You are on page 1of 3

Ficha de Informao/Trabalho de Histria 8 Ano 2011/2012 Nome: ___________________________________________ N _____ T Absolutismo

O absolutismo foi um sistema poltico que vigorou nas monarquias europeias durante os sculos XVI e XVII. As suas caractersticas bsicas eram a concentrao de poder nas mos dos reis, uso da violncia pelo governo, falta de liberdades e total controlo social. O poder do rei de origem divina (teocrtico), e por isso ele no pode ser contestado, nem desobedecido. O rei s tinha que prestar contas do seu governo a Deus.
Principais Reis Absolutistas: Para alm de Luis XIV Dinastia dos Bourbons conhecido como Rei Sol governou a Frana entre 1643 e 1715.

Henrique VIII Dinastia Tudor : governou a Inglaterra no sculo XVII

Elizabeth I Dinastia Stuart rainha da Inglaterra no sculo XVII

D. Joo V governou Portugal entre 1707 e 1750

Fernando e Isabel governaram a Espanha no sculo XVI.

O rei concentrava todos os poderes: Legislativo: fazia as leis; Executivo: Executava as leis; Judicial: julgamento de quem no cumpre as leis; Militar: chefe mximo dos exrcitos. Criava leis sem autorizao ou aprovao poltica da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigaes de acordo com seus interesses econmicos.

Agia em assuntos religiosos, chegando, at mesmo, a controlar o clero em algumas regies. Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela populao mais pobre. Esta tinha pouco poder poltico para exigir ou negociar.

Os reis usavam a fora e a violncia de seus exrcitos para reprimir, prender ou at mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrria aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.

Sociedade de Ordens
A sociedade de Antigo uma sociedade estratificada em ordens ou estados. Uma ordem social um grupo social fechado a que se pertence pelo nascimento. Cada ordem social tem uma funo e um estatuto jurdico prprio. Na sociedade de Antigo Regime existem 3 ordens sociais: o clero, a nobreza e o terceiro estado.

Clero - Para alm da riqueza o clero dispunha importantes privilgios:


No pagava impostos; Cobrava a dzima; Dispunha de tribunal prprio; Tinha acesso aos mais altos cargos da governao. Nobreza - Para alm da riqueza a nobreza dispunha de importantes privilgios: Estava isenta da maior parte dos impostos; Recebia tenas do rei; Tinha acesso aos mais altos cargos do exrcito e da governao. O Terceiro Estado Ao estrato superior do terceiro estado pertencem: banqueiros , homens de letras, advogados, comerciantes. Ao estrato intermdio pertencem os artesos. E ao estrato inferior os camponeses e outros serviais. No tm quaisquer direitos; Pagam muitos impostos com que sustentam os grupos sociais privilegiados.

Preenche o quadro seguinte:

Sociedade de Ordens Ordens Privilegiadas


No pagava impostos; Tinha acesso aos mais altos cargos da governao. Trabalham. No pagava impostos; Recebia tenas do rei;

Ordem no privilegiada

Privilgios

Deveres

You might also like