You are on page 1of 2

Dissecando o Hirens CD Criando imagens e clonando parties

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as ferramentas de clonagem que o Hirens CD tem a nos oferecer. Na verdade no pretendo fazer desse post um tutorial para utilizao desses programas, mas sim um comparativo entre eles, cabendo a voc leitor, o apronfundamento no tema. Quem nunca desejou no ter o trabalho de formatar o computador, que atire a primeira pedra! Pois a coisa mais chata para os tcnicos e alguns usurios entendidos a tal da formatao. O HD ferrou, a partio foi perdida, o MBR foi apagado! Oh meu Deus, quanta misria. L vai voc atrs de drivers, atualizaes, programas, enfim, a maior perda de tempo e um trabalho danado. E quando voc perde aquela monografia que j estava na concluso, ou o save daquele jogo que voc passou o ano todo pra conseguir zerar Seria timo se existisse alguma programa que criase imagens perfeitas do seu HD, com seus arquivos, seu papel de parede, suas atualizaes, seus drivers e programas e tudo mais que voc achasse que deveria est l. Pois bem, esses programinhas existem e no post de hoje, vamos fazer um comparativo das 3 principais ferramentas de clonagem existentes no Hirens CD. Teremos no paredo os softwares: 1.Symantec Image Center; 2.Norton Ghost; 3.Acronis True Image; !!!Todos os programas foram testados com modo de compactao normal e com todas as suas opes em modo padro. !!!Ao contrrio do que alguns pensam, o clone feito do espao ocupado, e no da partio. Foram levados em considerao caractersticas como usabilidade, design e compactao da imagem criada.

Vamos aos testes!O Symantec Image Center: O software da Symantec,que eu no conhecia, primeira vista me pareceu conciso e que ia direto ao ponto, no foi diferente.O Symantec Image Center logo na primeira tela mostra pra que veio. Apesar de no possuir um design muito elegante, o programinha faz o que promete e com apenas 4 cliques voc restaura sua partio.Nos nossos testes, com uma partio de 5 GB totais e 2.7 GB ocupados, o Image Center conseguiu obter uma taxa de compactao de 31,5%.

O Norton Ghost: Quando se fala em clonagem o primeiro programa que nos vem a cabea o Ghost! Com verses que rodam no Windows e rodam no DOS ( no caso do Hirens ), o Ghost possui as mesmas funes do Symantec Image Center, nada de diferente. Agora, se o design do Symantec j no era essas coisas, o que dizer do Ghost ?!

Apesar de ter um design menos privilegiado de efeitos ( mais feio ), o Ghost tambm objetivo nos seus menus, mas algumas pessoas ainda conseguem clonar a partio suja sobre a limpa . Alm do suporte aos HDs e drivers de CD, este programa ainda oferece suporte a rede,pen drivers e discos SCSI .O Norton Ghost alcanou uma compactao de 31,8%. Acronis True Image: Este programinha desbanca os concorrentes quanto ao design e usabilidade. Com uma interface e temas

idnticos aos do Windows XP, o True Image bem intuitivo e alm das funes bsica de clonagem, possui 2 ferramentas, o Manage Acronis Secure Zone, que cria uma zona secura para o Windows, afim de isol-lo de modificaes, e o Acronis Startup Recovery Manager, que a cada vez que o computador reinicializado, ele restaurado ao ponto definido, ideal para lan houses. Uma coisa que senti falta nesse programa foi o no suporte a drivers de CD-ROM, sendo que voce s tem a opo de backup em pen driver ( que bastante lento ) e em outra partio ou disco local. Com uma compactao de 37% na taxa normal ( ele possui ainda a o modo mega e o modo ultra ) o Acronis True Image sai na frente quanto ao tamanho das imagens geradas. Concluso: O Symantec, visivelmente, no o melhor deles, possui a menor taxa de compactao e poucos recursos. O Ghost, apesar do design seco, objetivo e ainda uma boa opo para quem deseja criar imagens de HDs em diversos tipos de mdia. O Acronis, foi o que mais me chamou ateno pelos recuros extras que dispe, pela usabilidade e pela taxa de compresso, o que mais pesou na sua avaliao foi a ausncia de suporte a drivers de CD-ROM.Concludo os testes, deixo a critrio de vocs a escolha do melhor programa de clonagem de discos.

You might also like