You are on page 1of 8

O SEU TEMPO DE CONQUISTA DEPENDE DA SUA CONEXO COM O MUNDO GLOBALIZADO INTRODUO: Quando falamos de Conquista, falamos de metas,

alvos, sonhos... tudo isto traz consigo algumas perguntas: como, quando, onde? E o tempo uma dessas incgnitas que por muitas vezes nos rouba o sono e foras. A questo do tempo algo complexo e delicado. O tempo vale dinheiro, nos pressiona, nos aflige, nos traz insegurana e frustrao. O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM O MESMO TEMPO QUE O TEMPO TEM. Enfim, o tempo da nossa conquista proporcional ao tempo que dedicamos conquista e a nossa conexo com o mundo globalizado e seus valores. Diria ento que assim como nosso relgio possui dois grandes e insubstituveis ponteiros, a nossa conquista tambm possui dois pontos bsicos: 1 A nossa conexo com o mundo globalizado e seus valores, ou seja, o nosso entendimento e compreenso dos valores em alta. 2 E o nosso tempo de transito, circulao, convvio, com esses valores, sem nos contaminarmos com eles e pelo contrrio usarmos nosso tempo de circulao para trazermos questionamentos quanto a esses valores. Para compreendermos melhor esta questo, vamos meditar na vida de Daniel e o seu tempo de convvio com o imprio Babilnico. DESENVOLVIMENTO:
Mesopotmia
Mesopotmia a regio do Oriente Mdio que compreende os vales e plancies entre os rios Tigres e Eufrates, que desguam no Golfo Prsico. Mesopotmia do grego quer dizer terra entre rios. E hoje equivale ao territrio do Iraque e proximidades. Nessa regio que tm o registro das primeiras civilizaes, perto de 4000 a.C. Neste perodo comea a estruturar-se o Estado, o surgimento da escrita,o desenvolvimento da economia comercial e a utilizao da roda,nos veculos.Alm do desenvolvimento de um complexo sistema hidrulico que favorecia a utilizao dos pntanos, evitando as inundaes e garantindo o armazenamento de gua para os perodos de seca. O desenvolvimento propiciou o crescimento nas cidades, algumas superando o nmero de 10 mil habitantes. As cidades tambm serviam de defesa militar, centralizao do poder e controle das populaes. Visto que a maioria das cidades tinham muralhas, estas serviam de proteo e tambm de comando sob a populao.

POVOS SUMRIOS E ACADIANOS : SUMRIOS (3.500 2.550 a.C.)


Entre algumas realizaes culturais dos sumrios, temos:

ESCRITA: escrita cuneiforme, feita em argila mole, com um estilete em forma de cunha. Foi utilizado nas relaes comerciais com os povos do Mediterrneo e do vale do Indo. Com o tempo passou a ser usada no s no comrcio, mas em textos religiosos, literrios e jurdicos. INVENO E USO DA RODA: antes os veculos dos Sumrios eram trens puxados por animais . por isso a necessidade de melhorar e acelerar os transportes os levou a utilizar a roda. Isso serviu para acelerar as comunicaes por meios terrestres e revolucionar os meios de locomoo da poca.

ACDIOS OU ACADIANOS (2.550 a.C.- 2100 a.C.) Um ponto fraco dos Sumrios, foi as constantes guerras pelo poder da regio. Embora esse imprio tenha tido poder , no durou muito. Assim como os Sumrios , as revoltas internas ajudaram a enfraquecer o governo que em 2100 a.C., desapareceu. AMORITAS(ANTIGOS BABILNICOS) (2000 a.C.-1750 a.C.) Os amoritas foram uns dos invasores do a acdios. Vieram do deserto da Arbia e estabeleceram na cidade de Babilnia, sendo depois denominados , babilnios. No incio houve muitas disputas, pois eles tinham de conquistar as outras cidades- estados. Estas lutas foram at meados do sculo XVIII a.C. Nesta poca, o rei mais conhecido e importante de Babilnia surge: Hamurbi. Ele expandiu o territrio desde o Golfo Prsico at o norte da Assria. A unificao de toda a regio , abri a base para o 1 imprio babilnico. Neste , elaborado o primeiro cdigo jurdico escrito da humanidade, ento conhecido: Cdigo Hamurbi - que tinha o objetivo de dar disciplina vida econmica e garantir a propriedade privada e ordem na sociedade.Baseava-se em um princpio bem prtico olho por olho e dente por dente, este era o princpio de Talio, onde o castigo ou punio do criminoso deveria ser equivalente ao crime cometido. Este cdigo envolvia todos os aspectos da vida babilnica, como por exemplo: comrcio, famlia, adultrio, escravido e outros. Mas as punies variavam de acordo com a posio social tanto da vtima quanto do infrator. As contribuies de Hamurbi foram tambm no aspecto religioso. Ele fez uma reforma religiosa , transformando o deus Marduk de babilnia como o principal do imprio. tanto que foi feito para ele um templo com um Zigurate de Babel. Fato at citado na Bblia, como uma torre para poder alcanar os cus. Mas depois da morte de Hamurbi, o imprio entrou em decadncia. Desda vez por rebilies internas junto com novas invases dos hititas e casitas. Que utilizam os cavalos para fins militares. Eles dominaram a regio por cerca de 500 anos.

O IMPRIO ASSRIO (1300 a.C.- 612 a.C.) ASSRIA quer dizer: lugar de passagem, vem da palavra Assur, cidade do norte mesopotmico. o nome da principal divindade assria. A Assria era utilizada como passagem natural entre a sia e o Mediterrneo. Logo ela sofreu vrias invases.e por causa dessas invases foi despertado no povo um esprito guerreiro. Aos poucos, foi edificado um forte estado militarizado, como cavalos e carros de guerra e armas de ferro. Armas que eram superiores aos povos vizinhos, facilitando a conquista deles. Os Assrios organizaram um dos primeiros exrcitos permanentes da poca. Alm de terem uma avanada tcnica militar, eles eram guerreiros cruis.Vencer no era o suficiente:havia o massacre e a tortura dos povos vencidos. Como por exemplo: destruir e queimar cidades conquistadas, imobilizar os guerreiros conquistados, com o esfolamento vivo nas pedras, cortas as orelhas, rgos genitais e narizes. Isto servia de intimidao sobre os povos conquistados.

A sociedade Assria era composta por uma camada aristocrtica- sacerdotal e militar, que sujeitava a massa camponesa, atravs de pagamento de tributos tanto em alimentao com em prestao de servios gratuitos para o governo. Com a expanso do territrio Assrio, a produo e os servios pblicos ficaram a cargo dos povos conquistados que foram reduzidos a escravos . enquanto que os arteses e os lavradores assrios entraram na maioria para o exrcito. Nas conquistas militares houve alguns destaques : com Sargo II, os assrios conquistaram o reino de Israel . Com Tiglatfalasar, invadiram a cidade de Babilnia. Depois , no reinado de Senaqueribe e de Assurbanipal, eles chegaram no apogeu , conquistando territrios entre o Golfo Prsico at o Egito. Com Senaqueribe, citado at mesmo na Bblia , a capital foi Nnive, e com Assurbanipal , foram feitas as ltimas grandes conquistas onde inclui o Egito. Este rei , alm de ter um esprito guerreiro era apreciador da cincia e da literatura, tanto que criou uma grande biblioteca em Nnive. Aps a morte dele(631 a.C.) , o imprio enfraqueceu , isto porque os povos conquistados queriam ver- se livres do terror, provocando assim vrias revoltas. Em 612 a.C., Nabopolassar, rei dos Caldeus ,junto com os Medos , destruram Nnive e iniciaram o 2 imprio babilnico. CALDEUS- 2 IMPRIO BABILNICO (612 a.C.- 539 a.C.) Os caldeus ou neobabilnios, eram de origem semita.quando derrotaram os assrios fizeram de Babilnia, a capital da Mesopotmia, reconstruindo-a e fazendo dela a mais bela da antiguidade. Este 2 imprio ocorreu mais de 1000 anos depois do 1, com Hamurbi. O rei mais destacado foi Nabucodonosor( 604 a.C.- 539 a.C), neste perodo, a cidade viveu seu apogeu. Este foi um brilhante construtor, foi responsvel pela construo dos Jardins suspensos de Babilnia, considerado uma das sete maravilhadas do mundo antigo. As reforma dos templos, principalmente os dedicados a Marduk e as prprias muralhas da cidade que eram duplas, faziam de Babilnia a maior cidade murada da poca. No campo militar, l expandiu o territrio por conquistar boa parte da Fencia, Sria e Palestina,incluindo em 607 a.C. o reino de Jud. Este ficou conhecido como cativeiro de Babilnia.

Mesmo com tanto esplendor e glria, esse reinado no durou muito. Aps a morte de Nabucodonosor, a cidade foi conquistada. Em 539 a.C., o rei Persa Ciro, anexou Babilnia ao imprio Persa.

SOCIEDADE MESOPOTMICA
A organizao social sofreu variaes com o passar dos sculos e de acordo com o povo dominante. Mas a diviso bsica da sociedade foi:

CLASSE DOMINANTE: este era uma aristocracia de governantes, com sacerdotes e funcionrios pblicos ,militares e comerciantes que controlavam a economia, poltica e o saber. Isto inclua construes hidrulicas e civis. CLASSE DOMINADA: estes eram os camponeses , artesos e escravos, estes ltimos, prisioneiros de guerra que eram usados em construes e servios pesados.alm de terem de trabalhar na produo de alimento e terem de dar o excedentes da produo aos governantes.

ECONOMIA
Nesta rea destaca-se o artesanato, comrcio e agropecuria. O artesanato e o comrcio tiveram um grande desenvolvimento,principalmente com a troca de produtos agrcolas e artesanais por matria prima com as regies vizinhas, atravs das caravanas que iam da Arbia ndia. E pelo mar atravs do Golfo Prsico, com navios fencios.atravs disso , as cidades tornaram-se importantes plos comerciais. Na agricultura,cultivava-se cevada, trigo e tmara, sendo irrigados nas cheias dos rios Tigres e Eufrates.Na pecuria, os animais eram usados na agricultura para arar a terra.

CULTURA
Os sumrios influenciaram na escrita cuneiforme. Havia muitos deuses, magia e astrologia, destacaram se tambm na arquitetura e na literatura. Na religio, eles eram politestas . os deuses representavam fenmenos da natureza, 3000 deuses.

ARQUITETURA
Destacavam- se templo e palcios. Usavam arcos , esculturas e pinturas.

LITERATURA
A obra mais importante a EPOPIA DE GILGAMESH, contava as aventuras de um heri, o rei Uruk. No campo do Direito o cdigo de Hamurbi o exemplo principal.

Daniel - O Profeta do Reino


Daniel era adolescente quando Nabucodonosor invadiu a sua terra natal e o levou para a Babilnia. Esse era s o comeo do cativeiro babilnico e da devastao da nao judaica. Poucos anos depois, mais uma leva de cativos foi levada embora, estando Ezequiel entre ela. Logo aps isso, o ltimo ataque se deu, e a destruio do templo e de Jerusalm ficou quase completa. Na Babilnia, pela providncia de Deus, Daniel rapidamente ganhou fama e poder por causa de sua conduta impecvel e de sua sabedoria (veja Ezequiel 14:14, 20; 28:3). Ele recebeu das autoridades babilnicas cargos de responsabilidade durante os 70 anos de domnio da nao, tendo recebido cargos tambm dos persas, que se seguiram aos babilnios. Daniel sabia de que forma funcionavam os reinados da terra, e como eram frgeis e passageiros. O prprio Israel, sua nao, j tinha sido importante e prspera sob o domnio de Davi e de Salomo. Agora achava-se em runas. Ao longo da vida de Daniel, caiu a Assria, levantou-se a Babilnia e depois veio tambm a cair. Ento, parece adequado que Deus o tenha escolhido para profetizar com respeito ao "reino que no ser jamais destrudo" (Daniel 2:44). Daniel relata dois sonhos importantes pertinentes ao reino de Deus. O primeiro foi o sonho de Nabucodonosor durante o segundo ano de seu reinado (Daniel 2). O segundo foi o sonho de Daniel no primeiro ano do reinado de Belsazar (cerca de 60 anos aps o sonho de Nabucodonosor). No sonho de Nabucodonosor, ele tinha visto uma grande figura com cabea de ouro, peito e braos de bronze e pernas de ferro e barro. Depois que os sbios do reino j no conseguiam contar o sonho do rei e interpret-lo, Daniel, pela revelao divina, assim fez. A cabea de ouro representava o Imprio Babilnico (606-536 a.C., ). A parte de prata

representava o reino seguinte Babilnia, o Imprio Medo-Persa (536-330 a.C.) S um reino inferior Babilnia. A parte de bronze representava o reino seguinte, o qual reinaria sobre toda a terra S o Imprio Grego (330-146 a.C.). O quarto reino era o Imprio Romano (146 a.C.-476 d.C.). Seria nos dias desses reis, os romanos, que o Deus do cu estabeleceria um reino que jamais haveria de ser destrudo (Daniel 2:44). No sonho de Daniel, uns 60 anos mais tarde, ele viu quatro feras que se levantavam do mar. Uma como um leo, outra como um urso, outra como um leopardo e a quarta com dez chifres, descrita como "animal, terrvel, espantoso e sobremodo forte". Essas feras representavam as mesmas quatro potncias mundiais representadas pela imagem que Nabucodonosor viu (Daniel 7:15-27), sendo a quarta o Imprio Romano que foi por fim dividido, conforme a representao dos dez chifres. Depois Daniel v "um como o Filho do Homem", que "dirigiu-se ao Ancio de dias" para receber "domnio, e glria, e o reino, para que os povos, naes, e homens de todas as lnguas o servissem; o seu domnio domnio eterno, que no passar, e o seu reino jamais ser destrudo" (Daniel 7:13-14).

Jesus nasceu no reinado do imperador romano Csar Augusto (Lucas 2:1). Aps ser crucificado pelas autoridades romanas e aps ressurgir dos mortos, imediatamente antes de subir ao cu, ele afirmou que toda autoridade lhe tinha sido dada no cu e na terra (Mateus 28:18). O escritor de Hebreus declara que, como cristos, recebemos um reino que no pode ser abalado nem mudado (Hebreus 12:28). Paulo afirma que os que receberam a redeno e o perdo em Cristo foram transportados "para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:13-14). No resta dvida sobre quando se estabeleceu o reino da profecia de Daniel. Foi quando Jesus ressurgiu dos mortos, subiu ao cu e sentou-se direita do Pai, sendo feito assim Cristo e Senhor (Atos 2:30-36). O que se viu e ouviu no Dia de Pentecostes deram provas de que isso realmente aconteceu (Atos 2:33). Como disse Pedro, Cristo estava assentado direita de Deus, tendo recebido "domnio, e glria, e o reino". Embora Pedro afirme que Jesus ressuscitou de entre os mortos para subir at a direita de Deus e se sentar no trono de Davi (recebendo, assim, um reino), Paulo diz que ele ressurgiu para subir at a direita de Deus para ser o cabea da igreja e de todas as coisas: "O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domnio, e de todo nome que se possa referir no s no presente sculo, mas tambm no vindouro. E ps todas as cousas debaixo dos ps e, para ser o cabea sobre todas as cousas, o deu Igreja, a qual o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas" (Efsios 1:20-23). Assim, o Deus do cu de fato estabeleceu seu reino nos dias do quarto reino S exatamente como Daniel o predisse. Esse reino (pedra cortada sem auxlio de mos) encheu toda a terra (veja Colossenses 1:23 ) e ainda permanece S muito depois de "o vento os levou [as quatro potncias mundiais] e deles no se viram mais vestgios" (Daniel 2:35). Como Daniel sabia que tudo isso ia acontecer? Deixe que ele fale por si mesmo: "Mas

h um Deus no cu, o qual revela mistrios" (Daniel 2:28). Na verdade, Daniel era o profeta de Deus que tratou do reino. - por Edward O. Bragwell, Sr. Enfim Daniel teve o seu tempo de conquista dentro do imprio Babilnico, mas sua conquista foi proporcional ao seu tempo de reflexo, compreenso e conexo com o mundo em questo.

LIES: Hoje eu e voc tambm temos o nosso tempo de conquista que proporcional ao tempo que transitamos sem nos contaminar com o mundo globalizado e seus valores cada vez mais relativos e abstratos. Ento quais so esses valores colocados pelo mundo globalizado que temos que transitar e dar uma resposta que corresponda a uma conquista. 1 Tanto no imprio Babilnico como nos dias atuais convivemos com o culto ao corpo. (Jovens sem nenhum defeito, de boa aparncia) Cap. 1:4, a aparncia de Daniel o levou a transitar entre os Babilnicos. Para o mundo globalizado o culto ao corpo tem suas origens na filosofia hedonista, na ditadura da moda, na sensualidade, na exposio que leva ao desejo sexual, nas formas que insinuam e atraem sexos opostos. Para Daniel, como para os discpulos de Jesus do sculo XI, o cuidado do corpo tem a ver com a disciplina do Jejum, orao, com o cuidado com o templo do Esprito Santo, com uma vida saudvel, pois o tempo da nossa conquista tem tudo a ver com o tempo de vida que temos sobre a face da terra. O tempo da nossa conquista tem a ver com a longevidade. Hoje mais do que nunca quando proferimos que ganharemos a cidade para Jesus, precisamos ter conscincia da importncia de uma vida saudvel, alimentao equilibrada e longevidade. 2 Convivemos tambm com o culto ao esoterismo, feitiaria, a sabedoria dos Magos, como Paulo Coelho, e tantos outros. (Instrudos em toda a sabedoria) Daniel era um jovem instrudo nos preceitos, nos costumes, na cultura, na sabedoria de sua poca. Mas no se dobrou aos princpios culturais de seu tempo. Tanto em sua postura como em sua alimentao, ele manteve-se fiel aos princpios do Senhor do tempo que regia sua vida. Daniel era instrudo na sabedoria do imprio Babilnico, mas priorizava em sua vida a sabedoria que vinha do Pai das luzes em quem no pode haver variao ou sombra de mudana. (Tiago 1: 17). Hoje eu e voc tambm precisamos ser sbios no sentido globalizado, conhecermos as vs filosofias, o esoterismo, o curanderismo, Paulo Coelho e sua leva, as mensagens subliminares, pro vida e tantas alternativas propostas

pelo mundo globalizado de nosso tempo. Mas o objetivo de conhecermos tais filosofias dever ser de poder ter uma resposta, uma reflexo, uma compreenso, um discernimento dos espritos, caminhos e artimanhas que o inimigo tem usado para escravizar vidas. No podemos ser ignorantes a sabedoria proposta pelo mundo globalizado, mas precisamos conhec-la para refut-la como palha e apresentar a verdadeira sabedoria que provem do Pai das Luzes. (Daniel 2: 17 a 24) A verdadeira sabedoria que levou Daniel a interpretar o sonho de Nabucodonosor no capitulo 02, a escrita na parede no capitulo 05 e o sonho de Belsazar no capitulo 07. A verdadeira sabedoria rende adorao a Deus, pois ela no humana. 2:47.

3 Convivemos tambm com o culto a cincia, ao conhecimento, a tecnologia (Doutos em cincia, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palcio). Daniel transitou pelas vias do conhecimento, da cincia e da poltica, mas no perdeu o caminho da cruz, a Bblia relata que ele orava 3 vezes ao dia. (Daniel 6: 10,13). No mundo globalizado a corrida pela tecnologia virou escravido, tudo acontece muito rpido e a descoberta de hoje, pode ser obsoleta amanh e se no tivermos cuidado de transitarmos por esse caminho, sem nos contaminarmos, tambm acharemos que o pecado de ontem, deixou de ser pecado hoje. No mundo da tecnologia, da poltica, a verdade deixou de ser absoluta, para ser relativa. Tudo muito relativo, porque tudo est em pleno desenvolvimento. Porm isto pode minar nossa f e tudo se tornar relativo. Hoje mais do que nunca precisamos de discpulos que transitem pelas vias do conhecimento, discpulos Mestres e doutores nas mais diversas reas. Homens cheios do conhecimento humano e tecnolgico, mas que tragam no corao a verdade que imutvel e o conhecimento que absoluto: S Jesus Cristo Salva. 4 Tanto no imprio Babilnico como nos dias atuais convivemos com a necessidade de sermos poliglotas. (E lhes ensinasse a cultura e a lngua dos caldeus). Daniel viveu o seu tempo de conquista nos palcios do Rei, porque falava e conhecia a cultura dos caldeus. O nosso mundo globalizado tambm traz consigo essa exigncia! O Tempo de sua conquista proporcional a sua disposio de se relacionar com outras naes e idiomas. O mundo globalizado traz como uma de suas exigncias mximas o falar pelo menos mais 01 idioma. O comunicar-se com mais uma nao no opo necessidade. E ns cristos no podemos ficar a margem dessa exigncia. Se o falar outro idioma para o mundo globalizado proporcional ao salrio e outras regalias, para ns cristos falar mais que um idioma proporcional a viso de ganharmos outras naes para Jesus. CONCLUSO: O tempo hoje mais do que nunca nos custa caro. O tempo vale ouro e a maneira como o utilizamos faz toda a diferena. O seu tempo de conquista depende da sua conexo com

o mundo globalizado. Quanto tempo levar sua conquista depende da sua viso de mundo. A durao da sua conquista depende da sua viso de comunho e intimidade com Deus. Daniel no perdeu tempo em tempo nenhum. Por isso cuidou da sua sade fsica, da sua alimentao, tratou de ter uma vida saudvel, pois ele no queria perder tempo! Daniel cuidou de seu fsico, no baseado numa cultura hedonista de culto ao corpo, mas no temor de no perder o tempo que Deus traou para sua conquista aqui na terra. Voc entende isso? Quantos anos tm sido reduzidos da sua vida por falta de mordomia (Alimentao, falta de exerccio...), temor a Deus e a maneira como voc deve cuidar do Templo do Esprito Santo. Cuidamos tanto do motor de nosso carro e muitas vezes cuidamos to pouco de nosso corao.... Daniel foi poderosamente usado por Deus por ser instrudo em sabedoria. Sabedoria esta que o levou a entender as mensagens subliminares, os sonhos, os mistrios. Daniel tinha uma sabedoria que excedia a dos magos, feiticeiros de sua poca. Hoje tb somos desafiados a sermos sbios, de conhecermos tudo e sobre tudo termos uma Palavra, uma posio Bblica. Daniel tambm se destacou na sua conquista por ser instrudo, por ter conhecimento e no ser qualquer um. Como falta essa viso de conquista dentro do povo de Deus. Precisamos mais do que nunca de Mestres, doutores em nosso meio. Pessoas que transitem pelas vias do conhecimento humano, levando o conhecimento de Jesus aos doutores da tecnologia. A conquista de uma cidade depende do transito de cristos em meio a doutores e Mestres, polticos e empresrios. Por fim, a conquista de Daniel alcanou os vos que alcanou porque ele era um poliglota. Se queremos alcanar naes para o Senhor Jesus, precisamos nos despertar para a necessidade de aprendermos outros idiomas. E voc Jovem, qual a sua perspectiva de conquista? Conquista do ensino fundamental, ensino mdio, faculdade, de uma mina? Em que so baseadas suas conquistas? Daniel estendeu suas conquistas por vrios reinados: Nabudonosor, Belsazar, Dario e Ciro o persa. Onde Jesus pode chegar, onde suas conquistas podem chegar se depender do seu tempo de conexo com o mundo globalizado?

You might also like