You are on page 1of 3

63

ISSN 1517-5030 Colombo, PR Novembro, 2001

Foto Alvaro F. dos Santos

FIGURA 1. Sintomas da antracnose

As doenas da Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth): Antracnose e Podrido da Medula

FIGURA 2. Sintoma reflexo: murchamento e a seca das folhas (A); B podrido da medula (B).

lvaro Figueredo dos Santos1 Dauri Jos Tesmann2 Joo Batista Vida2 William M. C. Nunes2

Nas regies produtoras tradicionais do Brasil e da Costa Rica, a pupunheira atacada por vrios patgenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro at os plantios adultos. Dentre os patgenos que ocorrem na pupunheira, encontram-se os fungos Colletotrichum gloesporioides, Bipolaris bicolor, Curvularia eragrostides, Pestalotiopsis sp., Dreschlera incurvata, Phomopsis sp. e Alternaria sp. que causam manchas foliares, principalmente em plantas com estresse hdrico ou deficincia nutricional. Pela semelhana, os sintomas so confundveis e o diagnstico deve ser complementado por observao dos conidiforos e condios dos patgenos ao microscpio. Gasparotto & Garcia, constataram correlaes significativas (p < 0,01) entre a severidade das doenas causadas por alguns desses patgenos com a altura, o dimetro do estipe e o nmero de folhas afetadas, isto , nas plantas mais vigorosas a incidncia das doenas foi menor. A bactria Erwinia sp. e os fungos Fusarium spp. e Phytophthora palmivora atacam o caule das plantas adultas e o coleto das plantas enviveiradas, causando podrido, seca das folhas e morte sbita das plantas. A maioria dos problemas fitossanitrios em pupunheiras no Brasil tm sido espordicos e de ocorrncia restrita
1 2

alguns plantios e, de modo geral, estimulados por condies adversas. Alguns desses estresses so; perodos secos coincindindo com o transplante; m drenagem do solo e deficincias nutricionais das plantas.

No Estado do Paran a cultura da pupunha est em expanso nas regies do Litoral, Alto Ribeira, Noroeste e Oeste, constituindo-se numa importante alternativa agroecolgica para a diversificao e de fonte de renda para sistemas de produo dessas regies. Para o desenvolvimento desta cultura alternativa, torna-se importante o acompanhamento de quaisquer fatores limitantes, dentre estes as doenas. Embora seja de introduo recente e cultivada at agora em reas ainda pouco extensas e isoladas, no h relatos de problemas fitossanitrios relevantes. O problema mais freqente, a ocorrncia de manchas foliares, causando danos principalmente nas fases de desenvolvimento das mudas em viveiros e nos primeiros seis meses aps o transplante das mudas para o campo. Na regio noroeste do Paran, pulverizaes preventivas com fungicidas tm sido empregadas com freqncia por viveiristas e produtores,

Engenheiro-agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas, alvaro@cnpf.embrapa.br. Engenheiro-agrnomo, Doutores, Professores da Universidade Estadual de Maring - PR.

As doenas da Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth): Antracnose e Podrido da Medula

em anos em que ocorre excesso de chuvas no inverno e primavera, acompanhada de temperaturas amenas. Portanto, o levantamento sistemtico da ocorrncia destas e de outras doenas da cultura da pupunha, nas diferentes regies produtoras do estado do Paran, importante para subsidiar aes de pesquisa sobre a epidemiologia e o manejo destas doenas. A contnua solicitao de informaes por parte de produtores e de empresas sobre a diagnose e o controle de doenas, motivou a elaborao desta publicao mais especfica para o Estado do Paran. Ela tem como objetivo auxiliar no melhor conhecimento da antracnose e da podrido da medula, doenas que atualmente ocorrem com maior freqncia.

escura. Em plantas com um a trs anos, causa queimaduras e secamento das folhas novas.

Estratgias de Controle

As medidas empregadas para o controle de doenas em viveiros podem ser agrupadas em duas categorias: Cultural: como medidas profilticas so recomendadas propiciar condies de irrigao e adubao adequadas, sem excesso e/ou falta; nos viveiros, remover as folhas ou plantas doentes e queimar. Qumico: alguns autores recomendam o uso de fungicidas.

Antracnose Colletotrichum gloesporioides Penz


A antracnose ocorre nas as reas produtoras do estado do Paran e do Brasil, tanto em viveiros de produo de mudas como em plantios definitivos. A antracnose tem sido a principal doena do Estado. A ocorrncia de antracnose tem sido mais severa em mudas em formao em viveiros e tambm nos plantios com at seis a oito meses. Nessa fase, fatores abiticos como o vento frio, substratos inapropriados, a falta de gua e da correta fertilizao do solo, parecem predispor as mudas doena. Em plantas de um a trs anos de idade, o ataque mais severo nos fololos da base da segunda ou da terceira folha e nos bordos da bainha. As leses provocadas por C. gloeosporioides servem como porta de entrada para patgenos secundrios e, com isso, agravam o quadro sintomatolgico da doena. C. gloesporioides apresenta uma vasta gama de hospedeiros, destacando-se, entre eles, a mangueira, o mamoeiro, a seringueira, o citros e o cajueiro, causando manchas foliares, podrides em frutos e necroses em ramos. Em condies de viveiro, as plntulas de pupunha estressadas so as mais afetadas pela doena. O patgeno pode sobreviver em restos orgnicos, onde esporula nos perodos quentes e midos.

Podrido da medula Fusarium spp.


A podrido da medula pode ser causada pela bactria Erwinia chrysanthemi ou pelos fungos Phytophthora palmivora e Fusarium spp., embora at o momento tenha sido encontrado no Estado do Paran apenas o ltimo agente causal.

Sintomas

O ataque de Fusarium caracteriza-se pela podrido da medula ou corao do palmito. Como sintoma reflexo, provoca a clorose, o murchamento e a seca das folhas, devido a podrido da base, a qual se estende medula e a todo o palmito, que fica com colorao pardo-escura (Figuras 2A e 2B). Pelo lado interno da bainha das folhas pode-se observar um mofo branco, constitudo pelo miclio de Fusarium spp., que disseminado pela chuva, pelo vento e por insetos. Os sintomas de Phytophthora assemelham-se ao quadro sintomatolgico descrito anteriormente. Para o caso de E. chrisanthemi, a bactria pode aproveitar como porta de entrada as leses causadas pelo fungo causador da antracnose, C. gloesporioides. Quando o ataque for somente da bactria, ocorre um amarelecimento ou murchamento na terceira ou quarta folha, de cima para baixo (folha denominada como flecha), devido a podrido da base foliar, acompanhado de mau cheiro e desintegrao do tecido.

Estratgias de Controle

Sintomas

A antracnose afeta as folhas das plantas mais jovens, caracterizando-se por manchas arredondadas e deprimidas, de colorao marrom (Figura 1), com anis concntricos onde aparecem as estruturas do fungo de cor

Como medida de controle da podrido da medula, causada por Fusarium, recomenda-se: propiciar condies de irrigao e adubao adequadas, sem excessos ou falta; remover as plantas doentes e queimar.

As doenas da Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth): Antracnose e Podrido da Medula

Literatura Citada
GASPAROTTO, L; GARCIA, M. Aspectos fitossanitrios no cultivo da pupunheira: situao atual e riscos futuros. In: SEMINRIO DO AGRONEGCIO PALMITO DE PUPUNHA NA AMAZNIA, 1.,1999, Porto Velho. Anais. Porto Velho: (EMBRAPA-CPAF Rondnia, 1999. p. 72-74. (EMBRAPA-CPAF RONDONIA. Documentos , 41).

Comunicado Tcnico, 63

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira km 111 - CP 319 Fone: (0**41) 666-1313 Fax: (0**41) 666-1276 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2001): conforme demanda

Comit de publicaes

Expediente

Presid ente: Moacir Jos Sales Medrado Secretrio-Executivo: Guiomar M. Braguinia Membros: Antnio Carlos de S. Medeiros, Edilson B. de Oliveira, Erich G. Schaitza, Honorino R.Rodigheri, Jarbas Y.Shimizu, Jos A. Sturion, Patricia P. de Mattos, Srgio Ahrens, Susete do Rocio C. Penteado Supervisor editorial: Moacir Jos Sales Medrado Reviso de texto: Elly Claire Jansson Lopes Tratamento das ilustraes: Cleide Fernandes Editorao eletrnica: Cleide Fernandes

You might also like