You are on page 1of 15

ASSOCIAO MDICA HOMEOPTICA DO MATO GROSSO DO SUL

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A POPULAO QUE UTILIZOU TERAPUTICA HOMEOPTICA E A QUE UTILIZOU TRATAMENTO CONVENCIONAL NO SURTO DE GRIPE OCORRIDO EM AGOSTO DE 2009 EM CAMPO GRANDE-MS

CAMPO GRANDE - MS 2010

ASSOCIAO MDICA HOMEOPTICA DO MATO GROSSO DO SUL

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A POPULAO QUE UTILIZOU TERAPUTICA HOMEOPTICA E A QUE UTILIZOU TRATAMENTO CONVENCIONAL NO SURTO DE GRIPE OCORRIDO EM AGOSTO DE 2009 EM CAMPO GRANDE-MS Projeto de pesquisa apresentado Comisso de tica da UFMS e Comisso Cientfica da Secretaria Municipal de Sade de Campo Grande, MS.

CAMPO GRANDE - MS 2010

SUMRIO

1. INTRODUO

Em vista da velocidade com que aumentam as doenas transmissveis e a necessidade de incorporao de tcnicas que promovam maiores ndices de sade que se prope a pesquisa aqui apresentada Nas ultimas dcadas, em torno de metade da populao vem utilizando as medicinas alternativas e complementares, destacando-se a Homeopatia, com altos nveis de satisfao, despertando o interesse crescente da classe mdica. Os principais fatores que justificam essa tendncia relacionam-se a busca por um modelo teraputico que priorize a relao mdico paciente, valorize o indivduo em sua integralidade (corpo-mente) e apresente menos efeitos colaterais. O tratamento homeoptico individualizado, alm de curativo, deve ser considerado como instrumento profiltico instalao das doenas. Valorizando e englobando as diversas classes de suscetibilidades humanas (psquicas, emocionais, climticas, alimentares, fisiolgicas etc.) na compreenso da gnese das doenas e na indicao das opes teraputicas, a homeopatia visa diminuir essas idiossincrasias Bio-psico-ambientais que interagem na predisposio e na evoluo das enfermidades, aspecto cada vez mais valorizado pela fisiopatologia moderna, agindo assim, prevenindo alm de terapeuticamente.

2. JUSTIFICATIVA O ano de 2009 trouxe mudanas inusitadas, no cenrio mundial alerta de uma pandemia com o vrus H1N1, o mesmo da gripe espanhola, onde, a AMHMS somou aos esforos e medidas profilticas o ouro da preveno homeoptica, a atuao da homeopatia como medicina preventiva, como bem atesta situaes anteriores onde houve esta iniciativa, conforme relato a seguir. Com a finalidade de promover maior intercmbio entre o atendimento clnico e atividades de educao continuada e com isto promover o aperfeioamento clnico e cientfico, solicitamos convnio com a Secretaria de Sade de Campo Grande, MS.

3. OBJETIVOS 3.1 Demonstrar que na unio de duas teraputicas quem lucra o paciente, que adquire fortalecimento de sua sade no mbito geral, mente-corpo-emoes, raciocnio e social. Atravs de que indicadores pretende demonstrar isso? Vai avaliar isso nos pacientes que tomaram homeopatia comparando com os que no tomaram? No ser uma concluso do trabalho? 3.2 Identificar o resultado em indicadores de sade obtidos com a introduo do cuidado homeoptico. Ainda que no seja um estudo comparativo entre duas populaes, uma que tomou homeopatia + tratmento convencional com outra que tomou apenas remdio convencional, se voc comparar a incidncia da doena numa populao que teve o tratamento ( a precisa saber ou estimar a % da populao ou dos doentes que tomaram homeopatia, comparando com outras cidades onde no houve o tratamento, pode ser interesssante. Trata-se de um estudo descritivo onde voc vai analisar os indicadores das cidades onde foi efetuado o tratamento homeoptico com outras onde no foi. Isso pode apontar ou sugerir uma eficcia deste tratamento. Precisa ver % dos pacientes tratados com homeopatia para poder tentar atribuir a esta uma melhor evoluo.

3.3 Promover convnio entre a SESAU e a AMHMS, onde a primeira efetuar as compras das passagens e diria de hotel dos professores convidados a dar aula no curso de especializao em homeopatia da AMHMS e a segunda efetuar aulas de preceptoria e palestras aos profissionais da SESAU sobre homeopatia. E tambm: Isto no objetivo do trabalho. Seria uma proposta que poderia ser respaldada por este trabalho, ou justificada. 3.3 Atuar conjuntamente aos alopatas, com o encaminhamento destes para o servio de homeopatia principalmente os casos com dificuldade de confirmao diagnstica;Isto deveria ser para um servio especializado em diagnstico. crnicos de difcil compensao; hipertensos com difcil controle; idem em relao diabetes. Todos estes e outros casos

com a inteno de encurtar o sofrimento e espaar as crises. Encaminhamento tambm de pacientes que possuam contra indicao ao tratamento convencional, como ex. Grvidas com enxaqueca ou rinite; fibromialgia; distrbio do dficit de ateno e hiperatividade. Acredito que antes deste encaminhamento, seja um paso fundamental, desenvolver estudos de ensaio clinico para comprovar o efeito da homeopatia em algumas patologias, usando um grupo contole. No objetivo do trabalho.

3.4 O convite a participar destas atividades ser estendido a sisreg, mdicos alopatas; enfermeiros, equipe do programa sade famlia, e servidores interessados. Tambm no objetivo do presente trabalho. Todos estes seriam itens de uma proposta ou protocolo de trabalho em conjunto com a SESAU. O presente trabalho tem por objetivo somente descrever e avaliar a ao ou os benefcios do uso da homeipatia em relao epidemia de A(H1N1) e a partir da sugerir o seu uso em outras situaes. Estes itens podem ser entendidos como sugestes finais do presente estudo.

4. Professores a serem convidados a dar aula no curso de especializao da AMHMS, com passagens e hotel pago pela SESAU: /? 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. Marcus Zulian: a pesquisa em homeopatia (SP) ? Clia Barollo: o mtodo elizaldiano (SP) ? Matheus Marim: atendimento Prtico no Pronto atendimento da unidade Coronel Antonino (Campinas) ? Renan Ruiz: homeopatia clnica (SP) ? Ariovaldo Ribeiro: linguagem e tcnica repertorial (SP) ?

4.6. Antonio Carlos Rezende: homeopatia peditrica (Jundia) ? 4.7. 4.8. Isa Paim: a homeopatia no mental (RJ) ? Vnia Puppili; a homeopatia na faculdade (Jundia). ?

5. Cronograma de palestras aula na SESAU, que sero realizadas pelos homeopatas da AMHMS e dos CEM / SESAU: Angelita Lilia Borges; Beraldo Carneiro; Cristiane Bonamigo; Rita Budib; Slvia Emboava. ? 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. 5.6. 5.7. 5.8. 5.9. Introduo e histrico da homeopatia e os fundamentos bsicos da homeopatia ? Denote e doena ? Direes de cura como reconhecer as reaes, a evoluo da teraputica homeoptica.? Caractersticas do atendimento homeoptico? O que encaminhar e o que esperar? Nveis do adoecimento? O sofrimento e a angstia na viso da homeopatia Como atuar junto com o homeopata Pactuar com o clnico a linha de cuidados Experincia no CTI e relato de casos e evoluo-

5.10. Como indicar a Homeopatia. Pactuar a Referncia e Contra-Referncia 5.11. Farmacodinmica do medicamento Homeoptico. 5.12. Atualizao cientfica em Homeopatia? Prticas integrativas e complementares para alopatas e PSF ?

Os itens acima no fazem parte do presente projeto de estudo, seriam uma proposta separada a SESAU.

6. ABRANGENCIA DA PESQUISA

6.1 rea geogrfica Bairro coronel Antonino ser o lcus restrito, para a pesquisa de campo e a reviso bibliogrfica no ter lcus especfico. Por que este bairro? Perodo do estudo?

6.2 Clientela: populao alvo e sujeito A populao alvo aqui proposta ser constituda por 2 bairros de semelhante densidade geogrfica, onde vivenciou-se ou no o uso da teraputica homeoptica Um bairro deve ter sido alvo da teraputica e outro no. Constituem-se sujeitos alvos da pesquisa os usurios do servio de sade em questo. O que ser aplicado? Um questionrio? Qual? Projeto piloto?

RECURSOS HUMANOS

A pesquisa ser efetuada pelos mdicos da AMHMS e ter a coordenao do epidemiologista da UFMS, Joaquim Dias Longo.

PROCEDIMENTO DA COLETA DE DADOS

Os dados sero coletados de fontes de registro da SESAU quais dados/ e por entrevista a 20 famlias dos 2 bairros Quais famlias? Qual o critrio de incluso no estudo?., Com utilizao do seguinte roteiro de entrevista: Questionrio?

9. METODOLOGIA OPERACIONAL PROBLEMA:

10. FUNDAMENTAO TERICA

Fundamentada em 1796 pelo mdico alemo Samuel Hahnemann, a homeopatia uma prtica teraputica que visa estimular o organismo a reagir contra os seus prprios distrbios, incorporando os conhecimentos da medicina moderna na ampliao do entendimento da etiologia das doenas humanas. Os fundamentos terico-praticos do modelo homeoptico foram sistematizados no livro ORGANON DA ARTE DE CURAR, cuja primeira edio foi publicada em 1810, do qual iremos discorrer sobre o contedo de alguns pargrafos para contextualizar a episteme homeoptica. Considerando o ser humano como uma entidade complexa, a homeopatia atribui ao corpo biolgico uma natureza orgnica e vital, indissocivel, na qual os pensamentos e os sentimentos interagem com as funes fisiolgicas e a vitalidade orgnica, conservando o estado de sade ou tornando a individualidade mais ou menos suscetvel aos diversos agentes patolgicos. Somente a fora vital morbidamente afetada produz as doenas, de modo que ela se exprime no fenmeno mrbido, simultaneamente a toda alterao interna, isto , a toda distonia mrbida da Dynamis interna, revelando toda a doena. Por outro lado, contudo, o desaparecimento de todo fenmeno mrbido, isto de toda alterao considervel que se afasta do processo vital saudvel, por meio da cura, certamente tambm implica e pressupe, necessariamente, o restabelecimento da integridade do principio vital e,

conseqentemente, o retorno da sade a todo o organismo. (Organon da arte de curar, 1796). Como resultado dessa concepo vitalista do processo de adoecimento humano, em que o desequilbrio orgnico-vital se traduz no conjunto de sinais e sintomas manifestos, a semiologia homeoptica valoriza os mltiplos aspectos do enfermo, utilizando um quadro sintomtico que englobe as caractersticas das diversas esferas (fsica, psquicas, social) para realizar o diagnstico medicamento homeoptico deve proporcionar uma condio de bem estar geral (fsica, psquica social), prevenindo a manifestao das doenas. No existe qualquer manifestao patolgica no interior do homem nem alterao mrbida invisvel suscetvel de ser curada que no se revelem ao mdico criterioso e observador, atravs de sinais e sintomas das doenas, de acordo com a infinita bondade do onisciente preservador da vida dos homens. (Organon da arte de curar). O tratamento homeoptico se fundamenta em quatro pilares: principio de cura pelos semelhantes, experimentao dos medicamentos em indivduos sadios, emprego de medicamentos dinamizados e prescrio de substancia simples (medicamento nico). Segundo o princpio de cura pelos semelhantes (similibus curentur), substancias semelhantes aos sintomas so utilizadas nos indivduos doentes, com o intuito de estimular uma reao do organismo (vital ou homeoptica) contra os seus prprios distrbios. Hahnemann fundamenta essa conduta na fisiologia da reao paradoxal do organismo. Toda fora que atua sobre a vida, todo medicamento afeta, em maior ou menor escala, a fora vital, causando certa alterao no estado de sade do homem por perodo de tempo maior ou menor. A isso se chama ao primaria. Embora produto da fora vital e do poder medicamentoso, faz parte, principalmente, deste ltimo. A essa ao, nossa fora vital se

esfora para opor sua prpria energia. Tal ao oposta faz parte de nossa fora de conservao, constituindo uma atividade automtica da mesma, chamada ao secundaria ou reao, onde atua o medicamento homeoptico ( Organon da arte de curar) Para identificar os sintomas que as substncias medicinais causavam no ser humano, a fim de aplicar esse princpio da similitude curativa, Hahnemann passou a experiment-las em indivduos sadios, segundo um protocolo especfico, compilando para a matria medica homeoptica todos os tipos de sintomas despertados nos experimentadores. Todos os efeitos patogentico de cada medicamento precisam ser conhecidos, isto , todos os sintomas e alteraes mrbida da sade que cada um deles especialmente capaz de provocar no homem sadio devem ser primeiramente observados antes de ser esperar encontrar e escolher, entre eles, o meio de cura homeoptico adequado para a maioria das doenas naturais . (Organon da arte de curar).

11. CARACTERIZAO DA PESQUISA

A pesquisa aqui proposta se caracteriza como sendo pesquisa de campo e estudo retrospectivo?, descritivo? , ativo quantitativo, porque haver quantificao dos resultados utilizando a estatstica ( ver quais testes pdero ser aplicados) questes cujos resultados podero ser matematizados, por meio de estatstica, com elaborao de tabelas e grficos e qualitativo, com coleta de dados, valendo-se de dados colhidos diretamente na fonte, no caso, a amostragem de populao de UBS onde se propiciou o medicamento homeoptico. Do ponto de vista do mtodo, a pesquisa proposta seguir a lgica indutiva dedutiva, pois far indues a partir dos dados e levantamentos, bem como dedues de pesquisas existentes. Comparando esses resultados com os de publicaes existentes sobre o assunto.

CRONOGRAMA DE EXECUO FSICA (EXEMPLO) 1. Levantamento bibliogrfico e documental 2. Procedimento de elaborao de instrumentos de coleta de dados 3. Teste piloto 4. Coleta de dados 5. Reviso bibliogrfica e anlise 6. Realizao de entrevista e aplicao do questionrio 7. Anlise e interpretao de dados 8. Tabulao de dados quantitativo 9. Organizao dos dados 10. Redao e digitao preliminar

RECURSOS HUMANOS O presente projeto foi proposto pelos mdicos da diretoria da gesto 2009-2011 os quais atuaram juntamente aos mdicos homeopatas do CEM / SESAU no surto de gripe ocorrido em campo grande, ms, agosto de 2009, ter a coordenao e reviso do prof. Joaquim Dias longo epidemiologista e a operacionalizao do trabalho de campo ser efetuado pela acadmica do curso de psicologia, UCDB, Iara Clia Machado.

You might also like