You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL

ACIDENTES RELACIONADOS A MECNICA DOS SOLOS

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL

TOMBAMENTO DE PRDIO EM XANGAI


No dia 27 de junho, um edifcio residencial em Xanguai, na China, caiu completamente para trs. Ele ainda estava em construo, portanto estava desocupado, por isso a queda s causou uma morte.

Um problema nas paredes de conteno do rio Dianpu, prximo ao prdio, pode ter causado a queda. As investigaes mostraram que a sujeira escavada e empilhadas ao lado do edifcio para servir de conteno do rio pode ter causado o colapso, na poca.

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL

ACIDENTE NAS OBRAS DA ESTAO PINHEIROS DO METR DE SO PAULO Em 2007 o Brasil acompanhou um dos piores acidentes da histria do Metr de So Paulo. A gigantesca cratera aberta na estao Pinheiros provocou a morte de sete pessoas e at agora, no foram encontrados os culpados pela tragdia. O tipo de solo que existe naquela regio de Pinheiros pode ser listado entre as provveis causas do acidente, segundo Roberto Kochen, diretor do departamento de engenharia civil do Instituto de Engenharia de So Paulo e empresrio no setor de geofsica. A regio em que o Metr est escavando os tneis uma rea de transio geolgica, de acordo com Kochen o que os especialistas chamam de borda de bacia geolgica. At a regio da avenida Juscelino Kubistchek, a cerca de 3 quilmetros do ponto onde ocorreu o desabamento, o solo de argila rgida, de acordo com Kochen. J na regio do Butant e de Pinheiros, h rochas gnaisse, um tipo de pedra como o granito, e solo de decomposio dessa rocha na superfcie. O solo da regio da JK foi formado no perodo tercirio, h 60 milhes de anos, quando surgiram os atuais mamferos. J o solo que desmoronou tem rochas do perodo pr-cambriano, que vai do aparecimento da Terra, h 4,5 bilhes de anos, at o cambriano, h cerca de 540 milhes de anos, ainda segundo Kochen.

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


BARRAGEM DE ALGODES A ruptura desta barragem de terra no Piau, em maio de 2009, revelou a necessidade de se aprimorar a gesto das barragens brasileiras. Com a confirmao de pelo menos sete pessoas mortas, esse foi o acidente mais grave com barragens j registrado no Pas. A emergncia fora sema-nas foram jusante antes da anunciada ruptura,

quando milha-res de residentes removidos das reas a da barragem, em

decorrncia de problemas e vaza-mentos na ombreira direita. No entanto, devido presso dos morado-res e de membros dos governos local e estadual, a barragem foi declarada como segura e as pessoas foram autorizadas a retornar s suas residn-cias. Esta deciso foi tomada por um nico engenheiro, responsvel pela obra, em reunio com governantes, vereadores, bombeiros, policiais e representantes da populao, cerca de um dia antes do rompimento da barragem. BARRAGEM DE CAMAR Outro acidente grave ocorreu nesta barragem de CCR (Concreto Compactado a Rolo) na Paraba, em junho de 2004. No momento do rompimento, o reservatrio estava quase cheio, ocasionando inundao a jusante. A bar-ragem de concreto do tipo

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


gravida-de, fundada nas ombreiras rochosas, sofreu um colapso quando a gua do reservatrio passou a erodir o mate-rial de preenchimento das fraturas da rocha, a qual no recebera tratamen-to adequado durante a construo. O problema neste episdio foi uma mudana de projeto no momento em que as obras estavam sendo iniciadas. Um relatrio do governo da Paraba declarava inadequada a barragem de terra prevista no projeto original, e recomendava a alterao para a estrutura de concreto. Esta alterao, segundo o relatrio, traria uma maior segurana e durabilidade para a obra. No entanto, a falta de tempo para o projeto da nova configurao da barragem contribuiu para o desastre. Alm dos prejuzos de milhes de d-lares, a ruptura da barragem causou quatro mortes BARRAGEM DE AU Esta barragem de terra, no interior do Rio Grande do Norte, foi uma das primeiras experincias como geotc-nico do prof. Sayo, que participou dos estudos para a reconstruo da obra, sob a liderana de grandes no-mes da geotecnia nacional, tais como Victor de Mello, Costa Nunes e San-dro Sandroni. Em sua verso original, o projeto especificava uma barragem com ncleo central impermevel de argila cinza-escura e espaldares de areia argilosa avermelhada. Para impermeabilizar a fundao arenosa, foi implantada uma trincheira, em es-cavao a cu aberto a montante do ncleo, com a argila cinza-escura. No entanto, poca do incio das obras, um consultor americano foi convidado para visitar o local e opi-nar sobre a obra. O consultor sugeriu que ocorreria uma acentuada vazo atravs do espaldar de montante e do solo de fundao, a jusante da trincheira, impossibilitando a acumu-lao de gua no reservatrio. O con-sultor recomendou, alte-rao projeto, camada de ento, imediata propondo ligao uma do uma da

trincheira de montante com o ncleo central, com a mesma argila cinza-escura, compactada com umidade

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


superior tima, de forma a minimizar a perda dgua pela fundao. A mudana do projeto, ocorrida no incio da construo, no contou com a realizao de anlises adequadas sobre a estabilidade da nova seo proposta. A segurana da obra foi considerada aceitvel, mas a constru-o rpida sobre a camada de argila compactada provocou excessos de poropresso elevados e consequente reduo da resistncia do material. O resultado foi uma ruptura genera-lizada para montante do macio de terra, sob condies no drenadas, ao final da construo. Por sorte, no ha-via ainda sido iniciado o enchimento do reservatrio e, portanto, a ruptura causou apenas prejuzos de ordem material e atraso no cronograma de construo. Aps estudos detalhados, a recons-truo da barragem foi feita com o material avermelhado especificado no projeto original. A obra foi finali-zada com mais de um ano de atraso e ainda hoje a maior barragem da Pa-raba, utilizada para irrigao e lazer. PRDIO AFUNDA QUASE 1 METRO Um prdio de trs andares afundou quase um metro, na madrugada de quinta-feira, na cidade de Ibatiba-ES. Alm de atolar cho adentro ele tombou aproximadamente vinte centmetros e s no caiu porque escorou no edifcio ao lado. A obra, situada no cruzamento das ruas Heitor Batista Miranda e Orly Barros, estava em construo h dois anos e meio e o acabamento estava em fase final, conforme informou a proprietria, Margareth Coimbra Brigato. De acordo com moradores, por volta da uma hora da manh ouviu-se um estrondo e durante uns cinco minutos continuou o barulho como se fosse um forte trovo. O prdio ao lado, de propriedade do senhor Isaas Gomes Ribeiro foi atingido na parte superior, quebrando algumas telhas e o embolso. A base dessa obra foi construda a mais de 30 anos, afirmou um morador da localidade, Hlio Carvalho de Oliveira. Segundo ele, a fundao foi feita com pedras amarroadas jogadas sobre a lama, sem bate-estaca nem compactao do terreno. Ali funcionou um ponto comercial at recentemente. H trs anos, a odontloga Dra Margareth adquiriu o prdio, sob a garantia de que a fundao suportava a construo de mais trs andares. Ela contratou uma arquiteta para acompanhar a edificao e registrou a obra no CREA Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Esprito Santo. Segundo ela, com a garantia do ex-proprietrio e as medidas s se cercou, no tinha preocupao quanto segurana da obra.

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


PRDIO INTERDITADO EM UBERLNDIA
Seis famlias que moram num prdio na avenida Rondon Pacheco, esquina com a rua Salvador, no bairro Brasil, setor central de Uberlndia, tiveram que sair dos apartamentos durante esta semana. A edificao foi interditada pelo Corpo de Bombeiros por apresentar risco de desabar. De acordo com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), dos bombeiros e da Defesa Civil, o edifcio apresenta afundamento em um dos lados, o que comprometeu toda a estrutura, que est tomada por grandes rachaduras. O problema estaria no alicerce, que j havia apresentado afundamento de uma das bases em 2004. Na poca, um reforo de 4 metros de profundidade foi feito, mas no corrigiu a falha. Uma sondagem dos alicerces do prdio e tambm do solo ter que ser feita para determinar se possvel salvar a estrutura e o que realmente causou o problema. Tudo pago pelos condminos. Mas em Uberlndia est difcil de encontrar uma empresa com maquinrio adequado para fazer a sondagem, disse a moradora Thas Naves.

Rachaduras tomaram conta do prdio por causa de afundamento do alicerce O prdio interditado na avenida Rondo Pacheco por problemas estruturais foi inaugurado em 1990 e a empresa que o construiu no existe mais. O engenheiro civil responsvel pela obra, Nzio Leite Soares, diz que ainda no foi procurado pelos moradores. Ele culpou as obras de construo de galerias pluviais na Rondon pelo ocorrido no prdio. Se um caminho joga 10 caminhes de terra num terreno ao lado da sua casa, isso pode afetar a estrutura, disse.

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


OS PRDIOS TORTOS DE SANTOS
O solo de Santos o segundo pior do mundo, inferior apenas ao da Cidade do Mxico. O solo da cidade formado de oito a 12 metros de camada de areia medianamente compacta, seguida de 20 a 40 metros de uma camada de argila marinha, podendo depois ter outra faixa de areia ou no, e por ltimo uma camada dura (formada por rochas) que varia de 40 a 50 metros.

Em alguns pontos da Cidade, o terreno argiloso o responsvel pelos recalques dos prdios mais antigos, que no foram construdos sobre fundaes profundas. Na verdade, o processo de estaqueamento de vigas de concreto, at atingir a camada fragmentada do solo (cerca de 60 metros abaixo), sempre recebeu resistncia por parte da maioria dos construtores santistas. Para economizar menos de 10% do custo total da obra, eles preferiram utilizar o processo de fundao direta, que prev a colocao de camadas de concreto sobre a faixa de areia (sapatas). Especialistas em fundaes explicam que, mesmo sem sofrer rupturas, a primeira camada de areia comprime a argila marinha, provocando a inclinao das estruturas. O maior problema, ento, no o afundamento do prdio em alguns milmetros, mas o

SO PAULO 2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL


recalque diferencial, causado pela concentrao de cargas em um dos pontos do edifcio. Quando um prdio construdo fora dos padres exigidos, e ergue-se um edifcio vizinho, este por sua vez acaba influenciando ao ponto de forar o outro a entortar. que os chamados bulbos de presso, que se formam em cada prdio, juntam-se aumentando a carga, e a tendncia a aproximao destes edifcios.

REFERNCIAS www.estadao.com.br www.g1.com.br www.gizmodo.com.br

SO PAULO 2012

You might also like