You are on page 1of 16

Edio - N 31

Varginha, 11 de fevereiro de 2012

Nas Bancas R$ 1,00

Inaugurado Anexo II da Cmara Municipal de Varginha Vereador Carlos Benfica homenageado


Aconteceu na manh de quintafeira, 09 de fevereiro, a inaugurao do Anexo II da Cmara Municipal de Varginha, que recebe o nome de Vereador Carlos Benfica, uma homenagem aquele que prestou relevantes servios comunidade local, localizado Rua Presidente Antnio Carlos. A solenidade contou com a presena dos advogados Francisco e Mrio Vani Benfica, do filho do homenageado, Cristian Garcia Benfica, dos vereadores Armando Fortunato, Leonardo Ciacci e Vrdi Lcio Melo, de representantes do Executivo, do Corpo de bombeiro e de funcionrios da Casa. Adquirido na gesto 2008/2010, a Casa foi totalmente restaurada durante a gesto do presidente Verdi e do Secretrio Ronaldo Lousada, para melhor atender as necessidades administrativas do Legislativo Municipal, sendo adaptada para receber os departamentos de Controladoria, Contabilidade, Compras e Licitaes, almoxarifado, arquivo, alm dos servios de emisso de carteira de trabalho e Internet Popular, que recebem diariamente dezenas de pessoas. Falando em nome da famlia Benfica, Dr. Francisco Vani Benfica teceu elogios ao Legislativo Municipal, falou a importncia do trabalho dos vereadores, das aes desenvolvidas pela Cmara de Varginha, do comprometimento de seus representantes. Agradeceu a homenagem ao Vereador Carlos Benfica e falou da emoo que toda a famlia sentiu com a recordao. Tambm o Vereador Leonardo falou da emoo da inaugurao do Anexo II, e do quanto ser importante para o andamento dos trabalhos do Legislativo. Ao adquirirmos este imvel, pensvamos em otimizar os trabalhos, reduzindo custos, mas mantendo a qualidade para nosso funcionrios e para as pessoas que por aqui passarem. Este um momento realmente importante para todos ns, por dois motivos. Primeiro porque a inaugurao deste Anexo no representa apenas a economia para cofres pblicos, considerando que a Cmara deixa de gastar com aluguel, mas por estarmos possibilitando a nossos funcionrios melhores condies de trabalho e ao pblico mais qualidade no Atendimento. Segundo por estarmos homenageando um homem de bem, que leva o nome do Anexo, um homem que dedicou parte de sua vida a fazer o bem, um poltico com ideais voltados ao trabalho, comprometido com as causas sociais. Uma pessoa que tive o prazer de conviver e a quem aprendi a admirar, destacou o vereador Vrdi em seu pronunciamento. Ao final o Padre Alexandre. Proco da Parquia do Santana abenoou as novas instalaes da Cmara.

Concursos
Nas pginas 8 e 9

Vereadores aprovam repasse de 4 milhes para Hospital Regional


Leia mais na pgina 6

Cadastro nico para Programas Sociais sero feitos nos CRAS


Leia mais na pgina 4

Negociao de dvidas atravs da conciliao prorrogada para maro


Leia mais na pgina 5

Programao do Carnaval 2012 em Varginha


Leia mais na pgina 4

Prefeitura de Varginha firma parceria com Instituto Federal para cursos tcnicos gratuitos
Leia mais na pgina 3

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

Google, Microsoft e Facebook formam aliana contra SPAM


Gigantes da tecnologia, como Facebook, Google, Microsoft e Yahoo! se aliaram na luta contra o spam. O grupo ir lanar o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance), uma nova iniciativa tecnolgica que ir "reduzir o potencial de abuso por parte de e-mails e solucionar os problemas relacionados a protocolos de autenticao". O DMARC uma expanso da iniciativa "antiphishing" da Agari, qual juntaram-se o Google, Microsoft, Yahoo! e AOL para ajudar na autenticao de plataformas operadas pelo Facebook, YouSendIt e outros servios. As plataformas que sero monitoradas pela nova medida so as da American Greetings, Bank of America, Facebook, Fidelity, LinkedIn e Paypal.

Quesitos: Contribuio Sindical para Profissionais Liberais


O que contribuio sindical?
A contribuio sindical, que tem natureza tributria, est prevista na Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT) e na Constituio Federal, que prescreve prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econmica ou profissional, ou de uma profisso liberal, independentemente de serem ou no associados a um sindicato.

Quando feito o recolhimento do tributo?


A contribuio dos trabalhadores com carteira assinada correspondente a um dia de trabalho, recolhida uma vez por ano, sempre no ms de maro. No caso dos trabalhadores avulsos, o recolhimento feito no ms de abril e, em relao aos profissionais liberais, agentes e trabalhadores autnomos, em fevereiro.

Como feita a diviso do valor da Contribuio Sindical?


Tal contribuio distribuda, na forma da lei, aos sindicatos, 60%; federaes, 15%; confederaes, 5%; e 20% destinado para a conta salrio emprego, que desse valor destinado para o seguro-desemprego e a qualificao profissional dos trabalhadores.

Qual o objetivo da cobrana?


O propsito custear as atividades sindicais. Por meio da contribuio sindical, as entidades representativas das categorias transferem conhecimentos aos trabalhadores, fazem mapeamentos, por setor, das necessidades de mo de obra e promovem palestras, cursos e treinamentos, com o intuito de qualificar os profissionais e evitar um apago de mo de obra nacional. Com essa arrecadao, so desenvolvidas ainda prticas que ajudam a expandir a economia do Pas.

Como os profissionais liberais devem proceder para efetuar o pagamento da contribuio sindical?
A guia de recolhimento enviada para cada profissional (se no receber, o profissional deve buscar a guia no site da Confederao Nacional das Profisses Liberais - CNPL www.cnpl.org.br), e deve ser paga em qualquer agncia bancria, casas lotricas ou Caixa Aqui. Aps, o profissional, se tiver relao de emprego, dever entregar o boleto quitado ao Departamento de Recursos Humanos da empresa onde trabalha. Caso no pague, a empresa descontar automaticamente em folha de pagamento um dia de trabalho no ms de maro.

EXPEDIENTE

Diretor Responsvel: Adilson Martins Moreira (Adilson Barra)

Quando o profissional liberal deve pagar a Contribuio Sindical Confederao?


Para o exerccio da profisso necessrio o comprovante da contribuio sindical, conforme determina o artigo 599 da CLT, que determina que a inadimplncia com a contribuio sindical consistir na suspenso do exerccio da profisso, sem prejuzo das penalidades financeiras e cobrana judicial. Os Artigos 589 e 591 da CLT estabelecem que, inexistindo o Sindicato e a Federao, os percentuais da Contribuio Sindical sero creditados Confederao. Dessa forma, da obrigao da Confederao promover, perante seus representados, o devido recolhimento deste tributo, a fiscalizao do pagamento e a devida quitao, nos estados onde no existirem sindicatos e federaes representativos da categoria profissional. Fonte: presidente da Confederao Nacional das Profisses Liberais (CNPL), Francisco Antonio Feij.

EDITORA
FERNANDA CAVALCANTI SILVA
RUA SILVIANO BRANDO,426 S/01 CENTRO 37.550-000 POUSO ALEGRE MG

Representantes em outras localidades: Republicar Belo Horizonte Privativa Comunicao So Paulo, Rio de Janeiro, Braslia, Curitiba, Fortaleza, Florianpolis, Porto Alegre, Salvador, Belm, Recife

W W W. J O R N A LVA R G I N H A H O J E . C O M . B R
A direo no se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados, mesmo sob pseudnimo. Esses artigos so da inteira responsabilidade de seus autores.

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje

Prefeitura de Varginha Integrantes de projetos sociais confeccionam firma parceria com Instituto fantasias do Bloco Super-Famlia Federal para cursos
Os integrantes do Clube da Amizade, dos Centros de Referncia de Assistncia Social (Cras) e do Centro de Desenvolvimento da Criana e do Adolescente (CDCA), projetos realizados pela Prefeitura de Varginha, esto a todo vapor e colocaram a mo na massa para a confeco das cerca de 400 fantasias que sero usadas pelo Bloco Super-Famlia no prximo dia 17 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval. O desfile ser realizado s 20h na avenida Rio Branco. A casa no centro da cidade, onde foi realizado o Bazar do Clube da Amizade no final de ano, o ateli oficial para a confeco das fantasias de Carnaval que sero usadas pelos prprios integrantes dos projetos que produzem os adereos do desfile. "Pelo segundo ano consecutivo os projetos esto envolvidos no Bloco Super-Famlia. A inteno repetir o sucesso da festa de 2011, quando a avenida ficou colorida, com pessoas de todas as idades e uma grande plateia", disse a presidente do CDCA e idealizadora do Clube da Amizade, Karina Braga Baroni Carvalho. Os idosos do Clube da Amizade vo alm dos horrios de atividades da iniciativa e realizam um trabalho voluntrio para confeccionar as fantasias. Exemplo disso a aposentada Nilza de Almeida, de 50 anos. Ela mora no Jardim Andere, participa do Cras do Urups, e como trabalhava como costureira, decidiu usar as habilidades para ajudar as companheiras. " um prazer poder ajudar com o meu ofcio. Pretendo vir quase todos os dias para ajudar a costurar e criar as fantasias. Estou animada porque tambm vou desfilar", contou Nilza. O tema do Super-Famlia em 2012 ser Varginha 130 anos: Seus Direitos na Avenida. As alas e as fantasias vo abordar assuntos como o Sistema nico de Assistncia Social (Suas) e outros temas de relevncia e de utilidade pblica, tais como a Constituio Federal, o Programa Fome Zero, o Estatuto do Idoso, a Lei Maria da Penha, a Lei Orgnica de Assistncia Social (Loas), o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Deficiente. De acordo com o carnavalesco responsvel pelo bloco, Rogrio Vitoriano, a criao das alas e fantasias so produzidas com material de baixo custo e produtos reciclveis e, alm disso, o grande objetivo abusar da criatividade e as cores do Carnaval. Segundo o prefeito Eduardo Carvalho "Corujinha", o objetivo do Carnaval Social de conscientizar a populao e dar a oportunidade dos assistidos pelos programas desfilarem com as prprias fantasias produzidas por eles. " um momento que une diverso com conscientizao numa festa para a famlia. O desfile ser na sexta-feira e, a partir do sbado, o Carnaval ser tradicional com marchinhas, samba e ax", finalizou o prefeito.

tcnicos gratuitos

Matin de Carnaval - Os assistidos pelo Clube

da Amizade comeam a comemorar o Carnaval no prximo domingo (12). s 15h cerca de 200 pessoas da melhor idade participam da Matin de Carnaval do Clube da Amizade. O evento promovido pela Prefeitura de Varginha ser realizado no Clube de Varginha e os participantes podero danar ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

A Prefeitura de Varginha, atravs da Secretaria Municipal de Educao (Seduc), acaba de firmar parceria com o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul de Minas Gerais. Oitenta pessoas sero beneficiadas com a iniciativa que vai oferecer dois cursos distncia gratuitos: Tcnico em Administrao e Tcnico em Servios Pblicos. As inscries esto abertas e vo at o prximo dia 17 de fevereiro. So 40 vagas para cada curso e sero inscritos os interessados pela ordem de chegada. Os cursos tm durao de dois anos e so realizados atravs de aulas telepresenciais, uma vez por semana.

Novos horrios para escolinhas de vlei masculino de Varginha


As escolinhas de vlei masculino da Prefeitura de Varginha, atravs da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) que funcionam no Ginsio do Marco, voltam em 2012 com mais opes de horrios. Alm de tera e quinta das 14h s 15h30, os interessados podem agora optar por aulas as segundas, quartas e sextas das 8h30 s 10h. As escolinhas, que comeam a funcionar no horrio da manh em 27 de fevereiro, so para meninos a partir de 9 anos. Os que forem se destacando sero remanejados conforme a categoria, para as equipes de treinamento que mantm seu horrio de 13h30 as 17h30 de segunda a sexta. A comisso tcnica do vlei masculino da Semel continua com os professores Jos Braga Jnior e Marcos Duque, Marco. Temos atualmente cerca de 60 alunos inscritos, mas estamos aguardando mais pelo menos 30 inscries. Esperamos esse ano conseguir formar equipes fortes para disputar importantes campeonatos ao longo do ano, comentou os tcnicos. As inscries para as escolinhas so feitas no prprio Ginsio do Marco, que fica no bairro Santana

Inscries - Para a inscrio o aluno deve


comparecer sede da Secretaria Municipal de Educao, localizada rua Delfim Moreira, 293, no centro, das 8h s 11h30 e das 13h s 17h. O interessado deve apresentar cpia e original dos seguintes documentos: certido de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, ttulo de eleitor, certificado de alistamento militar (candidato da classe 1993-1994), certificado de dispensa de incorporao (classe de 1992 ou anterior), histrico escolar ou comprovante de concluso do Ensino Mdio, comprovante de residncia, comprovante da ltima votao ou certido de quitao eleitoral e duas fotos 3x4 recentes e iguais. Nos casos de matrcula por procurao, dever ser entregue tambm a cpia da procurao junto com a cpia do RG e CPF. O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha afirma que a nova parceria apresenta mais uma oportunidade para os varginhenses se capacitarem atravs de um curso gratuito e de qualidade. O governo trabalha em polticas pblicas para o desenvolvimento econmico e isso envolve qualificao dos trabalhadores varginhenses. mais uma instituio federal que vai atuar em Varginha, se juntando Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Centro Federal de Educao Tecnolgica (Cefet), lembrou o prefeito.

www.jornalvarginhahoje.com.br

Notcias dirias de Varginha

Jornal Varginha Hoje Programao do Carnaval 2012 em Varginha


Dia 11 de fevereiro (sbado)
10h Banda do Sobe e Desce 20h Banda Zullubaba no trio eltrico Ilumison

11 de fevereiro de 2012

Cadastro nico para Programas Sociais sero feitos nos CRAS


A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Habitao e Desenvolvimento Social (Sehad), informa que a inscrio no Cadastro nico para Programas Sociais (CAD-nico) sofrer alteraes. Antes ele era agendado pelo telefone 0800-283-2109, mas a partir de fevereiro de 2012 o cadastro ser realizado diretamente nos ncleos do Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS), com agendamento no local. Os CRAS em Varginha so localizados no Sion (avenida Celina Ferreira Ottoni, 3017), centro (avenida So Jos, 654), Urups (rua Santa Isabel, 295) e Corcetti (rua Jacinto Zanateli, 49). Os novos cadastramentos do CAD-nico nos CRAS comearam a valer a partir de 6 de fevereiro de 2012. O atendimento das 7h s 11h e das 13h s 17h nos Cras. O nmero 0800-283-2109 funcionar apenas para consultas e informaes referentes ao CAD-nico. Ele atende em dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h s 11h. CAD-nico - O Cadastro nico para Programas Sociais um instrumento que identifica e caracteriza as famlias com renda mensal de at meio salrio mnimo por pessoa ou de trs salrios mnimos no total. Dessa forma, o Cadastro nico possibilita conhecer a realidade socioeconmica dessas famlias, trazendo informaes de todo o ncleo familiar, das caractersticas do domiclio, das formas de acesso a servios pblicos essenciais e tambm dados de cada um dos componentes da famlia. O Cadastro nico, regulamentado pelo Decreto n 6.135/07 e coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), deve ser obrigatoriamente utilizado para seleo de beneficirios e integrao de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Famlia. Suas informaes podem tambm ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnstico socioeconmico das famlias cadastradas, possibilitando a anlise das suas principais necessidades. Famlias com renda superior a meio salrio mnimo tambm podem ser inscritas, desde que sua insero esteja vinculada incluso e/ou permanncia em programas sociais implementados pelo poder pblico nas trs esferas do Governo.

Sacola plstica e CNJ


Em apertada maioria, de apenas um voto, prevaleceu no STF (Supremo Tribunal Federal) que o CNJ (Conselho Nacional de Justia) continuar a fiscalizar juzes. Isso aparentemente pode no ser nada demais, mas representa, na prtica, um forte golpe contra o corporativismo existente na magistratura. Nesse sentido a afirmao do ministro Gilmar Mendes, que asseverou: "At as pedras sabem que as corregedorias [locais] no funcionam quando se trata de investigar seus prprios pares", no que concorde o tambm ministro Joaquim Barbosa: "As decises do conselho passaram a expor situaes escabrosas no seio do poder judicirio nacional", e que, por esse motivo, houve "uma reao corporativa contra o rgo, que vem produzindo resultados importantssimos no sentido de correo das mazelas". Para ganhar adeptos, o outro lado lanou ampla campanha dizendo que queriam acabar com a liberdade dos juzes para julgar e que isso poderia violar at mesmo o Estado Democrtico de Direito. Bobagem. Juzes, antes de serem magistrados, so seres humanos, falveis como todos ns, meros mortais. E ainda que sejam uma minoria, no justo que os maus se escondam atrs da toga. A semelhana com a discusso sobre a utilizao das sacolas plsticas nos mercados inevitvel, pois no vejo nenhuma campanha para que a indstria alimentcia, por exemplo, deixe de utilizar plstico nas suas embalagens como meio de preservar o meio ambiente. Porque a grande vil da natureza a sacolinha do supermercado? Ser que proibindo a sacola plstica o ar ficar mais puro, os lixes desaparecero e os rios ficaro limpos? Evidente que no. A proibio apenas significa que o mercado onde voc faz compras ter uma reduo nas despesas, e mais nada. Espero que prevalea no STF, com relao s pobres sacolinhas, o mesmo bom senso que houve na votao do CNJ.

Dia 17 de fevereiro (sexta-feira)

18h Banda do Sobe e Desce 20h Bloco Super-Famlia (Cras e Clube da Amizade) 21h Orquestra Carnavalesca Primo Trombini 22h Banda Carbono Zero

Dia 18 de fevereiro (sbado)

18h Banda do Sobe e Desce 20h Orquestra Carnavalesca Primo Trombini 22h Banda Carbono Zero

Dia 19 de fevereiro (domingo)

18h Banda do Sobe e Desce 20h Apresentao das baterias das escolas de samba de Varginha

Dia 20 de fevereiro (segunda-feira)


18h Banda do Sobe e Desce 20h - Orquestra Carnavalesca Primo Trombini 22h Banda Carbono Zero

Dia 21 de fevereiro (tera-feira)

18h Banda do Sobe e Desce 20h - Orquestra Carnavalesca Primo Trombini 22h Banda Carbono Zero Todos os eventos acontecem na Concha Acstica, exceto a Banda do Sobe e Desce, no dia 11 de fevereiro, que se apresenta no calado da Wenceslau Braz.

www.jornalvarginhahoje.com.br

Notcias dirias de Varginha

Vladimir Polzio Jnior , 41 anos,


defensor pblico (vladimirpolizio@gmail.com)

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje Previdncia cria Plano de 5% para donas de casa de baixa renda
A reduo do percentual de contribuio para as donas de casa de baixa renda pretende incluir cerca de seis milhes de mulheres em todo o pas na cobertura previdenciria. Desde setembro do ano passado, quem se enquadra nos critrios definidos pela Lei 12.470 pode contribuir com 5% sobre o valor do salrio mnimo e ter direito aos benefcios da Previdncia, exceto a aposentadoria por tempo de contribuio. Dentre os critrios para ter direito ao percentual reduzido, a renda familiar deve ser de at dois salrios mnimos e estar inscrito no Cadastro nico dos programas sociais do Governo Federal como, por exemplo, o Bolsa-Famlia. Essa nova poltica de incluso voltada para o contribuinte facultativo sem renda prpria que se dedique exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia. Aps a inscrio na Previdncia Social, a dona de casa que se enquadra nessa situao deve fazer o recolhimento pelo cdigo 1929, no caso de fazer a contribuio mensal. Para quem preferir pagar a cada trs meses, o cdigo o 1937. Em valores de hoje, o percentual de 5% equivale a R$ 31,10. Com a contribuio, a dona de casa de baixa renda e sua famlia passam a ter direito a benefcios previdencirios, como a aposentadoria por idade, por exemplo. Mas deve ficar atenta ao cumprimento das carncias. No caso da aposentadoria por invalidez e auxlio-doena, a carncia de um ano e, para salriomaternidade, a segurada deve ter, pelo menos, dez meses de contribuio. A famlia da dona de casa passa a ter direito penso por morte e ao auxlio-recluso j a partir da primeira contribuio.

Perguntas e respostas:

DIRF
Qual o prazo para a entrega da Declarao de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)? As empresas e pessoas fsicas que fizeram pagamentos com reteno de imposto em 2011 tm at o dia 29 de fevereiro para entregar a Declarao de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). O prazo o mesmo para o envio do Informe de Rendimentos aos trabalhadores. O que acontecer com aqueles que deixarem de fornecer o documento? A empresa que deixar de fornecer o documento, ou emiti-lo aps o prazo, est sujeito a multa mnima de R$ 500. J as pessoas jurdicas inativas e os optantes do Simples Nacional que no entregarem a declarao at a data estipulada pela Receita Federal pagaro multa mnima de R$ 200. Quando ser cobrada multa por atraso? Os declarantes que deixarem de cumprir o prazo regulamentar de entrega da declarao sero notificados no ato da recepo, ou seja, aps a transmisso ser impresso impresso o recibo de entrega, a notificao de lanamento e o Documento de Arrecadao das Receitas Federais (Darf) para o pagamento da multa. H alguma novidade da Dirf neste ano? Neste ano, a principal novidade da Dirf a criao de uma ficha para a incluso de informaes relativas a rendimentos recebidos acumuladamente, relativos a anos-calendrio anteriores ao do recebimento do documento, decorrentes de aposentadoria, penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdncia Social, e os provenientes do trabalho, bem como aqueles oriundos de decises da Justia do Trabalho, da Justia Federal, das justias estaduais e do Distrito Federal. Quem obrigado a entregar a Declarao? Esto obrigadas a entregar a Dirf 2012 as pessoas fsicas e jurdicas que tenham pago ou creditado rendimentos que tenham sofrido reteno do imposto sobre a renda na fonte; as domiciliadas no Pas que efetuarem pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior, ainda que no tenha havido a reteno do imposto, inclusive nos casos de iseno ou alquota zero; as pessoas jurdicas que tenham efetuado reteno da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuio para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas, entre outros critrios.
Fonte: Luiz Fernando Nbrega, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de So Paulo

Negociao de dvidas atravs da conciliao prorrogada para maro

O prazo para a negociao de dvidas dentro do movimento nacional de conciliao foi prorrogado para o dia 15 de maro de 2012. A Prefeitura de Varginha aderiu ao movimento e cerca de 1.700 pessoas foram beneficiadas desde o dia 28 de novembro, quando comearam as aes. A iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justia e tem o objetivo de reduzir o volume de processos judiciais e oferecer uma justia mais rpida e eficaz. Varginha participa do movimento integrada ao Tribunal de Justia de Minas Gerais, que fez as convocaes dos cidados com processos correntes de dbitos tributrios. Em todo o Estado de Minas Gerais, so feitas mais de 13 mil audincias da Justia Comum em tribunais regionais e estaduais. So 184 comarcas e 279 varas participantes em todo o Estado. As principais aes do municpio so a respeito de dvidas relacionadas ao IPTU, ISS, multas e outros impostos municipais. A Prefeitura concede reduo de 100% de juros e multa das dvidas para facilitar a realizao do maior nmero possvel de conciliaes. Os credores do municpio cujas dvidas ainda no foram ajuizadas tambm podero buscar a conciliao. Aqueles que no receberam a convocao e possuem dbito com o municpio podem procurar a equipe de conciliao no anexo fiscal da Procuradoria da Prefeitura, localizado na rua Alberto Cabre, 397, bairro Vila Pinto. As audincias acontecero entre 8h e 17h. Mais informaes pelo telefone 3690-1431.

E a dona de casa que no se enquadra nesses critrios?


Nesse caso, a dona de casa contribui para a Previdncia Social como segurada facultativa. O valor da contribuio pode ser de 11% sobre um salrio mnimo (R$68,42), dentro do Plano Simplificado. Se optar por recolher 20%, o salrio de contribuio varia entre um salrio mnimo (R$ 622,00) e o teto mximo de recolhimento da Previdncia Social (R$ 3.916,20). Os interessados podem se inscrever na Central de Atendimento pelo telefone 135 ou consultar o portal www.previdencia.gov.br.

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

Vereadores aprovam repasse de 4 milhes para Hospital Regional Mdicos retiram feto da
Subveno ser usada para a manuteno dos servios da instituio barriga de menino de 3 anos
Vereadores da Cmara Municipal de Varginha aprovaram por unanimidade durante a reunio de segunda-feira, 06 de fevereiro, Projeto de Lei autorizando o municpio a conceder subveno social no valor de 4 milhes ao Hospital Regional do Sul de Minas. O dinheiro ser utilizado no pagamento de suas despesas de custeio, manuteno e prestao de servios, e ser liberado conforme disponibilidade de caixa do municpio. O referido projeto deu entrada na Cmara no dia 31 de janeiro quando foi encaminhado s Comisses de Justia e Sade para estudos de sua legalidade, constitucionalidade e aplicabilidade. De acordo com as atribuies de fiscalizar a aplicao do dinheiro pblico, na manh de segunda-feira, vspera da votao, os vereadores Leonardo Ciacci, Vrdi Lcio Melo, Ronaldo Lousada, Rogrio Bueno, Dr. Armando Fortunato e Dr. Adilson Rosa estiveram reunidos com a direo do Hospital Regional, a fim de conhecer a realidade daquela instituio, especialmente com relao a sua situao financeira, passada a Cei Comisso Especial de Inqurito promovida pela Cmara, que na poca havia apontado algumas irregularidades no Hospital, que acumulava uma dvida de R$ 20 milhes, hoje reduzida para R$ 15 milhes. Foi uma visita muito proveitosa. Venho acompanhando a situao do hospital desde 1997, e posso afirmar que nesse perodo o hospital vive sua melhor fase, bem administrado e com prestao de servio de qualidade populao, concluiu o vereador Vrdi. Rogrio Bueno foi favorvel ao Projeto considerando a seriedade demonstrada pela direo do hospital que em demonstrado seriedade, competncia e transparncia na conduo dos trabalhos e, sobretudo, porque o hospital 94% das pessoas atendidas pelo hospital so pacientes do SUS. Varginha elegeu a sade como prioridade mxima, e elegendo um prefeito mdico e trs vereadores mdicos. O hospital Regional tem demonstrado profissionalismo em sua gesto, trazendo credibilidade e resultados bastante satisfatrios com a demonstrao de suas prestaes de contas. importante essa liberao parcelada de subvenes de iniciativa da administrao municipal, com aval de todos os vereadores, pois a populao de varginha merece assistncia mdica de qualidade e melhor acolhimento, justificou Dr. Armando Fortunato. Favorvel ao Projeto, o vereador Ronaldo Lousada entendeu que o hospital tomou novos rumos de responsabilidade, de gesto perfeita, com compromisso com a populao e respeito pelo Uma equipe de cirurgies peruanos realizou com sucesso uma cirurgia para a retirada de um feto gemelar da barriga de uma criana de 3 anos de idade no hospital Las Mercedes, da cidade de Chiclayo. O pequeno Isbac Pacunda, nascido em uma comunidade nativa da regio florestal de Loreto e operado na segundafeira, acordou com um bom semblante e j caminhava tranquilamente pelo hospital. O menino foi operado por uma equipe de mdicos, dirigida pelo cirurgio pediatra Carlos Astocndor, para extrair um feto de um irmo gmeo que no chegou a se desenvolver e ficou enquistado no tecido de seu estmago, como uma espcie de tumor. Aps a cirurgia, Astocndor explicou que o corpo extrado tinha braos, pernas e coluna vertebral, mas sem rgos internos, e se encontrava encapsulado na barriga da criana. Os mdicos chegaram a afirmar que o feto tinha 700g, mas aps a cirurgia foi confirmado que o peso era de 1,2 kg e media aproximadamente 25 cm. "Graas ao encapsulamento do feto, este no comprometeu nenhum rgo vital da criana, que s tinha um lao com um rim. Alis, por conta deste fato, a cirurgia acabou se prolongando um pouco mais", afirmou o mdico, que especificou que a interveno durou aproximadamente quatro horas. Segundo o chefe de relaes pblicas do centro mdico, a criana dever permanecer pelo menos mais dez dias no hospital, tempo em que os mdicos estaro acompanhando sua recuperao e os possveis problemas que possam aparecer aps a cirurgia. A presena do feto gemelar, que se apresenta em uma proporo de um para cada 500 mil nascidos vivos, foi confirmada h umas semanas pelos mdicos do hospital de Chiclayo. Isbac o terceiro dos quatros filhos e est em Chiclayo com seu pai, Lenidas Pacunda, que necessitar de ajuda econmica para pagar sua estadia nessa cidade e os remdios da criana, que no esto custeados pelo seguro social. "O ps-operatrio muito delicado e necessita de constantes medicaes para evitar as infeces", indicou o porta-voz, que assinalou que as empregados, os mdicos e os moradores locais colaboraram para ajudar a pagar as despesas adicionais deste caso.

dinheiro pblico, mas, principalmente por estar sua direo conseguindo uma administrao correta e ntegra. Atravs deste trabalho conseguiram reduzir uma dvida apurada anteriormente, de R$20 para 15 milhes, e esto fazendo o Hospital Regional dar lucro e este dinheiro vai servir para ampliar o hospital, aumentar o nmero de leitos, para comprar novos equipamentos. Contou a ainda a favor a transparncia demonstrada pela Direo do Hospital durante a reunio com ns vereadores, revelando aspectos positivos e negativos daquela instituio. Tambm favorvel ao Projeto, o Vereador Dr. Adilson Rosa, que participou da reunio com a direo do Hospital Regional disse que e tem feito o monitoramento do hospital desde o primeiro ano de seu mandato. Neste perodo vimos uma evoluo positiva em todos os setores, com uma administrao profissional, garanti a de um futuro muito bom, principalmente com a implantao do plano diretor que vai fazer o Hospital crescer de maneira organizada e serto seus usurios os maiores beneficiados. Segundo ele um Hospital bem administrado deixa de ser um nus para o municpio e todos saem ganhando, com evoluo tecnolgica. E tudo foi produto da CEI realizada pela Cmara e da seriedade de ns vereadores. Muitas vezes somos criticados pela maneira de atuar, mas desta vez restou claro que a partir do momento que a Cmara realizou a CEI Comisso Especial de Inqurito, com a contratao de auditoria para analisar possveis irregularidades no Hospital Regional, as mudanas foram feitas, a atual direo demonstrou competncia e transparncia e elevou o Hospital a outro patamar, com planejamento nas suas aes, nos dando tranquilidade para buscar novos recursos, aprovando o projeto para que o Regional continua sendo referncia de sade no Sul de Minas, esclareceu o vereador Leonardo Ciacci.

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje Cientistas desenvolvem software que l pensamentos em voz alta
Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califrnia, acreditam ter encontrado uma forma de ler a mente humana com programa de computador, capaz de decodificar as atividades cerebrais e traduzi-las em palavras. Segundo o Daily Mail, a ideia devolver a voz a pessoas que perderam a fala por causa de derrames ou doenas degenerativas - embora alguns se preocupem que o mecanismo poderia expressar pensamentos em voz alta sem querer.

A CIDADE DE DITE Crnicas por Evandro Figueiredo


Em A Divina Comdia* Canto IX da primeira parte Dante Alighieri descreve sua chegada cidade infernal de Dite, juntamente com seu mestre Virglio. Trata-se de um lugar fortificado por altas muralhas no qual os demnios guardies voam e revoam numa viglia minuciosa. No interior da cidade Dante se depara com tumbas abertas nas quais esto presas as almas condenadas dos hereges que sofrem, continuamente, a tortura do fogo e do sufoco. Mais de setecentos anos aps a escrita da Divina Comdia a evocao da imagem pelo poeta ainda ecoa em nosso cotidiano moderno, povoando nossas atitudes e idiossincrasias. Ainda ontem, falando com uma amiga, percebi algo anlogo ao efeito do sufoco sofrido pelas almas descritas por Dante. Contava ela que dias aps morte de sua me, uma tia colocara em dvida o fato de ela ter ido para o cu e que talvez estivesse em outro lugar menos confortvel, mais embaixo. Para minha amiga, na poca uma criana de onze anos, tais palavras foram motivo de pavor. Disse que jamais se esquecer das noites passadas em claro e dos pesadelos que teve com sua me que assava no reino da eterna perdio. De certa forma a tortura desse temor acaba chegando a todos; alguns sofrem mais, outros menos. Quanto a mim, na primeira lembrana de que disponho me vejo chorando num canto da casa com o receio de ir para o inferno. Assim, assimilamos tais imagens paralelamente aquisio da linguagem, de forma que aquelas se tornam to naturais em ns quanto esta. Hoje minha amiga atia convicta e vive em paz, no que se refere ao imaginrio cu-inferno. Seus demnios do passado converteram-se em meras fbulas. Todavia, no me negou que muitas vezes criticada por no crer em nada e a intolerncia vez ou outra pulula e incomoda. Ela no se sente vontade para dizer o que pensa e h quem a associe a um ser sem carter e capaz de atrocidades, j que para ela no h uma mente maior com leis capazes de fre-la. Houve quem j lhe disse que seu destino aps a morte a danao eterna. Como se v, de uma forma ou de outra, pessoas continuam sendo queimadas e sufocadas, tal como em Dite. A diferena que no mundo moderno a queimadura e o sufoco so simblicos, o que se constitui em outra forma de violncia, to ou mais opressiva que a violncia fsica j que seu legado so marcas muitas vezes indelveis nas personalidades. Fala-se de violncia urbana, de carter material, mas muitas vezes a violncia simblica permeia o cotidiano, semeando medo e sofrimento. Tal questo no pode ser esquecida e muito menos tida como irrelevante. Ao observar as concepes alheias, sobretudo no que se refere a questes simblicas, preciso considerar as trajetrias individuais, bem como as razes das quais algum dispe para adotar ou no determinada crena ou ponto de vista ou mesmo romper com ideias propostas desde quando se aprende a articular as primeiras frases. Em um mundo cada vez mais compactado pela superao das distncias premente que saiamos um pouco de ns mesmos atravs de exerccios de empatia capazes de promover um melhor entendimento recproco. Do contrrio, estaremos condenados a uma Dite eterna, anacrnica, circundada pelos muros da ignorncia e guardada pelos demnios do preconceito. Evandro Figueiredo Cndido escritor e Historiador graduado pela Universidade Federal de Viosa. Atualmente cursa Letras pela UFSJ, em So Joo del Rei. Contato: ev.candido@hotmail.com

Os neurocientistas colocaram eletrodos dentro do crnio de pacientes que fizeram cirurgia cerebral para monitorar as informaes do lobo temporal, responsvel pelo processamento da fala e das imagens. Enquanto o paciente ouvia algum falar, o software analisava como o crebro processava e reproduzia as palavras que ouvia. A partir dos impulsos eltricos em que o crebro transformava os sons, o programa conseguiu traduzir a atividade cerebral de volta em palavras. Os pesquisadores acreditam que a tcnica poderia ser usada, da mesma forma, para ler o que o crebro pensa logo antes de pronunciar o que diz em seguida. Na publicao PLoS Biology (neste atalho http://bit.ly/yjimab, em ingls), os cientistas da universidade norte-americana afirmam que a descoberta eleva as tentativas de leitura de mente "a um nvel completamente novo". Segundo Robert Night, professor de psicologia e neurocincia, "muitos poderiam se beneficiar se fosse possvel eventualmente reconstruir, a partir da atividade cerebral, conversas imaginadas". Os pesquisadores testaram 15 pessoas, que j passavam por cirurgia para remover tumores ou tratar epilepsia. Os pacientes concordaram em receber 256 eletrodos na superfcie do crebro, e depois participaram dos experimentos em que ouviam homem e mulheres dizendo palavras individualmente substantivos, pronomes, nomes prprios. Coautor do artigo, Rian Pasley explica que as anlises feitas pelo programa de computador mostraram que "percepes e imagens podem ser muito similares no crebro". Por isso, seria possvel traduzir as imagens em palavras, tanto faladas como escritas, a partir de um dispositivo especfico. Outra descoberta diz respeito s frequncias em que o som desmembrado pelo crebro para ser interpretado - entre 1 e 8 mil Herz no caso da voz humana. "Nosso estudo focou nas caractersticas acsticas da fala representada pelas frequncias mais baixas, mas acredito que h muito mais acontecendo nessas regies do crebro alm de interpretao de sons", afirmou Pasley ABC News. Para o pesquisador Jan Schnupp, da universidade inglesa de Oxford e que no estava envolvido na pesquisa, no h motivo para preocupao com dispositivos para ler a mente sem o consentimento das pessoas. Isso porque, por enquanto, s possvel ler a atividade cerebral a partir de eletrodos implantados via cirurgia, o que reduz a aplicao da tcnica a "poucos pacientes dispostos".

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

Concurso Cmara de Varginha


O c o n c u r s o d a C m a r a d e Va r g i n h a , M i n a s G e r a i s , oferece vrias vagas para cargos de nvel fundamental, m d i o e s u p e r i o r. O s s a l r i o s v o a t R $ 2 . 7 5 1 , 2 5 .
Inscries de 12/03/2012 a 09/04/2012

Concurso FHOMUV (Hospital Bom Pastor)


O concurso pblico da FHOMUV oferece vrias vagas para cargos de todos os nveis de escolaridade com salrios de at R$ 4.967,19
A FHOMUV - Fundao Hospitalar do Municpio de Varginha Hospital Bom Pastor, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso pblico destinado ao provimento de vagas. O certame oferece vrias vagas para cargos de nvel fundamental, mdio e superior com salrios de at R$ 4.967,19. Do total de vagas, 5% so reservadas a portadores de deficincia.
Inscries de 19/03/2012 a 17/04/2012

A Cmara de Varginha, Estado de Minas Gerais, lanou edital N 01/2012 de concurso pblico destinado ao provimento de vagas. O concurso ser executado atravs da empresa Reis e Reis Auditores Associados. Sero oferecidas 19 vagas para cargos de nveis fundamental, mdio e superior com salrios variados entre R$ 632,17 a R$ 2.751,25, por jornada de trabalho de 8 hrs dirias.

Cargos
As oportunidades so para os cargos de Analista de Sistema de Informao, Assistente Social, Auxiliar de Radiologia, Auxiliar de Servios Gerais Hospitalares, Bioqumico Farmacutico, Contador, Enfermeiro, Escriturrio, Fonoaudilogo, Instrumentador Cirrgico, Mdico do Trabalho, Mdico Infectologista, Motorista, Nutricionista, Psiclogo Hospitalar, Tcnico de Radiologia/Radioterapia, Tcnico de Enfermagem, Tcnico em Eletricidade, Tcnico em Imobilizao Ortopdica, Tcnico em Segurana do Trabalho, Telefonista, TNS BucoMaxilo Facial, TNS Fisioterapeuta/CTI e TNS Fisioterapeuta.

Cargos
Nvel Superior - Advogado, Contador, Controlador, Jornalista, Secretrio Geral da Cmara, Tcnico em Informtica e Tcnico Legislativo. Nvel Mdio - Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo II e Telefonista. Nvel Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar Administrativo I, Auxiliar de Servios Gerais, Motorista e Porteiro.

Inscries
As inscries sero realizadas de 19 de maro a 17 de abril de 2012, atravs do site www.reisauditores.com.br. Para os candidatos que no tiverem acesso internet, a inscrio poder ser realizada no Escritrio da Reis & Reis em Varginha Av. Rui Barbosa, 200 Centro Varginha/MG. (MICROMIX), Varginha, Estado de Minas Gerais, no mesmo perodo, das 09h s 11h e das 13h s 17h.

Inscries
Ser admitida a inscrio via internet, no endereo www.reisauditores.com.br, solicitada a partir das 09:00 horas do dia 12 de maro de 2012 at s 16:00 horas do dia 09 de abril de 2012 (horrio oficial de Braslia/DF). As inscries presenciais sero realizadas de 12 de maro a 09 de abril de 2012, no Escritrio da Reis & Reis em Varginha - Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/M G, (exceto sbados, domingos e feriados), de 9:00 s 11:00 e de 13:00 s 17:00 horas. As taxas variam entre R$ 20,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo.

Taxas
As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As Provas Objetivas de Mltipla Escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, sero aplicadas para todos os cargos e ter durao mxima de 4 (quatro) horas, nesta includo o tempo para distribuio e orientaes sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas. A prova objetiva de mltipla escolha ser realizada provavelmente no dia 13 de maio de 2012. Os locais e horrios sero divulgados junto com o Edital de Homologao das inscries a ser publicado em Edital no no Escritrio da & Reis em Varginha Av. Rui Barbosa, 200 Centro Varginha/MG. (MICROMIX), e atravs dos sites www.reisauditores.com.br, www.varginha.mg.gov.br, e www.fhomuv.com.br.

Provas
As Provas Objetivas de Mltipla Escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, sero aplicadas para todos os cargos e ter durao mxima de 4 horas, nesta includo o tempo para distribuio e orientaes sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas. A prova objetiva de mltipla escolha ser realizada na data prevista de 29 de abril de 2012. A divulgao dos gabaritos da Prova Objetiva de Mltipla Escolha, ser na data prevista de 23 de abril de 2012.

Gabaritos
Os gabaritos com as devidas respostas das provas, sero divulgados no dia 13 de maio de 2012, a partir das 19 horas, no Quadro de Avisos da Sede da Reis e Reis em Varginha - MG e nos sites www.reisauditores.com.br, www.fhomuv.com.br e www.varginha.mg.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso pblico de 02 anos, contados da data da homologao do resultado final, podendo ser prorrogado por uma nica vez, por igual perodo, mediante ato do Presidente da Cmara Municipal.

Validade
O prazo de validade do concurso pblico de 02 anos, a contar da data da publicao do ato de homologao do resultado final do Concurso, prorrogvel uma nica vez, por igual perodo, desde que haja interesse da Fundao Hospitalar do Municpio de Varginha.

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje

Concurso Fundao Cultural de Varginha


O concurso da Fundao Cultural de Varginha, oferece vrias vagas para profissionais de todos os nveis de ensino.
A partir de 27 de fevereiro estaro abertas as inscries para o concurso pblico 001/ 2011 da Fundao Cultural de Varginha, Estado de Minas Gerais. Sero ofertadas 64 vagas, sendo 03 reservadas pessoas com deficincia e todos os contratos sero firmados em regime estatutrio. A remunerao para os cargos varia de R$ 596,82 a R$ 2.748,07 e a jornada de trabalho poder ser de 6h ou 8h dirias, conforme necessidade de cada funo.
Inscries de 27/02/2012 a 16/03/2012

Concurso Pblico UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas A Unifal-MG, atravs da Pr-Reitoria de Gesto de Pessoas, abriu concurso pblico, para provimento de 23 vagas em cargos de nvel mdio e superior. Os salrios variam de R$ 1.821,94 a R$ 2.989,33. As vagas de nvel superior so para os cargos de Arquivista, Enfermeiro/rea: Enfermagem do Trabalho, Engenheiro/rea: Eltrica, Farmacutico Bioqumico, Psiclogo, Tcnico em Assuntos Educacionais, Bibliotecrio-Documentalista, Assistente Social e Mdico/rea: Medicina do Trabalho. J os cargos de nvel mdio so para Tcnico em Contabilidade, Tcnico de Laboratrio/rea: Sade, Tcnico em Eletricidade, Tcnico em Eletroeletrnica, Tcnico em Radiologia, Tcnico em Refrigerao, Tcnico de Laboratrio/rea: Mecnica; ou Manuteno Mecnica; ou Tornearia; ou Mecatrnica, Tcnico de Laboratrio/rea: Saneamento; ou Meio Ambiente; ou Hidrologia; ou Hidrulica, Tcnico de Laboratrio/rea: Geologia; ou Minerao; ou Metalurgia e Tcnico de Laboratrio/rea: Qumica. Os servidores vo trabalhar na Sede, em Alfenas-MG, e nos Campi de Poos de Caldas-MG e Varginha-MG. O perodo de inscries est aberto. As inscries podem ser feitas exclusivamente pela Internet, no endereo eletrnico http://www.unifalmg.edu.br/app/rh/inscricoes, link inscries, at o dia 23 de fevereiro, s 18 horas (horrio de Braslia). A taxa de R$ 45 para nvel mdio e R$ 70 para nvel superior. Os programas das provas, bem como as respectivas referncias bibliogrficas, o local e horrio de realizao das provas sero disponibilizados no site http://www.unifal-mg.edu.br/progepe/ ?q=concursotae, a partir das 14 horas do dia 17-02-2012. A expectativa da Pr-Reitoria de Gesto de Pessoas da Unifal-MG que haja grande procura pelas vagas, considerando que h como fator favorvel a estabilidade, alm das vantagens que so oferecidas aos servidores pblicos federais, integrantes do PCCTAE-Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao, no mbito das Instituies Federais de Ensino vinculadas ao Ministrio da Educao. O Comprovante Definitivo de Inscrio-CDI no ser enviado pelo correio, mas disponibilizado pelo sistema de inscrio, no endereo eletrnico: www.unifal-mg.edu.br/progepe/inscricoes, com 10 (dez) dias de antecedncia da data de realizao das provas, a partir das 09 horas (horrio de Braslia). O edital do concurso pode ser acessado por meio do Sitio da Universidade, no endereo eletrnico: http://www.unifal-mg.edu.br/ progepe/?q=concursotae. A perspectiva que a admisso dos candidatos aprovados se d imediatamente aps a homologao do resultado final, obedecendo ordem de classificao. Contato telefnico: 35-3299-1481. * Com colaborao de: Julio Cesar Barbosa, Pr-Reitor de Gesto de Pessoas, Universidade Federal de Alfenas
Inscries, at 23 de fevereiro

Cargos
Nvel Fundamental - Auxiliar de Servios de Manuteno e Conservao, Ilustrador, Maquinista de Cenrio e Motorista; Nvel Mdio - Locutor Noticiarista Apresentador, Oficial Administrativo, Operador de udio e Estdio, Operador de Cmera, Operador de Controle Mestre e Tcnico em Informtica; Nvel Superior - Apresentador de TV, Editor de Imagem, Editor de Texto, Produtor Cultural, Reprter, Arquiteto e Contador.

Inscries e Taxas
Para participar da seleo, basta se inscrever no perodo estipulado das 9h s 11h e das 13h s 17h no escritrio da organizadora (Avenida Rui Barbosa, n. 200, Centro) ou pelo site da empresa Reis e Reis Auditores Associados www.reisauditores.com.br at as 16h do prazo limite. As taxas sero de R$ 25,00 R$ 70,00. O ltimo dia para inscries 16 de maro de 2012.

Provas
As Provas Objetivas de Mltipla Escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, sero aplicadas para todos os cargos e tero durao mxima de 4 horas, nesta includo o tempo para distribuio e orientaes sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas. Ser realizada, provavelmente, no dia 15 de abril de 2012 e nas outras fases da seleo tambm esto previstas prova prtica e de ttulos. A divulgao dos gabaritos da Prova Objetiva de Mltipla Escolha, ser na data prevista de 16 de abril de 2012, a partir da 19 horas.

Validade
O prazo de validade do concurso pblico de 02 anos, contados da data da homologao do resultado final.

Notcias dirias de Varginha


www.jornalvarginhahoje.com.br

10

Jornal Varginha Hoje 1 Conferncia Municipal sobre Transparncia e Controle Social


Nos prximos dias 14 e 15 de fevereiro Varginha realiza a primeira edio da Conferncia Municipal sobre Transparncia e Controle Social. O evento realizado com o apoio da Prefeitura de Varginha, atravs da Secretaria Municipal de Habitao e Desenvolvimento Social (Sehad), acontece no auditrio do Plo Regional de Atendimento ao Professor, e vai eleger delegados que representaro o municpio na conferncia estadual e nacional. A 1 Conferncia Nacional sobre Transparncia e Controle Social - Consocial uma realizao da Controladoria-Geral da Unio - CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 de dezembro de 2010, a 1 Consocial ter etapas preparatrias a realizaremse de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milho de brasileiros que sero representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Braslia. A 1 Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gesto Pblica" e o objetivo principal de promover a transparncia pblica e estimular a participao da sociedade no acompanhamento e controle da gesto pblica, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrtico. Com a realizao da 1 Consocial, as propostas/ diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiaro a criao de um Plano Nacional sobre Transparncia e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em polticas pblicas, projetos de lei e at mesmo, passar a compor agendas de governo em mbito municipal, estadual ou nacional. De acordo com o secretrio municipal de Habitao e Desenvolvimento Social, Nivaldo de Matos Vicente, o objetivo da conferncia debater e propor aes da sociedade civil no acompanhamento e controle da gesto pblica e fortalecer a interao entre governo e sociedade. "Estamos em pleno acordo com o governo federal para ajudar a propor mecanismos de transparncia e acesso a informaes e dados pblicos a ser implementados pelos rgos e entidades pblicas e fomentar o uso dessas informaes e dados pela sociedade"

11 de fevereiro de 2012

Coluna - Ka entre Ns por Lucrcia Santos

Prefeitura constri novo ossrio no Cemitrio Municipal de Varginha

A PORTA
Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, no os matava, mas levava-os a uma sala onde tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro no outro, sendo que nessa porta havia figuras de caveiras cobertas de sangue. Ento o rei fazia-os ficar em crculo, e dizia: Vocs podem escolher: morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim l serem trancados. Todos os que por ali passaram escolheram morrer pelas mos dos arqueiros. Ao trmino da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe: - Senhor, posso lhe fazer uma pergunta? - Diga, soldado. - O que h por trs de to assustadora porta? - V e veja. O soldado ento abre a porta vagarosamente, e percebe que, medida que o faz, raios de sol vo adentrando e clareando o ambiente. E v, surpreso, que a porta levava rumo liberdade. Admirado, apenas olha para o rei, que diz: - Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta. E ns, quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade e ficamos correndo somente pelo lado de dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a porta dos nossos sonhos?

A Prefeitura Municipal de Varginha, atravs do Servio Municipal Funerrio e de Organizao de Luto (Semul), iniciou as obras do novo ossrio do Cemitrio Municipal. A previso que a construo de 45 m seja concluda em 90 dias. O Semul ainda passou por melhorias no servio com a aquisio de dois novos veculos para o servio funerrio. "A obra do ossrio vem de encontro s reivindicaes da populao, visto que o atual ossrio j no atende demanda, diante dessa situao o prefeito Eduardo Carvalho determinou a construo da obra que ter um aspecto moderno e de viso agradvel", disse o diretor do Semul, Joo Donizeti da Silva. Segundo ele, o projeto prev ainda a construo de um cruzeiro onde as pessoas podero fazer suas oraes e acender velas. O novos veculos adquiridos j esto disposio da populao, um para servio administrativo e outro para utilizar nos funerais. O Semul conta agora com cinco veculos para atendimento. "O automvel servir para atender tanto nossas necessidades na administrao da autarquia, como tambm para atendimento s famlias que muitas vezes esto nos hospitais e necessitam vir ao servio funerrio para tratar do funeral de seu ente querido e esto sem conduo, nesse caso, o funcionrio da prefeitura vai busc-los nesse veculo". O carro funerrio moderno e adaptado para o tipo de servio. Novo velrio - O Cemitrio Municipal passa por constantes melhorias. O ossrio se junta s obras do novo velrio, em fase adiantada de construo. A execuo consta da primeira fase da iniciativa, licitada no primeiro semestre, que inclui a construo de duas salas. O projeto final prev seis salas de velrio, alm de enfermaria, acomodao para os familiares e capela. A previso que o novo velrio, orado em R$ 364 mil, esteja pronto no primeiro semestre de 2012. O espao ter 1.200 m e a rea de cada uma das salas ser de 64 m.

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje

11

Ronaldo Lousada requer Adilson Rosa intercede por informaes sobre o Inprev frequentadores da Semel
A fim de possibilitar conhecimento e acompanhamento por parte dos Vereadores acerca da devoluo do dinheiro devido ao INPREV, sobretudo para prevenir quanto possvel ocorrncia de irregularidades que podero prejudicar o Instituto de Previdncia dos Servidores Pblicos do Municpio, o Vereador Ronaldo Lousada requereu ao Prefeito Municipal, informaes da atual situao da dvida do Executivo Municipal com o INPREV Instituto do Servidor Pblico Municipal. Ronaldo quer saber se houve parcelamento da dvida e, em caso afirmativo, se houve Lei autorizativa. Caso negativo quer saber como se deu a negociao para o parcelamento da dvida. Ronaldo lembra que dentro das atribuies que competem ao Vereador, sendo ele um agente fiscalizador do patrimnio do povo, o presente Requerimento se faz necessrio para que esclarea e tire as dvidas de muncipes e servidores. E para que no pairem dvidas com relao ao trabalho dos Vereadores, uma vez que esta Casa Legislativa se preparava para contratar uma Empresa especializada para realizar auditoria nas contas do INPREV, com o intuito de elucidar e dar segurana aos Vereadores na hora da discusso e votao, tendo em vista que tramitava nesta Casa Legislativa o projeto de Lei n93/ 2011, visando o parcelamento da dvida do Executivo com o INPREV, no entanto o referido Projeto foi retirado desta Casa pelo Executivo. Diante do fato, entende-se que j foram resolvidas as pendncias referentes s contas do Executivo Municipal com o INPREV. Considerando que o INPREV um patrimnio do Municpio e de seus servidores, Ronaldo alerta que este assunto deve ser tratado com o maior zelo por parte de qualquer Administrao, para que as futuras administraes no sejam comprometidas, uma vez que se o Fundo no for suficiente para suportar os benefcios aos servidores aposentados e afastados, a Prefeitura ser responsvel por este pagamento, o que poder comprometer o oramento de futuras gestes do Executivo. Por esta razo apresento este Requerimento solicitando as informaes acima elencadas, na certeza de que ser respondido nos termos do disposto no pargrafo 1 do Artigo 15 da Lei Orgnica do Municpio, que estabelece que os responsveis pela Administrao Direta e Indireta do Municpio devem, no prazo de at 30 dias, prestar as informaes e encaminhar os documentos requisitados pela Cmara Municipal desde que solicitado na forma legal, importando em crime de responsabilidade a recusa ou o no atendimento, bem como a prestao de informaes falsas.

O Vereador Dr. Adilson Rosa pediu ao Prefeito Municipal, providncias cabveis atravs da Secretaria Municipal de Sade e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para anlise da possibilidade de disponibilizar mdicos para emisso ou renovao de atestados mdicos de usurios para frequentar as dependncias da SEMEL. Segundo ele os usurios que frequentam as dependncias da SEMEL para a realizao de atividades fsicas regulares, necessitam de atestado mdico de aptido peridica. No entanto, diante da dificuldade que a populao vem enfrentado no acesso aos servios mdicos, na rede pblica, solicita-se que se estude a possibilidade de disponibilizar mdicos para consulta e fornecimento do atestado aos frequentadores da SEMEL. Esta solicitao alm de agilizar o acesso SEMEL vem contribuir para a diminuio dos custos com consultas mdicas e descongestionar a rede pblica de atendimento, justificou.

Vereadores prestigiam reunio da Frente Sul mineira de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia

Tia Celinha pede instalao de abrigo em ponto de nibus


de autoria da Vereadora Tia Celinha, solicitao feita ao Prefeito Municipal, de providncias atravs do Secretrio Municipal de Obras e Servios Urbanos, para construo de abrigo (guarita) no ponto de nibus ao lado do Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor, na Rua Alzira M. Barra, no Bairro Bom Pastor. Ela conta que a medida solicitada necessria, tendo em vista que usurios do transporte coletivo, moradores daquele bairro e/ou pacientes do Hospital Bom Pastor, principalmente crianas e idosos, esto expostos s intempries da natureza frequentes, como sol, chuva e frio. Sendo assim a presente indicao visa atender a reivindicao dos muncipes, bem como contribuir com o conforto e o respeito aos cidados atravs das devidas melhorias na localidade em questo, explicou.

Os Vereadores Vrdi Lcio Melo e Rogrio Bueno representaram a Cmara na manh de ontem, no auditrio da policlnica Central, por ocasio da XVI reunio da Frente Sul mineira de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia. Evento realizado pelo Codeva - Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficincia de Varginha, contou com a exposio "A importncia da realizao da Conferncia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia para o fortalecimento dos Conselhos Municipais", com a apresentao do modelo do Regimento Interno para a Conferncia Municipal, o painel de debates e a plenria com informaes gerais. Eventos como este so necessrios para se discutir os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais e aprimorar os trabalhos em todos os municpios da regio. Estamos aqui representando a Cmara de Vereadores, manifestando nosso apoio como Legisladores e reconhecendo o importante trabalho do Codeva que conseguiu mudar a realidade em nossa cidade. Hoje percebemos nitidamente o antes e o depois do Codeva, ressaltou o vereador Vrdi, Presidente da Cmara Municipal de Varginha. Tambm o vereador Rogrio enalteceu a importncia da reunio, bem como da realizao Conferncia Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia para o fortalecimento dos Conselhos Municipais. Varginha hoje vive outra realidade, Ainda h muito que se fazer, mas j demos importantes passos com relao a acessibilidade, ao respeito aos direitos do portadores de necessidades especiais, e reunies desta natureza s vem a acrescentar.

12

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

Especializada em impressos promocionais para supermercados

Entrega em 24 horas

(35) 3421-1945 / 8859-1945

www.pousograf.com.br

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje Quais os critrios para distribuio de moradia para Guarda Municipal?
Vereadora Racibe da Acrenoc requer informaes sobre critrios adotados para distribuio de moradia para Guarda Municipal de autoria da vereadora Racibe da Acrenoc, solicitao feita ao Prefeito Municipal, de informaes sobre os critrios sero utilizados para a distribuio dos terrenos e construo de moradia para o efetivo da Guarda Municipal. A Vereadora quer saber quais so os critrios que sero observados para a distribuio dos terrenos e construo de moradia, ao efetivo da Guarda Municipal e se os critrios sero os mesmos aplicados aos demais servidores pblicos municipais. Por fim pede uma lista com os critrios que sero adotados, bem como quadro comparativo entre os critrios adotados para a Guarda Municipal e para demais servidores pblicos. Racibe explica que as informaes so necessrias uma vez ter sido ela procurada por muncipes e servidores pblicos municipais, pedindo informaes sobre o processo de distribuio dos terrenos e construo de moradias para o efetivo da Guarda Municipal, bem como dos prximos procedimentos a serem adotados pela Prefeitura. Considerando a enorme expectativa gerada, pelo Projeto de Lei n 146/2011, que desafeta rea com o fim de construo de moradias ao efetivo da Guarda Municipal, projeto esse encaminhado pelo executivo, aprovado em dezembro passado, por essa Casa de Leis, onde o mesmo foi publicado tornando-se a Lei n 5.526/2011, que apresento este requerimento, esperando que as respostas cheguem a esta Casa em tempo hbil. Justificou a Vereadora.

13

Ciacci pede concesso de vale transporte para alunos do Marista Social


de autoria do Vereador Leonardo Ciacci, solicitao feita ao Prefeito Municipal e Concessionria do Transporte Coletivo, de estudos sobre a viabilidade de concesso de passe escolar aos alunos da Escola Social Marista Champagnat de Varginha. Inaugurada em agosto de 2011 a Escola Social Marista Champagnat de Varginha atende gratuitamente 240 crianas da Vila Bueno, bairro de Ftima, Cana, Catanduvas, Jardim Petrpolis, Novo Horizonte, Vila Martins e Vila Nogueira, nos segmentos de Educao Infantil at o 4 ano do Ensino Fundamental. Para o prximo ano sero disponibilizadas mais vagas para atendimento ao 5 ano. Estudos esto sendo feitos para que haja atendimento, tambm, as sries finais do Ensino Fundamental. Considerando trata-se de um projeto social, e que muitos pais no possuem condies financeiras para arcar com o custo do transporte dos alunos at a mencionada escola, que apresenta-se esta Indicao, solicitando a adoo da medida supracitada, esperando contar com especial ateno, por parte do Chefe do Executivo para este pedido que visa somente atender a reivindicao dos pais e alunos da Escola Social Marista Champagnat de Varginha, justificou Leonardo.

Fernando Guedes quer reajuste salarial para servidores municipal


Dr. Fernando Guedes pede que Prefeitura estude a possibilidade de conceder reajuste salarial para servidores pblicos municipal. Acreditando ser a iniciativa uma forma de reconhecer e valorizar a importncia dos servidores pblicos do municpio, o Vereador Dr. Fernando Guedes solicitou ao Prefeito Municipal, que sejam realizados estudos sobre a viabilidade de conceder um digno reajuste salarial aos Servidores Pblicos Municipais. importante ressaltar que a classe dos servidores pblicos municipais a maior classe de trabalhadores da cidade, que contribuem efetivamente com a gerao de emprego e renda atravs da movimentao financeira que proporcionam ao comrcio local. Ressalta-se ainda os importantes servios que os servidores prestam para o desenvolvimento de nossa cidade, salientou Dr. Fernando Guedes. Segundo ele, necessrio pontuar tambm que o reajuste salarial dos servidores do Estado e da Unio sempre condizente com a realidade do Pas. Neste sentido, solicitamos que a Administrao Municipal realize estudos e conceda um reajuste salarial com percentual tambm condizente com a realidade do nosso Municpio e do nosso Pas, finalizou Dr.Guedes.

Promoes as Tera e Quarta-Feira


*Corte Masculino na maquina por R$7,00 *Faa p e mo e ganhe esfoliao com massagem relaxante por R$15,00 *Limpeza de pele com produtos da Vita Derm + desing de sobrancelha por R$35,00 *Massagem (drenagem linftica, redutora, anti stress, modeladora)mais depilao por R$15,00 *Faa uma escova e ganhe uma hidratao por R$10,00 *Maquiagem + desing de sobrancelha com henna por R$35,00 *Relaxamento + hidratao(produto cliente)por R$15,00 *Tintura + escova mais Hidratao(produto cliente)por R$20,00
Trabalhamos com produtos profissionais e importados, temos um atendimento personalizado.Venham nos visitar e conferir o nosso Dia da Beleza com pacotes profissionais

Papelaria e Presentes Nossa Senhora das Graas


Rua Dr. Estevam Monteiro de Rezende, 150.

Rua Monte Cassino, 237, Vila Floresta (ao lado da panificadora Floresta) Telefone (35) 3221-6998 - Angela

Parque N. Sra. das Graas / Centenrio

Fone: 3221-4055

14

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

Cmara e Cohab-MG comemoram sucesso do 1 Mutiro da Escritura


Realizado dia 2/2/2012 no ginsio do SESI, o Mutiro da escritura, atravs de uma parceria entre a Cmara de Vereadores de Varginha e a COHABMG foi um sucesso de pblico. Com o Ginsio lotado, moradores dos bairros Centenrio I e II, Santana, Catanduva e Sion, assinaram as escrituras definitivas de suas casas, realizando um sonho acalentado h anos. Foi uma alegria para todos ns, declarou senhor Jos Vitor, 70 anos, que acompanhado e sua esposa, agradeceu tanto a Cmara quanto COHAB pela iniciativa. O evento comeou s 18h e s terminou quando o ltimo muturio presente assinou sua escritura, por voltas das 22h30. Assessorados por uma equipe da Cmara Municipal e outra da COHAB, os muturios puderam tirar suas dvidas e saram de l com a certeza do dever cumprido. Foi um vento muito importante, um momento de satisfao para todos ns que participamos ativamente. A Cmara fez sua parte, auxiliando a COHAB, contatando as pessoas, e ver estas pessoas realizando um sonho de ter a escritura definitiva de suas casa no tem preo. emocionante, esclareceu o presidente da Cmara, Vereador Verdi Lcio Melo, que falou em nome dos demais colegas. Tambm presente o vereador Ronaldo Lousada agradeceu a COHAB por prestigiar os muturios de Varginha com este presente. Diretor de Habitao da COHAB, o senhor Fradique Gurita esteve pessoalmente em Varginha com sua equipe, e, na abertura do Mutiro, falou da importncia daquele momento, saudou os muturios de Varginha e agradeceu o apoio da Cmara, em nome dos vereadores Vrdi Lcio Melo e Ronaldo Lousada e Leonardo Ciacci, ali presentes na abertura do Mutiro. Trabalhamos com parcerias, e aqui em Varginha, atravs da Cmara Municipal fomos muito bem recepcionados, tanto que o fruto do trabalho est aqui com a presena de todos vocs. Na oportunidade o Diretor de Habitao da COHAB-MG esclareceu ainda que a COHAB no possui nenhum representante na cidade autorizado a falar pela COHAB, e que, neste momento, quem pode falar em nome dela, para o Mutiro, a Cmara de vereadores, atravs de seu Presidente e Secretrio, vereadores Vrdi e Ronaldo.

Ficha suja, vade retro


Vade retro, Satans, ou simplesmente Vade retro, um exorcismo medieval utilizado para afastar o demnio. A expresso latina vade retro pode ser traduzida pelo vernculo: afasta-te. Suponho que bastante apropriado recorrer formula medieval para esconjurar os polticos manchados por condenao criminal: vade retro, ficha suja. O Supremo Tribunal Federal ainda no se pronunciou sobre a aplicao, nas prximas eleies municipais, da lei que obsta a candidatura dos ficha-suja. Ser lamentvel que fichas sujas possam disputar mandato de Prefeito e de Vereador no pleito eleitoral que se avizinha. As pessoas mais simples e humildes, por sabedoria intuitiva, pensam que larpio no deve legislar ou governar. Mas essas pessoas mais simples e humildes, cuja conscincia moral repudia os ladres, no sabem o nome deles, nem mesmo o nome daqueles de seu municpio. bastante difcil para o eleitor comum a anlise da vida pregressa dos candidatos. A lei que exclui da disputa eleitoral o ficha suja cumprir esse papel: revelar ao povo, por excluso, a face oculta dos desonestos. Seria altamente pedaggico que a lei que barra o ficha suja tivesse sua primeira vigncia num pleito municipal. O Municpio a clula fundamental da vida poltica. Os mandatos municipais de Prefeito, Vice-Prefeito, Vereador so os que devem ter maior significado moral para aqueles que por tais mandatos sejam consagrados. No so apenas mandatos, so medalhas de mrito: representam o reconhecimento do povo a cidados da cidade onde a pessoa vive. Quanto vereana, no um emprego, um servio que, em outros tempos, era exercido gratuitamente. razovel que hoje se admita um moderado jeton indenizatrio dos dias de trabalho do Vereador, sempre que o exerccio da Vereana impuser perda de renda. A gula revelada por algumas Cmaras Municipais tem causado perplexidade. Justamente porque ser Prefeito ou Vereador altissimamente honroso, os pretendentes a esses cargos no podem estar maculados por sujeira na biografia. Torcemos para que, com lei de ficha limpa, ou sem lei de ficha limpa, sejam oferecidas ao povo informaes seguras, de modo que o eleitorado possa dizer vade retro, satans, vade retro, politico de ficha suja. Se houver uma grande campanha de esclarecimento, da qual devero participar as instituies da sociedade civil, as igrejas, as escolas, ser possvel obter esse resultado. Se o Supremo boicotar a lei que exige ficha limpa, mas mesmo assim o povo recusar os ficha-suja, ficar evidente que o sentimento de cidadania do eleitorado supera o sentimento de cidadania dos ministros do STF. Joo Baptista Herkenhoff, magistrado aposentado, professor da Faculdade Estcio de S do Esprito Santo e escritor. Acaba de publicar: Curso de Direitos Humanos, pela Editora Santurio, de Aparecida, SP. Email: jbherkenhoff@uol.com.br Homepage: www.jbherkenhoff.com.br

Segunda etapa
A assinatura das escrituras foi um primeiro momento do Mutiro, que beneficiou 351 pessoas com a escritura definitiva de suas casas. Aquelas pessoas, moradoras dos bairros acima mencionados, que no receberam em suas casas, cartas da Cmara Municipal de Varginha, falando da parceria com a COHAB, assinadas pelos Vereadores Vrdi Lcio Melo e Ronaldo Lousada, recebero um comunicado posteriormente, encaminhado pela COHAB, orientando sobre a documentao pendente, para, que ento, possam assinar suas escrituras. importante que aguardem com calma e que tenham a certeza de que em breve sero comunicadas para legalizarem a situao junto a Companhia de Habitao de Minas Gerais. As escrituras assinadas na noite de quinta-feira retornaro para Belo Horizonte para a assinatura do presidente da COHAB, para finalmente serem entregues a seus donos para registro em cartrio.

11 de fevereiro de 2012

Jornal Varginha Hoje Existem aes para a vinda de programas habitacionais para cidade?
Imbudo em minimizar o dficit habitacional em Varginha o vereador Reginaldo Tristo apresentou na reunio de quarta-feira 01 de fevereiro, requerimento questionando a Prefeitura sobre as providncias esto sendo tomadas pelo Poder Executivo, para que o Municpio possa ser contemplado com programas federais e estaduais que visam construo de mais Conjuntos Habitacionais. Segundo ele, considerando a necessidade de construo de mais conjuntos habitacionais no municpio, visando diminuir o problema de habitao e ainda a possibilidade da construo de conjuntos atravs de Programas do Governo Federal e Estadual, as informaes ora solicitadas serviro para conhecimento desta Casa Legislativa, quanto as medidas que esto sendo adotadas pela Administrao Municipal para ser beneficiada pelos referidas programas.

15

Vrdi requer informaes sobre possveis demisses no PSF


Preocupado com a situao dos agentes do PSF Programa Sade da Famlia, cerca de 50 pessoas, q u e o procuraram relatando que seriam desligados do programa esta semana pela Prefeitura, o Vereador Vrdi Lcio Melo encaminho requerimento Prefeitura, solicitando informaes a fim de esclarecer os fatos. Vrdi quer saber se realmente procede esta informao das demisses dos agentes dos PSFs da cidade, e, caso proceda, como ser feito o pagamento destas pessoas, se ser de responsabilidade do Hospital Regional ou da Prefeitura, bem como, quando sero homologadas as rescises. Alm disso ele quer saber qual ser o processo que a Prefeitura vai adotar para admisso de novos agentes para o Programa. O fato que fui procurado por profissionais do PFS, preocupados com as demisses e muito mais com a homologao das rescises trabalhistas, fato que nos leva, como legtimos representantes do Povo, e agentes fiscalizadores dos gastos de recursos pblicos, a interceder por estes trabalhadores, e que fao atravs deste requerimento, esperando uma resposta o mais breve possvel, para tranquilizar estas pessoas, justificou Vrdi.

Rogrio Bueno solicita polo da UAB para Varginha


Rogrio Bueno solicitou na reunio ordinria da Cmara de Vereadores no dia 1 de fevereiro esforos para que seja implantado um polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, no Municpio. A Universidade Aberta do Brasil um sistema integrado por universidades pblicas que oferece cursos de nvel superior possibilitando acesso formao universitria, por meio do uso da metodologia da educao distncia. A implantao de um polo da UAB em nosso Municpio agregar muito valor educao local, uma vez que, alm de atender ao pblico em geral, atender preferencialmente os professores que atuam na educao bsica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educao bsica dos educadores em geral. Desta forma, acredita-se que os cursos da UAB iro refletir diretamente na qualidade da educao no Municpio.

Reginaldo Tristo pede reforma da praa Pinto de Oliveira


Reginaldo Tristo tambm solicitou Prefeitura providncias atravs da Secretaria Municipal de Obras, para que seja realizada manuteno e revitalizao da Praa Pinto de Oliveira, Centro. Ele conta que a referida praa um local de lazer em rea central do municpio, no entanto, h algum tempo no passa por manuteno, conforme constatado em visita realizada ao local, prejudicando o uso da mesma por muncipes. Vale ressaltar que a referida localidade possui intenso fluxo de pessoas e que a sua manuteno, bem como a revitalizao, contribuir para a melhoraria do aspecto visual e dar estmulos para que a populao usufrua daquela rea de lazer, esclareceu.

Rogrio Bueno pede Mudana de placas de sinalizao de rea azul


Sempre atento s questes de acessibilidade, o vereador Rogrio Bueno solicitou a Secretaria Municipal de Obras e Servios Urbanos, o deslocamento das placas de sinalizao de rea azul das caladas na Avenida Ministro Bias Fortes, Centro. Ele explica que os referidos postes encontram-se fixados no meio da calada, fato este que prejudica o fluxo de pedestre no local. Deste modo, se faz necessria a mudana dos mesmos para prximo ao meio fio como forma de proporcionar segurana e melhores condies de acessibilidade aos moradores e usurios da mencionada calada, justifica Rogrio que solicita especial ateno por parte da Administrao Municipal, atravs da Secretaria competente, para que a medida sugerida seja includa na programao existente.

Vrdi intercede por moradores do Parque Rinaldi


Na mesma reunio o Vereador Vrdi pediu AUTOTRANS estudos no sentido de reduzir o tempo de espera dos usurios da linha 17 do Transporte Coletivo Urbano, que faz o itinerrio Rezende/Parque Rinaldi. O fato que os usurios da linha 17, que faz o trajeto Resende/ Parque Rinaldi, esto reclamando e com muita razo que os nibus que fazem o referido trajeto passam nos pontos a cada 1h20 (uma) hora e vinte minutos, motivo que acaba acarretando prejuzo a todos, principalmente atrasos no cumprimento de seus compromissos cotidianos como escola e trabalho, por exemplo. Neste compasso fao este pedido Autotrans, na certeza de que seus responsveis tomaro medidas necessrias no sentido de restabelecer a pontualidade na prestao do servio com qualidade, justificou.

www.jornalvarginhahoje.com.br

Notcias dirias de Varginha

16

Jornal Varginha Hoje

11 de fevereiro de 2012

You might also like