You are on page 1of 3

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - LNGUA PORTUGUESA Professora _______________________________ 7ANO _____ Janeiro/ Fevereiro/ maro 2012 Expectativas de Ensino

e de Aprendizagem 7 Ano
Argumentar a respeito de um ponto de vista oralmente ou por escrito. Distinguir fato/ opinio e definio/ exemplo, na oralidade e na escrita.

Expor conhecimentos por meio da oralidade, observando os contextos de produo e


considerando os nveis de maior ou menor grau de formalidade.

Identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam diferentes gneros de


textos, tanto na oralidade quanto na escrita, analisando a organizao textual, o contexto de produo e aspectos lingustico-discursivos dos mesmos: anncio publicitrio1, autobiografia, blog, bula, cano, carta de reclamao, carta pessoal, cartazes, conto de aventura, conto popular, crnica humorstica, dirio ntimo, e-mail, manchetes, notcias, pardia, poemas, quadrinhos, receitas, regras de jogos, relato de experincias, resumo, romance, seminrio, sinopse, verbetes, entre outros. Identificar, compreender e utilizar as convenes externas ao sistema de representao da lngua escrita, tais como: segmentao das palavras e frases, uso de maisculas, paragrafao, escrita correta das palavras, inclusive acentuao, e pontuao. Identificar, interpretar e explicar o assunto e o ncleo temtico do texto. Localizar informaes explcitas no texto, explicando-as. Opinar com clareza e coerncia, oralmente e por escrito, sobre o texto em estudo. Posicionar-se com autonomia, escutando com respeito e criticidade, em situaes de interao verbal, preservando a coerncia na fala. Produzir textos considerando o gnero textual em estudo, de acordo com sua funo, organizao textual e aspectos lingustico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulao, utilizando tambm os recursos coesivos da oralidade e da escrita. Reconhecer, compreender e aplicar as regras-padro de concordncia verbal e nominal, apropriadas s diversas possibilidades de produo oral e escrita.

Retextualizar os prprios textos, com orientao do professor, adequando-os aos gneros orais e/ ou escritos e ao contexto de produo (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se d a interao), observando a coerncia e a unidade textual.

Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as experincias de leitura de formas diversificadas.

PROPOSTA METODOLGICA Faremos a dinmica do Presente com intuito de acolher os alunos trabalhando a ateno, a observao e estimulando o bom relacionamento entre os mesmos. Usaremos uma Caixa embrulhada, contendo bombons dentro. Depois, exibiremos a caixa e escolheremos algum entre o grupo para presentear. O escolhido dever entreg-la a outro aluno. Esse procedimento dever ocorrer at que o presente passe pelas mos de todos. O ltimo a ficar com a caixa dever abri-la e encontrar uma mensagem: Voc foi eleita a pessoa mais amiga. Parabns! Ser amigo primordial, reunir um pouco de todas as qualidades, ter amor no corao. Este presente para voc. E voc como amigo, ir reparti-lo com todos os amigos que esto compartilhando este momento especial. Que Deus d a todos a esperana e a fora para continuarmos lutando por um ideal. Dando continuidade, trabalharemos com o gnero receita. Esse trabalho lida diretamente com as condies de vida dos alunos e pretende alert-los contra o uso indiscriminado de medicamentos, informando e esclarecendo sobre condutas importantes que devero ser observadas quando estiverem na condio de pacientes. Apresentaremos dois textos instrucionais Torta de po com banana e Receita mdica para que os alunos, oralmente, identifiquem o gnero de cada texto, o objetivo, finalidade, onde os encontramos e possveis leitores. A partir de uma receita mdica, os alunos em duplas faro a anlise da mesma identificando alguns aspectos inerentes a este gnero; nome do mdico, rea de especialidade do mdico, assinatura, etc. Em seguida, outra receita ser apresentada para que os alunos ainda em duplas comparem-nas e apontem diferenas entre elas. Trabalharemos o uso dos verbos utilizados pelo mdico (forma verbal, modo, tempo verbal). Antes faremos uma retomada do contedo j que foi estudado no 5 srie, utilizando outros textos.

Solicitaremos uma atividade de pesquisa extraclasse sobre receitas caseiras que os mais velhos costumam indicar. Partindo dessas receitas, em classe, os alunos devero montar um receiturio com a mesma estrutura aprendida. Aps esse estudo com o gnero receita faremos uma retomada de contedo. Iniciaremos o estudo do gnero conto partindo da observao de um quadro do artista francs Gustave Caillebott e que retrata cenas do cotidiano de Paris. Aps analisar a tela, partiremos para a leitura do texto No chore, papai. Primeiramente perguntaremos qual seria a razo do choro do pai, levantaremos com eles as diferentes possibilidades de conflito que o texto apresentaria. Por se tratar de um conto, num primeiro momento, vamos propor a leitura silenciosa e, depois faremos a leitura compartilhada. Dando continuidade discutiremos oralmente reconstruindo a narrativa e, em seguida faremos atividades escritas suscitando nos alunos alguns elementos importantes para a organizao desse gnero: foco narrativo, tempo, clmax e desfecho. Apresentaremos um bilhete para servir de estmulo para a produo de texto. Antes retomaremos as caractersticas do gnero em estudo que foram vistas at aqui. . A reescrita da produo acontecer aps a leitura em duplas e interveno pedaggica da professora adequando possveis inadequaes. A partir de uma tira de humor, na qual Hamlet d a definio respeito da palavra amor reconstruiremos o conceito de substantivo. Utilizaremos ainda o poema Esperana, o texto informativo Quantas lnguas so faladas no Brasil? , alm de outras tiras. Atravs do texto Exposio traz figurino original de Harry Potter a So Paulo discutiremos as relaes estabelecidas entre as preposies, assim como a sua importncia para a coeso textual.Vamos propor atividades reflexivas sobre o uso do x ou ch na grafia das palavras e uso dos pronomes. Aps anlise das produes faremos a refaco a partir de um texto escolhido para ser colocado na lousa. Os aspectos lingsticos sero trabalhados aps observao de eventuais dificuldades apresentadas nas produes textuais.

Obs:__________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

You might also like