You are on page 1of 35

Como funciona as pilhas e baterias (ART094) Site: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3208-art437.

html
Escrito por Newton C. Braga

Usadas em uma infinidade de aparelhos eltricos e eletrnicos as pilhas e baterias consistem numa importante forma de fonte de fonte de energia. No entanto, se estamos acostumados e comprar qualquer pilha ou bateria para nossos aparelhos, sem observar suas caractersticas, podemos estar cometendo alguns erros que afetam o desempenho desses aparelhos e tambm nosso bolso. Uma pilha ou bateria mal escolhida prejudica o aparelho e dura menos, forando-os a gastar mais. Como funcionam pilhas e baterias e como fazer a escolha certa o que veremos neste artigo. As pilhas consistem em fontes qumicas de energia eltrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reao qumica em energia eltrica. O nome "pilha" vem do primeiro dispositivo desse tipo que foi inventado po Alessandro Volta em 1800. O pesquisador italiano fez um empilhamento de discos de cobre e zinco tendo entre eles discos de tecido embebidos numa soluo de cido sulfrico, conforme mostra a figura 1.

Entre cada par de discos era possvel obter uma tenso de 0,75 volts. Assim, com muitos discos, as tenses se somavam e uma boa tenso era obtida dessa primeira pilha eltrica. A pilha de Volta teve vrios aperfeioamentos atribudos a cientistas como Zamboni, De Luc, Einhof, Ritter, Hachette isso no perodo entre 1800 e 1812. No entanto, o aperfeioamento maior desta pilha ocorreu somente em 1868 quando Georges Lclanch, um pesquisador francs, chegou a uma configurao que at hoje usada com poucas modificaes para fornecer energia para nossos aparelhos. A pilha de Volta.

A PILHA SECA Trata-se da "pilha seca" que tem a configurao mostrada na figura 2. Nesta pilha o eletrodo ou plo negativo consiste num "copo" de 99,99% de zinco. O plo positivo formado por um basto de carbono. A soluo qumica ou eletrlito que vai reagir com o zinco para liberar a energia eltrica formado por uma mistura de cloreto de amnia, dixido de mangans, cloreto de zinco e algumas outras substncias estabilizadoras que foram acrescentadas com o tempo e que dependem do fabricante da pilha. Quando essa pilha "funciona" o eletrlito ataca o zinco liberando energia eltrica que se manifesta numa tenso da ordem de 1,5 V entre seus plos. Ocorre, entretanto que o zinco vai se gastando assim como o eletrlito at chegar um ponto em que ele pode furar. As pilhas modernas so protegidas por capas de ao e papelo, mas at elas podem "furar" ocorrendo ento o vazamento das pilhas com perigo para os componentes do aparelho alimentado. A pilha seca ou pilha

comum.

Pagina 1 de 35

Outro problema a ser considerado que, durante as reaes que ocorrem no interior da pilha, liberado hidrognio que no deve ficar acumulado. Se esse hidrognio formar bolhas, pode haver excesso de presso o que poderia levar a pilha a "explodir". Alm disso, o gs dificulta as reaes e a prpria circulao da corrente, devendo ser eliminado. Para eliminar o gs que existe o despolarizante a base de mangans. Este mangans absorve o hidrognio evitando que ele traga problemas de funcionamento para a pilha. As reaes que ocorrem no interior de uma pilha seca so irreversveis, ou seja, no podem ser invertidas para se devolver energia a ela. Isso significa que as pilhas secas no so recarregveis. A possibilidade de se carregar clulas qumicas de energia eltrica resultou no aparecimento dos acumuladores.

ACUMULADORES O acumulador foi descoberto por J. W. Ritter na Alemanha em 1803. O tipo atualmente mais usado o acumulador chumbo-cido que tem a estrutura mostrada na figura 3. Cada clula contm duas placas de chumbo que so submersas numa soluo de cido sulfrico. Quando a clula se encontra descarregada, as duas placas so de chumbo metlico. No entanto, quando uma corrente de carga forada a circular pela bateria, ocorre uma transformao qumica das placas e uma tenso de ordem de 1,6 V se manifesta entre elas. A energia fica ento acumulada e a clula pode ser usada para fornecer esta energia a um circuito externo. medida que ela fornece energia, as O acumulador chumbo-cido.

placas novamente se transformam voltando ao estado original. Com a descarga completa preciso fazer a corrente de carga circular por um certo tempo para que a clula volte a armazenar energia.

BATERIAS Quando ligamos pilhas ou acumuladores em conjunto, obtemos associaes denominadas "baterias". Assim, o conjunto de clulas ou pilhas secas que formam uma bateria de 9V como a que usamos para alimentar um radinho, do tipo mostrado na figura 4, uma bateria de pilhas. Estrutura de uma bateria seca de 9 V.

Por outro lado, quando associamos acumuladores para obter uma bateria de 12V como a usada nos carros, o que temos uma uma "bateria de acumuladores".

PILHAS ALCALINAS Alm das pilhas secas, temos hoje disponveis no mercado as denominadas pilhas alcalinas.

Pagina 2 de 35

Essas pilhas tm a estrutura mostrada na figura 5.

O eletrodo positivo formado por dixido de mangans enquanto que o eletrodo negativo tambm o zinco. A soluo, entretanto de hidrxido de potssio (KOH) que uma substncia alcalina (da a denominao dada a esta pilha). A tenso de cada clula e de 1,5 V e ela se caracteriza por ter maior capacidade de fornecimento de energia que as pilhas secas. Como as pilhas secas, as alcalinas no podem ser recarregadas, ou seja, as reaes que liberam energia eltrica so irreversveis. As pilhas secas e as alcalinas, por terem apenas um ciclo de descarga, ou seja, s poderem fornecer energia uma vez e j Estrutura alcalina. bsica de uma pilha

virem de fbrica com toda energia que devem fornecer so denominadas primrias. J os acumuladores so denominados fontes secundrias de energia, pois precisam ser carregados antes de entrarem em ao.

BATERIAS DE NICAD Outro tipo de fonte de energia qumica recarregvel, e portanto secundria, a bateria de Nicad ou Nquel-Cdmio, que tem a estrutura mostrada na figura 6.

Estrutura de uma clula de Nicad.

Pagina 3 de 35

Pela sua durabilidade (nmero elevado de recargas), grande capacidade de fornecimento de energia, estas clulas so utilizadas numa grande variedade de aplicaes prticas que exigem potncias elevadas. Nesta clula, que tem uma tenso em aberto de 1,2 V, o eletrodo positivo feito com o metal cdmio (Cd) enquanto que o eletrodo negativo consiste no hidrxido de nquel. O eletrlito formado por hidrxido de potssio. Para recarregar estas clulas, basta fazer circular uma corrente no sentido apropriado que o inverso ao do fornecimento de energia.

AS CARACTERSTICAS DAS PILHAS E BATERIAS A escolha de um determinado tipo de pilha ou bateria para a alimentao de um equipamento est condicionada a diversos fatores. O primeiro fator a ser considerado a tenso que deve ser mantida no circuito durante o tempo de funcionamento. As pilhas comuns fornecem uma tenso em aberto de 1,5 V assim como as alcalinas, enquanto que as baterias de Nicad fornecem 1,2V. No entanto, a maneira como esta tenso se mantm durante a vida til da pilha ou bateria pode variar e isso pode afetar o desempenho de um circuito. Assim, conforme mostra a figura 7, enquanto que a tenso das pilhas comuns cai rapidamente durante seu uso, com uma curva irregular, para uma pilha alcalina depois de uma pequena queda, a tenso se mantm estvel por um longo perodo, e muito mais no caso de uma clula de Nicad..

Curva de descarga dos diversos tipos de pilhas. Podemos dizer que para todos os tipos, exceto os acumuladores chumbo-cido que a vida til da pilha termina quando a tenso cai abaixo de 0,8 V ou 0,9 V. Um ponto importante a ser considerado que esta queda ocorre pelo aumento da resistncia interna da pilha que forma com o circuito externo um divisor de tenso, conforme mostra a figura 8.

Pagina 4 de 35
Perdas na resistncia interna de uma pilha.

Outro fator importante que determina a escolha de uma pilha a sua capacidade de fornecimento de energia. A quantidade de energia de uma pilha dada pelo produto da tenso que ela mantm no circuito, pela corrente que ele exige e pelo nmero de horas em que isso ocorre. Assim, uma pilha de 15 VAh pode fornecer uma corrente de 1,0A sob corrente de 1,5V durante 10 horas. A mesma pilha fornecer 100 mA de corrente a um circuito durante 100 horas. A capacidade de fornecimento de energia no depende apenas do tamanho da pilha, mas tambm de seu tipo. Assim, as pilhas que possuem maior densidade de energia so as alcalinas com 220 VAh por litro, contra 100 VAh das pilhas de comuns e 80 VAh das de Nicad. Esta capacidade refere-se ao contedo energtico total da pilha e no sua potncia. Assim, a resistncia interna baixa de uma pilha permite que ela seja capaz de operar em condies de alta corrente. Isso significa que as pilhas de NIcad podem fornecer correntes muito maiores que a alcalinas e que as comuns. Na verdade at perigoso colocar em curto tais pilhas pela elevada corrente que pode at causar sua exploso. Isso no significa entretanto que, para um mesmo aparelho elas tenham maior durabilidade. O fato importante a ser considerado ento que, para um consumo fixo de energia as pilhas alcalinas tm at 2,5 vezes a durabilidade de uma pilha comum e at 3 vezes mais a de uma de Nicad.

ESCOLHENDO A PILHA IDEAL Os fabricantes de pilhas possuem em suas linhas de produtos variaes de tipos, mesmo para as comuns, o que significa que, dependendo da aplicao o consumidor tem disponvel aquela que apresenta o maior rendimento. Assim, para as pilhas comuns, temos unidades que levam em conta o regime de funcionamento do aparelho que devem alimentar de modo a proporcionar o melhor rendimento. O que ocorre que ao alimentar um aparelho de maior rpido consumo exigindo (aparelhos assim outro uma lado, com ao uma motores maior pilha ou do que lmpadas), a pilha tem um ciclo de descarga mais despolarizante. Por

alimente um equipamento de baixo consumo (um relgio, por exemplo) tem um ciclo de descarga mais lento. Estas pilhas devem ter caractersticas diferentes e isso realmente ocorre. Indo ao supermercado o leitor vai constatar que atrs das cartelas de pilhas existem as aplicaes possveis para aquele tipo, e isso deve ser levado em conta. Nas cartelas existem informaes importantes sobre o uso das pilhas.

Pagina 5 de 35

Tambm, conforme o tipo de operao o leitor pode optar por outros tipos de pilhas, como por exemplo as de Nicad. As pilhas alcalinas, por exemplo, nos aparelhos de alto consumo como por exemplo aparelhos de som de boa potncia, lanternas, flashes de mquinas fotogrficas brinquedos que usam motores, podem ter uma durao at 3 vezes maior. Mesmo tendo um custo mais alto do que as pilhas comuns elas podem compensar perfeitamente o investimento pela durabilidade. Damos a seguir uma relao de aparelhos e os tipos de pilhas recomendadas: * Rdios de pequena potncia (portteis): pilhas comuns, alcalinas e nicad. * walkmans e CD-players portteis: alcalinas e nicad * aparelhos de som portteis: alcalinas e nicad * relgios e calculadoras de cristal de lquido: comuns * controles remotos: alcalinas e nicad * brinquedos com motores: alcalinas e nicad * lanternas: alcalinas e nicad * instrumentos de medida: comuns e alcalinas * flashes eletrnicos: alca;inas e nicad * transceptores (walk-talkies): alcalinas e nicad

Na tabela dada a seguir damos as caractersticas comparativas dos diversos tipos de pilhas e acumuladores para que o leitor tenha elementos para fazer sua melhor escolha.

Dados comparativos entre as pilhas e os acumuladores.

Na poca em que foi escrito diversos tipos de pilhas mais modernas no foram includos.

Pagina 6 de 35

Como funcionam os carregadores de baterias (ART448)


Site: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/2630-art448.html?showall=1
Escrito por Newton C. Braga

ndice do Artigo Como funcionam os carregadores de baterias (ART448) Pilhas ou Clulas Recarregveis O Carregador O Efeito Memria Todas as Pginas
Este um artigo bastante interessante para quem deseja aprender como funcionam os carregadores de bateria. Trata-se de artigo bastante atua (2010) que merece ser lido pelos leitores que desejam saber mais sobre o princpio de funcionamento destes dispositivos presentes em todos os celulares, cmaras fotogrficas, cmaras de vdeo e muito mais.

Os carregadores de baterias esto em toda parte. Dos Telefones celulares, cmeras fotogrficas, laptops aos palmtops, Ipods, E-book readers que fazem uso de baterias recarregveis todos precisam de um carregador. O princpio de funcionamento de um carregador de baterias do que tratamos neste artigo destinado aos leitores que desejam se aprofundar no conhecimento desta tecnologia indispensvel em nossos dias. As pilhas, baterias ou clulas recarregveis consistem em fontes de energia eltrica de origem qumica. Em outras palavras, uma reao qumica libera energia na forma de eletricidade, a qual utilizada por um circuito externo. Para entender como funciona uma clula recarregvel e portanto um carregador, vamos partir do princpio de funcionamento de uma pilha ou clula comum no recarregveis. Podemos tomar como exemplo as pilhas secas ou as alcalinas.

Pilhas e Baterias Comuns (No Recarregveis) Numa pilha ou bateria comum, existem dois eletrodos que fazem contato com uma substncia qumica que possui um elevado potencial de reao, ou seja, dispe de energia para liberar numa reao qumica. Esta substncia denominada eletrlito e tem as mais diversas composies, conforme o tipo de pilha ou bateria considerada. Para tornar as coisas mais simples, vamos tomar como exemplo uma pilha seca comum, que vista em corte na figura 1.

Pagina 7 de 35

Estrutura de uma pilha seca Nela, um dos eletrodos, o ligado ao plo positivo consiste num basto de grafite ou carvo e o outro consiste num "copinho" de zinco. A substncia reagente ou eletrlito uma mistura que contm mangans, amnia, e outras substncias que tm finalidades as mais diversas, por exemplo, na estabilizao da reao. A substncia reagente que seria o "combustvel" da pilha, permanece inerte at o ponto em que um circuito externo seja ligado entre o plo positivo e o plo negativo da pilha "solicitando" assim a entrega de energia, conforme mostra a figura 2.

Pagina 8 de 35

Movimento de ons (corrente) no interior da pilha Quando a corrente solicitada, a movimentao de cargas eltricas no circuito tambm passa a ocorre na forma de ons na substncia e a reao qumica tem incio. A substncia comea ento a reagir com o eletrodo negativo (copinho de zinco) de modo a liberar ons e com isso manter a corrente eltrica no circuito. O resultado que nesta reao a substncia se transforma entregando a energia de que dispe e o copinho de zinco consumido no processo. medida que a pilha vai fornecendo sua energia, a substncia do eletrlito vai se desgastando, o copinho de zinco consumido e com isso cada vez menos corrente vai se tornando disponvel. Chega um determinado momento, em que a energia se reduz a tal ponto que a resistncia interna da pilha aumenta e a corrente j no pode mais se fornecida ao circuito externo com a mesma intensidade. A tenso entre os plos da pilha cai. A pilha est em sua fase final de esgotamento. A figura 3 mostra a curva tpica de fornecimento de uma pilha seca comparada a de outros tipos.

Curvas tpicas de descarga de alguns tipos de clulas, inclusive recarregveis (Nicad) Se examinarmos a pilha esgotada, veremos que a substncia de seu interior se modificou e que um dos eletrodos se encontra corrodo. Veja que as pilhas secas, possuem uma proteo adicional de papelo e ao sobre o copinho de zinco, justamente para evitar que a substncia "vaze" quando a pilha se esgota. Essa substncia corrosiva, podendo afetar os aparelhos em que ela se encontrar, se o vazamento ocorrer. por esse motivo que se recomenda retirar as pilhas dos aparelhos que vo ficar muito tempo sem uso. Mesmo sem usar, a reao ainda ocorre de forma muito vagarosa, mas ao final de muito tempo, uma pilha deixada num aparelho, se esgota e pode vazar...

Pagina 9 de 35

Pilhas comuns no so recarregveis Nas pilhas comuns (alcalinas, secas e outras) a reao que ocorre quando a energia fornecida irreversvel, ou seja, "no tem volta". Uma vez que a substncia reagente entregue a energia. Em alguns casos, aquecendo um pouco a pilha ou ainda deixando-a em repouso pode-se reativar o restante da substncia que ainda pode reagir e assim prolongar a vida til da pilha. A idia de que colocar as pilhas na geladeira, adotada por muitos, no vlida, pois o que faz a pilha reativar um pouco no o frio mas sim o repouso...

Pilhas ou Clulas Recarregveis A idia de se recarregar uma clula ou bateria simples: se passarmos pela substncia fornecedora de energia uma corrente no sentido contrrio quela que ela fornece normalmente, a reao se inverte e a substncia "absorve" a energia liberada, voltando sua condio inicial. A forma mais simples e mais tradicional de se fazer isso com a bateria chumbo-cido que encontrada nos automveis e que tem a estrutura mostrada na figura 4.

A estrutura da bateria de chumbo-cido. Nela temos duas placas de chumbo que formam seus plos e o eletrlito uma soluo de cido sulfrico (cido sulfrico diludo em gua). Cada par de placas fornece uma tenso de 2 V quando carregada, o que significa que uma bateria de carro de 12 V tem 6 pares deste tipo. Quando a bateria est descarregada as duas placas so de chumbo puro. Ao se fazer circular uma corrente de carga nesta bateria, o cido reage com uma das placas formando uma substncia nova que o xido de chumbo que recobre a placa positiva. Esta substncia contm a energia armazenada que a bateria pode fornecer depois numa reao qumica. Quando uma carga ligada bateria, uma lmpada, por exemplo, conforme mostra a figura 5, a corrente comea a circular pela lmpada e pelo eletrlito na forma de ons, dando incio a uma reao que comea a consumir a substncia em que a energia est armazenada.

Pagina 10 de 35

Ligando uma lmpada como carga. Esse fornecimento continua at o momento em que a substncia armazenada na placa seja consumida totalmente, com o eletrodo de chumbo voltando sua condio inicial. Se uma corrente for agora forada a circular no sentido inverso, a reao inversa ocorre, com a placa recompondo a substncia com a energia disponvel. Nos automveis, o alternador fornece esta corrente de carga quando o motor est em funcionamento, recompondo continuamente a substncia que fornece energia. Outros tipos de clulas recarregveis operam segundo o mesmo princpio, mudando apenas as substncias envolvidas. Assim, nas clulas de NquelCdmio ou Nicad, so estes os metais envolvidos no processo de reaes, conforme mostra a estrutura de uma dessas clulas na figura 6.

Veja que o nmero de vezes que uma clula pode ser recarregada, ou seja, o nmero de ciclos de carga e descarga no ilimitado. A substncia usada como eletrlito com o tempo perde suas propriedades qumicas e at mesmo os eletrodos podem sofrer desgastes e rupturas. Nas baterias de carro, por exemplo, o efeito da dilatao e contrao que ocorre no processo de carga e descarga pode acabar por trincar as placas, tornando assim inoperante a bateria. Todos que j tiveram um carro com baterias desses tipo, as que no so seladas do tipo antigo, onde era preciso completar com gua destilada de tempos em tempos o nvel do eletrlito, devem se lembrar do teste feito pelo eletricista de autos que, colocando uma forte carga na bateria para ela fornecer uma corrente intensa, fazia com que o eletrlito do par de placas danificadas fervesse. Estrutura de uma pilha de NiCad

Pagina 11 de 35

O Carregador Um carregador simples consiste numa fonte que estabelece uma corrente em sentido contrrio na clula, pilha ou bateria que deve ser recarregada. Como a resistncia interna de uma bateria varia com a carga e normalmente muito pequena, preciso agregar essa fonte algum dispositivo para limitar a um valor seguro a corrente de carga, conforme mostra a figura 7.

Um carregador simples de bateria - G1 e G2 so ligados aos plos da bateria e o resistor de 10 ohms serve como limitador de corrente. Nos carregadores mais simples, o que se tem apenas um limitador de corrente com um valor que determine a corrente que no tempo indicado pelo fabricante consiga repor toda sua carga. Veja que no devemos (e no podemos) fazer circular uma corrente excessiva no processo de recarga. Ao circular, a corrente no s repe a energia na clula como tambm, devido sua resistncia eltrica, gera calor aquecendo a bateria. O aquecimento excessivo pode ter conseqncias perigosas para a integridade da bateria indo desde o dano dos eletrodos e da prpria substncia qumica do eletrlito at a exploso da bateria pela formao de gases sob presso! Nas clulas recarregveis de todos os tipos indicada a corrente recomendada pelo fabricante para uma carga segura, conforme mostra a figura 8.

Pagina 12 de 35

Nestas baterias a corrente de carga normalmente 1/10 da capacidade (400 mA para uma bateria de 4000 mAh) e indicado seu valor para 16 horas. Para carga rpida, a corrente maior. No entanto, as baterias modernas e os carregadores exigem mais cuidados do que simplesmente aplicar uma corrente no sentido inverso por certo tempo. Isso nos leva aos carregadores "inteligentes".

Carregadores Inteligentes Para se obter uma carga mais rpida, mais eficiente (com menor gasto de energia) e que tambm prolongue a vida til da clula, pilha ou bateria, so usados diversos recursos nos carregadores. Assim, um primeiro recurso simples para a carga consiste em se utilizar o regime de corrente constante. Numa clula completamente descarregada a tenso nos seus terminais baixa. Assim, ao aplicarmos a tenso do carregador, a diferena entre sua tenso e a da bateria elevada. Isso faz circular uma corrente inicial elevada, conforme mostra a figura 9.

Pagina 13 de 35

medida que a bateria se carrega a corrente atravs dela diminui medida que a bateria se carrega, a tenso nos seus terminais sobe se contrapondo tenso do carregador. Com isso a corrente na bateria diminui gradualmente at que no final do processo ela pequena. A curva de carga no , portanto, linear, conforme mostra a figura 10.

Curva de carga para a tenso, numa bateria de carro Uma fonte de corrente constante faz circular uma corrente por uma carga com uma intensidade que independe da sua resistncia ou da tenso que ela apresenta. Assim, o processo de carga de uma bateria com uma fonte de corrente constante se faz com a mesma intensidade do incio ao final.

Pagina 14 de 35

Outro recurso encontrado em alguns carregadores consiste na temporizao automtica. O carregador interrompe a corrente depois de um certo tempo programado, que o especificado. Mas os carregadores mais sofisticados so muito mais completos contendo recursos como o monitoramento constante da carga, da temperatura e outras caractersticas importantes da clula.

Monitorando a Carga Diversos fabricantes de microcontroladores apresentam projetos de carregadores inteligentes de baterias que possuem recursos importantes. Estes recursos vo desde a adoo de regimes especiais para a carga em termos de tempo, como tambm a monitorao da tenso. Assim, damos como exemplo a curva de carga de um carregador sugerido pela Texas, que o leitor interessado pode encontrar em artigo completo no site em MIC008, utilizando o microcontrolador MSP430

Carga inteligente com o MSP430. Veja que neste circuito, a corrente varia com o tempo no processo de carga completa.Seu funcionamento pode ser explicado da seguinte forma: A capacidade de uma bateria expressa como capacidade C, dada em mA-h. Por exemplo, uma bateria de 500 mAh tem uma taxa C de 500 mA. A correspondente da 1 C 500 mA e a corrente de 0,1 C de 50 mA. Assim, levando em conta essa informao, a carga de uma bateria Li-Ion deve ser feita em trs etapas:

* Carga lenta - uma pr-carga feita com uma corrente de 0,1 C. * Carga rpida - uma carga com corrente constante feita com 1 C. * Etapa de tenso constante

Pagina 15 de 35

Durante a carga lenta, a bateria carregada com uma corrente de 0,1 C. Isso vai ocorrer quando a bateria estiver com uma tenso menor do 2,5 V. Algumas baterias de Nicad so recarregadas sem que haja necessidade de uma descarga completa, o que faz com que elas passem a apresentar o "efeito memria". As baterias Li-Ion no tm esse problema, podendo ser totalmente carregadas antes de uma descarga total. Portanto, o procedimento de carga lenta raramente empregado com esse tipo de bateria. A carga rpida (com corrente constante e tenso constante) a fase mais importante no processo com esse tipo de bateria. Muitas baterias Li-ion estaro plenamente carregadas com uma tenso de 4,1 V ou 4,2 V. Assim, a bateria carregada com corrente constante de 1 C at a tenso alcanar 4,1 V ou 4,2 V. O circuito mede continuamente a corrente de sensoriamento - a corrente num resistor sensor ligado em srie (Rsense) ajustando o ciclo ativo do PWM com o Microcontrolador. Quando a tenso alcanar esse valor, o circuito passar a operar no modo de carga com tenso constante. Quando isso acontece, o circuito passa a funcionar como uma fonte de tenso fixa de 4,1 V ou 4,2 V. Nesse ponto, a resistncia interna da bateria comea a cair, o que exige uma compensao para manter a corrente abaixo de0,1 C. Quando a bateria est completamente carregada, a maiort parte da energia ser convertida em calor. Assim, uma sobrecarga pode causar um sobreaquecimento e at exploso. De qualquer forma, isso reduz a vida til da bateria. As baterias Li-Ion so extremamente sensveis a sobrecarga, o que significa a necessidade de se controlar com preciso de 50 mA a tenso de 4,1 V ou 4,2 V do processo de recarga. Alguns mtodos permitem determinar quando uma bateria est completamente carregada. Esses mtodos so: * Durante o processo de carga com tenso constante, quando a corrente cai para 0,1 C a bateria se encontra completamente carregada. * Determinar a temperatura da bateria de modo a se determinar quando comea a ocorrer o sobreaquecimento. * Usar um mtodo de temporizao seguro. Quanto mais o tempo passar de um valor considerado ideal para a carga, a bateria poder ser considerada completamente recarregada. (veja mais no artigo da Texas Instruments MIC008)

O Efeito Memria O efeito-memria que pode aparecer em baterias recarregveis (Nicad) de telefones sem fio, telefones celulares, e muitos outros aparelhos, sejam de tipos antigos quer sejam novas mas de marcas pouco recomendveis bastante desagradvel. Este efeito consiste no fato de que a bateria "memoriza" a carga adquirida no ltimo processo de carga e no consegue ultrapass-lo. Se a bateria, uma vez que seja, foi carregada com apenas uma pequena parcela de sua carga total, nas cargas seguintes ela no consegue mais adquirir a carga completa por mais tempo que a deixemos no carregador, conforme mostram as curvas da figura 12.

Pagina 16 de 35

A terceira carga "memoriza" o nvel da segunda carga e s vai at ele. As baterias modernas, principalmente as usadas nos telefones celulares no possuem mais este efeito e podem ser carregadas com facilidade at o mximo em qualquer condio. Existem tambm aquelas que podem ser recuperadas se, ao manifestarem o efeito memria, forem descarregadas completamente e depois submetidas a uma carga completa. A descarga completa pode ser feita com sua ligao a um dispositivo de certo consumo como, por exemplo, uma lmpada incandescente comum, conforme mostra a figura 13.

Fazendo a descarga completa de uma bateria. No entanto, para os casos em que este procedimento no resolve existe uma possibilidade interessante que a base de nosso artigo.

COMO FUNCIONA Quando a bateria no consegue mais ultrapassar certo valor de carga o que se pode fazer forar por um pequeno intervalo de tempo a passagem de uma corrente intensa atravs dela, o suficiente para "quebrar" o efeito-memria e a carga prosseguir. claro que isso no pode ser feito de modo descontrolado, pois uma corrente muito intensa pode danificar a bateria que ento ficar irremediavelmente perdida. Uma possibilidade a explorada neste artigo e adotada por muitos tcnicos: uma descarga de um eletroltico de alto valor. Temos ento o circuito simples da figura 14 que consiste num "recuperador de baterias com efeitomemria" e que usa pouqussimos componentes.

Pagina 17 de 35

Um "recuperador" de baterias de Nicad com problema de "efeito memria". Quando ligamos o circuito em poucos segundos o capacitor de 2 200 F se carrega com uma tenso da ordem de 16 volts (pico da tenso de 12 volts do transformador). Pressionando S1 por um instante este capacitor se descarrega pela bateria "quebrando" a barreira imposta pelo efeito memria. Para usar basta pressionar o interruptor algumas vezes em intervalos de 3 a 4 segundos (de modo a dar tempo para a carga do capacitor) e depois levar a bateria ao carregador normal. No deixe o interruptor pressionado por muito tempo nem utilize o procedimento muitas vezes. Este procedimento tambm pode funcionar na recuperao de baterias que j no mais aceitam carga alguma. importante tambm manter o resistor de qualquer maneira no circuito, pois ele limita a corrente na bateria mesmo quando o interruptor fechado.

Pagina 18 de 35

Eliminador de efeito-memria (ART303)


Site: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1956-art303.html

Escrito por Newton C. Braga


Sb, 14 de Agosto de 2010 11:52

Baterias de Nicad que tenham adquirido o efeito-memria e por isso no mais so usadas podem ser recuperadas com um simples circuito eletrnico. Veja neste artigo como colocar em funcionamento baterias que tenham sido abandonadas por causa deste problema.

O efeito-memria que pode aparecer em baterias recarregveis (Nicad) de telefones sem fio, telefones celulares, e muitos outros aparelhos quer sejam de tipos antigos quer sejam novas mas de marcas pouco recomendveis bastante desagradvel. Este efeito consiste no fato de que a bateria "memoriza" a carga adquirida no ltimo processo de carga e no consegue ultrapass-lo. Se a bateria, uma vez que seja, foi carregada com apenas uma pequena parcela de sua carga total, nas cargas seguintes ela no consegue mais adquirir a carga completa por mais tempo que a deixemos no carregador, conforme mostram as curvas da figura 1.

As baterias modernas, principalmente as usadas nos telefones celulares no possuem mais este efeito e podem ser carregadas com facilidade at o mximo em qualquer condio. Existem tambm aquelas que podem ser recuperadas se, ao manifestarem o efeito memria, forem descarregadas completamente e depois submetidas a uma carga completa. A descarga completa pode ser feita com sua ligao a um dispositivo de certo consumo, como por exemplo uma lmpada incandescente comum, conforme mostra a figura 2.

Pagina 19 de 35

No entanto, para os casos em que este procedimento no resolve existe uma possibilidade interessante que a base de nosso artigo.

COMO FUNCIONA Quando a bateria no consegue mais ultrapassar certo valor de carga o que se pode fazer forar por um pequeno intervalo de tempo a passagem de uma corrente intensa atravs dela, o suficiente para "quebrar" o efeito-memria e a carga prosseguir. claro que isso no pode ser feito de modo descontrolado pois uma corrente muito intensa pode danificar a bateria que ento ficar irremediavelmente perdida. Uma possibilidade a explorada neste artigo e adotada por muitos tcnicos: uma descarga de um eletroltico de alto valor. Temos ento o circuito simples da figura 3 que consiste num "recuperador de baterias com efeitomemria" e que usa pouqussimos componentes.

Quando ligamos o circuito em poucos segundos o capacitor de 2 200 uF se carrega com uma tenso da ordem de 16 volts (pico da tenso de 12 volts do transformador). Pressionando S1 por um instante este capacitor se descarrega pela bateria "quebrando" a barreira imposta pelo efeito memria. Para usar basta pressionar o interruptor algumas vezes em intervalos de 3 a 4 segundos (de modo a dar tempo para a carga do capacitor) e depois levar a bateria ao carregador normal. No deixe o interruptor pressionado por muito tempo nem utilize o procedimento muitas vezes. Este procedimento tambm pode funcionar na recuperao de baterias que j no mais aceitam carga alguma. importante tambm manter o resistor de qualquer maneira no circuito, pois ele limita a corrente na bateria mesmo quando o interruptor fechado. LISTA DE MATERIAL

T1 - Transformador com primrio de acordo com a rede de energia e secundrio de 12V x 500 mA.

Pagina 20 de 35

D1, D2 - 1N4002 - diodos de silcio S1 - Interruptor de presso NA C1 - 2200 uF x 12 V - capacitor eletroltico Diversos: ponte de terminais ou placa de circuito impresso, caixa para montagem, cabo de fora, fios, solda, etc.
ltima atualizao em Seg, 13 de Dezembro de 2010 07:40

Testando um eliminador de pilhas (INS127) Site: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/2657-ins127.html Escrito por Newton C. Braga Com este teste verificamos a tenso (aproximada) de um eliminador de pilhas, nas condies de carga. Isso importante, pois estes eliminadores no so estabilizados, e por isso ocorrem variaes de vrios volts entre a tenso de sada em aberto e a tenso de sada sob carga. Para o teste precisamos de: a) Multmetro comum ou voltmetro b) R1 - Resistor de fio conforme a carga Procedimento Na figura abaixo temos o modo de se ligar o multmetro e o resistor na sada do eliminador de pilhas em teste.

Testando um eliminador de pilhas

* Medimos a tenso em aberto, ou seja, sem R1 no circuito. * Medimos a tenso com R1 no circuito. O valor de R1 obtido dividindo-se a tenso que deve haver na sada pela corrente mxima. Por exemplo, para um eliminador de 9 V x 500 mA (0,5 A), R1 deve ter 9/0,5 = 18 . A dissipao deve ser de pelo menos 2 W. * A tenso em aberto pode ser at 50% maior do que a tenso medida com R1. Com R1 a tenso deve estar prxima do valor nominal do eliminador, com uma tolerncia de uns 10%. Pagina 21 de 35

Como funcionam as pilhas e baterias Site: http://casa.hsw.uol.com.br/baterias.htm

Introduo
As baterias esto em todos os lugares, carros, computadores, laptops , MP3 players e telefones celulares. Uma bateria essencialmente uma lata cheia de qumicos que produz eltrons. As reaes qumicas que produzem eltrons so chamadas de reaes eletroqumicas. Neste artigo, aprenderemos tudo sobre baterias, desde o conceito bsico de funcionamento, a verdadeira qumica que acontece dentro delas e o que o futuro reserva para as baterias e as possveis fontes de energia que poderiam substitu-las. Se voc examinar qualquer bateria, notar que ela tem 2 terminais. Um terminal est marcado (+), ou positivo, enquanto o outro terminal est marcado (-), ou negativo. Em uma bateria tipo AA, C ou D (baterias normais de lanternas), as pontas das baterias so os terminais. Em uma bateria grande de carro, existem 2 terminais de chumbo. Eltrons se agrupam no terminal negativo da bateria. Se voc conectar um fio entre os terminais positivo e negativo, os eltrons fluiro do terminal negativo para o terminal positivo o mais rpido que eles puderem (descarregar a bateria muito rpido pode ser perigoso, especialmente com baterias grandes, ento no o faa). Normalmente, voc conecta algum tipo de carga para a bateria usando um fio. Esta carga pode ser algo como uma lmpada, um motor ou um circuito eletrnico, como um rdio. Dentro da bateria, uma reao qumica produz os eltrons. A velocidade da produo de eltrons por esta reao qumica (a resistncia interna da bateria), controla quantos eltrons podem fluir entre os terminais. Os eltrons fluem da bateria para dentro do fio e passam do terminal negativo para o terminal positivo para que a reao qumica acontea. Esta a razo pela qual a bateria pode ficar em uma prateleira por um ano e ainda estar cheia de energia. Uma vez conectado o fio, a reao comea.

A primeira bateria foi criada por Alessandro Volta em 1800. Para criar essa bateria, ele fez uma pilha de camadas alternadas de zinco, papel mataborro ensopado em gua salgada e prata, desse jeito: Este arranjo ficou conhecido como uma pilha voltaica. As camadas de cima e de baixo da pilha precisam ser de metais diferentes, como mostrado. Se voc conectar um fio em cima e um embaixo da pilha, poder medir a voltagem e a corrente geradas. A pilha pode ser sobreposta quantas vezes for preciso para obter a voltagem desejada.

No sculo 19, antes da inveno do gerador eltrico (o gerador no foi inventado e aperfeioado at 1870), a Clula de Daniell, que conhecida por outros 3 nomes: "clula de Crowfoot" por causa do formato tpico do zinco, "clula de gravidade" por que a gravidade mantm os 2 sulfatos separados e "clula molhada", oposta "clula seca" moderna, porque usa lquidos para os eletrlitos, era extremamente comum para o funcionamento dos telegrfos e das campainhas das portas. A clula de Daniell consiste de placas de cobre e zinco e sulfatos de cobre e zinco. Para fazer a clula de Daniell, a placa de cobre colocada no fundo de uma jarra de vidro. A soluo de sulfato de cobre colocada sobre a placa at a metade da jarra. Uma placa de zinco ento pendurada

Pagina 22 de 35

na jarra - como mostrado - e uma soluo de sulfato de zinco colocada cuidadosamente na jarra. O sulfato de cobre mais denso que o sulfato de zinco, ento o sulfato de zinco "flutua" sobre o sulfato de cobre. Obviamente, este arranjo no funciona bem em uma lanterna, mas funciona bem para aplicaes fixas. Se voc tiver acesso a sulfato de zinco e sulfato de cobre, pode tentar fazer a sua prpria clula de Daniell.

Experincias Se voc quiser aprender sobre as reaes eletroqumicas usadas para criar baterias, fcil fazer experincias em casa para tentar combinaes diferentes. Para fazer estes experimentos corretamente, precisa comprar um voltmetro (US$ 10 a US$ 20) em uma loja de material eletrnico ou de construo. Esteja certo de que o voltmetro pode ler baixas voltagens (cerca de 1 volt) e baixas correntes (cerca de 5 a 10 miliampres). Desta maneira, voc ser capaz de ver exatamente o que a sua bateria est fazendo. Voc pode criar a sua prpria pilha voltaica usando moedas e papel toalha. Misture sal com gua (a maior quantidade de sal que a gua suportar) e ensope o papel toalha nesta salmoura. Faa ento uma pilha alternando moedas de cobre e de nquel. Veja que tipo de voltagem e corrente esta pilha produz. Tente um nmero de camadas diferentes e veja qual o efeito que isto tem na voltagem. Depois, tente alternar moedas de cobre e de prata e veja o que acontece. Tente tambm moedas de prata e de nquel. Outros metais que voc pode tentar incluem o papel alumnio e o ao. Cada combinao metlica dever produzir uma pequena diferena na voltagem. Um outro experimento simples que voc pode tentar envolve um pote, cido diludo, fio e pregos. Encha o pote com suco de limo ou vinagre (cidos diludos) e coloque um prego e um pedao de fio de cobre dentro dele sem que um encoste no outro. Tente pregos revestidos de zinco (galvanizados) e pregos de ferro comuns. Mea a voltagem e a corrente conectando o seu voltmetro aos pedaos de metal. Substitua o suco de limo por gua salgada e tente tambm com moedas e metais diferentes para ver o efeito na voltagem e na corrente. Provavelmente a bateria mais simples que voc pode criar chamada de bateria zinco-carbono. Entendendo a reao qumica que acontece dentro da bateria, voc pode entender como as baterias funcionam. Imagine que voc tenha um pote de cido sulfrico (H2SO4). Enfie uma varinha de zinco dentro do pote e o cido imediatamente comea a corroer o zinco. Voc ver as bolhas de gs hidrognio formando-se no zinco e a varinha e o cido comearo a esquentar. O que est acontecendo :

as molculas de cido esto se quebrando em 3 ons: 2 H+ ons e 1 SO4- on.

os tomos de zinco na superfcie da varinha de zinco perdem 2 eltrons (2e-) para se tornar Zn++ ons.

o Zn++ ons combinados com o SO4-- on para criar ZnSO4, o qual dissolve o cido.

os eltrons dos tomos de zinco combinam com os ons de hidrognio no cido para criar molculas de H2 (gs de hidrognio). Ns vemos o gs de hidrognio como as bolhas se formando na varinha de zinco.

Pagina 23 de 35

Nada acontece com uma varinha de carbono quando colocada no cido. Mas se voc conectar um fio entre a varinha de zinco e a varinha de carbono, 2 coisas mudaro: os eltrons fluiro atravs do fio e se combinaro com o hidrognio na varinha de carbono, ento o gs de hidrognio comea a borbulhar na varinha de carbono;

existe menos calor. Voc pode fornecer energia para uma lmpada ou carga similar, usando os eltrons que fluem atravs do fio e pode medir a voltagem e a corrente no fio. Alguma energia do calor transformada em movimento de eltrons. Os eltrons movem-se para a varinha de carbono porque a combinao com o hidrognio mais fcil. Existe uma voltagem caracterstica na clula de 0,76 volts. Eventualmente, a varinha de zinco se dissolver completamente ou os ons de hidrognio no cido se desgastam e a bateria "morre".

Pagina 24 de 35

Site:

Baterias
Como funciona? Teste de bateria. Carga de bateria. Baterias novas. Segurana. Tabela de aplicao.

Baterias a acido so usadas como suprimento de energia independente da moto estar em funcionamento. Em motocicletas de enduro, como no h quase nenhum acessrio, usada principalmente para a partida do motor. Hoje em dia, os modernos motores 4T esto tomando o lugar dos nervosos 2T por causa das normas cada vez mais rigorosas de controle das emisses de poluentes. Mas, o motor 4T mais difcil de ligar, ento, as motos esto vindo com partida eltrica. Para no aumentar muito o peso da moto (outra desvantagem do 4T contra o simples 2T) as fbricas esto optando por retirar o sistema de partida a pedal. Por isso v-se a necessidade de manter todo sistema eltrico em bom estado por qu se algo falhar vai ter que empurrar a moto e recorrer ao famoso "tranco" nem sempre possvel nas trilhas da vida.

Mas como funciona? O que acontece quando uma bateria est descarregando?
No processo, o cido sulfrico (H2SO4) dissocia-se passando os SO4 ao chumbo (Pb) de ambas as placas (positiva e negativa) formando nelas o sulfato de chumbo (PbSO4); os H2 roubam o oxignio do xido de chumbo (PbO2) da placa positiva, formando gua (H2O) que diminui a concentrao cida do eletrlito. A reao qumica gera a corrente eltrica (eltrons livres que lentamente se renem nas placas negativas). Se o processo continuar, o eletrlito pode se transformar em gua pura e as placas podem ser cobertas de sulfatao (PbSO4) ento a atividade eltrica dentro da bateria pode ser paralisada.

O que acontece quando uma bateria est carregando?


A carga eltrica fluindo ao contrrio faz a sulfatao liberar seu sulfato para a soluo eletroltica. O processo faz a placa e a soluo voltarem sua composio original. Pode se ver bolhas que so formadas de oxignio e hidrognio. Estes gases so expelidos pelo respiro. A gua formada pela
Pagina 25 de 35

combinao dos gases oxignio (O2) e hidrognio(H) = (H2O), razo pela qual s se deve completar o nvel somente com gua destilada.

Reaes de autodescarga.
As baterias tm tendncia a descarregar. A energia armazenada na bateria se perde a uma razo de 0,01 a 0,30 volt por ms a 25C. Caso a temperatura aumente, a bateria descarrega mais rpido. A 35C a bateria descarrega duas vezes mais rpido que a 25C. Alguns acessrios instalados nas grandes motos drenam energia mesmo com a chave desligada. Relgios e a memria de computadores de bordo esto entre os mais comuns. Para checar a corrente de descarga desses componentes ou se h alguma pequena fuga de corrente, desconecte o fio positivo da bateria e mea com o multmetro a corrente de descarga. (por exemplo, na Falcon a fuga mxima especificada 0,1mA) Na falta de um multmetro coloque uma lmpada pequena como as de painel. Se ela acender mesmo que fraquinho pode estar havendo alguma fuga de corrente.

Teste de baterias Quanto de carga tem na bateria?


H dois mtodos de verificar a carga na bateria. Usando um densmetro para verificar a concentrao de acido na soluo eletroltica ou medindo a "voltagem" da bateria com um multmetro.

Pagina 26 de 35

Estado da carga 100% carga batera selada 100% carga sulfate stop 100% carga bateria comum 75% carga 50% carga 25% carga 0% carga

Volts Densidade 13,00V 12,80V 1.280 12,60V 1.265 12,40V 1.210 12,10V 1.160 11,90V 1.120 menos que 11.80 V menos que 1.100

. Ok Ok Ok Ok carregar carregar carregar

H um segundo teste. Se os faris da moto ligam com o motor desligado, ligue-os e mea a "voltagem" da bateria. Se estiver abaixo de 11,5V a bateria precisa de carga. Caso os faris s funcionem com a moto ligada ou sua moto no tem farol ligue uma lmpada de farol como abaixo.

Voc pode construir um aparelhinho com um pouco de conhecimento de eletrnica para mostrar o estado da carga da bateria. Se a bateria possuir mais de 10V o LED verde acende. Caso contrrio o LED vermelho acender.

Carregando a bateria

Pagina 27 de 35

A carga reverte o processo destrutivo da bateria que acontece quando ela descarrega. As placas e o eletrlito que tinham sido transformados em sulfatao e em gua so restaurados em sua composio original. Se a bateria est muito ruim pode ser que ela no aceite a carga. 1) Retire as tampas da bateria. 2) Sempre coloque as garras do carregador primeiro na bateria. Depois ligue a corrente eltrica. 3) Carregue a bateria com 1/10 da capacidade nominal da bateria. (uma bateria de 7Ah deve ser carregada com 0,7Ah) 4) Teste a bateria com um multmetro ou com um densmetro at que a bateria atinja 100% da sua carga. Carregar mais que o tempo necessrio corroi as placas. 5) Adicione gua destilada caso o nvel da soluo esteja abaixo do mximo. Se a bateria aquecer durante o processo de carga, pare o carregamento e aguarde a bateria esfriar. Algumas vezes uma bateria no segura carga. por que ela est excessivamente descarregada e o carregamento est ocorrendo somente na superfcie das placas. Neste caso a bateria precisa de ser carregada baixa corrente por um longo perodo. Esquema construir um carregador de baterias em casa (olha a foto do que eu fiz).

Pagina 28 de 35

R2 determina a corrente de carga e pode ser aumentado para uma carga mais lenta. O LED indica que a bateria est em carga.

Ativao de baterias novas.


Uma bateria nova, aps a colocao da soluo, tem aproximadamente 80% da sua carga. Deve-se carregar a bateria com carga lenta aps ativao para evitar que a bateria seja carregada pelo gerador da moto o que pode aquecer as placas. Quanto mais tempo a bateria ficou estocada, menor ser sua carga inicial. Por isso devem-se preferir baterias com data de fabricao mais recente. 1) Teste o sistema de carga da moto e verifique possveis fugas de corrente para ter certeza que o defeito na bateria. 2) Remova a tampa do respiro da bateria. 3) Coloque a soluo que vem com a bateria at o nvel mximo. 4) Deixe a bateria descansar por 30 minutos. Balance a bateria gentilmente para expulsar bolhas de ar. Se necessrio complete o nvel com a soluo eletroltica. No deve ser adicionada mais soluo eletroltica na bateria aps essa etapa 5) Carregue a bateria com uma carga equivalente 1/10 da carga nominal at que ela esteja com carga total. Se durante a carga o nvel da soluo abaixar, complete somente com gua destilada. 6) Proteja os terminais da bateria com graxa ou vaselina. Conecte o tubo de respiro. Verifique se a ponta do tubo de respiro no est encostando na moto.

Informaes sobre segurana.


Baterias basicamente possuem dois perigos: 1) Gases potencialmente explosivos (oxignio e hidrognio)
Pagina 29 de 35

-No fume, no produza chamas ou fascas prximo a baterias -Antes de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas. -S d carga em locais ventilados. -Se a bateria ficar quente durante a carga pare a carga e espere a bateria esfriar. Calor estraga as placas e a bateria pode explodir. -Esteja certo que o tubo de respiro da bateria est desobstrudo e sem dobras. 2) Acido sulfrico que extremamente corrosivo. -Sempre use culos de proteo, luvas e roupas protetoras. -Lave qualquer respingo de cido com gua e sabo. -Em caso de ingesto, beba grandes quantidades de leite ou gua com leite de magnsia, leo vegetal ou ovos batidos. Procure ajuda mdica. -Em caso de contato com os olhos lave com gua durante vrios minutos e procure ajuda mdica. -Retorne sua bateria usada para a loja onde voc comprou. Eles so obrigados por lei a receber a bateria e destinar ela para reciclagem. Baterias contm chumbo e cidos que podem contaminar o meio ambiente. Mantenha baterias fora do alcance de crianas. Alguns componentes eltricos podem ser danificados caso os terminais da bateria ou conectores sejam ligados ou desligados com a ignio ligada e houver presena de corrente eltrica. Remoo: Desacople primeiro o cabo negativo da bateria, depois o cabo positivo. Instalao: Acople primeiro o cabo positivo, depois o negativo.

Tabela de aplicao. Fonte: Yuasa Battery-chargers Battery Stuff Eurobat Saiba mais: Bosch Circuitos eltricos Velas

Home Mecnica
www.endurohp.eng.br

Pagina 30 de 35

frum site: http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-carregador-bateria/434578

O mtodo de carga consiste em aplicar uma corrente constante igual a 0,7CmA, onde C a capacidade da bateria em mAh, at que a tenso atinja 4,2v. A partir da, aplica-se este valor de tenso constante at que a corrente cesse. Se a tenso inicial da bateria for inferior a 2,9v, recomendado recarregar a 0,1CmA. A temperatura ambiente durante a carga deve estar entre 0 e 40C. Fonte: http://www.electronics-lab.com/artic...uct/index.html A bateria BL-5C tem uma capacidade de 850mAh. Obrigado amigo, deixa eu ver se entendi...Como a bateria BL-5C tem um C=850mAh tenho que carregar a bateria com uma corrente i=0,7x850 = 595mA a uma tenso igual a 4,2V. Como a bateria esta com uma tenso menor, ela vai crescer com a carga at atingir 4,2V. Logo quando igualar no tem mais DDP e no vai mais passar corrente... ISSO?? Mas uma...Porque ento que as baterias aquecem e at pegam fogo quando ficam ligadas diretas no carregador visto que a corrente cessa??? ou isso folclore do povo. Hoje tenho medo de dormir com o carregador ligado... Se eu usasse uma voltagem de 12V o tempo iria diminuir. Isso estragaria a bateria? porque? Obrigado amigo Percebo que queira aprender. Mas a questo que o telemovel j inclui um circuito de controlo de carga. Np faz sentido fazer outro circuito , salvo se desejar carregar a bateria externamente fora do telemvel. As bateria aquecem demasiado por se ultrapassarem as correntes de carga correctas ou por serem demasiadamente carregadas. Alm disso esse aumento demasiado indica que o carregador no contem sistema de controlo de temperatura de carga. No ligue aos 12V directo . A bateria de litio vai explodir . Tem de ter um circuito correcto para carga desse tipo como indicou o claudomirorl. O circuito deve ainda ter um meio de parar a carga quando a bateria est completamente carregada. Se no fizer isso vai fazer "overcharge" e diminui o tempo de vida da bateria. Existem circuitos , CIs , para controlar a carga desse tipo de baterias. PE : L6924D da ST Citao: Postado Originalmente por crocha1111 Obrigado amigo, deixa eu ver se entendi...Como a bateria BL-5C tem um C=850mAh tenho que carregar a bateria com uma corrente i=0,7x850 = 595mA a uma tenso igual a 4,2V. Como a bateria esta com uma tenso menor, ela vai crescer com a carga at atingir 4,2V. Logo quando igualar no tem mais DDP e no vai mais passar corrente... ISSO?? Pagina 31 de 35

Na verdade, a corrente no cessa por completo. Quando a corrente atingir 0,07CmA hora de terminar a carga. Citao: Postado Originalmente por crocha1111 Mas uma...Porque ento que as baterias aquecem e at pegam fogo quando ficam ligadas diretas no carregador visto que a corrente cessa??? ou isso folclore do povo. Hoje tenho medo de dormir com o carregador ligado... Dentro da caixa da bateria, h a bateria propriamente dita e um circuito que controla a tenso e a corrente e mede a temperatura da bateria. Se este circuito falhar ou se ocorrer um vazamento dentro da bateria ela pode se incendiar, mas, isto muito raro em se tratando de baterias de boa qualidade. Isto ocorre geralmente com baterias falsificadas. Deixar a bateria ligada no carregador no deve produzir sua destruio, devido ao circuito de proteo. Citao: Postado Originalmente por crocha1111 Se eu usasse uma voltagem de 12V o tempo iria diminuir. Isso estragaria a bateria? porque? As clulas de Ion de Ltio no suportam uma tenso maior do que 4,2v e tambm no suportam carga mais rpida do que a recomendada. Mesmo que o pack da bateria possua a proteo contra sobretenso, no bom facilitar. __________________ Um carregador inteligente mais que isso . Controla a corrente e tenso de carga . Controla os diferentes modos de carga . Controla as formas de carga por exemplo usando PWM . Controla os tempos de carga. Controla a temperatura durante a carga. Controla os modos de alteraco dos modos de carga ( dV/dt , di/dt , dT/dt) Tudo isto de acordo com a bateria a carregar. Alguns incluem ainda funo de descarga completa controlada o que aconselhado para alguns tipos de baterias . Alguns fabricantes (ex Philips) incluem ainda um sistema diferente que controla toda a vida util da bateria . Desta forma pode ser registado todo o tempo de carga , de descarga , de standby. Assim possivel otimizar a carga e prlongar a vida das baterias. J tive o prazer (des) de pegar carregadores veiculares que no limitavam a tenso. Esquentava a bateria que dava medo. O ideal no teu caso, meu caro, seria pegar um limitador de tenso, com transistor e zener, e colocar um resistor alto na regulagem. Tem circuitos por a na net e que voc no gastar mais de 15 reais. Pegue um zenner de 5volts. Todas as baterias at agentam um pouco. ou pegue um de 4,7. no vai ter erro. toda carga vai causar uma ligeira queda na ddp. A corrente no tem muito problema. Limite ela com o resistor. Como o regulador vai diminuir a tenso, no vai entrar mais corrente do que a bateria necessita. O que os colegas citaram que, sem regulador, a bateria do carro empurra com seus 12 volts carga na bateria do carregador, de apenas 4,7. Podendo estour-la, a nivel vulgar, ou explod-la, a nivel real. O celular pode Pagina 32 de 35

limitar a corrente, mas no faz milagres. Ele no ir gastar muito dela para proteger a bateria (quanto tempo leva para ele gastar toda ela? so pensar). Acredito que usando um zenner de 5 volts, e deixando o celular ligado daria, sem problemas. um circuito regulador (com 1 transistor um zener, um capacitor e um resistor de 470ohms) de conta do recado. Vale a pena testar a voltagem. A 4.7 VOLTS o celular no ter, a princpio, problemas, j que a corrente se limita a o que necessita. Mais que isso, O EMISSOR DE TENSO, bateria, carregador, VAI FORAR A CORRENTE, da, claro, o sistema vai falir j que forou a resistencia interna dele, ocasionando aquecimento e depois... LEMBRE-SE: A VAZIO, a tenso vai cair e depois subir gradualmente. No caso da bateria do carro, no vai cair muito, j que a bateria "nem sentir o drama", ento limite apenas a tenso para no "abrir" a bateria. Uma comprovao da minha tese. Uma bateria de carro tem 12v nominal, mas agenta entre 12 e 14.4. Acima disso fede, e abaixo no carrega Espero ter auxiliado Senhores Montei um circuito para uma fonte de alimentao para um celular utilizando o LM317 e um 741. A idia era bem simples! Atravs de um cabo com um plug na ponta enviar a carga do LM317 para o celular atravs de um resistor de fio. O LM741 deveria receber o valor de voltagem presente da bateria, comparar com um Valor de referencia e ligar ou desligar o carregador . S isso! Ai o problema aconteceu! Ao ligar o circuito ao celular, percebi que o carregador no desligava e continuava tentando colocar carga ....Ao medir o ponto na frente do resistor de fio percebi que o valor da voltagem era "ZERO". Deixei a bateria descarregar com o uso no celular, pluguei de novo e medi na frente do resistor de fio e la estava o "ZERO" DE NOVO! Concluso na interface: CARREGADOR -> RESISTOR FIO > PONTO DE LEITURA -> CELULAR , eu no consigo ler uma voltagem no ponto de leitura. vocs saberiam me dizer o porque e como fao para pegar um valor de referencia da bateria do celular...Desculpem-me mas estou tentando postar o circuito mas no consigo por ele ter 2MB. Aguardo e agradeo pois agora falta pouco.... Quanto a dar zero na leitura do multmetro, provavelmente deve haver um diodo ou algum componente semicondutor entre o plug e a bateria (dentro do celular) que impede o retorno do positivo e consequentemente a leitura externa. Faa um teste de continuidade entre as pontas do cabo e os polos da bateria para confirmar essa hiptese. Se confirmado, voc dever eliminar tal componente. Mas depois lembre-se que todo controle da carga ficar por conta do seu carregador. Tambm no haver proteo contra inverso de polaridade do carregador. POIS SOSCHIP! ... mas no queria controlar a carga apenas desligar o carregador ao atingir 4.7V mas para isso preciso saber o valor da carga da bateria a cada instante...como posso fazer isso...rapaz to desanimando....voce ja viu o tamanho deste forum....e eu ainda nao consigui montar o carregador .....o negocio brabo! Ento, crocha1111, pelo que li nos posts desse tpico, voc quer fazer um carregador porm no quer alterar o celular do seu cliente. isso? Se voc deseja realmente desligar a carga porm no tem uma amostra da tenso, s h um jeito: Faa uma fonte fixa de 12V e verifique a corrente que ela fornece ao celular (somente carregando) com a bateria j totalmente carregada. Essa corrente seria a indicao de que sua bateria estaria carregada e portanto pararia de fornec-la por um determinado tempo.Ex. 1hora. Aps esse tempo comearia novamente a carga at atingir novamente essa corrente de referncia. Parece complicado mas fcil de implementar um circuito assim. Pagina 33 de 35

Conforme prometido e baseado nas informaes disponveis cheguei a um circuito que funciona da seguinte forma: Com a bateria precisando de carga ele manda uma corrente limitada a um valor mximo por tempo indeterminado at atingir uma corrente mnima indicando que a bateria est carregada. Ao atingir esse valor, o circuito para de enviar carga por um tempo pr-determinado (ex.20mim) voltando a carregar tambm por um tempo determinado sempre verificando se a bateria precisa de um tempo maior de carga. Eu s preciso que voc me diga a corrente mx. de carga, mnima para parar de carregar, tempo desligado e tempo ligado com carga mnima aps carga completa. Com esses parmetros posso determinar os componentes do circuito que baseado em componentes muito comuns --------------------------------------------------------------------------------

Cara ...show de bola! Ser que seria pedir muito se voce pudesse me enviar este arquivo pelo e-mail crocha1111@uol.com.br e CAOlive3@scj.com num formato work ou powerpoint,excel.... porque estou na empresa e o firewall no esta deixando eu ler este arquivo no link. Conforme informaes acima dos meus amigos, uma bateria BL-5C - 3,7V pode ser alimentada com 5V e uma corrente maxima 70% da capacidade dela que 850mAh ou com uma corrente minima quando ela esta descarregada de 10% desta capacidade. tambm, meu problema projetar...se voce me der um circuito com estes dados por exemplo, depois eu me viro em entender para prover mudanas.. Cara te agradeo muito sua ateno e vou usar este projeto no meu em definitivo...pois no tenho mais opo nem conhecimento...se voce me der ele hoje ainda comeo ainda hoje a fazer a placa principal e te mando noticias....Eu ja tava at desanimado! Um grande abrao! Cludio Conforme nossos colegas do forum o carregamento obedece o seguinte diagrama de bloco: CARREGADOR VEICULAR 12V [ISQUEIRO] -> entrega 5 a 6V [PLUG] CIRCUITO SEGURANA DE CORRENTE E VOLTAGEM E TEMPERATURA -> BATERIA LI O circuito de segurana e administrao recebe a tenso regulada pelo carregador e administra seus valores. Tanto que se deixarmos o carregador ligado direto a carga para sozinha depois de um tempo. Os pontinhos no visor do celular param.....E ai que esta o meu problema...No posso me arriscar a deixar um celular dentro de Pagina 34 de 35

um carro por um periodo indeterminado de meses ligado ao carregador direto pois tambm estraga a bateria. Tem que haver um desligamento porque seno se torna perigoso visto que o proprietario do carro no ta nem ai e nem ta afim de administrar a coisa. Por isso gostei muito da sua idia pois j havia criado um circuito regulador com o LM317 mas no sabia como parar....

Pagina 35 de 35

You might also like