You are on page 1of 2

Boletim de factos 3

A publication from the DESIRE project - funded by the European Unions 6th Framework Program Global Change and Ecosystems

2011-01

Com base na experincia das areas de estudo do DESIRE


..

Usurios da terra, a vossa opinio essencial para a investigao sobre a desertificao!


Visita de terreno com agricultores na Tunisia

Porque que os investigadores precisam da vossa ajuda? Investigadores necessitam uma boa compreenso do papel dos usurios da terra na sua gesto, e dos problemas quotidianos para melhor investigarem as prticas de gesto da terra. Enquanto usurios da terra, vocs tm excelentes conhecimento e percepo do vosso ambiente, e isto crucial para ajudar investigadores a compreenderem na ntegra o contexto local. Estudos de solues tericas podem ser teis, mas, quanto mais a investigao cientifica for aplicada no contesto real que afecta o vosso quotidiano, melhor para cada um. Benefcios para vocs Investigadores e cientistas so, no geral, politicamente neutros. So, muitas vezes, consultados por decisores polticos para conselhos equilibrados e imparciais quando precisam tomar decises que podem afectar os utilizadores da terra. Ao encontrarem-se com os investigadores e lhes falarem em detalhe do vosso ambiente, tal como o vem e dos vossos pontos de vista dos problemas, vocs fornecem uma imagem mais completa das condies e questes locais. Juntos, podem congregar toda a vossa experincia para desenvolver estratgias locais e regionais. Os investigadores podem ajudar-vos a escolher as melhores tecnologias que suportam a gesto sustentvel da terra e as condies de vida. Esta interaco tambm habilita os cientistas a melhor aconselharem os decisores polticos.

Como os utilizadores da terra ajudaram no quadro do DESIRE ?

Turkey Turquia

Eskiehir Osmangazi University Universidade Eskiehir Osmangazi

Scientists and stakeholders discuss possible options Cientistas e beneficirios discutem possveis opes

Morrocos

In Karapinar, Turkey, the local farmers are learning Em Karapinar, Turquia, os agricultores locais tm how they cancom investigadores para and loss of encontrado reduce land degradation discutirem soil from their fields in the wind. eroso elica. De como reduzir a degradao e a From a selection of technologies de tecnologias possveis, eles uma seleco they have chosen to protect pastures with fenced-off areas andreas vedadas e escolheram proteger pastos com promote more efficient use of scarce water dos escassos recursos promover uso mais eficiente resources with drip irrigationatravs da The farmers have explained the hdricos of crops. micro-irrigao das culturas. Em reasons why they have not taken action before. For Eskiehir, onde os declives so mais acentuados, as example, some did mais want to plant utilizadores ravinas formam-se not facilmente. Os trees as a barrier to wind erosion as they believed, wrongly, da terra decidiram experimentar o cultivo em that the trees hostedediseases of wheat. curvas de nveis terraos de madeira com banquetas para reduzir a eroso do solo..

Universidade Mohamed V

Em Seoul, Marrocos, um atelier dos beneficirios foi realizado para discutir opes de proteco do solo. Os investigadores deram sugestes e os tcnicos locais mostraram que algumas das ideias eram irrealistas sedimentprticos. Os investigadores aprenderam com a opinio Runoff and e no collector on a plot dos tcnicos e os agricultores reconheceram que melhor partilhar with emerging corn ideias e tomar decises em grupos. Os agricultores concordaram em experimentar cobertura com palha e lavoura mnima para reduzir a eroso nos terrenos declivosos utilizados para cereais e outras culturas anuais, e tratamentos de ravinas nos terrenos de pastagens degradadas.
IRD

S. Acikalin S. Acikalin

Ensaios para reduzir eroso do solo

J. De Vente, EEZA-CSIC

C. Miloud

Cabo Verde

Instituto Nacional de Investigao e Desenvolvimento Agrrio

Na Ribeira Seca, uma rea da ilha de Santiago, a pluviometria anual pode ser menos de 100 mm por ano nas zonas mais ridas, tornando a agricultura difcil. Porm, a populao local, demonstra como os terraos podem reter humidade suficiente no solo para cultivar milho e feijes, sem irrigao. A eroso do solo um grande problema. Consequentemente, investigadores tm sugerido vrias tcnicas para melhorar a cobertura vegetal de proteco do solo. As tcnicas incluem a plantao de rvores fruteiras e barreiras vivas para reduzir o escoamento superficial.
Compilado por Nichola Geeson , Maude Gentit e Marie Jose Van der Werff ten Bosch, Dezembro 2011 Traduzido por: Isaurinda Baptista

E. van den Elsen

Cattle track. IRD

Terraos para cultura de milho e feijes

Para mais informao consultar:


O projecto DESIRE (2007-2012) financiado pela comisso da Unio Europeia, VI Programa Quadro, " Mudanas Globais e Ecossistemas" e congrega as especialidades de 26 Instituies internacionais de Pesquisa e Organizaes no Governamentais (ONGs). Este projecto implementado pela ALTERRA Instituto de Investigao para o ambiente vivo e verde nos Pases Baixos. Copyright and Disclaimer: www.desire-project.eu/disclaimer

Sistema Harmonizado de Informao DESIRE : www.desire-his.eu e Website DESIRE : www.desire-project.eu


Contacto coordenador DESIRE: Coen.Ritsema@wur.nl Contact o comunicaes DESIRE: ngprojects3@googlemail.com

As opinies expressas neste boletim informativo e/ou no website so as do consrcio do projecto DESIRE e no refletem, necessariamente, a viso da Comisso Europeia.

You might also like