You are on page 1of 11

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania INTRODUO Este trabalho visa apresentar trs movimentos ou trs reflexes

a partir da experincia de entrevistar o Pe. Haroldo Rahm, conhecer a pastoral da sobriedade, relacionar essa entrevista com os conceitos do Reino de Deus e aplicar o que se pode aproveitar dessas reflexes para a nossa prxis crist em nossas comunidades locais e em uma ao concreta e redentiva nos locais onde esto inseridas.

1.

A PASTORAL DA SOBRIEDADE

Padre Haroldo Rahm

Nasceu em 22 de fevereiro de 1919 em Tyler, Estado do Texas nos EUA. Graduado em Teologia no Saint Marys College, Saint Louis em 1951, em Filosofia no Spring Hill College, Alabama em 1943, em Artes na Loyola University, New Orleans, LA em 1940, tornou-se padre Jesuta, naturalizado brasileiro cujo lema fazer a vontade da Divina Majestade, sob proteo da Virgem de Guadalupe e seguindo os ensinamentos de Santo Incio de Loyola.

No Brasil desde 1965, naturalizou-se brasileiro em 1986. J ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prmios e at hoje ministra o curso de Yoga Crist e apresenta um Programa de TV na Rede Vida de Televiso. Em 1964 chegou ao Brasil e veio para Campinas. Ele criou a Instituio Pe. Haroldo Rahm1 (APOT - Associao Promocional Orao e Trabalho) que referncia no tratamento e preveno da drogadico de jovens, adultos e crianas, homens e mulheres e ainda atua trabalhando com crianas e adolescentes em situao de risco. Essa associao foi reconhecida em Nova York na 23 Conferncia da WFTC como uma das trs melhores Comunidades Teraputicas do Mundo recebendo o Prmio Harry Scholl Award.

Para mais informaes de como surgiu esta instituio: http://www.padreharoldo.org.br/site/secao.asp?i=10

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania O Pe. Haroldo Rahm fundou a Pastoral da Sobriedade uma ao concreta da Igreja catlica que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida (www.sobriedade.org.br). A Pastoral da Sobriedade a ao concreta da Igreja na Preveno e Recuperao da Dependncia Qumica.

uma rede de ao pastoral que busca a integrao entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Teraputicas, Casas de Recuperao para, atravs da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excludos, propondo uma mudana de vida atravs da converso. Pastoral uma atuao especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. uma resposta da Igreja a uma problemtica social.

Considerando que 25% da populao brasileira est, direta ou indiretamente, ligada ao fenmeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em mdia, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da famlia e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

O Amor-Exigente Em 1984 o Pe. Haroldo Implantou o Movimento Amor Exigente, adaptao ao Brasil do Movimento Tough Love dos Estados Unidos e que hoje est presente em todo Brasil, Argentina, Uruguay, trabalhando pela preveno e apoio s famlias (www.amorexigente.org.br). um programa de auto e mtua ajuda que desenvolve preceitos para a organizao da famlia, que so praticados por meio dos 12 Princpios Bsicos e ticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mtuaajuda que atravs de seus voluntrios, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. H 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientao aos familiares de dependentes qumicos. O Programa eficaz estendeu-se tambm ao trabalho com Preveno, passando a atuar como um movimento de proteo social 2

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania Amor-Exigente, pois desestimular a experimentao, o uso ou abuso de tabaco, do lcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulnerveis, expostos violncia, ao crime, aos acidentes de trnsito e corrupo em todas as suas formas so tambm propostas do Amor-Exigente.

Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntrios, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reunies, cursos e palestras. So 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, alm de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

2.

A TEOLOGIA DO REINO DE DEUS O propsito deste trabalho , ento, relacionar os trabalhos feitos por Haroldo

Rahm e a Pastoral da Sobriedade com os propsitos maiores do Reino de Deus, o projeto de vida de Deus para a histria. Entendemos, em primeiro lugar, a importncia de resgatar uma genuna teologia a respeito do Reino, que julgam alguns telogos ser o corda condutora de toda teologia do Antigo e Novo Testamentos 2, como Pannenberg salienta:
O tema do Reino de Deus precisa ser recuperado como uma chave para toda a teologia crist. O reino de Deus o Reino do futuro instaurado por Deus mesmo. Mas o domnio de Deus no est restrito apenas ao futuro. O 3 futuro e o presente so entrelaados e inseparveis na pregao de Jesus .

Outro aspecto a salientar deste projeto de Deus para a histria o seu carter Teocntrico, ou seja, Deus o autor da misso, como afirma bem Hoekema:
O reino de Deus deve ser entendido como o Reinado dinamicamente ativo de Deus na histria humana atravs de Jesus Cristo, cujo propsito a redeno do povo de Deus do pecado e de poderes demonacos, e o estabelecimento final dos novos cus e nova terra. O reino no deve ser entendido como apenas a salvao de certos indivduos ou mesmo como o reino de Deus no corao de seu povo; no significa nada menos que o reino de Deus sobre todo o seu universo criado 4.

Uma obra de consulta que sustenta esta perspectiva : GRONINGEN, Gerard Van. Criao e consumao; o reino, a aliana e o mediador, v. 1-3. So Paulo, Cultura Crist, 2002. 3 PANNENBERG, Wolfhart. Teologia Sistemtica. v. 3. Santo Andr, Academia Crist/Paulus, 2009, p. 58. 4 HOEKEMA, Anthony. A Bblia e o futuro. So Paulo, Cultura Crist, 2001, p. 65.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania O telogo Franklin Ferreira nos diz com clareza que o reino de Deus envolve tanto seu cumprimento na histria como sua consumao ao fim da histria 5. um processo que j comeou, mas ainda no obteve seu pice. Toda a vida crist vivida luz da tenso entre o que j somos em Cristo e o que esperamos ser. Por isso, concordamos com George Ladd: a mensagem de Jesus que, na sua prpria pessoa e misso, Deus entrou na histria humana e triunfou sobre o mal, muito embora a libertao final venha a ocorrer somente na consumao dos tempos 6. Porm, o fato de o Reino ser algo implantado por Cristo no presente e por ele concludo no futuro, isso no nos omite da misso que ele nos confiou, Hoekema nos ajuda novamente para esta questo: aquele que cr em Jesus Cristo, portanto, faz parte do reino no tempo presente, desfruta de suas bnos e compartilha de suas responsabilidades7. Outro fato que precisamos atentar o alcance-limite da nossa resposta inaugurao e consumao do Reino pelo Rei Jesus Cristo. Isso determina at onde podemos ir para que no haja dentro de ns sentimentos utpicos ou inalcanveis e muito menos uma omisso da misso que devemos realizar, como Bosch nos ensina:
O Reino de Deus a expresso da autoridade solcita de Deus sobre a totalidade da vida. [...] Ns sabemos que nossa misso no vai introduzir o reinado de Deus. Tambm Jesus no o fez. Ele inaugurou o reino, mas no o levou consumao. semelhana dele, somos chamados para erigir sinais do reinado ltimo de Deus no mais que isso, mas certamente no menos 8.

O nosso empenho na expanso do Reino de Deus envolve todas as dimenses da vida. Baseado nesse pensamento o telogo Fred Klooster ilustra a relao do reino, igreja e sociedade compondo os seguintes elementos:
1. 2. 3. 4.
5

Casamento e famlia. Aliana da Graa. Escola Crist, educao geral. Igreja no N.T.

FERREIRA, Franklin; MYATT, Alan. Teologia Sistemtica; uma anlise histrica, bblica e apologtica para o contexto atual. So Paulo, Vida Nova, 2007, p. 1013-1045. 6 LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. So Paulo, Hagnos, 2003. p. 83-98. 7 HOEKEMA, 2001, p. 25. 8 BOSCH, David. Misso Transformadora; mudanas de paradigma na teologia da misso. So Leopoldo, Sinodal, 2002.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania


5. Estado, estando relacionado com todas as outras. 6. Outras esferas do reino: trabalho, negcios, poltica, artes, etc. 7. O Reino de Deus no futuro9.

Entendendo nossas limitaes quanto ao trabalho a ser realizado convm citar uma das reas que tem a ver com o trabalho da Pastoral da Sobriedade, que no caso a justia social para com os menos favorecidos, e a busca por reintegrar pessoas s suas famlias, comunidades e participao ativa na sociedade. Joachim Jeremias diz que esse um dos aspectos peculiares do Reino:
O Reinado de Deus no um conceito espacial nem esttico, mas um conceito dinmico. Significa a soberania real de Deus em ao, primeiramente como oposta soberania real humana, mas tambm a seguir como oposta a toda soberania no cu e na terra. Sua marca principal que Deus est realizando o ideal da justia social, sempre ansiado, mas nunca 10 cumprido na terra .

Porm, a tarefa de expandir o Reino de Deus para o cosmos no algo apenas social, no sentido de ser um servio concreto, porm, um trabalho de proclamao da vitria de Jesus Cristo na cruz, morrendo a nossa morte e ressuscitando para ressuscitar nossa dimenso espiritual para a glria de Deus. Padilla comenta sobre esta dupla misso de proclamao e ao social: Os cristos so chamados a manifestarem o reino de Deus aqui e agora, tanto atravs daquilo que eles fazem, como atravs do que eles proclamam. A misso dos cristos a manifestao histrica do poder do Esprito Santo, por meio da palavra e da ao 11. Padilla em outro livro relaciona a misso de proclamao do Reino baseado na conhecida Grande Comisso, na qual apresenta o seu conceito de proclamao integral, como segue:
A grande comisso um chamado que o Senhor ressurreto faz igreja para que ela se dedique a formar homens e mulheres que reconheam seu senhorio universal, se integrem ao povo de Deus e executem o mandato de Jesus, que inclui todos os aspectos da vida humana 12.

KLOOSTER, Fred. Aliana, Igreja e reino no Novo Testamento. In: Vox Scripturae, v.5, n.1, mar. 1995. p. 29-41 10 JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento; a pregao de Jesus. So Paulo, Hagnos, 2008, p. 162. 11 PADILLA, C. Ren. Misso integral; ensaios sobre o reino e a igreja. So Paulo, FTL-B & Temtica, 1992, p. 206-208. 12 PADILLA, C. Ren. O Que Misso Integral. Viosa, MG: Editora Ultimato. 2009. p. 34.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania Um ltimo aspecto que julgamos importante na construo de uma teologia do Reino a necessria diferenciao de Reino e Igreja. Ridderbos diz: no podemos confundir a Igreja com o Reino: o reino a totalidade da atividade redentora de Deus, em Cristo, neste mundo, e a igreja a assembleia daqueles que pertencem a Jesus Cristo13. Acreditamos como vimos na relao de Klooster que a Igreja est dentro do Reino, no sendo, ento a mesma coisa. Neste caso o reino entra na vida das pessoas ainda que elas no entrem na igreja. Isso nos afugenta do engano do proselitismo, que traduzindo em poucas palavras seria: fazer misso para trazer pessoas para uma comunidade-templo-local. Acreditamos que o trabalho da Pastoral da Sobriedade um sinal da expanso do Reino de Deus na histria. O trabalho v o ser humano como um ser integral; cria possibilidades de proclamao verbal do evangelho de Jesus Cristo, trabalha para a renovao da dignidade dos marginalizados; trabalha para que o projeto existencial de Deus invada as pessoas e no apenas que as pessoas retornem para a comunidade eclesistica. Alm de tudo isso que falamos, uma instituio que depende da ao de Deus para a concretude de seus propsitos. Nas palavras do prprio Pe. Haroldo Rahm que humildemente nos disse em sua entrevista: at hoje no sei de onde vieram os recursos para esta obra.

3.

APLICAO PARA AS NOSSAS REALIDADES A partir do que dissemos sobre a teologia do Reino de Deus e sua relao

com a Pastoral da Sobriedade convm agora fazermos aplicaes para a nossa realidade de seminaristas, enquanto trabalhamos em nossas comunidades, bem como elaborando projetos para a redeno de nossas cidades e etc. Implicaes Relacionamos as implicaes de tudo o que aqui foi feito em 6 tpicos:

13

RIDDERBOS, Herman. Reino de Deus, reino dos Cus. In: J.D. Douglas (ed.), Novo Dicionrio da Bblia. So Paulo, Vida Nova, 2003, p. 1383-1387.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania a) A misso da cura teraputica Essa foi uma das perguntas que fizemos ao Pe. Haroldo: qual a maior dificuldade que o senhor encontra no trabalho da pastoral? e por incrvel que parea a resposta dele foi: fazer as pessoas se tornarem sbrias. Diante dessa realidade ns como comunidade devemos nos sensibilizar com as pessoas em nossa comunidade e fora dela que tm problemas com lcool ou dependncia qumica em geral. Isso vai depender do local onde sua igreja est localizada. No entanto, esta ao se aplica para prostituio, corrupo, famlia, fome, pobreza, idosos, crianas abandonadas que rondam as realidades de grandes ou pequenos centros urbanos.

b)

A misso da igreja para com os marginalizados A Igreja tem uma responsabilidade a mais com os menos favorecidos, no

porque s eles precisam de Deus, mais porque so mais afetados pelo pecado social. Lemos no Antigo Testamento, principalmente em Deuteronmio 15 a preocupao de Deus com o pobre, o rfo, a viva e o estrangeiro, as pessoas que tinham menor apoio social naquela realidade. Esta tambm deve ser a nossa preocupao nos dias atuais, ser a voz dos sem vozes, como diz o provrbio (Pv. 31.16). Isso evidente no ministrio de Jesus quando Jesus entra em uma sinagoga e afirma que cumpriu a mensagem de Isaas que em Lucas 4.18,19 diz: o Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitvel do Senhor. Assim, no estamos valorizando um grupo de necessidades em detrimento de outras, apenas atendendo a um mandamento urgente nossa volta.

c)

Restaurao dos seres humanos Tudo o que fazemos para a expanso desta nova realidade de vida, o reino,

e no para a comunidade local, de certa forma. Uma igreja que concebe misso em 7

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania termos de proselitismo est fadada ao fracasso em ser sal e luz do mundo como Jesus nos outorgou. Isso espalhar as boas novas na viso do missilogo Andrew Kirk: espalhar as boas novas dizer que, em Jesus Cristo, Deus est estabelecendo uma nova ordem, uma nova forma de ser humanidade e chamando as pessoas a renunciar todas as alternativas, abraando essa realidade14. Como foi citado acima o reino entra na vida das pessoas ainda que elas no entrem na igreja. Pregamos, levamos a cura para os necessitados, faremos o que pudermos diante da nossa limitao mesmo que as pessoas continuem fora dos nossos ambientes de culto.

d)

Dependncia de Deus. Este trabalho reenfatiza a nossa total dependncia da ao de Deus. Ele

inaugura o Reino e Ele o revelar plenamente. Ele quem cuida de seu reino, somos apenas seus servos cooperadores. O Instituto Pe. Haroldo Rahm uma das 3 melhores comunidades teraputicas do mundo. Tudo porque (segundo ele) ele decidiu ouvir o que Deus colocou em seu corao, e assim, comear. Ele no sabia como, nem o que faria, mas quis comear, quis tentar mudar a realidade dos dependentes qumicos, e Deus, com certeza, age e sustenta esta maravilhosa obra. Afinal, concordamos com Paulo que Deus quem efetua tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade15. Ou como diz o Salmo 127.1-2:
Se o SENHOR no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam; se o SENHOR no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. Intil vos ser levantar de madrugada, repousar tarde, comer o po que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o d enquanto dormem.

e)

Parcerias. Perguntamos ao Pe. Haroldo se ele tinha algum tipo de parceria com

protestantes em seu trabalho e ele afirmou que sim, alis, que gostava muito dos presbiterianos. Fazemos esta aplicao sobre parcerias no apenas em seu vis
14 15

KIRK, Andrew. O que misso; teologia bblica de misso. Londrina, Descoberta, 2006, p. 92. Fp. 2.13.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania ecumnico (entre cristos), mas tambm poltico. A obra da pastoral tambm sustentada por dinheiro da prefeitura e do Estado, alm de empresas e outras instituies, mostrando como possvel ter um trabalho significativo valendo-se de parcerias para que o Reino se torne evidente em nosso contexto, pois cremos que Deus age no mundo e no apenas na Igreja. Padilla cita o mrtir Bonhoeffer para afirmar que a Igreja deve estar em parceria com o Estado para uma melhor sinalizao do reino, Bonhoeffer assevera:
O reino de Deus em nosso mundo no outra coisa seno a dualidade entre Igreja e Estado. Ambos se acham necessariamente relacionados. Nenhum dos dois existe somente para si. O ministrio da Igreja dar testemunho da ressurreio de Jesus Cristo medida que ela supera a solido do homem com o milagre da confisso e do perdo. O ministrio do Estado, por outro lado, reconhecer e preservar a ordem da manuteno da vida medida que ele se sabe responsvel por guardar este mundo de seu desgarramento e de converter sua autoridade em garantia contra a aniquilao da vida16.

f)

Motivaes bblicas. Perguntamos tambm ao Pe. Haroldo qual era a sua motivao bblica para o

trabalho. Entre as suas respostas ouvimos sobre a compaixo que Jesus tinha e etc., mas o que mais chamou nossa ateno foi a citao de Efsios 5.18-21:
E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito, falando entre vs com salmos, entoando e louvando de corao ao Senhor com hinos e cnticos espirituais, dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Entendemos que nossa misso deve estar sempre conectada com a Bblia em primeiro lugar como nosso norte de reflexo sobre o que deve ser feito e em seguida uma leitura contextual de nosso tempo para entendermos como Deus quer que sua Igreja responda.

16

PADILLA, C. Ren. O que misso integral, 2009, p. 72.

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania CONCLUSO

Este trabalho como afirmamos na introduo visa apresentar trs movimentos a partir da experincia de entrevistar o Pe. Haroldo Rahm, conhecer a pastoral da sobriedade, relacionar essa entrevista com os conceitos do Reino de Deus e aplicar o que se pode aproveitar dessas reflexes para a nossa prxis crist em nossas comunidades locais e em uma ao concreta e redentiva nos locais onde esto inseridas.

Esperamos que nossas reflexes no sejam palavras jogadas ao vento, pois cremos que esta experincia prtica da misso crist nos levou a repensar como temos sido Igreja para o mundo. Com certeza, aprendemos mais do que imaginvamos com os nossos irmos catlicos. Entendemos que para realizar grandes obras precisamos de pequenas atitudes de amor, mesmo que sem grandes alvos, crendo que Deus em sua Soberania agir redentivamente para com a sua criao.

Terminamos este trabalho parafraseando as palavras de Jesus escritas por Joo no livro de Apocalipse17: Certamente venho sem demora, estamos esperando o Teu Reino eterno se concretizar para sempre no Universo, vem Senhor Jesus!.

17

Ap. 21.20.

10

A Pastoral da Sobriedade e o Reino de Deus Trabalho de Capelania Referncias Bibliogrficas:

BOSCH, David. Misso Transformadora; mudanas de paradigma na teologia da misso. So Leopoldo, Sinodal, 2002. FERREIRA, Franklin; MYATT, Alan. Teologia Sistemtica; uma anlise histrica, bblica e apologtica para o contexto atual. So Paulo, Vida Nova, 2007, p. 10131045. GRONINGEN, Gerard Van. Criao e consumao; o reino, a aliana e o mediador, v. 1-3. So Paulo, Cultura Crist, 2002. HOEKEMA, Anthony. A Bblia e o futuro. So Paulo, Cultura Crist, 2001. JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento; a pregao de Jesus. So Paulo, Hagnos, 2008. KIRK, Andrew. O que Misso; teologia bblica de misso. Londrina, Descoberta, 2006, p. 92. KLOOSTER, Fred. Aliana, Igreja e reino no Novo Testamento. In: Vox Scripturae, v.5, n.1, mar. 1995. p. 29-41. LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. So Paulo, Hagnos, 2003. p. 83-98. PADILLA, C. Ren. Misso integral; ensaios sobre o reino e a igreja. So Paulo, FTL-B & Temtica, 1992. _______. O Que Misso Integral. Viosa, MG: Editora Ultimato. 2009. p. 65 PANNENBERG, Wolfhart. Teologia Sistemtica. v. 3. Santo Andr, Academia Crist/Paulus, 2009, p. 58-85. __________. Theology and the kingdom of God. Philadelphia, Westminster & John Knox Press, 1969. RIDDERBOS, Herman. Reino de Deus, reino dos Cus. In: J.D. Douglas (ed.), Novo Dicionrio da Bblia. So Paulo, Vida Nova, 2003, p. 1383-1387. 11

You might also like