You are on page 1of 43

Em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 12647 7 12647-7

Cartilha 2009
Fruto de um trabalho coletivo, esta cartilha foi discutida e elaborada com total imparcialidade por um grupo d de t i tcnicos, membros d b da Comisso de Estudo de Gerenciamento de Cores do Organismo de Normalizao Setorial g de Tecnologia Grfica (ONS-27).

Processo

15930 PDF/X-1a 12647-7 provas 3664 co d es de v sua ao 366 condies visualizao

Como a comunicao das cores ?

Comunicao das cores


Como a comunicao das cores em todo fluxo operacional ? Q l a importncia do gerenciamento de Qual i t i d i t d cores padronizado e controlado ? Quais os parmetros necessrios para uma prova certificada ?

Gerenciamento de cores
Passado Sistemas fechados Fontes nicas p Coordenado pelo provedor Atualmente Sistemas abertos e modulares. Mltiplas fontes Administrado pelo p usurio

Finalidade das provas


Contratual (certificada) Layout, Imposio, Prelo, Prelo GMS, ( prelo rotogravura) Mquina, Mquina outras.

Evoluo das provas


Provas Provas Provas Provas Provas analgicas: Cromalin /MatchPrint; digitais: poucos recursos; digitais: situao atual; digitais: futuro; virtuais:

Prova contratual P t t l
a prova produzida com simulao do processo final, seguindo os critrios de medio da norma NBR ISO 12647-7 di d 12647 7 A prova normalizada nos permite antecipar com boa previsibilidade os resultados de um processo de destino.

Resultado de previsibilidade
Para prever uma determinada condio de impresso impresso, as provas fsicas requerem um conjunto de parmetros especficos que no so necessariamente idnticos condio de impresso final Isto causado por final. diferenas espectrais nos colorantes ou por fenmenos como brilho, difrao de luz (dentro do substrato ou do colorante) e transparncia. oo ) sp

Diferenas provas e impressos


Outra dificuldade est quando comparamos uma prova com o impresso frente e verso, em um substrato de baixa gramatura - como usado f b i t d freqentemente em t t rotativas heat-set e rotogravura editorial. Se a prova for produzida usando um perfil de gerenciamento d cor b i t de baseado em medidas com b d did base branca (white backing), haver uma inevitvel diferena visual e numrica entre a prova de um lado e o impresso medido com base preta (black backing) backing).

Normas ISO 12647


Parte 1- Parmetros de processo e mtodos de ensaio. Parte 2- Offset Plana e rotativa Heatset. Parte 3- Impresso offset coldset. Parte 4- Impresso rotogravura. Parte 5- Impresso serigrfica Parte 6- Impresso Flexogrfica. Parte 7- Impresso digital e provas

Arquivos PDFs
Definir as cores em, CMYK, e certificar q que as cores utilizadas no arquivo esto q devidamente configuradas conforme norma ( g ), PDF/X1a. (considerado como troca cega), Para arquivos de outras verses dever haver contratao prvia entre as partes partes. (ex. PDFX3)

Normas PDF/X ou ISO15930


Conformidade PDF/X-1: 2001 PDF/X 1: PDF/X-1a:2001 PDF/X 1a:2003 PDF/X-1a:2003 Verso 13 1.3 1.3 1.4

Para arquivos de outras verses dever haver contratao prvia entre as partes. ( i t t (ex. PDFX3)

Normas
Arquivos PDFs 15930, Os critrios para certificao so os da norma NBR ISO 12647-7: O objetivo da simulao estar o mais prximo possvel dos valores da norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2 offset ou?

Por que arquivos normalizados?


O objetivo garantir um intercmbio de arquivos no modo conhecido como troca cega (blind exchange): o criador do arquivo no precisa de nenhuma informao sobre o sistema de trabalho do fornecedor.

Nosso foco
Mercado Mercado Proposta ISO Proposta

Necessidades para provas


Soluo de provas, Calibrao correta, Arquivos conformes, Definio da inteno de sada sada,

Tecnologias de provas
Tecnologias jato de tinta (InkJets), laser ( (Eletrosttica), entre outras, no so ), , objetos de estudo e avaliao dessa cartilha, o que importa so os resultados para atender os requisitos bsicos bsicos.

Tintas para provas


A definio das tintas estabelecida de / acordo com o fabricante/modelo do equipamento, devendo sempre ser observada a data de validade e procedncia.

Substratos provas
Existe uma infinidade de tipos de substratos a disposio no mercado, mas so poucos os q que realmente atendem aos requisitos q Os problemas mais comuns so: as metamerias (fatores fsico-qumicos ocasionados pela luz incidente e refletida), i d l l i id t fl tid ) aceitao das tintas, excesso de porosidade, brilho e cor do substrato. Escolha com critrios tcnicos.

Valores em LABs substratos provas


Tabela 1 Coordenadas CIELAB, brilho e tolerncias para tipos de substratos de provas no impressos.

Tipos de substrato de prova

L*a

a*a

b*a

Brilhob % 61 15 35 10 < 25

Branco brilho Branco semi-fosco Branco fosco

95 95 95

02 02 02

02 02 02

Requisitos bsicos para uma soluo de provas


Repetibilidade: capacidade de imprimir provas semelhantes, com um mnimo de variao. Reprodutibilidade: capacidade de reproduzir cores conforme o processo simulado. Durabilidade: variao do DeltaE das cores da prova no decurso do tempo conforme necessidade tempo, a ser definida entre as partes, ou no mnimo de 60 dias.

Requisitos bsicos para uma soluo de provas


A soluo de provas precisa permitir ajustes de calibrao, linearizao e caracterizao para atender t d os resultados lt d (valores ( l colorimtricos) conforme normas dos p processos. Alguns softwares permitem interveno independente, independente possibilitando a realizao de ajustes. Desta forma, pode-se alterar totalmente a gama das cores dos processos de destino. d ti

Ajustes para prova


Calibrao, , Linearizao, Caracterizo, e de ao, Renderizao, Ucr ou Gcr, Somatria sobreposio 4 cores, Converso entre espaos de cores.

Calibrao
Esta nos possibilita o controle e correo das
variveis d sistema d provas. natural que as i i do i t de t l impressoras com tecnologia jato de tinta sofram desgastes de uso, principalmente na cabea de g p p impresso.

Linearizao
Correo dos sinais de reproduo, para compensar p as deformaes na intensidade, diminuindo as distores. A funo de linearizao permite que estas compensaes sejam realizadas, mas sem que o perfil de cor seja alterado lt d

Caracterizao
Configurao para simular o processo, de acordo a necessidade necessidade. A caracterizao do sistema de provas tem o objetivo de fazer com que o dispositivo (impressora de provas) reproduza da melhor forma possvel o processo de impresso a ser simulado.

Tipos de papis
ISO Coated V2 (ECI) - para papis revestidos tipo couch brilhante ou fosco; p ; ISO Web Coated - para papis revestidos LWC - Low Weight Coated; SC Paper ECI - baseado na para papis do tipo SC - Super Calandrado Calandrado.

Converso espaos de cores

Modos de renderizao
RGB Original CMYK-Perceptvel CMYK-Saturado CMYK Saturado CMYK Relativo CMYK-Relativo Colorimtrico CMYK-Absoluto Colorimtrico

Perceptivo
Renderizao: Compacta o espao de cor de entrada dentro d espao d cor d sada, b d t do de de d buscando d preservar a relao entre as cores; normalmente este processo causa uma p perda de saturao. No indicado para provas.

Saturao
Rederizao: no indicado para provas devido falta de preciso na converso das cores; i d recomendado para grficos, tabelas e mapas. p

Relativo colorimtrico
Renderizao: A premissa adaptao cromtica; ou seja, de p p ; j , que nossos olhos sempre se adaptam ao branco, assim, parte do princpio de que o branco do espao de cor de sada o branco do d papel. l Este mtodo faz um mapeamento entre o branco do espao de cor de entrada com o branco do espao de cor de sada No caso de sada, cores saturadas, ele busca o tom mais prximo que possa ser reproduzido.

Absoluto colorimtrico
Renderizao: Atua da mesma maneira que o colorimtrico relativo, mas considera a cor do substrato durante a converso. o mais indicado para provas digitais, quando se faz necessrio simular a cor do substrato. b t t

Cores
RGB CMYK

Certificao espectral
As medidas espectrais da escala de controle so tomadas como referncia, sendo considerados os critrios de medio normalizados pela ABNT NBR ISO 12647-7, conforme segue: iluminante D50, observador 2, geometria 0/45 ou 45/0, white backing, sem filtro UV.

Provas para envio externo


a) T d as provas precisam exibir: ) Todas i ibi 1 - Caractersticas do dispositivo de procedncia. 2 - Nome / Origem do output Profile ( Perfil ICC ) ). 3 - Escala Ugra/FOGRA Media Wedge CMYK V2 (46 Patches) b) Recomenda-se que os perfis utilizados para simulao de provas, sejam especificados pelo seu fornecer (grfica). c) Caso no seja especificado ou no tenha informaes, recomenda-se utilizar o ISOCoatedv2.

Passos para criar perfil especfico


Impresso de um test form, Validar o resultado, Fazer a leitura espectral (carta de cores) Ou selecionar uma carta de cores, Gerar o perfil, dispositivo, configurar gcr, somatria, renderizao, ponto de entrada... Aplicar e testar,

Editar (Corrigir) ou refazer se necessrio.

You might also like