You are on page 1of 8

07/04/2009

COLONIZAO & DESCOLONIZAO

Professora Ms. Claudiana Soerensen Ms.

Poder e Controle
Etnografia A prtica etnogrfica torna-se uma descrio preconceitual da Outro
O sujeito hegemnico europeu j g m p hegemonia o poder da classe dominante para convencer as outras classes de que os interesses dela so interesses comuns; consequentemente, so aceitos por todas as outras classes. O sujeito marginalizado pela hegemonia europia; uma pessoa de raa ou etnia diferente, ou seja, no-branca e no-europia. aspectos culturais, como a religio, tradies de vestimenta e comida, etc. cultura de uma raa a partir de pressupostos hegemnicos dos conquistadores

Hegemonia Alm de significar o domnio de um estado sobre outro,

Outro

Etnicidade Distinta de identidade racial, a etnicidade da pessoa inclui seus Discurso


O texto transformado pelo contexto ou interpretao; portanto, altamente carregado pela ideologia dominante, que exclui e degrada qualquer outro discurso.

07/04/2009

Poder e Controle

Nativo Imprio Pantico

Frequentemente, um termo degradante para significar a pessoa primitiva, pag, no-educada, desprovida de literatura ou cultura. A prtica poltica e ideolgica de uma nao hegemnica para outremizar o no-europeu um sistema de superviso, consequncia do poder sobre o sujeito outremizado, o qual ameaado por todo tipo de reprovao moral e cultural e de excluso.

Poder e Controle
Descolonizao I (1776-1825) Movimentos (1920-1939) Independncia no Commonwealth britnico (1930-1942) Descolonizao II (1945-1949) Movimentos prindependncia (dcada de 1930) Descoloniza o III (1955-1975)

Estados Unidos; Amrica Central; Amrica do Sul

Renasciment o do Harlem, Estados Unidos; Ngritude, na frica

Canad; Austrlia

ndia; Paquisto; Indonsia; Oriente Mdio

Ngritude, na frica; guerrilhas

frica do Norte; frica equatorial e subequatorial; ilhas do Caribe e colnias na Amrica do Sul; sudeste asitico

07/04/2009

Tipos de Colnias e Lnguas


Colnia de povoadores Colnia de sociedades invadidas Colnias de sociedades duplamente colonizadas As ilhas do Caribe: o genocdio praticado contra os indgenas efetivou o deslocamento de populaes da frica, ndia, sia, Oriente Mdio e da Europa para a regio Lnguas originais suprimidas totalmente, prevalecendo as lnguas europias

Amricas espanhola e ndia e frica portuguesa, Estados Unidos da Amrica, Canad, Austrlia, Nova Zelndia

Lnguas nativas quase Lnguas nativas extintas, prevalecendo praticadas as lnguas europias intensamente; lngua europia apropriada

O Outro no Sistema Colonial


Outro (o colonizador) Outro (o colonizado)

1. O centro imperial (a) constri 1. O outro formado por p ( ) p o sistema pelo qual o sujeito discursos de (a) primitivismo; colonizado forma a sua (b) canibalismo; (c) separao identidade como dependente binria entre o colonizador e ou outro; (b) torna-se a nica o colonizado; (d) afirmao da estrutura pela qual o sujeito supremacia da cultura, colonizado compreende o ideologia e viso do mundo do mundo. colonizador. 2. 2 Representa o Outro Simblico 2 O sujeito colonizado filho 2. filho e a Lei do Pai (conforme a do imprio e o sujeito terminologia de Lacan) degradado do discurso imperial.

07/04/2009

O Subalterno e sua Voz


Subalterno: literalmente significando sujeito de categoria inferior, o termo foi criado por Gramsci; trata-se de qualquer sujeito sob a hegemonia das classes dominantes. Em termos ps-coloniais, os estudos subalternos se referem anlise E t l i i t d b lt f li da subordinao na sociedade devido classe, casta, idade, gnero, profisso, religio e outros. O fator mais importante nos estudos subalternos so os mtodos de resistncia adotados contra o colonizador ou a elite dominadora. Pode o subalterno falar? a pergunta mais importante. Em sociedades ps-coloniais, a mulher duplamente subalterna: ela objeto da historiografia colonialista e da construo do gnero. O discurso ps-colonial e a apropriao da linguagem pelo subalterno constituem mtodos para que a voz marginalizada possa ser ouvida.

Feminismo em Sociedades Ps-coloniais PsA mulher duplamente colonizada pela sociedade indgena e pelo poder colonial Frequentemente as questes de gnero so minimizadas ou relegadas a segundo plano na anlise ps-colonial. d l li l i l A objetificao da mulher torna-se a metfora da degradao das sociedades sob o colonialismo. A voz da mulher na fico e no desenvolvimento do canne literrio rompe os pressupostos masculinos. Questes de identidade, controle, poder (agncia) e de autoria tornam-se mais relevantes. Consolida-se o estilo literrio diversidade e imprevisibilidade. caracterizado pela diferena,

H a necessidade de constante vigilncia contra as manobras do Outro (a sociedade branca ou homens negros).

07/04/2009

Literatura Ps-Colonial PsTenso com o poder colonial

Experincia Diferenas com os da Colonizao pressupostos do centro imperial

Literatura ps-colonial

Momentos Literatura Ps-colonial Ps-

1. Textos literrios produzidos por representantes do p p p poder colonial (viajantes, administradores, esposas dos colonizadores, religiosos). 2. Textos literrios produzidos por nativos, mas sob superviso colonial (religiosos nativos, classe intelectual educada na metrpole, protegidos dos colonizadores). ) 3. Textos literrios escritos por nativos a partir de certo grau de diferenciao dos padres da metrpole, at sua ruptura total.

07/04/2009

Estratgias de Anlise Ps-Colonial PsPassar de uma atitude que define a literatura como enaltecedora e transcendente para uma viso de literatura inserida no contexto histrico e no espao geopoltico. Perceber como as obras d P b b de certos autores aprofundam o t t f d imperialismo, o colonialismo e o patriarcalismo, especialmente quando supem que os leitores sejam do sexo masculino e brancos. Classificar o autor segundo o esquema representando os trs momentos da literatura ps-colonial. Detectar na fico a ambiguidade ameaadora do nativo e da mulher diante da ideologia dominante da conquista. Descobrir o silncio absoluto, escondendo o sistema escravagista, a objetificao da mulher e o aviltamento de nativos, embora mascarados atrs de manifestaes de riquezas e de patriarcalismo Investigar o aprisionamento do espao colonial e ps-colonial pelo texto europeu ou pela teoria literria oriundos das metrpoles renascentistas ou modernas.

Princpios da Descolonizao
1. Contestao das 1. Reescritura auto-reflexiva da histria da interpretaes colnia na qual se percebe que a realidade do eurocntricas. passado tem influenciado o presente. 2. 2 Desafio D fi centralidade, universalizao e s foras hegemnicas. 2. 2 A marginalidade ou excentricidade ( i lid d t i id d (raa, gnero, normalidade psicolgica, excluso, distncia social, hibridismo cultural) uma fonte de energia criativa.

3. Instalao do 3. A ironia e a pardia trabalham com os contradiscurso pela discursos existentes e, ao mesmo tempo, os transgresso e contestam. dissoluo das formas literrias europias ou suas fronteiras.

07/04/2009

Opinies sobre Mtodos de Descolonizao


Apropriao da lngua colonial pelo escritor oriundo da ex-colnia. ex-colnia O escritor [africano] deve ser capaz de moldar a lngua do colonizador para que possa transmitir a sua experincia especfica (ACHEBE, (ACHEBE 1975)

Recusa de adotar a Qual a diferena entre um poltico que lngua do colonizador afirma que a frica no se desenvolve sem o imperialismo e o escritor que afirma que a frica necessita de lnguas europias? (NGUGI, 1986) Recuperao e Spivak (1995) e Bhabha (1984) argumentam reconstruo da sobre a impossibilidade dessa recuperao cultura pr-colonial devido a processos de miscigenao cultural durante o perodo colonial.

Opinies sobre Mtodos de Descolonizao


Aceitao pelo escritor de uma O imprio retruca ao centro identidade transnacional e, ao (Salman Rushdie) mesmo tempo o aprofundamento tempo, da crtica diante da cultura contempornea influenciada pela globalizao e pelo neocolonialismo. Os dirigentes intelectuais, especialmente os escritores, devem reconstruir radicalmente a sociedade sobre os alicerces da tradio do povo e seus valores. Concluso de Fanon (1990) a partir de seu estudo sobre os efeitos da dominao colonial sobre os colonizados e da anlise marxista do controle social e econmico.

07/04/2009

Opinies sobre Mtodos de Descolonizao


A descolonizao um processo complexo e contnuo; no algo automtico a partir da independncia poltica. Vigilncia contra formas contemporneas de colonizao (neocolonialismo, globalizao, neoliberalismo). Concluso de B. Ashcroft, G. Griffiths e H. Tiffin (1991) em seus estudos sobre as sociedades ps-independncia. A descolonizao frequentemente significa a desocidentalizao empreendida pelo homem branco (Trinh Minh-ha).

Referncia bibliogrfica: BONNICI, Thomas. Teoria e crtica ps colonialistas. In: BONNICI, Thomas e ZOLIN, Lcia Osana (orgs.). Teoria literria: abordagens histricas e tendncias contemporneas. Maring: Eduem, 2005.

You might also like