You are on page 1of 14

IFS MICROCONTROLADORES

COORDENADORIA DE AUTOMAO INDUSTRIAL TECNLOGO EM AUTOMAO INDUSTRIAL

PROJETO DE MICROCONTROLADORES CONTROLE DE NVEL COM ARDUINO

Lagarto/Se 2012
1

IFS MICROCONTROLADORES

ANDR LUIZ VERONA FONTES THIAGO BARRETO RODRIGUES

Relatrio apresentado disciplina Microcontroladores, como requisito avaliativo da disciplina em 2011.2, sob a orientao do Waldiney Giacomeli.

Lagarto/Se 2012

IFS MICROCONTROLADORES

SUMRIO 1. Resumo 2. Introduo 3. Desenvolvimento 3.1 Componentes 3.2 Teste dos componentes 3.3 Reservatrios 4. Placa de Circuito 5. Esquema eltrico 6. Algoritmo 7. Linguagem de Programao 8. Concluso 04 04 05 05 06 08 09 10 11 11 14

IFS MICROCONTROLADORES

1. Resumo Este artigo descreve o projeto desenvolvido de Controle de Nvel de reservatrios utilizando o Microcontrolador Arduino Duemilanove. 2. Introduo Com o aumento de construes verticais, surge a necessidade do continuo bombeamento de gua ou produtos para os recipientes. Em indstrias, a maior necessidade para a reposio de matria-prima em reservatrios. Hoje este servio tem sido intermediado por componentes eletromecnicos. O grande problema destes componentes que no se pode ter um controle mais rgido do processo. Em nosso controlador de nvel passamos o controle para o mundo digital, utilizando um Microcontrolador capaz de ler os sensores e atuar de acordo com uma programao pr-estabelecida e ainda podendo informar os dados obtidos. Neste experimento demonstraremos o funcionamento do sistema de controle de nvel utilizando o Microcontrolador Arduino e outros componentes para leitura e atuao.

IFS MICROCONTROLADORES

3. Desenvolvimento O presente projeto descreve um controle de Nvel microcontrolado, onde foi usado o Microcontrolador Arduino Duemilanove. Neste processo, so utilizados trs reservatrios. O primeiro funciona como se fosse uma cisterna de onde bombeada a gua. Neste reservatrio colocado um sensor de nvel baixo para intertravamento do sistema, pois caso no haja gua no recipiente, a bomba dgua no liga. Os outros dois reservatrios para onde bombeada a gua, contm cada um deles, dois sensores de nvel: um de nvel baixo, para abrir a vlvula e ligar a bomba quando o mesmo atingir nvel baixo, e outro sensor de nvel alto para fechar a vlvula e desligar a bomba quando atingir o nvel alto. Foram utilizadas mangueiras para fazer a conexo das vlvulas e da bomba, e duas torneiras para simular o consumo de gua dos reservatrios, retornando para o reservatrio da cisterna.

3.1 Componentes 1 Microcontrolador Arduino 8 Resistores 1K 3 Transistores BC548 Pinos 3 Rels 12V 10A Conectores MKE 1 Conector DB9 Macho 90 1 Conector DB9 Fmea 2 eletro-vlvulas 1 Bomba dgua Placa de Circuito Mangueiras Fios para ligao 5 sensores de nvel LA16M-40 da Icos 3 Reservatrios

IFS MICROCONTROLADORES

3.2 Teste dos Componentes Inicialmente foram testados todos os componentes no protoboard, fazendo a interligao dos mesmos atravs de fios e simulando o funcionamento do sistema com o Arduino. Nesta etapa, foram testados os resistores, os transistores, os rels, os sensores de nvel etc. Rels - devemos usar uma fonte de 12V e um multmetro. Alimentamos o rel nos terminais da bobina e com o auxlio do multmetro testamos os contatos NA e NF do mesmo.

Figura 1: representao dos terminais do rele utilizado.

Eletrovlvulas - Foram utilizadas eletrovlvuas de mquina de lavar 127V na entrada dos reservatrios conforme imagem abaixo. Para teste, foi necessrio colocar fluido na entrada da vlvula e aliment-la com 127V para dar passagem ao lquido.

IFS MICROCONTROLADORES

Figura 2: Eletrovlvula. Bomba dgua - Foi utilizada bomba dgua de esguicho veicular 12V, para bombeamento do sistema conforme imagem abaixo.

Figura 3: Bomba. Sensor de Nvel - Foi utilizado o sensor de nvel LA16M-40, patrocinado pela empresa Icos, para fazer o controle do sistema, conforme imagem a seguir. Para teste, foi utilizado um multmetro para testar continuidade do sensor.

Figura 4: Sensor de Nvel LA16M-40 da Icos.

IFS MICROCONTROLADORES

3.3 Reservatrios Foram utilizados recipientes plsticos de embalagem para uso dos reservatrios, onde foram instalados os sensores de nvel, a eletrovlvula e a torneira conforme figura abaixo.

Figura 5: Reservatrio.

IFS MICROCONTROLADORES

4. Placa De Circuito O desenho do circuito da placa foi desenvolvido no software Fritzing do Arduino. Abaixo o desenho do circuito e a placa final j desenvolvida.

Figura 6: Esquema da placa de circuito.

Figura 7: Placa de circuito final.

IFS MICROCONTROLADORES

5. Esquema eltrico O esquema eltrico foi desenhado no Fritzing. Nele constam todos os componentes utilizados no circuito projetado para o Controle de Nvel dos reservatrios.

Figura 8: Esquema Eltrico do Circuito.

10

IFS MICROCONTROLADORES

6. Algoritmo - Se LSL1 e no LSL3 Abre V1 Delay(2000) Liga bomba - Se LSL2 e no LSL3 Abre V2 Delay(2000) Liga bomba - Se LSH1 Fecha V1 - Se LSH2 Fecha V2 - Se LSL3 Desliga Bomba Delay(2000) Fecha V1 Delay(1000) Fecha V2 7. Linguagem de Programao A seguir ser mostrado o cdigo de funcionamento do sistema. O programa foi desenvolvido no programa Arduino utilizando a linguagem C. Legenda das variveis: LSL1 - Chave de Nvel Baixo Reservatrio 1 LSL2 - Chave de Nvel Baixo Reservatrio 2 LSH1 - Chave de Nvel Alto Reservatrio 1 LSH2 - Chave de Nvel Alto Reservatrio 2 LSL3 - Chave de Nvel Baixo Cisterna V1 - Vlvula reservatrio 1 V2 - Vlvula reservatrio 2

11

IFS MICROCONTROLADORES

Bomba - Bomba da Cisterna

// Declarao das Vriveis const int lsl1=2; const int lsl2=3; const int lsh1=4; const int lsh2=5; const int lsl3=6; const int v1=9; const int v2=10; const int bomba=11; // Nmero do Pino da LSL1 // Nmero do Pino da LSL2 // Nmero do Pino da LSH1 // Nmero do Pino da LSH2 // Nmero do Pino da LSL3 // Nmero do Pino da V1 // Nmero do Pino da V2 // Nmero do Pino da BOMBA

void setup() {

// Declarao das Entradas pinMode(lsl1, INPUT); pinMode(lsl2, INPUT); pinMode(lsh1, INPUT); pinMode(lsh2, INPUT); pinMode(lsl3, INPUT);

// Declarao das Sada pinMode(v1, OUTPUT); pinMode(v2, OUTPUT); pinMode(bomba, OUTPUT); }

void loop() {

if (digitalRead (lsl3) == HIGH) { digitalWrite(bomba, LOW); delay(2000);

//Verifica se a cisterna est vazia //Desliga Bomba

12

IFS MICROCONTROLADORES

digitalWrite(v1, LOW); delay(1000); digitalWrite(v2, LOW); }

//Fecha Vlvula 1

//Fecha Vlcula 2

if (digitalRead (lsl1) == HIGH && digitalRead (lsl3) == LOW) { digitalWrite(v1, HIGH); //Verifica condio para abrir Vlvula 1 } if (digitalRead (lsl2) == HIGH && digitalRead (lsl3) == LOW){ digitalWrite(v2, HIGH); //Verifica condio para abrir Vlvula 2 } if (digitalRead (lsh1) == HIGH){ //Verifica se atingiu nvel alto digitalWrite(v1, LOW); } if(digitalRead (lsh2) == HIGH) { //Verifica se atingiu nvel alto digitalWrite(v2, LOW); } if (digitalRead (lsl1) == HIGH || digitalRead (lsl2) == HIGH) { delay(2000); digitalWrite(bomba, HIGH); } if (digitalRead (v1) == LOW && digitalRead (v2) == LOW) { digitalWrite(bomba, LOW); delay(2000); } } //Fecha Vlvula 1 //Fecha Vlvula 1

13

IFS MICROCONTROLADORES

8. Concluso Neste trabalho foi possvel verificar o funcionamento de um controle de nvel atravs de um microcontrolador, utilizando apenas entradas e sadas digitais, onde foi possvel concluir que possvel obter um sistema mais confivel atravs da utilizao do mesmo. Alm disso, podem ser aprimorados outros tipos de sistemas que necessitem de um controle mais especfico utilizando variveis analgicas para controle de rotao de bombas ou mesmo controle de vazo.

14

You might also like