You are on page 1of 5

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

Chega!

Qu sab duma coisa nesse rio num tem peixe!

Diacho! T aqui desde os dez ano di idade! S mi dizem isso agora?

1. A histria fica engraada porque (A) Chico fica irritado com a chuva que afastou os peixes. (B) o velho passou a vida inteira esperando pescar um peixe. (C) um dia de pescaria muito divertido. (D) Chico briga com o velho pescador. 2. A fala de Chico Bento no penltimo quadrinho mostra que ele (A) mal-educado e no respeita os mais velhos. (B) fala de maneira errada para enganar os mais velhos. (C) vive na zona rural e no sabe falar corretamente. (D) est passando frias com o velho pescador. 3. A expresso de Chico Bento no ltimo quadrinho mostra que ele ficou (A) chateado. (B) surpreso. (C) bravo. (D) desesperado.

Ateno: As questes de nmeros 4 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo. O MEU AMIGO PINTOR Pra mim, vermelho cor de coisa que eu queria entender. Uma vez (isso foi no ano retrasado, eu ainda ia fazer nove anos) a minha prima veio aqui com uma colega que se chamava Janana e que tava toda vestida de vermelho. O vestido tinha manga grande, era muito mais comprido que o vestido da minha irm e a minha prima usavam, e sem nada de outra cor: s aquele vermelho que todo mundo na sala ficou olhando. E aqui na testa, feito jogador de tnis, a Janana botou uma tira do vestido que ela estava usando. A eu fui e me apaixonei por ela. E de noite eu falei no jantar: - Eu estou apaixonado pela Janana. Todo mundo achou que eu estava fazendo graa; e a minha irm disse que a Janana tinha quinze anos. - E da? Por que que eu no posso me apaixonar por uma mulher mais velha? - Imagina! - e todo mundo riu. Achei melhor no dizer mais nada. Mas continuei apaixonado. Quer dizer, eu acho que era paixo; eu no tinha bem certeza, mas cada vez que eu pensava na Janana (e eu pensava nela todo o tempo) eu sentia dentro de mim uma coisa diferente que eu no entendia o que que era mas que era vermelha, porque claro que eu s pensava na Janana vestida naquele vermelho todo. Um dia, a minha prima veio outra vez a Petrpolis com a Janana. Meu corao quase saiu pela boca quando eu ouvi a minha me falando: - Ol, Janana.
1

Corri pra sala. Nem deu para acreditar: a Janana estava de cala azul e blusa branca! E na testa, em vez de tira, uma franja. Quanto mais eu olhava pra Janana mais eu ia me desapaixonando. Quando ela saiu eu fui l em cima e contei pro meu Amigo Pintor (acho que melhor escrever o meu amigo com letra maiscula) tudo que tinha acontecido. Ele acendeu o cachimbo, ficou pela janela feito coisa que no ia mais parar de olhar, e depois falou: - Vermelho mesmo uma cor complicada. ( Lygia Bojunga Nunes, O meu amigo pintor)
4. (A) (B) (C) (D) Conforme o texto, a paixo por Janana surgiu devido ao comprimento diferente da roupa da menina. idade de Janana. cor do vestido. beleza de Janana. 5. Assinale a alternativa que expressa a idia central do texto. (A) A amizade entre o menino e seu amigo pintor ficou estremecida. (B) A paixo despertada pelo vermelho. (C) O romance vivido por Janana e o narrador. (D) Os sentimentos impedem as pessoas de agirem com firmeza.

"Nem deu para acreditar: a Janana estava de cala azul e blusa branca! E na testa, em vez de tira, uma franja. Quanto mais eu olhava pra Janana mais eu ia me desapaixonando." 6. - Neste trecho percebe-se que o menino est (A) decepcionado. (B) entusiasmado. (C) contente. (D) apaixonado. 8. O menino conta uma histria que j aconteceu. (A) "Porque eu no posso me apaixonar por uma mulher mais velha?" (B) "Isso foi no ano retrasado." (C) "E na testa, em vez de tira, uma franja." (D) "feito coisa que no ia mais parar de olhar." 9. "- Ol Janana."e "- Vermelho mesmo uma cor complicada." Estas frases foram ditas, respectivamente, (A) pelo menino e pela irm. (B) pela me e por Janana. (C) pela irm e pelo menino. (D) pela me e pelo pintor.

7. No trecho acima so adjetivos (A) azul e branca. (B) tira e franja. (C) estava e desapaixonando. (D) para e uma.

10. Este texto pretende (A) mostrar que as crianas adoram este biscoito. (B) explicar que compensa pagar caro por este biscoito. (C) lembrar que as crianas precisam do biscoito no lanche. (D) ensinar vrias maneiras de se conseguir o biscoito. 11. A ilustrao da propaganda "MIRABEL" refora a idia de que (A) o biscoito deixa as crianas corajosas. (B) os menores so mais espertos. (C) esse biscoito vale qualquer risco. (D) o menino queria incomodar o dono da biscoito. O Estado de So Paulo Quarta-feira, 8 de outubro de 1974. Figueira no alto do poste de energia: rvore est a 10 metros do solo rvore em poste atrao em Ariranha ARIRANHA - Uma semente de figueira germinou no topo de um poste da rede eltrica. A planta criou razes, cresceu e tornou-se uma das atraes de Ariranha, na regio de so Jos do Rio Preto. A "rvore", que est a 10 metros do solo, na Rua Rui Barbosa, perdeu as folhas no outono, mas em novembro dever formar copa de 5 metros de circunferncia. "Moradores da regio visitam a cidade para ver essa curiosa, atraente e rara obra da natureza", diz a professora Stela Servidoni Rora, que acompanhou o crescimento da planta. A botnica Neusa Taroda Ranga, da Unesp, disse que provavelmente uma ave depositou semente no poste. Por encontrar umidade e nutrientes adequados, a semente germinou.

12. A notcia de jornal que voc acabou de ler destaca como fato central do texto (A) o nascimento de uma figueira em cima de um poste. (B) o hbito de aves depositarem sementes no alto dos postes. (C) o interesse de professores e botnicos em estudar rvores em postes. (D) A existncia de uma figueira com tronco de 10 metros de altura. 13. O aparecimento da figueira na cidade Ariranha resultou (A) no isolamento eltrico do poste envolvido. (B) na descoberta de mais um local para se plantar rvores. (C) no aumento da quantidade de aves na cidade. (D) Em um novo ponto turstico para a regio. Toca o despertador e meu pai vem me chamar: - Levanta, filho, levanta, t na hora de acordar. Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, h um enorme elefante Ele tem essa mania, todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, e comea a ler gibi. O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado. Como eu posso levantar Com o bicho a sentado? O meu pai no v o bicho, deve estar ruim de vista. Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista... Espera um pouco, papai... No precisa ser agora. daqui a cinco minutos o elefante vai embora! Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remdio, Com o bicho nas costas e tudo (D) verso sem mtrica. 17. Nos versos "Vou pra escola, que remdio, com o bicho nas costas e tudo!" O ponto de exclamao na final enfatiza que o menino ficou (A) conformado. (B) admirado. (C) assustado. (D) desconfiado.

14.

"- Levanta, filho, levanta, t na hora de acordar" A repetio da palavra "levanta", significa (A) a insistncia do pai. (B) os gritos do pai. (C) a preguia do filho. (D) o desnimo do filho. 15. O elefante sentado nas costas do menino representa (A) a raiva do pai pela demora do filho de acordar. (B) o bichinho de pelcia do menino. (C) a chateao pelo elefante estar nas suas costas. (D) O sono pesado e a vontade de ficar na cama. 16. A poesia apresenta (A) formato que no caracteriza um poema. (B) estrofes com o mesmo nmero de versos. (C) rima ao final de cada verso. Londres, 29 de junho de 1894 Lenora, minha prima

18.

O meu pai no v o bicho, deve estar ruim da vista. Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista... O pai do menino no v o bicho porque (A) no entrou no quarto do filho. (B) este existe apenas na imaginao do menino. (C) no est enxergando bem. (D) ele tambm est com sono.

Perdi o sono, por que ser? Mame uma visita diferente. Depois do jantar ouvimos um barulho enorme. Eram cavalos relinchando. Algum bateu porta. Watson, nosso mordomo, foi abrir. Era um homem esquisito: branco, magro, vestido de preto. Meu co Brutus comeou a latir. O homem ficou parado na porta. Disse Watson que uma roda de sua carruagem havia se quebrado. Mame convidou o desconhecido para entrar. Ele deu um sorriso largo, estranho. Talvez eu estivesse com sono, mas quando ele passou diante do espelho, ele no apareceu. Mame ofereceu ch ao estrangeiro. Ele disso que seu nome era Drcula e que morava num lugar chama Transilvnia. E d dormir com tudo isso? Escreve.
3

Edgard 19. A carta informa Lenora sobre (A) um acidente com uma carruagem. (B) uma estranha visita que seu primo recebeu. (C) um espelho que no refletia. (D) um lugar chamado Transilvnia.

22. Assinale a alternativa que contm uma frase tpica da maneira como falamos. (A) Eram cavalos relinchando. (B) Depois do jantar ouvimos um barulho enorme. (C) Algum bateu porta. (D) E d pra dormir com tudo isso? 23. Assinale a alternativa que indica quem escreveu e quem recebeu a carta. (A) Edgard e Drcula. (B) Lenora e Watson. (C) Edgard e Lenora. (D) Drcula e Watson. 24. Edgard escreve: "Talvez eu estivesse com sono...". Se Edgard estivesse com outra pessoa, diria: (A) Talvez ns estivssemos com sono. (B) Talvez ela estivesse com sono. (C) Talvez ele estivesse com sono. (D) Talvez elas estivessem com sono.

20.

Na frase "ele deu um sorriso largo, estranho" o pronome ele aparece no lugar de (A) Edgard. (B) Watson. (C) Brutus. (D) Drcula. 21. A frase "mame ofereceu ch ao estrangeiro" tambm poderia ser escrita da seguinte forma: mame ofereceu ch (A) a seu visitante. (B) ao visitante dele. (C) a meu visitante. (D) a ela.

Ateno: As questes de nmeros 25 e 26 baseiam-se no texto apresentado abaixo. INFORMAES AO PACIENTE: Conservar em local fresco e seco, ao abrigo do calor. O prazo de validade 24 meses contados a partir da data de fabricao marcada na embalagem externa. Aps esse perodo no mais dever ser usado, sob risco de no produzir os efeitos desejveis. O produto indicado para uso exclusivamente tpico, nos casos de reumatismos, nevralgias, torcicolos, contuses e dores musculares. "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS." "NO TOME REMDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SADE." MODO DE USAR: Friccione a parte dolorida durante alguns minutos, com pequena quantidade do produto, envolvendo-a depois com um pano de flanela ou l, 2 a 3 vezes ao dia. "SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAO MDICA." 25. O medicamento acima indicado para (A) aliviar dores de origem muscular, de articulaes ou devido a pancadas. (B) cicatrizar feridas rapidamente. (C) tratar de alergias de pele que atrapalham o movimento dos membros. (D) cuidar de crianas extremamente nervosas. 26. Este remdio deve ser (A) bebido vria vezes ao dia. (B) borrifado durante alguns minutos. (C) esfregado no local e aquecido com flanela ou l. (D) aplicado com um pano algumas vezes ao dia. tpico. [Do gr. tpiks, 'local', pelo lat. topicu.] Adj. 1. Relativo a lugar. 2. Diz-se de medicamente externo. 3. P. ext. Medicamento, remdio. 4. Ponto principal. 5. Assunto, tema.
4

"O produto indicado para uso exclusivamente tpico" 27. De acordo com o dicionrio, a palavra tpico, nesta frase, indica (A) lugar distante. (C) ponto principal. (B) uso externo. (D) tema relevante. Cajueiro - planta nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a rvore de altura superior a 10m, em solos frteis e bem supridos de gua. Do suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se tambm a madeira, a casca com propriedades medicinais e o leo com propriedades lubrificantes. Contudo, o produto de maior valor a amndoa da semente. Enciclopdia Barsa 28. O produto mais valioso que se obtm do cajueiro (A) o refresco do suco. (B) a madeira da rvore. (C) o leo lubrificante. (D) a amndoa da semente.

29.

"Seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a rvore de altura superior a 10m, em solos frteis". Assinale a alternativa em que a palavra seco aparece no mesmo sentido do texto. (A) Comearam a procurar galhos secos para acender uma fogueira. (B) Fazia tanto calor que logo aps lavar o cho, ele j estava seco. (C) O terreno estava to seco que no crescia nem mato. (D) Durante a tempestade viu pela janela um claro de luz e depois um barulho seco. HORRIOS VO 900 400 506 906 502 916 500 406 408 922 404 PARTIDA SO PAULO 06:30 07:14 08:18 08:52 11:58 14:28 16:04 16:58 18:06 18:44 20:02 CHEGADA RIO DE JANEIRO 07:15 07:59 09:03 09:37 12:43 15:13 16:49 17:43 18:51 19:29 20:47

Consulte a tabela acima para responder. 30. O vo que chega no Rio de Janeiro s 16:49 sai de So Paulo s (A) 15:13 (B) 16:04 (C) 16:49 (E) 16:58

You might also like