You are on page 1of 6

Universidade Estadual de Gois UnU - Ipameri

Fitofisionomias do bioma Cerrado


Lucas Emanuel Nunes Gonalves Cleiton da Silva Oliveira

Junho de 2011 Fitosionomias do bioma Cerrado

O bioma cerrado O cerrado caracteriza-se pela presena de invernos secos, veres chuvosos, um clima classificado tropical chuvoso. O mecanismo atmosfrico geral determina uma mancha estacional de preciptao semelhante em toda regio criando assim uma tendncia de uniformidade pluviomtrica. Est localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e o segundo maior bioma do pas em rea, apenas superado pela Floresta Amaznica. Predominam os latossolos tanto em reas sedimentares quanto em terrenos cristalinos, ocorrendo ainda solos concrecionrios em grandes extenses. O bioma abrange reas contnuas dos estados: GO, TO, DF, e parte dos estados: BA, CE, MA, MT, MS, MG, PI, RO e SP e tambm ocorre em reas adjuntas do AM, PA e RO e pequenas ilhas no PR. A vegetao do bioma Cerrado apresenta fisionomias que englobam formaes florestais savnicas, e campestres. A flora caracterstica e diferenciada que influenciada indiretamente pelo clima, em funo da influncia direta do mesmo sobre o solo.

Principais tipos fitofisionmicos do Cerrado. Os critrios para essa diferenciao baseiam-se principalmente na forma (fisionomia), definida pela estrutura, pelas formas de crescimento dominantes e por possveis mudanas estacionais. So descritos onze tipos fitofisionmicos gerais enquadrados em formaes florestais: Formaes Florestais: Matas Ciliar, Seca e de Galeria e Cerrado. Savnicas: Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda. Campestres: Campos Sujo, Rupestre e Limpo.

Formaes Florestais As formaes florestais do cerrado englobam diversos tipos de vegetao com predominncia de espcies arbreas e formao de dossel. As matas de Galeria e Ciliar, so associadas curso dgua j a Mata Seca e o

Cerrado nos interflvios, em terrenos bem drenados. Cada umas dessas formaes possuem suas caractersticas que as diferenciam: Mata Ciliar: Vegetao florestal que acompanha os rios de mdio e grande porte, em que a vegetao arbrea no forma galerias. Se diferencia da de Galeria pela deciduidade pela composio florstica, o que semelhante da Mata Seca, diferindo-se dessa pelo curso dgua. Mata de Galeria: vegetao florestal que acompanha rios de pequeno porte e crregos formando corredores fechados (galerias) sobre o curso dgua. Subdivide-se em no Inundvel (onde o lenol fretico no est prximo ou sobre o terreno) e Inundvel (mesmo na estao seca o lenol fretico est prximo ou sobre a superfcie do terreno). Mata seca: diversos nveis de caduciflia durante a estao seca, dependendo das condies qumicas, fsicas, e profundidade do solo. No possui associao com cursos dgua. Cerrado: formao flrorestal com aspectos xeromrficos, tendo sido conhecido pelo nome Floresta Xeromorfa. a mata mais rala e fraca.

Formaes savnicas Englobam quatro tipos de fitofisionomia principais: o Cerrado sentido restrito, Parque de cerrado, o Palmeiral e a Vereda. O Cerrado sentido restrito: presena de estratos arbreos e arbustivo-herbceo definidos, com as rvores dispostas aleatoriamente em diferentes densidades. Parque de cerrado: a ocorrncia de rvores concentrada em locais especficos do terreno. Palmeiral: ocorre em reas bem drenadas e no bem drenadas h a presena marcante de palmeira arbrea e dicotiledneas no tem destaque. Vereda: caracteriza-se pela presena de uma espcie de Palmeira, o Buriti, mas esta ocorre em menor quantidade que em um palmeiral, alm disso circundada por uma vegetao herbceo-arbustiva caracterstica.

Formaes campestres

As

formaes

campestres

do

cerrado

englobam

trs

tipos

fitofisionmicos principais: o Campo Sujo, o Rupestre e o Limpo. Campo Sujo: presena marcante de arbustos e subarbustos entremeados no estrato herbceo. Campo Rupestre: semelhante ao campo sujo, diferenciadn-se tantopelo substrato composto por afloramentos de rocha, quanto pela composio florstica, que inclui muitos endemismos. Campo Limpo: presena de arbustos e subarbustos insignificante.

Questionrio de Ecologia Geral Sucesso Ecolgica de Plantas

1- Qual a definio para Comunidades de plantas? R. Comunidade de plantas so associaes dinmicas onde as espcies esto continuamente substituindo uma as outras. 2A sucesso ecolgica, ou desenvolvimento do ecossistema, e

caracterizada como que tipo de processo? R. A sucesso ecolgica essencialmente um processo de mudanas no qual comunidades biticas sucedem-se umas as outras, provocando alteraes no ambiente fsico; envolve mudanas na estrutura de espcies e processos da comunidade ao longo do tempo. 3- A sucesso ecolgica resulta de que tipo de modificao? R. Ela resulta da modificao do ambiente fsico pela comunidade e de interaes de competio e coexistncia a nvel de populao, isto , a sucesso controlada pela comunidade. 4- Porque da ocorrncia de diferentes classificaes para sucesso ecolgica? R. Devido ocorrer sucesso ecolgica em todos os ambientes da terra. 5- Quais so as exigncias fundamentais para que ocorra o processo de colonizao? R. Para que ocorra a colonizao existem dois processos fundamentais, a invaso e a sobrevivncia dos invasores. 6- Como e medida a sobrevivncia de uma invasora? R. E medida pela sua capacidade de adaptao e tolerncia s condies fsicas e biticas do stio. 7- Fale sobre o conceito de clmax? R. A comunidade final ou estvel numa srie desenvolvimental (sere) a comunidade clmax. 8- Qual o envolvimento da sucesso com fluxos de energia?

R. Muitos estudos assinalam que a sucesso envolve um deslocamento fundamental de fluxos energticos, cada vez mais energia sendo dedicada manuteno (respirao) do ecossistema medida que acumula biomassa existente de matria orgnica viva e morta. 9- O ecossistema e divido segundo suas caractersticas em estruturais e funcionais; quais so as caractersticas estruturais? R. As caractersticas estruturais incluem diversidade de habitat, diversidade de fauna e flora, biomassa, dimenso e idade do ecossistema e distribuio espacial, etc. 10- A afirmao de que os ecossistemas das reas de cultivo apresentam equilbrio frgil deriva-se de qual fato? R. Deriva-se do fato de que pequenas mudanas nos fatores reguladores provocam ai alteraes bruscas no tamanho das populaes, permitindo o surgimento de pragas, doenas e ervas invasoras, principalmente em reas tropicais.

You might also like