You are on page 1of 11

PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS DLA/UFV LET 615 - Formao de professores de lnguas Profa.

Ana Maria Ferreira Barcelos

A CARNCIA DA FORMAO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LNGUA PORTUGUESA E INGLESA DE UMA ESCOLA PBLICA DE PONTE NOVA - MG Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte RESUMO: Neste trabalho trao um perfil dos professores de lnguas de uma escola pblica da cidade mineira de Ponte Nova no que concerne carncia de formao continuada para seu aperfeioamento profissional. Atravs de questionrio aplicado a duas professoras pude perceber que h carncia no oferecimento de tais cursos assim como percebi que o oferecimento destes visto por elas como necessrio para que tenham a chance desenvolver um trabalho mais efetivo visando no s ao seu prprio aprimoramento profissional mas tambm a uma melhor qualidade das aulas. Concluo este artigo expondo uma possibilidade de estudos e reflexes que pode ser desenvolvida a ttulo de formao continuada, partindo do pressuposto de que a partir do momento que discusses emergem dentro do contexto escolar muito se (re) aprende, isso seria realizado a partir de iniciativas dos prprios professores de lnguas dentro das prprias escolas objetivando discusses e reflexes acerca de suas prticas. Palavras-chave: professores de lnguas, formao continuada, reflexo, aperfeioamento profissional, contexto.

Introduo Atualmente, o mercado de trabalho competitivo, a velocidade das informaes, as pesquisas nas diversas reas do conhecimento e demais fatores de ordem pessoal e profissional fazem com que os profissionais de todas as reas se atualizem para que possam desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e se destacar entre os demais. Sobre o exposto Mateus (2002) afirma:
Diante dos constantes avanos em reas como a computao, a engenharia gentica, a ciberntica e outras, os conhecimentos tcnicos e cientficos se

tornam obsoletos to rapidamente que o conceito de educao definitiva deixa de ter sentido. (MATEUS, 2002, p. 3)

Com relao aos professores de lnguas, seja a lngua portuguesa ou a inglesa (que so as que fazem parte do currculo obrigatrio das escolas pblicas), a situao da necessidade da formao continuada no diferente. O professor de lnguas se depara com salas de aula as mais heterogneas possveis e com as mais variadas necessidades que devem ser atendidas. Ao atuar como professora de lngua portuguesa e inglesa numa escola pblica da cidade de Ponte Nova MG pude perceber que grande parte dos professores emservio alegam no participarem de cursos de formao continuada dentro de sua rea de atuao por motivos de ordens variadas, alguns por acreditarem que os contedos estudados durante a graduao sejam suficientes para o exerccio de sua funo, outros por alegarem no terem condies financeiras para custear cursos extras ou por no disporem de tempo para se dedicar sua realizao, mas principalmente, os profissionais alegam que no participam de nenhum curso ou programa de educao continuada principalmente pela carncia no oferecimento destes. Mas todos so unnimes quanto ao pensamento de que a formao continuada uma forma de aquisio de conhecimento que se reverte numa melhor qualidade do trabalhado desenvolvido. A formao continuada garantida aos professores. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, instituindo a incluso, nos estatutos e planos de carreira do magistrio pblico o aperfeioamento profissional continuado, inclusive em servio na carga horria do professor. Esses horrios, segundo a lei vigente, so reservados para estudos, planejamento e avaliao, com o intuito de propiciar uma formao fundamentada, de acordo com a LDB, na "ntima associao entre teorias e prticas, inclusive mediante a capacitao em servio." Mas infelizmente a realidade dos professores que deveriam ser beneficiados por tal lei bem diferente como foi observado com este estudo. A partir do conhecimento mais aprofundado sobre a realidade na qual tais professoras atuam e seu contato, em maior ou menor grau, com programas de formao continuada, bem como a anlise de suas crenas sobre este assunto sero apresentadas possibilidades de estudos e reflexes sobre suas prticas que auxiliem para que estes profissionais tenham maior contato com programas de formao continuada ou grupos de reflexo relacionados sua prtica profissional dentro de seu prprio contexto de trabalho.

Muitos profissionais alegam que no so oferecidos programas de educao continuada a professores de lnguas da rede pblica e estes no tm a possibilidade de criarem grupos de estudos sobre a prtica de sua disciplina dentro de suas prprias escolas, alegando desde falta de tempo at desinteresse dos prprios colegas em discutir questes ligadas sua prtica de sala de aula. necessrio que os professores tenham momentos nos quais possam refletir sobre suas crenas e sobre sua prtica visando uma melhor qualidade no desenvolvimento de seu trabalho. Atravs de questionrio de investigao sobre a prtica dos professores de lnguas nas escolas pblicas, pretendido observar se os mesmos sentem necessidade e gostariam de participar de programas de educao. Portanto, o objetivo desse artigo traar o perfil desses profissionais a fim de que estratgias possam ser criadas para que os mesmos tenham acesso formao continuada, podendo esta ser desenvolvida dentro de seu prprio contexto de trabalho (instituies de ensino) por outros profissionais, que seriam os chamados professores mentores (Freeman & Johnson,1998) ou at mesmo atravs de grupos de estudo formados dentro da prpria instituio para que os profissionais possam discutir e refletir sobre a prtica docente e seu impacto no processo de ensino aprendizagem, pois tal reflexo, de acordo com Messias e Siqueira (2008) um ato deflagrado na vivncia, na experincia, na ao cotidiana, no encontro com os outros (alunos professores, etc). Metodologia Contexto e participantes Ponte Nova uma cidade situada na Zona da Mata de Minas Gerais, contando cerca de 60 mil habitantes e possui vrias escolas pblicas municipais e estaduais onde trabalham professores da prpria cidade e de outras menores da regio. Inserida nesta realidade, procuro basear este estudo na realidade de duas professoras de lnguas (uma da lngua inglesa e a outra de lngua portuguesa) de uma escola pblica central da cidade que recebe alunos das mais variadas procedncias, oferecendo desde o 6 ano do Ensino Fundamental II at o Ensino Mdio. Ambas possuem dez anos de graduao e uma mdia de quinze anos de efetivo exerccio, tambm possuem a mesma mdia de idade, uma tem 45 anos, a outra 42. A professora de lngua materna selecionada para este estudo possui quinze anos como professora de lngua portuguesa na mesma escola, a professora de lngua inglesa d aulas h doze anos, tambm na mesma escola. Elas se graduaram em

faculdades particulares da cidade de Ponte Nova e os cursos de formao continuada feitos por elas foram tambm realizados na cidade. Considerando-se que os dados investigados se referem formao de professores e como se d a formao continuada dos mesmos com vista a uma viso reflexiva de sua prtica profissional, v-se necessria a aplicao de questionrios que tragam informaes de carter qualitativo para que, a partir da anlise dos dados possamos observar quem so e como estes profissionais desenvolvem seu trabalho em seu respectivo contexto e tambm como relao destes, se que ela existe, com os programas de formao continuada. A escolha feita para a coleta de dados foi de um questionrio aberto, pois como afirma Vieira Abraho (2006, p.222) sobre tal recurso:
Os questionrios construdos em itens abertos tm por objetivo explorar as percepes pessoais, crenas e opinies de informantes. Buscam respostas mais ricas e detalhadas do que aquelas obtidas por meio de questionrios fechados. Diferentemente dos itens fechados ou em escalas, as perguntas abertas requerem tratamento mais sofisticado na anlise dos dados.

O questionrio foi composto por nove questes abertas, no qual as professoras responderiam questes que iam desde seu ano de graduao, passando pelos cursos de formao continuada realizados por elas at a percepo das mesmas sobre a necessidade de faz-los. A coleta de dados feita a partir de questionrios oferece tambm grandes vantagens ao pesquisador, como descreve Vieira Abraho (2006, p. 221) baseada nos estudos de McDonough & McDonough:
[...] muito embora os questionrios sejam trabalhosos para elaborar, apresentam as seguintes vantagens ao pesquisador: o conhecimento que se necessita controlado por perguntas, o que garante preciso e clareza; os questionrios podem ser utilizados em pequena e grande escala; os dados podem ser coletados em diferentes momentos; e os questionrios permitem respostas em diferentes locais.

De posse das respostas dadas pelas professoras, pde-se verificar que mesmo j graduadas h um perodo de tempo considervel, cerca de 10 anos, as mesmas tiveram muito poucas chances de participar de cursos de formao continuada, seja por falta no oferecimento destes pelos rgos competentes, seja pela falta de recursos

financeiros prprios, mas ambas atentaram para o fato de que a realizao de tais cursos de grande importncia para seu aprimoramento profissional. A seguir maiores detalhes sobre o estudo realizado sero dados com a inteno de salientar que, apesar do no oferecimento destes cursos com uma maior peridiocidade, as professoras vm nesses cursos uma possibilidade de aprendizado e apropriao de novas tcnicas e informaes de grande utilidade para o exerccio de sua profisso. A carncia e a necessidade da formao continuada Se levarmos em considerao a situao atual do sistema pblico de ensino em nosso pas nos depararemos com uma situao preocupante: escolas sem recursos financeiros, salas superlotadas, professores mal remunerados, escassez de material didtico, dentre outros problemas. Inseridas neste contexto, as professoras que foram sujeitos de pesquisa neste estudo lidam com todos os problemas expostos acima e outro muito importante que se refere falta de formao continuada, que, se fosse oferecida apresentaria resultados positivos para os professores, pois teriam como refletir sobre sua prtica buscando conhecimento e aperfeioamento profissional como afirma Moita Lopes (1996, p.184): S o envolvimento em sua auto-educao contnua, ao adotar uma atitude de pesquisa em relao ao seu trabalho, pode gerar esta reflexo crtica., o processo de aquisio de conhecimento no deve restringir-se apenas aos cursos de formao de professores em pr-servio (universidades). De acordo com Pimenta (2004):
A formao inicial, por melhor que seja, no d conta de colocar o professor altura de responder, por meio de seu trabalho, s novas necessidades que lhe so exigidas para melhorar a qualidade social da escolarizao.

J que a formao continuada traz benefcios, entre eles, de acordo com Mateus (2002) a autonomia, ou seja, cabe ao professor no s o compromisso de repassar o contedo, mas de constru-lo, aprendendo a aprender. Essa capacidade desenvolve-se medida que a pesquisa algo cotidiano e torna o processo de aprendizagem algo emancipatrio, nesse sentido a pesquisa desenvolve a capacidade de criao, desenvolvimento, interveno e no apenas conhecimento acadmico, sistematizado. Ao analisar as respostas dadas aos questionrios de ambas as professoras, uma de lngua inglesa e outra de lngua portuguesa pode observar alguns pontos

comuns entre ambas, que aqui sero chamadas respectivamente de professora A e professora B. As duas possuem a mesma mdia de tempo de servio, ou seja, cerca de quinze anos lecionando, e a maioria deles na mesma escola. interessante destacar que aps a anlise das respostas das professoras pde-se observar que as duas, apesar de graduadas h dez anos participaram de poucos cursos de formao continuada. PROFESSORA A: Desde que me graduei em 1993, me ps-graduei e desde ento devo ter participado de cerca de uns trs cursos, todos oferecidos pelo Estado, porque a gente no tem acesso a esses cursos e quando a gente fica sabendo eles so caros e com o salrio de professor no d pra pagar. PROFESSORA B: Me formei em 1994 e at hoje nem ps-graduao eu fiz, esses cursos que o governo oferece quase nunca tem e quando tem no acho que ajudam muito a gente a reciclar os conhecimentos. Devo ter feito uns cinco. Baseada nas respostas e tendo conhecimento sobre o tempo destas professoras de servio em sala de aula fica claro que no h oferecimento de cursos de formao continuada para o professor de lnguas, pelo menos no com a periodicidade ideal para que o professor exera a reflexo constante sobre sua prtica pedaggica. Levando em considerao que se trata de duas professoras de uma escola pblica, imagina-se que seria um dos deveres do Estado oferecer cursos de formao continuada objetivando o aumento da auto-estima do professorado, pois segundo Mateus (2002) a noo de formao continuada est atrelada questes mercadolgicas e da vontade do profissional em aprender, aumentar seu nvel de conhecimento. Acredito que consequentemente realizao destes cursos haveria uma melhora na qualidade dos servios prestados pelos professores. Discorrendo sobre as questes financeiras e mercadolgicas nas quais muitas vezes a realizao destes cursos de formao continuada est condicionada, tais como os baixos salrios e o elevado preo dos cursos particulares, pude perceber, de acordo com as respostas dadas questo que trata deste assunto, que a no realizao destes cursos, muitas vezes est atrelada falta de recursos financeiros dos prprios professores, visto que, de acordo com as respostas, o Estado oferece poucas possibilidades de formao continuada, e se os profissionais se interessam em

tais cursos, estes devem ser custeados pelos prprios professores, como podemos perceber nas respostas que se seguem: PROFESSORA A: Eu gostaria de fazer vrios cursos, mas o Estado no oferece e os pagos so caros e fora da cidade. Seria bom se tivessem alguns por aqui. PROFESSORA B: No tenho como pagar esses cursos, ir a seminrios, palestras, porque eles so feitos em outras cidades e so caros, tem hotel e tudo mais [...]. O Estado oferece poucos, mas quando fico sabendo de algum, participo. Outra importante pergunta feita s professoras foi se a realizao de tais cursos importante para seu desenvolvimento profissional, a resposta foi unnime e positiva. As duas professoras, em suas respostas, foram categricas: PROFESSORA A: Sem dvida nenhuma. Quando a gente faz cursos, entra em contato com informaes novas, novos jeitos de ensinar parece que a gente entra na sala com mais vontade de ensinar, parece que a gente se sente mais segura. Nosso conhecimento aumenta e os alunos s saem ganhando. PROFESSORA B: Gostaria de sempre fazer cursos. A gente quando faz algum curso sempre aprende alguma coisa. A gente encontra outros professores, troca ideias, acaba aprendendo com eles, e, s vezes conhece algum material novo. Mas acho muito bom. Acho que devia ter mais. As respostas apresentadas acima servem para que mais uma vez possamos reafirmar o quo importante a formao continuada para os professores da rede pblica, pois no os falta vontade e interesse em buscar aperfeioamento, o que acontece que as oportunidades surgem esporadicamente e isso faz com que os professores se sintam estagnados. Outra pergunta que deve ser pontuada aqui a que se refere necessidade de haver programas e/ou cursos de formao continuada para os professores de lnguas. Novamente as duas professores foram enfticas ao responder positivamente questo. Ratificaram minha concepo de que tanto a capacidade de reflexo crtica quanto a melhoria na qualidade das aulas seriam passveis de acontecer.

O que fazer ento para que esses professores possam ter acesso a programas de formao continuada ou mesmo tenham a possibilidade de troca de informaes e experincias, visando a uma reflexo crtica sobre sua prtica pedaggica? Acredito, de acordo com a anlise dos questionrios, que devido questes principalmente de ordem financeira e a no oferta de tais cursos pelo Estado fazem com que professores se sintam desmotivados a repensarem suas prticas conhecimentos. De acordo com Freeman e Johnson (1998), seria muito importante que fosse criado um panorama de formao de professores embasado na prtica do professor aliada a seus valores e percepes enquanto profissionais. A partir dessa percepo de formao inserida no contexto proponho que sejam criados grupos de estudo dentro das prprias escolas para os professores de lnguas. Com a implantao de tais grupos, que seriam coordenados pelo chamado professor mentor (Freeman e Johnson, 1998), os professores trocariam experincias com objetivo de enriquecer sua prtica, exporiam suas prticas que obtiveram bons resultados, bem como expor aquelas que por motivos diversos no foram positivas, alm de pesquisarem mtodos alternativos de melhoria de seu desenvolvimento profissional. Os encontros ocorreriam nos momentos destinados a esse fim (tais momentos existem, mas infelizmente no so aproveitados para tal, pois destina-se muito tempo em consideraes sobre assuntos apenas administrativos), que variam de duas a quatro horas por semana. Acredito que com tal periodicidade, esse momento de reflexo seria muito positivo, porque constantemente os professores estariam em contato uns com os outros (re) aprendendo com base nas prprias experincias vivenciada, dentro de seu prprio contexto de trabalho, ou seja, a escola. Consideraes finais Com relao ao estudo realizado com as professoras A e B, pude perceber com clareza que o Estado no tem como hbito o oferecimento de cursos de formao continuada para professores de lnguas da escola pblica, mesmo o oferecimento destes sendo garantido por lei, a LDB 9394/96 j mencionada anteriormente. Portanto, os professores desse segmento tm possibilidades escassas de reciclar seus conhecimentos e mesmo a reflexo sobre suas prticas fica prejudicada. grande a quantidade de cursos pagos oferecidos para professores de lnguas por universidades particulares, centros de estudos educacionais e outros, mas levando-se isso em considerao algumas problemticas surge: primeiramente a de que tais cursos tm um custo quase sempre elevado e a falta de recursos financeiros os e seus

para a realizao destes. Essa realidade, infelizmente, a que muitos professores de escolas pblicas enfrentam, pois so mal remunerados, o que impossibilita, entre outras coisas, a realizao de cursos de formao continuada custeados pelos prprios profissionais. Mesmo neste contexto de carncia de cursos de formao continuada, e de acordo com o que pude observar ao analisar as respostas das professoras, esses profissionais sentem a necessidade de (re) aprender, ressignificar seus conhecimentos, reavaliar suas prticas em sala, enfim, refletir sobre o modo como eles vm desenvolvendo seu trabalho. Acredito que se h vontade e disponibilidade dos professores em dedicarem seu tempo a pesquisar e a refletir sobre formas de melhorar a qualidade do ensino e consequentemente a aprendizagem dos alunos h a um ganho muito grande. As escolas pblicas de Minas Gerais dispem de algumas horas que devem ser revertidas em momentos de estudos e reunies para que os professores possam conversar e trocar ideias, mas como a cobrana e o cumprimento rigoroso de tais horas inexiste na escola onde as professoras pesquisadas atuam, fica difcil para elas se organizarem e desenvolver as aes pretendidas. Mesmo com todos os entraves elas ainda assim se encontram dispostas a utilizarem tais horas para um estudo que possa ser desenvolvido com seriedade, empenho e afinco. Baseada em tudo que foi colocado sugeri que tais encontros sejam realizados nas horas destinadas s reunies que esses encontros aconteam sob a superviso de um professor mentor (Freeman e Johnson, 1998) que tenha, assim como todos os profissionais envolvidos, o compromisso de dar continuidade s discusses e reflexes que surgirem durante esse perodo, que segundo foi observado, pode e deve ser melhor utilizado. Tal ao seria extremamente benfica, pois as reunies aconteceriam dentro do prprio contexto escolar (espao fsico), seria colocada em prtica pelos prprios professores e resultaria em profissionais reflexivos, mais seguros sobre sua prtica e desenvolvendo um trabalho de melhor qualidade. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARCELOS, A. M. F. Reflexes acerca da mudana de crenas sobre ensino e aprendizagem de lnguas. Revista Brasileira de Lingstica Aplicada, v. 7, p. 109 138, 2007.

____________________. Metodologia de pesquisa das crenas sobre aprendizagem de lnguas: estado da arte. IN: Revista brasileira de Lingstica Aplicada. V. 1., n. 1. Belo Horizonte: Alab, 2001. FREEMAN, Donald; JOHNSON, Karen E. Reconceptualizing the Knowledge-Base of Language Teacher Education. TESOL Quarterly, v. 32, n. 3, p397-417 Aut 1998. LIBNEO, J. C. Reflexividade e formao de professores: outra oscilao do pensamento pedaggico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. & GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. So Paulo: Cortez, 2002, p. 53-79. MATEUS E. F. Educao contempornea e o desafio da formao continuada. In: GIMENEZ, T. (org.). Trajetrias na formao de professores de lnguas. Londrina: EDUEL, 2002, p. 3-14. MOITA LOPES, L.P. (A formao terico-crtica do professor de lnguas: o professorpesquisador, p.179-190). In: MOITA LOPES, L.P. Oficina de lingustica aplicada. Campinas; SP: Mercado de Letras,1996. PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S.L. Estgio e Docncia. So Paulo: Cortes, 2004, p.88-92. SIQUEIRA, R. A. R. & MESSIAS, R. A. L. Reflexo e aes na formao e atuao do professor de lngua portuguesa: o dilogo como condio de autoria na prtica educativa. Linguagem e ensino, v. 11, n. 2, p. 377-392, 2008.

10

ANEXO
Questionrio de investigao A carncia de formao continuada para professores de lnguas das escolas pblicas de Ponte Nova MG Questo 01 H quanto tempo voc se graduou? Questo 02 H quanto tempo leciona na rede pblica de ensino? Questo 03 Durante seu tempo de exerccio da profisso, de quantos cursos de formao continuada voltados para sua disciplina voc participou? Questo 04 Dos cursos participados, quantos deles foram custeados com recursos prprios? Quantos pagos pelo governo? Questo 05 Os cursos feitos foram oferecidos na prpria cidade ou houve necessidade de deslocamento? Questo 06 Para voc qual a importncia da realizao de tais cursos para seu desenvolvimento profissional? Questo 07 Com que periodicidade voc faz algum curso de formao continuada? Por qu? Questo 08 Gostaria de faz-los com frequncia? Justifique-se. Questo 09 Atualmente voc est fazendo ou deseja fazer algum curso de formao continuada em sua rea de atuao? Por qu?

11

You might also like