You are on page 1of 12

Como NO se faz uma monografia (em) Direito

Tlio Lima Vianna1

Uma indispensvel nota de advertncia


Este texto foi integralmente escrito utilizando-se a figura de linguagem da IRONIA. Optou-se por este recurso estilstico para se demonstrar o quo absurdas so algumas prticas comuns nas redaes de monografias jurdicas de final de curso. Se o leitor seguir as recomendaes deste texto literalmente, ser forte candidato a escrever a pior monografia jurdica do ano. Se, porm, l-lo com o necessrio esprito crtico certamente obter algum proveito para a elaborao de seu trabalho de concluso de curso.

A melhor monografia do mundo


A melhor monografia do mundo aquela que voc no precisou se desgastar escrevendo. Com uma simples busca na Internet no www.google.com.br voc encontrar excelentes textos sobre qualquer tema escolhido. Use o maravilhoso recurso copiar e colar, tambm conhecido como CTRL C-CTRL V, troque o nome do autor original pelo seu e em poucos minutos voc ter a melhor monografia do mundo. Esta tcnica bastante original e seu orientador e a banca jamais cogitaro nesta possibilidade. Alm do mais, ainda que por uma hiptese remota desconfiem do brilhantismo do seu trabalho e resolvam procurar no Google por algumas frases de seu trabalho voc sempre poder alegar que o autor original plagiou sua obra prima.

Professor de Direito da PUC Minas. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paran. Mestre em

Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Editor do site: www.tuliovianna.org

Se lhe faltar coragem para usar a tcnica descrita acima, invista no seu futuro: compre uma monografia em um servio especializado. H excelentes profissionais no ramo, a maioria com reconhecida cultura jurdica e altamente especializada em todos os ramos do direito. Exija um recibo no qual o ghost writer declare sob as penas da lei que no usou o famoso CTRL C-CTRL V, pois caso voc seja flagrado no dia da defesa com uma monografia j utilizada por um colega no semestre anterior, poder acionar o prestador de servios nos rgos de defesa do consumidor. Tente encontrar preferencialmente um ghost writer parecido fisicamente com voc para que ele possa represent-lo no dia da defesa. A banca poder eventualmente pedir que voc comente trechos das obras citadas e pedir esclarecimentos sobre determinadas idias. Caso voc comparea pessoalmente poder passar vergonha e ter srios problemas para se explicar. Se mesmo aps as infalveis tcnicas citadas acima voc prosseguir no intento de escrever seu prprio texto, seja por po-durismo, por pusilanimidade ou por mera honestidade intelectual, no se esquea de deixar seu texto no xrox da faculdade para servir de modelo para seus colegas. No se preocupe, com um eventual plgio. Quem perderia seu tempo digitando ou escaneando uma monografia feita por um bacharelando com tantas disponveis na Internet a um simples clicar de mouse?

Escolhendo o orientador
O nico critrio relevante na escolha de um orientador a anlise de quo bem sucedido ele profissionalmente. Nada de professores que voc veja o dia inteiro na faculdade, pois isso indica que eles nada tm de mais importante para fazer na vida. Optem por professores que mal lhe do bom dia, pois tm que correr para o escritrio. Alm de serem profissionais brilhantes, no tero tempo para lhe orientar e voc poder redigir seu texto livremente sem qualquer castrao da sua inspirao artstico-cientfica. No se preocupe se este professor nunca escreveu sequer um artigo para uma revista especializada. Isto se deve ao fato de ele ser uma pessoa muito ocupada, mas em nada prejudicar a sua orientao, pois certamente j redigiu muitas peties ou mesmo

pareceres e sentenas, o que em ltima anlise a mesma coisa que uma monografia acadmica.

Abordando e convivendo com o orientador


Escolhido o professor que lhe acompanhar na sua jornada, procure-o e pea que ele lhe indique um tema para sua monografia. Em hiptese alguma chegue para ele com um tema previamente definido e muito menos com um esboo de um projeto de pesquisa, pois ele poder encarar isso como precipitao de sua parte e consider-lo demasiadamente aodado. Quando finalmente ele aceitar a honra de orient-lo faa o possvel para demonstrar interesse. Pea a ele o nmero do celular e ligue de hora em hora perguntando cada detalhe de seu projeto. Se lhe faltar indagaes, no deixe de ligar, nem que seja para perguntar qual o artigo do Cdigo Penal que tipifica o crime de homicdio. Ele ficar comovido com seu empenho e ter prazer em interromper uma audincia, um almoo ou um namoro para lhe atender. Pea com insistncia ao orientador para mudar de tema durante o desenvolvimento da pesquisa. Isto demonstrar o quo ecltico voc e impressionar bastante seu professor. Com o tempo e as dificuldades naturais que surgiro durante a pesquisa, diminua aos poucos os contatos com o orientador e passe a evit-lo. Fique longos perodos sem procurlo, pois como ele muito ocupado, certamente no notar a sua falta. Ligue para ele somente no final de semana que antecede ao depsito, preferencialmente no sbado noite ou no domingo por volta das 8h da madrugada, pois ele no ter nimo em discutir seu texto e lhe deixar depositar de qualquer forma. Caso ele atenda o telefone com voz de sono, faa voz de surpreso e pergunte se est incomodando.

O que uma monografia, afinal?


Esquea distines meramente tericas criadas por professores de metodologia de que manual obra de carter didtico e, como tal, trata superficialmente acerca dos principais temas de uma cincia enquanto a monografia tem carter de relatrio cientfico na qual o autor expe os resultados de sua pesquisa sobre um nico tema. O trabalho monogrfico idntico a um manual; a diferena que a monografia escrita por um aluno e tem poucas pginas. O manual escrito por um professor, mais volumoso que a monografia, mas no chega ao exagero do tratado, sendo possvel port-lo com apenas uma mo (da o nome). Monografia, dissertao e tese tambm so a mesma coisa. Diferem-se to somente pelo nmero de pginas: 50, 100 e 200, respectivamente. Esta histria de que a primeira tem por objetivo avaliar a capacidade do aluno de se posicionar criticamente sobre determinado tema, a segunda avaliar a capacidade de exposio didtica de idias do futuro professor e a terceira avaliar a capacidade de pesquisa sobre temas inditos do futuro doutor so distines meramente formais sem qualquer repercusso prtica. Se voc procurar na pgina da CAPES ver que muitas foram as teses doutorais escritas comentando dispositivos de leis, donde se conclui que no h sequer uma distino entre tese e cdigo comentado: tudo a mesma coisa!

Escolhendo o tema
Escolha um tema bastante amplo, para que voc tenha liberdade para decidir sobre o que vai escrever durante a redao da monografia. Bons temas na rea de Direito Penal so: Teoria do Delito, Teoria da Pena, Direito Penal Mnimo, Tolerncia Zero, em suma, qualquer um que seja suficientemente vago para voc escrever sobre qualquer coisa que lhe interessar. No se preocupe com a origem etimolgica da palavra monografia que quer dizer escrita sobre um nico assunto. Pelo contrrio, procure escrever superficialmente sobre todos os pontos do tema escolhido. Se voc fizer um bom trabalho poder publicar

posteriormente a monografia como resumo para concurso. Lembre-se monografia, resumo, manual e tratado so a mesma coisa, s se distinguindo pelo nmero de pginas! No problematize o tema em forma de pergunta. Problemas do tipo possvel a aplicao do princpio da insignificncia no crime de furto? so problemticos, pois exigem que voc tome uma posio que pode no ser a mesma da banca. No crie problemas! Escreva simplesmente sobre o que achar mais importante em relao ao princpio da insignificncia. Se algum professor metdico lhe perguntar qual o seu problema, responda: Nenhum! Vou muito bem, obrigado!. Durante a redao do texto, procure ser bastante didtico e expor a definio de todos os termos que utilizar, por mais banais que paream. Faa longas citaes de dispositivos legais pertinentes. Termos como legtima defesa, estado de necessidade e a famosa diferena entre roubo e furto devem ser minuciosamente explicados, pois os professores da banca examinadora j se formaram h muito tempo e se sentiro realizados em poder revisar com voc os conceitos elementares do Direito Penal.

Lendo a bibliografia
No perca tempo fazendo pesquisas bibliogrficas nas bases de dados na Internet da Biblioteca do Senado e das principais universidades brasileiras. Livros impressos so caros e esto ultrapassados. Leia somente textos disponibilizados na Internet, pois esto atualizados e so mais objetivos. No faa anotaes ou grife as passagens mais importantes durante a leitura das obras. As anotaes interrompem o fluxo da leitura e grifar o texto estraga o livro. Lembre-se que durante a redao da monografia voc sempre poder recorrer ao livro e em poucas horas de pesquisa encontrar aquele trecho que tanto desejava citar.

Escreva com estilo!


Use sempre a 1 pessoal do plural: consideramos, observamos, acreditamos, etc, pois do um toque de pessoalidade ao texto, evitando a frieza da voz passiva considera-se observa-se, etc. Escreva demonstrando o mximo de erudio possvel. Utilize preferencialmente um linguajar inacessvel a leigos. Ex: O novo paradigma originrio do giro lingusticohermenutico-pragmtico contrape-se viso funcionalista-sistmica-autopoitica. Utilize este linguajar tambm no dia da defesa para responder as indagaes dos membros da banca. Os professores ficaro constrangidos em dizer que no entenderam o que voc quis dizer e no pediro para voc traduzir em bom portugus. No tem erro! Quando for discordar de um autor use sempre data venia. original e bastante elegante. Se o uso do data venia ficar muito repetitivo, adote variaes como data maxima venia, rogata venia, permissa venia ou invente a sua prpria forma de discordar com todo respeito: datssima mxima vnia, por exemplo, bastante simptica. Se algum professor vetusto implicar com seu latinrio e afirmar que data em latim verbo e, como tal, no est sujeito ao grau superlativo, retruque dizendo que se trata de um neologismo. Se ele reclamar, afirmando que em latim no havia acentuao, diga que se trata de um aportuguesamento da expresso. No se preocupe com as regras tradicionais da gramtica. Erros ortogrficos e a m acentuao das palavras no podero servir para abaixar-lhe a nota e muito menos para reprov-lo j que a sua monografia jurdica e, por no ter feito o curso de Letras, voc no obrigado a saber todas as regras do vernculo. Use a vrgula sempre que houver uma pausa na leitura para a respirao. Mas cuidado para no morrer sufocado, pois por este mtodo muita vez voc ser obrigado a ler longos trechos sem respirar. Prenda a respirao e tente: A Constituio Federal da Repblica

Federativa do Brasil a norma fundamental que assegura a existncia do estado democrtico de direito. Abuse de figuras de linguagem. Afirme que o sistema penal est falido, que uma fbrica de delinqentes e uma escola do crime. A banca certamente ir se impressionar com sua originalidade potica e, caso algum estudante estrangeiro reconhea seu talento e resolva ler seu texto, poder passar horas divagando sobre os significados dos vocbulos falncia, fbrica e escola na lngua portuguesa. Com a fama que seu trabalho certamente ganhar, as futuras edies dos dicionrios Aurlio e Houaiss passaro a trazer as concepes dos termos cunhadas por voc, que poder at se tornar um imortal da Academia Brasileira de Letras. No releia seu texto antes de entreg-lo para seu orientador. Por que perder seu precioso tempo revisando-o, se a funo do professor detectar e apontar os erros no seu trabalho? No siga as normas tcnicas da ABNT, sob pena do design do seu trabalho cair no lugar comum. Em todo lugar do mundo o nome da cidade precede o nome da editora nas referncias e mesmo em uma referncia em russo seramos capazes de identificar qual o nome da cidade da publicao e qual o nome da editora. Seja ousado! Surpreenda! Troque a posio destes elementos e faa o mundo imaginar que um livro foi publicado na cidade Forense pela editora Rio de Janeiro. No use as ortodoxas fontes Times New Roman e Arial em tamanho 12. Prefira as fontes cursivas que combinam melhor com o toque pessoal de seu trabalho escrito em 1 pessoa do plural. Use tamanhos generosos, como 16, em negrito e caixa alta. Alm de dobrar o nmero de pginas, a banca lhe agradecer por facilitar-lhes a leitura. Imprima em tinta azul, assim ningum poder fotocopiar sua obra-prima.

O difcil primeiro passo

Muitos reclamam da dificuldade em iniciar a redao do texto. Para resolver de vez este problema tenha em mente que toda monografia jurdica deve iniciar necessariamente com uma introduo histrica do tema. Comece contando como as origens em Roma, passe rapidamente pela Idade Mdia e chegue logo aos dias atuais. No necessrio que esta retrospectiva tenha qualquer finalidade no desenvolvimento de seu trabalho, pois so meras curiosidades que servem para garantir trs ou quatro pginas de texto que certamente no sero lidos pela banca examinadora. Se for escrever sobre temas como Direito Informtico ou Direito Aeronutico, no deixe em hiptese alguma de mencionar o Eniac e o 14 Bis, pois tal esquecimento seria uma grave lacuna em seu texto.

Enchendo lingia
O melhor meio de demonstrar erudio e preencher rapidamente as pginas necessrias concluso de sua monografia citando o maior nmero de autores possveis. No se preocupe em emitir uma opinio sobre o tema. Lembre-se: se voc copiar um autor, plgio; se transcrever vrios, citao! Inicie sempre suas citaes com demonstraes explcitas de respeito e admirao ao autor citado. Uma boa frmula seria: Como leciona com extremo acerto o dignssimo e emrito mestre da sabedoria suprema, o Prof Dr Tio Medonho: e, em seguida acrescente a citao. A banca, por certo, ficar emocionada com a homenagem e ainda por cima voc ter duas linhas a mais de texto para cada citao. Sempre comente as citaes no pargrafo seguinte, reafirmando a idia com outras palavras. Esta tcnica se chama parfrase e com ela voc ganhar preciosas linhas sem o menor esforo. Veja um exemplo: Como disse o autor deste texto com grande propriedade, recomendvel que se parafraseie a idia citada, isto , reescreva o que foi citado com outras palavras, pois desta forma, ter-se- o dobro de linhas escritas.

Se no tiver acesso obra original use a palavra latina apud. Ex: Segundo Plato, o homem vive enclausurado em uma caverna, (PLATO, apud TIO MEDONHO, apud JORNAL NACIONAL, apud CONVERSA COM O COLEGA NO INTERVALO DE AULA). Tal prtica, longe de comprometer a confiabilidade cientfica de suas fontes, demonstra o quo raro e de difcil acesso o trecho citado. Interrompa freqentemente o texto com longas citaes em lngua estrangeira, mas nunca as traduza, pois o objetivo justamente obrigar o leitor a reconhecer seus dotes de poliglota. Evite lnguas comuns como ingls, francs ou mesmo latim, j que sempre haver leitores capazes de entend-las. Opte por citaes em rabe e chins, que impressionam bem mais. Se no encontrar livros jurdicos nessas lnguas, copie qualquer texto de uma pgina na Internet, independentemente de qualquer contexto, pois ningum vai entender mesmo. Utilize o maior nmero possvel de notas de rodap, pois elas quebram a monotonia do texto e evitam que o leitor durma2.

Fundamentando sua teoria


Evite citar as fontes, pois isto compromete a originalidade do seu trabalho. Se algum dos membros da banca indagar-lhe sobre onde voc encontrou a informao de que na China aplica-se a pena de morte, responda serenamente que voc no se lembra ao certo onde obteve a informao e est em dvida se foi no Jornal Nacional ou no Globo Reprter. Quando desconhecer a fonte, mas precisar mencionar uma informao, use expresses genricas como a maioria dos juristas brasileiros considera que, h quem entenda que, a doutrina nacional posiciona-se neste sentido, etc.
2

Note como o uso das notas de rodap til para evitar que o leitor encadeie o raciocnio e acabe por se

entediar com o texto. Quanto maior a nota, maior ser seu efeito salutar de descontrair o leitor.

Se voc no encontrar autores que defendam as posies necessrias para embasar sua tese, invente suas prprias citaes, pois os professores das bancas so muito ocupados e dificilmente iro conferir. Ex: Como j afirmava Hans Kelsen: para toda concepo jurdica h sempre duas correntes: a positivista e a negativista (KELSEN, p. 123). Esta tcnica mais eficaz quando aplicada citaes jurisprudenciais: Como j decidiu o TJMG: Atribuio falsa de autoria. Princpio da insignificncia. Aplicabilidade. Aplica-se o princpio da insignificncia no crime do art.231 se a falsa atribuio de autoria foi praticada to-somente com intuito de justificar tese em monografia de final de curso. (RT 123/456). Cite muitas estatsticas, pois elas fundamentam matematicamente suas idias. No se preocupe em expor concluses ou mesmo interpret-las, pois o que impressiona a banca no o raciocnio crtico dos alunos, mas sim a sua capacidade de lidar com os nmeros. Se no encontrar dados relevantes, invente alguns. Em 98,76% dos casos a banca examinadora no checar a veracidade destes dados.

Finalmente, a concluso!
Evite terminar a monografia com uma concluso conclusiva. Procure ficar em cima do muro, pois voc no pode prever como pensam os professores que comporo a banca examinadora. Lembre-se que a maior parte dos examinadores s lem a concluso que, em ltima anlise, a mesma coisa que um resumo. A semelhana entre concluso e resumo pode ser facilmente notada por este exemplo: Cap 1. Todo homem mortal; Cap 2. Scrates homem;

Concluso: conclui-se, que atualmente todo homem est sujeito a morrer e Scrates dotado de caractersticas humanas o que gera um problema de difcil soluo. O objetivo desta monografia no foi dar respostas ao problema, mas to-somente suscitar a discusso entre os juristas brasileiros para que um dia possamos finalmente alcanar uma resposta para este dilema que aflige a humanidade.

Batizando a obra
Escolha para seu texto ttulos vagos, comerciais e, se possvel, com um toque de humor, como por exemplo: Tudo o que voc queria saber sobre Teoria do Delito, mas seu professor no lhe ensinou ou Aprenda Teoria da Pena sem Penar. No use subttulos, pois eles assustam os leitores potenciais. Um recurso estilstico bastante original usar parnteses nos prefixos de algumas palavraschaves que compem o ttulo. Ex: (Re)pensando a (res)socializao do a(pena)do para evitar a (re)(in)cidncia; ou algo mais sutil como o originalssimo ttulo deste texto: Como NO se faz uma monografia (em) Direito. Esta tcnica far a banca examinadora passar horas divagando sobre a riqueza semntica de seu trabalho.

Referncias bibliogrficas:
Cite nas referncias bibliogrficas obras clssicas da literatura jurdica mundial, de preferncia em seus idiomas originais. No se preocupe se voc no tem sequer idia de como a capa destas obras, pois a banca examinadora jamais vai desconfiar. No deixe de citar algum trabalho que voc j tenha publicado sobre o tema, mesmo que tenha sido uma mera compilao de anotaes de aula, disponibilizada na copiadora da faculdade. uma forma de voc se autopromover e fazer seu comercial. Ex:

VIANNA, Tlio Lima. Roteiro Didtico de Elaborao de Projetos de Pesquisa em Direito. Justilex, Braslia, a.2, n.13, p. 66-68, janeiro de 2003. Disponvel em: <http://www.tuliovianna.org/index.php?secao=obra/textos/pesquisa.html> Por outro lado, jamais cite textos encontrados na Internet, mesmo que todo seu trabalho tenha se baseado na idia original deste autor. Use esta tcnica principalmente se o autor no for da rea do Direito, pois as bancas tm muito preconceito com textos de outras cincias. Dificilmente algum da banca ir desconfiar desta pequena omisso e voc ficar com todos os crditos para voc. Ex: quem poderia imaginar que este texto foi inspirado na genial obra: WAZLAWICK, Raul Sidnei. MAIA, Luiz Fernando. Como fazer uma dissertao de mestrado: uma anlise reflexiva sobre a ironia do processo. Disponvel em: <http://www.inf.ufsc.br/~raul/ironia>

You might also like