You are on page 1of 20

Ambientao Organizacional e Empreendedorismo

Criando uma Empresa

http://profgabrielmadeira.blogspot.com

Empresa

Conceito:
}

Uma empresa um conjunto organizado que quer exercer uma atividade particular, pblica ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou servios, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. As organizaes so grupos sociais orientados para realizao de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos ou servios. (MAXIMIANO, 2008)

Empresa

Setores
1.

2.

3.

Governo: compreende as organizaes do servio pblico, que administram o Estado e prestam servios aos cidados. Ex: Secretarias, Universidades Pblicas, Estatais (Sabesp, Petrobras); Empresas: uma organizao de negcios, que tem o objetivo de vender produtos e servios e obter lucro (lucro o dinheiro que resta para a empresa depois que foram pagas todas as despesas e custos); Social: compreende as organizaes de utilidade pblica que tem origem na sociedade e no no Governo. Ex: ONGs.

Empresa Diviso Econmica (2 Setor)


}

Setor primrio, correspondendo agricultura. agricultura, minerao, pesca, pecuria, extrativismo vegetal e caa. o setor primrio que fornece a matria-prima para a indstria de transformao. Setor secundrio, correspondendo indstria. o setor da economia que transforma as matrias-primas (produzidas pelo setor primrio) em produtos industrializados (roupas, mquinas, automveis, alimentos industrializados, eletrnicos, casas, etc). Setor tercirio, correspondendo ao setor de servios. Como atividades econmicas deste setor econmicos, podemos citar: comrcio, educao, sade, telecomunicaes, servios de informtica, seguros, transporte, servios de limpeza, servios de alimentao, turismo, servios bancrios e administrativos, transportes, etc.

Empresa

Funes Organizacionais
}

So tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organizao consiga realizar seus objetivos. As funes mais importantes de qualquer organizao so:
} } } } }

Produo/ Operaes; Marketing; Pesquisa e desenvolvimento (tcnica); Finanas; RH.

Empresa

Diretrizes Organizacionais
}

A etapa mais importante no desenvolvimento das diretrizes organizacionais a misso, a qual o propsito, onde a empresa quer chegar. Esta misso precisa ser detalhada em objetivos e metas, para que cada departamento dentro de uma empresa possa saber o que dever ser feito para chegar ao propsito geral. (CERTO, 2005) A viso, outra diretriz organizacional, o retrato do que a empresa pretende ser e reflete os valores e crenas que a empresa quer transmitir para seus stakeholders. (HITT, 2008)

Viso como a organizao se v a longo prazo Misso razo de ser e determina a sua identidade;

Valores comportamento perante as situaes, conduta de trabalho e vivncia

Objetivos

Metas

Pepsico
 Nossa Misso

Exemplo

A misso da PepsiCo ser a principal empresa de produtos de consumo do mundo na rea de alimentos e bebidas de convenincia. Almejamos gerar uma boa recompensa financeira para os investidores e oferecer oportunidades de crescimento e enriquecimento aos nossos funcionrios, aos nossos parceiros de negcios e s comunidades em que operamos. Em tudo o que fazemos, nos empenhamos para agir com honestidade, justia e integridade.  Nossa Viso A responsabilidade da PepsiCo melhorar continuamente os aspectos ambientais, sociais e econmicos das comunidades onde operamos, criando um amanh melhor que hoje.  Valores:

NET
Nossos Valores so DIRETA:

Exemplo

Misso - "Ser a melhor soluo em multisservios via cabo, conectando pessoas de suas casas com o mundo

Dirigida por Pessoas So as pessoas que dirigem a empresa no cumprimento de sua misso. Acreditamos em seu talento, em sua capacidade de conquistar e encantar clientes. Integridade Ter a postura ntegra premissa bsica para a conduo dos negcios e relacionamentos. Resultados Gerar valor para clientes, acionistas e colaboradores, garantindo o crescimento sustentvel da companhia. Excelncia Persistir na melhoria da prestao de servios e do desenvolvimento permanente das pessoas. Trabalho Equipe Compartilhar conhecimentos e obter resultados por meio da cooperao mtua, respeitando as caractersticas de cada indivduo. Atitudes Pragmticas Agir com eficcia, rapidez e objetividade.

Misso
} Deve

ser coesa e no pode ser ampla demais, nem muito focada, j que o mercado pode se movimentar.
}

Perguntas para o desenvolvimento da misso.


} } } } }

O que meu negcio? Qual mercado que estou inserido? Quem meu cliente? O que ofereo a ele (intangvel)? O que pretendo oferecer?

Objetivos e Metas
} Objetivos

so etapas que, se conquistadas, garantem o sucesso da Misso. so as etapas que garantem o sucesso dos Objetivos. So mensurveis, contendo, portanto, nmeros, datas e etc...

} Metas

Exemplo
} Objetivo
}

Aumentar faturamento anual em 5%.

} Meta
} }

Cada vendedor dever vender 200 produtos por dia. Ao final de cada ms, o faturamento deve ser de R$ XXXXX,XX.

S.M.A.R.T.
} Segundo

Tad James, a ferramenta SMART, auxilia a elaborao dos objetivos estratgicos da empresa e suas metas.

SMART

} "S"

(Specific and Simple) - Especficos e Simples

} Especficos

em relao aos nossos objetivos. No basta dizer que queremos ter lucro, tem que se quantificar. Devem ser declarados de forma simples, direta e objetiva.

SMART
} "M"

(Measurable and Meaningfull) Mensurveis e Significativos

Medir no sentido de estipular o perodo durante o qual devemos atingir o objetivo, focando as nossas aes e emoes em assuntos pertinentes para a concretizao dos mesmos. Significativo refere-se ao facto dos objetivos serem para cada um individualmente e no para agradar a quem est ao nosso redor.

SMART

} "A"

(Attainable) Atingvel

} Temos

de ter a certeza que os objetivos se encontram definidos objetivamente, de forma equilibrada e congruente, com o momento, e os recursos, presente.

SMART

} "R"

(Realistic and Responsible) - Realstico e Responsvel objetivos devem ser os mais desafiadores possveis, embora possveis. S assim teremos motivao suficiente para os conquistar. Quem os define, e assume, deve ser responsvel pela conquista dos mesmos, no carecendo de estar dependente de fatores externos.

} Os

SMART
} "T"

(Toward what you want and Tangible) Atravs do que desejamos e tangveis definimos os nossos objetivos, temos que faz-lo de forma positiva, e afirmativa. Sendo tangvel mais facilmente se tornar especifico mensurvel e, como tal, atingvel.

} Quando

5W 2H
}

Ferramenta utilizada para avaliar e revisar os processos em uma empresa. guiado pelas seguintes perguntas:
} } } } } } }

What O que ser feito (etapas) Why Por que ser feito (justificativa) Where Onde ser feito (local) When Quando ser feito (tempo) Who Por quem ser feito (responsabilidade) How Como ser feito (mtodo) How much Quanto custar fazer (custo)

Exerccio
Criar uma empresa; Classifica-la; Definir as Diretrizes Organizacionais; Aplicar as ferramentas SMART e 5W 2H.

1. 2. 3. 4.

You might also like