You are on page 1of 8

Modelos de desenvolvimento curricular

Docas para a disciplina de Didtica do 1 CEB

Modelo administrativo
A administrao educativa concebe, regula e avalia. A administrao educativa intervm fortemente em todas as fases de desenvolvimento curricular. Matriz linear de desenvolvimento curricular com as fases sequenciais e em que a segunda fase ser de implementao.

Modelo normativo
Tem semelhanas com o modelo administrativo no que se refere ao controlo por parte da administrao educativa. Permite maior descentralizao do que o modelo administrativo.

Modelo crtico e analtico


Acentua a participao dos destinatrios na conceo e gesto do currculo. A fase de implementao substituda pela operacionalizao. Permite a adaptao do currculo aos contextos. Segue um processo de construo, desconstruo e reconstruo.

Modelo comportamental
Orientado para o produto. Programado passo a passo, numa sequncia de complexidade crescente. Os objetivos esto definidos de forma a explicitarem os resultados a atingir.

Modelo interativo
Tem semelhanas com o modelo rtico e analtico. Privilegia a interao e a participao dos atores. Assume a forma de projeto curricular. Destaca o trabalho em equipa.

Modelo de ao-investigao
de natureza sistmica, parte da assuno de que a mudana curricular uma mudana de carter social que envolve professores, pais e alunos. Desenvolve-se a partir do reconhecimento de problemas. de conceo e implementao local.

Fonte
Gaspar, I. e Roldo, M.C. (2007). Elementos de desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta

You might also like