You are on page 1of 36

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Bsica

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil


Encarte 1
2006

Diretora de Polticas de Educao Infantil e do Ensino Fundamental Jeanete Beauchamp Coordenadora Geral de Educao Infantil Karina Rizek Lopes Equipe da Coordenao Geral de Educao Infantil Celza Cristina Chaves de Souza Ideli Ricchiero Magda Patrcia Mller Lopes Neidimar Cardoso Neves Roseana Pereira Mendes Stela Maris Lagos Oliveira Vitria Lbia Barreto de Faria Colaboradores ANPEd CNTE CONSED CONTEE FIEP FNCEE UNICEF GIFE UNESCO OMEP MIEIB Secretaria de Ateno Sade Secretaria de Poltica de Assistncia Social UNCME Undime SESu SETEC SEESP SEED Projeto Grfico e diagramao Letcia Soares Luna

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Centro de Informao e Biblioteca em Educao (CIBEC)
Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros bsicos de infra-estrutura para instituies de educao infantil : Encarte 1. Braslia : MEC, SEB, 2006. 31 p. : il. 1. Educao infantil. 2. Infra-estrutura escolar. I. Ttulo. CDU 372

Apresentao
m consonncia com o papel do Ministrio da Educao MEC E de indutor de polticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educao, a Secretaria de Educao Bsica SEB do MEC, por meio da Coordenao Geral de Educao Infantil COEDI do Departamento de Polticas de Educao Infantil e do Ensino Fundamental DPE apresenta o encarte Parmetros Bsicos de Infra-Estrutura para as Instituies de Educao Infantil, integrante do documento Parmetros Nacionais de Infra-Estrutura para as Instituies de Educao Infantil. Este Encarte contm descries de espaos que podem fazer parte de uma instituio de Educao Infantil para crianas de 0 a 6 anos, alternativas a estes espaos e sugestes para aspectos construtivos. Em sua primeira verso e em conformidade com a meta do MEC que preconiza a construo coletiva das polticas pblicas para a educao, o Encarte foi elaborado em parceria com educadores, arquitetos e engenheiros envolvidos em planejar, refletir e construir/reformar os espaos destinados educao das crianas de 0 a 6 anos. Com o objetivo de propiciar o cumprimento do preceito constitucional de descentralizao administrativa, bem como a participao dos diversos atores da sociedade envolvidos com a educao infantil na formulao das polticas pblicas voltadas para as crianas de 0 a 6 anos, foram realizados, em parceria com as secretarias municipais de educao e com a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao UNDIME, oito seminrios regionais1 para a discusso do documento preliminar. As contribuies dos gestores pblicos, dos tcnicos das secretarias e de outros segmentos que atuam nos municpios formulando e executando polticas para a educao infantil tiveram importante papel no sentido de contemplar as especificidades de cada regio. desejo do MEC que este Encarte e a forma como ele foi produzido contribuam para um processo democrtico de implementao das polticas para as crianas de 0 a 6 anos. , portanto, com satisfao que este Ministrio apresenta a verso final dos Parmetros Nacionais de InfraEstrutura para as Instituies de Educao Infantil. Fernando Haddad

Ministro de Estado de Educao

1> Os municpios que sediaram os seminrios foram: Belo Horizonte, Natal, Belm, Recife, So Paulo, Porto Alegre, Goinia e Manaus.

ste material foi elaborado com base no estudo para ampliao E do atendimento da educao infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, o qual reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Educao e da Superintendncia de Desenvolvimento da Capital, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

espao fsico no apenas contribui para a realizao da educaO o, mas em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antnio Viao Frago, referindo-se ao espao escolar, este no apenas um cenrio onde se desenvolve a educao, mas sim uma forma silenciosa de ensino (Frago, 1995, p. 69).

Introduo
radicionalmente, as construes escolares seguem um PrograT ma de Necessidades previamente estabelecido pelas Secretarias de Educao. A construo de uma unidade de Educao Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definio das caractersticas ambientais e a elaborao do projeto arquitetnico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento tcnico e as especificaes de matrias e acabamentos. Neste sentido, este documento prope incorporar metodologias participativas, que incluam as necessidades e os desejos dos usurios, a proposta pedaggica e a interao com as caractersticas ambientais. Dentre as necessidades dos usurios, destaca-se o conceito de escola inclusiva, isto , ambientes planejados para assegurar acessibilidade universal, na qual autonomia e segurana so garantidas s pessoas com necessidades especiais, sejam elas crianas, professores, funcionrios ou membros da comunidade. Nessa perspectiva, a concepo do projeto deve ser antecedida de processos participativos que envolvam a comunidade educacional crianas, professores, familiares e, nas unidades pblicas de Educao Infantil, as administraes municipais com vistas a compartilhar os saberes e experincias daqueles que vivenciam os espaos, alm de incorporar a reflexo sobre o perfil pedaggico da instituio pretendida. Esse processo demanda a formao de uma equipe interdisciplinar, que envolva professores, arquitetos, engenheiros, profissionais de educao e sade, administradores e representantes da comunidade, permitindo que os diferentes saberes e objetivos sejam por eles compartilhados. A professora/professor, junto com as crianas, prepara o ambiente da Educao Infantil, organiza-o a partir do que sabe que bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famlias em suas propostas pedaggicas, fazendo-o de modo que as crianas possam ressignific-lo e transform-lo. A criana pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

Unidade Municipal de Educao Infantil do Bairro Castelo Prefeitura de Belo Horizonte.

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interaes e que o professor tem papel importante como organizador dos espaos onde ocorre o processo educacional. Tal trabalho baseiase na escuta, dilogo e observao das necessidades e interesses expressos pelas crianas, transformando-as em objetivos pedaggicos. Alm disso, as grandes diversidades existentes no pas, tais como as relativas densidade demogrfica, recursos scio-econmicos, contexto cultural, condies geogrficas e climticas, exigem uma abordagem de projeto que identifique os parmetros fundamentais para a qualidade do ambiente das unidades de Educao Infantil e oferea condies para que as prefeituras criem uma rede de qualidade, adaptando esses critrios de acordo com as suas especificaes. Este trabalho, portanto, busca ampliar os diferentes olhares sobre o espao, visando construir o ambiente fsico destinado Educao Infantil, promotor de aventuras, descobertas, criatividade desafios, aprendizagens, e que facilite a interao criana-criana, criana-adulto e deles com o meio ambiente. O espao ldico infantil deve ser dinmico, vivo, brincvel, explorvel, transformvel, e acessvel para todos. Esse encarte apresenta alguns parmetros bsicos de infra-estrutura para as Instituies de Educao Infantil na perspectiva de subsidiar os sistemas de ensino em adaptaes, reformas e construes de espaos para a realizao da Educao Infantil, sugerindo aspectos construtivos e ressaltando a importncia da existncia de espaos que privilegiam as crianas de 0 a 6 anos, seu desenvolvimento integral e o processo de ensino e aprendizagem. importante ressaltar que nenhuma das sugestes apontadas mandatria e que cabe a cada sistema de ensino adequar as sugestes sua realidade, respeitando as caractersticas da comunidade na qual a instituio est ou ser inserida, sempre flexibilizando as sugestes apresentadas. Cabe, ainda aos sistemas, criar os padres de infra-estrutura para as instituies municipais e/ou estaduais que podem ter carter mandatrio e normativo.

10

Espao para crianas de 0 a 1 ano


ssim como os demais espaos da instituio, o espao destiA nado a esta faixa etria deve ser concebido como local voltado para cuidar e educar crianas pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento. As crianas de 0 a 1 ano, com seus ritmos prprios, necessitam de espaos para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais. Recomenda-se que o espao a elas destinado esteja situado em local silencioso, preservado das reas de grande movimentao e proporcione conforto trmico e acstico. Compem este ambiente:
a b c d e

sala para repouso; sala para atividades; fraldrio; lactrio; solrio.

Os ambientes para repouso e atividades so imprescindveis. Os demais podem ser substitudos por outras alternativas na organizao do espao institucional.

a - Sala para repouso Espao destinado ao repouso, contendo beros ou similares onde as crianas possam dormir com conforto e segurana. Recomenda-se que sua rea permita o espaamento de no mnimo 50 cm entre os beros para facilitar a circulao dos adultos entre estes. Sugestes para os aspectos construtivos:
> piso liso mas no escorregadio e de fcil limpeza;

11

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural, visibilidade para o ambiente externo, com possibilidade de reduo da luminosidade pela utilizao de veneziana (ou similar) vedada com telas de proteo contra insetos, quando necessrio;
> portas com visores, largas, que possibilitem a integrao entre

as salas de repouso e de atividades, facilitando o cuidado com as crianas;

> paredes pintadas com cores suaves; > no caso de iluminao artificial, que seja preferencialmente indireta.

b) Sala para atividades Espao destinado a atividades diversas, organizado de forma estimulante, confortvel, aconchegante, segura, adequada proposta pedaggica da instituio e que permita o desenvolvimento da criana, dando-lhe suporte para a realizao de exploraes e brincadeiras. recomendvel que a sala de atividades esteja localizada de maneira que facilite o acesso dos pais. Alm disso, importante considerar que o acesso das crianas s salas muitas vezes se d no colo ou por meio de carrinhos de beb. Portanto, neste percurso, no recomendvel a existncia de degraus ou outros obstculos. Ainda importante prever local para o aleitamento materno, se possvel provido de cadeiras ou poltronas com encosto, confortveis, visando estimular a amamentao. Considerar tambm que nesta sala as crianas sero alimentadas pelos professores e, para tanto, so necessrias cadeiras com bandeja ou carrinhos de beb. O espao deve comportar colchonetes amplos para as crianas engatinharem, almofadas e brinquedos de porte mdio e grande. Sugestes para os aspectos construtivos:
> piso liso mas no escorregadio, de fcil limpeza e que propicie

conforto trmico para as crianas engatinharem;

12

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> paredes revestidas com material de fcil limpeza e manuteno, de

cores claras e alegres;


> janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a ventilao

e a iluminao natural, possibilitando visibilidade para o ambiente externo, com peitoril de acordo com a altura das crianas, garantindo a segurana;
> portas que possibilitem a integrao com a rea externa (que pode

ser um solrio, parque, ptio, etc.), para banho de sol;


> bancadas, prateleiras e/ou armrios, tanto para guarda de fraldas,

roupas de cama e banho quanto para guarda de brinquedos e materiais utilizados pelas crianas. As bancadas, as prateleiras e os armrios destinados guarda de brinquedos devem ser acessveis s crianas, mantendo-se uma altura em torno de 65 cm. Acima desta altura devem ficar os materiais de uso exclusivo dos adultos;
> sempre que possvel, contar com um lavatrio para os professores,

com altura em torno de 85 cm;


> prever ambiente para refeio das crianas, com cadeiras altas

com bandeja ou similares;


> prever espao para colocao de espelho amplo que possibilite a

visualizao das crianas.


Recomenda-se que a sala para repouso e a sala para atividades sejam integradas por visores para que os professores tenham maior visibilidade entre um espao e outro.

Ateno: Materiais que contm substncias qumicas, tais como de limpeza, de higiene pessoal, medicamentos, bem como de utilizao exclusiva dos adultos, entre outros, devem permanecer inacessveis s crianas.

c) Fraldrio Local para higienizao das crianas, troca e guarda de fraldas e demais materiais de higiene, pr-lavagem de fraldas de pano e eliminao de fe-

1

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

zes. A opo pela utilizao de fraldas de pano ou fraldas descartveis deve ser feita pelas famlias em parceria com a comunidade escolar. Sugestes para aspectos construtivos:
> piso liso mas no escorregadio, lavvel e de fcil manuteno; > paredes revestidas em material impermevel at uma altura mnima

de 1,50 m, de fcil limpeza e manuteno;


>

janelas com abertura mnima de 1/8 da rea do piso, que propiciem uma boa ventilao, de preferncia cruzada, iluminao natural, que possam ser facilmente fechadas quando houver necessidade de se evitar correntes de ar;

> bancada para troca de fraldas, com dimenses mnimas de 100 cm x 80

cm e altura em torno de 85 cm, acompanhada de colchonete (trocador);


> pequeno tanque com torneira para pr-lavagem das fraldas de pano; > prever expurgo ou vaso sanitrio de tamanho normal, alteado, para

eliminao das fezes das fraldas de pano;


> banheira confeccionada em material trmico, contgua bancada,

com ducha de gua quente e/ou fria (dependendo das condies climticas locais);
> armrios/prateleiras para guarda de fraldas e material de higiene

das crianas;
> cabides para pendurar toalhas e sacolas.
Como alternativa a este ambiente, sugere-se a colocao de bancada para a troca de fraldas dentro da prpria sala de atividades, tendo ao lado uma lixeira com tampa, esvaziada e higienizada constantemente.

d) Lactrio
Local destinado higienizao, ao preparo e distribuio das mamadeiras, prevendo tcnicas de higiene alimentar, de forma que se oferea s crianas uma dieta saudvel, sem risco de contaminao.
14

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

Esse local poder ser implantado separadamente ou junto da cozinha da instituio. A escolha da localizao do lactrio, quando implantado separadamente, dever prever:
> o maior afastamento possvel das reas de lavanderia e banheiros; > proximidade da sala de atividades, facilitando o transporte de utenslios.

Vista parcial da sala de atividades com detalhe do visor para o lactrio.

Sugestes para aspectos construtivos:


> Piso: cermico, resistente, impermevel e de fcil limpeza. No

recomendvel a colocao de ralos nos setores de higienizao e preparo dos alimentos. Estes podem ser colocados na rea de acesso, com tampa rotativa, para maior proteo contra insetos.
> Paredes: revestidas com material liso, resistente, impermevel e de

fcil limpeza (azulejo ou cermica, por exemplo).


> Teto: recomenda-se a construo de laje e que seja revestido e

pintado com tinta impermeabilizante.


> Iluminao: essencialmente sem sombras e de boa intensidade. > Ventilao: as janelas devem ser em nmero e dimenses adequa-

das, com rea mnima equivalente a 1/8 da rea do piso. As aberturas das janelas devem ser protegidas do sol e da chuva e devem possuir tela de proteo contra insetos.
15

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

Como alternativa a este ambiente, sugere-se o preparo dos alimentos na prpria cozinha. O importante que seja feita a higienizao dos utenslios com todos os cuidados necessrios.

e) Solrio (rea livre e descoberta para banho de sol) Deve possuir dimenses compatveis com o nmero de crianas atendidas, recomendando-se 1,50 m por criana, orientao solar adequada e estar contguo sala de atividades, de uso exclusivo para essa faixa etria. Seu acesso dever permitir o trnsito de carrinhos de beb, evitando-se desnveis que possam dificultar esta circulao.
Caso a instituio no possa contar com um solrio especfico para as crianas de 0 a 1 ano, estas devem ser levadas para o banho de sol nas reas externas existentes.

II. Salas de atividades para crianas de 1 a 6 anos


O espao fsico para a criana de 1 a 6 anos deve ser visto como um suporte que possibilita e contribui para a vivncia e a expresso das culturas infantis jogos, brincadeiras, msicas, histrias que expressam a especificidade do olhar infantil. Assim, deve-se organizar um ambiente adequado proposta pedaggica da instituio, que possibilite criana a realizao de exploraes e brincadeiras, garantindo-lhe identidade, segurana, confiana, interaes socioeducativas e privacidade, promovendo oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Sugestes para aspectos construtivos:
> piso liso, de fcil conservao, manuteno e limpeza, confortvel

termicamente, de acordo com as condies climticas regionais;


> paredes revestidas com material de fcil limpeza e manuteno, de

cores claras e alegres;


> janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural e garantindo visibilidade para o

16

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

ambiente externo, com peitoril de acordo com a altura das crianas, garantindo a segurana;
> se possvel, prever portas que possibilitem a integrao com a rea externa; > quadro e cabides acessveis s crianas e, quando possvel, con-

templar tambm quadro azulejado onde os trabalhos das crianas possam ser afixados;
> bancadas, prateleiras e/ou armrios, tanto para guarda das fraldas,

das roupas de cama e de banho quanto para guarda de brinquedos e materiais utilizados pelas crianas. As bancadas, as prateleiras e os armrios destinados guarda de brinquedos devem ser acessveis s crianas, mantendo-se uma altura em torno de 65 cm. Acima desta altura devem ficar os materiais de uso exclusivo dos adultos;
> recomendvel que as salas para as crianas de 1 a 2 anos este-

jam localizadas prximas ao fraldrio ou que contenham local apropriado para a troca de fraldas;
> prever espao para colocao de espelho amplo que possibilite a

visualizao das crianas;


> espao para montagem e organizao de cantos de atividades.
Ateno: Materiais que contm substncias qumicas, tais como de limpeza, de higiene pessoal, medicamentos, bem como de utilizao exclusiva dos adultos, entre outros, devem permanecer inacessveis s crianas.

III. Sala multiuso


Embora as salas de atividades sejam concebidas como espaos multiuso, prevendo-se a organizao de cantos de leitura, brincadeiras, jogos, dentre outros, ressaltamos a importncia da organizao de um espao destinado a atividades diferenciadas, planejadas de acordo com a proposta pedaggica da instituio, como alternativa para biblioteca, sala de televiso, vdeo ou DVD e som. recomendvel que tenha capacidade mnima para atendimento maior turma da instituio.

17

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

Sugestes para aspectos construtivos:


> piso liso mas no escorregadio, de fcil conservao, manuteno

e limpeza, confortvel termicamente, de acordo com as condies climticas regionais;


> paredes revestidas com material de fcil limpeza e manuteno; > janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural e garantindo visibilidade para o ambiente externo, com peitoril de acordo com a altura das crianas, garantindo a segurana;
> bancadas baixas com prateleiras e quadro azulejado, onde os tra-

balhos das crianas possam ser afixados;


> previso de espao para colocao de livros, brinquedos, fantasias

infantis, alm de, quando possvel, computador, televiso, vdeo ou DVD, aparelho de som ou outros equipamentos necessrios implementao da proposta pedaggica.

IV. rea administrativa


Recepo espao destinado a acolher os familiares e a comunidade. Deve ser planejado como um ambiente agradvel, aconchegante, contando com cadeiras e quadro de informes. Espao para entrada e sada das crianas, devendo possibilitar a segurana destas. Secretaria espao de fluxo e arquivo de documentos, bem como de recepo dos que chegam instituio. Deve contar, se possvel, com: computador e impressora, mesa e cadeira, arquivos, telefone, quadro de chaves. Almoxarifado espao para a guarda de material pedaggico e administrativo. Alm do almoxarifado, as instituies devem prever espaos para a guarda de brinquedos maiores, colchonetes, cenrios, ornamentos, dentre outros. Sala de professores espao de encontro, reflexo, formao, troca de experincia, planejamento individual e coletivo, momentos de 18

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

privacidade para o professor. Deve contar, se possvel, com equipamentos e mobilirios como: computador e impressora, mesa para reunio, cadeiras, armrio individualizado e bancada para pequenos lanches.
Sala de direo e coordenao na mesma linha de discusso sobre a sala dos professores, os dirigentes da instituio precisam igualmente de um espao mais privado para seu trabalho, para realizar reunies com pais e professores, entre outras atividades.

Sugestes para aspectos construtivos:


> piso liso, de fcil conservao, manuteno e limpeza; > paredes revestidas com material de fcil limpeza e manuteno, de

cores alegres;
> janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural e garantindo visibilidade para o ambiente externo.

V. Banheiros
Os banheiros infantis devem ser implantados prximos s salas de atividades, no devendo ter comunicao direta com a cozinha e com o refeitrio. Sugerimos a seguinte relao do nmero de crianas por equipamento sanitrio:
> 1 vaso sanitrio para cada 20 crianas; > 1 lavatrio para cada 20 crianas; > 1 chuveiro para cada 20 crianas. Avaliao

ps-ocupao

Devem ser previstos banheiros de uso exclusivo dos adultos, podendo acumular a funo de vestirio, prximos s reas administrativa, de servios e ptio coberto. Sugestes para aspectos construtivos:
1

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> piso impermevel e de preferncia antiderrapante, de fcil conser-

vao, manuteno e limpeza, com caimentos adequados, de maneira que impeam empoamentos;
> paredes revestidas com material impermevel, de fcil conserva-

o, manuteno e limpeza, at uma altura mnima de 1,50 m;


> janelas com abertura mnima de 1/8 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural;


> as portas das cabines sanitrias individuais no devem conter cha-

ves ou trincos;
> as divisrias devem ser mais baixas, em torno de 1,50 m; > os chuveiros para crianas de 1 a 3 anos devem, sempre que pos-

svel, ser alteados, em torno de 40 cm, para facilitar o trabalho dos professores no momento do banho das crianas;
> as bancadas dos lavatrios devem ter altura em torno de 60 cm; > previso de vaso sanitrio, chuveiro, cadeira para banho e lavabo

para crianas com necessidades especiais;2


>2

> previso de vaso sanitrio e lavabo para adultos com necessidades

especiais.2

VI. Ptio coberto


Deve ser condizente com a capacidade mxima de atendimento da instituio, contando com bebedouros compatveis com a altura das crianas. Quando possvel contemplar no projeto a construo de palco e quadros azulejados. Esse espao deve ser planejado para utilizao mltipla, como, por exemplo, festas e reunies de pais.
Caso a instituio no possa contar com um ptio coberto, sugere-se que o refeitrio possa ser utilizado com os mesmos fins que o ptio coberto.

NBR 9050 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espaos, mobilirio e equipamentos urbanos.

20

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

VII. reas necessrias ao servio de alimentao


Define-se como servio de alimentao aquele que engloba todas as atividades relacionadas ao preparo e distribuio das refeies, incluindo atividades de recepo, estocagem de alimentos, limpeza de utenslios e registro de dados. Este espao possibilita, ainda, o desenvolvimento de atividades educativas para crianas e adultos. O dimensionamento dessas reas e seus equipamentos deve estar de acordo com as diretrizes polticas do municpio para o servio de alimentao, como, por exemplo, preparar a alimentao na prpria instituio ou terceirizar esse servio. A rea de servio de alimentao deve prever, sempre que possvel, refeitrio, cozinha e reas de apoio, tais como: despensa geral, despensa fria, reas de recebimento e pesagem de alimentos e cmodo de gs. De modo geral, as instalaes necessrias aos servios de alimentao e nutrio so as reas bsicas e o refeitrio.

reas bsicas
> rea de produo (cozinha)
pr-preparo (vegetais, cereais e carnes); coco; distribuio; higienizao de utenslios; higienizao de panelas.

> reas de recepo e estocagem (despensas) devem ser conce-

bidas de acordo com a capacidade de atendimento da instituio:


rea de recebimento e pesagem dos alimentos, quando necessrio; rea de estocagem de no perecveis; rea de estocagem fria com previso de freezer e geladeira; Depsito de material de limpeza (DML).

21

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

Refeitrio Alm de se constituir em um espao para alimentao, o refeitrio deve ainda possibilitar a socializao e a autonomia das crianas. Recomenda-se que seja articulado com a cozinha, contando com mobilirio mvel, que viabilize diferentes organizaes do ambiente. Deve seguir o dimensionamento de 1 m por usurio e capacidade mnima de 1/3 do maior turno,3 uma vez que no necessrio nem recomendvel que todas as crianas faam as refeies ao mesmo tempo. Sugestes de aspectos construtivos:
reas bsicas
> localizao: andar trreo; > configurao geomtrica da cozinha: formato que propicie um

>3

De acordo com a Portaria n 3.214, de 08/06/1978, da Medicina e Segurana do Trabalho NR-24.

maior aproveitamento de bancadas e permita, sempre que possvel, o posicionamento central do fogo (em ilha);
> paredes: at a altura de 1,60 m do piso devem ser usados reves-

timentos impermeveis, de fcil limpeza e resistentes. Acima de 1,60 m, podem ser apenas impermeabilizadas com pintura, preferencialmente de cores claras;
> teto: sua pintura deve ser de fcil limpeza, resistente temperatura

e impermevel ao vapor;
> pisos: os pisos utilizados na cozinha devem suportar trfego inten-

so e pesado, ser anticidos, antiderrapantes, e de fcil limpeza e higienizao, com caimentos adequados, de maneira que impeam empoamentos;
> portas e janelas: as portas de acesso devem ser amplas (largura

mnima de 0,90 cm e altura mnima de 2,10 m), simples ou em seces, em material resistente umidade, com vedao de borracha. Devem permitir a passagem dos equipamentos a serem utilizados;
> as janelas devem estar situadas de maneira que proporcionem uma

boa iluminao natural, uniformemente distribuda, sem deixar som22

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

bras sobre as reas de trabalho, devendo ainda ser protegidas com tela contra insetos;
> iluminao: deve ser distribuda uniformemente, evitando ofusca-

mentos, contrastes excessivos e incidncia de raios solares diretamente sobre os alimentos estocados e as superfcies de trabalho;
> ventilao e exausto: necessria a instalao de exaustores

sobre os equipamentos de coco. As janelas das despensas e da cozinha devem ser em nmero e dimenses adequadas, com rea mnima equivalente a 1/8 da rea do piso, permitindo eficiente circulao de ar. As aberturas das janelas devem ser protegidas do sol e da chuva e devem possuir tela de proteo contra insetos;
> higiene: necessria a instalao de lavatrios de mos prximos

aos principais setores. Sanitrios e vestirios no devem dar acesso direto para as reas de armazenamento e produo de alimentos;
> a cozinha deve ficar adjacente ao refeitrio e possuir abertura por

onde devem ser distribudos os alimentos (balco) com altura acessvel s crianas, entre 60 e 80 cm;
> as bancadas e os bojos devem ser confeccionados em material liso,

impermevel, anticido, ntegro e de fcil limpeza e manuteno.


> nas despensas, as prateleiras para armazenamento devero es-

tar localizadas a 30 cm do piso com profundidade no superior a 45 cm, preferencialmente moduladas para permitir flexibilidade de novos arranjos. Os estrados fenestrados para sacarias devero estar elevados do piso at 40 cm, com ps protegidos com canoplas;
> as despensas devero contar com boa iluminao, ventilao cruza-

da ou mecnica que permita ampla circulao de ar s mercadorias.


Detalhamento das reas de preparo e coco
> uma bancada com duas cubas de 560 x 340 x 150 mm para pr-

preparo;
2

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> uma bancada com uma cuba de 500 x 400 x 200 mm para servios; > fogo 4/6 bocas com trempe de 40 x 40 mm com forno acoplado

no sistema;
> sistema de exausto; > mesa de apoio para coco, com gaveta para a guarda de facas; > uma bancada para lavagem de panelas, com cuba com dimenses

de 600 x 550 x 450 mm, com esguicho pr-lavagem;


> uma bancada para lavagem de utenslios com uma ou duas cubas

de 500 x 400 x 200 mm.


Refeitrio
> localizao: andar trreo; > paredes: revestimentos de fcil limpeza e resistentes; > pisos: os pisos utilizados devem suportar trfego intenso, serem de

fcil limpeza e higienizao;


> janelas com abertura mnima de 1/5 da rea do piso, permitindo a

ventilao e a iluminao natural, possibilitando visibilidade para o ambiente externo, com peitoril de acordo com a altura das crianas, garantindo a segurana;
> portas que possibilitem, sempre que possvel, sua integrao com

a rea externa e o ptio coberto, de maneira que possibilitem maior flexibilidade de uso dos espaos;
> higiene: contar com pelo menos um lavatrio de mos para as

crianas, que deve ser acessvel, mantendo-se uma altura em torno de 60 cm;
> prever bebedouros com altura apropriada s crianas.

24

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

VIII. Lavanderia
A lavanderia deve ter acesso independente da cozinha, contemplando tanque; local para mquina de lavar; secadora, quando necessria e possvel; varal; bancada para passar roupas; prateleiras e armrios fechados, em alvenaria. Suas dimenses devem ser compatveis com o nmero de crianas atendidas pela instituio. Deve ser prevista uma rea, externa ou interna, para secagem de roupas.

IX. rea de servios gerais


Deve contemplar tanque; armrio para guarda de vassouras, rodos e similares; depsito de material de limpeza.

X. Depsito de lixo
> deve existir sempre que a gerao de resduos slidos exceder a

100 litros dirios;


> deve estar situado em local desimpedido, de fcil acesso coleta,

isolado de reas de maior circulao, sem ligao direta com as dependncias, tais como cozinha, despensa, salas de atividades, ptio coberto e refeitrio;
> deve ter rea mnima de 2,40 m para conter at 300 litros de re-

sduos slidos, acrescentando-se 0,40 m a esta rea mnima para cada 100 litros de resduos adicionais;
> deve ter dimenso mnima de 1,20 m.

Sugestes de aspectos construtivos:


> construdo em alvenaria, fechado, coberto, dotado de janelas ou

aberturas com tela de proteo contra insetos, devendo permitir a ventilao natural, com rea mnima da abertura equivalente a 1/10 da rea do piso diretamente para o exterior;

25

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> paredes, pisos e tetos revestidos com material liso, resistente, lavvel,

impermevel, de cor clara, com piso sem degraus e antiderrapante;


> p-direito mnimo de 2,40 m; > porta com largura mnima de 0,80 m e altura mnima de 2,10 m; > dispor de ponto de luz e interruptor para iluminao artificial interna; > dotado de ponto de gua, piso com caimento mximo de 2% em direo ao

ralo sifonado, com tampa de vedao e ligado rede coletora de esgoto;


> equipado com extintor de incndio.

Deve ser usado exclusivamente para o grupo de resduos ao qual se destina, no sendo recomendado seu uso para a guarda ou a permanncia de qualquer outro objeto. O efluente de lavao do abrigo deve ser direcionado para a rede coletora e de tratamento pblico de esgoto, atendidos os padres de lanamento estabelecidos pelo rgo competente. Sugere-se, quando possvel, a implantao do sistema de compostagem e coleta seletiva.

XI. rea externa


Deve corresponder a, no mnimo, 20% do total da rea construda e ser adequada para atividades de lazer, atividades fsicas, eventos e festas da escola e da comunidade. Contemplar, sempre que possvel, duchas com torneiras acessveis s crianas, quadros azulejados com torneira para atividades com tinta lavvel, brinquedos de parque, pisos variados, como, por exemplo, grama, terra e cimento. Havendo possibilidade, deve contemplar anfiteatro, casa em miniatura, bancos, brinquedos como escorregador, trepa-trepa, balanos, tneis, etc. Deve ser ensolarada e sombreada, prevendo a implantao de rea verde, que pode contar com local para pomar, horta e jardim.

XII. Recomendaes
> que a capacidade mxima das instituies de Educao Infantil

seja referenciada no atendimento a 150 crianas em regime de

26

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

horrio integral ou por turno, considerando-se as especificidades do atendimento;


> que o terreno propicie, preferencialmente, o desenvolvimento da

edificao em um nico pavimento;


> que a rea mnima para todas as salas para crianas de 0 a 6 anos

contemple 1,50 m por criana atendida considerando a importncia da organizao dos ambientes educativos e a qualidade do trabalho. Recomenda-se que a metragem das salas seja a mesma, independentemente da faixa etria, possibilitando alteraes nos agrupamentos, de acordo com a demanda da comunidade;
> que a acessibilidade seja garantida por meio de rampas de acesso

ou plataforma de percurso vertical com as adaptaes necessrias para garantir total segurana, conforme NBR 9050. Que sejam assegurados banheiros com sanitrios, chuveiros e cadeiras para banho, brinquedos e equipamentos adaptados para a utilizao de crianas com necessidades especiais;
> que o berrio e as salas de atividades sejam voltados para o

nascente,
> que em todos os espaos utilizados pelas crianas os acessrios

e os equipamentos como maanetas, quadros, pias, torneiras, saboneteiras, porta-toalhas e cabides sejam colocados ao alcance destas para sua maior autonomia. Os interruptores devem possuir protetores contra descarga eltrica;
> que sejam contempladas guaritas e grades nas janelas, quando

necessrio e possvel,
> que sejam previstas barreiras protetoras (guarda-corpo) em lo-

cais que necessitem de maior segurana, sem possibilidade de as crianas escalarem;


> que sejam evitadas quinas vivas na edificao; > que todas as paredes sejam pintadas com tinta lavvel;

27

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

> que os ambientes tenham ralos com tampa rotativa para maior pro-

teo contra insetos;


> que seja feita a utilizao de vidros lisos nas reas que propiciem

maior visibilidade, e vidros fantasia somente nas reas onde a privacidade seja imprescindvel;
> que a elaborao dos projetos arquitetnicos das instituies de

Educao Infantil seja concebida com a assessoria e o acompanhamento das Secretarias Municipais de Educao, respaldadas nos Conselhos Estaduais ou Municipais de Educao;
> que sejam realizadas avaliaes aps a ocupao das edificaes

por equipes multidisciplinares, compostas por usurios, construtores, arquitetos e professores;


> que haja a presena de extintores de incndio e demais equipamen-

tos implantados de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros;


> que haja disponibilidade de gua potvel para consumo e higieniza-

o. A caixa dgua deve ser mantida fechada e ser limpa regularmente. Recomenda-se a utilizao de filtros em diferentes espaos da instituio, como salas, refeitrio, cozinha;
> que a infra-estrutura esteja de acordo com as determinaes legais

nacionais e locais pertinentes;


> que os projetos pedaggicos e os espaos para a Educao In-

fantil considerem a diversidade tnica e cultural da sociedade brasileira, avaliando a pertinncia de alguns parmetros aqui apontados para comunidades rurais, ribeirinhas, indgenas, quilombolas ou acampamentos, bem como as condies socioeconmicas do municpio.

28

Anfiteatro circular da E.M. Maria Sales Ferreira Prefeitura de Belo Horizonte.

Muro da fachada da E.M. Maria Sales Ferreira Prefeitura de Belo Horizonte.

2

Referncias
BRASIL. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Brasileira. Dirio Oficial da Unio, n. 248, de 23.12.1996. FRAGO, Antnio Viao; ESCOLANO, Agustn. Currculo, espao e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. 152 p. FARIA, Ana Lcia Goulart de. O espao fsico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da Educao Infantil. In: PALHARES, M. S. (Org.). Educao Infantil ps-LDB: rumos e desafios. Autores Associados e outras editoras, 1999. LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Arquitetura e educao. So Paulo: Studio Nobel, 1995. 263 p. SO PAULO (Estado). Secretaria do Menor. Creche/pr-escola. 2. ed. So Paulo: Secretaria do Menor, 1992. 144 p. BETIM (MG). Prefeitura Municipal. A construo da poltica: uma experincia municipal em Educao Infantil. Betim: Apromiv, 1997. 79 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9050. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espaos, mobilirio e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Abastecimento. Sugesto para a dimenso de reas para construo e reforma de servio de alimentao de entidades conveniadas Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte: smab/DDCAB, 2001.

0

Parmetros Bsicos de Infra-estrutura para Instituies de Educao Infantil

BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Orientao e critrios bsicos para atendimento em instituies de Educao Infantil. Belo Horizonte: SMDS, 1998. BELO HORIZONTE. Lei n 4.323, de 13 de janeiro de 1986. Cdigo Sanitrio Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte: DO-MG, 14/01/86. Cap. XV, p. 46-47. BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Conselho Municipal de Educao. Resoluo 001/2000. Padres bsicos de infra-estrutura para o funcionamento das instituies de Educao Infantil. DOM, V.6, N. 1252, 11/11/2000. BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria de Limpeza Urbana. Norma Tcnica LSU/PBH/2000. Especificao do depsito de lixo. Belo Horizonte: SLU, 2000. PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educao. Resoluo 003/2001. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria GM/MS n 1884, de 11 de novembro de 1994. Normas para projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade. Braslia: D O n 237, de 15 de dezembro de 1994. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 400, de 06 de dezembro de 1977. Construo e instalao de lactrio. Braslia: MS, 1997. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n 3.214 NR 24, de 08 de junho de 1978. Especificao do refeitrio. Braslia: Medicina e Segurana do Trabalho, 1978.

1

Equipe de Elaborao
Flvia Julio coordenadora
Pedagoga, graduada pela FAE / UFMG, Gerente de Educao Bsica e Incluso. Secretaria Municipal de Educao, Prefeitura de Belo Horizonte Minas Gerais e-mail: flaviajuliao@uol.com.br

Isa T. F. Rodrigues da Silva


Psicloga, Mestre em Educao pela FAE/UFMG, Gerente de Autorizao de Funcionamento de Instituies de Educao Infantil. Secretaria Municipal de Educao, Prefeitura de Belo Horizonte Minas Gerais. e-mail: isatf@pbh.gov.br

Jos Alosio Gomes Freire de Castro


Professor Municipal, graduado em Histria pela UFMG. Ps-graduado em Pedagogia, Gerente de Rede Fsica Escolar da Secretaria Municipal de Educao, Prefeitura de Belo Horizonte Minas Gerais. e-mail: jcastro@pbh.gov.br | jafreirecast@terra.com.br

Marcelo Otvio de Amorim


Arquiteto, Mestrando em Arquitetura pelo NPGAU/UFMG, Coordenador do Grupo Gerencial de Escolas Infantis da Superintendncia de Desenvolvimento da Capital, Prefeitura de Belo Horizonte Minas Gerais. e-mail: mamorim@pbh.gov.br

Silvana Lamas da Matta


Arquiteta, graduada pela EA/UFMG, integrante do Grupo Gerencial de Escolas Infantis da Superintendncia de Desenvolvimento da Capital, Prefeitura de Belo Horizonte Minas Gerais. e-mail: silvanalamasdamatta@bol.com.br
* As Unidades Municipais de Educao Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte que ilustram o documento e este encarte, foram projetadas pelos arquitetos: Marcelo Amorim e Silvana Lamas da Matta.

Anexo 1

Planta 1: Unidade Municipal de Educao Infantil do Bairro Santa Maria - Prefeitura de Belo Horizonte

Planta 2: Unidade Municipal de Educao Infantil do Bairro Castelo Prefeitura de Belo Horizonte

Planta 3: Unidade Municipal de Educao Infantil do Bairro So Gabriel Prefeitura de Belo Horizonte

You might also like