You are on page 1of 4

DEPARTAMENTO DE MATEMTICA E CINCIAS EXPERIMENTAIS Grupo Disciplinar de Fsica e Qumica

Ano Letivo: 2011 / 2012 Turma: ____

FICHA DE TRABALHO N3 CINCIAS FSICO-QUMICAS


Nome: __________________________________; N: ____________; Data: _____ / _____ / 20_____

L atentamente todas as questes e responde cuidadosamente a cada uma delas. 1- Seleciona em cada uma das frases seguintes a hiptese que te permite obter afirmaes verdadeiras. A- Para desligar um secador de cabelo da tomada de rede eltrica deve puxar-se pelo fio / pela ficha eltrica. B- Para ligar um aparelho eltrico tomada de rede devemos ter as mos bem secas / hmidas. C- Os fios que ligam os aparelhos eltricos s tomadas devem estar sem qualquer revestimento / completamente revestidos. D- Durante a reparao de um aparelho devemos mant-lo ligado / desligado da tomada de rede eltrica.

2- Observa o circuito eltrico representado na figura 1. 2.1- Esquematiza este circuito, usando os smbolos convencionais. 2.2- Completa corretamente as frases que se seguem. ANeste circuito o interruptor est ____________. BPara apagar as lmpadas necessrio __________ o interruptor. CAs lmpadas esto ligadas em __________. DSe uma das lmpadas funde, as restantes __________. 2.3- Para a lmpada L1 faz corresponder corretamente a letras A e B s designaes terminal negativo e terminal positivo. 3- Considera o circuito esquematizado na figura 2. Completa o quadro que se segue, utilizando as palavras acesa e apagada.

Interruptor I1 aberto e restantes fechados I2 aberto e restantes fechados I3 aberto e restantes fechados I2 e I3 abertos e restantes fechados I4 aberto e restante fechado

Lmpadas La Lb Lc Ld Le Lf

4- Esquematiza os circuitos eltricos que a seguir se descrevem. A- Circuito constitudo por uma pilha, um interruptor e duas lmpadas que s conseguem funcionar simultaneamente. B- Circuito constitudo por uma pilha, duas lmpadas e dois interruptores, cada um dos quais comanda uma s lmpada. C- Circuito constitudo por uma pilha, trs lmpadas e dois interruptores. Um dos interruptor comanda apenas uma lmpada, o outro interruptor comanda as restantes.

5- Seleciona de entre as hipteses A, B e C a que representa uma associao de trs elementos de pilha em srie. Faz o esquema dessa associao.

6-A figura 3 representa a escala de um aparelho de medida de uma grandeza fsica. 6.1- Diz o nome deste aparelho de medida. 6.2- Indica: 6.2.1- o valor mximo que este aparelho pode medir; 6.2.2- o valor da menor diviso; 6.2.3- o valor correspondente posio ocupada pelo ponteiro. 6.3- Diz se este aparelho permite medir a diferena de potencial nos terminais de uma associao em srie de 4 pilhas de 3 V cada uma. Justifica a resposta.

7- Um rdio de pilhas funciona quando ligado a uma diferena de potencial de 9 V. 7.1- Indica quantas pilhas de 1,5 V so necessrias para obter essa diferena de potencial. 7.2- Diz como se instalam essas pilhas. 7.3- Faz um esquema dessa instalao.

8- Uma pilha mantm uma diferena de potencial de 9 V nos extremos de um conjunto de 6 lmpadas iguais instaladas em srie. 8.1- Faz o esquema deste circuito incluindo tambm o aparelho de medida da diferena de potencial. 8.2- Calcula a diferena de potencial nos terminais de cada lmpada. 8.3- Indica o valor da diferena de potencial nos terminais de qualquer lmpada quando uma delas funde.

9- Considera o circuito esquematizado na figura 4. Neste circuito: as lmpadas L3 e L4 so iguais; os voltmetros V1 , V5 e V6 indicam, respetivamente, 1,5 V, 1,2 V e 2,6 V. Calcula os valores indicados pelos restantes voltmetros.

10-Completa corretamente as frases que se seguem. A- A intensidade da corrente num circuito mede-se com um ___________ que se instala em ____________. B- A unidade SI de intensidade da corrente chama-se ____________ e o seu smbolo ___________. C- O _____________ de um ampermetro indicado no aparelho e corresponde ao valor __________ de intensidade que pode medir. D- Num circuito em _____________, a intensidade da corrente a mesma em qualquer ponto. E- Num circuito em ______________, a intensidade de corrente no ramo principal igual ___________ das intensidades em todas as _______________.

11-Considera os esquemas da figura 5.

11.1- Indica, em cada esquema, por meio de setas, o sentido convencional da corrente eltrica em todos os ramos. 11.2- Assinala, com a letra a, o terminal positivo do ampermetro em cada circuito. 11.3- Indica em que circuitos o ampermetro mede: 11.3.1- a intensidade da corrente na lmpada L1; 11.3.2- a intensidade da corrente na lmpada L2; 11.3.3- a soma das intensidades de corrente nas duas lmpadas.

12- Observa o circuito da figura 6. As lmpadas so todas iguais. 12.1- Indica o valor da intensidade da corrente registado no ampermetro. 12.2- Calcula o valor da intensidade de corrente que atravessa cada uma das lmpadas. 12.3- Explica o que acontece ao valor indicado no ampermetro se instalares no circuito mais duas lmpadas em paralelo. 13- Instalou-se o circuito eltrico esquematizado na figura 7, intercalando entre os pontos A e B, sucessivamente, quatro condutores diferentes. Os valores lidos no ampermetro esto registados no quadro seguinte: Condutor Intensidade da corrente/A X 0,15 Y 1,70 Z 0,75 T 0,50 13.1- Indica: 13.1.1- qual o melhor condutor; 13.1.2- qual destes condutores oferece maior resistncia passagem da corrente eltrica. 13.2- Dispe os quatro condutores por ordem crescente da sua resistncia eltrica. Justifica.

14- Os valores do quadro que se segue referem-se a trs condutores, C1, C2 e C3, diferentes. Completa o quadro, calculando os valores desconhecidos: resistncia do condutor C1, intensidade da corrente que percorre C2 e diferena de potencial nos terminais de C3. Resistncia/ Condutor Diferena de potencial/V Intensidade da corrente/A C1 C2 C3 30 50 0,50 0,15 200 20

15- A figura 8 mostra a representao grfica da diferena de potencial U em funo da intensidade da corrente I para trs condutores metlicos, filiformes e homogneos: C1, C2 e C3. 15.1- Indica qual dos trs condutores: 15.1.1- conduz melhor a corrente eltrica; 15.1.2- tem maior resistncia eltrica: justifica. 15.2- Supe que o condutor C2 ligado diferena de potencial de 1,5 V. Calcula, em miliamperes, o valor da intensidade da corrente que o percorre, sabendo que a sua resistncia de 50 . 15.3- Sem efetuares clculos, indica qual dos condutores C1 ou C3 poder ser percorrido pela corrente de intensidade 70 mA quando ligado tambm diferena de potencial de 1,5 V.

16- Trs fios metlicos A, B e C, que diferem apenas no comprimento, tm de resistncia, respetivamente, 4 12 e 3 . Diz, justificando, qual o condutor mais comprido.

17- Observa o esquema da figura 9. 17.1- Indica os nomes dos componentes correspondentes s letras X e Y. 17.2- Indica em que sentido deves deslocar o cursor c do componente X: 17.2.1- para usar maior comprimento do fio metlico; 17.2.2- para diminures a resistncia desse componente. 17.3- Diz o que podes observar na lmpada quando deslocares o cursor c do componente X: 17.3.1- no sentido a para b; 17.3.2- no sentido b para a. 17.4- Nas condies da figura 9, o ampermetro indica 1,5 A. Diz, justificando, qual dos valores, 1,5 A, 1,9 A ou 1,0 A, poder indicar o ampermetro quando o cursor deslocado: 17.4.1- no sentido a para b; 17.4.2- no sentido b para a.

Bom trabalho!

You might also like