You are on page 1of 3

Nome: Cristiano Santos.

1 Explique como funciona o sistema visual humano. O sistema visual transforma a luz em um sinal (neuronal), dos nervos ticos , que transportam esse sinal, e do crebro que processa os sinais neuronais e extrai as informaes necessrias.

2 Matiz, Saturao e brilho so alguns parmetros para a medida das cores, descreva cada um deles. A funo do matiz fazer as cores terem a melhor visualizao possvel, ajustando o controle mais para os tons verdes ou mais para os tons violeta, corrigindo eventuais alteraes provocadas pelas mudanas de condies atmosfricas.

Saturao ou grau de pureza da cor um parmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca, sendo usual referir-se tambm reflectncia da amostra como um atributo daquela cor.

Brilhncia, ou brilhncia subjetiva, a claridade aparente e relativa de objetos iluminados ou luminosos tal qual captada pelo olho humano e percebida pela viso. Brilhncia, neste sentido, equivalente ao termo ingls brightness. Brilhncia como sinnimo de luminosidade extrapola os limites da fisiologia do olho humano para se tornar uma grandeza fotomtrica sendo, neste caso, uma medida de brilhncia objetiva.

3 O que so cores primrias? Cores primrias so conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicaes humanas, trs cores primrias so normalmente usadas, j que a viso colomana tricromtica

4 Quais so as principais cores primrias? Vermelho, verde e azul;

5 Descreva os principais sistema de cores existentes (RGB, CMYK, HSV, HSL). Explique como funciona cada um deles. RGB a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propsito principal do sistema RGB a reproduo de cores em dispositivos eletrnicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e cmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposio, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

CMYK a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do ingls=chave,pois a base).O CMYK funciona devido absoro de luz, pelo fato de que as cores que so vistas vm da parte da luz que no absorvida. Este sistema empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visvel, e conhecido como quadricromia.

HSV a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturao) e value (valor). Esse sistema tambm conhecido como HSB (hue, saturation e brightness matiz, saturao e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espao de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus trs parmetros

O modelo HSL (Hue, Saturation, Luminance, ou em portugus TSL), que se baseia nos trabalhos do pintor Albert H.Munsell (que criou o Atlas de Munsell), um modelo de representao dito natural, ou seja, prximo da percepo fisiolgica da cor pelo olho humano. Com efeito, o modelo RGB, apesar de adaptado para a representao informtica da cor ou a afixao nos perifricos de sada, no permite seleccionar facilmente uma cor.

6 Explique como funcionam os sistemas de cores aditivas e sistema de cores subtrativos. D exemplo de uso de cada um destes sistemas. RGB a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul. O propsito principal do sistema RGB a reproduo de cores em dispositivos electrnicos como monitores de TV e computador, scanners e cmaras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposio, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtractivas.O modelo de cores RGB baseado na teoria de viso colorida tricromtica e no tringulo de cores. CMYK a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. A letra K no final significa Key pois o preto que obtido com as trs primeiras cores, CMY, no reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessrio a aplicao de preto "puro". O CMYK funciona devido absoro de luz, pelo que as cores que so vistas vm da parte da luz que no absorvida. Este sistema reproduz a maioria das cores do espectro visvel. o sistema subtractivo de cores, em contraposio ao sistema aditivo, o RGB. CMYK versus RGB O padro CMYK o mais usado para impresso, enquanto que monitores e televises usam o padro RGB, onde so usadas apenas trs cores.

Como o CMYK que se usa na indstria grfica baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador no passa de uma variao do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impresso, uma vez que o espectro de cores CMYK (grfico) significativamente menor que o RGB.

7 - Descreva e diferencie as famlias de modelos de descrio de cores (modelo fisiolgico, Modelo Baseado em medidas fsicas, Modelo de sensaes oponentes, Modelo psicofsico). Modelo fisiolgico: modelo qumico-biolgico de interpretao dos raios luminosos em impulsos (processamento de sinais). O estudo desse modelo importante para a computao grfica, pois o seu entendimento essencial para a sua reproduo em dispositivos de captura (cmera e afins) assim como na explorao desse sistema por sinais produzidos pelo profissional de CG. Modelo Baseado em medidas fsicas:

8 - Qual a importncia do uso correto de cores no processo de comunicao? Transpor a idia/sensao adequada a cena. As cores podem contextualizar uma forma a uma identificao visual, por exemplo, amarelo para a forma de uma banana indicaria a banana, verde-limo desconfiguraria essa semntica ao elemento. Cores quentes, vividas e fortes, poderiam transmitir agitao e energia, enquanto cores frias poderiam significar/transmitir estagnao, tranqilidade e afins. 9 Cite alguns exemplos do que possvel fazer com o uso adequado de cores.

Num game, por exemplo, uma oscilao vermelha na tela poderia indicar perigo, perda de vida do personagem. 10 Explique para que as cores bsicas possam ser bem aplicadas (Branco, Preto, Cinza, Vermelho, Amarelo, Verde, Azul)

Branco: Paz, tranqilidade, neutralidade. Preto: Obscuro, negro, personagem maligno(se em vestimentas) Cinza: Sujeira, p, metal(se brilhante). Vermelho: Sangue, perigo, alerta. Amarelo: Realeza(se brilhante), dinheiro. Verde: Vegetao, esperana, neutralidade. Azul: Mar, gua, neutralidade.

You might also like