You are on page 1of 5

COMUNIDADE VIRTUAL ESCREVENDO O FUTURO CURSO: SEQUNCIA DIDTICA: APRENDENDO POR MEIO DE RESENHAS MARIA JOS PEREIRA DE JESUS

SILVA MDULO VII- NAVEGAR PRECISO ATIVIDADE: ENSAIANDO ELABORAR ATIVIDADES DE SD TURMA: 19 MEDIADORA: ELAINE D. HELLWIG BRAZ

ENSAIANDO ELABORAR ATIVIDADES DE SD


So apresentados abaixo dois exerccios que indicam algumas das dimenses do gnero notcia.

DIMENSO: CONTEDO TEMTICO


1. Leia atentamente a notcia abaixo. PROFESSORES DO PROJETO ESPORTE NAS ESCOLAS SAGRAM-SE CAMPEES BAIANOS DE JUD

Depois de mostrar a sua fora em Aracaju o ms passado, quando trouxe 26 medalhas na categoria infantil, o jud pombalense, na categoria mster, no ltimo sbado, 08 de outubro, fez bonito no Campeonato Baiano da modalidade, disputado no Colgio Salesiano em Salvador. Sob a orientao do Professor Vlademir Borges, os atletas Emerson Costa e Srgio Ricardo Correia Nascimento sagraram-se campees baianos.

Mas uma vez a prefeitura bancou todas as despesas de viagem e hospedagem da delegao pombalense, atravs do Projeto Jud nas Escolas, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educao. Agora os atletas do Projeto Jud nas Escolas esto se preparando para os seguintes eventos: Dia 30/10 - Campeonato de Jud na cidade de Cruz das Almas Dia 20/11 - Campeonato aqui em Ribeira do Pombal Dia 26/11 - Campeonato Nacional Feminino em Salvador Dia 11/12 - Exame de Faixa As despesas com esses eventos tambm sero bancadas com recursos da municipalidade, que em breve estar inserindo mais alunos da Rede Municipal de Ensino nesse grandioso projeto. Diante de tantas conquistas, alunos, pais e professores agradecem ao prefeito Z Grilo por tudo que sua administrao vem fazendo pelo jud pombalense, oportunizando aos nossos atletas participarem de competies, obtendo grandes resultados e trazendo medalhas para Ribeira do Pombal.
Fonte: www.ribeiradopombal.ba.gov.br. quarta-feira, 12 de outubro de 2011

a) Identifique na notcia:

Onde a notcia foi produzida? Site Quando a notcia foi produzida? O autor da notcia? www.ribeiradopombal.ba.gov.br. (Portal da Prefeitura de Ribeira do Pombal BA) Quem so os provveis leitores da notcia? Muncipes usurios de internet O que o autor trata na notcia? Campeonato de Jud Para quem a notcia foi produzida? Muncipes usurios de internet Por que a notcia foi produzida? Para divulgar as aes da Prefeitura, especificamente nesta notcia tratando do resultado do Campeonato de Jud.
b) A notcia abaixo foi extrada do site www.ribeiradopombal.ba.gov.br. Com base na leitura realizada e nos seus conhecimentos prvios, faa a predio, isto , imagine um outro ttulo para a notcia e escreva abaixo: Medalhas para Pombal no Projeto Jud nas Escolas.

DIMENSO: ORGANIZAO TEXTUAL


2. Leia a seguinte notcia: AGENTES REALIZAM MUTIRO CONTRA A DENGUE

Foi realizado na Tapera, no ltimo dia 21 de setembro, um mutiro tendo em vista oferecer ateno bsica de sade pblica. Agentes de combates a endemias realizaram um trabalho de combate e eliminao de possveis focos da dengue. Em todas a residncias visitadas pelos agentes, moradores foram alertados para continuarem atentos ao perigo que a doena representa e tomando os devidos cuidados para que seus lares no se transformem em espao propcio para a proliferao do mosquito Aeds Egipte. Aes nesse sentido demonstram o quanto a administrao municipal se preocupa com a sade da populao, fazendo da guerra contra a dengue um atividade diria, constate e intensa, para evitar prejuzos sade do povo. Fonte: www.ribeiradopombal.ba.gov.br

a) Aps a leitura, identifique os elementos estruturais que compem o gnero


notcia responda. H NO/NA TEXTO/NOTCIA... SIM NO RESPOSTA Agentes e Comunidade

Quem so os envolvidos? O que aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu? Como aconteceu?

Mutiro contra dengue 21 de setembro Povoado Tapera (Ribeira do Pombal BA) Trabalho de combate proliferao do AEDES atravs de visita s residncias. Para evitar a dengue

Por que aconteceu?

DIMENSO: ESTILO
REIVINDINCANDO CIDADANIA

Trabalho com carta argumentativa mobiliza alunos de Malhada de Pedras, no interior da Bahia, a reivindicarem melhorias para escola Rodrigo Shimizu A histria da professora Clia Farias Aguiar Rocha e dos alunos do 3 ano do Ensino Mdio do colgio Estadual de Malhada de Pedras, no por acaso, foi uma das que chamaram a ateno durante a apresentao de prticas docentes do Seminrio A Escrita sob foco: uma reflexo em vrias vozes, realizado no final de agosto. A partir de um trabalho com cartas argumentativas, Clia mobilizou seus alunos a reivindicarem o trmino de uma reforma da escola iniciada em 2009 e que se arrasta at hoje. H dois anos a escola passa por uma interminvel reforma. A unidade tem computadores encaixotados que no podem ser instalados porque as salas ainda esto abertas e possui TVs educativas, as TVs pendrives, que tambm no foram instaladas. A merenda no servida, pois a cozinha tambm est em reforma. No temos uma biblioteca e os livros do acervo esto na diretoria, dificultando o contato e manuseio destes pelos alunos. Alm disso, todo o entulho da obra permanece dentro da rea externa da escola. A situao no se resolve e os alunos tambm se sentem participantes desse processo e sempre esto discutindo isso em sala de aula, relatou Clia. Tendo como ponto de partida as orientaes do trabalho da Olimpada de Lngua Portuguesa com o gnero artigo de opinio, desenvolvido em 2010, Clia aproveitou do problema que afetava a escola para conferir funo social ao trabalho com a lngua portuguesa e propor a escrita de uma carta argumentativa para os alunos. Inicialmente, fizemos uma discusso sobre toda essa problemtica para que os alunos assumissem uma postura cidad. Frente questo pedaggica planejada e pensando na formao da cidadania, surgiram vrios questionamentos desde os motivos de a obra ter sido parada at as possveis pessoas que poderiam solucionar o problema. A discusso foi calorosa e muito participativa, recorda a professora. O prximo passo tomado foi definir as caractersticas do gnero carta argumentativa e desenvolver quais os argumentos seriam utilizados para a produo da carta. Individualmente, cada aluno produziu a sua prpria carta. Comecei a falar desse gnero textual e qual a situao comunicativa em que ele usado: quando se quer fazer uma reclamao, uma reivindicao ou uma solicitao. Falei tambm das cartas abertas, das cartas ao leitor. E os suportes utilizados para veicular essas cartas como os jornais, as revistas, sites da internet, dentre outros, e as prticas sociais em que as cartas argumentativas esto inseridas, relembra Clia.

Percurso: da discusso inicial a carta final Um ponto importante do debate em sala de aula foi escolher quem seria o destinatrio da carta argumentativa e como seria o processo de criao em sala de aula. Apresentei, ento, para eles a proposta de escrita: escrever uma carta argumentativa ao Governador do Estado Jaques Wagner, solicitando o trmino da reforma da escola. No nosso caso, a carta iria ser escrita para a autoridade mxima do estado, reivindicando e argumentando para que a reforma da escola fosse concluda. De antemo, combinamos que ao final seria escolhida, por votao, apenas uma carta para ser enviada ao governador: a que melhor representasse os anseios do grupo. Seria esse o critrio da escolha. Aps escolhida, iramos fazer a reescrita coletiva da carta. Ou seja, o trabalho seria organizado em etapas: leitura, escrita individual e reescrita coletiva, relata Clia. Aps o desenvolvimento do trabalho, a carta selecionada foi a da aluna Juliana Coelho Ferreira da Silva, que ainda recebeu as contribuies de outros argumentos de seus colegas para a produo da carta final. Embora tenha sido difcil escrever minha primeira carta argumentativa, foi uma experincia prazerosa, pois falamos de um tema que estamos vivendo, da situao que se encontra nossa escola, com essa reforma sem terminar e com os nossos direitos no cumpridos. Aprendi que a escrita uma forte arma para conseguirmos o que queremos. Os nossos textos j comearam a fazer efeito e conseguimos aos poucos, pequenos avanos. Mostrar nosso trabalho para outras pessoas vai ser muito bom, para que todos conheam as nossas reivindicaes, acredita Juliana. Resultados Antes da apresentao de Clia no Seminrio da Olimpada de Lngua Portuguesa, os alunos receberam uma resposta do governador e poucos dias antes do evento, um tcnico da Secretaria de Educao visitou a escola para conferir o problema do no encerramento da obra. Satisfeita com o trabalho realizando, a professora Clia relatou: os alunos tiveram uma tomada de posio feita com uma conscincia cidad. http://www.escrevendo.cenpec.org.br 3. Sabendo que para o desenvolvimento das capacidades lingstico-discursivas relativas ao uso do gnero notcia preciso reconhecer os mecanismos de textualizao focalize sua ateno para o ttulo da notcia e caracterize o estilo presente.

You might also like