You are on page 1of 25

PEREIRA, Ana Leonor; PITA, Joo Rui. Liturgia Higienista no Sculo XIX. IN: Revista de Histria da Idias. Vol.15.

Universidade de Coimbra, 1993.

Roberto Cesar Silva de Azevedo Departamento de Histria PUC-Rio

SOBRE OS AUTORES

Ana Leonor Pereira doutora em letras, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pesquisadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra; Joo Rui Pita doutor em farmcia, professor da Faculdade de Farmcia da Universidade de Coimbra e pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Juntos desenvolvem trabalhos na rea da histria e da sociologia da cincia em Portugal.

PARATEXTO

O artigo ricamente ilustrado com publicidades da revista Illustrao Portugueza, fac-simeles de capas de livros, tabelas e grficos com os tipos de produtos anunciados na Illustrao Portugueza, alm de anexos com crnicas, catecismos e listagens de teses mdicas e publicidades.

A OBRA

O artigo faz parte da volume 15 da Revista de Histria das Idias, que editada desde 1977 pelo Instituto de Histria e Teoria das Idias da Universidade de Coimbra. O IHTI constitui uma unidade de investigao e ensino especialmente vocacionada para a histria da cultura, nas suas mltiplas vertentes e numa perspectiva interdisciplinar.

Os autores acompanham a trajetria do saber higienista em Portugal durante o sculo XIX, quando ela passa a reclamar cada vez mais uma proeminncia na normalizao da vida social. Os autores se embasam atravs de inmeras obras sobre a histria da cincia, em especial da medicina. Chegam tambm a utilizar autores que abordam o carter psico-social do indivduo homo higienicus do final do XIX. Nota-se tambm um certo dilogo com as perspectivas foulcaultianas.

Estrutura do texto: I ALICERCES INTERNACIONAIS; 1 Policiar e vacinar

O amadurecimento e institucionalizao da Higiene como rea de conhecimento cientfico vincula-se aos resultados prticos obtidos curto prazo pela vacina e pela interveno social da polcia mdica. Por conseguinte, atravs da afirmao do campo higienista que as cincias mdicas reforaram a conscincia do seu valor social e poltico (p.445). Instituem-se os princpios da converso da sade num objeto de administrao pblica e a preveno vacintica.

2 O pilar qumico

O desenvolvimento da cincia qumica, a partir de Lavoisier, disponibilizou para o conhecimento mdico/higienista uma srie de recursos para a preservao de doenas. de grande relevncia o fato de que o laboratrio qumico passava a assumir-se como um precioso auxiliar da medicina em geral e da higiene em particular (p.448), contribuindo na preparao de medicamentos e para trabalhos laboratoriais de higiene pblica.

3 inimigos fatais: animculos invisveis

H de se destacar tambm a significativa contribuio para a higiene pblica promovidas pelas descobertas de Pasteur. A revoluo pasteuriana com as descobertas de microorganismos responsveis por determinadas doenas infecciosas, abrem um novo horizonte s preocupaes higienistas do tempo (p.450). ilustrativo o fato de que, principalmente a partir da metade do XIX, encontrar-mos nas Conferncias Sanitrias Internacionais um grande destaque para as doenas contagiosas e a necessidade de seu combate atravs das trincheiras da investigao laboratorial e da administrao sanitria.

4 Enciclopedismo da higiene cientfica

A cientifizao da higiene tem como contributos outros saberes como o da matemtica social dados estatsticos para a sade individual e pblica. Segundo os autores: A estatstica fornecia o panorama demogrfico-sanitrio; a anlise qumica fazia avanos significativos no mbito da hidrologia (anlise de guas), da bromatologia, (anlise de alimentos) e da toxicologia aplicadas higiene; a microbiologia com a descoberta dos microorganismos (por exemplo, os responsveis pela clera, pela tuberculose, pela raiva) possibilitava um combate higinico a dois nveis: no plano preventivo atravs da vacinao e do controle de focos infecciosos (exemplo: guas de consumo) e no plano propriamente teraputico com a medicao anti-microbriana. (p.453) Estavam lanadas, assim, as bases para o que veio a se converter na aplicao da farmacoterapia na industrializao do medicamento. A sensibilidade higienista adquiria contornos cada vez mais burgueses.

II. O CASO PORTUGUS; 1 A medicina poltica de Ribeiro Sanches

Em Tratado da Conservao da Sade dos povos, obra de Ribeiro Sanches, publicada em 1756, encontramos os primeiros esforos no sentido de relacionar a atividade mdica com o poder pblico. Sanches, fortemente influenciado pelos trabalhos de Boerhaave, propunha para as cidades da Europa uma converso para o que chamaria de cidade saudvel que seriam arquitetadas segundo os ditames das aquisies mdicas mais avanadas da poca (p.455). Os aspectos sanitrios seriam totalmente classificados e acompanhados em sua qualidade. gua, ar, terreno, clima, alm das construes, deveriam estar compatveis com o ideal da cidade saldvel.

2 A dinmica valorativa da higiene introduzida pela reforma pombalina

A Higiene passa a ser considerada como medicina preventiva. O Estado, atravs da universidade passa ento a desenvolver um plano programtico na preservao da sade pblica. No curso de medicina, disciplinas que versam a problemtica da higiene: Instituies congregava domnios da fisiologia, da patologia, da semitica, da higiene e da teraputica (p.457). Assim, encontramos uma Higiene cada vez mais em vias de institucionalizao, dessa forma, buscava-se desvencilhar de todas as prticas higienistas tidas como extra-oficiais desautorizando-as. A asceno da Higiene coincide ou talvez seja uma das responsveis com o ocaso da perspectiva galnico-hipocrtica, na qual a compleio das pessoas etria de acordo com o equilbrio dos humores orgnicos (blis amarela; blis negra; sangue e fleuma).

3 Tendncia normalidora na prtica higienista: o exemplo da farmacopia oficial

Uma das incumbncias da revolta pombalina, atravs dos estatutos, de 1772, dadas Universidade de Coimbra foi a elaborao de uma farmacopia oficial pharmacopeia Geral, de autoria de Francisco Tavares, publicada em 1794. Com esta obra, se buscava normalizar as atividades dos boticas, que exerciam grande influncia nas prticas medicamentosas da poca. J em 1835, e no mais utilizando a nomenclatura pr-lavoisieriana, publicada o Tratado de Pharmaconomia, de Agostinho Albano da Silveira Pinto, que assumiu o papel de farmacopia oficial. O que importa sublinhar, segundo os autores, a intensificao de um olhar poltico iluminante que aspira ao controle higinico do corpo social mediante prticas transparentes e uniformes ditadas soberanamente (p. 462, grifo dos autores).

4 Configurao da polcia higinica

Acompanhando o processo de institucionalizao da higiene, passam a ocupar importante funo os letrados, que com suas obras cumpriam um importante papel pedaggico. Nessa perspectiva destacam-se as aes de Henriques de Paiva. Qumico e mdico, Paiva exercia um papel de divulgador de princpios e descobertas cientficas relacionadas sade e sua conservao, adaptando ou traduzindo obras estrangeiras.

5 A polcia mdica de Freitas Soares.

Com a publicao de Tratado de Polcia Mdica: para organizar um regimento de polcia de sade, para o interior do reino de Portugal, de 1818, a questo higienista adquire contornos mais institucionais. A obra de Jos Pinheiro de Freitas Soares prope uma presena mais abrangente da higiene, a Polcia Mdica garantiria essa ao. O interesse higienista ordenaria todo um universo de vivncias promovendo-lhes o bem-estar. Enterros, hospitalizaes e, principalmente, casamentos, deveriam passar pelo crivo mdico no entendimento de Freitas Soares, os mdicos e cirurgies eram vistos como agentes da polcia mdica. No que se refere ao casamento, Freitas Soares era enftico: mas nem todos os homens esto nas circunstncias de coabitar sem dano da sua sade, e nem todos podem dar uma descendncia sadia, e vigorosa; e daqui vem a necessidade de se deverem tomar medidas sobre os casamentos (Freitas Soares, 1818, p.378, apud, Pereira e Pita, 1993, p.467-8).

6 Atualizao mdico-higienista do ideal de perfectibilidade humana das Luzes

Os autores advertem que, avanando o XIX, os ideais acerca da higiene propagados pelas Luzes foram reatualizados. Noes como a de progresso da humanidade e da perfectibilidade do gnero humano continuaram norteando a f na razo prtica dos mdico-higienistas, capaz de aperfeioar a espcie humana. Nesse sentido, ao incorporar o ideal das luzes, a higiene no se limitaria apenas em policiar a sociedade. Ela deveria estabelecer uma ruptura com arcasmos que aceitavam com conformao a imperfeio humana. Por outro lado, para se consolidar na sociedade, o incorfomismo higienista deveria vencer as resistncias ideolgicas, a fora da tradio, dos hbitos e dos interesses particulares (p.469).

7 A vacina: objeto poltico prioritrio

Visando o progresso das cincias e do bem pblico, a Instituio Vacinitica deixa claro em seu regulamento o quanto privilegia a inoculao da populao. Criada pelo Estado em 1812, teve a funo de legitimar a utilidade da vacina frente s desconfianas de amplos setores da sociedade. No cenrio cientifico portugus houve grande polmica sobre a eficcia da mesma. O governo chega a recorrer a Igreja, sugerindo que os padres assumissem a funo de agentes pedaggicos pr-vacina vetores valiosos numa sociedade catlica e analfabeta. Ainda assim, o valor higienista dado para a vacina pelo governo no se converteu em confiana por parte da populao. Significativo o fato de, ainda nas primeiras dcadas do XIX o nmero de vacinados sofreu diminuiu consideravelmente. Com efeito, em 1837 cria-se o Conselho de Sade Pblica. Para seus membros o bem-estar corpreo um direito individual e social; direito do povo e dever do Estado. importante sublinhar que este reconhecimento da sade como direito do indivduo e da sociedade e como dever do estado era acompanhado pelo conhecimento cada vez mais aprofundado dos problemas sanitrios contra os quais a vacina era tida como uma possante arma.

8 A fixao de campos: o pblico e o privado

No decorrer da segunda metade do sculo XIX aprofunda-se a distino entre a higiene pblica e privada. Segundo trabalhos acadmicos do perodo, a higiene passa a ser abordada nessas duas vertentes. significativo tambm o fato de, no domnio da higiene pblica, surgirem proposies praticamente eugnicas como a defendida em 1887 por Sousa Refoios: consideramos necessria e justa uma lei que proba o casamento aos indivduos afetados de molstia grave, incurvel e transmissvel por herana.

9 Higiene: o nome da cincia do biopoder

Na defesa por um primado da higiene na organizao poltica da sociedade, Macedo Pinto afirma que: Um bom governo, para ser o guarda tutelar da sade dos povos, no deve tentar reforma alguma sem atender aos preceitos da Higiene [...]. Qualquer que seja a organizao duma sociedade, a Higiene deve sempre presidir s suas instituies polticas, religiosas e econmico-industriais, para elucidar o governo sobre as modificaes de que algum dado novo suscetvel [...]. nas instituies polticas, no que respeita ao governo de um povo, a Higiene tem subida importncia. Assim, na parte judicial, deve o higienista elucidar o criminalista sobre os meios de prevenir os crimes, e de avaliar os casos que caream de imputao criminosa [...]. o higienista deve igualmente esclarecer o legislador em muitas questes sobre as melhores garantias dos direitos do cidado, sobre a diviso, constituio e transmisso da propriedade, sobre o sistema tributrio, etc. (Medicina administrativa e legislativa. Primeira Parte: Higiene Pblica, 1862, p.8-11; apud Pereira e Pita, 1993, p.478) As palavras de Macedo Pinto denotam o crescente prestgio social e poltico da Higiene, que passa a reclamar para si um lugar de proeminncia na normalizao da vida social.

10 A expanso da higiene cientfica

Na virada do XIX para o XX, a higiene sofre um intenso processo de cientifizao sem perder, contudo, seu carter prtico. Ela passa a aglutinar em torno de si outros conhecimentos que promoveriam a organizao dos servios sanitrios pelo Estado. Eram inmeros esses saberes/poderes, os quais destacamos as arquitetos, engenheiros, autoridades administrativas, qumicos, farmacuticos, meteorologistas. Esse perodo tambm marcado pela repercusso internacional dos trabalhos de Ricardo Jorge aplicados sade pblica.

11 provas reais da higiene cientfica

Numa epidemia, ocorrida em 1809 na cidade de Coimbra, e no identificada com preciso especula-se que poderia ser febre tifide ou clera , mdicos locais recorreram a tcnicas da qumica lavoisieriana fumigaes de gs cido muritico oxigenado. Os resultados positivos mostraram as vantagens mdico-sociais da cientifizao da higiene. Em fins do sculo XIX, mais um surto epidmico dessa vez identificado como peste bubnica teve a higiene cientfica como algoz. O ano era 1899 e sob a liderana de Ricardo Jorge, a Repartio de Sade e Higiene da Cmara do Porto, atravs da higiene cientfica logrou xito no combate doena. Com efeito, o governo decretou em 28 de dezembro de 1899, que se regulamentasse os servios de sade pblica no reino. Em 1901 publicado o Regulamento geral dos servios de sade e beneficncia pblica. a consagrao legal do poder da higiene cientfica. Contudo, as dificuldades encontradas no tratamento e cura de doenas como a tuberculose continuaro expondo as limitaes e imperfeies da cincia higienista.

12 Cuidar o seu corpo

Os avanos no conhecimento microbiolgico e na histologia e fisiologia do corpo humano principalmente pele, mucosas, unhas, pelos , tornou possvel a expanso social e o alargamento da sade privada. A conscientizao dos cuidados com a higiene corporal era acompanhada de perto pelo desenvolvimento da indstria qumica/cosmtica, que passava a oferecer materiais de assepsia, desodorizao, entre outros produtos para a higiene corporal.

13 Objetivao publicitria

Nessa seo se destaca a projeo da temtica higienista em publicaes dirigidas tanto pelas classes mdicas quanto por revistas pluridisciplinares e de atualidades para o pblico em geral. Nessas publicaes se possvel notar o apelo conscincia higienista individual; sublinha-se tambm a divulgao dos novos avanos cientficos e das biografias de notveis da cincia na poca como por exemplo Pasteur e Koch. A higiene cientfica encontrava nos veculos de comunicao massa da poca uma importante contribuio para sua difuso na sociedade.

14 A Illustrao

Os pesquisadores notam que atravs do estabelecimento massivo de ofertas cosmticas o higienismo chega a uma fase onde ele deixa de ser uma questo estritamente mdica e se estende pela rea do embelezamento. Atravs de autores que abordam o carter psicosocial do uso de cosmticos Jean Ann Graham e A. J. Jouhar possvel compreender que para o indivduo do final do XIX, cuidar do seu aspecto mediante o recurso cosmtica traz beneficio, alm de vantagens sociais do esteretipo que associa o bonito ao bom, o belo ao bem.

15 Conscincia: corpo de poder inalienvel

Para os autores o que se pretendia atingir com a pedagogia do higienismo era formatar uma conscincia higienista privada e pblica na base do princpio segundo o qual o indivduo tinha o direito a receber a informao cientfica necessria para alcanar a mxima auto-determinao moral possvel nesta matria e o dever de agir de acordo com ela (p.514).

III. Reviso Concluso


A higiene no pode ser situada margem da conscincia pblica; ela no pertena exclusiva da comunidade cientfica ou do Estado. Contudo, h de se deixar claro que em sua origem, os saberes higienistas resultaram dos trabalhos laboratoriais que viam na periculosidade epidemiolgica um dos fatores decisivos na determinao do significado social da higiene. O combate doena que colocaria em risco toda a ordem social sublinhou o reforo do estatuto social da classe mdica alando-a ao status de um saberpoder legitimador de outros saberes e de outros poderes. No decorrer dos anos, o termo higiene vai adquirindo uma conotao social e poltica mais complexa, em funo do alargamento do seu campo de atuao. Com efeito, atravs da cincia que se passa a demarcar o saudvel e o patolgico no plano mental, cabendo polcia mdica a defesa dos valores liberais hegemnicos da poca, ou, em outras palavras, a defesa e ordenao da sociedade.

No esforo de se expandir pedaggica e politicamente o higienismo, solapando definitivamente o que era chamado de teoterapias, ou rituais higienistas extra-cientficos, promovia-se atravs de uma liturgia prpria a civilizao higinica. o que se pode perceber nas palavras de Ricardo Jorge em artigo no peridico O Dia, em 1900: A voz da cincia, pregando a redeno fsica do homem, irmana-se com a voz divina daquela que anunciou a sua redeno moral. E ao seu apelo tambm agora uma religio se inaugura, a da salvao corporal dos povos; a sua crena a exterminao dos flagelos, o seu rito um perscrutar incessante no altar da experincia, nos seus templos nunca se apaga o fogo sagrado; o fervor oficiante e a vigilncia do esprito nem s dos ascetas se comparam. Dum extremo ao outro do mundo civilizado criou devotos e evangelistas; quantas vezes sobre a glria do apostolado se no cruzam as palmas do martrio. A liturgia higienista era uma religio fiscalista e geomtrica, experimentalista e tecnicista. Ao colocar no altar a razo cientfica revela para a humanidade que o seu fim nico perpetuar-se no tempo atravs da redeno higinica, perfectvel de gerao em gerao graas militncia mdico-cientfica.

You might also like