You are on page 1of 15

Movimento Religioso Rastafri

Bruno Silva Oliveira brunooliveiraroots@hotmail.com

Resumo. Senhor dos senhores, rei dos reis, leo conquistador da tribo de Jud (Ttulo dado Jesus Cristo por alguns cristos), assim conhecido Rastafari Makonnen ou Hail Selassi I (imperador da Etipia no perodo de 1930 1974) pelos rastas e pela Igreja Ortodoxa Crist da Etipia que tratam o imperador como um ser divino. como aconteceu esta divinizao e como foi o desdobramento desta crena? Qual ser a relao e o significado de Hail Selassi I para os Rastas? Este o problema que este trabalho vai tentar resolver, passando pela histria dos negros jamaicanos, com a ascenso de lideres religioso como Marcus Mosiah Garvey at o surgimento desta crena e sua proliferao atravs da msica reggae. kkkkkkkk Marcos Mosiah Garvey, um ativista jamaicano conhecido como profeta do movimento, aps viajar pela Europa e pela Amrica, percebeu a real situao do negro em todos os cantos em que visitou chegando concluso de que nem os negros e nem a frica se desenvolvia porque sua principal mo de obra haviam sido retiradas a fora de sua terra me, e props a repatriao dos negros frica com sua tese frica para os africanos. Marcus Mosiah Garvey publicou em seu jornal Blackman em 8 de novembro de 1930 um artigo que foi considerado uma profecia pelo movimento Rastafri. No artigo ele anunciava a coroao de Hail Selassi I como imperador da Etipia usando uma linguagem proftica da passagem bblia dos Salmos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A msica Reggae jamaicana tambm deu uma grande contribuio no processo de divinizao, ajudando na proliferao das ideologias deste movimento atravs de suas letras e do seu ritmo que so marcados pelas razes afro-jamaicanas. Palavras-chaves; Hail Selassi I, Jah, Rastafari, Reggae.

Captulo I Rastafri; origens e crenas. O Rastafri um movimento religioso que reverencia Hail Selassi I, o eximperador da Etipia, como Rei dos Reis, Senhor dos senhores e Leo de Jud. O nome Rastafri vem do amrico, idioma oficial da Etipia, que significa; Ras, cabea, prncipe, Tafari, paz, ou seja, Prncipe da Paz. Este foi o nome da pr-coroao de Hail Selassi I, Ras tafari Makonnen, e assim foi adotado o nome Rastafri para os seguidores desta crena, assim como os cristos adotaram este nome por seguirem a Cristo.
1

O movimento surge na Jamaica entre a classe camponesa e industrial em meados de 1930, resultante de uma interpretao da profecia bblica (*Salmo 87, 4-6), e do discurso feito pelo profeta dos Rastafris, o publicitrio, organizador e ativista jamaicano Marcus Mosiah Garvey. Marcus Garvey aps viajar pela Amrica e pela Europa pode notar que a situao do negro, em toda parte do mundo, eram precrias devido seu passado na escravido e acreditava que a prpria frica no se desenvolvia por que sua mais forte e principal mo-de-obra havia sido retirada a fora de seu continente, e assim pregava a volta do negro para a frica. Ele disse em um de seus discursos que surgiu um lder negro na frica que guiaria seu povo de volta a sua terra me, quando Haile Selassie I foi coroado Imperador da Etipia, e isto teve grande repercusso pela mdia, principalmente pela mdia Inglesa, foi quando o movimento surgiu. Hail Selassi I, imperador da Etipia, um smbolo sagrado, algo transcendente para os seguidores deste movimento, pois visto como o Messias negro que ir liderar os povos de origem africana a uma terra prometida de emancipao e justia divina, ele considerado a representao terrena de Jah (que os abraamicos chamam de Deus). Este termo encontrado na verso da bblica do Rei James (no Brasil, conhecida por Joo Ferreira de Almeida, aquelas que so distribuidas por a que antigamente era cinza e agora azul) que advm de uma forma contrada de Jeov encontrada no **salmo 68:4.

*Salmos 87, 4-6 Recordarei o Egito e a Babilnia entre os que me conhecem; eis a Palestina, Tiro e Etipia: este nasceu l. De Sio se dir: Todos nasceram nela, e o Altssimo a mantm firme O Senhor escrever no livro dos povos: L este nasceu.

De acordo com a tradio Etope, todos os imperadores Salomnicos, recebiam da Igreja Ortodoxa Etope o ttulo de Rei dos reis, senhor dos senhores o Leo conquistador da Tribo de Jud. Mas Selassi foi alm, ele recebeu os ttulos tradicionais dos reis Salomnicos e ainda o ttulo de Defensor da F e o Poder da Santssima Trindade, pois Hail Selassi segundo mitos relatados nas fontes, era descendente do rei Salomo, que segundo a epopia popular etope, era o ducentsimo vigsimo quinto na linha de imperadores etopes descendentes do bblico Rei Salomo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Interpretam a passagem bblica em ***2Reis 10:13 como se Salomo tivesse gerado um filho na rainha de Sab, e Salomo era filho do rei Davi, e o prprio Jesus Cristo era descendente do rei Davi segundo a bblia (****II Samuel 7.11-16), e acreditam que Sab a atual Etipia, concluindo que as pessoas negras so as verdadeiras crianas de Israel, ou hebraicas. Ento para o movimento Rastafri, Selassi I Cristo vendo ele como digno de adorao, por conta da dignidade perante a imprensa internacional e de muitas das naes mais poderosas do mundo, quando ele era o nico chefe de estado negro em todo o planeta. Os antigos Rastas pregavam aspiraes Afrocentrismo, como uma ideologia de autoestima para populao negra que sofria por conta do ps escravido e os ensinamentos do publicitrio ativista jamaicano Marcus Mosiah Garvey, o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua viso poltica e cultural. Captulo II - O Profeta; Marcus Mosiah Garvey?KkkKKKKKKKKKKKKKKKKK Marcus Mosiah Garvey um ativista muito respeitado pelos afro descendentes jamaicanos devido suas aspiraes girarem em torno da melhoria dos negros no mundo.

**Salmos 68:4. Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome Jah; exultai diante dele. ***Reis 10:13. i E o Rei Salomo realizou todos os desejos da Rainha Sheba, um destes sua prpria generosidade Real. ento ela voltou e foi para seu prprio pas, ela e seus servos." Segundo a popular epopia tope Kebra Negast, Rastas interpretam isto como o significado que ela concebeu seu filho, e disto eles concluem que as pessoas negras so as verdadeiras crianas de Israel, ou hebraicas. **** II Samuel 7.11-16. O profeta Natan revela ao rei Davi a promessa de Deus: O Senhor far surgir de ti uma descendncia. Quando chegar o fim dos teus dias, manterei depois de ti a descendncia que nascer de ti e consolidarei o seu reino. Em serei para ele um pai, e ele ser para Mim um filho.

Nascido em Santa Ana, Jamaica, em 1987, comeou como tipografo e um ativo sindicalista e mais tarde vice-presidente da filial "do sindicato dos tipgrafos. Mudou-se para Londres em 1911 e estudou por l. Quando retornou Jamaica montou uma associao muito influente em seu pas, a Universal Negro Improvement Association, (Associao Universal da Melhoria do Negro) a UNIA, publicando panfletos e jornais para a divulgao dos debates da associao. Mudou-se para o Estados Unidos em 23 de maro de 1916 e organizou a primeira filial da UNIA no pas em junho de 1917 e comeou a publicar a Negro World (Mundo Negro), uma revista que promovia suas idias de nacionalismo Africano. A organizao foi extremamente popular e em 1919 a UNIA tinha 30 filiais e mais de 2 milhes de membros. Garvey fez campanha contra as leis de Jim Crow, contra a negao dos direitos de voto dos negros e a discriminao racial. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Garvey, formou um exrcito equipando-os com uniformes e armas e estava disposto ir para a frica e "limpar os invasores brancos" apelando para os sentimentos de novos militantes negros que participaram da Primeira Guerra Mundial e pediu aos negros americanos que estiveram dispostos a lutar pela democracia na Europa, agora se juntar a seu exrcito para lutar por direitos iguais. Em 1919 Garvey formou a Black Cross Navigation and Trading Company, com 10 milhes de dlares investidos pelos seus apoiadores Garvey comprou dois navios a vapor para transportar os negros para a frica, mas a Black Cross Navigation and Trading Company no teve o retorno esperado e a UNIA ficou sem dinheiro. Marcus Garvey continuou com seu jornal The Blackman e em 8 de novembro de 1930 publicou um artigo falando da coroao de Haile Selassie I na Etipia, fazendo analogias messinicas sobre sua coroao;
No ultimo Domingo, uma grande cerimnia teve lugar em Addis Abeba, capital da Etipia. foi a coroao do novo Imperador da Etipia Ras Tafari. Segundo relatrios e expectativas, a cena teve um grande esplendor, e ser sempre lembrada por aqueles que estavam presentes. Vrias das principais naes da Europa enviaram representantes para a coroao, para assim, pagar seus respeitos a uma nao negra ascendente que est destinada a desempenhar um grande papel na histria futura do mundo. Abissnia a terra dos negros e estamos contentes em saber que os europeus, embora tenha tentado impressionar os Abissinianos que no so pertencentes raa negra, eles aprenderam a rplica que eles so, e eles esto orgulhosos de serem.KKKkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKK Ras Tafari j viajou para a Europa e Amrica, e , portanto, conhece osmtodos da hipocrisia europia, ele, portanto, deve ser considerado como uma espcie de imperador moderno, e do que ns entendemos e sabemos, ele pretende introduzir mtodos modernos no sistema de seu pas. Ele j comeou a recrutar de diferentes partes do mundo os homens competentes em diferentes ramos da cincia para ajudar a desenvolver o seu pas para

posio que deve ocupar entre as naes do mundo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkK Esperamos que Ras Tafari viva por muito tempo para realizar suas intenes maravilhosas. Do que ouvimos e o que sabemos, ele est pronto e disposto a estender a mo para qualquer negro que deseje prosperar em seu reino. Sabemos dos muitos que se foram para a Abissnia, e que tm dado bons rumores das grandes possibilidades existentes, e que eles esto se esforando para tirar vantagem.KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKk O salmista profetizou que o Prncipe sairia do Egito e da Etipia e estenderia as mos para Deus. No temos dvida de que a hora agora. A Etipia agora realmente estende suas mos. Este grande reino do Oriente tem sido escondido durante muitos sculos, mas aos poucos ela est crescendo e buscando ocupar um lugar de liderana no mundo, e para ns da raa negra para ajudar em todos os sentidos para segurar a mo do Imperador Ras Tafari.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKK Last Sunday, a great ceremony took place at Addis Ababa, the capital of Abyssinia. It was the coronation of the new Emperor of Ethiopia -RasTafari. From reports and expectations, the scene was one of great splendor, and will long be remembered by those who were present. Several of the leading nations of Europe sent representatives to the coronation, thereby paying their respects to a rising Negro nation that is destined to play a great part in the future history of the world. Abyssinia is the land of the blacks and we are glad to learn that even though Europeans have been trying to impress the Abyssinians that they are not belonging to the Negro Race, they have learned the retort that they are, and they are proud to be so.KKKkkkkkkkkk Ras Tafari has traveled to Europe and America and is therefore no stranger to European hypocrisy and methods; he, therefore, must be regarded as a kind of a modern Emperor, and from what we understand and know of him, he intends to introduce modern methods and systems into his country. Already he has started to recruit from different sections of the world competent men in different branches of science to help to develop his country to the position that she should occupy among the other nations of the world.KKKKKKKKKKkkkkk We do hope that Ras Tafari will live long to carry out his wonderful intentions. From what we have heard and what we do know, he is ready and willing to extend the hand of invitation to any Negro who desires to settle in his kingdom. We know of many who are gone to Abyssinia and who have given good report of the great possibilities there, which they are striving to take advantage of.KKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKkkkkkkKKKKKkk The Psalmist prophesied that Princes would come out of Egypt and Ethiopia would stretch forth her hands unto God. We have no doubt that the time is now come. Ethiopia is now really stretching forth her hands. This great kingdom of the East has been hidden for many centuries, but gradually she is rising to take a leading place in the world and it is for us of the Negro race to assist in every way to hold up the hand of Emperor Ras Tafari. (http://www.jamaicans.com/culture/rasta/MarcusGarveyProhecy.shtml)

Esta considerada pelo movimento rastafri A profecia, onde Marcus Garvey proclama uma suposta nova ordem para o negros tentando legitimar seus ideais de retorno frica.

Captulo III - Hail Selassi I ou Ras Tafari Makonnen.


Haile Selassie I nasceu em uma cabana de barro, em Ejarsa Goro, perto da antiga cidade de Harer em 1892, quando a Etipia ainda era conhecida como imprio da Abissnia, morreu no dia 27 de agosto de 1975, em Addis Abeba, Etipia, e Tafari Makonnen era seu nome verdadeiro, foi o dcimo filho de Ras Makonnen (governador da provncia de Harer e principal conselheiro do Imperador Menelik II) e Yishimabet Ali, nico dos seus onze filhos que viveu at a idade adulta, casado com Wayzaro Menen bisneta de Menelik II. Foi Comandante da milcia local em 1905; governador de duas provncias em 1906-10 culminando com governo de Harer de 1910 1916; ajudou na derrubada do imperador da Etipia em 1916, tornando-se prncipe regente e herdeiro do trono, tornou-se negociador da Etipia na Liga das Naes em 1923, excursionou pela europa em 1924; tornou-se rei em 1928 e foi coroado imperador em 1930; derrotado pela invaso do exrcito italiano, foi para o exlio, se dirigiu ento Liga das Naes em 1936, retornou ao poder em 1941; ajudou a estabelecer a Organizao dos Africanos (OUA) em 1963; derrubado pelo golpe de 1974 e faleceu na priso em 1975. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Seu pai, Makonnen, era primo, confidente e conselheiro-chefe do imperador Menelik II, um governante astuto e poderoso. Aps a Itlia ter invadido a Abissnia em 1895, o exrcito de Menelik uniu foras na batalha de Adowa no ano seguinte, impedindo o pas de ser colonizado. Ao longo dos prximos anos, Menelik extendeu seu imprio, institui Addis Abeba, no centro do reino como sua capital. Ele centralizou o poder e tinha planos de modernizar o pas, acabando com sculos de guerra constante. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quando Tafari Makonnen completou 18 meses de idade, sua me morreu no parto de um de seus irmos. Tafari cresceu com uma slida educao nas tradies Crist Copta de Abissnia, e foi educado com pensamentos e idias europeias pelo missionrio francs Padre Andr Jarosseau. Selassie, segundo consta nas fontes, provou ser um aluno exemplar - inteligente, trabalhador, com uma excelente memria e ateno aos mnimos detalhes (as capacidades que lhe serviria bem ao longo de sua vida). kkkkkkkkkkkkkkkkk Seu pai o proclamou Dejazmatch (comandante) de uma milcia local em 1905 com apenas 13 anos de idade, e formou uma famlia por ele com os seus servos e soldados. Makonnen (pai) morreu no ano seguinte, confiando Tafari aos cuidados de Menelik II. O imperador mandou chamar Tafari Makonnen ao tribunal e nomeou-o governador de uma pequena provncia. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tafari era um administrador progressista cuja poltica aumentou o poder do governo

central em detrimento da nobreza feudal. Ele desenvolveu um servio civil remunerado, baixou os impostos, e criou um sistema judicial que estendeu os direitos legais para os camponeses. Com grande exito na administrao da pequena provncia Tafari Makonnen em 1910 foi nomeado governador de Harer, assim como seu pai. Em 1911, casou-se com Wayzaro Menen, a bisneta de Menelik II. Durante o curso do seu casamento, tiveram seis filhos, e permaneceram juntos at sua morte em 1961. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Menelik morreu em 1913 e seu neto, Lij Yasu, tornou-se imperador. Mas Yasu foi visto como um pr-muulmano, perdendo apoio da maioria crist na Etipia. Tafari tornou-se smbolo da reunio para os nobres da oposio e para os altos oficiais da igreja, que manobrou habilmente a derrubada Yasu em 1916. Zauditu, filha de Menelik, tornou-se imperatriz, a primeira mulher a governar a nao da Etipia desde a Rainha de Sab, enquanto Tafari foi nomeado prncipe (Ras na lngua Amrica), bem como regente e herdeiro do trono. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Tafari Makonnen, como boa parte da Elite Oriental, estava interessado em modernizar a Etipia, Zauditu era conservadora e estava mais preocupada com a religio do que com a poltica. Os dois mantiveram uma aliana de vrias faces de nobres disputando o poder. O jovem prncipe gradualmente substituiu os membros conservadores do Conselho de Ministros por seus prprios apoiantes pr-reforma. Em 1919 ele se sentia seguro o suficiente para comear seu programa de modernizao atravs da criao de uma burocracia centralizada. Dois anos depois, fundou o primeira tribunal regular de direito no pas e a imprensa da Etipia, que comeou a operar em 1922, logo seguido por um jornal regularmente publicado. Levou automveis, geradores eltricos e um servio telefnico. Em 1924 visitou a Frana, Itlia, Sucia, Grcia e Inglaterra, recebendo o reconhecimento favorvel por parte da imprensa internacional voltando sua ateno para os assuntos externos da admisso da Etipia com a Liga das Naes. A viagem coincidiu com o interesse crescente entre os negros norte-americanos em redescobrir sua herana cultural. Vendo um nobre e digno lder Africano, de uma nao independente, que trata de igual para igual com os governantes europeus, era tudo que o negro americano precisava para encontrar inspirao, os jamaicanos, em particular, o identificavam como futuro rei dos negros em todo o mundo. Estes, os chamados rastafaris, comeou uma nova religio em sua honra, demostrando respeito e temor atitudes e palavras de Tafari Makonnen. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk De volta para casa, Ras Tafari lucrou financeiramente com seu programa de modernizao. Ele usou como estratgia, o financiamento da educao no estrangeiro de

uma nova gerao de futuros ministros do governo etope e assim comprou a lealdade do exrcito. Em 1928, tinha um numero elevado de seguidores, e esse numero almentava cada vez mais, e precionou Zauditu a lhe conseder coroa da Etipia. Com apenas seguidores limitados, a imperatriz concordou, nomeando-o rei (negus na lngua Amrica). Dois anos depois, os rebeldes aliados ela atacou a capital, mas foram derrotados pelas foras armadas da Etipia. Dois dias depois da batalha, Zauditu morreu (alguns dizem que ela foi envenenada) e Selassie foi coroado imperador em cerimnia amplamente coberta pela imprensa internacional, assumindo o nome de Haile Selassie I (que segundo fontes significa Poder da Santssima Trindade), Haile Selassie era, de acordo com algumas tradies, o ducentsimo vigsimo quinto na linha de imperadores etopes descendentes do bblico Rei Salomo e a Rainha de Sab,. O novo imperador criou a primeira constituio da Etipia em 1931 proclamando todos os etopes iguais e unidos sob uma lei e um imperador, que tambm criou um parlamento com duas cmaras, embora o imperador detinha o direito de derrubar qualquer deciso parlamentar. A lei da igreja tradicional foi substituda pelo primeiro cdigo legal do pas, e todas as crianas nascidas de escravos tinham o direito de nascerem livres. Seus esfros pela modernizao e centralizao do poder foram interrompidas em 1935 quando Mussolini, lder fascista italiano, trai os acordos celebrados entre a liga das naes em 1928, despachando um exrcito de 250.000 homens, equipados com armamento superior, avies e gses venenosos para invadir e conquistar a Etipia. Foi a primeira exposio da agresso fascista, que acabaria por levar II Guerra Italo-Etope. Derrotado, o Imperador Haile Selassie fugiu de seu pas em 1936, apelando, sem sucesso, por assistncia da Liga das Naes antes de ir para o exlio na Inglaterra. A Etipia perdeu a sua independncia pela primeira vez na histria. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Em 30 de junho de 1936, exilado da Etipia, Haile Selassie dirigiu-se Liga das Naes, em Genebra, na Sua denunciando a invaso da recente conquista de seu pas pela Itlia. Ele exigiu que a Liga tomasse medidas contra os italianos;

-" uma questo de segurana coletiva; da existncia da Liga, da confiana depositada pelos Estados nos tratados internacionais ... a moralidade internacional que est em jogo Hoje somos ns, Amanha so vocs " -"It is a question of collective security; of the very existence of the League; of the trust placed by states in international treaties.... It is international morality that is at stake It is us today, It will be you tomorrow".

(Discurso de Hail Selassi I nas liga das naes em 1936 em Genebra)

A Liga das Naes no fez sua parte, numa atitude muito semelhante quela adotada pela Inglaterra e pela Frana em face a invaso alem na Tchecoslovquia - com a diferena de que o pas invadido no pertencia Europa, e sim esquecida frica. Apesar do fracasso da Liga para agir sobre suas reivindicaes, o discurso dramtico de Hail Selassi I o transformou em uma figura internacional durante a noite. No era mais apenas o governante obscuro de um reino pouco conhecido do nordeste Africano, tornou-se reconhecido como lder mundial e um smbolo da resistncia ao fascismo - o sistema ditatorial de governo, que cresceu em vrios pases europeus durante as dcadas de vinte, trinta e

quarenta;KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Alm do Reino do Senhor no existe nesta terra uma nao que superior a qualquer outra. Se acontecer que um governo forte poder impunemente destruir um povo fraco, ento, hora das s pessoas fracas apelar para a Liga das Naes para dar o seu julgamento em total liberdade. Deus e a histria iram lembrar do seu julgamento.
Apart from the Kingdom of the Lord there is not on this earth any nation that is superior to any other. Should it happen that a strong Government finds it may with impunity destroy a weak people, then the hour strikes for that weak people to appeal to the League of Nations to give its judgment in all freedom. God and history will remember your judgment.....................

(Discurso de Hail Selassi I nas liga das naes em 1936 em Genebra) Com a ajuda britnica, a Etipia foi libertada do domnio italiano em 1941 e Haile Selassie retornou para governar por mais de 30 anos, com o poder absoluto de um rei medieval. Captulo IV Reggae music, e a representao de Hail Selassi I contida na msica. O movimento Rastafri se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigrao e do interesse gerado pelo ritmo do Reggae; mais notavelmente pelo cantor e compositor de Reggae jamaicano Bob Marley que conseguiu espalhar sua msica pelos quatro cantos do mundo. Desde seu incio, a msica reggae carrega uma juno de espiritualidade em forma de protesto e podemos encontrar claramente nos primeiros lbuns da banda The Wailers pelo qual Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Livingstone fizeram parte, s que a primeira meno Rastafri, segundo minha pesquisa, esta na msica "Rastaman Chant", ultima faixa do disco Burnin de 1973, msica composta exatamente pelos trs;
I hear the words of the rasta man say Babylon your throne gone down, gone down Babylon your throne gone down

Said, I hear the words of the higher man say Babylon your throne gone down, gone down Babylon your throne gone down.

Texto Traduzido

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu ouo as palavras que o homem rastafri diz Babilnia seu trono caiu, caiu Babilnia seu trono caiu Disse, eu ouo as palavras que o homem superior diz Babilnia seu trono caiu, caiu Babilnia seu trono caiu.

Os artistas igualam Rastafri a um Homem Superior que veio lhes dizer que a Babilnia caiu. Neste contexto eles comparam a antiga Babilnia ao sistema do momento que pra eles era extremamente injusto, e que o Homem Superior quem anunciava a queda deste sistema. O disco do ano seguinte carrega em si o nome Rasta Revolution (1974), porm apesar do disco ter menes a Deus, como na regravao da msica Duppy Conqueror" (*3Eles tentaram me rebaixar, Mas Deus me colocou em liberdade) no h nenhuma meno direta a Rastafri. Mas um possvel reconhecimento Selassi s veio no disco Rastaman Vibration de 1976 quando um trecho de seu discurso na Organizao das Naes Unidas em outubro 1963 se tornou msica, inttulada War (Guerra), Bob Marley e The Wailers divulgaram este discurso, que se tornou o discurso mais conhecido de Hail Selassi I no mundo.
**4That until the philosophy which holds one race superior and another inferior is finally and permanently discredited and abandoned: That until there are no longer first-class and second-class citizens of any nation; That until the color of a man's skin is of no more significance than the color of his eyes; That until the basic human rights are equally guaranteed to all without regard to race; That until that day, the dream of lasting peace and world citizenship and the rule of international morality will remain but a fleeting illusion, to be pursued but never attained and until the ignoble but unhappy regimes that hold our brothers in Angola, in Mozambique, and in South Africa in subhuman bondage have been toppled and destroyed; until bigotry and prejudice and malicious and inhuman self-interest have been replaced by understanding and tolerance and goodwill; until all Africans stand and speak as free human beings, equal in the eyes of the Almighty; until that day, the African continent shall not know peace. We Africans will fight if necessary and we know that we shall win as we are confident in the victory of good over evil. 5

*No final da primeira estrofe aps o refro Bob Marley canta; They try to keep me down, But God put me around. 4 **(Discurso encontrado no site http://www.rastafarispeaks.com/HIM_UN.html)

Texto Traduzido.
Enquanto a filosofia que declara uma raa superior e outra inferior no for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto no deixarem de existir cidados de primeira e segunda categoria de qualquer nao; enquanto a cor da pele de uma pessoa no for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto no forem garantidos a todos por igual os direitos humanos bsicos, sem olhar a raas, at esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional iro continuar a ser uma iluso fugaz, a ser perseguida mas nunca alcanada. E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignbeis que suprimem os nossos irmos, em condies subumanas, em Angola, Moambique e na frica do Sul no forem superados e destrudos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malcia e os interesses desumanos no forem substitudos pela compreenso, tolerncia e boa-vontade, enquanto todos os Africanos no se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como so no Cu, at esse dia, o continente Africano no conhecer a Paz. Ns, Africanos, iremos lutar, se necessrio, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitria do bem sobre o mal.

Encontramos dezenas de letras de msicas compostas por Bob Marley se referindo a Jah, como por exemplo na faixa Exodus (xodo) do disco com mesmo nome de 1977, onde o artista diz xodo, movimento do povo de JAH (Exodus, moviment of Jah peaple), ou na faixa The Heathen mas que podem no ter nenhuma ligao a Hail Selassi, pois como vimos, a palavra Jah advm de uma forma contrada de Jeov que para o cristianismo Deus. Porem encontramos versos e pequenos trechos que remontam uma possvel f em Selassi, como na msica Africa Unite (frica se Una) do disco Survival (Sobreviva) de 1979, onde Bob Marley e The Wailers interpretam ns somos as crianas do homem rasta, ns somos as crianas do homem mais elevado (We are the children of the Rastaman, We are the children of the Higher Man), tratando o homem rasta como um homem mais elevado do que os outros seres e tratando da discrdia poltica Africana e propondo a unificao da frica e dos africanos;
Africa Unite Africa, Unite 'Cause we're moving right out of Babylon And we're going to our father's land How good and how pleasant it would be Before God and man, yeah To see the unification of all Africans, yeah As it's been said already let it be done, yeah

We are the children of the Rastaman We are the children of the Higher Man Africa, unite 'cause the children wanna come home Africa, unite 'cause we're moving right out of Babylon And we're grooving to our father's land

How good and how pleasant it would be Before GOD and man To see the unification of all Rastaman, yeah As it's been said already let it be done I tell you who we are under the sun We are the children of the Rastaman. We are the children of the Higher Man So, Africa, unite, Africa, unite Unite for the benefit of your people Unite for it's later than you think Unite for the benefit of your children Unite for it's later than you think Africa awaits its creators, Africa awaiting its creators Africa, you're my forefather cornerstone Unite for the Africans abroad, unite for the Africans a yard Africa, Unite

Texto Traduzido.
frica Se Una frica ,te une Porque estamos saindo da babilnia e estamos indo para a terra de nosso pai. Como seria bom e agradvel diante de Deus e do homem, ver a unificao de todos os africanos como j tem sido dito ,deixe ser feito ns somos as crianas do homem rasta ns somos as crianas do homem mais elevado Portanto frica te une porque nossas crianas querem vir para casa frica te une porque estamos saindo da babilnia e ns estamos trilhando a terra do nosso pai Como seria bom e agradvel diante de Deus e do homem ver a unificao de todos os homens rastas, yeah como j tem sido dito,deixe ser feito eu te digo quem ns somos embaixo do sol ns somos as crianas do homem rasta, ns somos as crianas do homem mais elevado Ento Africa te une, te une para o bem do nosso povo Te une pois est mais tarde do que voc pensa

Mas a msica Give Thanks & Praises onde podemos perceber com clareza o que Rastafari Makonnen significa para as crenas pessoais do movimento;
Give Thanks And Praise Give Thanks and Praises to the Most High

Give Thanks and Praises So High He will not deceive us my brethren He will only lead us again Oh take that veil from off of your eyes Look into the future of realise

Noah had three suns, Ham, Shem and Japhet And in Ham is known to be the Prophet Glory to JAH the Prophet is come Through all these ages Glory to JAH the Prophet has come Through all these stages When my soul was hurtin deep within And I'm worrying to be free, desperately, Yeah So guide and protect I and I Oh JAH, JAH Through all these ages Guide and protect I and I Oh JAH, JAH Through all these stages Rastafari is His Name, JAH Rastafari is His Name, JAH If JAH Didn't love I, if I didn't love I. If JAH Didn't love I, if I didn't love I Would I be around today Would I be around to say Give Thanks and Praises, Give Thanks and Praises Give Thanks and Praises, Give Thanks and Praises Give Thanks and Praises, Give Thanks and Praises.

Texto Traduzido.
D graas e louvores D Graas e louvores ao Altssimo D graas e louvores bem alto Ele no vai enganar-nos meus irmos Ele s ir levar-nos novamente Tirar o vu de seus olhos Olhe para o futuro para perceber No tinha trs filhos, Cam, Sem e Jaf E, Cam conhecido por ser o Profeta Glria a JAH esta chegado o Profeta Atravs de todo este tempo Glria a JAH o Profeta chegou Atravs de todas estas etapas Quando a minha alma estava sofrendo profundamente por dentro e eu querendo ser livre, desesperadamente, Yeah Portanto, Guia e proteja Eu e Eu Oh JAH, JAH Atravs de todo este tempo Guia e proteja Eu e Eu Oh JAH, JAH Atravs de todas estas etapas Rastafari o seu nome, JAH Rastafari o seu nome, JAH Se JAH no me amasse, se eu no amasse Eu Se JAH no me amasse, se eu no amasse Eu Eu estou por aqui hoje Eu estou por aqui hoje para dizer: D graas e louvores, d graas e louvores D graas e louvores, d graas e louvores D graas e louvores, d graas e louvores

Esta cano est contida no disco Confrontation de 1983. Nesta cano ouvimos Bob Marley dizer Rastafari seu nome referindo-se a Rastafari como Deus. Nela encontramos

outro fragmento da ideologia Rastafari, o significado da palavra EU, que dependendo do contexto a palavra pode estar sendo relacionada com o prximo, com nossos semelhantes, pois no transparecer das letras musicais, para os rastas, se pensarmos no prximo como se fossem a ns mesmo no existiria voc, ele, ela ou o outro somente Eu e Eu (I and I ou I n I) e isto tambm uma forma de mostrar a relao pessoal que cada rasta tem com Hail Selassie I ou RastafarI, usando a ultima letra I maiscula que em portugus significa Eu; Guia e proteja Eu e Eu Oh JAH. JAH (Guide and protect I and I Oh JAH, JAH)[Bob Marley e The Wailers Confrontation de 1983 msica Give Thaks and Praises ].

Consideraes Finais. O povo negro nos anos 30 sofria uma sria rejeio do sistema devido a escravido, com poucas referencias de lideres que espirassem verdadeiramente uma etnia, foi quando Hail Selassi I surgiu como o nico lder negro em todo o planeta de uma nao independente e proclamado como o maior lder de um Estado, cuja igreja de seu pais o legitimou como soberano. Marcus Garvey, que lutava seriamente por direitos aos negros, para defender suas idias de repatriao, publicou em seu jornal e apoiou Hail Selassi como um lder que traria a fora ao negro, fazendo analogias messinicas ao reinado do novo imperador para mobilizar a massa. Os pobre camponeses e industriais comearam a enxergar em Rastafari Makonnen o lder enviado por Deus para defender-los verdadeiramente em suas aspiraes, e por este motivo, Hail Selassi I se divinizou.

REFERENCIA: Bibliografia:
KAPUSCINSKI, Ryszard. O Imperador: A Queda de um Autocrata, So Paulo: Companhia das Letras, 2005. GARVEY, Amy Jacques. The Philosophy and Opinions of Marcus Garvey, or Africa for the Africans. Oxford: Oxford UP, 2008. SELASSI, Hail. My Life and Ethiopia's Progress: The Autobiography of Emperor Hail Sellassi I , Oxford University Press, 1976.

Hobsbawm, Eric J. A Era Dos Extremos, So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Fontes:
WAILERS, The. Burnin'. Kingston: Island/Tuff Gong 1973. 1 CD Estrio WAILERS, The. Rasta Revolution. Kingston: Island/Tuff Gong 1974. 1 CD Estrio MARLEY, Bob and The Wailers. Rastaman Vibration. Kingston: Island/Tuff Gong 1976. 1 CD Estrio MARLEY, Bob and The Wailers. Exodus. Kingston: Island/Tuff Gong 1977. 2 CD Estrio MARLEY, Bob and The Wailers. Survival. Kingston: Island/Tuff Gong 1979. 1 CD Estrio

Sites:
www.marcusgarvey.com acessado no dia 23/08/2010 www.rastafarispeaks.com acessado no dia 28/09/2010 www.jamaicans.com acessado no dia 19/09/2010

You might also like