You are on page 1of 5

Curso Cientfico - Humansticos de Cincias e Tecnologias Ficha de consolidao de Fsica e Qumica A 10 ano

1. Numa instalao de aquecimento de gua para consumo domstico, os colectores solares ocupam uma rea total de 4,0 m2. Em condies atmosfricas adequadas, a radiao solar absorvida por estes colectores , em mdia, 800 W/m2. Considera um depsito, devidamente isolado, que contm 150 kg de gua. Verifica-se que, ao fim de 12 horas, durante as quais no se retirou gua para consumo, a temperatura da gua do depsito aumentou 30C. Calcula o rendimento associado a este sistema solar trmico. c (capacidade trmica mssica da gua) = 4,185 kJ kg-1C-1

2. Um colector solar de gua, tem um aquecimento com uma potncia de 800 W por metro quadrado. O rendimento das transferncias no interior do colector at gua de cerca de 20%. Que rea dever ter o colector para aquecer 100 L de gua de 18C a 29C, em 4,0 horas?

1g / cm3 ; c

4,2kJ.Kg 1. C

3. O painel solar do telescpio de Hubble tem de rea 20 m2 e um rendimento de 10%. A energia solar que atinge o painel, por segundo e por unidade de rea de painel, de 1,4 kW/m2. Calcula a potncia mxima que o painel fornece.

4. A estaco espacial internacional a funcionar desde os primeiros anos do sculo XXI foi projectada para utilizar painis fotovoltaicos que fornecem 16 kW estaco, com um rendimento de 11%. Qual a rea dos painis, admitindo que recebem, por segundo, 1,4 kW/m2 de energia solar?

5. Uma localidade dispe de 7,0 horas de sol por dia. Nessa localidade pensa-se colocar um painel fotovoltaico cuja potncia til de 100 W/m2. Calcula a rea, necessria, do painel fotovoltaico para alimentar uma casa que consome 30 kW h de energia por dia.

6. Pretende-se que uma bateria alimente duas lmpadas de 100 W cada, durante 4 horas. A bateria carregada durante o dia por um painel fotovoltaico. Admite que as perdas no processo de carga e descarga da bateria so 60% da energia til fornecida pelo painel. a) Calcula a energia que necessrio a bateria fornecer durante a noite para fazer funcionar as lmpadas; b) Quantas clulas fotovoltaicas so necessrias para fornecer a intensidade de corrente necessria para carregar a bateria? Admite que o painel est, em mdia, 5 horas exposto luz solar e que cada clula tem 10 W de potncia til.

7. Um painel fotovoltaico tem uma potncia mxima de 40 W. Quando o ligamos a uma resistncia de aquecimento de gua, a intensidade da corrente que percorre o circuito de 0,4 A e a diferena de potencial nos terminais do painel fotovoltaico de 20 V. Calcula o rendimento do funcionamento do painel fotovoltaico com esta resistncia.

8. Numa localidade, a potncia solar mdia por metro quadrado, incidindo na superfcie terrestre durante um dia, 250 W/m2. Supe que vives numa habitao dessa localidade na qual se gasta, diariamente, a potncia de 4,0 kW. Resolves instalar painis fotovoltaicos, com um rendimento de 10%, para suprires as necessidades energticas da habitao a partir da energia solar. Qual a rea dos painis que necessrio instalar?

9. Para cada uma das seguintes afirmaes, escolhe a hiptese que completa correctamente a frase. 9.1- A transferncia de energia sob a forma de calor ocorre sempre A. no vazio. B. entre dois slidos. C. do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura. D. do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. 9.2. A transferncia de energia sob a forma de calor por conduo s possvel A. nos slidos. B. nos lquidos. C. no vazio. D. nos meios materiais. 9.3. Nos lquidos, a energia sob a forma de calor propaga-se por A. conduo interna. B. conveco. C. conduo externa. D. irradiao.

10. Um crescente nmero de pessoas procura as saunas por razes de sade, de lazer e

de bem-estar.

10.1. Numa sauna, a temperatura constante, uma pessoa sentada num banco de madeira encosta-se a um prego de ferro mal cravado na parede. Essa pessoa tem a sensao de que o prego est mais quente do que a madeira, e esta est mais quente do que o ar. Selecciona a alternativa que traduz a situao descrita. (A) A temperatura do prego de ferro superior temperatura da madeira. (B) O ar melhor condutor trmico do que a madeira. (C) A temperatura do ar superior temperatura da madeira. (D) O ferro melhor condutor trmico do que a madeira.

10.2. Identifica o principal processo de transferncia de energia, que permite o aquecimento rpido de todo o ar da sauna, quando se liga um aquecedor apropriado.

10.3. Quando se planeou a construo da sauna, um dos objectivos era que a temperatura da sauna diminusse o mais lentamente possvel depois de se desligar o aquecedor. Selecciona a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. Esse objectivo pode ser alcanado __(_a_)__ a espessura das paredes e escolhendo um material, para a construo das paredes, com __(_b_)__ condutividade trmica. (A) ... aumentando ... alta ... (B) ... diminuindo ... baixa ... (C) ... aumentando ... baixa ... (D) ... diminuindo ... alta ... (Teste Intermdio, Maio 2008)

11. Numa instalao solar trmica, as perdas de energia podero ocorrer de trs modos: conduo, conveco e radiao. Explica em que consiste o mecanismo de perda de energia trmica por conduo. (Exame Nacional, 2007, 1Fase)

12. O conhecimento de propriedades fsicas, como a capacidade trmica mssica e a condutividade trmica, fundamental quando se analisam situaes que envolvem transferncias de energia sob a forma de calor. Numa fbrica, pretende-se escolher um material adequado ao fabrico de um recipiente que, quando colocado sobre uma chama, permita aquecer, rapidamente, um lquido nele contido. 12.1. Tendo em conta a situao descrita, selecciona a alternativa que completa correctamente a frase seguinte. Para fabricar esse recipiente, deve escolher-se um material que tenha... (A) ... elevada capacidade trmica mssica e elevada condutividade trmica. (B) ... elevada capacidade trmica mssica e baixa condutividade trmica. (C) ... baixa capacidade trmica mssica e elevada condutividade trmica. (D) ... baixa capacidade trmica mssica e baixa condutividade trmica. (Exame Nacional, 2007, 1Fase)

13- Indica o valor lgico das seguintes afirmaes. A. O Teorema da Energia Cintica pode ser sempre aplicado a um sistema quando este e redutvel a uma partcula. B. O trabalho da forca resultante e igual a soma dos trabalhos de todas as forcas aplicadas a um corpo. C. Quando a variao da energia cintica de um corpo e positiva, a resultante das forcas nele aplicadas realiza trabalho resistente. D. Se a energia cintica final de um corpo for inferior a sua energia cintica inicial, a soma dos trabalhos de todas as forcas nele aplicadas realiza trabalho motor.

14. O velocmetro de um carro, cuja massa e uma tonelada, passa do valor 36 km/h para 72 km/h. Considera que o carro pode reduzir ao seu centro de massa. a) Qual e a variao de energia cintica do carro? b) Qual e o valor do trabalho de todas as forcas aplicadas ao carro? c) So as forcas de atrito nas rodas com traco do carro que o fazem avanar. Se o mdulo da forca resultante aplicada ao carro for de 2000 N, que velocidade atingira o carro, aps se deslocar 100 m, partindo da velocidade de 72 km/h.

15. Um menino de 8 anos que tem 28,00 kg desliza sobre o gelo num tren de 2,00 kg, com uma velocidade de 3,6 km/h. Nesse instante, o pai, que tem 80,00 kg, comea a empurra-lo com uma forca constante, o que lhe permite ganhar velocidade. Ao fim de 2,0 segundos, j se desloca a 10,8 km/h. Determina: a) A energia cintica inicial do sistema (menino + tren). b) A energia cintica final do sistema (menino + tren). c) O trabalho da forca resultante que actua sobre o sistema (menino + tren).

16. Um objecto de massa 1 kg, que pode ser considerado uma partcula, desloca-se horizontalmente sobre um plano com velocidade 3 m/s quando lhe e aplicada uma forca constante em sentido contrario ao do movimento (mas com a mesma direco) que lhe reduz a velocidade para 2 m/s. a) Calcula a razo entre as energias cinticas antes e depois da aco da forca. b) Qual e o valor da forca se esta tiver actuado enquanto o objecto percorreu 1 m?

17. Um automvel com a massa de 1200 kg move-se numa estrada plana e rectilnea com a velocidade de 15 m/s. Determina o trabalho realizado pela resultante das forcas que tero que estar aplicadas no automvel para que a velocidade deste passe para 30 m/s.

18. Um berlinde (m=50g) e largado quando se encontra 1,5 m acima do solo. Determina a velocidade do berlinde no instante imediatamente anterior aquele em que toca no solo, desprezando as forcas de atrito.

19. O Joo, cuja massa e de 28,0 kg, escorrega de A ate B. Tendo em ateno os dados da figura ao lado, determina o trabalho realizado pelo peso do Joo 3,0 m quando este escorrega de A ate B. Considera g = 9,8 m/s2.
2,0 m

20. Um livro de 750 g, que se encontrava em cima da mesa, foi colocado numa prateleira que esta a altura h1=0,80m relativamente a posio inicial, tal como ilustra a figura. A mesa tem a altura h2=1,20m. Determina a energia potencial gravtica do sistema livro-Terra aps o livro ter sido colocado na prateleira, tomando como referencia o nvel do solo.

21. Um bloco com a massa m=120kg e arrastado sobre uma rampa, desde a posio A ate a posio B. Atendendo a que d=20,0m e que =14, determina a variao de energia potencial experimentada pelo bloco aps esse deslocamento sobre a rampa.

22. Uma mulher com 60,0 kg subiu uma escada ate atingir o patamar que se encontra 2,50 m acima do solo. Determina o trabalho realizado pelo peso da mulher durante a subida.

You might also like