You are on page 1of 3

Como Passar As Marchas Corretamente e No Estragar o Cambio do Carro?

Caso o seu carro possua conta-giros s olhar o manual do proprietrio: para economizar, a troca de marchas deve ser feita um pouco acima da rotao em que o torque mximo atingido. Se a idia obter desempenho, isso significa esticar as marchas: a troca deve ser feita na rotao em que a potncia mxima atingida. Sem conta-giros pode-se saber a rotao do motor pela velocmetro, em um clculo que envolve a relao das marchas e do diferencial e a medida dos pneus.

Tambm pode-se trocar a marcha de ouvido (pelo som do motor) nas rotaes aproximadas de torque e/ou potncia mximos (se quiser obter economia ou desempenho, respectivamente). Sobre reduzir, preciso ter dois cuidados: nunca soltar a embreagem de uma s vez, para evitar o travamento das rodas (que pode causar a perda do controle do veculo) e nunca ultrapassar a rotao mxima do motor, para no atropelar as vlvulas. E de acordo com um timo artigo do uol best cars: O essencial sobre o uso da caixa de cmbio manual todo motorista conhece. Mas h diversas situaes em que o bom condutor demonstra conhecer o funcionamento do automvel, escolhendo a marcha mais adequada para cada condio de uso. Antes de passar a elas, convencionemos aqui que marchas baixas so as inferiores (primeira, segunda) ou aquelas que geram maior rotao em determinada velocidade, e de altas, as superiores (quarta, quinta) ou que resultam em menos giros em certa velocidade. Ao sair Parece bvio: deve-se sempre movimentar o carro em primeira. Mas h situaes em que se pode sair em segunda com mais conforto, como ladeira abaixo, ou para obter mais trao num piso de baixa aderncia. Nesta ltima condio, evita-se que a fora excessiva leve as rodas a girar em falso, impedindo a arrancada ou fazendo o veculo atolar. Quando trocar Existem trs pontos bem distintos de mudana de marcha. O primeiro ou econmico, que pode ser aplicado sempre que o motorista no tiver pressa, consiste em usar as menores rotaes possveis, para maior economia. Se o carro tem conta-giros fcil perceb-lo: por volta de 2.000 a 2.500 rpm j se pode passar marcha seguinte, fazendo o regime cair para pouco mais de 1.000 rpm. Isso o levar a grandes aberturas de acelerador, o que resulta em baixo consumo (saiba mais). Por outro lado, para obter o mximo desempenho, deve-se esticar as marchas at o regime de potncia mxima ou pouco acima dele, para que a rotao caia em um ponto onde houver potncia palpvel depois da troca de marcha. Como exemplo, um carro com potncia a 5.500 rpm pode ser levado a 5.800 ou 6.000 rpm, de modo que a

marcha seguinte caia em 4.200 ou 4.500 rpm, faixa em que o motor j est bem cheio. o modo esportivo e tambm o procedimento a adotar nas ultrapassagens. Opo intermediria, a ser aplicada no trfego rpido mas sem o extremo do segundo caso, a mudana no regime de torque mximo que fica entre 2.500 e 4.500 rpm na maioria dos motores a gasolina ou lcool. O desempenho ser melhor que no modo econmico, sem o consumo elevado do modo esportivo. De duas em duas Um teste feito pela Saab sueca anos atrs revelou que o mtodo denominado 1-3-5, isto , passar diretamente da primeira para a terceira marcha e desta para a quinta (o que equivale a espaar as relaes de transmisso), permite uma reduo do consumo da ordem de 10%. Isso ainda mais interessante se o carro tem boa potncia em baixas rotaes e as marchas esto numericamente muito prximas, com queda de rotao pequena nas mudanas ascendentes. Pode-se tambm sair em segunda e passar para a quarta assim que possvel. Alm da economia, o dirigir ficar mais confortvel com menos mudanas de marcha. Subidas e descidas De acordo com o carro, uma marcha baixa pode ser necessria para enfrentar uma subida ngreme. O que nem todos sabem que nas descidas tambm se deve usar uma marcha mais baixa, para manter a velocidade sob controle pelo chamado freio-motor. Isso poupa os freios e evita seu eventual superaquecimento e perda de eficincia. Em regra, deve-se usar para descer a mesma marcha usada para subir. Ainda sobre freios e marchas: no se deve pisar na embreagem logo que se comea a frear, como alguns pensam e como ensinado nas auto-escolas. O freio-motor que surge quando se deixa de acelerar til para reduzir a velocidade, bastando aplicar a embreagem quando o carro estiver quase parado, para evitar trancos e que o motor morra pela rotao baixa demais (em especial nos motores a injeo). Ajuda aos freios Por outro lado, em uma frenagem intensa ou de emergncia, no se preocupe em reduzir marchas para ajudar os freios: este sistema muito mais potente que o prprio motor do automvel um carro capaz de acelerar de 0 a 100 km/h, digamos, em 12 s precisa de, no mximo, 3 s para parar a partir de 100 km/h. Ele pode, portanto, cuidar da tarefa enquanto voc mantm as mos no volante e se concentra no que est frente. Caso seu carro tenha sistema antitravamento (ABS), alm de aplicar a maior fora possvel no pedal de freio, benfico apertar a embreagem para que o sistema possa funcionar com mais eficincia, sem o motor atrapalhando-o. Redues Aquelas redues que se faz no dia-a-dia, como passar de terceira para segunda antes de uma simples curva de esquina, no apresentam dificuldade maior devido sincronizao de marchas. Entretanto, ao engatar a segunda e soltar o p da embreagem, produz-se um pequeno tranco, pois o motor sobe de rotao abruptamente o tranco de motorista novo.

Uma pequena acelerada no motor antes de soltar a embreagem iguala a rotao do motor com a velocidade do carro, eliminando o desagradvel tranco. Esse tranco s no ocorre sem a acelerada quando a embreagem solta bem devagar, exatamente o que a embreagem automtica do Mercedes-Benz A 160/190 e no cmbio semiautomtico, como a marca teima em descrev-la providencia assim que o motorista tira a mo da alavanca de cmbio.

You might also like