo da atividade policial nos Ministrios Pblicos; - Fortalecimento da atribuio institucional e aperfeioamento das Polcias; - Acesso a 100% dos registros de ocorrncias policiais pelo Ministrio Pblico.

captulo i

28

O Controle Externo da Atividade Policial


captulo ii

Compete ao Ministrio Pblico, na defesa da ordem jurdica, atuar judicialmente e extrajudicialmente na concretizao das garantias e dos direitos fundamentais previstos na Constituio Federal, notadamente quanto aos preceitos relativos cidadania e dignidade da pessoa humana. Tendo em conta que a atividade policial essencial promoo da segurana pblica e, portanto, efetivao dos direitos fundamentais, cumpre ao Ministrio Pblico zelar para que ela se paute pela eficincia e respeito aos cidados. Nesse sentido, a Instituio deve atuar diuturnamente na implementao de mecanismos que previnam eventuais desvios e privilegiem uma atuao policial transparente, voltada ao atendimento dos interesses da sociedade, que tem direito a um servio policial eficaz e atento legalidade. Importante salientar que a atividade de controle exercida pelo Ministrio Pblico decorre do sistema de freios e contrapesos previsto pelo regime democrtico. Esse controle no pressupe subordinao ou hierarquia dos organismos policiais, conforme ensina o ilustre membro do Ministrio Pblico do Rio de Janeiro, Emerson Garcia:
Por certo no guarda similitude com subordinao ou hierarquia. Os organismos policiais, quer sob o prisma de sua atividade de polcia administrativa, quer sob a tica da atividade de polcia judiciria, no esto sujeitos ao poder disciplinar dos membros do Ministrio Pblico. Esto, sim, sujeitos efetiva fiscalizao deste, o que mero consectrio dos mltiplos mecanismos de equilbrio existentes e um Estado de Direito. Exercendo os rgos policiais uma funo administrativa e nitidamente auxiliar do Ministrio Pblico, cabe a este exercer uma funo correicional extraordinria, coexistindo com a atividade correicional ordinria, inerente hierarquia administrativa e que desempenhada pela prpria administrao.
GARCIA, Emerson. Ministrio Pblico, organizao, atribuies e regime jurdico. Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2008. p. 241.

29

captulo ii

Indubitavelmente, a Instituio no pode olvidar dessa importante atribuio que lhe foi outorgada constitucionalmente, sendo imprescindvel, pois, a estruturao dos Ministrios Pblicos dos Estados e da Unio, visando conferir maior efetividade ao controle externo dos organismos policiais e, consequentemente, o melhor desempenho da atividade policial, quer judiciria-investigativa, quer preventiva-ostensiva,na manuteno da ordem e paz social.

2.1 dever de memrIA


A Constituio Federal de 1988 atribuiu (artigo 129, inciso VII) ao Ministrio Pblico o dever-poder de exercer o controle externo da atividade policial. De fato, nenhuma das Constituies brasileiras anteriores havia atribudo, de forma explcita, essa funo Instituio. Parte da doutrina sustenta que esse controle externo tem como fundamento ser o Ministrio Pblico o titular da ao penal pblica:
A razo desse encargo est no fato de que o Ministrio Pblico um rgo imparcial, encarregado de promover a persecuo penal em juzo, no exerccio do jus puniendi do Estado; e o faz, ademais, com exclusividade em relao aos crimes de ao penal pblica. Uma outra perspectiva, que se coaduna com a anterior, apresentada por Hugo Mazzilli a de que tal controle trata-se de um: [...] sistema comum de freios e contrapesos [...], um sistema de vigilncia e verificao administrativa, teleologicamente dirigido melhor coleta dos elementos de convico que se destinam a formar a opinio delict fim ltimo do inqurito policial.4

Com efeito, as duas perspectivas tm como base remota o Decreto-Lei 3.689, o Cdigo de Processo Penal de 1941- muito antes, portanto, da Constituio Federal de 1988 - que indicava o Ministrio Pblico como o titular da ao penal pblica, podendo determinar a abertura de inqurito policial, bem como solicitando diligncias autoridade policial, que no as podia recusar. Sob essa tica, assim, nada de muito novo apresenta o art. 127 da Constituio Federal acerca do controle externo. Alis, j no
2 Tendo em vista a natureza administrativa do exerccio do controle externo, utilizamos a expresso dever-poder talhada por Celso Antnio Bandeira de Mello, representando a submisso do poder ao dever tendo em vista o carter finalstico da atividade administrativa. 3 PAES, Eduardo Jos Sabo. O Ministrio Pblico na construo do Estado Democrtico de Direito. Braslia: Braslia Jurdica, 2003. 4 MAZZILLI, Hugo Nigro. O Regime Jurdico do Ministrio Pblico: anlise da Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. p. 404-405.

30

a eficincia e respeitabilidade do trabalho policial, que constitui a base da ao da justia, interessa ao Ministrio Pblico, como fiscal, tambm, das autoridades investigadoras, como rgo da ao penal, como responsvel pela segurana, pela regularidade, pela justia da represso. 6

Mais adiante, na mesma obra, citando o ento Subprocurador-Geral do Distrito Federal Dr. Plcido S Carvalho, que relatou as teses do Ministrio Pblico no Congresso do Direito Judicirio, Lyra referendou que:
A vigilncia sobre os atos da polcia judiciria, com interveno nos inquritos, quando julgar necessria, cerca a investigao de garantias que sempre mereceram os mais decididos encmios. 7

importante ressaltar que desde a entrada em vigor do Cdigo de Processo Penal at a Constituio Federal de 1988, ao menos duas outras constituies vigeram, a de 1946 e a de 1967, sem considerar a Reforma de 1969, quase por si uma Constituio. E em nenhuma delas, mesmo na de 1946, que vigeu em um perodo de relativa liberdade e democracia, entre o fim do Estado Novo e o incio do Regime Militar, foi explicitada a funo de controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico. Diante dessa constatao, parece que a resposta para que tal atribuio tenha sido levada ao texto constitucional - sem embargo das hipteses j apresentadas - encontra-se no contexto histrico-poltico em que se deu o processo Constituinte de

Proposta apresentada por Hermnio A. Marques Porto. In: ANAIS DO I CONGRESSO DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO. V. I. So Paulo: Justitia, 1973. 6 LYRA, Roberto, Teoria e Prtica da Promotoria Pblica, Co-edio de Sergio Antonio Fabris. Porto Alegre: Escola Superior do Ministrio Pblico, 1989. p. 121. 7 LYRA, Roberto, op.cit., p.127.
5

31

captulo ii

primeiro congresso do Ministrio Pblico, realizado em So Paulo, entre 5 e 11 de dezembro de 1971, foram apresentadas propostas de reconhecimento do Ministrio Pblico como fiscal da polcia judiciria e da execuo penal5, fundamentando tal reconhecimento nas atribuies e prerrogativas outorgadas aos Promotores pelo Cdigo de Processo Penal. Anteriormente ao diploma processual, Roberto Lyra j se posicionava neste sentido e, em sua obra Teoria e Prtica da Promotoria Pblica, afirma que

1988. Para tanto, nada melhor do que o depoimento de um dos ativos participantes daquele processo, Ibsen Pinheiro:
O segundo ponto foi o da vivncia democrtica que se seguiu ao fim do regime militar em 85 e a Constituio de 88. Algum definiu l que ns tnhamos escrito uma Constituio como quem dirige um automvel olhando para o espelho retrovisor, porque ns cuidvamos do que tinha acontecido para que no se repetisse. 8

captulo ii

O regime implantado no Brasil, aps o movimento de maro de 1964, envolveu a organizao de um intrincado sistema de segurana e informao com vistas a combater o comunismo e a corrupo - as principais bandeiras do movimento militar9 - que envolvia a participao direta da polcia:
Tal sistema somente se consolidou entre 1969 e 1974, mais de cinco anos depois do golpe, e sua desmontagem se estenderia para alm da volta do pas democracia poltica com resqucios persistindo at hoje. 10

Era esse panorama que os constituintes olhavam no retrovisor quando confiaram o controle externo da atividade polcia ao Ministrio Pblico. Walter Paulo Sabella lembra o fato de ser a polcia um dos segmentos mais poderosos da administrao pblica, um organismo hipertrofiado, cuja absoluta independncia na apurao de crimes equivale negao do princpio segundo o qual o Ministrio Pblico dono da ao penal11. Parece ficar claro, portanto, que um dos elementos fundamentais no processo constituinte era o fortalecimento da democracia e a tentativa de criar mecanismos que impedissem o retorno ao regime autoritrio. nesse marco que o controle externo da atividade policial assume fundamental relevo:
Com o advento da Constituio de 1988, houve uma grita por parte de algumas autoridades que no aceitavam (at porque desconheciam) o

8 PINHEIRO, Ibsen. Depoimento concedido ao Memorial do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul em 27 de maio de 2003. Disponvel em www.mp.rs.gov.br/memorial. 9 FICO, Carlos. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001, p. 28. 10 FICO, Carlos. Op. cit., p. 18. 11 SABELLA, Walter Paulo. Atividade Policial: controle externo pelo Ministrio Pblico. Justitia. So Paulo, 53 (154). abr/jun 1991, p. 10.

32

controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico. Achavam que o Ministrio Pblico queria ser a Corregedoria da Polcia. No Brasil, onde a polcia serviu durante muitos anos como brao direito da represso poltica e como instrumento de opresso da classe dominada, era natural a revolta e a repulsa aos novos ares democrticos. At porque primeiro se prendia para depois se investigar.12

Verifica-se, portanto, que para alm de um sistema de freios e contrapesos ou de um melhor desenvolvimento do inqurito policial, a funo de controle externo da atividade policial relaciona-se com os pilares fundamentais da Constituio Federal, quer sejam, o regime democrtico e a dignidade da pessoa humana. Assim tambm anotam Edilson Santana e Edilson Santana Filho:
[...] como fruto de uma cultura de violncia implementada durante o perodo da Ditadura de 1964, so feridos os mais elementares direitos da Cidadania, submetendo-se o delinquente, para a obteno de provas, a interrogatrios fundados no terror e, s vezes, a torturas fsicas e psicolgicas.[...] A expresso controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico no significa ingerncia que determine a subordinao da polcia judiciria ao Ministrio Pblico, mas sim, a prtica de ato administrativo ao MP, de forma a possibilitar a efetividade dos direito assegurados na Lei fundamental.13

Dessa forma, mesmo que se possa aceitar a existncia de algum tipo de controle exercido sobre a atividade policial antes de 1988, ainda que implcitos no papel do Ministrio Pblico no processo penal14, parece foroso reconhecer que o controle
12

13

RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 13 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007. p. 90-91. SANTANA, Edilson; SANTANA FILHO, Edilson. Dicionrio de Ministrio Pblico. Florianpolis: Conceito Editorial, 2009, p. 109-110.

14 Os autores que julgam que o controle externo precede a Constituio de 1988 sustentam que ele estava implcito no poder de requisio previsto no Cdigo de Processo Penal e na Lei Complementar n. 40. O artigo 5, II, do Cdigo de Processo Penal determina que nos crimes de ao penal pblica o inqurito policial ser iniciado por requisio do Ministrio Pblico. O artigo 16, do mesmo diploma, permite ao rgo ministerial determinar diligncias nas investigaes, se imprescindveis ao oferecimento da denncia. J o artigo 7, VII, da lei Complementar n. 40, considera atribuio do ProcuradorGeral de Justia avocar, excepcional e fundamentadamente, inquritos policias em andamento, onde no houver delegado de carreira, podendo, nos termos do artigo 15, V, designar membro para assumir a direo do inqurito. O inciso III do mesmo artigo 15 considera atribuio dos membros do Ministrio Pblico acompanhar atos investigatrios junto a organismos policiais ou administrativos, quando assim considerarem conveniente apurao de infraes penais, ou se designados pelo Procurador-Geral.

33

captulo ii

captulo ii

externo, idealizado na Constituio Federal de 1988, mais substancial, mais amplo. Assim a posio de Walter Paulo Sabella ao afirmar que os poderes consubstanciados no Cdigo de Processo Penal e na Lei Complementar n. 40 so instrumentais para o exerccio da funo de promover a ao penal, permitindo o controle de algum ou de alguns fatos, mas no o controle in genere da atividade policial:
Uma coisa o acompanhamento da atividade investigatria de caso singular, como desdobramento imanente do poder-dever da requisio. Outra coisa bem diferente, dispor de mecanismos para constatar se as prodigiosas cifras da macrocriminalidade esto recebendo da polcia a ateno exigvel. 15

O mesmo raciocnio se aplica avocao, prevista na Lei Complementar n. 40. Ela s ocorre de forma transitria, excepcional, quando no h delegado de carreira. O controle preconizado pelo legislador constituinte , como j referido, de outra ordem, muito mais amplo. No significa o controle de toda e qualquer atividade da polcia, mas a atividade policial de apurao das infraes penais desde o momento em que a notitia criminis chega repartio policial16. Da mera leitura do artigo 9 e seus incisos da Lei Complementar n. 75/93 e no caso do Estado do Rio Grande do Sul, da Lei Complementar n. 11.578/2001, percebe-se a amplitude das atividades de controle externo, desde a requisio de documentos relativos atividade fim da polcia at a promoo da ao penal por abuso de poder. Se atentarmos, ainda, para o motivos pelos quais o constituinte inseriu o controle externo no texto da Carta Magna, parece inadequado consider-lo uma mera reiterao de dispositivos j existentes. Afinal, as regras anteriores no coibiram os abusos da polcia no perodo dos governos militares. Alm disso, a Constituio de 1988 consolidou o papel do Ministrio Pblico de fiscal da lei e guardio da cidadania, resultado de uma luta de muitos anos perpetrada pelos promotores e procuradores.

15 SABELLA, Walter Paulo. Atividade Policial: controle externo pelo Ministrio Pblico. Justitia. So Paulo, 53 (154). abr/jun 1991, p. 12. 16

Op. cit. p. 14.

34

2.2 Aspectos LegAIs


O sistema preconizado na Carta Magna pressupe a existncia do controle de uma instituio por outra, condio necessria ao regular funcionamento do Poder Pblico. Nesse diapaso, os organismos policiais relacionados no art. 144 da Constituio Federal, bem como as polcias legislativas ou qualquer outro rgo ou instituio, civil ou militar, qual seja atribuda parcela de poder de polcia relacionada com a segurana pblica e persecuo criminal, sujeitam-se ao controle externo do Ministrio Pblico, na forma do art. 129, inciso VII, da Constituio Federal e da Resoluo n. 20/2007 emanada do Conselho Nacional do Ministrio Pblico. Dessa forma, pode-se conceber o controle externo como instrumento de realizao do poder punitivo do Estado. Seu objetivo dar ao Ministrio Pblico um comprometimento maior com a investigao criminal e, consequentemente, um amplo domnio e lisura na produo da prova, a qual lhe servir de respaldo na eventual propositura da ao penal pblica ou na propositura da ao penal privada pelo ofendido. O controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico tambm visa, nos termos da Resoluo n. 20/07 do CNMP, a manuteno da regularidade e a adequao dos procedimentos empregados na execuo da atividade policial, bem como a integrao das funes do Ministrio Pblico e das Polcias voltadas para a persecuo penal e o interesse pblico, objetivando, inclusive: I o respeito aos direitos fundamentais assegurados na Constituio Federal e nas leis; II a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio pblico; III a preveno da criminalidade; IV a finalidade, a celeridade, o aperfeioamento e a indisponibilidade da persecuo penal; V a preveno ou a correo de irregularidades, ilegalidades ou de abuso de poder relacionados atividade de investigao criminal;
35

captulo ii

VI a superao de falhas na produo probatria, inclusive tcnicas, para fins de investigao criminal; VII a probidade administrativa no exerccio da atividade policial.

captulo ii

Assim, quanto ao exerccio das atribuies afetas ao controle externo, o membro do Ministrio Pblico poder atuar: I - na forma de controle difuso, pelos Promotores com atribuio criminal ou, II em sede de controle concentrado, quando as atribuies forem especficas para o controle externo conforme disciplinado no mbito de cada Ministrio Pblico. Por outro lado, incumbe aos rgos do Ministrio Pblico, quando do exerccio ou do resultado da atividade do controle externo: I - realizar visitas ordinrias peridicas e, quando necessrias, a qualquer tempo, visitas extraordinrias, em reparties policiais, civis e militares, rgos de percia tcnica e aquartelamentos militares existentes em sua rea de atribuio; II - examinar, em quaisquer dos rgos referidos no inciso anterior, autos de inqurito policial, inqurito penal militar, autos de carta precatria investigatria, auto de priso em flagrante ou qualquer outro expediente ou documento de natureza persecutria penal, ainda que conclusos autoridade, deles podendo extrair cpia ou tomar apontamentos, fiscalizando seu andamento e regularidade; III - fiscalizar a destinao e inventrio de armas, valores, substncias entorpecentes, veculos e objetos apreendidos; IV - fiscalizar o cumprimento dos mandados de priso, das requisies e demais medidas determinadas pelo Ministrio Pblico e pelo Poder Judicirio, inclusive no que se refere aos prazos; V - verificar as cpias dos boletins de ocorrncia ou sindicncias que no geraram instaurao de inqurito policial e a motivao do despacho da autoridade policial, podendo requisitar a instaurao do inqurito, se julgar necessrio;
36

VI - comunicar autoridade responsvel pela repartio ou unidade militar, bem como respectiva Corregedoria ou autoridade superior, para as devidas providncias, no caso de constatao de irregularidades no trato de questes relativas atividade de investigao penal que importem em falta funcional ou disciplinar; VII - solicitar, se necessria, a prestao de auxlio ou colaborao das corregedorias dos rgos policiais, para fins de cumprimento do controle externo; VIII fiscalizar o cumprimento das medidas de quebra de sigilo de comunicaes, na forma da lei, por meio do rgo responsvel pela execuo da medida, inclusive; IX - expedir recomendaes, visando melhoria dos servios policiais, bem como o respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa seja de responsabilidade do Ministrio Pblico, fixando prazo razovel para a adoo das providncias cabveis. Outrossim, compete ainda aos rgos do Ministrio Pblico, havendo fundada necessidade e convenincia, instaurar procedimentos investigatrios referentes a ilcito penal ocorrido no exerccio da atividade policial. Nesse sentido, o Ministrio Pblico poder instaurar procedimento administrativo, visando ao combate de deficincias ou irregularidades detectadas no exerccio do controle externo da atividade policial, bem como apurar as responsabilidades decorrentes do descumprimento injustificado das requisies pertinentes. Por outro lado, se h repercusso do fato na rea cvel, incumbe ao rgo do Ministrio Pblico encaminhar cpias dos documentos ao rgo da instituio com atribuio para a instaurao de inqurito civil pblico ou ajuizamento de ao civil por improbidade administrativa. Alm disso, segundo o princpio dos poderes implcitos, quando a Carta Magna repartiu as atribuies de cada Instituio, implicitamente disponibilizou os meios para o exerccio destas, concedendo ao Ministrio Pblico a titularidade exclusiva da ao penal pblica, a tutela difusa da segurana pblica e o controle externo da atividade policial e, para a efetivao dessas atribuies, nos termos da Resoluo n. 20/CNMP, as seguintes prerrogativas:
37

captulo ii

captulo ii

I ter livre ingresso em estabelecimentos ou unidades policiais, civis ou aquartelamentos militares, bem como casas prisionais, cadeias pblicas ou quaisquer outros estabelecimentos onde se encontrem pessoas custodiadas, detidas ou presas, a qualquer ttulo, sem prejuzo das atribuies previstas na Lei de Execuo Penal que forem afetadas a outros membros do Ministrio Pblico; II ter acesso a quaisquer documentos, informatizados ou no, relativos atividade-fim policial civil e militar, incluindo as de polcia tcnica desempenhadas por outros rgos, em especial notadamente: a) ao registro de mandados de priso; b) ao registro de fianas; c) ao registro de armas, valores, substncias entorpecentes, veculos e outros objetos apreendidos; d) ao registro de ocorrncias policiais, representaes de ofendidos e notitia criminis; e) ao registro de inquritos policiais; f) ao registro de termos circunstanciados; g) ao registro de cartas precatrias; h) ao registro de diligncias requisitadas pelo Ministrio Pblico ou pela autoridade judicial; i) aos registros e guias de encaminhamento de documentos ou objetos percia; j) aos registros de autorizaes judiciais para quebra de sigilo fiscal, bancrio e de comunicaes; l) aos relatrios e solues de sindicncias findas. III acompanhar, quando necessria ou solicitada, a conduo da investigao policial civil ou militar; IV requisitar autoridade competente a instaurao de inqurito policial ou inqurito penal militar sobre a omisso ou fato ilcito ocorrido no exerccio da atividade policial, ressalvada a hiptese em que os elementos colhidos sejam suficientes ao ajuizamento de ao penal; V requisitar informaes, a serem prestadas pela autori38

dade, acerca de inqurito policial no concludo no prazo legal, bem como requisitar sua imediata remessa ao Ministrio Pblico ou Poder Judicirio, no estado em que se encontre; VI receber representao ou petio de qualquer pessoa ou entidade, por desrespeito aos direitos assegurados na Constituio Federal e nas leis, relacionados com o exerccio da atividade policial; VII ter acesso ao preso, em qualquer momento; VIII ter acesso aos relatrios e laudos periciais, ainda que provisrios, incluindo documentos e objetos sujeitos percia, guardando, quanto ao contedo dos documentos, o sigilo legal ou judicial que lhes sejam atribudos, ou quando necessrio salvaguarda do procedimento investigatrio. Assim, deve o controle externo ser exercido sobre a instaurao, o desenvolvimento e o resultado dos trabalhos persecutrios da polcia judiciria repressivo-preventivas desempenhadas pela polcia ostensiva e toda funo atinente ao trato com o cidado e a populao em geral, salientando que tal controle no alcana a estrutura hierrquica ou os assuntos referentes ao mbito administrativo interno da polcia - as atividades-meio exercidas pela polcia esto excludas do controle externo. Mesmo em situaes excepcionais, como a decretao do estado de defesa ou de stio, cabe a responsabilizao civil, criminal e administrativa do agente poltico (membro do poder pblico), dos agentes pblicos e serventurios civis ou militares, que venham a cometer abusos, desvios ou praticar excessos. Ressalte-se que, ao xito da atividade de controle externo das atividades policiais, deve-se zelar tambm pelo respeito legalidade, legitimidade, licitude e efetividade dos trabalhos investigativos desenvolvidos pela polcia judiciria, bem como pelo policiamento ostensivo exercido pelas polcias militares. H de se registrar que as Promotorias de Defesa de Direitos Humanos, ao exercer tambm a fiscalizao da atividade policial, no tem se cingido ao conceito restrito de tal papel, exercendo a fiscalizao da atividade de bombeiros militares, policiais civis em funes junto ao DETRAN e agentes penitencirios. Considerando que a Instituio fiscaliza continuamente a atividade policial, via instaurao de procedimentos administra39

captulo ii

tivos, reunies com o alto comando das corporaes, requisio de documentos, diligncias, visitas e inspees dos presdios, recomendaes para adoo de medidas na segurana pblica, dentre outras, torna-se necessrio o registro e a documentao desses atos por meio da lavra de atas ou relatrios respectivos, consignando todas as constataes e ocorrncias, bem como eventuais deficincias, irregularidades ou ilegalidades e as medidas requisitadas para san-las, devendo manter, na Promotoria ou Procuradoria, cpia em arquivo especfico. Outra medida relacionada ao controle externo refere-se prvia expedio de notificao autoridade diretora ou chefe de repartio policial, quando possvel, cientificando-a da data ou perodo da visita, a fim de que possa disponibilizar e organizar a documentao a ser averiguada e os procedimentos e aes que sero efetivados, assegurando uma relao interinstitucional coesa. Conclui-se, portanto, que o controle da atividade policial atua buscando maior transparncia, eficcia e celeridade dos agentes incumbidos da segurana pblica, no adentrando na organizao interna dos rgos relacionados s atividades investigativas. Outrossim, tal instrumento indispensvel construo de um Estado Democrtico de Direito, que tem como alicerce a realizao e efetivao plena dos direitos e garantias fundamentais.

captulo ii

40

O Ministrio Pblico na Defesa da Ordem Jurdica


captulo iii
41

3.1 A ImportncIA do controLe externo dA AtIvIdAde poLIcIAL pArA A gArAntIA dos dIreItos fundAmentAIs e A normALIdAde do estAdo de dIreIto
A atividade policial , por excelncia, a face mais visvel do poder do Estado, pois mostra a fora e coercitividade decorrente de sua supremacia, podendo afetar significativamente os direitos essenciais do cidado: a vida, a liberdade e os bens. Da porque, num Estado Democrtico de Direito, referida atuao deve sempre, mais que qualquer outra, pautar-se pelo respeito aos direitos e garantias. Os direitos e garantias fundamentais consagrados na Constituio da Repblica existem justamente para proteger o cidado contra eventuais excessos do Estado, coibindo os abusos por parte de agentes pblicos. O Estado Democrtico de Direito no admite poder absoluto ou ilimitado, de modo que todas as atividades estatais esto sujeitas a controle. O sistema de freios e contrapesos, inerente ao regime republicano, preconiza a repartio das competncias entre diversos poderes e rgos, possibilitando que uns fiscalizem os outros. Dentre os direitos fundamentais do cidado, destacam-se o de somente ser processado pela autoridade competente, o do devido processo legal, o de no ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente e, ainda, o de ser informado de seus direitos, dentre os quais o de permanecer calado e de receber a assistncia da famlia e de advogado (CF, arts. 5, incisos LIII, LIV, LXI e LXIII). Tais direitos, que tm a ver com civilidade, no so simples recomendaes que possam ser ignoradas ou flexibilizadas sem consequncias: sua inobservncia implica em ilegalidade.

inadmissvel que, sob o pretexto de evitar ou reprimir delitos, as foras policias no os observem. A represso criminalidade e a persecuo penal, imprescindveis vida em sociedade somente sero legtimas se realizadas com estrita observncia a esses direitos. O legislador constituinte, aps consolidar o Ministrio Pblico como instituio autnoma e permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, lhe atribuiu, como funo institucional, o controle da atividade policial. seu dever, como rgo externo, assegurar que a atuao policial, a um s tempo, atenda aos princpios da efetividade e da legalidade, compatibilizando as caractersticas de mxima eficincia e absoluto respeito aos direitos fundamentais. A atuao institucional nessa seara, portanto, vai alm da fiscalizao das atividades tendentes persecuo penal, cabendo ao Ministrio Pblico reprimir eventuais abusos, mediante instrumentos de responsabilizao pessoal (penal, cvel e administrativa) e tambm zelar para que as instituies controladas disponham de todos os meios materiais para o bom desempenho de suas atividades, inclusive, quando necessrio, acionando judicialmente o prprio Estado. A funo controladora estende-se a todos os rgos constitucionalmente incumbidos de atividades policiais e de segurana pblica, abrangendo as polcias civis, militares, legislativas, federal, rodoviria, ferroviria, corpos de bombeiros e guardas municipais. necessrio, pois, que o Ministrio Pblico brasileiro estruture-se para o efetivo exerccio da funo controladora que a Constituio lhe confiou, com o intuito de assegurar aos cidados uma atividade policial eficiente e atenta aos direitos fundamentais.

captulo iii

3.2 A tItuLArIdAde excLusIvA dA Ao penAL pBLIcA e o seu refLexo no controLe externo dA AtIvIdAde poLIcIAL
As atividades policiais, tanto a administrativa quanto a judiciria, no esto sujeitas ao poder disciplinar dos membros do Ministrio Pblico, que, na verdade, no tem pretenso de assumir
42

a funo correicional das polcias, a cargo das prprias corporaes, inexistindo no exerccio do controle externo qualquer vnculo com a ideia de subordinao ou hierarquia. No entanto, como a polcia presta uma funo preliminar do Ministrio Pblico, o exerccio do controle externo representa o prprio desempenho das demais funes institucionais, no constituindo um fim em si mesmo, mas um meio para o pleno alcance daquelas atribuies. Ao promover privativamente a ao penal pblica, exerce o Ministrio Pblico uma parcela da soberania estatal, no momento em que o Estado proibiu a vingana privada e assumiu o poderdever de punir. Contudo, esse poder no se realiza autonomamente, sendo imprescindvel o processo para a sua aplicao. O devido processo legal surge, ento, como garantia de justia, impedindo a imposio de uma pena aleatria. Todavia, a ao penal pressupe um antecedente que a justifique, pois, caso contrrio transmudar se-ia na prpria pena. O ato preparatrio de um processo jurisdicional, portanto, funciona como garantia e limite sua instaurao, ao demonstrar sua necessidade e cabimento. No caso, a investigao criminal seria o instrumento do processo, que por sua vez meio de concretizao da jurisdio. Ocorre que o princpio da indisponibilidade da ao penal e o poder-dever do Estado da entrega jurisdicional impe o controle da fase anterior, instituindo-se um sistema de freios e contrapesos tpico do princpio republicano. Assim, da mesma forma que o Judicirio exerce certo controle sobre o princpio da obrigatoriedade da ao penal (art. 28 do CPP), o Ministrio Pblico exerce o controle externo da atividade policial para garantir os meios de viabilizar o oferecimento da ao penal. A atividade investigatria realizada pela Polcia instrumental em relao quela exercida pelo Ministrio Pblico, consistindo a negativa de ingerncia nessa fase preliminar verdadeiro obstculo ao pleno e adequado cumprimento da funo institucional. A forma, os meios e o objeto de investigao, traam no apenas o sucesso da ao penal, mas tambm delineiam seu prprio exerccio. O professor Jos Frederico Marques j explicava com clareza a relao funcional do vnculo entre o Ministrio Pblico e a Polcia, mesmo antes da promulgao da atual Constituio da Repblica, que passou a dispor expressamente sobre a matria (art. 129, incisos I e VII):
43

captulo iii

captulo iii

A Polcia Judiciria no est subordinada, hierrquica e administrativamente, s autoridades judicirias e s do Ministrio Pblico. H, no entanto, relaes funcionais no mbito da Justia Penal, em que a prpria autoridade policial se subordina ao Judicirio e ao Ministrio Pblico, uma vez que polcia incumbe preparar a ao penal, de que este ltimo o rgo competente para prop-la. Essa subordinao deriva dos vnculos que so criados na regulamentao do processo penal. 17

Conclui-se, ento, que a fiscalizao mediante o exerccio do controle externo visa a uma correta e perfeita coleta dos elementos de investigao policial, de modo a proporcionar a formao da opinio deliciti pelo titular da ao penal. Seria inadmissvel que o Ministrio Pblico, como dominus litis e destinatrio do inqurito policial, no pudesse intervir na forma da conduo da investigao. O controle externo legitima o Ministrio Pblico a requisitar e acompanhar as diligncias, bem como a indicar rumos e linhas investigatrias, sempre com o objetivo de possibilitar elementos que viabilizem o oferecimento da ao penal e, sempre que necessrio, conduzir investigaes prprias, como meio de assegurar a responsabilizao penal dos que cometem crime.

3.3 comentrIos resoLuo n. 20, do conseLho nAcIonAL do mInIstrIo pBLIco


Com a edio da Lei n. 8.625/93 e, especialmente, da Lei Complementar n. 75/2003, que se refere primeira, no poderia mais haver qualquer dvida acerca da regulao legal do controle externo da atividade policial em que pesem algumas vozes em contrrio , porquanto os mecanismos hbeis realizao desse dever constitucional foram ali previstos e disciplinados (arts. 9 e 10). No obstante, o Conselho Nacional do Ministrio Pblico tambm disps a respeito da matria, fazendo-o por meio da Resoluo n. 20/2007 do CNMP, de autoria do ento Conselheiro Osmar Machado que formou comisso integrada tambm por dois Promotores de Justia e um Procurador da Repblica, a qual

17 MARQUES, Jos Frederico. Tratado de Direito Processual Penal. V. I. So Paulo: Saraiva: 1980. p.201-202.

44

colheu sugestes que foram encaminhadas ao longo do processo de discusso e amplamente debatidas no Plenrio daquele Colegiado. Importante salientar que, embora os mecanismos necessrios ao pleno exerccio do controle externo da atividade policial j estivessem disposio dos membros do Ministrio Pblico, ainda havia empecilhos efetivao desse dever, muitas vezes por dificuldades na identificao, no caso concreto, das providncias que poderiam ou deveriam ser adotadas com vistas ampla implementao dessa atividade em mbito nacional e de forma continuada. Lembre-se, inclusive, que considervel parcela dos Ministrios Pblicos no dispunha de atos internos que regulassem a matria e se prestassem como um roteiro hbil a autorizar o exerccio mais completo e uniforme do controle externo da atividade policial. Estes, provavelmente, podem ser destacados como as principais metas da regulamentao da matria no mbito do Ministrio Pblico: identificar claramente os objetivos do controle externo da atividade policial (art. 2 da Res. n. 20), relacionar os documentos referentes atividade-fim da polcia merecedores de anlise por parte dos membros do Ministrio Pblico incumbidos, de qualquer modo, desse dever (art. 4, II, III, IV, VIII e art. 5, II e VIII) e elencar outras providncias a serem adotadas durante as atividades de controle externo (art. 4, I, VI, VII, IX e art. 5, I, III, IV, V, VI, VII). O resultado pretendido seria, assim, fornecer aos representantes do Ministrio Pblico as ferramentas necessrias para, no mbito da atividade-fim da polcia, examinar documentos, materiais e instalaes, aferir rotinas e procedimentos, certificando sociedade o cumprimento, pelos organismos policiais, de seus afazeres com retido e eficincia, sem prejuzo do absoluto respeito aos direitos e garantias inerentes ao Estado Democrtico. Merece meno, ademais, que a resoluo em comento foi fustigada perante o Supremo Tribunal Federal, por meio da ADI n. 4220, que no foi conhecida pelo Colendo Tribunal porquanto, na expresso do Eminente Ministro Eros Grau, trata-se de ato de ndole regulamentar, atrelado aos dispositivos legais que j disciplinam satisfatoriamente a matria, no havendo inovao justamente porque os mecanismos primordiais para o exerccio do controle externo da atividade policial so extrados dos artigos 8 a 10 da Lei Complementar n. 75/93, que se referem, por seu turno, ao artigo 80 da Lei n. 8.625/93.
45

captulo iii

3.4 o mInIstrIo pBLIco como ArtIcuLAdor dAs poLtIcAs pBLIcAs: tuteLA dIfusA dA segurAnA pBLIcA

captulo iii

A Constituio Federal prev em seus artigos 5, caput e 144, a inviolabilidade do direito segurana:
Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes [...] Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio [...]

O mencionado direito segurana possui inequvocas caractersticas de um direito difuso, uma vez que se trata de direito transindividual, de natureza indivisvel, cuja titularidade pertence a pessoas indeterminadas e ligadas, entre si, por uma relao ftica. Nesse propsito, a segurana pblica, dentro da concepo do Estado Democrtico de Direito, deve ser entendida como direito e responsabilidade de todos e dever inerente ao Estado, que poder ser demandado na hiptese de aes ou omisses que violem tal direito. Os exemplos contemporneos so muitos: reduo do quadro de agentes penitencirios no sistema prisional, fragilidade da ordem interna dos presdios, violao da integridade fsica e ameaa vida dos presos e da populao em geral, ineficiente estrutura das unidades policiais, insuficiente efetivo policial, ausncia de policiamento ostensivo em certas localidades e aes contrrias aos direitos e garantias fundamentais dos indivduos. De outro lado, a Carta da Repblica (arts. 129, incisos II e III) dispe que funo institucional do Ministrio Pblico zelar pelo efetivo respeito dos poderes pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos nelas assegurados, bem como promover o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo social e do patrimnio, contexto em que se insere a tutela da
46

segurana pblica. Nessa linha de inteleco o entendimento do Superior Tribunal de Justia:


3. o direito segurana pode ser objeto de ao civil pblica ambiental nos termos do art. 1, IV da Lei n. 7.347/85, 83 do CDC e 3, I, a, da Lei 6938/81 e figura entre os chamados direitos humanos fundamentais ou direitos de quarta gerao. Se o Estado no toma as medidas necessrias a assegurar a proteo desse direito, cumprindo com o seu dever institucional, o Ministrio Pblico, no exerccio da sua atribuio legal, est legitimado para propor ao civil pblica objetivando a condensao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer (art. 3 ACP), constituindo autntica obrigao de fazer a prestao da segurana populao, que pode e deve ser prestada jurisdicionalmente, no caso de omisso do poder pblico. (Resp n 725257/MG, Rel. Min. Jos Delgado) (grifo nosso)

certo que o Ministrio Pblico exerce parcela da soberania estatal ao deter exclusivamente a titularidade da ao penal pblica, cuja atuao finalstica demanda ainda o manejo de outros instrumentos inqurito civil, procedimento administrativo, termo de ajustamento de conduta, procedimento de investigao criminal, requisies e o exerccio efetivo do controle externo da atividade policial. Alm disso, como titular exclusivo da ao penal pblica, o Ministrio Pblico tem, implicitamente, o poder-dever de intervir para a efetivao da poltica de segurana pblica, buscando, numa postura preventiva-resolutiva, atuar antes da ocorrncia do crime, mediante aes judiciais e extrajudiciais voltadas para medidas de preveno da criminalidade e busca efetiva de segurana ao cidado. Destaca-se que a Instituio tem obtido xito na judicializao da poltica de segurana pblica. Nesse sentido, decidiu o Tribunal de Justia de Gois, em ao civil para a tutela difusa da segurana pblica, proposta pelo Ministrio Pblico goiano:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO CIVIL PBLICA. CADEIA PBLICA DE ITAPACI DE GOIS. MEDIDA LIMINAR. REFORMA DO ESTABELECIMENTO. JUDICIALIZAO DE POLTICAS PBLICAS. RESERVA DO POSSVEL. MULTA. 1 - J consolidado pela jurisprudncia que, diante da excepcionalidade e urgncia da situao, pode o juiz, de plano, conceder

47

captulo iii

liminar em face da Fazenda Pblica, sem que se possa alegar ofensa ao contraditrio, j que o mesmo ser diferido. Hiptese excepcional em que a regra exigida pelo artigo 2 da Lei n. 8.437/92 deve ser mitigada. 2 - No h que se falar em impossibilidade da concesso da liminar com base no art. 1 parag. 3 da Lei n. 8.437/92, posto que a reforma da cadeia no a pretenso principal, mas to-somente medida paliativa, para que se possa resguardar a integridade dos presos e a segurana da populao, at que se construam o estabelecimento prisional da cidade de Itapaci de Gois, sendo este ltimo o pedido principal. 3- Diante da fundamentalidade que assume a segurana pblica e com maior relevo ainda a dignidade da pessoa humana, torna-se legtima a adoo de provimentos jurisdicionais, pelo Poder Judicirio para concreo destes direitos previstos em nossa Carta Magna, sem que se possa falar em ofensa ao pacto federativo e separao dos poderes. 4 - A par da existncia do princpio da reserva do possvel, o ncleo essencial dos direitos fundamentais de segunda gerao bem como a dignidade da pessoa humana, devem ser garantidos, sendo ilegtima qualquer argumento ou medida que possa implicar em eventual aniquilao. 5 - Possvel a aplicao da multa pelo descumprimento da medida, nos termos do art. 12,c/ c com o art. 13, ambos da lei n. 7.347/85 - LACP. RECURSO CONHECIDO MAS IMPROVIDO. (TJGO, AI 604498/180, Rel. Des. Almeida Branco, 4 Cam. Cvel, DJ 146 de 05/08/2008) (grifo nosso)

captulo iii
48

Partindo da premissa de que o Ministrio Pblico deve atuar efetivamente como articulador da poltica de segurana pblica, faz-se necessria a adoo de nova postura institucional, indo alm da sua atuao processual clssica para promover a tutela difusa da segurana pblica, especialmente por meio do efetivo exerccio da atribuio do controle da atividade policial. Em verdade, a promoo da tutela do direito difuso segurana pblica exige o trato interdisciplinar das causas da criminalidade. Assim, questes urbansticas, ambientais, de infncia e juventude, educao, sade, e cidadania devem ser consideradas como causas potencializadoras da criminalidade e da sensao de insegurana. Nesse aspecto, o Ministrio Pblico brasileiro, como Instituio incumbida da defesa da ordem jurdica e do regime democrtico, estruturado nacionalmente para a defesa de todos os interesses difusos e coletivos, o interlocutor indispensvel formulao das polticas de segurana pblica e fiscal independente de sua execuo.

Instrumentos do Controle Externo da Atividade Policial


captulo iV
49

4.1 o poder de InvestIgAo do mInIstrIo pBLIco


A existncia do poder de investigao (atribuio) do Ministrio Pblico, compreendido como a atividade extrajudicial de coleta de informaes sobre a autoria (indcios) e a materialidade (certeza) delitiva, com vistas formao da opinio delicti, pode ser demonstrada sob diversos ngulos e fundamentos jurdicos. Todavia, em homenagem ao fato de que o principal argumento empregado na negativa de tal poder, decorre da ideia de que a polcia judiciria detentora, com exclusividade, de tal funo estatal, admitidas, to somente, as excees expressas no texto constitucional, o tema ser tratado tendo como ponto de partida aludido referencial. Do art. 144, 4, da Constituio da Repblica, extrai-se que a Polcia Federal exerce com exclusividade a funo de polcia judiciria da Unio na apurao de infraes penais que sejam de competncia da Justia Federal e no apoio das atividades do Poder Judicirio Federal. Trata-se de delimitao de seu campo de atuao no tocante s polcias civis dos Estados e do Distrito Federal que, no mbito territorial dos respectivos entes federados, exercem as atribuies remanescentes. evidente que em relao Polcia Federal, a funo que lhe exclusiva a de polcia judiciria da Unio (art. 144, I e 4 da CF). Conforme cedio, as funes da polcia judiciria so mltiplas, envolvendo, tambm o auxlio justia criminal; o fornecimento de informaes necessrias instruo e julgamento de processos; a realizao de diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico e o cumprimento de mandados de priso (art. 13, III, Cdigo de Processo Penal).

O dispositivo constitucional insere-se no captulo da segurana pblica, regrando as instituies policiais e os bombeiros militares, de modo que a ressalva teve a ntida finalidade de delimitar o mbito de atuao dos vrios ramos da polcia judiciria, valendo-se da tcnica de atribuir Polcia Federal a atuao nos casos de crimes de competncia da Unio e, s demais, o remanescente. temerria a invocao de uma interpretao estritamente literal do referido artigo da Constituio Federal, para da extrairse a ilao de que a polcia judiciria detentora de verdadeiro monoplio da investigao criminal, em evidente afronta ao princpio da harmonia das normas constitucionais. De fato, no h como desvincular a investigao criminal de seu fim precpuo, qual seja, subsidiar a ao penal, cuja titularidade exclusiva pertence ao Ministrio Pblico, ressalva que no foi feita com relao atividade da polcia. Em outras palavras, se cabe ao Ministrio Pblico deflagrar a ao penal a partir dos dados obtidos com a investigao criminal a ele tambm incumbe, direta ou indiretamente, investigar, posto que o contrrio representaria conferir a outra Instituio o poder de limitar o universo de anlise do Ministrio Pblico, com prvia eleio dos casos a serem jurisdicionalizados, o que representaria negao titularidade da ao penal. Alm disso, se a investigao fosse atribuio exclusiva da Polcia, haveria grave risco de, em muitos casos, se inviabilizar a investigao criminal. Em sede de controle externo da atividade policial surgem alguns questionamentos: Como exercer tal atribuio constitucional sem o poder de investigar? Como exercer o controle externo dependendo exclusivamente do que for apurado pela prpria polcia? A concluso a que se chega que sem o poder investigatrio do Ministrio Pblico resta inviabilizado o controle externo da atividade policial. Mesmo o controle interno no seria adequadamente fiscalizado sem o poder de investigao, afinal, se a Instituio no dispuser de um mnimo de dados quanto aos autores da suposta prtica criminosa, no ter como indicar e requisitar diligncias especficas. De fato, se o Ministrio Pblico o titular da ao penal pblica, fiscal da lei e garante dos direitos fundamentais, tem o poder-dever de controlar plenamente a atividade policial e ter acesso a todos os documentos necessrios para instrumentalizar
50

captulo iV

a ao penal pblica e dar efetividade aos direitos e garantias assegurados na Constituio da Repblica. O ordenamento jurdico prev diversas outras formas de investigao diferentes do inqurito policial, tais como aquelas que apuram condutas delituosas praticadas nas dependncias de Tribunais, no mbito do prprio Tribunal; investigaes feitas pela Cmara, Senado e Supremo Tribunal Federal, quando o crime cometido em suas dependncias; deteco da prtica de crimes em sindicncias administrativas; investigaes feitas pelas comisses parlamentares de inqurito - CPIs, (art. 58, 3, da Constituio da Repblica) e pelo membro do Ministrio Pblico, nas hipteses do art. 41, pargrafo nico, da Lei n. 8.625/93, dentre outras. Nesse sentido, o art. 4, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal claro ao estabelecer que a atribuio para investigar no s da polcia, mas tambm de outras autoridades que tenham recebido tal atribuio por lei. Ao faz-lo, a lei equipara outras investigaes realizadas em diversas esferas investigao policial. Registre-se que o citado dispositivo ainda no teve sua validade questionada. A redao do art. 12, do Cdigo de Processo Penal, admite, a contrario sensu, que nem sempre a denncia ter por lastro o inqurito policial. Segundo o art. 39, 5, do diploma processual, o inqurito dispensvel nas hipteses em que o Ministrio Pblico recebe representao do interessado; e quando h remessa de documentos pelo juiz ao Ministrio Pblico (art. 40). Ainda nessa trilha, o art. 47 do Cdigo de Processo Penal estabelece que,
se o Ministrio Pblico julgar necessrios maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convico, dever requisit-los, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionrios que devam ou possam fornec-los

Ademais, se o 1 do artigo 46 do Cdigo de Processo Penal dispensa o inqurito policial para o oferecimento da pea acusatria, conclui-se que o procedimento interno de investigao serve de subsdio exclusivo denncia. inclusive nesse sentido o entendimento do Supremo Tribunal Federal: O oferecimento da denncia pelo Ministrio Pblico no depende de prvio inqurito policial. 18
18 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Pleno, HC 80.405/SP, Rel. Min. Celso de Mello. Informativo STF, n. 223)

51

captulo iV

O raciocnio da exclusividade da investigao policial excluiria no s o Ministrio Pblico, mas todos os rgos que, de alguma maneira, conduzem procedimentos que podem servir de base deflagrao de ao penal, em evidente prejuzo ao interesse pblico. Se a prpria Constituio Federal conferiu atribuio ao Ministrio Pblico de oferecer denncia com suporte em peas de informao oriundas da Comisso Parlamentar de Inqurito, com maior propriedade configura-se legtima eventual propositura de ao penal com base em procedimento de apurao criminal interna. Nas circunstncias, o Ministrio Pblico, por exercer parcela de autoridade estatal, pode proceder investigaes penais diretas, na forma da Constituio da Repblica (art. 129, VI), na Lei Complementar n. 75/93, no Cdigo de Processo Penal e em leis estaduais. No est adstrito, assim, s investigaes da polcia judiciria, podendo colher provas em seu gabinete ou fora deste, para respaldar a instaurao da ao penal. Evidentemente, tais elementos colhidos pelo Ministrio Pblico tero o mesmo tratamento dado s investigaes policiais: devero ser ratificados judicialmente, sob o crivo do contraditrio e da ampla defesa, para embasamento de eventual condenao. H muitos outros fundamentos para o reconhecimento da validade jurdica e da importncia da investigao criminal diretamente feita pelo Ministrio Pblico. A competncia para promover a ao penal engloba, pois, necessariamente, a competncia para a investigao criminal sendo esta um minus em relao quela. Aplica-se aqui, portanto, a lgica dos poderes implcitos, pela qual o rgo a quem compete o mais, compete igualmente, o menos. Segundo a doutrina dos poderes implcitos, nascida na Suprema Corte Americana, no precedente MacCulloch vs. Maryland (1819), a Constituio, ao conceder uma atividade-fim a determinado rgo ou instituio, culmina por, implicitamente e simultaneamente, a ele tambm conceder todos os meios necessrios para a consecuo daquele objetivo.19 Ou seja: o poder dado ao agente pblico implica os meios idneos para a sua execuo. Se o Ministrio Pblico tem a titularidade para o
19 FERREIRA, Pinto. Comentrios constituio brasileira. v. 2. So Paulo: Saraiva, 1989, p. 132.

captulo iV

52

exerccio da ao penal, que o mais, decorre da que tem o poder de investigar para a colheita desses elementos, que o menos. Do contrrio, se fosse impossibilitada ao Ministrio Pblico realizar a investigao, a Instituio restaria desprovida de meio idneo para realizar a persecuo criminal, especialmente quanto ao controle externo da atividade policial. Se certo que, em princpio e ordinariamente, polcia incumbe investigar, isso no significa aceitar uma espcie de reserva de polcia, como um direito constitucional do acusado de um crime de ao penal pblica. A Constituio atribuiu ao Ministrio Pblico o poder de expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva (art. 129, VI). Essa competncia abrange tanto a esfera cvel quanto a criminal. No que diz respeito ordem infraconstitucional, as leis que regulam o Ministrio Pblico (Lei n. 8.625/93, em seu art. 26, I, a e b, e Lei Complementar n. 75/93, em seu art. 8), preveem a expedio de notificaes para colher depoimento ou esclarecimentos, bem como a requisio de informaes, exames periciais e documentos de autoridades e rgos pblicos. Especificamente, a Lei Complementar n. 75/93, em seu art. 8, VIII, estipula que o Ministrio Pblico da Unio poder ter acesso incondicional a qualquer banco de dados de carter pblico ou relativo a servio de relevncia pblica (grifo nossos). No 2 do art. 8, fica claro que nenhuma autoridade poder opor ao Ministrio Pblico, sob qualquer pretexto, a exceo de sigilo. (grifo nossos) Todo o sistema delineado no art. 129 da Constituio visa fornecer ao Ministrio Pblico autonomia para a apurao dos fatos necessrios ao oferecimento da denncia, por meio inclusive da expedio de notificaes para a coleta de depoimentos. De todo modo, um imaginrio sistema pelo qual se atribusse com exclusividade Polcia a investigao criminal, reservando-se ao Ministrio Pblico as funes de mero repassador de provas e de espectador da investigao, seria anacrnico e contraproducente. A atuao direta do Ministrio Pblico nesse particular tende a conferir maior celeridade atividade investigatria, permitindo ademais o contato pessoal do rgo ministerial com a prova, facilitando a formao de seu convencimento.
53

captulo iV

captulo iV

Proibir o Ministrio Pblico de investigar, depois de ter edificado uma estrutura de autonomia administrativa e oramentria, independncia funcional de seus membros (art. 127 da Constituio da Repblica), e os deveres de promoo privativa da ao penal pblica (art. 129, I, da Constituio da Repblica) e o controle externo da atividade policial (art. 129, VII), alm de todas as demais funes instrumentais inscritas no art. 129, como fez a Constituio Federal, representaria subtrair-lhe, de maneira incompreensvel e irracional, os meios jurdicos necessrios e imprescindveis ao efetivo cumprimento de sua misso de persecuo penal para a defesa dos bens penalmente tutelados, segurana e Justia.

4.2 procedImento de InvestIgAo crImInAL


Em estrita observncia aos direitos e garantias fundamentais dos indivduos, bem como s normas constitucionais e legislao infraconstitucional que trata das atribuies dos rgos do Ministrio Pblico, o Conselho Nacional do Ministrio Pblico editou a Resoluo n 13, de 02 de outubro de 2006, que regulamenta, no mbito do Ministrio Pblico brasileiro, o procedimento interno de investigao criminal. O exerccio das prerrogativas e dos poderes instrutrios do Ministrio Pblico restaram explicitados e unificados em um documento normativo de abrangncia nacional, expedido por rgo incumbido de zelar pela unidade da Instituio, pela disciplina uniforme de seus atos extrajudiciais e por coibir eventuais excessos e omisses de seus membros. A Resoluo guarda perfeita consonncia com as atribuies conferidas ao Ministrio Pblico pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil e detalha o exerccio de seu poder de investigao, cujas regras gerais esto contempladas pela Lei Complementar n. 75/1993 e Lei n8.625/1993. A constitucionalidade da Resoluo foi contestada pela Ordem dos Advogados do Brasil, na ADI n. 3836, que ainda no foi apreciada. Todavia, em recente deciso sobre a constitucionalidade da Resoluo n. 20, do mesmo Conselho, o Supremo Tribunal Federal afastou a hiptese de seu controle constitu54

cional, com o argumento de que a resoluo limitava-se a regulamentar texto legal e em nada o inovava. Nesse sentido a seguinte parte da deciso tem relevncia:
A Resoluo n.20 do Conselho Nacional do Ministrio Pblico constitui ato regulamentar subordinado s disposies constantes do art. 9 da Lei Complementar n. 75/1993 e do artigo 80 da Lei n.8.625/1993. A epgrafe da resoluo impugnada indica expressamente sua finalidade, regulamentar o art. 9 da LC n. 75/93, disciplinando no mbito do Ministrio Pblico, o controle externo da atividade policial. O entendimento da Corte firme no sentido de a ao direta no ser via adequada para a impugnao de atos regulamentares.

Os argumentos fticos e jurdicos utilizados na sustentao da inconstitucionalidade da Resoluo n.20 assemelham-se queles empregados no ataque Resoluo n.13. Assim, legtima a expectativa de que o desfecho seja o mesmo. fato, a Resoluo n. 13 no faz mais que instrumentalizar e limitar as condies de exerccio do poder de investigao do Ministrio Pblico, dando-lhe uma estrutura material e um nome para as peas autuadas: Procedimento de Investigao Criminal - PIC. A Resoluo detalhou medidas e rotinas que reafirmam o compromisso da Instituio como os direitos e garantias fundamentais dos indivduos. No art. 3, 5, por exemplo, est previsto que o membro do Ministrio Pblico, no exerccio de suas atribuies criminais, dever dar andamento, no prazo de 30 (trinta) dias a contar de seu recebimento, s representaes, requerimentos, peties e peas de informao que lhes sejam encaminhadas. Trata-se da materializao do direito de petio (art. 5, inciso XXXIV, a, da CF), devidamente cotejado com o direito durao razovel do processo no mbito administrativo (art. 5, LXXVIII, da CF). A Instituio deve responder e de forma rpida, a todas as demandas que lhe so apresentadas, sob risco de restar desacreditada e de seus rgos de execuo serem responsabilizados penal, civil e administrativamente. O prazo de trinta dia para efetivo andamento das notcias e pedidos que chegam ao Ministrio Pblico representa o tempo mximo que uma provocao que lhe endereada pode permanecer sem destinao adequada. No prazo assinalado o rgo
55

captulo iV

do Ministrio Pblico deve adotar uma das seguintes medidas possveis: propositura imediata da ao penal ou civil; incio de investigaes que permitam a formao de seu convencimento; requisio de investigao autoridade policial; encaminhamento das peas de informao ao rgo que tenha atribuio para a adoo de medidas judiciais ou extrajudiciais cabveis ou, por fim, promoo de arquivamento das peas, fulcrado no entendimento de que j esto devidamente instrudas e no apresentam suporte ftico autorizador de aes judiciais ou extrajudiciais. Considerando que junto ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico funciona a Corregedoria Nacional do Ministrio Pblico, a consequncia imediata da fixao do prazo a de estabelecer parmetro objetivo para a anlise de eventual morosidade na atuao dos rgos do Ministrio Pblico. O respeito aos direitos e garantias fundamentais dos indivduos est presente em outras previses cujo escopo foi o de impor limites ao subjetivismo dos rgos ministeriais e facilitar a sindicabilidade de seus atos. Diz o art. 4:
O procedimento investigatrio criminal ser instaurado por portaria fundamentada, devidamente registrada e autuada, com a indicao dos fatos a serem investigados e dever conter, sempre que possvel, o nome e a qualificao do autor da representao e a determinao das diligncias iniciais.

captulo iV

Todos os atos do Ministrio Pblico devem ser fundamentados (art. 93, IX c. c. art. 129, 4, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil). A fundamentao permite a ampla defesa e o controle administrativo ou judicial do ato, j que, na hiptese de ausncia dos pressupostos de atuao ou fragilidade dos fundamentos jurdicos invocados, o ato poder ser combatido administrativamente e judicialmente, inclusive pela via do habeas corpus. Por outro lado, a portaria inaugural do procedimento de investigao criminal torna pblica a investigao e, necessariamente, acompanha as notificaes ao investigado. Os seus termos devem proporcionar a cincia dos fatos e dos atos que apontam para a autoria, permitindo ao indigitado autor prepararse para prestar declaraes sobre o tema e orientar-se com advogado (art.6, 4, da resoluo). Tais exigncias no esto presentes no inqurito policial, muito embora sejam facilmente deduzveis do princpio do devido processo legal.
56

Outra questo crucial, no que diz respeito submisso de investigados e testemunhas aos atos instrutrios do Ministrio Pblico, a que trata do tempo mnimo para atendimento das notificaes da Instituio. Segundo o art. 6, 3, da Resoluo:
Ressalvadas as hipteses de urgncia, as notificaes para comparecimento devem ser efetivadas com antecedncia mnima de 48 horas, respeitadas, em qualquer caso, as prerrogativas legais pertinentes.

No razovel que as pessoas tenham que atender ao Ministrio Pblico prontamente, j que esto envolvidas com suas atividades dirias e, necessariamente, devem adequar suas rotinas notificao, razo pela qual a fixao de prazo superior ao de vinte e quatro horas importa em prestigiar o interesse individual. Destacando-se que as prerrogativas das autoridades que gozam do privilgio de foro ou que por fora das relevantes funes que exercem no Executivo, Legislativo e Judicirio, meream tratamento diferenciado, esto devidamente previstas nos 4, 5 e 6, do art. 6, da resoluo. A intimidade dos investigados encontra-se resguardada, consoante art.6, 8, da resoluo: O membro do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, inclusive nas hipteses legais de sigilo. Nunca demais lembrar que o rgo do Ministrio Pblico responde penal, civil e administrativamente pelo uso indevido das informaes sigilosas a que teve acesso durante as investigaes que presidiu e, deste modo, a resoluo refora a necessidade de cuidado no manuseio de tais dados. O art. 7 da Resoluo, ao prever que o autor do fato investigado ser notificado a apresentar, querendo, as informaes que considerar adequadas, facultado o acompanhamento por advogado, representa uma mitigao do princpio inquisitrio em que se funda a investigao criminal. No se estabelece o contraditrio, porm, evidente o ganho para o investigado que poder ofertar e argumentar com o material que apresentou ao Ministrio Pblico. Na mesma linha, o art. 8, da resoluo, representa uma garantia de inexistncia de investigaes secretas, j que impe a documentao de todos os atos como regra. O mesmo pode ser
57

captulo iV

dito do art.11, j que a certificao da prtica de certos atos revela a sua existncia. Por fim, o art. 13 da resoluo, assevera que os atos e peas do procedimento investigatrio criminal so pblicos, observado o sigilo legal e o interesse das partes. Dito de outro modo, a publicidade est vinculada ao direito de defesa dos investigados e ao direito geral de informao. Ambos devem ser sopesados com os interesses da prpria investigao luz da presuno de inocncia. Em sntese, a resoluo reafirma e impe limites ao poder investigatrio do Ministrio Pblico e, com isso, viabiliza a atuao uniforme da Instituio e patenteia o compromisso institucional com o respeito e a promoo dos direitos e garantias fundamentais dos indivduos.

captulo iV

4.3 As requIsIes mInIsterIAIs

Para o pleno exerccio de suas atribuies, o Ministrio Pblico conta com diversos instrumentos extrajudiciais, tais como a recomendao, a notificao, o termo de ajustamento de conduta e a requisio. A requisio, diferentemente do requerimento e da solicitao, que instrumentalizam pedidos e se sujeitam anlise de convenincia e oportunidade do destinatrio, encerra uma ordem legal para que a obrigao seja atendida no prazo assinalado, sob pena de responsabilizao penal, civil e administrativa. A disciplina jurdica da requisio tem acento constitucional e detalhamento infraconstitucional. O art. 129, VI, da Constituio Federal preconiza que:
So funes institucionais do Ministrio Pblico:expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva.

A concreo da norma constitucional operou-se com a edio da Lei Complementar n. 75, de 1993, particularmente
58

artigos 7 e 8, que delimitaram o instrumento jurdico, seu cabimento e as limitaes procedimentais, tanto de cunho material como temporal.
Art. 7 Incumbe ao Ministrio Pblico da Unio, sempre que necessrio ao exerccio de suas funes institucionais: I - instaurar inqurito civil e outros procedimentos administrativos correlatos; II - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial e de inqurito penal militar, podendo acompanh-los e apresentar provas; III - requisitar autoridade competente a instaurao de procedimentos administrativos, ressalvados os de natureza disciplinar, podendo acompanh-los e produzir provas.

Ordinariamente, as requisies so expedidas para a instruo de procedimentos administrativos presididos pelo Ministrio Pblico, hiptese do inciso I, e, dentre estes, pela grandeza dos temas que autorizam sua instaurao, sobressai o inqurito civil. Contudo, por fora do poder de investigao do Ministrio Pblico, o procedimento de investigao criminal, disciplinado pela Resoluo n. 13, de 02 de outubro de 2006, tem crescido em importncia. A matria disciplinada nos incisos II e III refere-se s requisies que encerraram obrigaes de fazer e se destinam queles agentes pblicos cuja atividade funcional inclui a investigao criminal ou apurao de faltas administrativas. relevante mencionar que o inciso II, em que pese transmitir a impresso de que, somente nos casos em que requisitou a instaurao do inqurito policial, o rgo do Ministrio Pblico poder acompanh-lo e apresentar provas, diz muito pouco sobre o tema. Doutra parte, no inciso III, restou vedada Instituio a requisio e, consequentemente, o acompanhamento e a produo de provas em procedimentos disciplinares, o que leva ao questionamento quanto matria do procedimento administrativo tratado no texto legal, aquele que pode ser requisitado, acompanhado e aperfeioado, em termos probatrios, pelo Ministrio Pblico. O campo vasto, e a ttulo de ilustrao possvel mencionar os procedimentos para apurao de infraes administrativas previstas nas leis municipais e estaduais que tratam de posturas, crimes contra as relaes de consumo, defesa da infncia e juventude e meio ambiente, enfim, que digam
59

captulo iV

respeito aos direitos difusos e coletivos cuja defesa atribuio do Ministrio Pblico. O art. 8, da Lei Complementar n. 75, de 20 de maio de 1993, resulta do detalhamento do art. 7, inciso I, j que todos os seus incisos versam sobre a atuao ministerial na instruo de procedimentos prprios.

captulo iV

Art. 8 Para o exerccio de suas atribuies, o Ministrio Pblico da Unio poder, nos procedimentos de sua competncia: I - notificar testemunhas e requisitar sua conduo coercitiva, no caso de ausncia injustificada; II - requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades da Administrao Pblica direta ou indireta; III - requisitar da Administrao Pblica servios temporrios de seus servidores e meios materiais necessrios para a realizao de atividades especficas; IV - requisitar informaes e documentos a entidades privadas; V - realizar inspees e diligncias investigatrias; VI - ter livre acesso a qualquer local pblico ou privado, respeitadas as normas constitucionais pertinentes inviolabilidade do domiclio; VII - expedir notificaes e intimaes necessrias aos procedimentos e inquritos que instaurar; VIII - ter acesso incondicional a qualquer banco de dados de carter pblico ou relativo a servio de relevncia pblica; IX - requisitar o auxlio de fora policial. 1 O membro do Ministrio Pblico ser civil e criminalmente responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar; a ao penal, na hiptese, poder ser proposta tambm pelo ofendido, subsidiariamente, na forma da lei processual penal. 2 Nenhuma autoridade poder opor ao Ministrio Pblico, sob qualquer pretexto, a exceo de sigilo, sem prejuzo da subsistncia do carter sigiloso da informao, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido. 3 A falta injustificada e o retardamento indevido do cumprimento das requisies do Ministrio Pblico implicaro a responsabilidade de quem lhe der causa. 4 As correspondncias, notificaes, requisies e intimaes do Ministrio Pblico quando tiverem como destinatrio o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente da Repblica, membro do Congresso Nacional, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ministro de Estado, Ministro de Tribunal Superior, Ministro do Tribunal de Contas da Unio ou chefe de misso diplomtica de carter permanente sero encaminhadas e levadas a efeito pelo Procurador-Geral da Repblica ou outro rgo do Ministrio Pblico a quem essa atribuio seja delegada,

60

cabendo s autoridades mencionadas fixar data, hora e local em que puderem ser ouvidas, se for o caso. 5 As requisies do Ministrio Pblico sero feitas fixando-se prazo razovel de at dez dias teis para atendimento, prorrogvel mediante solicitao justificada.

Desde que esteja o rgo do Ministrio Pblico atuando dentro de sua rea de atribuies, ter ele o poder de requisio, pouco importa seja federal, estadual ou municipal a autoridade, a repartio pblica ou o rgo pblico destinatrio da requisio.20

H entendimento no sentido de que notificaes e requisies podem ser expedidas pelo Ministrio Pblico independentemente da existncia da prvia instaurao de um procedimento. De se ver, porm, que a ausncia de procedimento dificulta o controle interno e inviabiliza a defesa por parte dos destinatrios, naqueles casos em que a legalidade da requisio questionada. Nem se diga que a requisio instrumento de atuao da Instituio, que una e indivisvel, e seus membros, com frequncia, so substitudos, logo, na ausncia de um procedimento, a memria dos fatos e a finalidade do ato podem se perder. No tocante aos destinatrios, Mazzili esclarece que:
No s reparties pblicas, rgos administrativos e organismos particulares esto sujeitos dita requisio: tambm a pessoa fsica pode ser destinatria da requisio ministerial.21

Em se tratando dos Ministrios Pblicos dos Estados, ordinariamente, as respectivas Leis Orgnicas fixam a disciplina das requisies em perfeita simetria com a Lei Complementar n. 75, de 20 de maio de 1993 e Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993, lembrando que, nos termos do art. 80 da Lei n. 8.625, de 1993, as normas da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio aplicamse subsidiariamente aos Ministrios Pblicos dos Estados.
20 MAZZILI, Hugo Nigro. Manual do Promotor de Justia, 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1991. p. 327. 21

Op. cit. p. 327.

61

captulo iV

A emisso da requisio cabe ao rgo do Ministrio Pblico que presidir o procedimento no qual ela ser expedida e, como destacado por Hugo Nigro Mazzili:

A prpria Lei n. 8.625, de 1993, traz uma disciplina das requisies muito prxima do texto da lei complementar. Assim, preceitua o art. 26 da Lei n. 8.625, de 1993:
Art. 26. No exerccio de suas funes, o Ministrio Pblico poder: I - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos pertinentes e, para instru-los: a) expedir notificaes para colher depoimento ou esclarecimentos e, em caso de no comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela Polcia Civil ou Militar, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei; b) requisitar informaes, exames periciais e documentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como dos rgos e entidades da administrao direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; c) promover inspees e diligncias investigatrias junto s autoridades, rgos e entidades a que se refere a alnea anterior; II - requisitar informaes e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processo em que oficie; III - requisitar autoridade competente a instaurao de sindicncia ou procedimento administrativo cabvel; IV - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial e de inqurito penal militar, observado o disposto no art. 129, inciso VIII, da Constituio Federal, podendo acompanh-los; [...] 1 As notificaes e requisies previstas neste artigo, quando tiverem como destinatrios o Governador do Estado, os membros do Poder Legislativo e os desembargadores, sero encaminhadas pelo ProcuradorGeral de Justia. 2 O membro do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, inclusive nas hipteses legais de sigilo. 3 Sero cumpridas gratuitamente as requisies feitas pelo Ministrio Pblico s autoridades, rgos e entidades da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 4 A falta ao trabalho, em virtude de atendimento notificao ou requisio, na forma do inciso I deste artigo, no autoriza desconto de vencimentos ou salrio, considerando-se de efetivo exerccio, para todos os efeitos, mediante comprovao escrita do membro do Ministrio Pblico.

captulo iV
62

Diversos outros textos legais tratam das requisies Ministeriais, em perfeita similitude com os dois diplomas legais acima mencionados, destacando-se, em razo do prazo que fixa, a Lei n. 7.347, de 24 de julho de 1985, art. 8, 1, que disciplina a ao civil pblica:

Outros diplomas que do destaque s relevantes funes ministeriais e s requisies so: Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990), Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741, de 1 de outubro de 2003) e Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, que trata dos direitos dos portadores de deficincia, bem como o Cdigo de Processo Penal, notadamente o art. 47:
Se o Ministrio Pblico julgar necessrios maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convico, dever requisit-los diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionrios que devam e possam fornec-los.

Em razo da matria, o descumprimento da requisio e a tipicidade adquirem outros contornos. Exemplificativamente, dentre as mltiplas atribuies do Ministrio Pblico na defesa dos direitos da criana e do adolescente encontra-se a de instaurar procedimentos administrativos e, para instru-los: requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades municipais, estaduais, federais, da administrao direta, ou indireta, bem como promover inspees e diligncias investigatrias (art. 201, VI, da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Em caso de no atendimento, o art. 236, do Estatuto da Criana e do Adolescente, dispe que configura crime: Impedir ou embaraar a ao de autoridade judiciria, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministrio Pblico no exerccio de funo prevista nesta Lei. O Estatuto do Idoso ( Lei n. 10.741, de 1 de outubro de 2003, traz tipo penal semelhante: Art. 109. Impedir ou embaraar ato do representante do Ministrio Pblico ou de qualquer outro agente fiscalizador: Pena recluso de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
63

captulo iV

O Ministrio Pblico poder instaurar, sob sua presidncia, inqurito civil, ou requisitar, de qualquer organismo pblico ou particular, certides, informaes, exames ou percias, no prazo que assinalar, o qual no poder ser inferior a 10 (dez) dias teis.

J a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, que trata dos direitos dos portadores de deficincia, em seu art. 8, VI, diz que: Constitui crime punvel com recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa: recusar, retardar ou omitir dados tcnicos indispensveis propositura da ao civil... A recusa ao atendimento das requisies ministeriais poder, em tese, configurar, ainda, os crimes de desobedincia (Art. 330, do CP), prevaricao (art. 319, do CP), abuso de autoridade (art.3, j, da Lei n. 4.898, de 09 de dezembro de 1965) e supresso de documentos (art.305, do CP): Quanto aos dados que podem ser objeto das requisies ministeriais, tanto a Lei Complementar n. 75, de 20 de maio de 1993, como a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico garante o acesso do Ministrio Pblico a informaes sigilosas, mesmo quando o sigilo decorra de imposio legal, ressalvados os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal ou decorrentes de tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatrio (art. 5, 2, da CF). Matria das mais controvertidas diz respeito ao sigilo das movimentaes bancrias. O sigilo bancrio, espcie do direito intimidade e vida privada, assegura a confidencialidade das informaes e registros da vida econmico-financeira do indivduo que estejam nos arquivos das instituies financeiras e administradoras de cartes de crdito. Muito embora no integre, de modo expresso, o rol dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal, h consenso de que decorre da previso do art. 5, inciso X, da CF, que considera "inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao". O sigilo bancrio acha-se disciplinado na Lei n. 4595, de 31 de dezembro de 1964 e no tem carter absoluto, j que, em sede de ponderao da proteo conferida a bens jurdicos diversos, pode ser afastado para atendimento daqueles interesses que, momentaneamente, meream prevalecer. Firme na ponderao de valores e na proporcionalidade, com fundamento legal no 1, do art. 38, da referida Lei, inmeras decises judiciais tm assegurada essa garantia. De qualquer modo, predomina o entendimento que a quebra de sigilo bancrio depende de autorizao judicial e que no cabe ao Ministrio Pblico requisitar diretamente tais dados. Uma
64

captulo iV

4.4 trAmItAo dIretA do InqurIto poLIcIAL entre A poLcIA e o mInIstrIo pBLIco

O Conselho da Justia Federal, por meio da Resoluo n. 63, de 26 de junho de 2009, disciplinou a tramitao direta dos inquritos policiais entre o Ministrio Pblico Federal e a Polcia Federal e determinou que a distribuio judicial ocorra somente naqueles casos em que forem formulados pedidos cautelares. Os principais argumentos que fundamentam a medida so o sistema acusatrio, a titularidade da ao penal pblica por parte do Ministrio Pblico e a desnecessidade de controle judicial de atos que no afetam direitos e garantias fundamentais do indivduo. O sistema processual penal ptrio moldado pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil o acusatrio e confere ao magistrado a figura de salvaguarda de direitos e garantias fundamentais no transcurso da primeira fase da persecuo penal. Justamente porque ser ele o destinatrio de eventual ao penal ajuizada com suporte na investigao preliminar, deve afastar-se de qualquer atividade que implique formao de convencimento prvio a respeito do fato criminoso noticiado e apurado. o titular da ao penal que deve fiscalizar a investigao preliminar, vez que necessariamente a ao penal dever guardar lastro mnimo de plausibilidade da acusao que veicula pautada em elementos de informao colhidos por meio de investigao prvia (policial ou no). Uma vez que em regra a ao penal de iniciativa pblica, resta claro ser o Ministrio Pblico o destinatrio imediato e principal do inqurito policial. Ainda, o exerccio da atribuio de controle externo da atividade policial, s se materializa por meio do contato mais prximo com a tramitao da investigao. Sendo assim, a manuteno da tramitao judicial do inqurito policial,
65

captulo iV

reconhecida exceo a tal posicionamento est sendo construda lentamente e diz respeito aos dados bancrios dos Poderes, rgos ou entidades que administrem ou se utilizem de verbas pblicas. No interesse da defesa do patrimnio pblico admite-se que o Ministrio Pblico tem legitimidade para solicitar informaes de correntista sem autorizao judicial, desde que se tratem de movimentao de verbas pblicas.

alm de contrariar o prprio modelo acusatrio adotado pelo Brasil, contribui para a morosidade da persecuo penal. Segundo as regras do Cdigo de Processo Penal, o delegado de polcia, findo o prazo de concluso do inqurito policial, dever remeter os autos ao Judicirio (art. 23), e, se for o caso, solicitar mais prazo para a finalizao das investigaes (art. 10, 1 e 3). O juiz pode requisitar diligncias autoridade policial (art. 13, II, primeira parte), passando por ele, ainda, o exame das diligncias requisitadas pelo Ministrio Pblico (art. 16). De todo evidente que tais dispositivos legais constituem resqucios inquisitoriais de nosso sistema processual penal. sabido que a principal caracterstica do sistema inquisitrio a superposio de tarefas investigatrias e de julgamento conferidas ao juiz. De fato, o Cdigo de Processo Penal, ao preconizar a participao judicial no trmite do inqurito policial, criou perigosa concentrao de tarefas persecutrias e decisrias em um mesmo rgo. Ocorre que, com a Constituio (vide, especialmente, mas no s, o art. 129, I), adota-se, em sua plenitude, o sistema processual acusatrio, no qual h ntida separao entre as funes de acusar e julgar. Dessa forma, o Ministrio Pblico passou a ser praticamente o nico propulsor do processo penal, participando ativamente da investigao e da apreciao preliminar da qualificao jurdica do fato e da anlise sobre autoria, materialidade e subsuno legal da conduta na tese delituosa. As nicas excees ficam por conta dos casos em que a ao penal de iniciativa privada, com incio por ato do ofendido ou de seu representante legal, ou subsidiria da pblica, na hiptese de inrcia do Ministrio Pblico. No sistema acusatrio, o juiz, como regra, deve afastar-se do inqurito policial para resguardo da imparcialidade judicial. Caso participe ativamente da investigao pr-processual, como poder decidir sobre o mrito, proferindo sentena, sem comprometer sua esperada imparcialidade? E se o juiz no participa ativamente da investigao limitando-se, como se v, cotidianamente, a delegar ao cartrio judicial a abertura de vista dos autos ao Ministrio Pblico, quando o inqurito chega da polcia bem como o seu retorno aps manifestao ministerial, ento para que as esdrxulas normas que exigem o passeio dos autos pelo Poder Judicirio? O fato que, embora aplicados no cotidiano forense, os dispositivos do Cdigo de Processo Penal acima citados no foram recepcionados pela Constituio Federal de 1988.
66

captulo iV

O requerimento de novo prazo para a concluso de diligncias, formulado pelo delegado de polcia, deve ter como destinatrio o Ministrio Pblico. Os dispositivos reguladores da tramitao do inqurito policial entre a polcia judiciria e o Ministrio Pblico, com intermediao do Judicirio, no integram o ordenamento jurdico criado pela Carta de 1988. Doutrina respeitada tem alertado para a necessidade das mudanas.22 Todavia, no h necessidade de modificao legislativa. papel dos tribunais apararem os resduos inquisitoriais em nosso modelo de processo penal, evitando-se a aplicao acrtica de diversos dispositivos legais em desarmonia com o sistema acusatrio. Do ponto de vista da qualidade da prova colhida no inqurito, os dias gastos com deslocamentos entre a Polcia o Judicirio e o Ministrio Pblico, sero transformados em perodos de realizao de diligncias policiais e de anlise dos autos pelo membro do Ministrio Pblico. Os juzes se libertaro da anmala funo de controle burocrtico do inqurito, que no lhes cabe e lhes ameaa retirar a imparcialidade. Os servidores do cartrio dedicar-se-o realizao de suas tarefas tpicas. Em jogo, valores importantes: celeridade (art. 5, LXXVIII, da Constituio), eficincia (art. 37, caput, da Constituio), desburocratizao, remessa das peas investigatrias diretamente ao titular do exerccio da ao penal, destinatrio de toda a massa de informaes produzidas no inqurito, eliminao do intermedirio que no tem competncia ou atribuio para interferir na produo de diligncias inquisitoriais, e diminuio dos riscos da prescrio. preciso, portanto, que a atuao ministerial esteja voltada para a implementao de medidas tendentes a simplificar o trmite de inquritos policiais, com fluxo direto entre a autoridade policial e o Ministrio Pblico, e vice-versa. E isso pode ser feito independentemente de reformas legislativas, bastando a interpretao das normas infra-constitucionais em conformidade com os institutos e sistemas criados pela Constituio, como j ocorreu com a edio da Resoluo n. 63, de 26 de junho de 2009, do Conselho da Justia Federal.
Ribeiro (2000, p.466); Lopes Jr (2003, p.162-163); Hamilton (1998, p. 133-134); Prado (2001, p. 198-199).
22

67

captulo iV

4.5 o mInIstrIo pBLIco e A tItuLArIdAde prIvAtIvA dos procedImentos cAuteLAres

A titularidade privativa do Ministrio Pblico para a promoo da ao penal pblica, diz respeito tambm a todos os demais procedimentos e processos de natureza cautelar. Para alm da to (re)conhecida compreenso de que o titular das aes acessrias seja, necessariamente, o titular da ao principal, firme-se que devido ao carter nitidamente instrumental das primeiras em relao ltima, devem ser elas conduzidas pelo titular segundo a estratgia processual considerada eficiente para viabilizar a ao principal. O manejo de qualquer ao judicial, notadamente das cautelares, somente cabe a quem esteja na legtima condio de parte para o possvel e futuro processo principal. nessa perspectiva que se mostra necessria toda uma reviso acerca do manejo das aes cautelares atualmente cabveis no mbito estreito da persecuo penal. Nesse particular, afigura-se que ainda oportuna, no obstante o tempo de vigncia da atual Constituio Federal brasileira, adequar, seno mesmo corrigir, o devido processo legal no mbito da restrio cautelar de direitos fundamentais na persecuo penal. H muito vem sendo reproduzido, na praxe forense, no tocante s aes cautelares do processo penal, uma prtica inadequada ao devido processo legal constitucionalmente estabelecido. Vale dizer, faz-se como na vigncia da ordem constitucional pretrita, quando se admitia o compartilhamento da titularidade da ao penal pblica entre Ministrio Pblico, delegados de polcia e at autoridade judiciria. Nessa direo, efeito da titularidade privativa da ao penal pblica, que nenhuma outra autoridade/rgo/pessoa encontra-se legitimada, seno rgo do Ministrio Pblico, a postular/pretender/veicular medida judicial para fins de prevenir/viabilizar/adequar/salvaguardar/ instrumentalizar futura ao penal pblica. Justificava-se, no regime constitucional anterior, a representao direta entre delegado de polcia e Poder Judicirio, em vista daquele deter parcela da titularidade na persecuo penal. Agora, no mais! Sequer o Poder Judicirio pode adotar medida cautelar de ofcio na persecuo penal ante a exigncia de
68

captulo iV

imparcialidade e ao novo papel conferido ao Ministrio Pblico como titular exclusivo da ao penal pblica e do encargo de exercer o controle externo da atividade policial. Sopesando essas novas funes aos agentes envolvidos na persecuo penal est o princpio acusatrio, conforme sedimentado por atualizada literatura jurdico-processual. Na atual ordem jurdica constitucional, a capacidade postulatria para os atos judiciais pertinentes ao penal pblica dever estar conjugada e condizente com o controle externo da atividade policial. Nesse sentido, as representaes noticiando possvel necessidade de medida cautelar para fim de viabilizar a apurao de infrao penal, ou mesmo para assegurar a eficcia de futuro processo penal, esto includas no contexto maior do controle externo da atividade policial. Cabe Instituio conhecer e avaliar se os motivos fticos noticiados pela autoridade investigante - pois deve restringir-se a eles - na representao, acompanham a linha estratgica a ser adotada em futuro processo e, ainda, se a medida sugerida pela polcia , ou no, necessria e adequada aos fins da apurao da infrao. Essa perspectiva viabiliza, a um s tempo, o resguardo do devido processo legal na restrio cautelar de direito fundamental, tendo o Ministrio Pblico como titular privativo da capacidade postulatria para adoo de medida judicial preventiva, alm de possibilitar, sobretudo, um efetivo controle da atividade policial no respeito aos direitos fundamentais.

4.6 Aes por Ato de ImproBIdAde AdmInIstrAtIvA decorrentes dA prtIcA de crImes por poLIcIAIs
Para se falar do tema que intitula o presente tpico, preciso ter em mente que, a prtica de crime por integrantes das corporaes policiais , em tese, apta por si s, para configurar ato de improbidade administrativa. Isso porque, o artigo 11, caput, da Lei n. 8.429/92 dispe que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies.
69

captulo iV

Tal dispositivo, se por um lado alvo de crticas severas sob a alegao de que sua redao permitiria que qualquer ilegalidade desse azo imputao de improbidade administrativa , por outro tido como importante passo dado pelo legislador no combate a condutas que, embora danosas ao Estado, no eram passveis de punio. Este o entendimento de Emerson Garcia:

captulo iV

O amplo horizonte que se apresenta atuao estatal e a quase que total inviabilidade de uma produo normativa casustica quanto aos ilcitos passveis de serem praticados pelos agentes pblicos, no poderiam ser erigidos como bices observncia dos vetores bsicos da atividade estatal, razo de ser do prprio Estado Democrtico de Direito. Sensvel a tal realidade, optou o legislador por integrar o art. 137, 4, da Constituio com preceitos que permitissem a imediata subsuno, e consequente coibio, de todos os atos que violassem os princpios condensadores dos deveres bsicos dos agentes pblicos. 23

Na mesma linha a doutrina de Walace Paiva Martins Jnior:


A violao de princpio o mais grave atentado cometido contra a Administrao Pblica, porque a completa e subversiva maneira frontal de ofender as bases orgnicas do complexo administrativo. Grande utilidade fornece a conceituao do atentado contra os princpios da Administrao Pblica como espcie de improbidade administrativa, na medida em que inaugura a perspectiva de punio do agente pblico pela simples violao de um princpio, para assegurar a primazia dos valores ontolgicos da Administrao Pblica, que a experincia mostra tantas vezes ofendidos mngua de qualquer sano.24

O sistema institudo pela Lei n. 8.429/92, portanto, no visou a proteger apenas a parcela de natureza econmico-financeira do patrimnio pblico. Da porque Maria Sylvia Zanella di Pietro inseriu a Moral no mbito do Direito, ao considerar como atos de improbidade os que atentem contra os princpios da Administrao (art. 11). Com isso, a leso moralidade administrativa constitui ato de improbidade sancionado pela lei. 25

23 GARCIA, Emerson . Improbidade Administrativa, 2.ed. ver. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. p. 284-285. 24 25

MARTINS JNIOR, Walace Paiva. Probidade Administrativa. So Paulo: Saraiva, 2001. p. 224.

DI PIETRO, Maria Sylvia. Discricionariedade Administrativa na Constituio de 1988. So Paulo: Atlas, 1990. p.165.

70

O citado dispositivo , assim, norma residual da qual deve o intrprete lanar mo quando o ato de improbidade no tiver gerado nem enriquecimento ilcito para agente, nem prejuzo ao patrimnio pblico (artigos 9 e 10 da Lei n. 8.429/1992). O policial, seja civil, militar ou federal, integra os rgos de Segurana Pblica do Estado cujas misses so manter a ordem, garantir a paz social, prevenir e combater a criminalidade. Portanto, mais que qualquer outro servidor, o policial tem o dever jurdico de agir para impedir a leso s pessoas e aos seus bens26. Parece, ento, ser imprescindvel que se estabelea um padro mnimo de conduta para sua atuao. inadmissvel que um policial pratique crime, igualando-se aos criminosos que tinha o dever de combater. Por isso, deve-se exigir maior rigor na sua atuao funcional, assim como maior padro de conduta moral e tica, inclusive na sua vida privada, pois s assim poder ser exigido do cidado igual conduta. Qual a legitimidade teria para exercer suas funes o policial que incide em tipo penal doloso? Com que legitimidade abordaria e autuaria aqueles que pratiquem igual conduta? Como exercer o dever de fiscalizar outras pessoas, impedindo-as de praticar as mesmas condutas ilcitas que, privadamente, tambm j protagonizou? Deve-se reconhecer, portanto, que a prtica, pelo policial, de conduta tipificada como crime, associada de servidor pblico, so suficientes para configurar ato de improbidade administrativa e ainda que a ao ocorra no mbito da sua vida privada, viola os princpios da Administrao Pblica. A par da evidente ofensa aos princpios da honestidade e legalidade, deve-se ressaltar, na situao particularmente examinada, a violao ao princpio da lealdade. Sobre tal princpio, vale a pena anotar a doutrina compilada por Walace Paiva Martins Jnior
Mrio Mazago, por sua vez, alude ao dever de fidelidade como o mais importante do funcionrio pblico, porque compreende os demais e antecede o exerccio do cargo, explicado como sua adeso 'aos interesses superiores do estado e jamais se coloca em antagonismo com os fins e o prestgio da administrao', 'bem como envolve o 'respeito s instituies, e se ope a atividades que procurem subvert-las, prestigiando a objetividade e a imparcialidade, expresso

26 TJDFT, APC 2000.01.1.091604-9, voto revisor proferido pela Desembargadora Vera Lcia Andrighi.

71

captulo iV

esta geralmente identificado com lealdade. 27 [...]. Hely Lopes Meirelles identifica lealdade fidelidade, exigncia de maior dedicao ao servio e o integral respeito s leis e s instituies, impedindo a atuao do agente pblico contra os fins e objetivos da Administrao pblica, alm do dever de conduta tica decorrente do princpio da moralidade administrativa. 28

captulo iV

(grifo nosso)

Posta a questo desse modo, fcil perceber que o policial que pratica crime falta com o dever de honestidade, legalidade, e especialmente, de lealdade instituio que representa. Assim, o policial que atua em desrespeito aos citados princpicos, compromete a lisura da atividade policial, denegrindo a imagem e a credibilidade das Polcias perante a populao, que, ao invs de depositar nas instituies a confiana merecida e que se espera, passa a tem-la por seus agentes e suas condutas. Lembre-se que as corporaes policiais so pautadas pela ordem e disciplina, e exigem que seus agentes procedam de maneira ilibada, em qualquer circunstncia. Por essa razo so rgidos os requisitos para o ingresso nos diversos cargos policiais, que no so dispensados ao longo da carreira. Nesse sentido, anote-se julgamento recente do Supremo Tribunal Federal:
Concurso pblico. Policial civil. Idoneidade moral. Suspenso condicional da pena. Art. 89 da Lei n. 9.099/1995. 1. No tem capacitao moral para o exerccio da atividade policial o candidato que est subordinado ao cumprimento de exigncias decorrentes da suspenso condicional da pena prevista no art. 89 da Lei n 9.099/95 que impedem a sua livre circulao, includa a frequncia a certos lugares e a vedao de ausentar-se da comarca, alm da obrigao de comparecer pessoalmente ao Juzo para justificar suas atividades. reconhecer que candidato assim limitado preencha o requisito da idoneidade moral necessria ao exerccio da atividade policial no pertinente, ausente, assim, qualquer violao do princpio constitucional da presuno de inocncia. 2.Recurso extraordinrio conhecido e provido.29 (grifo nosso)

27 28 29

Martins Jnior, op. cit. , p. 62-63. Meirelles, op. cit. , p. 62-63. RE 568030/RN, rel. Min. Menezes Direito, 2.9.2008. (RE-568030)

72

Policiais, portanto, mesmo em suas vidas privadas, no podem praticar condutas que no sejam compatveis com o cargo que ocupam e que possam comprometer a idoneidade do rgo que representam. Da porque, qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies, passvel de configurar ato de improbidade administrativa. indubitvel que o crime perpetrado pelo policial projeta-se para o mbito interno da administrao pblica. O dano ao patrimnio moral do Estado evidente quando seus servidores agem de forma contrria s normas que tm por obrigao preservar e fiscalizar. imprescindvel alertar, todavia, que a correta tipificao de uma conduta como ato de improbidade administrativa (art. 11 da Lei n. 8.429/92), no prescinde da aplicao do princpio da proporcionalidade. Como bem observado por Fbio Medina Osrio,
nem todas as ineficincias ou mesmo desonestidades sero tuteladas pela Lei de Improbidade Administrativa. H um universo de imoralidades que fica fora do alcance legal por razes de legalidade, tipicidade ou mesmo ilicitude (gravidade). O postulado da proporcionalidade vai ditar essas ponderaes em cada caso concreto. 30

O princpio da proporcionalidade, por sua vez, apesar da enorme base terica que orienta sua aplicao, no dispensa algum grau de subjetivismo. Sua utilizao, portanto, a fim de evitar as consequncias que adviriam da aplicao indiscriminada da Lei n. 8.429/92, exige, conforme afirma Emerson Garcia
que o operador do direito realize uma valorao responsvel da situao ftica, na qual natureza do ato, a preservao do interesse pblico e da realidade social, devero ser cotejadas com o fim perseguido pelo Constituinte com a edio dos arts. 15, V e 37, 4, qual seja, que os agentes pblicos respeitem a ordem jurdica, sendo justos e honestos, tudo fazendo em prol da coletividade. 31

Nesse ponto, destacam-se as hipteses de crimes de menor e de mdio potencial ofensivo, cujos autores so beneficiados com o uso das medidas despenalizadoras disciplinadas pela Lei n. 9.099/95.

30 31

Entrevista ao peridico Carta Forense, fev / 2008 Op. cit. p.114 -116.

73

captulo iV

Por certo, s o fato de um crime ser classificado, em funo da pena, como de menor ou de mdio potencial ofensivo, no impossibilita que sua prtica seja tambm qualificada como ato de improbidade administrativa j que o abuso de autoridade e o crime de prevaricao, dentre outros, so, em tese, aptos para violar efetiva e significativamente os princpios da Administrao Pblica. sabido tambm, que, salvo excees, as decises da esfera penal no repercutem na rea cvel e que a independncia funcional pauta a atuao dos membros do Ministrio Pblico. No obstante, surgem os seguintes questionamentos: poderia o Ministrio Pblico se convencer da possibilidade de aplicao dos institutos previstos nos artigos 74 e 89 da Lei n. 9.099/95 e, depois, diante dos mesmo dados fticos, convencer-se da existncia de ato de improbidade para propor ao visando condenao perda de cargo pblico e suspenso de direitos polticos, dentre outras sanes? Entende-se que no. A incoerncia seria evidente. E isso tudo o que o Ministrio Pblico, em razo da sua unidade institucional, deve evitar. No caso particular do crime de abuso de autoridade, lembre-se, ademais, que a prpria Lei n 4.898/65 traz dispositivo que prev a aplicao de sano de perda do cargo pblico. No entanto, se no mbito penal, no se vale o Ministrio Pblico desse permissivo legal, convencido, ao invs, ser caso de aplicao dos artigos 74 e/ou 89 da Lei n 9.099/95, qual seria a justa causa para embasar eventual ao de improbidade administrativa? Por que o Ministrio Pblico deveria valer-se de pleitos mais severos s na esfera da improbidade administrativa, quando, na seara penal, os mesmos fatos tambm poderiam fundamentar a perda do cargo pblico? Seria uma atuao coerente? Seria uma atuao amparada por razoabilidade e proporcionalidade? Ao oferecer a transao penal ou a suspenso condicional do processo, o Ministrio Pblico, naturalmente, entende que o autor do fato preenche os requisitos a concesso dos benefcios processuais. Isso significa, a contrario sensu, que se entende que a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias do crime no justificavam o incio, ou o prosseguimento da ao penal, sendo as medidas despenalizadoras oferecidas consideradas as necessrias e
74

captulo iV

suficientes para demonstrar a reprovao estatal conduta do autor ao fato. Medidas mitigadoras e compensatrias, tais como os institutos dos arts. 74 e 89 da Lei n. 9.099/95, so ontologicamente contrrias essncia da Lei n. 8.429/92, que expressamente traz em seu 1 do art. 17 o seguinte comando peremptrio: vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de que trata o caput. Seria, portanto, desproporcional, em contraste com a valorao dos fatos feita pelo Ministrio Pblico no mbito penal, entender a conduta aqui em anlise como ato de improbidade administrativa, conduta to grave a ponto de ensejar a suspenso dos direitos polticos que importa restrio ao exerccio da cidadania - e a perda da funo pblica que significa restrio ao exerccio de atividade laborativa lcita. Consolidando a eficcia da Lei n. 8.429, necessrio, conforme j registrado, cautela no manejo de seus institutos, sob pena da banalizao e vulgarizao da Lei de Improbidade Administrativa. Por essa premissa, portanto, deve se orientar a atuao do Ministrio Pblico, que, como um todo, deve estabilizar entendimento e atuao a fim de, alm de fortalecer e dar credibilidade Instituio, evoluir na interpretao/aplicao da Lei n. 8.429/92. Portanto, a orientao, aqui, a de que prevalea a atuao unssona dos rgos do Ministrio Pblico. Outro ponto que merece ateno o prazo prescricional de regncia da ao de improbidade administrativa, cuja causa de pedir remota seja a prtica de um determinado crime. No que interessa hiptese sob anlise, o art. 23 da Lei n. 8.429/92 estabelece que as aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas nesta lei podem ser propostas dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica paras faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. O prazo prescricional, portanto, ser aquele estabelecido pelo regime jurdico a que estiver sujeito o policial integrante de determinada corporao. No entanto, alguns regimes jurdicos, com destaque para a Lei n. 8.112/90, em seu art. 142, 2, estabelecem que os prazos prescricionais previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares tambm capituladas como crime. Assim, no que diz respeito ao regime jurdico do policial, bastante provvel que haja norma similar, quando, ento, o prazo prescricional para o
75

captulo iV

ajuizamento da ao de improbidade administrativa no ser aquele previsto para as punies disciplinares que resultem em pena de demisso, mas aquele do crime imputado ao policial, que poder ser maior ou menor do que cinco anos. Outro ponto que merece comentrio o relativo coexistncia da sano administrativa, penal e aquela decorrente da aplicao da Lei de Improbidade Administrativa. Pergunta-se: h interesse em propor a ao quando, por exemplo, o policial j houver sido demitido administrativamente ou quando a perda do cargo j houver sido decretada em sentena penal? Entende-se que sim. Ressalte-se, em primeiro lugar, que a sano aplicada ao final do processo disciplinar tem natureza administrativa. Assim, em que pese a estabilidade e seriedade de referido ato, no se reveste da autoridade da res judicata, prpria das decises judiciais. Bem se sabe, pois, que as decises administrativas podem ser revistas a qualquer tempo pela Administrao, uma vez que os atos administrativos, alm de serem passveis de impugnao mediante recurso administrativo (art. 174 e seguintes da Lei n. 8.112/90), so revogveis ex officio, por motivos de convenincia e oportunidade do administrador (Smula n. 473 do STF). Alm de revogveis, os atos administrativos podem ser anulados pela prpria Administrao Pblica, por reconhecimento de vcios administrativos (Smula n. 346 do STF). Ademais, h ainda a possibilidade de concesso de anistia, por meio de lei, aos agentes sancionados administrativamente. Desse modo, h de ser reforado aqui a questo da autonomia das instncias j que determinado fato pode repercutir nas esferas cvel, penal, administrativa e de improbidade, ensejando a imposio de sanes dessas diversas naturezas em decorrncia da prtica de um mesmo ato. dizer, h uma evidente concomitncia das instncias estabelecida na legislao ptria e amplamente reconhecida pelos tribunais. Sobre a independncia e comunicabilidade da instncias em referncia, Maria Sylvia Zanella Di Pietro pondera que:
Consoante j assinalado, os atos de improbidade esto definidos nos artigos 9, 10 e 11 da Lei n. 8.429/92. Muitos deles podem corresponder a crimes definidos na legislao penal e a infraes administrativas

captulo iV

76

Alis, o art. 37, 4, da Constituio Federal e o art. 12 da Lei n. 8.429/92 ressaltam, expressamente, que as sanes ali cominadas independem das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, in verbis:
Art. 37, 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstos em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Art. 12 Independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes. (grifos nossos)

Decorre da, o fato da perda do cargo ter sido decretada no mbito penal e em nada afetar o objeto da lide. Nesse sentido, veja-se o voto do Ministro Joaquim Barbosa (STF Pet. 3923):
bom lembrar, a propsito, como bem mostra Eduardo Fortunato Bim, em brilhante artigo que me chegou s mos, que nosso sistema constitucional no repudia a duplicidade de sanes iguais quando o escopo dos processos de punio diferente (crimes comuns versus crimes de responsabilidade ou polticos). esta duplicidade de sanes resultante da duplicidade de regimes de responsabilizao facilmente demonstrvel, segundo Bim. Diz ele: nos crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica e eventualmente dos ministros de Estado, se conexos com os daquele, a condenao se limita perda do cargo e inabilitao por oito anos para o exerccio de funo pblica, mas sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis (CF. Art. 52, pargrafo nico). A Ao Penal 307, julgada por esta Corte, em 1994, em seguida ao processo de impeachment do Presidente Fernando Collor,

32 DI PIETRO ,Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 13. ed. So Paulo: Ed. Atlas, 2008. p. 666/667)

77

captulo iV

definidas nos Estatutos dos Servidores Pblicos. Nesse caso, nada impede a instaurao de processos nas trs instncias, administrativa, civil e criminal. A primeira vai apurar o ilcito administrativo segundo as normas estabelecidas no Estatuto funcional; a segunda vai apurar a improbidade administrativa e aplicar as sanes previstas na Lei n. 8.429/92; e a terceira vai apurar o ilcito penal segundo as normas do Cdigo de Processo Penal. 32

captulo iV

disso prova irrefutvel. essa mesma duplicidade de responsabilizao pode ser encontrada nas normas infraconstitucionais relativas responsabilizao dos servidores pblicos, que se submetem concomitantemente responsabilizao administrativa (lei n. 8.112/1990, art.) responsabilizao penal (cp, arts. e seguintes) e responsabilizao civil, esta nas hipteses em que causarem danos a terceiros e forem condenados a assumir os respectivos nus em ao regressiva. nessa mesma direo que aponta o art. 12 da lei de improbidade administrativa, ao dispor claramente o seguinte: independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes sanes. da a afirmao irretocvel do ministro paulo Brossard, quando, em sua clssica monografia sobre o impeachment, ele sustenta o seguinte: 'de resto, a dualidade de sanes que, em virtude de um mesmo fato, podem incidir sobre a mesma pessoa, no peculiaridade deste captulo do direito constitucional. Algo semelhante ocorre quando, pela mesma e nica feita, conforme seja ela, o funcionrio pblico responde a processo administrativo e a processo penal, sujeito assim a pena disciplinar e a pena criminal. [] originadas de uma causa comum, semelhantemente, sanes polticas podem justapor-se a sanes criminais, sem litgio, sem conflito, cada uma em sua esfera. Com efeito, dupla sujeio se subordinam certas autoridades, cujo procedimento ora enseja apenas o impeachment, ora permite que a sano poltica se adicione sano penal. Paulo Brossard de Souza Pinto, O Impeachment, 3 ed., Porto Alegre: Livraria do Globo, 1965, p. 65-66). Ora, como afirma Eduardo Bim, se o nosso ordenamento jurdico admite, em matria de responsabilizao dos agentes polticos, a coexistncia de um regime poltico com um regime puramente penal, por que razo haveria esse mesmo ordenamento jurdico de impedir a coabitao entre responsabilizao poltica e improbidade administrativa? Noutras palavras, se a Constituio permite o mais, que a cumulao da responsabilidade poltica com a responsabilidade penal, por que haveria de proibir o menos, isto , a combinao de responsabilidade poltica com responsabilidade por improbidade administrativa? Insisto, Senhora Presidente. No h impedimento coexistncia entre esses dois sistemas de responsabilizao dos agentes do Estado. (grifos nosso)

Assim, sob pena de violao norma federal, no se pode pretender limitar a repercusso da conduta do agente, apenas porque ele j foi punido criminalmente. O fato de o juzo criminal j haver determinado a perda do
78

cargo pblico, no retira o interesse na emisso de outro ttulo judicial impondo a mesma pena, tendo em vista as particularidades da instncia criminal, da qual esta independente. Aqui, cabe destacar a possibilidade de, na instncia penal, ocorrer prescrio - a afetar a pena acessria de perda do cargo pblico -, reviso criminal, bem como a interposio de habeas corpus. Anote-se a existncia de pelo menos dois casos concretos em que o Superior Tribunal de Justia33, aps trnsito em julgado de sentena criminal, conheceu de habeas corpus nos quais se questionavam, exclusivamente, a decretao da perda do cargo pblico. Assim, embora ao final a ordem no tenha sido concedida, deve-se ponderar que o alargamento das hipteses de admisso de habeas corpus desenhada pelos tribunais, em especial os Tribunais Superiores, criam grau de incerteza jurdica que,tambm por isso, legitimam o pedido de perda do cargo pblico em sede de ao de improbidade administrativa, mesmo quando igual sano j houver sido imposta em sentena condenatria criminal com trnsito em julgado. Tais fatos devem, portanto, levar reflexo sobre a necessidade e convenincia de se propor a ao por ato de improbidade administrativa, mesmo quando a impresso inicial de que seu objetivo j foi alcanado por outros meios. Ademais, no se deve confundir, porque diversos os fundamentos, a decretao de perda do cargo enquanto efeito da condenao criminal (art. 92, I, a e b, do Cdigo Penal ou art. 1, 5, da Lei n. 9.455/97) com a perda do cargo como uma das medidas de natureza poltica-civil previstas no art. 12 da Lei de Improbidade Administrativa. Aos argumentos j expostos, acresa-se, por fim, que o pedido da ao de improbidade administrativa no se resume perda do cargo, constituindo-se este apenas em uma das medidas previstas no art. 12 do diploma legal. Acaso reconhecido o ato de improbidade, o requerido poder ter suspenso os direitos polticos, ser multado e proibido de contratar com o Poder Pblico. De todo o aqui exposto, certo que h muita polmica e pouca sedimentao na doutrina e na jurisprudncia. No entanto, apresentam-se os argumentos acima para reflexo, de forma a fomentar o debate e orientar a atuao do Ministrio Pblico Nacional no combate improbidade administrativa no meio policial, como parte, ademais, do exerccio do controle externo.
33

HC 132.064/DF e HC 92.247/DF.

79

captulo iV

80

A atividade de controle externo da atividade policial judiciria militar possui nuances muito prprias que a diferem da que visa ao controle externo da atividade policial em geral. Sua abordagem tem que ser feita de forma diferenciada, a fim de facilitar a atuao ministerial nessa rea, sem prejuzo do que j foi exposto, mutatis mutandis.

5.1. ALgumAs cArActerstIcAs e proBLemAs especIAIs que dIferencIAm A AtIvIdAde poLIcIAL mILItAr e poLIcIAL judIcIrIA mILItAr

5.1.1 descentrALIzAo extremA


O art. 7 do Cdigo de Processo Penal Militar atribui sua titularidade a vrias autoridades militares, em especial, as que exercem qualquer comando, chefia ou direo. Isto a torna uma atuao de oportunidade, descentralizada, o que gera problemas tanto para o exerccio da polcia, quanto para seu controle externo: difcil tomar conhecimento de todos os inquritos instaurados, das omisses e das solues informais. Isto se agrava com a ausncia fsica do Ministrio Pblico especializado, normalmente situado em poucas cidades, dificultando o acesso do cidado civil e militar Justia e a chegada de informaes ao Dono da Ao.

81

captulo V

Controle da Polcia Judiciria Militar:Nuances Especficas do Controle Externo da Atividade Policial Judiciria Militar

5.1.2 fALtA de especIALIzAo ou formAo especfIcA dos encArregAdos de InqurIto penAL mILItAr e tItuLAres dA poLcIA judIcIrIA mILItAr

captulo V

A alta rotatividade de oficiais e acmulo de funes faz com que raramente algum oficial chegue a adquirir experincia na funo de investigar, deixando a qualidade da investigao totalmente na dependncia da sorte de o encarregado ter perfil, conhecimento e tempo para um bom trabalho. A formao insuficiente para tal exerccio. comum observarmos: - m qualidade por parte dos relatrios e das investigaes; - a necessidade constante de requisio de diligncias bsicas; - a conseqente perda da oportunidade em alguns casos; - a realizao de algumas delas pelo prprio Ministrio Pblico ou com a presena dele, em casos em que isto seria dispensvel. Em investigaes mais complexas, quando no h o acompanhamento desde o incio pelo Ministrio Pblico, por vezes se refaz toda a investigao por meio de diligncias ou investigao direta. A eficincia cai e h uma tendncia de acmulo progressivo de feitos, j que o resultado de requisies chega junto com novos procedimentos. Sem a investigao direta quase impossvel investigar crimes militares, pois alm de tal deficincia, a polcia investiga a prpria polcia.

5.1.3 ALguns cAsos de corporAtIvIsmo e resqucIos de cuLturA de soLuo AdmInIstrAtIvA ou InformAL pArA crImes
Muito j se evoluiu, mas ainda h alguns casos em que encontramos:
82

- uma m-vontade para apurao de casos que envolvam oficiais de postos mais elevados; - uma m-vontade em relao apurao de crimes praticados por militares estaduais ou federais contra criminosos; - alguns entendimentos de que qualquer gesto do Ministrio Pblico sobre a atuao dos comandantes militares estaria ferindo a discricionariedade administrativa; - algumas antigas resistncias culturais instaurao de inqurito penal militar decorrentes de entendimentos de que seria mostra de pouca disciplina, de falta de atuao firme do comandante, e outros; - certas restries de acesso aos livros de parte de diaou de ocorrncias que poderiam dificultar o controle de objetos apreendidos e encaminhados Polcia Civil.

5.1.4 desconhecImento dA AtIvIdAde de poLcIA judIcIrIA mILItAr peLos prprIos operAdores de dIreIto

Isto acontece mais na esfera federal, j que a sociedade est mais acostumada a ver as Polcias Militares na rua. As faculdades de Direito, em geral, pouco ou nada ensinam sobre a Polcia Judiciria Militar, j que pouco ensinam sobre direito penal militar ou processo penal militar. Em razo disso, em casos de grande repercusso em especial em grandes operaes legais de polcia judiciria militar, so causados certos constrangimentos aos executantes e aos membros que esto no controle externo. A garantia para as aes legais de polcia judiciria militar ocorrerem atividade de controle externo, como tambm a preveno e punio de abusos nessas atividades.

83

captulo V

captulo V

5.1.5 desconhecImento peLo cIdAdo cIvIL ou mILItAr dAs formAs de questIonAr e denuncIAr ILegALIdAdes nA condutA poLIcIAL e poLIcIAL judIcIrIA mILItAr. ABusos poLIcIAIs, formAs de ABordAgem e AtuAo. formA de LIdAr com A popuLAo

Gradativamente, o cidado vem tomando conhecimento de como agir contra o abuso e a violncia policial. No que tange s atividades de polcia judiciria militar como indiciado, testemunha, ofendido e at como pessoas indiretamente atingidas pelas investigaes e aes, parece-nos que a dificuldade maior pelo desconhecimento, principalmente quando se trata da atuao das Foras Armadas. Importante tomar conhecimento de abusos que ocorram. Importante o treinamento adequado para lidar com as situaes mais simples e mais extremas ao lidar com o pblico.

5.1.6 dIretrIzes e determInAes de comAndos que Impedem o envIo dIreto, dIfIcuLtAm ou retArdAm A trAmItAo de InqurIto penAL mILItAr, Autos de prIso de fLAgrAnte, percIAs e resuLtAdos de dILIgncIAs

Ainda existem diretrizes e ordens que exigem a remessa de autos de inqurito penal militar e autos de priso de flagrante para escalo superior ao da autoridade instauradora em lugar da remessa direta s auditorias, contrariando frontalmente o disposto no Cdigo de Processo Penal Militar, sob o argumento de analisar os autos de inqurito penal militar sob os aspectos de forma e contedo e evitar que sejam encaminhados Auditoria Militar contendo erros que podem ser corrigidos. Que erros? Terminado o inqurito penal militar, havendo seu relatrio e solucionado pela autoridade de policia judiciria militar que o instaurou, como poderia ser corrigido, ou mexido em qualquer aspecto? Como saberemos se os erros corrigidos eram informaes relevantes?
84

5.1.7 Inspeo em prIses

As prises militares so muito descentralizadas. O mais comum, tanto nas polcias e bombeiros militares quanto nas Foras Armadas, que muitas unidades tenham pequenas prises chamadas de xadrez, bailu ou outros termos de caserna. No existem, normalmente, separao de unidades prisionais para presos disciplinares e disposio da justia. necessrio identificar onde fica cada unidade prisional e aumentar a necessidade de cada priso ser informada ao Ministrio Pblico. Onde houver irregularidade, isto pode permitir a ocultao antes da chegada dos membros do Ministrio Pblico. A forma adequada de tratar os presos nem sempre bem conhecida pelos militares.

5.1.8 corregedorIAs

As corregedorias das corporaes estaduais visam a investigar a prpria corporao e possuem importantes informaes sobre problemas na atividade policial. As atividades de polcia judiciria militar tambm visam a investigar integrantes da prpria corporao. Podemos vislumbrar aqui uma vocao com potencial, at, para resolver o problema de descentralizao existente e j mencionado.
85

captulo V

O Cdigo de Processo Penal Militar, alis, deve ser interpretado de forma evolutiva e essa remessa deveria ser feita de forma direta (sem instncias administrativas intermedirias) ao Ministrio Pblico Militar e aos rgos do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios e Ministrio Pblico dos Estados que atuam junto s Justias militares. Retardos na remessa de inqurito penal militar de semanas e meses, com prejuzos para a investigao e para as complementaes desta, em envios de laudos de percia e autos de priso de flagrante ocorrem, causando prejuzo.

5.1.9 controLe de ArmAs e munIes

Esta uma atividade de polcia, embora no judiciria, que atribuda Policia Federal e ao Exrcito. Esse ltimo caso que nos interessa. O Departamento Federal de Produtos Controlados o responsvel nacional e o servio de fiscalizao de produtos controlados so responsveis pelo controle local. Alguns problemas tm sido notados, inclusive recentemente, com condenao e investigaes de crimes praticados por operadores dessa funo. Os servios de fiscalizao de produtos controlados lidam com armas, inclusive de uso restrito, munies, explosivos, etc. Lidam, tambm, com o direito das pessoas e empresas que podem ficar longos perodos sem praticarem seus esportes ou com dificuldades para realizarem suas atividades produtivas. Importante um controle efetivo de armas e munies mas com respeito aos direitos dos que cumprem a lei e as exigncias regulamentares que devem ser minuciosamente exigidas. O Regulamento para Fiscalizao de Produtos Controlados - R105 deveria fixar prazos para a prpria administrao pblica expedir ou negar documentos, pois seria uma forma de se medir a eficincia e analisar onde haveria problemas ou irregularidades. Hoje possvel que o Ministrio Pblico Militar (esse controle se restringe ao Ministrio Pblico Militar, por ser um servio do Exrcito) tenha acesso a cadastros como o SIGMA, o que, no entanto, s permite a fiscalizao das armas que j esto com o registro correto. Seria importante o controle dos processos que do entrada nos servios de fiscalizao de produtos controlados, para que haja um controle externo sobre todas as armas, munies explosivos e outros produtos controlados cujo cadastro/registro ainda est em andamento.

captulo V

86

5.2 AnLIse dos prIncIpAIs proBLemAs e cArActerstIcAs LevAntAdos e de ALgumAs AtIvIdAdes j reALIzAdAs que podem dAr mAIor efetIvIdAde Ao controLe externo

A represso penal sempre ser uma maneira eficiente de desestimular os abusos e irregularidades nas atividades de polcia. A Lei de Improbidade Administrativa, com destaque para o seu artigo 11, tambm importante instrumento. Parcerias tambm podem prevenir e criar, ao longo do tempo, uma verdadeira cultura de respeito aos direitos individuais, de cumprimento das normas de polcia judiciria militar e de averso ao abuso e s irregularidades. Passaremos a analisar os questionamentos levantados e algumas aes que j foram adotadas com bons resultados.

5.2.1 como LIdAr com o proBLemA dA descentrALIzAo extremA dAs AutorIdAdes de poLcIA judIcIrIA mILItAr?

Importante firmar convnios e termos de cooperao entre os Ministrios Pblicos e instituies militares, aps discusses necessrias, para criao de rgos centralizados de polcia judiciria militar, ou com aproveitamento das corregedorias de polcia para tal fim, mas com um corpo de oficiais bacharis em direito e/ou com formao ou treinamento em investigao e inqurito, estes com dedicao exclusiva s atividades de polcia judiciria militar.

87

captulo V

captulo V

5.2.2 como tomAr conhecImento dos InqurItos que so InstAurAdos A fIm de AcompAnhLos desde o IncIo, evItAndo prejuzos InvestIgAo e ImpedIndo que possAm ser AdmInIstrAtIvAmente ArquIvAdos? como tomAr conhecImento de mAIs coIsAs que Acontecem?

Como j foi feito, a primeira medida interessante seria o uso da recomendao prevista na Lei Complementar n.75/93 e Lei n. 8.625/93 para que todas as autoridades policiais judicirias militares previstas no artigo 7 do Cdigo de Processo Penal Militar informem imediatamente a instaurao de inqurito penal militar, a lavratura de autos de priso de flagrante e, evidentemente, a priso de qualquer pessoa. Se h previso constitucional para o controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico e se h descentralizao absoluta das investigaes, a obrigatoriedade da comunicao decorre do ordenamento jurdico: s pode ser controlado o que conhecido. As recomendaes podem explicar detalhes das normas respectivas e sobre o que deve ser evitado para o aperfeioamento das atividades de polcia judiciria militar. Os inquritos informados podero ser acompanhados desde o incio pelos membros do Ministrio Pblico de acordo com a maior ou menor necessidade em cada caso. Coisas que acontecem e no so investigadas s sero conhecidas por meios indiretos como outros inquritos, inspees em sindicncias disciplinares quando h indcios de irregularidades, representaes, etc. So situaes que escapam ao carter preventivo e educativo da recomendao e, diante do esclarecimento que j fora disponibilizado, resultaro em conseqncias penais e da Lei de Improbidade Administrativa.

5.2.3 como gArAntIr que, sempre que houver IndcIos de crIme mILItAr, hAjA InstAurAo do necessrIo InqurIto ou LAvrAturA de Autos de prIso de fLAgrAnte?

88

5.2.4 quAIs As medIdAs de controLe externo podem ser tomAdAs pArA soLucIonAr ou mInImIzAr A fALtA de especIALIzAo e conhecImento?

Podemos minimizar os problemas de falta de conhecimento e especializao dos encarregados de inquritos e mesmo dos titulares da policia judiciria militar com treinamento e informao. O carter didtico mais uma vez importante. Recomendaes que expliquem detalhes sobre investigao, a exemplo de algumas j observadas envolvendo preservao de local de crime, percias, testemunhas, direitos e garantias na investigao e outros aspectos complexos podem ser teis. Convnios e cooperao para aperfeioamentos dos currculos de formao de oficiais, realizao de cursos prticos de inqurito penal militar e autos de priso de flagrante, de palestras elucidativas e elaborao de manuais expeditos podem ajudar bastante a melhorar a investigao. Cursos prticos com estudos de caso e realizao de inquritos simulados apresentam bons resultados. Conversaes e anlise sobre os currculos de escolas militares podem melhorar esse aspecto.

89

captulo V

No se pode garantir, o que se pode orientar, prevenir, investigar e reprimir, se necessrio, na forma da lei. Importante acrescentar que seria interessante a recomendao de que as punies disciplinares devem conter narrativa do fato (no s do artigo violado), para permitirem a fiscalizao, e que aquelas que estiverem previstas tanto como transgresso quanto como crime devem ser investigadas por meio de inqurito penal militar ou com lavratura de autos de priso de flagrante, sem prejuzo de medidas administrativas regulamentares, quando exigidas.

captulo V

5.2.5 o que fAzer pArA prevenIr e comBAter As resIstncIAs A medIdAs e AtuAes LegAIs de controLe externo do mInIstrIo pBLIco e pArA comBAter A omIsso e Aes de AcoBertAmento de crImes e IrreguLArIdAdes e, se possveL, estABeLecer pArcerIAs IsentAs e reguLAres pArA InstItuIes mILItAres e do mInIstrIo pBLIco pArA o comBAte Ao ABuso, torturA, IrreguLArIdAde e Ao crIme em gerAL?

As medidas repressivas penais e da lei de improbidade administrativa esto sempre disponveis quando se verifica uma resistncia criminosa atuao legal do Ministrio Pblico, em especial no controle externo. Mas mesmo estas s devem vir aps exauridas as formas mais amigveis de aperfeioamento institucional, como recomendaes, orientaes, cursos e elaborao de manuais. Se possvel, por meio de convnios, participao do Ministrio Pblico na formao dos militares no que tange a orientaes sobre direitos e garantias individuais, direitos humanos, atividades de policia judiciria militar, atuao dos Ministrios Pblicos e outras essenciais para o respeito sociedade e da sociedade.

5.2.6 o que fAzer pArA gArAntIr e fAcILItAr o exerccIo LegAL dA AtIvIdAde de poLcIA judIcIrIA mILItAr e o prprIo controLe externo dessA AtIvIdAde peLos memBros ou rgo com AtrIBuIo pArA tAL, dIAnte do desconhecImento e dA crtIcA?

Divulgar e esclarecer a sociedade e os operadores do Direito sobre estas atividades. Estabelecer convnios com faculdades para garantir, ao menos, palestras ou cursos sobre o assunto. Divulgar notas ministeriais explicativas imprensa antes de operaes de maior monta que sejam realizadas sob o
90

controle externo da atividade policial judiciria militar pelo Ministrio Pblico, bem como recomendaes prvias aos executores das aes de policia judiciria que visem a prevenir excessos, abusos e crimes.

5.2.7 como fAzer com que o cIdAdo cIvIL e o mILItAr sAIBAm como representAr pArA que hAjA Aes de controLe externo dA poLcIA e, AssIm, Ajudem no controLe externo dA AtIvIdAde poLIcIAL dAndo InformAes, fAzendo denncIAs recLAmAes e sugestes? como deve ser A progressIvIdAde dos mtodos de ABordAgem poLIcIAL? e quAnto A ArmAs no LetAIs? como devemos exAmInAr esses mtodos? os currcuLos dAs escoLAs mILItAres Atendem suA AtIvIdAde fIrme e efIcIente, mAs com respeIto cIdAdAnIA? quAIs As condIes de trABALho dos poLIcIAIs (treInAmento, ArmAmento, cApAcItAo, trAtAmento receBIdo dos superIores e governo)? como AperfeIo-LAs?

As pginas de internet dos Ministrios Pblicos podem ser esclarecedoras em relao a tais procedimentos, informando direitos, garantias e formas de exerc-los. Recomendaes podem ser feitas s autoridades policiais judicirias para que disponibilizem servios de ouvidoria na internet e/ou com uso de telefones 0800. Podem ser requisitados os currculos das escolas de formao de todos os nveis a fim de ver se atendem s necessidades de formas de abordagem, respeito aos direitos humanos, uso de armas no letais, bem como estabelecidos convnios. As condies de trabalho e treinamento dos policiais podem ser monitoradas, tudo visando a uma atuao respeitvel e eficiente.

91

captulo V

captulo V

5.2.8 como evItAr os retArdos e os prejuzos decorrentes de dIretrIzes e ordens de comAndo que dIfIcuLtAm A trAmItAo AdequAdA? como evItAr normAs InternAs que prejudIquem A AtIvIdAde de poLcIA judIcIrIA mILItAr e dIfIcuLtem o seu controLe externo? como sABer se houve modIfIcAes essencIAIs nos Autos A ttuLo de correes de formA e contedo?

Cremos que em uma primeira fase possamos recorrer s recomendaes e orientaes. Recomendao sobre prazo de realizao, soluo e remessa de inqurito penal militar, por exemplo, foi feita em 2008 aos Comandos das Foras Armadas pelo Ministrio Pblico Militar, diante do relato, por membros, de que alguns inquritos demoravam longos perodos para serem remetidos pelas autoridades militares, com prejuzo para a apurao da verdade real. Feita a orientao pelo mtodo amigvel, e de forma bem clara e didtica, nada resta a fazer seno adotar medidas penais e nos termos da Lei de Improbidade Administrativa. Se o inqurito sofrer modificaes irregulares ou ilegais e que prejudiquem informaes essenciais coisa difcil de prevenir, mas que se constatada pode ser combatida com as medidas repressivas citadas. O inqurito civil pblico, o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC e a ao civil pblica so essenciais aos Ministrios Pblicos dos Estados para soluo deste e de outros problemas.

5.2.9 como LocALIzAr cAdA umA dAs unIdAdes prIsIonAIs? como reALIzAr Inspees em LocAIs to dIfusos? como evItAr que A prIso j estejA prepArAdA pArA Inspeo? como gArAntIr que os mILItAres conheAm os corretos procedImentos com os presos?

92

A lista de unidades que possuem prises deve ser requisitada a cada comando respectivo. Uma suposta omisso de dados pode ser apreciada em seu contexto. A inspeo em locais to difusos pode ser planejada com antecedncia e apoio da administrao dos Ministrios Pblicos para adequao do tempo e dos meios. Modelos de termos de inspeo podem ser propostos e discutidos em cada Ministrio Pblico, para uma padronizao e futuro aperfeioamento das prises e do tratamento aos presos. As inspees de surpresa mas sem exageros em horrios (exceto diante de indcios veementes de irregularidades especficas) so a melhor forma de evitar que se prepare a priso para o inspecionador. Recomendaes, palestras e incluso do assunto em currculos, como em outros casos, parecem ser a melhor forma de garantir que os militares conheam os corretos procedimentos com os presos. Em 2008, por exemplo, o Ministrio Pblico Militar chegou a recomendar aos comandos das Foras Armadas sobre uso de algemas, tratamento, direitos, garantias e deveres do presos na forma da Lei (art. 234 do CPM) e convenes.

5.2.10 como gArAntIr que As corregedorIAs Atuem sempre de formA posItIvA, fAcILItAndo A justIA e A descoBertA dA verdAde reAL? como usAr essA cArActerstIcA centrALIzAdA como emBrIo de rgos centrALIzAdos de poLcIA judIcIrIA mILItAr?

Requisies de dados sobre procedimentos em andamento, relatrio de informaes e denncias recebidas, e recomendaes podem ser mtodos teis, mas convnios e capacitao de pessoal aps discusses com participao do Ministrio Pblico e das instituies militares podem dar origem a rgos de polcia judiciria militar mais centralizados, o que poderia ser um resultado mais desejvel, efetivo e til. No caso das Foras Armadas, um estudo estatstico e discusses poderiam sugerir os escales em que haveria a necessidade de sediar tais rgos centralizados.
93

captulo V

captulo V

5.2.11 quAnto Ao controLe de ArmAs peLo exrcIto, como controLAr os regIstros exIstentes e os que esto AIndA em AndAmento? como gArAntIr os dIreItos de esportIstAs e profIssIonAIs sem prejuzo dA fIscALIzAo rIgorosA de produtos controLAdos? como conseguIr que sejAm fIxAdos prAzos pArA emIsso ou IndeferImento de documentos peLo servIo de fIscALIzAo de produtos controLAdos?

O convnio poderia ser uma forma til de disponibilizao de informaes essenciais para o controle externo desta atividade pelo Ministrio Pblico Militar, com disponibilizao para consulta ministerial dos registros efetivados e de todos os que deram entrada e que ainda esto em andamento. As medidas e exigncias legais merecem uma dura observao, um atendimento perfeito, uma fiscalizao rigorosa de produtos controlados, essencial para a sociedade. No entanto os indivduos e pessoas jurdicas que requererem documentos e registros destes rgos merecem um atendimento eficiente com deferimento ou indeferimento em prazos razoveis e fixados em norma, bem como uma ouvidoria e possibilidade de acesso ao Ministrio Pblico para relatar problemas que existirem. Tudo isto poderia estar dentro do contexto de convnio inicialmente proposto, sem prejuzo do uso de recomendaes e requisies onde e quando necessrio.

5.3 concLuses
Sem prejuzo das aes de controle externo em geral, no que couberem, h necessidade de algumas aes especficas no controle externo da atividade policial militar e policial judiciria militar: a. Divulgao, nas pginas de internet dos Ministrios Pblicos e na mdia em geral, das principais atividades de
94

contr ole externo da atividade policial, esclarecendo-as e explicitando os meios para a sociedade relatar a ocorrncia de abusos, irregularidades e problemas em geral; b .Celebrar convnios ou termos de cooperao entre os Ministrios Pblicos e instituies militares para participao dos Ministrios Pblicos dos Estados em cursos prticos e palestras sobre a atividade policial judiciria militar, na elaborao de currculos e acompanhamento da formao, treinamento e aperfeioamento dos militares, bem como para criao de rgos centralizados de polcia judiciria militar, ou com aproveitamento das corregedorias de policia para tal fim, sendo recomendvel a existncia de um corpo de oficiais bacharis em direito e/ou com formao ou treinamento em investigao e com dedicao exclusiva s atividades de polcia judiciria militar; c. Utilizar constantemente as requisies e a recomendao prevista na Lei Complementar n.75 e Lei n. 8.625/93, especialmente com fins didticos e, dentre outras coisas, para: c.1. que todas as autoridades policiais judicirias militares previstas no artigo 7 do Cdigo de Processo Penal Militar informem imediatamente a instaurao de inqurito penal militar, a lavratura de autos de priso de flagrante e, evidentemente, a priso de qualquer pessoa, permitindo, assim, o controle externo; c.2. que as punies disciplinares contenham narrativa do fato (no s do artigo violado), para permitirem a fiscalizao, e que aquelas que estiverem descritas, de forma semelhante, tanto como transgresso quanto como crime devem ser investigadas por meio de inqurito penal militar ou com lavratura de autos de priso de flagrante, sem prejuzo de medidas administrativas regulamentares, quando exigidas; c.3. explicar detalhes sobre investigao envolvendo prazos, preservao de local de crime, percias, testemunhas, direitos e garantias na investigao e outros aspectos complexos podem ser teis para orientar o procedimento do pessoal militar. c.4. prevenir abusos e crimes em operaes de grande porte ou mais ostensivas de polcia judiciria militar; c.5. garantir a fiscalizao rigorosa e eficiente de produtos controlados e de locais onde existem explosivos e produtos perigosos (no s os regulares, mas principalmente os irregulares), obter dados de produtos j cadastrados e com cadastro em andamento e garantir a eficincia e o atendimento correto a

95

captulo V

indivduos e empresas que necessitam dos servios de fiscalizao de produtos controlados com observao de prazos razoveis, fixados em normas, para concesses e indeferimentos e possibilidade de registro e resposta a reclamaes, tudo isso sem prejuzo do sempre eficiente estabelecimento de convnios; c.6. esclarecer a forma de tratamento, direitos e deveres dos presos militares (disciplinares, condenados e disposio da justia) e estabelecer os padres mnimos para os estabelecimentos prisionais militares, e para obter a lista dos j existentes com o fim de planejar adequadamente as inspees. d. Celebrar convnios para obteno, pelos Ministrios Pblicos dos Estados, de dados atualizados das Corregedorias e outros rgos com atuao disciplinar sobre procedimentos em andamento, relatrio de informaes e denncias recebidas; e. Nos crimes dolosos contra a vida praticados por militar em servio contra civil, o inqurito penal militar deve ser feito pela polcia judiciria militar, com remessa nos termos do artigo 82 do Cdigo de Processo Penal Militar.

captulo V

96

97

captulo Vi

Fluxograma: Efetivao do Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministrio Pblico brasileiro

captulo Vi

98

cArtA de BrAsLIA

Os membros do Ministrio Pblico presentes ao Simpsio Sociedade Civil e Fiscalizao da Violncia Policial, ocorrido de 18 a 20 de junho de 2008, no auditrio do MPDFT, em Braslia/DF, aprovam, aps amplo debate ao final do referido simpsio, os seguintes enunciados que sintetizam diretrizes de recomendvel implementao por parte dos Ministrios Pblicos, instituies policiais e sociedade civil. 1)A atividade policial essencial promoo da segurana pblica e, portanto, efetivao dos direitos fundamentais previstos na Constituio. Para tanto, deve haver uma atuao profissional, pautada na eficincia e no respeito aos direitos fundamentais dos cidados. 2) necessria a valorizao da carreira policial, com remunerao digna e condies de trabalho adequadas, em especial treinamento peridico, equipamentos, recursos humanos suficientes, carga horria adequada e proteo ao risco inerente atividade. 3)A atividade policial potencialmente violenta, por fazer uso da fora em nome do Estado, devendo existir mecanismos estritos de controle externo e interno desta atividade, com Corregedorias de Polcia independentes, visando evitar a ocorrncia de desvios de conduta dos policiais, eventuais casos de impunidade ou de interferncias indesejveis na atividade correcional. 4)As instituies policiais devem atuar com transparncia e prestar contas de seus atos sociedade. Isso significa que todo cidado possui o direito de, aps a realizao de qualquer diligncia, questionar aos rgos de controle competentes a legalidade e legitimidade da conduta policial, bem como possui o direito de receber uma resposta clara sobre sua reclamao, mesmo que a conduta policial seja legal. Em caso de conduta policial ilegal, o cidado possui o direito de ser informado acerca das providncias
99

aneXo

adotadas para a apurao dos fatos e da eventual punio ou das consequncias para o policial que infringiu a norma. 5) recomendvel que as instituies policiais criem mecanismos estritos de controle do uso da fora, estabelecendo em atos normativos internos, da forma mais minuciosa possvel, sem prejuzo de clusulas genricas ao final, as hipteses que autorizam o emprego de fora, como, por exemplo, situaes que justificam revistas pessoais, procedimentos para abordagens, regras para uso de fora aps resistncia, regras para uso de armas de fogo e algemas. Essas normas devem ser objeto de treinamento peridico e devero ser levadas em considerao para aferir a legalidade da conduta. 6)Os crimes cometidos contra policiais devem ter pronta apurao e acompanhamento prioritrio por parte do Ministrio Pblico. 7) recomendvel que os Ministrios Pblicos organizem a atuao de seus Membros, em Promotorias Especializadas, Ncleos ou Coordenaes, fornecendo-lhes recursos materiais e humanos e condies para o exerccio do controle externo da atividade policial, articulando-se estreitamente com os demais rgos de execuo do Ministrio Pblico em matria criminal e do exame da probidade dos atos administrativos de policiais. 8)Os rgos ministeriais especializados no controle externo da atividade policial devem ter estrutura para pronta recepo das reclamaes dos cidados sobre condutas policiais, criando um procedimento interno para esclarecer os fatos e fornecer uma resposta ao cidado. 9) recomendvel que esses rgos ministeriais elaborem relatrio anual de suas atividades, com estatsticas das reclamaes recebidas, quantidade de processos solucionados, quantidade de processos arquivados, quantidade de propostas de acordos processuais penais, quantidades de condenaes, quantidades de absolvies, todas especificando as espcies de crimes ou desvios a que se referem. recomendvel que haja publicidade desse relatrio, preferencialmente disponibilizandoo em stio eletrnico do rgo ministerial, para acompanhamento pela sociedade civil das atividades desempenhadas. Se possvel, esse relatrio deve contar os dados das vtimas. 10)Os rgos ministeriais especializados no controle exter100

aneXo

no da atividade policial devero realizar inspees peridicas nas instituies policiais, de forma a reconhecer prticas tendentes ao cometimento de atos de desvio policial, e recomendar as medidas cabveis para correo destes procedimentos. 11) recomendvel que os rgos ministeriais especializados no controle externo da atividade policial promovam reunies peridicas com as instituies policiais e com organizaes ligadas defesa de direitos humanos, destinadas a discutir estratgias para implementar as alteraes necessrias ao aperfeioamento constante da atividade policial. Quando necessrio, o Ministrio Pblico deve expedir recomendaes e promover a ao civil pblica por ato de improbidade administrativa, bem como aes civis pblicas para a defesa dos interesses difusos e coletivos ou individuais homogneos vinculados Segurana Pblica. 12) recomendvel que as diligncias policiais que envolvam leso integridade fsica ou disparo de arma de fogo sejam sempre objeto de registro, consignando-se todas as testemunhas envolvidas, com imediata comunicao ao Ministrio Pblico. 13) recomendvel que os rgos de controle interno criem mecanismos para reviso peridica do padro de conduta dos policiais, como quantidade total de diligncias, quantidade de envolvimentos em diligncias com leso integridade fsica, com emprego de arma de fogo ou com vtima fatal e quantidade de reclamaes de atuao, identificando preventivamente possveis desvios e tomando as medidas cabveis para evitar eventual reiterao. 14)Conforme recomendao da ONU (Relatrio de Philip Alston de Novembro de 2007, item 21.f), recomendvel que o Ministrio Pblico tenha uma postura ativa durante os procedimentos de investigao de mortes praticadas no exerccio da atividade policial. Quando necessrio, o Ministrio Pblico deve instaurar procedimentos independentes de investigao. 15) recomendvel que os rgos de controle interno e externo criem mecanismos para apurar de forma satisfatria infraes funcionais como tratamento com palavras agressivas, discriminao durante a atuao, humilhao em pblico, vias de fato desnecessrias, assdio moral ou sexual, retaliao contra
101

aneXo

reclamaes da atividade ou recusa de identificao do policial ao cidado aps a diligncia. 16)Ressalvada a responsabilidade criminal, para desvios policiais cometidos sem leso integridade fsica ou que no importem em sria violao dos deveres funcionais, recomendvel a criao de programa de mediao, por profissional capacitado, no qual as partes envolvidas no conflito possam refletir sobre suas condutas, incrementar a compreenso recproca, tenham espao livre para eventual retratao de seus atos, e recebam oportunidade de sanar eventuais falhas (com cursos de capacitao, reciclagem ou semelhantes), recebendo, quando necessrio, auxlio psicolgico. 17) recomendvel que a polcia judiciria envide esforos para que todos os interrogatrios sejam filmados, como forma de proteo do interrogado e da lisura do procedimento policial. 18) recomendvel maior interao entre instituies de controle interno e externo e a sociedade civil, especialmente atravs de um espao de dilogo constante por meio dos veculos de mdia, das Organizaes No-Governamentais envolvidas na fiscalizao da atividade policial e da comunidade organizada. O relacionamento com a mdia deve levar em considerao o princpio da presuno de inocncia, a preservao da imagem do investigado e a necessidade de prestao de contas sociedade pelas Corregedorias e Ministrio Pblico de suas atividades de controle interno e externo. 19) recomendvel a realizao de trabalhos educativos com a comunidade, para conscientizao de seus direitos como cidado e seus deveres para com as autoridades policiais e esclarecimento dos procedimentos necessrios para realizar eventual reclamao de uma conduta policial. Este trabalho deve ser realizado em instituies educacionais, perante Organizaes No-Governamentais, lideranas comunitrias locais, rgos pblicos ligados efetivao da cidadania e perante as instituies policiais. 20)No admissvel a priso para averiguao, ou seja, a limitao da liberdade de locomoo de uma pessoa sem ordem judicial ou fora da situao de flagrante (ao menos sem uma dvida razovel sobre a existncia de uma situao de flagrante). No admissvel a priso pelo simples fato de uma pessoa no estar
102

aneXo

portando documento de identificao. A conduta de algemar, ou colocar uma pessoa no interior de viatura sem o consentimento desta, nas condies acima mencionadas, configura ato de priso (abuso de autoridade). Os rgos de controle interno e externo devem tomar as medidas cabveis para evitar a prtica de tais atos. 21) recomendvel que o MP, no exerccio da atividade de controle externo, dedique especial ateno s ocorrncias policiais envolvendo requisio de laudos tcnicos e apreenso de objetos, principalmente armas e entorpecentes, especialmente no que respeita necessria instaurao do procedimento investigatrio apropriado e quanto ao armazenamento e destino destas. 22)Deve haver maior controle sobre a quantidade de ocorrncias policiais que no geraram instaurao de procedimento de investigao. A circunstncia de no ser conhecida a autoria no impede a instaurao de inqurito policial. 23)O Ministrio Pblico e suas associaes devem trabalhar para o aperfeioamento da legislao ligada efetivao de mecanismos de controle da atividade policial. Em especial, merece reviso a Lei de Abuso de Autoridade, elevando a pena para as situaes mais graves de abuso de autoridade que no cheguem a configurar crime de tortura. O tipo penal de crime de tortura merece ser alterado para que se avalie apenas a conduta e o dolo de causar sofrimento fsico, sem meno intensidade do sofrimento fsico e sem anlise do elemento subjetivo diverso do dolo (consistente na finalidade de ministrar castigo). A lei deve prever sanes para o retardamento das apuraes e o no atendimento das recomendaes e requisies do Ministrio Pblico em sede de controle externo. Tambm objeto de preocupao a norma do pargrafo sexto do artigo 209 do CPM, que estabelece que as leses corporais levssimas configuram apenas transgresso disciplinar. 24) As instituies envolvidas na persecuo penal devem estabelecer mecanismos para a tramitao direta dos inquritos policiais e outros procedimentos investigatrios entre Ministrio Pblico e as instituies policiais. 25) recomendvel que as Corregedorias do Ministrio Pblico criem regras e mecanismos para fiscalizar o efetivo exer103

aneXo

ccio do controle externo da atividade policial, como, por exemplo, necessidade de encaminhamentos peridicos de relatrios de visitas s Delegacias de Polcia e Unidades da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, apresentando relatrio qualitativo de atividades de controle externo, dentre outros. 26) recomendvel que o Ministrio Pblico acompanhe a elaborao e a execuo da poltica local de segurana pblica de modo a garantir a correta distribuio de recursos humanos e materiais, bem como a eficincia e eficcia dos servios prestados. 27)O Ministrio Pblico deve fiscalizar os editais de concurso pblico para ingresso nas carreiras policiais. 28) recomendvel que o Ministrio Pblico zele para que toda medida cautelar de mbito criminal, dada sua natureza instrumental, esteja vinculada a procedimento investigatrio formal e previamente instaurado. 29) recomendvel que os Ministrios Pblicos Federal, dos Estados e do Distrito Federal realizem gestes junto s respectivas Casas Legislativas para alterao legal visando a incluso do Ministrio Pblico, OAB e representantes da sociedade civil organizada, nos Conselhos Superiores das Polcias e/ou rgos responsveis pela imposio de sano disciplinar por desvios de conduta de policiais, visando conferir-lhes maior transparncia, credibilidade e controle social. Os membros do Ministrio Pblico presentes ao Simpsio se comprometem a trabalhar no sentido de efetivar estas proposies destinadas a profissionalizar sua atuao. Braslia, 20 de junho de 2008.

aneXo

104

105

anotaes

anotaes

106

107

anotaes

anotaes

108

You might also like