You are on page 1of 3

Comrcio Exterior para Inciantes

1. Pblico-Alvo Profissionais e estudantes interessados em conhecer melhor a rotina do comrcio exterior brasileiro, especialmente, no que diz respeito anlise dos principais processos administrativos das exportaes e importaes brasileiras. 2. Ementa Cenrio internacional de negcios; A OMC Organizao Mundial do Comrcio e os Acordos Internacionais de Comrcio; Sistemtica de Comrcio Exterior Brasileiro; Condies de entrega e pagamento; Roteiro administrativo das exportaes e importaes brasileiras.

3. Carga horria total 20 horas/aula

4. Objetivos Desenvolver conhecimentos bsicos sobre o comrcio exterior brasileiro; Desenvolver habilidades para anlise dos principais processos administrativos envolvidos nas exportaes e importaes.

5. Contedo programtico
Tpicos da Ementa Cenrio Internacional de Negcios Sistemtica de Comrcio Exterior Brasileiro Exportao - Roteiro Detalhamento A importncia do comrcio internacional; As transferncias de riquezas entre os pases e a gerao de empregos. Barreiras ao comrcio internacional; Criao e atribuies da OMC; Os acordos internacionais de comrcio; Blocos econmicos. CAMEX, SECEX, SRF, BACEN e os rgos Anuentes; Sistemas informatizados de controle do comrcio exterior; Documentos utilizados no comrcio internacional. Carga horria prevista * 1,0 0,5 1 0,5 Bibliografia sugerida 1

A OMC e os Acordos Internacionais de Comrcio

2,0 2,0 1,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2, 3 e 5 1,0 2e3

Condies de Entrega e Pagamento

Incoterms 2000;
Condies de pagamento e recebimento. Razes para exportar e planejar as vendas para o exterior; Formas de exportar e o tratamento administrativo das exportaes brasileiras; Desembarao aduaneiro e os incentivos fiscais as exportaes. Tratamento administrativo das importaes brasileiras; Registro no RADAR; Contatos com o fornecedor e fechamento do negcio; Sistema cambial e fiscal; Despacho Aduaneiro.

2, 3, 4 e 5

1,0 0,5 0,5 2,0 2, 3 e 6

Importao - Roteiro

6. Bibliografia bsica 1. MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e Comrcio Exterior, 11 ed. So Paulo: Atlas, 2007; 2. FARO, Ricardo; FARO, Ftima. Curso de Comrcio Exterior Viso e Experincia Brasileira. So Paulo: Atlas, 2007; 3. VAZQUEZ, Jos Lopes. Comrcio Exterior Brasileiro. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2004; 4. INCOTERMS 2000 Regras oficiais da CCI para a interpretao de termos comerciais. So Paulo: Aduaneiras, 2000; 5. CASTRO Jos Augusto de. Exportao Aspectos Prticos e Operacionais, 5 ed. So Paulo: Aduaneiras, 2003; 6. BIZELLI, Joo dos Santos Importao Sistemtica Administrativa e Fiscal. So Paulo: Aduaneiras, 2006.

7. Currculo resumido do professor Sussumo Tatenauti Konda Mestre em Administrao de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em Gesto de Negcios Internacionais pela FGVSP e MBA em Gesto Administrativa pela USP. Possui experincia profissional em cargos de Gerente de Administrao e de Negcios e docncia em cursos de Administrao com nfase em Comrcio Exterior.

You might also like