You are on page 1of 12

GUIA TDT

PREPARE-SE PARA A tElEviSo digitAl tERREStRE SAibA o quE fAzER!

MENSAGEM DO PRESIDENTE
Num momento crucial para a modernizao tecnolgica de Portugal, com grande empenho que o(a) alerto para a necessidade imperiosa de participar no processo de migrao para este novo meio de transmisso televisiva, que vai levar a casa de todos os cidados, sem excepo, a televiso de elevada qualidade que substitui a velha televiso analgica. Mais do que um simples salto tecnolgico, a televiso digital terrestre (TDT) representa um salto qualitativo, garantindo melhores condies de som e imagem, para alm de novas funcionalidades, a quem s recebe os quatro canais nacionais - RTP1, RTP2, SIC e TVI. No caso das Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, recordo que actualmente apenas so recebidos de forma gratuita, por via terrestre, dois canais a RTP1 e a RTP Aores ou a RTP Madeira, respectivamente. Com a TDT, os residentes nestas Regies Autnomas vo passar a aceder aos cincos canais os quatro nacionais e o regional. Estando esta nova rede j implementada no territrio nacional, cabe a cada um participar neste processo de transio do analgico para o digital, garantindo que todos continuam a ver televiso, agora com melhor qualidade e outras funcionalidades no disponveis anteriormente. Passar para a TDT fcil! O Guia que tem em mos vai ajud-lo(a) a esclarecer algumas das suas dvidas e explicar-lhe, de forma clara e simples, tudo o que tem de fazer. Com ele pode comear a preparar a entrada da TDT em sua casa. At Abril de 2012, as emisses de televiso analgica chegam ao fim em todo o Pas, por fases e por regies. O incio do processo foi a 12 de Maio de 2011, em Alenquer. No final de cada uma destas fases, quem receber televiso atravs da tradicional antena no telhado (ou da antena interior) e no estiver preparado para receber TDT, ficar sem acesso televiso. Com a mudana para a TDT, todos teremos acesso a uma televiso verdadeiramente melhor. No fique fora desta nova era. Contamos consigo.
O Presidente da Autoridade Nacional de Comunicaes (ICP-ANACOM) 3

TEMPO DE UMA NOVA TELEVISO


Em 1957, Portugal espantava-se com as primeiras imagens de televiso. Em 1980, o incio das emisses a cores revolucionou a forma como vamos televiso. Agora, chegou a vez de darmos mais um passo significativo em direco ao futuro das emisses televisivas gratuitas. Dentro em breve, todos os pases da Unio Europeia deixaro a televiso analgica tradicional e passaro a usar a TDT. Em Portugal, a TDT j est disponvel em todo o territrio nacional. A PT Comunicaes o operador responsvel e j instalou a rede que lhe permite receber os servios da TDT, seja por recepo directa, seja por recepo via satlite (DTH). Quem tiver os televisores preparados, e no tiver televiso paga, j est a receber uma imagem televisiva de melhor qualidade e tem acesso a um guia de programao electrnico, graas TDT. E voc? Com a TDT, vai continuar a assistir aos quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) de forma gratuita, como at aqui, no tendo de subscrever servios de televiso paga, nem de pagar quaisquer mensalidades.

EST NA HORA DE MUDAR


Se o seu televisor j tem uns anos e no est preparado para a televiso digital. Se em sua casa s recebe os quatro canais de televiso gratuitos - RTP1, RTP2, SIC e TVI (ou a RTP1 e o canal regional, se mora nos Aores ou na Madeira) - ou seja, se no tem televiso paga. Se tem televiso paga em apenas alguns dos televisores de sua casa e noutros no. Chegou a hora de mudar para a tdt.

VERIFIQUE COMO VAI RECEBER A TDT EM SUA CASA


Ligue grtis 800 200 838, para saber se est numa zona de recepo directa - zona tdt - ou de recepo por satlite zona dtH - e que equipamento pode utilizar em sua casa.

EST NUMA zONA TDT?


Se estiver numa zona TDT, o processo de transio simples. Siga os seguintes passos para mudar para a TDT:

PASSo 1
Veja se no manual tcnico, junto marca ou na parte de trs do seu televisor encontra as seguintes referncias: dvb-t e MPEg4/H.264. Encontrou? Ento o seu televisor est apto a receber a TDT. Basta agora, para ver TDT, alterar a recepo para digital e sintonizar automaticamente os canais. Se for este o seu caso o processo est concludo!

PASSo 2
Se o seu televisor no tiver as duas referncias do passo 1, verifique se tem uma entrada SCART (21 pinos) ou HDMI, como estas:
SCART HDMI

Caso tenha alguma destas entradas, o televisor est apto a ser ligado a um descodificador compatvel com a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, e assim poder receber TDT. Se o televisor no tiver qualquer das caractersticas referidas nos passos 1 ou 2, poder: adquirir um descodificador com modulao integrada ou um modulador de sinal RF e um descodificador TDT; comprar um televisor com DVB-T e MPEG4/H.264 ou com uma entrada SCART ou HDMI. Antes de comprar um novo televisor, confirme primeiro o tipo de recepo que tem e o equipamento que pode utilizar em sua casa.
5

Os descodificadores e moduladores de sinal RF so vendidos em lojas de electrodomsticos e electrnica. Embora o nmero de modelos seja mais reduzido, tambm h descodificadores com modulao integrada. Verifique se o descodificador compatvel com a TDT em Portugal (MPEG4/H.264), pois pode haver descodificadores MPEG2 venda no mercado que no permitem ver a TDT em Portugal. Dever dar preferncia aos descodificadores compatveis com a alta definio HD pois, se no futuro as emisses passarem exclusivamente para alta definio, ter que substituir os descodificadores caso estes no sejam HD.

Para comparar preos, qualidade e funcionalidades dos descodificadores venda em Portugal, consulte a informao disponibilizada pela Deco Proteste em www.deco.proteste.pt.

PASSo 3
Se comprou um descodificador, dever agora ligar o cabo de antena ao descodificador e ligar o descodificador ao seu televisor com um cabo SCART ou HDMI.

TV

DESCODIFICADOR

ANTENA

CABO SCART ou HDMI

CABO ANTENA

Sintonize automaticamente os canais e passe a usar o telecomando do descodificador. O processo est concludo. Est apto a ver TDT!
6

Agora j pode assistir aos seus programas de sempre, com melhor qualidade de som e imagem, e consultar, de forma rpida e simples, a programao. Pode ainda aceder a funcionalidades que at agora no tinha, como, por exemplo, parar ou gravar programas (dependendo do descodificador que comprar). Caso subsista algum problema no final destes passos, verifique se a sua antena est preparada para receber TDT e, em especial, se est direccionada para o emissor mais adequado (nalguns casos poder ser necessrio redireccionar a antena). Em tdt.telecom.pt pode consultar a lista de emissores e sua localizao, bem como inserir o seu endereo para verificar o(s) emissor(es) mais adequado(s) para cada situao. Se necessitar de ajuda, pode sempre consultar um tcnico de televiso e/ou instalador, tal como j faz habitualmente quando tem problemas com o seu televisor.

EST NUMA zONA DTH? (RECEPO POR SATLITE)


Algumas zonas do pas so cobertas via satlite. O servio e as condies nessas zonas so idnticos aos das zonas TDT, com uma nica diferena - a recepo feita por satlite. Se estiver numa destas zonas, o processo igualmente simples. Siga ento os seguintes passos:

PASSo 1
Informe-se como pode comprar o Kit TDT DTH de que necessita para continuar a receber televiso, atravs do nmero grtis 800 200 838 ou do stio da TDT em tdt.telecom.pt. O preo deste Kit TDT, que inclui o descodificador DTH, de 77*, beneficiando de uma comparticipao de 22, aps preenchimento do formulrio adequado e envio da documentao abaixo mencionada. Esta comparticipao s se aplica na compra de um kit por casa e desde que no tenha TV paga. Se pretender, a instalao DTH (incluindo a antena parablica, cablagem e a instalao da antena e do descodificador) poder ser feita por um tcnico indicado pela PT Comunicaes, que cobrar um valor mximo de 61* (IVA includo) pelo servio.

*Este valor pode ser objecto de reviso.

PASSo 2
A ligao do descodificador DTH idntica indicada para os descodificadores TDT: ligue o cabo que vem da antena parablica de recepo por satlite ao descodificador e depois ligue o descodificador ao televisor, utilizando um cabo SCART ou HDMI. Sintonize automaticamente os canais e passe a usar o telecomando do descodificador.

TV

DESCODIFICADOR

PRATO SATLITE

CABO SCART ou HDMI

CABO ANTENA

Sintonize automaticamente os canais e passe a usar o telecomando do descodificador. O processo est concludo. Agora est apto a ver TDT!

COMPARTICIPAO E SUBSDIO
KIT TDT (DTH)
A comparticipao do Kit TDT (DTH) de 22 (apenas para a compra de um kit por casa e desde que no tenha TV paga). Para solicitar a comparticipao deve: Preencher e imprimir o formulrio de comparticipao, disponvel em tdt.telecom.pt e nos pontos de venda PT;
8

Juntar cpia legvel dos seguintes documentos: BI, carto de cidado ou passaporte, carto de contribuinte ou documentao comprovativa da qualidade do requerente (em caso de fogos no residenciais); comprovativo de morada (factura de electricidade, gua, gs, telefone ou outros servios de comunicaes electrnicas); factura de compra do Kit TDT (DTH) e comprovativo de NIB (nmero de identificao bancria) em nome do requerente, quando aplicvel; e Enviar tudo para o apartado postal do Servio TDT indicado na pgina seguinte. Esta comparticipao acumulvel com o subsdio para a aquisio de descodificadores destinado a cidados mais carenciados.

DESCODIFICADOR
Pode beneficiar de um subsdio aps a compra de um descodificador se: Tiver um grau de deficincia igual ou superior a 60%; For beneficirio do Rendimento Social de Insero; ou For reformado ou pensionista com rendimento inferior a 500 mensais. A subsidiao ser de 50% do valor do equipamento, mas nunca superior a 22, e ser atribuda uma nica vez por casa e desde que no tenha televiso paga. Para solicitar o subsdio deve: Preencher o formulrio do programa de comparticipao, disponvel em tdt.telecom.pt e nas lojas PT; Juntar cpia legvel dos seguintes documentos: BI, carto de cidado ou passaporte, carto de contribuinte; factura de compra do descodificador e comprovativo de morada (factura da electricidade, gua, gs, telefone ou outros servios de comunicaes electrnicas), comprovativo de NIB (nmero de identificao bancria) em nome do requerente, quando aplicvel; certido multiuso ou carto de scio efectivo da Associao de Deficientes em que est inserido, ou recibo de rendimento mnimo de insero, ou documento comprovativo do valor de reforma/penso emitido por entidade oficial; e Enviar tudo, at 60 dias, no mximo, aps a data da factura de compra do descodificador, para o apartado postal do Servio TDT abaixo indicado. No prazo de cerca de 30 dias, receber na morada indicada no formulrio uma carta com o comprovativo da transferncia bancria, quando aplicvel, ou com o motivo da recusa destes apoios.
9

As instituies de carcter social e sem fins lucrativos, como hospitais pblicos, centros de sade, bibliotecas, instituies de solidariedade social, entre outros, podem tambm candidatar-se a receber estes apoios. Para informao mais detalhada, consulte tdt.telecom.pt ou ligue para o nmero grtis 800 200 838.

APARtAdo PoStAl do SERvio tdt: TDT Apartado 1501 EC Devesas (Vila Nova de Gaia) 4401-901 Vila Nova de Gaia

DATAS A NO ESQUECER
Para permitir uma transio gradual para a televiso digital, as emisses analgicas vo ser desligadas progressivamente. 1. Fase - 12 de Janeiro de 2012 (emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do territrio continental). 2. Fase - 22 de Maro de 2012 (emissores e retransmissores dos Aores e da Madeira). 3. Fase - 26 de Abril de 2012 (emissores e retransmissores analgicos no restante territrio).

10

Regio Autnoma da Madeira

Regio Autnoma dos Aores

Regio Autnoma da Madeira

Regio Autnoma dos Aores

1. Fase - 12 de Janeiro de 2012 2. Fase - 22 de Maro de 2012 3. Fase - 26 de Abril de 2012


11

O QUE POSSO FAzER SE TIVER DVIDAS?


Pode solicitar esclarecimentos pelas seguintes vias: 800 200 838 (chamada gratuita) tdt.telecom.pt www.facebook.com/tdtoficial Centros de Informao Autrquicos ao Consumidor

Informao adicional em: www.anacom.pt

Se imprimir este documento e pretender, posteriormente, localiz-lo no stio www.anacom.pt, siga o caminho abaixo ou insira o link abaixo no campo address do seu browser.

Pgina Inicial > Publicaes > Guia TDT > Guia TDT - Prepare-se para a Televiso Digital Terrestre - Saiba o que fazer! Url: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1097246

Publicao: 15.09.2011 Autor: ANACOM

Gerao de ficheiro: 03.01.12

ANACOM 2012

You might also like