You are on page 1of 171

Relatrio Grupo de Reflexo Media e Deficincia

Dezembro de 2011

ndice Nota Introdutria Pg. 3 I Parte Ponto da situao do estado da arte do tema Pg. 5 II Parte Sntese dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de reflexo Pg. 34 III Parte Colquio Media e Deficincia Pg. 80 IV Parte O que os Media tm feito no mbito das acessibilidades e que relevncia e visibilidade do ao tema Pg. 163 V Parte Propostas de projetos para o futuro Pg. 170

Nota Introdutria Numa sociedade hper-mediatizada como aquela em que vivemos os rgos de comunicao social assumem um protagonismo enorme, sendo que neles tudo se passa e todos os padres sociais so construdos e difundidos. Assim, quem no tenha acesso aos rgos de comunicao social est condenado ao ostracismo dos nossos dias. Por outro lado, os media tm o potencial de formar esteretipos e de os inculcar nas percees sociais. Compreende-se, deste modo, o papel extraordinariamente importante que os media desempenham para a incluso social das pessoas com deficincia. Por um lado, se no dispuserem de funcionalidades que permitam a estas pessoas aceder aos seus contedos, esto a exclu-las, a conden-las ao ostracismo. Por outro lado, dependendo da imagem que passem das pessoas com deficincia, podero concorrer para resultados diametralmente opostos: facilitar a sua incluso, caso essa imagem seja positiva, ou promover a sua excluso, caso tal imagem seja estereotipada/preconceituosa. Cientes desta enorme importncia dos rgos de comunicao social para as pessoas com deficincia, decidiu o Gabinete para os Meios de Comunicao Social (GMCS), sempre no respeito da liberdade editorial dos media, promover o projeto Media e Deficincia, que tem por objetivo desenvolver a reflexo e criar condies favorveis para que os rgos de comunicao social tomem conscincia da importncia da sua atuao para este estrato populacional e atuem por forma a responder aos seus anseios e necessidades, bem como defender os seus Direitos, em consonncia com a Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Aproveito esta ocasio para deixar um agradecimento especial s pessoas e entidades que aceitaram ser parceiras neste projeto e sem as quais ele no seria possvel, a saber: Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias, entidade que desde o incio manifestou interesse em assumir-se como copromotora do projeto, cumprindo deixar uma saudao especial aos Professores Clia Quico e Deodato Guerreiro e agradecer o seu empenho e contributo pessoal. ANACOM Autoridade Nacional de Comunicaes, atravs do Eng. Miguel Henriques.
3

ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social, atravs do Dr. Rui Mouta. INR Instituto Nacional para a Reabilitao I.P., atravs da Dra. Catarina Correia. RTP, atravs do Dr. Francisco Teotnio Pereira. UMIC Agncia para a Sociedade do Conhecimento, atravs do Dr. Jorge Fernandes. Ana Reis, presidente da Associao de Pais para a Educao de Crianas Deficientes Auditivas e intrprete de Lngua Gestual Portuguesa. Dora Alexandre, responsvel pelo programa Consigo, da RTP2. Hlder Duarte, representante da comunidade surda. Joslia Neves, docente do ensino superior e investigadora em comunicao acessvel. Madalena Bala, responsvel pelo Programa A Rede da Rdio, da RDP - Antena 1. Maria Jos Freire, investigadora, docente e intrprete de Lngua Gestual portuguesa.

Um agradecimento tambm especial s seguintes entidades que prestaram importantes apoios, sem contrapartidas financeiras: ERC (suportou parte dos encargos do Colquio Media e Deficincia). Front.end (concebeu e executou a pgina web do Colquio). MSTF Partners (concebeu e executou o grafismo do projeto e o spot de promoo do Colquio Media e Deficincia). RTP (suportou parte dos encargos do Colquio Media e Deficincia e difundiu o spot de promoo do evento).

Por fim, importa dar notcia de que o projeto ter continuidade, estando em preparao um conjunto de atividades para todo o ano de 2012. Lisboa, 2 de dezembro de 2011 Pedro Berhan da Costa Diretor Gabinete para os Meios de Comunicao Social

I Parte Ponto da situao do estado da arte do tema I Captulo Media e Deficincia 1. Os Media e a Deficincia

imagem

da

deficincia

na

sociedade

esteve

muito

tempo

associada a uma conotao negativa, estigmatizada, onde a deficincia da pessoa era representada como a sua nica caracterstica e onde outros aspetos individuais como as emoes, os atributos intelectuais, o gnero, a religio, as competncias e potencialidades eram muitas vezes desprezadas e ignoradas.

Os meios de comunicao social tm particulares responsabilidades na formao das mentalidades e dos comportamentos sociais, designadamente no que diz respeito s questes da deficincia.

No descurando a ateno e o contributo que alguns profissionais da comunicao social j do s questes relacionadas com a deficincia, regra geral os media no prestam a devida ateno s pessoas com deficincia. A presena destas nos media frequentemente esquecida ou praticamente invisvel.

Todavia, os media podem e devem desempenhar um papel ativo, relevante e determinante no tratamento no discriminatrio de qualquer cidado1, e, por maioria de razo, dos cidados com deficincia, devendo contribuir para superar os esteretipos, os preconceitos e o medo em relao ao que

Para alm da divulgao e promoo dos direitos humanos, os media devem promover trabalhos sobre a no discriminao em razo da deficincia, da etnia, da religio, do sexo, da orientao sexual e da idade, entre outros . So Jos Almeida, A liberdade individual pressupe o respeito pelos outros e, logo, o respeito pelo diferente. A invisibilidade da igualdade. Pblico, 5 de maio de 2007, p. 46.
1

diferente, contribuindo para a promoo dos direitos das pessoas com deficincia e para a sua efetiva incluso na sociedade. As pessoas com deficincia esto insuficientemente representadas nos meios de comunicao social e o nmero destes cidados empregados no setor muito baixo. As empresas de comunicao social e os prprios media podero desempenhar aqui um papel relevante e ativo para a incluso e participao dos cidados com deficincia na vida ativa, nomeadamente no que diz respeito empregabilidade destes cidados no prprio setor dos media.

Os media podero desempenhar um papel fundamental na promoo da imagem, da dignificao, dos direitos, da igualdade de oportunidades e da integrao das pessoas com deficincia na sociedade e, assim, contribuir para o conhecimento e sensibilizao dos restantes cidados para as questes da deficincia2.

2. Populao com deficincia Em Portugal Segundo o Censo de 2001, residiam em Portugal, naquele ano, 636.059 pessoas com deficincia, sendo 334.879 homens (52,6%) e 301.180 mulheres (47,4%), representando a populao com deficincia 6,1% do total da populao residente (10.356.117 indivduos).

Desagregando por tipo de deficincia, existiam 84.172 pessoas com deficincia auditiva, 163.569 com deficincia visual, 156.246 com deficincia motora, 70.994 com deficincia mental, 15.009 com paralisia cerebral e 146.069 com outro tipo de deficincia. As deficincias visual e motora registavam as taxas mais elevadas no pas: 1,6% e 1,5%, respetivamente3.

Segundo uma sondagem realizada em 2003, Ano Europeu das Pessoas com Deficincia: 57% dos europeus no estavam bem informados sobre as vrias formas de deficincia e 40% consideravam que os outros no estavam -vontade perante um cidado com deficincia. Fonte: http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?idCanal=399&id=1254.

Fonte:INEInstitutoNacionaldeEstatstica(www.ine.pt).

De acordo com os dados obtidos no inqurito nacional s incapacidades, deficincia e desvantagens (INIDD), realizado por amostragem, em 1994, verificava-se que para uma populao residente de 9,8 milhes de indivduos existiam 905.488 pessoas com deficincia, ou seja, 9,16% da populao4.

Os dados do Censo de 2011 relativos ao universo da populao com deficincia s sero conhecidos em dezembro de 20125. Na Unio Europeia Segundo informao divulgada pela Comisso Europeia no dia 5 de janeiro de 20116, uma em cada seis pessoas na Unio Europeia cerca de 80 milhes tem uma deficincia, com graus variveis (de ligeira a profunda). Mais de um tero das pessoas com mais de 75 anos tem deficincias que lhes limitam a atividade. Sendo provvel, no entender da Comisso, que estes nmeros aumentem devido ao envelhecimento progressivo da populao da UE. No Mundo Segundo dados divulgados pela Organizao das Naes Unidas (s/d)7, cerca de 10% da populao mundial, ou seja, 650 milhes de pessoas, tm uma deficincia, vivendo 80% desta populao nos pases em desenvolvimento.

Comparativamente ao Censo de 2001, o valor substancialmente superior, sobretudo nos grupos etrios extremos. Por outro lado, a taxa de pessoas com deficincias obtida atravs do INIDD aquela que tem um valor aproximado do valor apurado noutros pases da Unio Europeia e ainda dos valores que, a nvel internacional, se estimam para a populao com deficincia (cerca de 10%). Fonte: I Plano de Ao para a Integrao das Pessoas com Deficincias ou Incapacidade (2006-2009) disponvel em: http://dre.pt/pdf1s/2006/09/18300/69546964.pdf (pgina 6957).

Informao do INE, de 8 de novembro de 2011.

Disponvel em : http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/11/4&format=HTML&aged=0&language=PT&guiLanguage =en.


7

Disponveis em: http://www.un.org/disabilities/default.asp?id=18.

3. Princpio constitucional A Constituio da Repblica Portuguesa8 consagra o princpio da igualdade de todos os cidados e reafirma expressamente no n. 1 do artigo 71. que Os cidados portadores de deficincia fsica ou mental gozam plenamente dos direitos e esto sujeitos aos deveres consignados na Constituio, com ressalva do exerccio ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados.

No n. 2 do mesmo artigo, o Estado obriga-se a realizar uma poltica nacional de () reabilitao e integrao dos cidados portadores de deficincia e () a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para com [esses cidados] ().

4. Iniciativas internacionais no domnio dos media e da deficincia 4.1. Organizao das Naes Unidas 4.1.1. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia9 Atravs da Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, adotada em 30 de maro de 200710, os Estados Partes da Conveno, incluindo Portugal, comprometeram-se a tomar medidas para combater os esteretipos, preconceitos e prticas prejudiciais em relao s pessoas com deficincia e a promover a sensibilizao dos cidados para as

Disponvel em:

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx.
9

Stio oficial da Conveno: http://www.un.org/disabilities/convention/conventionfull.shtml.

A Conveno e o respetivo Protocolo Opcional foram aprovados pelas Resolues da Assembleia da Repblica ns 56/2009 e 57/2009, disponveis, respetivamente, em: http://dre.pt/pdf1s/2009/07/14600/0490604929.pdf, http://dre.pt/pdf1s/2009/07/12800/0430104301.pdf, tendo sido ratificados pelos Decretos do Presidente da Repblica ns 71/2009 e 72/2009, disponveis em http://dre.pt/pdf1s/2009/07/14600/0487504875.pdf. Estes diplomas foram todos publicados no Dirio da Repblica em 30 de julho de 2009.

10

questes da deficincia, para as capacidades, contribuies e o respeito pelos direitos destas pessoas (artigo 8. da Conveno).

Dentre essas medidas cabem destacar a prossecuo efetiva de campanhas de sensibilizao pblica para (i) estimular a recetividade em relao aos direitos das pessoas com deficincia, (ii) promover percees positivas e uma maior consciencializao social para com as pessoas com deficincia, e (iii) promover o reconhecimento das aptides, mritos e competncias das pessoas com deficincia e dos seus contributos para o local e mercado de trabalho.

Ainda na tica da sensibilizao, destaque-se o apelo feito aos Estados Partes da Conveno para encorajarem todos os rgos de comunicao social a descreverem as pessoas com deficincia de forma consistente com o objetivo da Conveno [Artigo 8., n. 2, alnea c)].

Por forma a garantir que as pessoas com deficincias possam exercer o seu direito de liberdade de expresso e de opinio, incluindo a liberdade de procurar, receber e difundir informaes e ideias em condies de igualdade com os demais cidados, a Conveno, no seu artigo 21., apela aos Estados Partes da Conveno para que tomem todas as medidas apropriadas com vista a, nomeadamente:

- Fornecer s pessoas com deficincia a informao destinada ao pblico em geral, em formatos e tecnologias acessveis apropriados aos diferentes tipos de deficincia; - Aceitar e facilitar o uso de lngua gestual; - Instar as entidades privadas que prestam servios ao pblico em geral, inclusivamente atravs da Internet, a prestarem informao e servios em formatos acessveis e utilizveis pelas pessoas com deficincia; - Encorajar os meios de comunicao social, incluindo os fornecedores de informao atravs da Internet, a tornarem os seus servios acessveis s pessoas com deficincia; - Reconhecer e promover o uso da lngua gestual.

Segundo informao divulgada pela Comisso Europeia, no dia 5 de janeiro de 201111, a Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia foi ratificada pela Unio Europeia, tornando-se, assim, esta a primeira organizao internacional a tornar-se formalmente Parte na Conveno (a Conveno foi assinada pelos 27 pases da Unio Europeia, tendo sido ratificada, at aquela data, por 16 Estados-Membros, incluindo Portugal, conforme j referimos). A Conveno entrou em vigor relativamente Unio Europeia em 23 de janeiro de 201112.

Em outubro de 2011, a Conveno tinha sido assinada por 153 pases e ratificada por 10613. 4.1.2. Programa Mundial de Ao relativo s pessoas com deficincia O Programa Mundial de Ao das Naes Unidas relativo s pessoas com deficincia, adotado pela Assembleia Geral das Naes Unidas, em 3 de dezembro de 1982, atravs da Resoluo n. 37/5214, defende a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficincia, e reala a misso dos media de servio pblico na divulgao, sensibilizao e promoo dos direitos das pessoas com deficincia junto do pblico em geral, e na sua contribuio para a erradicao dos esteretipos e preconceitos sobre a deficincia e as pessoas com deficincia. 4.1.3. Normas sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficincia As Normas sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficincia, adotadas pela Resoluo 48/96 das Naes Unidas, de 20 de

11

Disponvel em : http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/11/4&format=HTML&aged=0&language=PT&guiLanguage =pt. Fonte: http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ%3AC%3A2011%3A300%3A0001%3A0004%3APT%3APDF, (ponto 12, p. 2).


13 12

Fonte: http://www.un.org/disabilities/.

14

Disponvel em: http://www.un.org/disabilities/default.asp?id=23.

10

dezembro de 199315, reconhecem o papel e o contributo dos media para a dignificao das pessoas com deficincia.

A Norma 1 (Sensibilizao) solicita aos Estados Membros que tomem medidas por forma a sensibilizar a sociedade para os problemas das pessoas com deficincia, para os seus direitos, as suas necessidades, potencialidades e contributo sociais, estimulando, nomeadamente, os rgos de comunicao social a apresentarem uma imagem positiva das pessoas com deficincia, devendo, sobre este assunto, ser consultadas as organizaes de pessoas com deficincia (ponto 3., p. 20).

A Norma 5 (Acessibilidade), incita os Estados Membros a estimularem os rgos de comunicao social nomeadamente a televiso, rdio e imprensa escrita a assegurarem o acesso informao e comunicao por parte das pessoas com deficincia (ponto 9., p. 24).

A Norma 9 (Vida Familiar e Dignidade Social) determina que os Estados devem estimular os meios de comunicao social a desempenharem um papel importante na eliminao de atitudes negativas que ainda persistem na sociedade face ao casamento, sexualidade e paternidade/maternidade das pessoas com deficincia, nomeadamente no caso de raparigas e mulheres com deficincia. (ponto 3., p. 30).

Disponveis em: http://www.inr.pt/uploads/docs/Edicoes/Cadernos/Caderno003.pdf. Se bem que estas Normas no sejam obrigatrias, elas passaro a ter um carter consuetudinrio a nvel internacional se um elevado nmero de Estados as vierem a aplicar com o intuito de fazerem respeitar uma norma do direito internacional. Requerem que os Estados assumam um compromisso moral e poltico que operacionalize a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficincia. Enunciam princpios importantes em matria de responsabilidade, de ao e de cooperao. Salientam reas de importncia decisiva para a qualidade de vida e para se atingir a plena participao e igualdade. As Normas constituem um instrumento para a elaborao de medidas de poltica e de ao a favor das pessoas com deficincia e das organizaes que as representam () (Pargrafo 14, p. 13).
15

11

4.2.

Unio Europeia

4.2.1. Tratado de Lisboa De acordo com o artigo 5.-B do Tratado de Lisboa16, a Unio Europeia na definio e execuo das suas polticas e aes () tem por objetivo combater a discriminao em razo do sexo, raa ou origem tnica, religio ou crena, deficincia, idade ou orientao sexual (destaque nosso). 4.2.2. Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia A Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia17 estabelece princpios sobre a no discriminao e incluso das pessoas com deficincia, proibindo a discriminao em razo, designadamente, do sexo, raa, cor ou origem tnica ou social, caractersticas genticas, lngua, religio ou convices, opinies polticas ou outras, pertena a uma minoria nacional, riqueza, nascimento, deficincia, idade ou orientao sexual. (artigo 21., n. 1).

No que respeita incluso das pessoas com deficincia, a Unio reconhece e respeita o direito das pessoas com deficincia a beneficiarem de medidas destinadas a assegurar a sua autonomia, a sua integrao social e profissional e a sua participao na vida da comunidade. (artigo 26.). 4.2.3. Diretiva Servios de Comunicao Social Audiovisual A Diretiva Servios de Comunicao Social Audiovisual (Diretiva 2010/13/UE, de 10 de maro de 2010)18, apresenta disposies sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia aos meios de comunicao social audiovisual.

A este respeito, a Diretiva considera que o direito das pessoas com deficincia e dos idosos a participarem e a integrarem-se na vida social e cultural da Unio est indissociavelmente ligado acessibilidade dos servios de comunicao

Aprovado pela Resoluo da Assembleia da Repblica n. 19/2008, e ratificado pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 31/2008, publicados ambos no Dirio da Repblica, em 19 de maio de 2008, e disponveis em http://dre.pt/pdf1s/2008/05/09600/0270302811.pdf.
17 16

Disponvel em http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2010:083:0389:0403:PT:PDF. Disponvel em: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2010:095:0001:0024:PT:PDF.

18

12

social audiovisual. Os meios para permitir essa acessibilidade devero incluir, sem que a tal se limitem, funcionalidades como a lngua gestual, a legendagem, a descrio udio e menus de navegao facilmente

compreensvel. (Considerando n. 46).

Para o efeito, os Estados-Membros devem incentivar os fornecedores de servios de comunicao social sob a sua jurisdio a assegurarem que os seus servios se tornem progressivamente acessveis s pessoas com deficincia visual ou auditiva. (Artigo 7.). 4.2.4. Agenda Digital para a Europa A Agenda Digital para a Europa
19

que constitui uma das sete iniciativas

emblemticas da Estratgia Europa 202020 apresenta como um dos seus domnios de ao a melhoria da literacia digital, das qualificaes nesse domnio e da incluso na sociedade digital dos cidados europeus, nomeadamente dos cidados com deficincia.

A adeso, o acesso e utilizao das novas tecnologias da comunicao e da informao est estreitamente relacionada com os nveis de literacia digital e meditica, sendo as qualificaes neste domnio teis no s para arranjar emprego, mas tambm para aprender, criar, participar e ter confiana e discernimento na utilizao dos meios digitais. falta de qualificaes digitais e mediticas verificada ainda em muitos cidados europeus21, acrescem para as pessoas com deficincia os problemas relacionados com a acessibilidade e utilizao das tecnologias da comunicao e da informao e dos contedos em linha (nomeadamente dos contedos dos media digitais). Neste domnio, a Agenda Digital para a Europa refere a necessidade de garantir que os novos contedos eletrnicos estejam tambm ao total dispor das pessoas com deficincia, cumprindo as normas internacionais em matria de acessibilidade,

19

COM(2010) 245 final/2, de 26 de agosto de lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2010:0245:FIN:PT:PDF.


20

2010,

disponvel

em:

http://eur-

Disponvel em: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2010:2020:FIN:PT:PDF.

21

150 Milhes de europeus cerca de 30% nunca utilizaram a Internet (p. 28 da Agenda, publicada em 26 de agosto de 2010). Ver Nota de Rodap n. 20, nesta pgina.

13

nomeadamente: as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.022 e a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (ver ponto 4.1.1. supra).

Com vista incluso digital destes cidados, a Agenda Digital para a Europa determina que os Estados-Membros devem: Transpor, at 2011, as disposies sobre deficincia do quadro

regulamentar da Diretiva Servios de Comunicao Social Audiovisual (Diretiva 2010/13/UE, de 10 de maro de 2010) (ver ponto 4.2.3. supra). No que se respeita s aes a implementar a nvel da Comisso Europeia, esta ir: Avaliar sistematicamente de que forma a questo da acessibilidade tida em conta nas revises da legislao levadas a cabo no mbito da Agenda Digital, nomeadamente no domnio do comrcio eletrnico, da identidade eletrnica e das assinaturas eletrnicas, em consonncia com a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia; Facilitar, at 2012, em cooperao com os Estados-Membros e as partes interessadas relevantes, o estabelecimento de um Memorando de Entendimento sobre o acesso das pessoas com deficincia aos recursos digitais, em conformidade com a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. 4.2.5. Estratgia Europeia para a Deficincia 2010-2020

A Estratgia Europeia para a Deficincia 2010-2020: Compromisso renovado a favor de uma Europa sem barreiras [COM (2010) 636 final, de 15-11-2010]23 tem como principal objetivo capacitar as pessoas com deficincia para que possam usufruir de todos os seus direitos e beneficiar plenamente da sua participao na sociedade e na economia europeias, em igualdade de circunstncias com os demais cidados. Pretendendo fazer uso pleno da Estratgia Europa 2020, a Estratgia Europeia para a Deficincia 2010-2020 coloca a tnica na eliminao das barreiras que se deparam s pessoas com

22

Disponveis em: http://www.w3.org/TR/WCAG20/. Disponvel em: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2010:0636:FIN:PT:PDF.

23

14

deficincia,

identificando oito grandes

reas de ao:

acessibilidade,

participao, igualdade, emprego, educao e formao, proteo social, sade e ao externa.

Dentre as principais aes, consta a sensibilizao da opinio pblica para os problemas da deficincia e da acessibilidade. A UE apoiar e complementar as campanhas de sensibilizao nacionais sobre as capacidades e os contributos das pessoas com deficincia e favorecer o intercmbio de boas prticas no mbito do grupo de alto nvel para a deficincia.

No que respeita acessibilidade, a Comunicao destaca os entraves significativos que ainda persistem no acesso dos cidados com deficincia ao ambiente fsico, aos transportes, s tecnologias da informao e comunicao (TIC) e a outras instalaes e servios, dando, como exemplos: A escassez de stios Web pblicos na UE-27 que cumprem integralmente as normas de acessibilidade definidas para a Internet (em mdia, apenas 5%, ainda que sejam em maior nmero os que so parcialmente acessveis); O escasso nmero de programas legendados e com udio-descrio transmitidos por vrios organismos de radiodifuso televisiva.

Atravs das Concluses sobre o apoio implementao da Estratgia Europeia para a Deficincia 2010-2020, publicadas em 11 de outubro de 201124, o Conselho da Unio Europeia convida os Estados-Membros e a Comisso Europeia, nomeadamente a: Apoiarem os esforos adequados para melhorar a acessibilidade a bens e servios, em especial nas reas edificadas, nos transportes, na informao e na comunicao ();

24

Disponveis em: http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ%3AC%3A2011%3A300%3A0001%3A0004%3APT%3APDF.

15

A promoverem a comunicao e a informao, nomeadamente em formatos acessveis, por forma a aumentar a sensibilizao e melhorar a participao e incluso social das pessoas com deficincia. 4.2.6. Resoluo sobre um novo quadro europeu para a deficincia Sublinhando que a realizao de uma Europa socialmente sustentvel e coesa se dever basear no princpio de que nada se deve fazer relativamente s pessoas deficientes sem as prprias pessoas deficientes e que tal s possvel atravs da sua incluso e participao sociais, a Resoluo do Conselho da Unio Europeia e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, sobre um novo quadro europeu para a deficincia, de 2011-201025, convida os Estados-Membros e a Comisso, nomeadamente a:

- Integrarem as questes relacionadas com a deficincia de forma transversal e coordenada na definio de polticas e programas gerais, bem como em todas as iniciativas emblemticas da Estratgia Europa 2020; Realizarem progressos no que respeita acessibilidade eletrnica e utilizao das novas tecnologias pelos cidados com deficincia.

Na mesma Resoluo o Conselho convida as instituies da Unio Europeia, nomeadamente a:

- A prosseguirem os seus esforos no sentido de garantir a igualdade de tratamento e de oportunidades para todas as pessoas deficientes (), melhorando a acessibilidade aos seus prprios edifcios, instalaes e tecnologias da comunicao e da informao, incluindo os sistemas informticos e a Internet e respetivas aplicaes.

25

Disponvel em: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2010:316:0001:0004:PT:PDF.

16

4.3.

Conselho da Europa

Plano de Ao para as pessoas com deficincia (2006-2015) O Conselho da Europa adotou, em 2006, um Plano de Ao para as pessoas com deficincia para o perodo 2006-2015 (Plano de Ao para a promoo dos direitos e a participao plena das pessoas com deficincia na sociedade; melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficincia na Europa 20062015) 26. O Plano constitudo por 15 linhas de ao. O contributo dos media para a promoo dos direitos das pessoas com deficincia e a sua plena participao na sociedade especialmente destacado na linha de ao n. 15 (sensibilizao). Neste aspeto, o Plano de Ao recomenda aos EstadosMembros que: Exortem os media a concederem mais espao s pessoas com deficincia nos seus artigos (imprensa) e nas suas emisses (rdio e televiso), dando uma imagem de cidados de pleno direito, adotando, por exemplo, princpios ticos relativos dignidade das pessoas com deficincia; Incitem as estaes de rdio e de televiso a debaterem as questes relativas s pessoas com deficincia, quer nos seus programas generalistas, quer em programas que lhes sejam especificamente dedicados; Encorajem as pessoas com deficincia a fazerem-se conhecer e promover, auxiliando-as no modo como lidar com os media.

26

Recomendao do Comit de Ministros Rec (2006) 5, de 5 de abril de 2006, disponvel em: https://wcd.coe.int/ViewDoc.jsp?Ref=Rec(2006)5&Language=lanEnglish&Ver=original&Site=COE&BackColorInternet=9 999CC&BackColorIntranet=FFBB55&BackColorLogged=FFAC75.

17

4.4.

Ano Europeu das Pessoas com Deficincia (2003)

4.4.1. Declarao de Madrid Por ocasio do Ano Europeu das Pessoas com Deficincia27, comemorado em 2003, realizou-se, em Madrid, o Congresso Europeu sobre Deficincia onde foi aprovada a Declarao de Madrid (22-03-2003)28 , na qual se prope, nomeadamente, que: Os meios de comunicao social criem e fortaleam alianas com associaes de pessoas com deficincia, para melhorar e promover a imagem destes cidados nos media; Seja potenciada a incluso de informao sobre as pessoas com deficincia nos meios de comunicao social como reconhecimento da existncia da diversidade humana. Ao abordarem as questes relativas deficincia, os meios de comunicao deveriam evitar posies paternalistas ou mesmo humilhantes sobre as pessoas com deficincia, devendo, antes pelo contrrio, centrar-se melhor nas barreiras que enfrentam as pessoas com deficincia e na contribuio positiva que estas podem oferecer sociedade.

27

http://www.eypd2003.org/;

http://europa.eu/legislation_summaries/employment_and_social_policy/disability_and_old_age/c11413_en.htm (EN); http://europa.eu/legislation_summaries/employment_and_social_policy/disability_and_old_age/c11413_pt.htm (PT). As Naes Unidas proclamaram o ano de 1981 como o Ano Internacional das Pessoas com Deficincia: http://www.un.org/disabilities/default.asp?id=126.
28

Disponvel em: http://nae.aereal.edu.pt/legislacao/declaracaomadrid.pdf.

18

4.4.2. Congresso Europeu sobre Media e Deficincia Enquadrado tambm no Ano Europeu das Pessoas com Deficincia (2003), realizou-se em Atenas, em 13 e 14 de junho de 2003, o Congresso Europeu sobre Media e Deficincia29. O congresso aprovou uma Declarao final, na qual os participantes se dispuseram a propugnar por uma mudana de atitude no setor dos media, combatendo preconceitos e esteretipos, e a estreitar laos com as organizaes representativas das pessoas com deficincia, comprometendo-se: A promover mudanas no setor dos media com o objetivo de melhorar a imagem e a incluso das pessoas com deficincia e a aumentar a sua visibilidade e cobertura mediticas, de modo a promover uma imagem positiva destes cidados que no seja baseada na caridade ou numa abordagem mdica e que evite esteretipos negativos; A promover e encorajar a cooperao estreita entre as pessoas com deficincia, as suas organizaes e a comunicao social; A aumentar a empregabilidade das pessoas com deficincia no setor dos media, designadamente como jornalistas, enquanto vetores fundamentais para promover uma mudana de atitudes; A garantir a acessibilidade das pessoas com deficincia aos media.

29

http://www.media-disability.org/.

19

5. Iniciativas nacionais sobre os media e a deficincia 5.1. Programa Nacional para a Participao dos Cidados com Necessidades Especiais na Sociedade da Informao (2003) Este Programa, aprovado pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 110/2003, publicada em Dirio da Repblica no dia 12 de agosto de 2003 refere que: At ao final dos anos 80, a telefonia de texto era o exemplo mais claro de comunicao alternativa para pessoas com deficincia. Atualmente a Internet, as comunicaes mveis ou mais genericamente as telecomunicaes de banda larga potenciam outras formas e facilidades de comunicao indispensveis a um leque mais abrangente de pessoas com necessidades especiais. As telecomunicaes baseadas no multimdia permitem a utilizao de diferentes meios de comunicao e interao no verbal, tais como vdeo, texto e imagens. A comunicao visual distncia particularmente importante para a utilizao da lngua gestual, da comunicao pictogrfica e da escrita, bem como um complemento comunicao verbal. A utilizao simultnea e a converso entre estes meios, de forma automtica ou atravs de interveno humana, vo permitir uma conversao bidirecional distncia a qualquer pessoa, independentemente da sua deficincia (I Enquadramento, p. 4896). .

Mais adiante refere que os setores das telecomunicaes e do audiovisual enquanto meios de comunicao e transmisso de contedos, revestem-se de importncia fulcral [para a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais a determinados contedos, produtos e servios]. No que diz respeito televiso, importante, por um lado, que a acessibilidade faa parte integrante, como requisito essencial, da definio de servio pblico e, por outro, que seja introduzida nos prprios concursos das licenas de operadores de televiso digital terrestre (TDT) (ver ponto 5.4.6. mais adiante sobre a TDT).

No que diz respeito comunicao social, principalmente a imprensa escrita, nomeadamente a que recebe fundos estatais para a produo das suas edies online refere que esta estar em condies ideais para dar o impulso

20

de consciencializao de que a acessibilidade dos contedos de Internet necessita. (4 Prioridades de Atuao: Prioridade 3 - Legislao, regulamentao e normalizao, p. 4901). 5.2. ENDEF Estratgia Nacional para a Deficincia (2011 -2013) No dia 2 de dezembro de 2010, o Conselho de Ministros aprovou a Estratgia Nacional para a Deficincia 2011-2013 (ENDEF), publicada em Dirio da Repblica, no dia 14 do mesmo ms, atravs da Resoluo do Conselho de Ministros n. 97/201030. A Estratgia, focaliza-se em cinco grandes reas de ao, configuradas em eixos estratgicos: - Eixo n. 1, Deficincia e multidiscriminao; - Eixo n. 2, Justia e exerccio de direitos; - Eixo n. 3, Autonomia e qualidade de vida; - Eixo n. 4, Acessibilidades e design para todos; - Eixo n. 5, Modernizao administrativa e sistemas de informao.

O Eixo n. 1, Deficincia e multidiscriminao compreende medidas que se destinam a combater as mltiplas desigualdades ou discriminaes, de que so alvo alguns grupos de pessoas com deficincia, designadamente mulheres, crianas, populao migrante, populao desempregada, populao cigana. Essas medidas devero contemplar aes de sensibilizao, de formao e de capacitao de vrios agentes, nomeadamente jornalistas, para que, no exerccio da sua atividade profissional, assegurem que as pessoas com deficincias e incapacidades no sero discriminadas, por desinformao ou desconhecimento. Dentre as medidas previstas neste Eixo, destacamos as n.s 6 e 15 mais diretamente relacionadas com os media e os profissionais da comunicao

30

Disponvel em: http://dre.pt/pdf1s/2010/12/24000/0566605677.pdf.

A ENDEF sucedeu ao PAIPDI - Plano de Ao para a Integrao das Pessoas com Deficincia ou Incapacidade (20062009). Plano e Relatrios de execuo disponveis em: http://www.inr.pt/search.php?q=PAIPDI.

21

social, relativas ao Programa Consigo (RTP) e formao de jornalistas (CENJOR): Resoluo do Conselho de Ministros n. 97/2010 Estratgia Nacional para a Deficincia 2011-2013 (ENDEF) (Pgina 5668)

Medidas

Indicadores/ objetivos

Entidades responsveis

Prazo de execuo

6 - Fomentar a sensibilizao da sociedade portuguesa para a igualdade de oportunidades atravs de um magazine televisivo Consigo, no servio pblico de televiso atravs de um protocolo com a RTP.

Nmero de espectadores

MTSS INR, I. P.

2013

Share mdio do programa

GMAP 15 - Desenvolver aes de formao para jornalistas sobre a temtica da deficincia. Nmero de aes de formao CENJOR MTSS INR, I. P. 2013

Siglas das entidades responsveis31:


GMAP Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares CENJOR Centro Protocolar de Formao Profissional para Jornalistas MTSS Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social INR, I. P. Instituto Nacional para a Reabilitao, I. P.
31

Siglas e designaes referentes ao XVIII Governo Constitucional (26-10-2009 a 21-06-2011). A Lei orgnica do XVIII Governo Constitucional foi aprovada pelo Decreto-Lei 321/2009, de 11 de dezembro (http://dre.pt/pdf1s/2009/12/23900/0862808634.pdf).

Com a aprovao da Lei orgnica do XIX Governo Constitucional (atual governo; membros nomeados pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 54-B/2011, de 21 de junho): A 1. entidade (GMAP) passou a designar-se Gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares; A 2. entidade (MTSS) passou designar-se Ministrio da Solidariedade e da Segurana Social. Porm, a tutela do emprego e formao profissional transitou para o Ministrio da Economia e do Emprego. As outras duas entidades (CENJOR e INR,I.P.) mantiveram a sua designao e sigla. A Lei orgnica do XIX Governo Constitucional foi aprovada pelo Decreto-Lei n. 86-A/2011, de 12 de julho, disponvel: http://dre.pt/pdf1s/2011/07/13201/0000200007.pdf.

22

Quanto medida n. 6 tinham sido realizados at 13 de maio de 2011, 20 programas em 2011, com share de 4,02 e uma mdia de 62,6 mil espectadores, prevendo-se a realizao de mais 31 programas at ao final do ano. Quanto implementao da medida 15, realizou-se nos dias 8, 10, 14 e 18 de novembro de 2011, um Seminrio sobre Cobertura Jornalstica das Questes da Deficincia e da Incapacidade nas instalaes do Instituto Nacional para a Reabilitao, I.P., em Lisboa32. 5.3. Estatuto do Jornalista e Cdigo Deontolgico do Jornalista No Captulo referente aos direitos e deveres dos jornalistas, o Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n. 1/99, de 13 de janeiro e alterado e republicado em anexo Lei n. 64/2007, de 6 de novembro33, determina que estes profissionais no devem tratar discriminatoriamente as pessoas,

designadamente em razo da ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica, condio social ou orientao sexual [Artigo 14., n. 2, alnea e)]. Por sua vez, o Cdigo Deontolgico do Jornalista (04-05-1993)34 estabelece que o jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatrio das pessoas em funo da cor, raa, credos, nacionalidade ou sexo (ponto 8).

Apesar de a deficincia no se encontrar explicitamente referida no Estatuto e no Cdigo Deontolgico do Jornalista, parece-nos que no esprito das duas normas se encontram subjacentes quaisquer formas de discriminao, incluindo a deficincia.

32

Mais informaes e Programa em: http://www.mediaedeficiencia.com/noticias/seminario-sobre-cobertura-jornalisticadas-questoes-da-deficiencia-e-da-incapacidade.


33

Disponvel em:http://dre.pt/pdf1s/2007/11/21300/0805208063.pdf. Disponvel em http://www.gmcs.pt/index.php?op=fs&cid=134&lang=pt.

34

23

5.4. Acessibilidade dos cidados com deficincia aos meios de comunicao social Constitui obrigao do Estado, mas tambm da sociedade em geral, proporcionar o acesso informao de todos os cidados, sem discriminao.

A legislao e documentao nacional existentes sobre a promoo e defesa dos direitos dos cidados com deficincia, quando se refere ao papel e contributo dos media para a promoo desses direitos, d especial nfase acessibilidade das pessoas com deficincia aos meios de comunicao social. A Lei n. 38/2004, de 18 de agosto35, que define as bases gerais do regime jurdico da preveno, habilitao, reabilitao e participao da pessoa com deficincia, determina no artigo 43. que: 1 O Estado e as demais entidades pblicas e privadas devem colocar disposio da pessoa com deficincia, em formato acessvel, designadamente em braille, carateres ampliados, udio, lngua gestual, ou registo informtico adequado, informao sobre os servios, recursos e benefcios que lhes so destinados. 2 Os rgos de comunicao social devem disponibilizar a informao de forma acessvel pessoa com deficincia bem como contribuir para a sensibilizao da opinio pblica, tendo em vista a eliminao das prticas discriminatrias baseadas na deficincia.

No que diz respeito sociedade da informao, o artigo 44. da mesma Lei atribui competncias ao Estado na adoo, mediante a elaborao de um plano nacional de promoo da acessibilidade, de medidas especficas necessrias para assegurar o acesso da pessoa com deficincia sociedade de informao. Posteriormente publicao da referida lei de bases, vieram a ser estabelecidas diversas normas sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia aos media, atravs:

35

Disponvel em: http://dre.pt/pdf1s/2004/08/194A00/52325236.pdf.

24

Da Lei da Televiso (2007); Do Plano Plurianual da ERC (2009) Do Contrato de Concesso do Servio Pblico de Televiso (2008); Do Protocolo celebrado entre os operadores RTP, SIC e TVI (2003), alterado por Adenda (2005) Das Deliberaes da ex-AACS Alta Autoridade para a Comunicao Social (2001 e 2002); Da licena da Televiso Digital Terrestre (2008). 5.4.1. Lei da Televiso A Lei n. 27/2007, de 30 de julho, (Lei da Televiso) alterada e republicada em anexo Lei n. 8/2011, de 11 de abril36, determina no artigo 6., n. 2, que o Estado, a concessionria do servio pblico e os restantes operadores de televiso e de servios audiovisuais a pedido devem colaborar entre si na prossecuo dos valores da dignidade da pessoa humana, do Estado de direito, da sociedade democrtica e da coeso nacional e da promoo da lngua e da cultura portuguesas, tendo em considerao as necessidades especiais de certas categorias de espectadores. Para atingir estes objetivos a Entidade Reguladora para a Comunicao Social deve promover e incentivar a adoo de mecanismos de co -regulao, auto -regulao e cooperao entre os diversos operadores de televiso e de servios audiovisuais a pedido (n. 1 do mesmo artigo).

Por sua vez, o artigo 34., n. 3, estabelece que a Entidade Reguladora para a Comunicao Social define, ouvidos o Instituto Nacional para a Reabilitao, as demais entidades representativas das pessoas com deficincia, os operadores de televiso e os operadores de servios audiovisuais a pedido, com base num plano plurianual que preveja o seu cumprimento gradual, e tendo em conta as condies tcnicas e de mercado em cada momento por ela verificadas, o conjunto de obrigaes relativas acessibilidade dos servios de programas

36

Disponvel em:http://dre.pt/pdf1s/2011/04/07100/0213902175.pdf.

25

televisivos e dos servios audiovisuais a pedido por pessoas com necessidades especiais, nomeadamente, e atenta a natureza do servio, o recurso legendagem, interpretao por meio de lngua gestual, udiodescrio ou a outras tcnicas que se revelem adequadas, bem como disponibilidade. 5.4.2. Plano Plurianual Dando cumprimento a este preceito, a ERC aprovou, atravs da Deliberao 5/OUT-TV/2009, de 28 de abril, de 200937, o Plano plurianual que define o conjunto de obrigaes dos operadores de televiso que permitam o acompanhamento das suas emisses por pessoas com necessidades especiais, para perodo de 1 de julho de 2009 a 31 de dezembro de 2012. O Plano estabelece a faixa horria, o n. de horas semanais e o tipo de programas que devem ser transmitidos pelos servios de programas generalistas com legendagem especificamente destinada a pessoas com deficincia auditiva, com interpretao por meio de lngua gestual portuguesa e com udio-descrio. Quanto aos servios de programas temticos

informativos de acesso no condicionado com assinatura, o Plano estabelece tambm a faixa horria e o n. de horas semanais de programas de natureza informativa que devem ser transmitidos com interpretao por meio de lngua gestual portuguesa38.

Para alm das normas aplicveis a todos os servios de programas generalistas e temticos informativos de acesso no condicionado com assinatura, o Plano estabelece normas especficas em relao aos servios de programas generalistas de mbito nacional do operador de servio pblico, de que falaremos mais adiante no ponto 5.4.3. O Plano estabelece ainda regras complementares para os servios de programas televisivos sujeitos s suas obrigaes, nomeadamente sobre:

37

Disponvel em: http://www.erc.pt/index.php?op=noticias&lang=pt&mainLevel=8.

38

O Plano previa a sua aplicao em dois perodos: 01-07-2009 a 31-12-2010 e 01-01-2011 a 31-12-2012 em que no 2. perodo deveria ser duplicado o nmero de horas fixado para o 1. perodo. No entanto, o Plano foi impugnado judicialmente pelos operadores SIC e TVI, pelo que a sua aplicao se encontra suspensa.

26

A difuso de mensagens dos rgos de soberania e divulgao de comunicaes da proteo civil atravs da legendagem e interpretao por meio da lngua gestual portuguesa e disponibilizao em linha dos respetivos contedos s pessoas cegas e com baixa viso; As caractersticas da janela televisiva de interpretao da lngua gestual portuguesa; A adoo da locuo em lngua portuguesa de peas inseridas nos servios noticiosos que contenham excertos falados em idiomas estrangeiros.

Na parte IV, o Plano apresenta 10 recomendaes aos servios de programas televisivos, de que destacamos: A uniformizao do formato de transmisso da legendagem do teletexto, acompanhada de um cdigo de tradaptao, bem como o

estabelecimento de sinaltica conjunta de identificao dos programas que disponibilizem meios de acessibilidade; A extenso da legendagem para pessoas com deficincia auditiva a todos os programas dobrados para lngua portuguesa, reforando-se, nomeadamente, a acessibilidade das crianas com dificuldades auditivas programao destinada a pblicos infantis e juvenis; A utilizao, nos processos de legendagem automtica, de tcnicas de reverbalizao.

O Plano prev a adoo de medidas de acompanhamento e monitorizao da sua aplicao e a divulgao dos seus resultados no stio eletrnico da ERC.

27

Porm, na IV Conferncia da ERC39 que se realizou na Fundao Calouste Gulbenkian, nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, a entidade reguladora informou ter sido interposta uma providncia cautelar para a suspenso da aplicao do Plano, tendo o tribunal dado parecer favorvel providncia cautelar a qual foi objeto de recurso por parte da ERC, cuja deciso ainda no era conhecida naquela data.

Foi ainda referido pela ERC que, comparando os valores apresentados pelos trs operadores generalistas (RTP, SIC e TVI) em julho de 2009 (data prevista para o incio da primeira fase do Plano) com os valores apresentados em setembro de 2010 (ms de referncia dos ltimos dados disponveis data da Conferncia), no se registaram progressos na utilizao da legendagem e da lngua gestual pelos operadores televisivos, tendo-se mesmo verificado um retrocesso em todos os servios de programas, sobretudo no que diz respeito utilizao da lngua gestual, onde se verificou uma inexplicvel descida, situao que se afigurava, ento, preocupante.

Registe-se que este Plano estabelece normas mais abrangentes e especficas sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia aos servios de programas televisivos do que as previstas no Protocolo de autorregulao celebrado em 2003 entre os trs operadores generalistas RTP, SIC e TVI, de que falaremos mais adiante no ponto 5.4.4. 5.4.3. Obrigaes especficas da concessionria do Servio Pblico de Televiso Para alm da norma do n. 3, do artigo 34., da Lei da Televiso, e das obrigaes do Plano Plurianual da ERC, referidas, respetivamente, nos pontos 5.3.1. e 5.3.2. supra, a Lei da Televiso, o Contrato de Concesso do Servio Pblico de Televiso e o Plano Plurianual da ERC apresentam normas

39

Conferncia Media e Cidadania Velhas e Novas Questes: 4. Sesso Pessoas deficientes ou sociedades com deficincia? Media e acessibilidades: http://www.erc.pt/pt/fs/iv-conferencia-anual-da-erc.

28

especficas sobre a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais ao servio pblico de televiso.

Assim, quanto s obrigaes especficas da concessionria do servio pblico de televiso, a Lei da Televiso40 estabelece no artigo 51., n. 2, alnea j), que incumbe concessionria do servio pblico garantir a possibilidade de acompanhamento das emisses por pessoas com necessidades especiais, nomeadamente atravs do recurso legendagem, interpretao por meio da lngua gestual, udio-descrio ou a outras tcnicas que se revelem adequadas, assim como emitir programao especificamente direcionada para esse segmento do pblico, de acordo com a calendarizao definida no plano plurianual referido no n. 3 do artigo 34., a qual tem em conta as especiais responsabilidades de servio pblico, previstas no mbito do respetivo contrato de concesso O Contrato de Concesso do Servio Pblico de Televiso (2008)41 determina que as obrigaes previstas no n. 3, do artigo 34., e na alnea j), do n. 2, do artigo 51., da Lei da Televiso, sejam garantidas pela concessionria do servio pblico com o mnimo de um ano de antecedncia em relao s condies definidas para os servios de programas disponibilizados pelos operadores privados [Contrato de Concesso: Clusula 7., n. 2, alnea l); Clusula 9., n. 3, e Clusula 10., n. 7].

Em consonncia com a Lei da Televiso, o Contrato de Concesso determina ainda que a concessionria do servio pblico de televiso transmita programas regulares especificamente direcionados para as pessoas com necessidades especiais [Contrato de Concesso: Clusula 10., n. 13, alnea j)].

40

Disponvelem:http://dre.pt/pdf1s/2011/04/07100/0213902175.pdf. Disponvel em: http://www.gmcs.pt/download.php?dir=27.188&file=cont._conc._serv._p%FAblico_televis%E3o.pdf.

41

29

O Plano Plurianual da ERC determina o cumprimento por parte da concessionria do servio pblico das obrigaes estabelecidas pelo Contrato de Concesso, referidas nos dois pargrafos anteriores (Parte II Servio Pblico, ponto 4. do Plano). 5.4.4. Protocolo de autorregulao Em 21 de agosto de 2003, os operadores generalistas RTP, SIC e TVI assinaram um Protocolo42 onde, entre outras disposies43, se comprometiam a emitir programas de atualidade informativa, educativa, cultural, recreativa ou religiosa, ou rubricas integradas em programas dessa natureza, bem como programas de fico ou documentrios em lngua gestual e com legendagem atravs de teletexto como forma de apoio aos cidados com necessidades auditivas, estabelecendo, para o efeito, o n. de horas semanais e o perodo horrio de transmisso desses programas: Protocolo RTP/SIC/TVI Programao cultural e apoio aos pblicos com dificuldades auditivas Programao Emisso de programao com lngua gestual Programao de atualidade informativa, educativa, cultural, recreativa ou religiosa, ou rubricas RTP 1 5 horas semanais SIC e TVI 2h30m semanais

integradas em programas dessa natureza, em horrio compreendido entre as 8 e as 24 horas. Emisso de programao com legendagem atravs de Teletexto Programas de fico ou documentrios No inferior a No inferior a

10h/semana 5h/semana

42

Alterado pela Adenda de 15 de fevereiro de http://www.gmcs.pt/download.php?dir=58.592&file=prot_rtp_sic_tvi.pdf.

2005.

Verso

consolidada

em:

43

Apoio e financiamento de produo independente; contedos para os canais internacionais; programao cultural.

30

O cumprimento deste Protocolo monitorizado regularmente pelo Gabinete para os Meios de Comunicao Social (GMCS). 5.4.5. Posies da ex-Alta Autoridade para a Comunicao Social A ex-Alta Autoridade para a Comunicao Social (AACS)44, antecessora da atual ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social, aprovou Deliberaes sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia ou incapacidades aos meios de comunicao social. Por ocasio do 1. concurso sobre a Televiso Digital Terrestre (2001-2003)45, cuja licena foi revogada, a ex-entidade reguladora manifestava j

preocupaes sobre a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais, designadamente visuais, auditivas, cognitivas e de mobilidade televiso digital terrestre46.

Em 2002, numa deliberao sobre contedos televisivos adaptados a telespectadores com necessidades especiais47, a ex-AACS: Considerava que a questo das acessibilidades das pessoas com deficincia, em condies de igualdade em relao aos restantes cidados, aos meios de comunicao social e s novas tecnologias emergentes na sociedade de informao, relevava da definio de direitos fundamentais de cidadania; Reconhecia o papel insubstituvel da comunicao social na divulgao da correta imagem das pessoas com deficincia enquanto parceiros

44

http://www.aacs.pt/. Informao histrica sobre este concurso em: http://www.gmcs.pt/index.php?op=cont&cid=78&sid=1164#link6.

45

46

Deliberao, de 28-03-2001, sobre a acessibilidade televiso digital terrestre por cidados com necessidades especiais, disponvel em: http://www.aacs.pt/bd/Deliberacoes/20010328a.htm.

Deliberao, de 12-09-2002, sobre a proposta de criao de um canal de televiso para contedos adaptados a necessidades especiais para telespectadores com incapacidade de ler legendas ou ouvir televiso, disponvel em: http://www.aacs.pt/bd/Deliberacoes/20020913e.htm.

47

31

sociais e no contributo que podem dar para a sua plena incluso na sociedade; Esperava que os rgos de comunicao social dessem o necessrio relevo e a devida projeo s iniciativas e aos eventos promovidos pelas organizaes representativas das pessoas com deficincia, de paralelo com a adequada promoo da sua imagem como parceiros sociais de pleno direito e divulgao das suas justas reivindicaes face aos problemas que os afetam.

No ano seguinte (2003), a ex-entidade reguladora aprovou uma Deliberao sobre a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais aos meios de comunicao social48 onde reafirmava as concluses aprovadas na

Deliberao de 2002 e manifestava o seu apoio s iniciativas do CERTIC/UTAD49 sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia sociedade de informao e, em particular aos contedos disponibilizados pelos meios de comunicao social na Internet50.

5.4.6. Televiso Digital Terrestre (TDT) A Resoluo do Conselho de Ministros n. 26/200951 fixou a data de 26 de abril de 2012 para a cessao das emisses televisivas analgicas terrestres em todo o territrio nacional52.

48

Deliberao de 26-02-2003, relativa questo das acessibilidades dos meios de comunicao s pessoas com necessidades especiais, disponvel em: http://www.aacs.pt/bd/Deliberacoes/20030227a.htm. Centro de Engenharia de Reabilitao em Tecnologias de Informao e Comunicao da Universidade de Trs-osMontes e Alto Douro:http://www.acessibilidade.net/certic_utad.php. http://www.acessibilidade.net/web/.

49

50

51

Disponvel em http://dre.pt/pdf1s%5C2009%5C03%5C05300%5C0170101702.pdf. Este processo decorre em trs fases durante o 1. quadrimestre de 2012:

52

o 1. Fase - 12 de janeiro de 2012 Faixa litoral do territrio continental; o 2. Fase - 22 de maro de 2012 Regies Autnomas dos Aores e da Madeira; o 3. Fase - 26 de abril de 2012 Restante territrio continental. http://www.anacom.pt/streaming/pso_deli24062010.pdf?contentId=1032191&field=ATTACHED_FILE.

32

O ttulo habilitante do Multiplexer A atribudo PT Comunicaes (Direito de Utilizao de Frequncias ICP ANACOM n. 06/2008, de 9 de dezembro de 2008)53, obriga a PT Comunicaes a tornar possvel que os servios de programas televisivos de acesso no condicionado livre, guias eletrnicos de programas, suscetveis de serem programados pelos operadores de televiso, eventuais servios interativos, servios destinados a cidados com

necessidades especiais e demais informao associada, contidos no Transport Stream (Servios de Programas e Tabelas), sejam recebidos por utilizadores finais detentores de equipamento de receo apropriado ou tambm para acesso a outros servios de Radiodifuso televisiva digital terrestre, designadamente de acesso no condicionado com assinatura ou condicionado [Clusula 12., n.1, alnea a)] . Para alm disso, a PTC dever assegurar, se, e quando requerido pelos operadores televisivos, capacidade suplementar para funcionalidades que proporcionem o acesso das pessoas com limitaes visuais e auditivas s respetivas emisses de televiso.

A PT Comunicaes est tambm obrigada a subsidiar a aquisio de equipamentos de receo de TDT por parte dos cidados com necessidades especiais [Mesma Clusula e n., alnea f)], cujo grau de deficincia seja igual ou superior a 60%54.

53

Disponvel em: http://www.anacom.pt/streaming/TDT_delib91222008.pdf?contentId=764139&field=ATTACHED_FILE.

Ver a este respeito as Deliberaes da ANACOM de 23 de maro de 2011: (http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1079309) e de 26 de maio de 2011: (http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1086324).

54

33

II Parte Sntese dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Reflexo Media e Deficincia O Grupo de Reflexo "Media e Deficincia55, criado em maro de 2011, tem como objetivo contribuir para que as questes da deficincia constituam cada vez mais matria de relevante interesse jornalstico e conquistem cada vez mais espao e atualidade nos diversos rgos de comunicao social (tradicionais e online), nomeadamente atravs de um maior envolvimento, empenho, atuao e contributo dos media e dos seus profissionais neste domnio, em aes concretas, tais como:

o Eliminao de atitudes negativas, de esteretipos e de preconceitos ainda existentes na sociedade em relao deficincia;

o No discriminao e estigmatizao das pessoas com deficincia e apresentao de uma imagem positiva e digna destes cidados;

o Promoo, visibilidade, sensibilizao, valorizao e defesa dos direitos das pessoas com deficincia;

o Promoo de uma imagem positiva das pessoas com deficincia que no se baseie na abordagem caritativa ou mdica ainda prevalecente em muitos media;

o Participao de cidados com deficincia em programas de rdio e de televiso (programas de informao, de fico, de cultura, de desporto, de entretenimento, etc.) que apresentem uma imagem positiva e digna destas pessoas e que contribuam para a sensibilizao dos restantes cidados para as questes da deficincia;

55

Constituio do Grupo em: http://www.mediaedeficiencia.com/organizacao/grupo-de-reflexao.

34

o Adoo de princpios ticos pelos prprios media relativos informao e promoo em prol da incluso e da dignidade individual, familiar e social das pessoas com deficincia (cdigos deontolgicos, livros de estilo, etc);

o Divulgao de boas prticas no domnio dos media e da deficincia (artigos de imprensa, programas de rdio e de televiso);

o Acessibilidade das pessoas com deficincia aos contedos dos media e s tecnologias da informao e da comunicao;

o Cooperao estreita entre as pessoas com deficincia e suas organizaes representativas e as organizaes especficas dos media, bem como com dos principais grupos de comunicao social;

o Recrutamento e empregabilidade de pessoas com deficincia no setor da comunicao social;

o A participao dos cidados com deficincia na esfera pblica e poltica;

o O papel dos decisores polticos na definio e execuo de medidas e iniciativas a favor das pessoas com deficincia.

O Grupo organizou o Colquio "Media e Deficincia" que se realizou na Universidade Lusfona, em Lisboa, no dia 28 de setembro de 2011.

35

1 Sntese Trabalho Guia de Boas prticas para Jornalistas Programa Consigo Parceria entre a RTP2 e o Instituto Nacional para a Reabilitao, I.P. Dora Alexandre

A Deficincia na Comunicao Social Boas Prticas para Jornalistas NDICE Aspetos bsicos a ter em conta A diversidade humana uma realidade e no pode ser ignorada pelos jornalistas; Conceitos na ordem do dia - Deficincia, Incapacidade e Funcionalidade;

1.

As pessoas com deficincia precisam que os seus direitos sejam respeitados por todos os cidados, e no apenas na legislao. Mitos em torno da deficincia Na prtica, como lidar com pessoas com deficincia? A deficincia nos Media Indicaes para Jornalistas

2.

3.

4.

36

1. ASPETOS BSICOS A diversidade humana uma realidade

e no pode ser ignorada pelo trabalho jornalstico. importante divulgar e incluir informao que seja relevante para este pblico, que representa uma larga fatia da populao portuguesa.

Enquanto os Censos 2011 no disponibilizam dados mais atuais, sabe-se pelos Censos de 2001 que pelo menos 6,1% da populao mais de 600 mil portugueses tm uma deficincia.

Se for tida em conta a incapacidade um conceito mais abrangente, que pode ser provocada por deficincia, doena permanente ou temporria, ou por outras circunstncias os nmeros so ainda mais relevantes. Um estudo realizado em 1995 pelo SNR aponta para mais de 9% da populao com incapacidades mais de 900 mil pessoas.

(Inqurito

Nacional

Incapacidades,

Deficincias

Desvantagens,

disponvel em http://www.inr.pt/content/1/111/cadernos-snr)

Tendo ainda em conta que a populao portuguesa se encontra em clara tendncia de envelhecimento, e que a idade se relaciona proximamente com a incapacidade e deficincia, torna-se ainda mais importante que os jornalistas, no trabalho que desenvolvem, tenham em conta este pblico, os seus interesses e capacidades. Conceitos na ordem do dia Deficincia, Incapacidade e

Funcionalidade. Hoje em dia, a deficincia j no encarada como um problema exclusivamente mdico do indivduo, mas como um problema social, do meio em que o indivduo se insere: se houver muitas barreiras fsicas, sensoriais, na atitude de quem est volta a deficincia ser mais limitadora; se essas barreiras no existirem, o indivduo pode ter autonomia.
37

A Organizao Mundial de Sade, na atual Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade, substituiu a nfase dada Deficincia pelos conceitos de Incapacidade e Funcionalidade. uma viso que vai para alm da deficincia.

A Funcionalidade um termo que engloba todas as funes do corpo, atividades e participao; de maneira similar, incapacidade um termo que inclui deficincias, limitao da atividade ou restrio na participao.

FONTE: http://www.inr.pt/uploads/docs/cif/CIF_port_%202004.pdf.

Na prtica, significa que uma pessoa com deficincia pode ter maior ou menor grau de incapacidade, ser mais ou menos funcional no seu dia a dia consoante as condies que encontra no meio fsico e social. Por isso se torna to importante melhor-lo, torn-lo para Todos. E Todos temos essa responsabilidade. At porque a incapacidade encarada, luz do novo paradigma, como algo que ocorre a todas as pessoas, em alguma altura da vida.

Tambm os inquritos dos Censos 2011 j tiveram em conta esta nova viso internacional: procurou-se apurar a incapacidade e funcionalidade, e j no apenas a deficincia. As pessoas com deficincia precisam que os seus direitos sejam

respeitados. Tornar o meio em que vivemos acessvel e inclusivo de Todos no uma questo de solidariedade uma questo de respeito pelos direitos humanos das pessoas com deficincia ou incapacidade. Portugal ratificou em 2009 a Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, bem como o Protocolo Opcional, comprometendo-se a transpor os princpios da Conveno para a legislao e para a realidade nacional.

38

Mais informao: http://www.inr.pt/content/1/830/convencao-sobre-os-direitosdas-pessoas-com-deficiencia-publicacao-oficial A legislao portuguesa considerada uma das mais avanadas nesta matria, mas as atitudes das pessoas no se alteram por decreto. preciso que sejam os cidados professores, arquitetos, empregadores, jornalistas, colegas, a inclurem as pessoas com deficincia ou incapacidades, e a encarlas como cidados de pleno direito.

Em Portugal, a discriminao proibida e penalizada, mas poucas pessoas sabem disto, e menos ainda se queixam.

2. MITOS EM TORNO DA DEFICINCIA Mito n 1 As pessoas com deficincia s se interessam por assuntos ligados deficincia Muitas pessoas com deficincia tero certamente um interesse acrescido por esta temtica, porque se identificam com ela mas, como os demais cidados, tm uma variada panplia de interesses. Por esta razo, importante que os jornalistas tenham em mente que, entre o seu pblico leitor/espetador/ouvinte, esto pessoas com deficincia ou incapacidade e, consequentemente, importante inclurem no seu trabalho informaes que sejam relevantes para estas pessoas. Mito n 2 As pessoas com deficincia no so ativas. Poder ser verdade nos casos mais graves, ou nos casos em que o meio envolvente no oferece condies que permitam a autonomia. No entanto, em regra, as pessoas com deficincia trabalham, fazem desporto, viajam, constituem famlia e podem ter uma vida to ativa como qualquer outro cidado. Cada caso um caso, mas a inatividade no , de forma alguma, a regra. Apenas , talvez, mais vezes mostrada na comunicao social.

39

Mito n 3 As pessoas com Paralisia Cerebral tm deficincia intelectual Pode acontecer, mas no a regra. A designao deste problema Paralisia Cerebral pode levar a esse engano, mas o que se passa na realidade que a zona do crebro que coordena certas partes do corpo (os movimentos, fala) est afetada. Portanto, trata-se de um problema eminentemente fsico, e no intelectual ou mental. importante ter isto em conta na forma como lidamos com pessoas que tm este problema. Muitas vezes, a articulao das palavras est comprometida e difcil compreender o que dizem, mas importante lembrar que se trata apenas de uma questo fsica. Mito n 4 Acessibilidade significa ausncia de barreiras arquitetnicas Tambm, mas no s. A acessibilidade um conceito muito complexo e diversificado tanto quanto as necessidades especiais de cada pessoa. Pode ser fsica, sensorial, ou ao nvel da informao e comunicao.

Damos um exemplo: em Portugal, existe o GAM, Grupo para a Acessibilidade aos Museus, um conjunto de profissionais de diversos espaos museolgicos que procuram torn-los acessveis a todos os pblicos. E, por isso, muitos museus portugueses j contemplam oferta acessvel a todos os pblicos alm da ausncia de barreiras fsicas, ou das alternativas para transpor estas barreiras, existem legendas em Braille; peas para tocar por quem no as pode ver; audioguias que as explicam (e que podem ser teis a pessoas com e sem deficincia visual); pavimento tctil no cho, para orientar quem no v e usa bengala; videoguias com lngua gestual, a explicar as peas a pessoas surdas, catlogos em Braille, ou em linguagem fcil, para ser compreendida por todos (pessoas com deficincia intelectual, idosos pouco letrados, crianas).

A acessibilidade uma mais valia para todos, pois facilita a circulao e a apreenso de contedos por todos, sem excluir ningum.

40

Mito n 5 A acessibilidade importante apenas para pessoas com deficincia No verdade. No que toca acessibilidade fsica, facilitadora para pessoas com deficincia e no esquecer seus acompanhantes, que assim evitam esforos extra; ainda facilitadora para pessoas idosas, cuja agilidade j no o que era; para quem tem uma limitao fsica temporria, por exemplo por ter partido um membro inferior; para quem empurra carrinhos de bebs, ou transporta pesadas malas com (ou sem) rodas; facilita cargas e descargas de material enfim, a acessibilidade fsica facilita a vida de muitas pessoas.

A acessibilidade na informao tambm serve todas as pessoas um texto em linguagem fcil pode ser entendido por todos sem exceo, e especialmente adequado para quem tem deficincia intelectual, baixa literacia, ou ainda para crianas.

A acessibilidade sensorial tambm pode ser utilizada por Todos ou, mesmo que no o seja, no interfere nem prejudica quem no a utiliza. Mito n 6 As pessoas com deficincia tm quase sempre poucos recursos financeiros Essa uma ideia muito veiculada pelos casos dramticos apresentados na comunicao social. Mas no corresponde necessariamente realidade.

As crianas com deficincia nascem em qualquer famlia, as pessoas milionrias tambm tm acidentes, envelhecem e perdem faculdades, e larga fatia dos cidados com deficincia trabalha, portanto tem tantos recursos como a restante populao. Mito n 7 Tratar o tema da deficincia deprimente Se apenas nos centrarmos em casos extremos, poder ser, claro. A dor alheia toca-nos inevitavelmente. Mas a deficincia no se resume a casos
41

extremos e dramticos (muitas vezes associados a pobreza), e um erro pensar que a maioria das pessoas com limitaes fsicas ou sensoriais vive amargurada com o facto de terem uma deficincia. Trabalham, tm famlia, hbis, e fazem o mesmo que os restantes cidados apenas de maneira diferente.

H pessoas com deficincia a praticar vela, tnis, canoagem, basquetebol, a trabalhar em reas to diferentes como a rea jurdica, o cinema e a televiso, enologia, ou a dar aulas ou consultas mdicas, a fazer voluntariado para ajudar outras pessoas a ultrapassar limitaes e a ter vidas interessantes!

A DEFICINCIA NOS MEDIA INDICAES PARA JORNALISTAS A. No trabalho jornalstico seja qual for o tema ou o rgo de comunicao social devemos ter em conta que h ouvintes/ espetadores/leitores com deficincia ou incapacidade, e por isso faz sentido incluirmos informaes que sejam relevantes para estes cidados. Ex: Quando noticiado que uma determinada praia tem bandeira azul, muitas vezes essa mesma praia tambm tem a bandeira da acessibilidade pode ser frequentada por todos. E isto raramente aparece nas notcias. Em 2011, existem mais de 70 praias acessveis no pas. Ex: Na inaugurao de um novo espao cultural ou de lazer, podemos inquirir os responsveis e informar o pblico sobre se existem ou no acessibilidades para todos, ou condies para pblicos especiais. Muitos museus, por exemplo, oferecem a possibilidade de os visitantes cegos tocarem nas peas. Outros instalaram sistemas inovadores de acesso ou informao para pblicos especiais, mas os jornalistas raramente lhes perguntam sobre isto.

42

Ex: Em reportagens sobre turismo, porque no incluir informaes sobre as condies de Turismo Acessvel seja na hotelaria, transportes, servios Sabia que a Lous apostou em ser o primeiro destino acessvel nacional? Ou que em Londres, 100% dos autocarros e txis tm rampas mveis e so acessveis a pessoas com mobilidade reduzida? Ou que na Sua foi criado um hotel para pessoas muito altas, que no se ajustam s medidas padro existentes na hotelaria? B. Outro aspeto muito importante a forma como a deficincia veiculada na comunicao social. Por um lado, h que centrar o trabalho jornalstico nas pessoas suas capacidades, interesses, know how, etc. e no apenas na deficincia que tm. Esta mudana de foco torna os contedos mais interessantes, mostra a pessoa na sua plenitude e evita o dramatismo excessivo a que muitas vezes assistimos. H ainda que evitar o desnecessrio e deselegante voyeurismo de mostrar leses ao pormenor, algo que pertence apenas intimidade da pessoa. Por outro lado, as pessoas com deficincia podem tambm ser chamadas a dar um contributo como entrevistados, comentadores, etc. sobre diversos temas, uma vez que exercem cargos nas mais diversas reas de atividade: ensino, empreendedorismo, sade, direito um engano e uma forma de discriminao considerar que apenas entendem de deficincia. 3. Como lidar com pessoas com deficincia. A falta de familiaridade com a deficincia pode levar muitos jornalistas a afastarem-se do tema. Por isso, aqui ficam algumas informaes teis que podem ajudar. O desconforto desaparece, com a convivncia!

- Se marcar um encontro ou entrevista com algum com mobilidade reduzida, escolha um local com acessibilidade e com casa de banho adaptada nenhum

43

dos dois ficar satisfeito se o entrevistado tiver de ser carregado ao colo, para aceder ao espao.

- Se quiser alguma informao de uma pessoa com deficincia, fale com ela diretamente, e no com o acompanhante ou intrprete. Ningum gosta de ser tratado como se no estivesse presente.

- Resista tentao de fazer festas num co guia, ele est a trabalhar.

- A maioria das pessoas com deficincia no se importa de responder a perguntas sobre a sua condio a origem da deficincia, a forma como desempenha tarefas Use de bom senso, delicadeza e respeito, como faria em qualquer outra circunstncia.

- Para cumprimentar uma pessoa cega, fale com ela, para que perceba a sua presena e identifique-se. O mais provvel estender-lhe a mo, que poder apertar.

- Nem sempre as pessoas com deficincia visual precisam de ajuda mas pode sempre oferecer o seu auxlio: pergunte se precisa de ajuda, e oferea o seu brao, tocando levemente no dela. A pessoa tomar o seu brao. No percurso, avise-a se aparecerem degraus, buracos, piso escorregadio, etc. Para a ajudar a sentar-se, indique-lhe a localizao do assento, ou facilite o toque, para que perceba onde est, e se sente sozinha.

- Se entrevistar uma pessoa an, ou em cadeira de rodas, sente-se para ficar ao nvel dela desconfortvel estar sempre a olhar para cima.

- A maioria das pessoas em cadeira de rodas no precisa de ajuda para se deslocar ou para manobrar a cadeira, mas se for esse o caso, pergunte se pode ajudar, e empurre a cadeira com cuidado, e apenas quando a pessoa der indicao, para evitar acidentes.

44

- Geralmente, as pessoas com paralisia cerebral tm dificuldade em articular a fala. Tenha pacincia e pergunte, se no perceber. Mas lembre-se de que a deficincia apenas motora, no intelectual.

- Se entrevistar uma pessoa surda, pea a presena gratuita de um intrprete. Pode ser algum da associao, um amigo dela A pessoa certamente arranjar maneira. E claro, ao falar com uma pessoa surda, no adianta levantar a voz. Fale normalmente, tentando articular bem as palavras muitos surdos fazem leitura labial.

- Muitas pessoas surdas conseguem responder-lhe oralmente, embora nem sempre tenham boa dico. Se no perceber, pea para repetir, o importante comunicar, apesar de eventuais dificuldades. Se for necessrio, recorra escrita.

- Se ocorrer alguma situao embaraosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham! E lembre-se: apesar das diferenas, so pessoas como outras quaisquer.

4. Como falar sobre a deficincia?

Outro aspeto que pode afastar os jornalistas do tema a falta de vontade com a terminologia correta a empregar, para no ferir suscetibilidades. Eis um pequeno guia que facilitar a vida aos profissionais: A EVITAR O deficiente (reduz a pessoa sua deficincia) CORRETO Pessoa com deficincia

Surdo-mudo (So rarssimos os casos em que pessoas surdas so tambm mudas muitas no falam simplesmente

Surdo, pessoa surda

45

porque no ouvem, mas no tm qualquer deficincia na fala.)

Invisual ( uma espcie de eufemismo, totalmente desnecessrio) Amblope

Cego, Pessoa cega

Pessoa com baixa viso

Linguagem gestual (Totalmente errado. Trata-se de uma Lngua, consagrada na Constituio da Repblica desde 1997, a par da Lngua Portuguesa) Coxo, manco

Lngua Gestual

Pessoa com mobilidade reduzida

Velhos, idosos

Pessoas idosas, seniores.

Casa de banho para deficientes

Casa de banho adaptada

Ajudas tcnicas (termo a cair em desuso.

Produtos de apoio

Corresponde

Lugares de estacionamento para deficientes

Lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, ou com deficincia (motora)

Co-guia (treinado para acompanhar pessoas com deficincia visual)

Co de assistncia (treinado para dar assistncia a pessoas com mobilidade reduzida, ou com deficincia auditiva)

46

2 Sntese Trabalho O Olhar em palavras Francisco Teotnio Pereira O Olhar em Palavras Adaptao de contedos de Rdio e de Televiso para Pblicos com necessidades Especiais

O Olhar em Palavras um projeto que surge no mbito do Ano Internacional do Voluntariado, que passa pelo envolvimento de profissionais da voz e outros, em regime de voluntariado, para colaborar na produo de contedos de Rdio e Televiso adaptados a Pblicos com Necessidades Especiais, nomeadamente surdos e cegos, mas tambm para idosos, pblico infantil ou comunidades estrangeiras residentes em Portugal.

Sensibilizar a sociedade portuguesa para a temtica da deficincia e promover a entre ajuda e a solidariedade atravs de aes de voluntariado. Promover a colaborao de profissionais da voz, i.e., pessoas cuja atividade profissional implica a utilizao da voz como instrumento de trabalho - Atores, artistas, jornalistas, polticos, cantores, poetas, professores, profissionais da rdio e da televiso, vendedores bem como reformados, estudantes e pblico em geral na produo de contedos adaptados para Pblicos com Necessidade Especiais.

Aumentar a produo de contedos legendados em teletexto e udiodescrio de contedos de televiso atualmente disponveis, utilizando os recursos tecnolgicos existentes e com a colaborao de voluntrios profissionais da voz e outros que se disponibilizem para o efeito, so os objetivos desta proposta.

Para alm da produo dos servios regulares de legendagem e udiodescrio, com o aumento da capacidade de produo poderemos ainda projetar a produo de outros contedos adaptados a pblicos com necessidades especiais, nomeadamente audiolivros e adaptao de

contedos de internet - a transcrio de contedos udio e legendagem de

47

vdeos para surdos e udio-descrio de contedos vdeo para cegos, por exemplo.

Criao de um canal/antena de acesso universal dirigido a cidados cegos, amblopes e com baixa viso. Esta proposta assenta em trs pilares: O Servio Pblico de Rdio e Televiso, na qualidade de promotor e futuro gestor tcnico e operacional do projeto; A Sociedade Civil atravs de aes de voluntariado para a udio-descrio, para a legendagem em direto e para a leitura; Os Organismos Oficiais (ANACOM, ERC), mediante o acesso a um canal /antena dedicado param emisso de contedos adaptados.

A presente proposta pretende produzir diversos tipos de contedos: udiodescrio de programas de televiso (programas preparados e emitidos em direto); Legendagem em teletexto (legendagem assistida de programas emitidos em direto); Produo de audiolivros; Adaptao de contedos de internet - a transcrio de contedos udio e legendagem de vdeos para surdos e udio-descrio de contedos vdeo para cegos.

udio-descrio um processo que assenta na descrio verbal de imagens e de contedos vdeo com emisso em direto numa banda adicional de udio, via rdio ou televiso, em simultneo com a emisso TV.

A oferta de contedos visa uma abrangncia to diversificada quanto o possvel composta por contedos de natureza cultural, pedaggica, informativa, de fico ou cvica a partir de programas de televiso ou rdio ou de produo prpria como a leitura de livros (clssicos, culinria, etc.), leitura de jornais dirios, programas de sade e bem-estar, agenda cultural ou infantis.

A Legendagem em teletexto produzida em direto a partir do contedo televisivo. Este processo utiliza o sistema de reconhecimento automtico da voz para a produo das legendas.

48

Programas de entretenimento ou talkshows, em que o contedo udio resumido e formatado por um tcnico, constituem parte da oferta de contedos a adaptar.

A RTP j detm um importante patrimnio de inovao e de promoo do servio pblico na sociedade portuguesa em geral, e na rea das Acessibilidades em particular, pelo que os recursos tcnicos podero ser assegurados a partir do conhecimento da atual equipa que detm igualmente o domnio das tcnicas de produo e adaptao de contedos.

As aes de voluntariado podero ser provenientes da Sociedade Civil, nomeadamente dos profissionais da voz - Atores, artistas, jornalistas, polticos, cantores, poetas, professores, profissionais da rdio e da televiso, vendedores bem como reformados, estudantes e pblico em geral.

Ao assegurar um servio regular de adaptao de contedos de rdio e de televiso para cidados com Necessidades Especiais, este projeto vem reforar a contribuio da RTP, introduzindo duas novas dimenses: O Voluntariado, uma componente j bastante disseminada nos demais pases desenvolvidos; O envolvimento do Pblico Snior como destinatrio, mas igualmente como agente dinamizador do projeto. Um fator que, numa sociedade com elevado nvel de envelhecimento como a nossa, assume um carter pioneiro nesta rea.

49

3 Sntese Trabalho Boas Prticas de Referncia - Instituto Nacional para a Reabilitao, I.P. Catarina Correia Breve nota introdutria O objetivo essencial deste apontamento relevar, do universo plural dos produtos nos vrios MEDIA portugueses, os que, na nossa opinio, contem marcadores claramente comprovados de conhecimento, inovao e de rigor tcnico na abordagem da Deficincia, dos Direitos e das Capacidades das Pessoas com deficincia e suas famlias.

Importa, desde j, referir que este territrio de boas prticas tem apresentado um desenvolvimento surpreendente, como indicador da progressiva tomada de conscincia social e interesse desta sensvel e complexa problemtica, em Portugal, aproximando-se das dinmicas europeias.

O registo e a visibilidade destas boas prticas so suscetveis de quebrar os preconceitos e discriminaes ainda existentes, bem como podem servir de fonte inspiradora para a gnese e desenvolvimento de projetos ainda mais audaciosos e inovadores.

Temos clara conscincia que o formato deste apontamento, somente pode referenciar o que foi possvel conhecer de forma espontnea, pelo que se sugere a criao de um observatrio especfico para esta matria. A seleo de boas prticas dos MEDIA na deficincia, distribui-se por trs seces distintas:

1. Produtos mediticos dirigidos s pessoas com deficincia 2. Sensibilizao 3. Boas prticas a aguardarem reconhecimento meditico

Trata-se de um documento aberto, de modo a que o recetor deste apontamento possa inscrever outras boas prticas, que ainda no chegaram ao nosso conhecimento, ou que ainda venham a ser desenvolvidas.

50

1. Produtos mediticos dirigidos s pessoas com deficincia Na perspetiva da cultura da infoincluso, luz do direito informao e cultura para todos, selecionamos as seguintes boas prticas: Magazine televisivo CONSIGO Da exemplar parceria entre o INR, I.P. e a RTP, semanalmente, o magazine televisivo CONSIGO, na RTP2, todas as Sextas-Feiras, s 19.00h, d visibilidade s histrias de vida, s capacidades e aos desafios das Pessoas com Deficincia, em sintonia com as conquistas de mudana de atitudes sociais, dos projetos de investigao e das oportunidades de incluso social, em todas as dinmicas da vida em sociedade, incluindo a cultura, desporto, turismo e lazer. Programa SOCIEDADE CIVIL da RTP2 Atravs do formato de mesa redonda, coordenada pela Jornalista Fernanda Freitas, em direto, na RTP2, todos os dias teis da semana, com personalidades competentes, so debatidos os temas sociais mais

emergentes, com impacto na vida dos cidados, incluindo os cidados com deficincia. Destes temas, relevam-se os que se ligam diretamente s questes da sade, educao, empregabilidade, reabilitao, incluso e acessibilidades. Emisses da RTP com udio descrio Via RDP, a RTP emitiu sries portuguesas de grande impacto Conta-me como foi, Pai fora e Cidade despida, com servio de udio descrio, na lgica de servio pblico e da cultura da televiso para todos, incluindo os telespectadores cegos.

Estas experincias pioneiras obtiveram significativo impacto, que importa desenvolver para outras reas da programao televisiva.

51

TV Digital A ZON e Lusomundo, com a aposta na udio descrio, dobragem, traduo para lngua gestual e legendagem, em mais de uma centena de filmes e DVDs, assumiu-se como o primeiro servio de TV digital destinado aos clientes com deficincia visual e auditiva, contribuindo para o

desenvolvimento de produtos culturais inclusivos, no combate infoexcluso. Revista VISO O Grupo Impresa com a verso braille da VISO, e da publicao do Jnior Braille e da Ativa Braille contribui para o desenvolvimento da cultura da infoincluso dos leitores cegos, colocando-os em igualdade de oportunidades sobre os acontecimentos nacionais e internacionais mais emergentes, alm da acessibilidade ao patrimnio dos comentrios e crnicas da atualidade. uma evidncia da cultura da incluso no campo da informao do referido Grupo empresarial. Bibliotecas inclusivas Na rede de bibliotecas municipais do pas e nas bibliotecas escolares, alm da Biblioteca Nacional de Portugal, existem servios especficos de leitura para as pessoas com deficincia visual, com documentao em braille ou com textos ampliados, alm de audiolivros, promovendo a informao e cultura para todos.

O nmero significativo destes servios, que muito prestigiam a leitura especial, tem vindo a contribuir para a elevao cultural e sucesso acadmico das pessoas com necessidades especiais de leitura.

Como boa prtica, entre outras igualmente importantes, na Biblioteca Municipal de Leiria, o Jornal de Leiria est disponvel na verso Braille, de modo a promover a infoincluso dos leitores com deficincia visual, atravs do conhecimento das dinmicas sociais e culturais da comunidade leiriense. Tambm a Biblioteca de Viana do Castelo e Coimbra tm projetos de udio livros.

52

Con(tato) do Espao T Porto A Associao Espao T, com sede na Cidade do Porto, edita uma publicao institucional de referncia, Con(tato), com a incluso simultnea de braille e fotografia, na mesma pgina, alm de formato udio, versando temas de pertinente atualidade, quebrando tabus e preconceitos, com artigos sobre matrias consideradas politicamente incorretas.

Os autores dos artigos so personalidades relevantes do mundo da cultura portuguesa, que concedem elevada qualidade a este projeto da sociedade civil. 2. Boas prticas de sensibilizao A informao inclusiva, pressupe reconhecimento pblico pela excelncia de produtos comunicacionais, a par da exigncia de uma formao

especializada, pelo que referenciamos as seguintes boas prticas: Formao INR, I.P. / CENJOR Anualmente, o INR, I,P, em parceria com o CENJOR Centro de Formao de Jornalistas - promove uma ao de formao especializada para os jornalistas, com qualificados peritos sobre as questes mais emergentes da deficincia, com incidncia nos direitos, tica, acessibilidades e informao para todos. Como resultado do impacto deste projeto formativo, tm surgido reportagens, entrevistas e artigos, nos media, com elevada qualidade e com critrios de dignidade e de incluso. Prmio Dignitas da APD A Associao Portuguesa de Pessoas com Deficincia, APD, tem premiado reportagens jornalsticas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, que podem ser conhecidas no portal desta ONG na Internet. O Prmio DIGNITAS serve de estmulo aos jovens jornalistas para a abordagem inclusiva dos direitos destas Pessoas.

53

Projeto Real Live Media A FENACERCI como entidade parceira de um projeto internacional - Real Live Media sensibiliza e qualifica os jornalistas para a deficincia intelectual. Neste sentido, disponibiliza, no seu portal na Internet, produtos e ferramentas para a formao e tratamento de notcias para as necessidades especiais de informao e comunicao na referida deficincia. FORUM INR, IP. O Frum INR, I.P. consiste em debates mensais, dinamizados por personalidades de reconhecida competncia, sobre temas de primeira linha da deficincia, desde a interveno precoce, educao especial, passando pelas acessibilidades, qualidade de vida e incluso cultural, abertos comunicao social, de modo a desenvolver um pensamento ativo e inovador sobre os Direitos das Pessoas com deficincia. 3. Boas prticas a aguardarem reconhecimento meditico Existem, como noutras reas, boas prticas, que no tm sido

suficientemente mediatizadas, mas que por fora do seu impacto na qualidade de vida e incluso social, de toda a justia referenciar. Portal do INR,I.P. O www.inr.pt salvaguardando todas as normas de acessibilidade, apresentase como uma ferramenta inclusiva de informao, com a preocupao constante de disponibilizar, em tempo real, notcias, projetos e atividades nacionais e estrangeiras, alm de legislao e de boas prticas. Biblioteca Aberta do Ensino Superior BAES Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais do Ensino Superior, a informao e acesso documentao crucial para o seu sucesso acadmico.

Os Gabinetes de Apoio aos Estudantes com Deficincia no Ensino Superior, com o apoio financeiro de Programa Operacional POS Conhecimento, criaram uma biblioteca virtual a partir da Faculdade de Letras do Porto, com mais de
54

3.000 ttulos em Braille, udio e texto integral, permitindo a pesquisa rpida e acessvel atravs da www.baes.up.pt. Coleo Integrar do INR A visibilidade de estudos cientficos contribui para o desenvolvimento de projetos inovadores e para a tomada de medidas de poltica adequadas s reais necessidades das Pessoas com deficincia.

O INR, I.P. publicou na sua coleo:

Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, em Braille

Estudo sobre o impacto da Discriminao com base na Deficincia nas

Mulheres

A Criana Surda e o desenvolvimento da Literacia entre outros.

E-news do INR, I.P. Correspondendo s exigncias da sociedade da informao e do

conhecimento, a e-news do INR, I.P. procura abordar as questes mais inovadoras da deficincia, com a colaborao dos melhores peritos nacionais. Aborda as boas prticas de cada temtica e aponta futuras linhas de ao para problemas novos.

www.ajudas.com De modo a fazer chegar aos pais e s pessoas com deficincia, informaes sucintas e acessveis, este projeto da sociedade civil disponibiliza muita informao til para a qualidade de vida e participao cultural. Guia para utilizadores com necessidades especiais da ANACOM A ANACOM editou o "Guia para utilizadores com necessidades especiais: conhea as solues adaptadas de telefone e Internet", que disponibiliza
55

informaes sobre equipamentos, funcionalidades e servios de telefone fixo, telemvel e internet disponveis em Portugal, com caractersticas que facilitam o acesso e promovem a autonomia desses utilizadores. Acessibilidade ao patrimnio - Rota do Romnico do Vale do Sousa A VALSOUSA, Associao de Municpios do Vale do Sousa - Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paos de Ferreira, Paredes e Penafiel encontra-se a desenvolver o projeto "Rota do Romnico", que integra 21 monumentos representantes deste estilo arquitetnico medieval.

Querendo constituir esta regio e este tema como um destino de excelncia de turismo cultural, este projeto tem, entre outros objetivos, a valorizao do patrimnio, a criao de riqueza e a qualificao / empregabilidade da mo de obra local. Na teia complexa destas vrias linhas de atuao, a acessibilidade do patrimnio, enquanto fator de incluso, no foi esquecida. Encontra-se assim a decorrer, um conjunto de intervenes sob o lema: "Rota do romnico: patrimnio para todos".

Para este efeito, foi efetuado um levantamento exaustivo, relativamente acessibilidade de cada monumento, caracterizando o acesso exterior e a circulao interior, na tica das necessidades das pessoas com deficincia motora.

Paralelamente foi analisada a infoacessibilidade dos materiais de divulgao, bem como dos Centros de Informao do Projeto. Concurso ESCOLA ALERTA O Concurso Escola Alerta do INR, I.P. tem por objetivo envolver os estudantes do Ensino Bsico e Secundrio nos Direitos das Pessoas com deficincia, atravs do diagnstico das barreiras e preconceitos e

apresentando solues exequveis para a resoluo dos problemas, com a participao da Escola e da comunidade envolvente. No ano letivo de 2011/2012 decorre a 9 edio deste concurso, com reformulao dos seus objetivos e reposicionamento nacional.
56

Concluso Reiterando o enunciado na nota introdutria, este apontamento serviu para referenciar boas prticas, a ttulo meramente exemplificativo, de modo a alertar e a reconhecer as dinmicas positivas no territrio temtico media/deficincia, que Portugal tem conhecido nos ltimos tempos.

A par da modernidade e excelncia do ordenamento jurdico referente aos Direitos das pessoas com Deficincia, urge passar rapidamente ao, com projetos inovadores e com impacto direito na qualidade de vida destes nossos concidados, como os que foram objeto da nossa apreciao.

Estamos convictos que a partir deste exerccio de observao e registo de boas prticas, nascer inspirao e motivao suficientes para a expanso e qualificao do universo nacional de boas prticas no mbito

media/deficincia, que muito prestigiaro os Direitos das Pessoas com Deficincia.

57

4 Sntese Trabalho Televiso Digital Terrestre Clia Quico 1. Introduo udio-descrio, legendagem para surdos e lngua gestual so servios de comunicao complementares destinados a pessoas com necessidades especiais, disponveis atravs de sistemas de TV analgica e TV digital. Em Portugal, a legendagem para surdos via teletexto foi lanada a 15 de abril de 1999 pela RTP, tendo a SIC iniciado a disponibilizao deste servio a 6 de outubro de 2003 e a TVI e 30 de outubro do mesmo ano (Godinho, 2006). Ainda em 2003, a RTP1 transmite o primeiro contedo de televiso enriquecido com udio-descrio a 1 de dezembro - o filme Menina da Rdio -, sendo necessrio sintonizar a Onda Mdia da Antena1 para usufruir do servio: um modelo de acesso que se mantm at aos nossos dias. Em abril de 2012, com o desligamento do sinal de televiso analgico terrestre e respetiva substituio integral por sistemas de TV digital anunciam-se novas oportunidades para a melhoria da qualidade dos servios existentes e para o desenvolvimento de novas solues e contedos. O espectro radioeltrico disponibilizado com o fim da transmisso analgica dos quatro canais em sinal aberto vai permitir oferecer novos servios populao portuguesa, nos quais se incluem servios e contedos destinados a pessoas com necessidades especiais.

As questes relacionadas com a acessibilidade e televiso podem ser divididas em dois grandes grupos, de acordo com Mark Magennis (n.d.), do National Council for the Blind of Ireland:

os equipamentos,

os contedos/ programas.

58

Em relao aos equipamentos, h a considerar questes como:

instalao e set-up das caixas (instrues e documentao de apoio, sintonizao dos canais, etc),

operao (menus de configurao, EPG, teletexto, etc),

comandos (ergonomia, nomenclatura nos comandos, legibilidade dos labels, disposio dos botes, reconhecimento tctil dos botes, etc)

J em relao aos contedos, h a considerar questes como:

modos de acesso a servios e contedos para pessoas com necessidades especiais: legendagem para surdos, udio-descrio para cegos, lngua gestual para surdos,

modo de apresentao dos servios e contedos (dimenso do texto legendado, cdigo e cores do texto, dimenso do PIP para lngua gestual, leitores de texto para voz, etc),

qualidade dos contedos apresentados (guio, texto legendado, volume de som da banda de udio-descrio, etc).

59

Figura 1: Legendagem para surdos, EEN (Blgica)

Na discusso de polticas, estratgias e implementao necessrio um conjunto de ferramentas estratgicas, defende Peter Looms (2011a). Este especialista em acessibilidade e TV digital, identificou os seguintes desafios principais no mbito da TV e acessibilidade:

1.

Otimizar os servios de acessibilidade em televiso em operao,

2.

Dar escala oferta e uso de servios de acessibilidade em televiso,

3.

Demonstrar provas de conceito para novos servios e para servios antigos em novas plataformas,

4.

Olhar para os dados demogrficos e as suas implicaes para a televiso no mdio e longo prazo.

Em relao a projetos de standartizao de mbito europeu relevantes, h a destacar o projeto DTV4All <http://www.psp-dtv4all.org/>, financiado pela Unio Europeia, com o objetivo de facilitar a disponibilizao de servios de acessibilidade atravs de sistemas de TV digital na Europa.

Figura 2: Lngua gestual em canal virtual, DR2 (Dinamarca)

60

Outra iniciativa digna de destaque o e-Accessibility Toolkit (Narasimhan, 2010) <http://www.e-accessibilitytoolkit.org >, destinado aos responsveis polticos pela implementao da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Este conjunto de recomendaes resultou do trabalho conjunto do International Telecommunications Union (ITU) e do Global Initiative for Inclusive Information and Communication Technologies (G3ict), com o contributo de mais de 60 especialistas internacionais em acessibilidade e as tecnologias de informao e comunicao. Dos diversos recursos listados sobre a matria especfica da televiso e acessibilidade, de referir os seguintes:

Ofcom - Guidelines on the provision of television access services Disponvel online em: http://stakeholders.ofcom.org.uk/broadcasting/guidance/otherguidance/tv_access_serv/guidelines/

Ofcom - Audio Description makes the story clearer: A guide to AD services and technology Disponvel online em: http://stakeholders.ofcom.org.uk/broadcasting/guidance/techguidance/audiodescription/

Jim Slater -Accessible Television Guidelines; Tiresias Disponvel online em: http://www.tiresias.org/research/guidelines/television/index.htm

RNIB - Information for Television Professionals Disponvel online em: http://www.rnib.org.uk/professionals/solutionsforbusiness/tvradiofilm/Pag es/tv_film.aspx

61

Algumas questes a serem alvo de aprofundamento e discusso:

O que pode ser feito atualmente para tornar a televiso mais acessvel aos portugueses com necessidades especiais?

Quais as recomendaes essenciais e as recomendaes desejveis a propor para cada um dos principais tipos de servios (lngua gestual, legendagem para surdos, udio-descrio) e para os principais aspetos relacionados com os equipamentos descodificadores de TV digital (caixas descodificadoras, comandos, menus de configurao, guia de programao eletrnico)?

Quais os novos servios (leitor de texto para voz, reconhecimento de voz como input, etc) e plataformas emergentes (IPTV, STB hbridas, etc) que podem oferecer uma experincia enriquecida de televiso a pessoas com necessidades especiais?

Quais os custos de produo e manuteno dos diferentes tipos de servios de acessibilidade param televiso?

Como produzir e fornecer servios de acessibilidade para televiso numa base sustentvel?

2. Proposta O Plano Plurianual aprovado pelo Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicao Social (ERC, 2009) definiu um conjunto de obrigaes que visavam permitir o acompanhamento das emisses por pessoas com necessidades especiais. Porm, a aplicao deste plano est suspensa, devido a uma providncia cautelar interposta pela TVI em incios de 2010.

62

Entre as diversas obrigaes constantes no Plano Plurianual destaque para a garantia por parte dos servios de programas generalistas de acesso no condicionado livre de oito horas semanais de programas de fico ou documentrios com legendagem especificamente destinada a pessoas com deficincia auditiva, no horrio compreendido entre as 8h00 e as 02h00.

Ainda, estes deveriam garantir trs horas semanais de programas de natureza informativa, educativa, cultural, recreativa ou religiosa com interpretao por meio de lngua gestual portuguesa, incluindo, com periodicidade semanal, a interpretao integral de um dos servios noticiosos do perodo noturno, bem como uma hora e trinta minutos semanais de programas de fico ou documentrios com udio-descrio.

Porm, face reao ao Plano Plurianual por parte da TVI e SIC, em alternativa apresentao de um conjunto de recomendaes e/ ou normas, gostaria de propor a seguinte abordagem:

- apresentar o enquadramento e metodologia descrito no relatrio Making Television Accessible (Looms, 2011b) como um ponto de partida para o trabalho em conjunto com todos os principais stakeholders, em particular, com os canais de televiso e operadores de TV digital, para obter o seu envolvimento no processo de elaborao das recomendaes e mesmo metas a atingir no mbito do acompanhamento das emisses por pessoas com necessidades especiais. Deste modo, talvez seja possvel obter o necessrio equilbrio entre o ideal e o exequvel no curto-mdio prazo. 3. Projetos de investigao relacionados com TDT e Acessibilidade

Tal como foi referido no decorrer das reunies de trabalho, a Universidade Lusfona tem vindo a promover projetos de investigao com relao direta com as temticas em discusso pelo presente grupo de reflexo. Em particular, o projeto ADOPT-DTV: Barreiras adoo da televiso digital no contexto da transio da televiso analgica para o digital (PTDC/CCI-COM/102576/2008) teve por objetivo compreender quais so os fatores mais significativos para a
63

adoo e rejeio da TV digital por parte da populao Portuguesa, com enfoque nas populaes mais idosos, com baixas habilitaes acadmicas e com necessidades especiais. O ADOPT-DTV teve incio em abril de 2010, tendo sido concludo em outubro de 2011. Dos quatro estudos empricos, de destacar o estudo de usabilidade, cujo objetivo principal foi o de proceder anlise comparativa da eficcia e satisfao de alguns equipamentos de receo de televiso digital terrestre (TDT) disponveis no mercado portugus. Na constituio da amostra foi dada particular ateno ao recrutamento de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e a pessoas com necessidades especiais. A amostra do estudo foi de convenincia, sendo constituda por 20 participantes adultos (n=20), 10 homens e 10 mulheres, cinco com idades inferior a 65 anos, cinco com idade superior a 65 anos, cinco com deficincia auditiva grave e cinco com deficincia visual grave. Os testes de usabilidade decorreram Universidade Lusfona, nas instalaes do CICANT, de julho a setembro de 2011.

De notar que a totalidade dos participantes com deficincia auditiva afirmou utilizar o servio de legendagem e o servio da RTP. Sobre qual a melhor forma de tornar acessveis os contedos de televiso a pessoas surdas, trs dos cinco participantes surdos afirmaram preferir a legendagem, por ser mais prtica, enquanto que dois dos participantes afirmaram ter preferncia pela lngua gestual, porque a legendagem pode no ser a melhor soluo no caso da pessoa surda ser analfabeta ou ter dificuldade em ler. J em relao udio-descrio, quatro dos cinco participantes com deficincias visuais profundas afirmaram que utilizam, mas espaadamente, o servio de udiodescrio da RTP. Os resultados principais do ADOPT-DTV esto detalhados no relatrio final de projeto, sendo devidamente suportados nos dados e achados dos estudos empricos que integram o projeto de investigao. Todos os estudos e demais documentao esto publicados no web site do projeto:

http://adoptdtv.ulusofona.pt/

64

1. Posse de TV em sinal aberto e de TV por subscrio

- A percentagem da populao de Portugal Continental que recebe exclusivamente televiso em sinal aberto deve situar-se prximo dos 38%, em setembro de 2011.

1.a. os indivduos com TV paga em Portugal so sobretudo jovens adultos e adultos de meia idade, mais propensos a ter nveis mais elevados de educao e a pertencer a grupos de status mais alto (A/ B/ C) e menos propensos a ter algum tipo de deficincia (visual, auditiva ou de mobilidade).

1.b. os indivduos sem TV paga em Portugal so mais propensos a ter mais de 55 anos de idade, a possuir baixos nveis de habilitaes acadmicas e um baixo status (D/ E) e, finalmente, a possuir algum nvel de deficincia (auditiva, visual ou de mobilidade). 2. Tipo de acesso a TV em sinal aberto

- Verifica-se que a receo de TV analgica terrestre se mantm como largamente dominante junto dos Portugueses sem TV paga, sendo o acesso TDT pouco expressivo, estimando-se em setembro de 2011 que 35% da populao de Portugal Continental possa ser afetada com o desligamento do sinal de TV analgico terrestre. 3. Conhecimento sobre a TV digital e TDT

- Estima-se que a maioria dos Portugueses j tenha ouvido falar em TV digital e em TDT, mas que na maior parte dos casos tenham dificuldades em definir ou caracterizar estas tecnologias.

4. Vantagens e desvantagens associadas TV digital


65

- A reduzida perceo das vantagens e desvantagens associadas TV digital e TDT a situao mais comum verificada, sendo o custo identificado como a principal desvantagem e a melhoria da qualidade de imagem e som percebida como a principal vantagem. 5. Conhecimento sobre o desligamento do sinal de TV analgica terrestre

- Estima-se que a maioria da populao Portuguesa desconhea qual a data prevista do desligamento do sinal de TV analgica terrestre, a 3 meses do incio do switch-off. 6. Conhecimento do que deve ser feito para continuar a ter TV em sinal aberto

- Verifica-se um baixo nvel de conhecimento sobre as questes prticas relacionadas com a receo de TDT, sobretudo no caso dos Portugueses sem TV paga em casa. 7. Inteno de aquisio de equipamentos ou servios de acesso a TV digital e TDT

- Estima-se que perto de metade dos Portugueses sem TV paga estejam indecisos quanto obteno de equipamentos ou servios de TV digital, a 3 meses do incio previsto do desligamento da emisso de TV analgica terrestre. 8. Motivos para ter TDT

- Verifica-se que os benefcios associados presente oferta de TDT tm pouco peso na respetiva inteno de adoo, sendo o corte da emisso de TV analgica terrestre apontado como o principal motivo para ter TDT.
66

9. Barreiras adoo de TV digital e TDT

- Os custos e as questes prticas so das principais barreiras obteno de TV digital - e TDT em particular para os Portugueses sem TV paga em casa. 10. Adoo de TV digital perfis

- Propem-se quatro perfis de adopters de TV digital em Portugal, considerando a posse de TV paga e a inteno de uso de TV digital: 10.a. Grupo J Adotou (espectadores com TV paga por cabo, DTH, IPTV, fibra-tica e outras tecnologias) - sobretudo jovens adultos e adultos de meia-idade, mais propensos a ter nveis mais elevados de educao e a pertencer a grupos de status mais alto e menos propensos a ter algum tipo de deficincia (visual, auditiva ou de mobilidade); 10.b. Grupo Adota (espectadores de TV em sinal aberto que esto a considerar comprar uma caixa descodificadora ou televisor com TDT integrado ou ento subscrever um servio de TV paga para continuar a ver televiso em casa) - so mais propensos a serem homens, a terem idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, a possurem habilitaes acadmicas elevadas e menos propensos a ter algum nvel de deficincia (visual, auditiva ou motora); 10.c. Grupo Em Dvida (espectadores de TV em sinal aberto que no sabem ou no responderam qual a sua inteno de aquisio de TV digital) - existe uma maior probabilidade de serem mulheres, a terem baixas habilitaes acadmicas e possurem um nvel significativo de deficincia (visual, auditiva ou motora); 10.d. Grupo No Adota (espectadores de TV em sinal aberto que alegam no ter inteno em adotar TV digital) - so mais propensos a terem mais de 55 anos de idade, a possurem um baixo nvel de
67

habilitaes acadmicas (instruo primria completa ou menos) e a terem um nvel significativo de deficincia (visual, auditiva ou motora). Hiptese principal do projeto de investigao

- Verificou-se a validao da hiptese principal do projeto de investigao, em que no contexto da transio da TV analgica-digital, a adoo da TV digital est significativamente condicionada por fatores de expectativa de desempenho, expectativa de esforo e influncia social, com forte probabilidade de rejeio significativa por parte de segmentos da populao com idade mais avanada, com menores habilitaes acadmicas e com necessidades especiais. Relatrio Final do Projeto ADOPT-DTV http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-relatoriofinalout2011 Relatrio ADOPT-DTV: Estudo Etnogrfico + anexos http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-estudoetnograficoout2011 http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-estudoetnograficoanexosout2011 Relatrio ADOPT-DTV: Entrevistas com Stakeholders + anexos http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-entrevistasstakeholdersout2011 http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtventrevistasstakeholdersanexosout2011 Relatrio ADOPT-DTV: Inqurito Quantitativo" http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-inqueritoquantitativoout2011 Relatrio ADOPT-DTV: Estudo de Usabilidade http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-estudousabilidadeout20119926613

68

Relatrio A transio para a televiso digital terrestre: experincias da Dinamarca http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-loomsasodsoportugalmar2011 Relatrio Estado da Arte na Europa http://www.slideshare.net/cquico/adopt-dtv-digitalswitchovereurope BIBLIOGRAFIA ERC (2009) ERC define obrigaes das emisses para pessoas com necessidades especiais. Site ERC. Disponvel online: http://apollo.atomicdns.com/~ercfront/index.php?op=vernoticia&nome=noticias_ tl&id=256

Godinho, F. (2006) Acessibilidade da Televiso para Pessoas com Deficincia. Site Acesso- UMIC. Disponvel online: http://www.acesso.umic.pt/tv.htm

Looms, P. O. (2011b) Making Television Accessible. (to be published)

Looms, P. (2011a) The Future of DTV Access services. ITU report. Disponvel online: http://www.itu.int/dms_pub/itut/oth/06/42/T06420000030007PDFE.pdf

Magenis, M. (n.d.) e-Accessibility Policy Toolkit for Persons with Disabilities Televison. Joint ITU/G3ict Toolkit for Policy Makers Implementing the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. Disponvel online:: http://www.e accessibilitytoolkit.org/toolkit/technology_areas/television

Narasimhan, N. (ed.) (2010) e-Accessibility Policy Handbook for Persons with Disabilities. ITU, G3ict & Centre for Internet and Society. Disponvel online: http://g3ict.com/resource_center/eAccessibility%20Policy%20Handbook

69

Quico, C. (2005) Acessibilidade e Televiso Digital e Interativa: o caso particular do servio de udio-Descrio destinado a pessoas invisuais ou com deficincias visuais graves, in AAVV, Estratgias de Produo em Novos Media, Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas/ MEDIA Program. ISBN: 9728881-08-8. Disponvel online: http://www.esnips.com/doc/3ddf0ddf-d29f-4fe8-a252540a4521cca7/Quico_2005_AcessibilidadeTVDigital

70

5 Sntese Os Media Portugueses na Internet: Acessibilidade dos contedos Web da imprensa escrita, radiofnica e televisiva segundo as WCAG 1.0 do W3C. Jorge Fernandes56 Programa ACESSO da UMIC Agncia para a Sociedade do Conhecimento, IP jorge.fernandes@umic.pt

"Encorajar os meios de comunicao social, incluindo os fornecedores de informao atravs da Internet, a tornarem os seus servios acessveis s pessoas com deficincia" (art. 21 da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia).

Introduo O presente artigo uma sntese do documento Os Media Portugueses na Internet: Acessibilidade dos contedos Web da imprensa escrita, radiofnica e televisiva segundo as WCAG 1.0 do W3C (Identificao dos principais Requisitos Tcnicos). que pode ser consultado em:

http://www.acesso.umic.pt/estudos.htm.

presente

artigo

apenas

contm

uma

sntese

dos

resultados

recomendaes. A metodologia deve ser consultada no documento original. A recolha dos dados foi efetuada entre maro e agosto de 2011.

Resultados / Recomendaes A primeira concluso que possvel retirar da anlise presena online aos 11 rgos de Comunicao Social (OCS) analisados a de que nenhum dos stios Web se encontra em conformidade para com as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 1.0 do World Wide Web (W3C). De todos os stios, apenas o da RTP tem afixado o smbolo de acessibilidade Web na

56

Apresentado no Colquio Media e Deficincia em 28 de setembro 2011.

71

primeira pgina, denotando explcita preocupao com a matria da acessibilidade. Utilizando o ndice web@x57, que nos permite uma classificao mais fina das prticas encontradas, verificamos que os contedos disponibilizados pelos operadores de televiso esto melhores do que os apresentados pelas estaes de rdio, e estes melhores que os apresentados pela imprensa escrita. Contudo, o nvel geral de acessibilidade baixo. Figura 1: ndice web@x escala de 0 a 10 (*)

(ndice produzido pelo validador automtico de acessibilidade web: eXaminator)

(*) as prticas so tanto melhores quanto mais prximo estivermos da nota 10.

O baixo nvel geral de acessibilidade bastante evidente na forma como as diferentes empresas de media tratam aquilo a que podemos designar de elemento chave da sua oferta. Ou seja, no caso da Televiso referimo-nos ao vdeo, no caso da Rdio ao udio e no caso da Imprensa Escrita s publicaes em formato digital. No caso do vdeo, os 3 canais de televiso observados usam a tecnologia Flash para a sua difuso online. No s o vdeo est em Flash como tambm a interface de controlo do vdeo usa este formato. Isto inviabiliza o controlo do

57

web@x, l-se web [at] eXaminator. Trata-se de um ndice produzido pelo validador de acessibilidade Web. Classifica as prticas de acessibilidade encontradas de 0 a 10, sendo que 10 corresponde a uma boa prtica. O validador eXaminator pode ser consultado em http://www.acesso.umic.pt.

72

vdeo por quem apenas pode usar o teclado. Aconselha-se a explorao de players que sejam dispositivo-independentes. Vejam-se Interfaces vdeo com controlo via javascript58 ou ento explorem-se as interfaces vdeo para HTML559. Relativamente ao vdeo, foram localizadas algumas prticas de aplicao de Lngua Gestual Portuguesa (LGP) online nos 3 canais. No entanto, qualquer um deles limita-se a ter online uma cpia do que foi transmitido na emisso televisiva. Aconselha-se a separar o vdeo que contm a LGP do vdeo principal e a servi-lo na Internet pelo menos em meio ecr. No campo da legendagem de vdeo online apenas foi localizada a iniciativa da RTP, a qual disponibiliza online as transcries automticas dos noticirios e inclusivamente a sua sincronizao com os respetivos vdeos.

No caso do udio, elemento chave das estaes de rdio, enriquecer os transistores online com a introduo de LGP e/ou legendagem seria uma forma de fazer chegar a rdio comunidade surda muito til para noticirios e programas de entrevista. A legendagem poderia igualmente ser aproveitada para disponibilizar uma transcrio textual das peas udio arquivadas til para pessoas surdas mas tambm para qualquer pessoa que pretenda efetuar pesquisas das peas udio. Esta uma prtica que o programa Em nome do ouvinte, da Antena 1, manteve durante o mandato dos dois primeiros provedores.

J no caso das publicaes digitais que constituem a oferta da Imprensa Escrita, a anlise revelou que existe uma proliferao de formatos e que, num setor onde os profissionais de formatao so de extrema importncia, a estrutura e a facilidade de navegao das edies em papel ainda no chegaram ao digital, principalmente quando as mesmas so vistas no pelo olho humano mas pelas tecnologias, nomeadamente pelas tecnologias de apoio que medeiam a leitura de pessoas com necessidades especiais. Por um

Uma interface de um player de vdeo controlado com teclado: http://www.povidi.com/YourTube/vid.py?id=g8bbkT5H_DY.


59 58

VoiceOver no Lion: Cegos leem legendas do documentrio Dividocracia diretamente do vdeo: http://universalaccess.blogspot.com/2011/07/voiceover-no-lion-cegos-leem-legendas.html.

73

lado, os mecanismos de navegao demonstraram ser uma barreira de acesso aos artigos e por outro, os textos dos prprios artigos no so lidos pelos leitores de ecr usados por pessoas cegas. Contudo, esta constatao no se aplica de igual forma a todas as publicaes analisadas. Nas edies em verso ePaper (Expresso, Pblico, Jornal de Notcias) possvel ler o contedo dos artigos com leitores de ecr (usando braille e/ou sintetizadores de fala) mas praticamente impossvel folhear o jornal. Na nova edio digital do Expresso para computador em formato JPEG impossvel navegar e ler os artigos. O mesmo sucede no Semanrio Sol em formato FlashPaper. O Pblico o nico peridico a manter uma edio especialmente desenhada para pessoas com deficincia da viso trata-se da edio Magoo e os testes efetuados revelaram bons resultados quer com dispositivos braille,

sintetizadores de fala e mesmo ampliao de carateres efetuada recorrendo s funcionalidades do browser. Na aplicao para iPad do Expresso disponvel para subscritores, a navegao igualmente impossvel para utilizadores cegos e a leitura s possvel em alguns artigos. No caso da aplicao do Jornal de Notcias para iPad verifica-se que o mesmo incorpora inclusivamente um sintetizador de fala para a leitura dos artigos, mas a navegao e mesmo a leitura com o leitor de ecr do dispositivo possvel mas difcil.

Uma das interessantes descobertas do presente estudo, no que diz respeito imprensa escrita, est relacionada com o acesso s edies disponveis gratuitamente para iPhone, por parte de pessoas com deficincia da viso. De notar que as aplicaes podem igualmente ser instaladas no iPad, com vantagens adicionais, principalmente para pessoas com baixa viso. Assim, possvel aceder aos contedos destas aplicaes em braille, atravs de sintetizador de fala e ainda atravs de ampliao de carateres. Deixa-se abaixo o quadro sntese das publicaes analisadas e que cumprem os requisitos de acessibiidade enumerados.

No que diz respeito a este novo canal de distribuio de publicaes digitais que servido via tablet e/ou smartphone, a concluso no deixa de ser interessante: os contedos gratuitos tm altos nveis de acessibilidade; os contedos para os quais preciso uma subscrio no so compatveis com
74

as tecnologias de apoio existentes nos dispositivos. A recomendao tambm ela evidente: urgente que as empresas de media produzam contedos compatveis com as tecnologias de apoio disponveis nos dispositivos mveis, nomeadamente o leitor de ecr VoiceOver e o ampliador de carateres Zoom.

Tabela 1: Media online em Portugal: as Aplicaes Mais Acessveis a Pessoas com Deficincia da Viso (pessoas cegas ou pessoas com baixa viso) Ampliao Peridico Dirio de Notcias Jornal de Notcias Expresso Pblico revista Viso online revista Caras revista AutoSport VoiceOver Zoom texto incorporado Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No No No No No de

Mas se os elementos chave referenciados at agora so importantes, no menos importante a forma como outros elementos so afixados nos stios Web dos Media.

No caso das imagens, verifica-se que 83% das 1279 imagens analisadas nos 11 stios Web tm uma legenda. So bons exemplos, na generalidade, de legendagem de imagens, a RTP, a TVI, o Expresso e o Pblico. No entanto, a amostra global revela um conjunto vasto de legendas incorretas, colocando por exemplo endereos de URL no local das legendas (ver figura 2), imagens que so simultaneamente links e que tm uma legenda vazia, e mesmo imagens que so simultaneamente links e que no tm sequer legenda (ver figura 3).

75

Fig. 2: imagem do logotipo da estao SIC com a inexplicvel legenda http://sic.sapo.pt/config/config_master/config_master_header/2011/02/01/ logo_sic.png/BINARY/original/logo_sic.png"

Fig. 3: barreiras graves: (a) imagens menu sem legendas; (b) lettering grfico "Siga-nos no FaceBook" sem legenda; (c) legendas erradas Podcast" est legendado por RSS.

Excerto da Homepage da Rdio Renascena.

O uso de tabelas layout uma tcnica que deve ser evitada quando se pretende um stio Web com bons nveis de acessibilidade. Dos 11 stios web observados verifica-se que cerca de metade usam esta tcnica para formatar as suas pginas, principalmente os stios ligados s rdios e aos jornais. No caso dos jornais, s o Correio da Manh faz uso de mais de 100 tabelas layout por pgina. Na generalidade, as pginas que usam tabelas layout para formatar os seus contedos tm tendncia para se apresentarem s tecnologias de apoio como se fossem montes de texto (i.e. completamente desestruturadas): sem identificao de cabealhos, de pargrafos, de listas, etc. Para alm do
76

Correio da Manh, j citado, o stio da TSF outro exemplo desta tcnica com 12 tabelas layout por pgina (ver figura 3). Rdio Renascena e Antena 1 no usam tabelas layout e ainda fazem uma separao clara entre a estrutura (marcada em xHTML) e o estilo (marcada na CSS externa).

Fig. 4: Um stio baseado em tabelas layout tem tendncia a apresentar-se como um "monte" de texto quando linearizado. Na imagem temos um "menu" de opes. Deveriam estar marcados como listas (<ul>). Retirado da Homepage da TSF.

A falta de marcao da estrutura dos documentos hoje um dos obstculos mais graves para quem usa tecnologias de apoio. Em matria de marcao de cabealhos nenhum dos 5 jornais usa de forma correta a marcao de cabealhos. O mesmo se passa ao nvel da rdio. A Rdio Renascena no marca um nico cabealho nos seus contedos. A Antena 1 tem 21 cabealhos de nvel 1 marcados por pgina e na TSF o <H1> chega a aparecer 59 vezes! De notar que as regras aconselham um cabealho de nvel 1 por pgina.

No que diz respeito marcao de listas, que indiciam listas de opes como o caso dos menus, verifica-se que o Pblico tem 61% dos seus links marcados como listas. O Correio da Manh tambm aparece com um valor interessante: 43%. J o Sol e o Jornal de Notcias tm uma fraca marcao de listas, o que pode inferir que a informao se encontra amontoada quando linearizada.

77

No caso da Televiso, h uma tendncia para a disponibilizao de menus tipo painel, extremamente pesados e grandes, que obrigam, na impossibilidade de os simplificar, pelo menos a estrutur-los corretamente. Isto permitir ao utilizador efetuar estratgias de leitura no linear, posicionando-se mais rapidamente nas partes da informao que deseja. Dentro desta lgica, aconselha-se a implementar no topo das pginas o link saltar para o corpo principal da pgina, o qual permitir ao utilizador posicionar-se, de forma rpida, na informao principal da pgina, ultrapassando com um s passo os mecanismos de navegao disponveis e que tm tendncia a repetir-se em todas as pginas.

O problema dos links em branco ou dos links no compreensveis fora do contexto proliferam nas edies dos jornais online. O semanrio Expresso apresenta 15 links completamente em branco ( ). O Pblico tem 9. O JN tem 7. O Sol tem 2. O Correio da Manh chega aos 35 links brancos. Mas a rdio tambm no est isenta deste problema. Veja-se a figura abaixo que retrata uma situao grave no stio web da TSF e diga-se que a pgina de entrada da Rdio Renascena tem tambm 13 links brancos.

Fig. 5: Uma das imagens com legenda branca. Como saber que este o boto que permite ouvir a emisso em direto? (retirada da Homepage da TSF)

Quanto marcao do idioma principal das pginas apenas a RTP, o Jornal de Notcias e o Expresso contm uma marcao explicita do idioma portugus. J a marcao da mudana de idioma ao longo da pgina, ningum usa. De notar que esta ltima um ponto de verificao de prioridade 1, ou seja faz parte dos requisitos mnimos de acessibilidade.

Constatou-se que 40% das pginas fazem uso de contedos disponveis em tecnologia Flash, os quais representam, na maior parte das vezes, autnticas caixas negras para quem usa tecnologias de apoio.
78

Constatou-se igualmente que os 11 OCS observados no respeitam a gramtica de marcao de HTML e CSS do W3C. Nenhuma pgina passa nos validadores de HTML e CSS do W3C.

79

III Parte Colquio Media e Deficincia

O Colquio Media e Deficincia foi o ponto alto do conjunto de atividades propostas pelo Grupo de Reflexo, e teve lugar no dia 28 de setembro, no auditrio Agostinho da Silva da Universidade Lusfona, em Lisboa.

A abertura do evento esteve a cargo de Srgio Gomes da Silva, diretor de servios do Gabinete para os Meios de Comunicao Social (GMCS), que deu as boas vindas aos presentes, agradecendo a sua disponibilidade e interesse para fazerem parte deste momento dedicado ao debate e partilha de ideias. Explicou ainda que esta iniciativa nasceu da atividade do Grupo de Reflexo Media e Deficincia, composto pelo GMCS, Universidade Lusfona, ANACOM Autoridade Nacional de Comunicaes, ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social, Instituto Nacional para a Reabilitao INR I.P., RTP, e UMIC Agncia para a Sociedade do Conhecimento, bem como por diversos jornalistas, investigadores e professores universitrios das reas das cincias da comunicao e da reabilitao, criado com o objetivo de analisar a temtica e promover a discusso sobre a forma como os media transmitem a imagem das pessoas com deficincia, bem como as acessibilidades existentes neste campo para os cidados que tm alguma limitao.

Manuel Jos Damsio, diretor do departamento de Cinema e Multimdia da Universidade de Lisboa, mostrou-se bastante satisfeito e honrado com a parceria entre a Universidade Lusfona e o Grupo de Reflexo, agradecendo tambm a presena de todos.

Seguidamente, Srgio Gomes da Silva fez a apresentao do primeiro Keynote Speaker, Peter Looms, especialista em acessibilidade audiovisual e presidente do Focus Group sobre Acessibilidade dos Meios Audiovisuais da Unio Internacional das Telecomunicaes, como uma das pessoas com mais conhecimentos nestas matrias.

80

A incapacidade funcional das pessoas em ver televiso foi um dos enfoques da apresentao deste investigador. Peter Looms coloca o conceito de deficincia de uma forma mais lata, abrangendo no s as pessoas surdas ou cegas, mas tambm as que tm alguma incapacidade em ver televiso, seja por questes relacionadas com a idade, sociais ou de migrao. Prope pequenos gestos que podero fazer a diferena na vida destes cidados, por exemplo, limpar as lentes dos culos ou melhorar o contraste e nitidez da imagem. Abordou tambm o tema da passagem para a TDT, e a necessidade de ter em conta as pessoas mais idosas e as que no falam a lngua oficial ou nacional do pas. Focou ainda o tempo muitas vezes limitado dos programas que so acessveis s pessoas com deficincia, e a evoluo tecnolgica que tem existido no que diz respeito s acessibilidades. Peter Looms explicou ainda que a Unio Internacional de Telecomunicaes deu o seu prprio contributo para o trabalho a nvel mundial atravs da criao de um Focus Group chamado Acessibilidade Media Audiovisual - FG AVA60. Este grupo de trabalho tem por objetivo explorar a acessibilidade dos media digitais para identificar aes que podem ser adotadas pela UIT para tornar realidade a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. O objetivo recomendar uma srie de aes que podem ser adotadas pela UIT e que iro realmente fazer a diferena para o sistema digital de acessibilidade de media em todo o globo. Apelou a quem quiser juntar-se ao grupo para o fazer, pois a adeso gratuita e o trabalho exige apenas computador e internet61.

De seguida, fez-se um intervalo de meia hora para coffee break e convvio entre os participantes.

O primeiro painel dedicado ao tema Acessibilidades aos Media, deu incio por volta das 11h45, com a moderao da jornalista Laurinda Alves, que apresentou o primeiro participante, Rui Silva Lopes, diretor de planeamento e relaes institucionais da SIC, que manifestou o cumprimento desta televiso

60

http://www.itu.int/en/ITUT/focusgroups/ava/Pages/default.aspx.
Apresentao de Peter Looms disponvel nas pginas 92-105.

61

81

com todas as obrigaes relativamente a este assunto e que a mesma no pode de forma alguma estar em p de igualdade com o servio pblico. A verba disponibilizada pelo governo para a RTP no pode ser comparada ao oramento que a SIC tem disponvel para dedicar a esta questo.

Jorge Fernandes, responsvel pelo Programa Acesso da UMIC - Agncia para a Sociedade do Conhecimento, IP, apresentou uma sntese do seu trabalho com o ttulo: Os Media Portugueses na Internet: Acessibilidade dos contedos Web da imprensa escrita, radiofnica e televisiva segundo as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 1.0 do World Wide Web (W3C), concluindo que dos onze stios Web analisados nenhum disponibiliza os seus contedos em conformidade com os requisitos mnimos de acessibilidade. No entanto, os contedos online dos operadores de televiso esto melhores do que os disponibilizados pelas estaes de rdio, e estes ltimos melhores que os apresentados pela imprensa escrita online. Dos diversos equivalentes alternativos produzidos pelos operadores de televiso de suporte s suas emisses televisivas, a saber Lngua Gestual Portuguesa, legendagem e udio-descrio, apenas a Lngua Gestual chega Internet, mas por cpia direta da emisso original, resultando num frame de LGP com dimenses extremamente reduzidas e sem possibilidade de o descolar do vdeo de forma a ser ampliado. Ainda na televiso, apenas a RTP disponibiliza online transcrio textual das notcias, recorrendo para o efeito a um sistema automtico de reconhecimento de voz para obteno dos respetivos textos.

Relativamente rdio, apenas foram localizadas transcries textuais para o programa Em nome do ouvinte (Antena 1), todavia foram descontinuadas com a entrada em funes do mais recente provedor do ouvinte. J na imprensa escrita, o jornal Pblico o nico que disponibiliza uma edio especificamente desenhada para pessoas com deficincia da viso - a edio Magoo. Na imprensa escrita a distribuio via tablets e/ou smartphones constitui uma nova oportunidade de acesso s edies dirias de jornais por parte de pessoas com deficincia, contudo o estudo revela incompatibilidades graves entre a forma como os contedos esto a ser produzidos e as tecnologias de apoio que acompanham estes dispositivos de origem - por
82

exemplo, nenhuma das verses pagas totalmente compatvel com o leitor de ecr VoiceOver (existente no iPad e no iPhone) que permite a que pessoas cegas tenham acesso direto aos contedos dos jornais, em braille ou atravs de sntese de fala. Curiosamente, o estudo revela ainda que a generalidade das verses gratuitas da imprensa portuguesa disponibilizada para estes dispositivos permite um acesso integral ao contedo por parte de pessoas cegas.

Deodato Guerreiro, professor universitrio e diretor do mestrado em comunicao alternativa e tecnologias de apoio da Universidade Lusfona, falou na primeira pessoa sobre as dificuldades que sentem as pessoas portadoras de deficincia, sendo ele prprio algum que passou por essas dificuldades, devido sua deficincia visual. Falou na acessibilidade dos arquivos Web da rdio, trabalho levado a cabo por si e por colaboradores seus, frisando que existe ausncia de indexao que esteja disponvel nas diferentes matrias, nomeadamente a deficincia. Deodato Guerreiro mostrou-se muito agradado por este assunto estar a ser abordado na praa pblica. Focou a grande importncia que os media tm na sociedade atual, em especial no que diz respeito imagem que estes transmitem das pessoas com necessidades especiais. Para este professor, na medida em que os media so o principal veculo no s de informao mas tambm de formao, tm o dever de colocar esta temtica na esfera pblica.

Seguidamente, Paulo Soares, diretor de audimetria da TVI, fez um breve resumo do que a sua estao tem feito no sentido de fornecer contedos acessveis. Referiu que em 2003 forneceu 250 horas com apoio para as dificuldades auditivas, e em 2010 o nmero aumentou para mil horas. Salientou que parece um nmero grande mas que no o , e que todo o apoio pequeno para o que pode ser considerado o nvel certo. No entanto, representam quinze por cento da programao da TVI. Acrescentou que o que se faz neste momento do ponto de vista tecnolgico o que possvel com a difuso analgica, isto porque temos um processo que vem a caminho que se chama Televiso Digital Terrestre (TDT). A chegada da TDT vai

83

permitir criar de forma mais rpida elementos de suporte aos contedos da cultura televisiva, salientou.

Ana Silva, intrprete de lngua gestual portuguesa focou as dificuldades sentidas no quotidiano pelas pessoas com deficincia auditiva que se assumiram como o tema central desta apresentao. Lembrou que a Lngua Gestual Portuguesa uma lngua, da comunidade surda portuguesa e que est reconhecida na constituio, com gramtica e lxico prprios. No entanto, os jornais continuam a escrever Lngua gestual, facto que ofensivo para os surdos e para o prprio estatuto da lngua. Referiu que alm do teletexto, utiliza-se tambm os intrpretes de Lngua Gestual Portuguesa, para garantir a acessibilidade das pessoas surdas.

Francisco Teotnio Pereira, diretor multimdia da RTP, apresentou as medidas da estao pblica de televiso no que diz respeito s acessibilidades. Audio descrio, Lngua Gestual Portuguesa, Legendagem em direto, vocalizao de notcias, legendagem automtica, so alguns exemplos do que a RTP disponibiliza para as pessoas com necessidades especiais. O acesso universal, sem necessidade de recorrer a equipamento especfico e sem custos, uma das grandes apostas da estao. No ano de 2010 a RTP emitiu 3200 horas com legendagem de emisso em portugus, sendo que em 2011 esse valor aumentou para 3500 horas, em temas que vo da fico informao, passando pela divulgao, temas infantis, documentrio e entretenimento. Relativamente Lngua Gestual foram disponibilizadas 4200 horas em 2010 e esto previstas para este ano 4900.

A RTP pretende ainda aumentar a sua oferta neste campo, com o desenvolvimento de um novo conceito de adaptao de contedos, a legendagem em direto. Esta iniciativa caracteriza-se por uma forte componente de inovao no apenas por se basear num Sistema Automtico de Reconhecimento da Fala que permite a transposio do formato udio em texto mas por ser realizado por uma equipa composta por elementos da RTP e por colaboradores da ACAPO. Pessoas cegas que, desta forma, do o

84

seu contributo e as suas competncias para ajudar pessoas com outro tipo de dificuldades, nomeadamente, pessoas surdas ou com deficincias auditivas.

No final das apresentaes de todos os painelistas, Laurinda Alves deu de novo a palavra a Rui Silva Lopes da SIC, por ter sido prejudicado no tempo da sua apresentao, relativamente aos outros participantes.

Rui Lopes referiu que h coisas que queria referir e que no teve tempo, e o que o trouxe a este colquio era trazer boas notcias. Lanou a questo: porque que est num contrato de prestao de servio pblico, a prestao de um conjunto de obrigaes relativamente s acessibilidades? Referiu que no faz sentido a SIC e a TVI estarem em p de igualdade com a RTP.

Por volta das 13h00 fez-se intervalo para almoo, retomando-se os trabalhos pelas 14h30.

Clia Quico, investigadora e professora da Universidade Lusfona, abriu a segunda parte do colquio, e apresentou Joslia Neves, investigadora em comunicao acessvel, docente do ensino superior e responsvel pela segunda palestra dedicada ao tema Imagem das pessoas com deficincia nos media.

A forma como a deficincia tem sido vista ao longo do tempo, desde a Idade Mdia aos tempos que correm, reflexo da mudana de mentalidades. No entanto para Joslia Neves, nos media a pessoa com deficincia retratada como digna de pena, objeto de curiosidade ou violncia, como algum sinistro ou maldoso, como heri, criador de atmosfera ou assexuado. Na literatura vrias tm sido as obras que tocam esta temtica, desde o Perfume, Ensaio sobre a Cegueira, Cdigo da Vinci, assumem-se como alguns exemplos. Levantou ainda a questo de quais os modelos de deficincia que se esto a passar pelos nossos media, e se podemos questionar se estes media so uma espcie de tribunal aberto para com estas pessoas. Salientou que na maior parte das telenovelas so pessoas sem deficincia que protagonizam o papel de cegos, surdos, paraplgicos, etc, e que so muito poucos os
85

apresentadores de televiso com deficincia. Acima de tudo, esta investigadora conclui na sua investigao que estas pessoas so divididas pelos media em duas categorias: vtimas ou heris, e que estas concees tm um efeito negativo nas prprias pessoas com necessidades especiais.

Em resposta questo que colocou sobre de que forma chegam os media a estas pessoas, a resposta negativa, concluindo que so poucos e no servem as pessoas com deficincia no nosso pas. Mas, alm de apontar o dedo, preciso tambm questionar qual o papel destas pessoas nos media. Esse papel agir. Joslia Neves refere que as associaes devem ter um papel ativo, tm de promover aes de marketing que as posicione numa outra perspetiva.62

Relativamente ao conhecimento dos jornalistas sobre esta temtica, responde com o resultado de um inqurito levado a cabo pelo GMCS63, em que se pretendia avaliar a sensibilidade e contacto destes profissionais de comunicao com estas questes. Considerou que as 32 respostas foram escassas e questionou se a fraca adeso teria a ver com falta de tempo ou de interesse. Sintetizando, 63% (20/32) dos respondentes afirmou aperceber-se frequentemente das dificuldades que as pessoas com deficincia e outras necessidades especiais enfrentam na fruio dos contedos mediticos; 91% (29/32) entendem que os media ocupam um papel importante na vida das pessoas com deficincia so a principal companhia e um passatempo importante;

94% (30/32) consideram que os media so muito importantes, pois podem reforar preconceitos que dificultam a incluso ou passar uma imagem positiva que a facilita.

62

Apresentao de Joslia Neves na ntegra na pginas 106-130. Questionrio e respetivos resultados em grfico disponveis 131-139.

63

86

Num ltimo momento, e perante uma resposta negativa de 78% (25/32), confirmou-se a convico j existente de que a temtica de deficincia no abordada na formao de jornalistas.

Terminada a segunda palestra, o moderador do segundo painel Carlos Manuel Pereira, Tcnico Superior do Instituto Nacional para a Reabilitao, I.P., deu incio s apresentaes. O tema Que imagem transmitem os Media das pessoas com deficincia, conferiu o mote para a primeira apresentao por parte da jornalista So Jos Almeida. Para esta profissional com vinte anos de jornalismo, a principal questo reside em saber qual o caminho que tem sido feito na comunicao social portuguesa e se a imagem que passa muito diferente da do sculo XIX, que retratava a pessoa enquanto freak ou aberrao. Frisou que para alm de programas muito direcionados como o Consigo64, o restante panorama dos media deixa bastante a desejar.

Salientou que a discriminao positiva tambm perpetua a diferena, referindo que a sociedade ainda v o deficiente como uma aberrao e nunca como algum que completo. So Jos Almeida apresentou ainda uma breve nota da evoluo do conceito histrico da deficincia.

Seguidamente, o guionista Antnio Barreira explicou a sua perspetiva relativamente a esta viso das coisas. Autor da telenovela da TVI Remdio Santo, decidiu inserir na histria uma personagem com deficincia auditiva que tem o sonho de ser msico. Lembra o momento em que apresentou a sinopse e lhe perguntaram o porqu de uma pessoa deficiente, ao que a sua resposta foi, porque no? Para este autor a imagem que os media transmitem destas pessoas muito m, de algum que precisa de ajuda, mas que o caminho certo exatamente o oposto e vai no sentido de tratar estes cidados como pessoas com sonhos, iguais.

64

http://ww1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=23317&e_id&c_id=8&dif=tv.

87

Jornalista do programa Consigo, Dora Alexandre, falou da sua experincia profissional neste programa que j perfaz sete anos e meio e cujo objetivo passar a mensagem de que a sociedade para todos. Dora salientou que o Consigo sobre incluso social e capacidades, o que significa que os jornalistas quando fazem o seu trabalho, no se esquecem que as pessoas que esto do outro lado no esto todas de boa sade. Ou seja, incluem informao que pode ser til a quem tem algum tipo de incapacidade. Ao mesmo tempo, o programa no se centra na deficincia das pessoas mas foca no que a pessoa tem de interessante e de que forma pode dar a volta ao problema.

A apresentao de Armando Baltazar, presidente da Assembleia Geral da Associao de Surdos do Porto (teve a presena de intrprete de Lngua Gestual), lanou a questo de que toda a gente tem alguma pequena deficincia, nem que seja usar culos, o que coloca este conceito num outro prisma. Falou ainda da sua experincia pessoal como surdo, explicando que foi perdendo a audio progressivamente e de como isso influenciou a sua vida. Para Armando Baltazar, os media precisam de refletir que no so os surdos, nem os cegos, mas sim as pessoas em geral sem especificidades em particular apontadas como a sua identidade. Frisou que tem de haver vontade para arranjar solues que sirvam a todos e que a crise no pode ser sinnimo de desinvestimento.

Francisco Alves, professor e dirigente associativo, pensa que preciso valorizar o que est feito e que muito tem vindo a evoluir nesta matria. Ver as coisas pelo lado positivo o lema deste professor, que coloca numa atitude positivista a grande arma para se conseguir mais e melhor no que diz respeito a estas temticas. Recordou a altura em que comeou no trabalho associativo na fundao da ACAPO, nos anos 80, altura em que sabiam que a comunicao social seria um aliado fundamental para os ajudar no trabalho. Ento, passou os quinze minutos antes de uma entrevista para um jornal da poca, a explicar que no gostava que lhe chamassem invisual porque estava incorreto, e que o termo certo era cego. Apesar disso, no dia seguinte o rgo de comunicao em causa publicava a notcia: Os invisuais em Portugal.
88

Para alm dos media, adverte para outros fatores importante e a ter em conta, como a educao para o civismo e a cidadania, fulcrais em qualquer sociedade desenvolvida.

Terminou assim o segundo painel de discusso, abrindo-se o espao para as perguntas da plateia.

Posto isto, deu-se incio sesso de encerramento que contou com a presena de Joo Vasconcelos Costa, da reitoria da Universidade Lusfona, Pedro Berhan da Costa, Diretor do Gabinete para os Meios de Comunicao Social, e Feliciano Barreiras Duarte, Secretrio de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Joo Vasconcelos Costa deu a conhecer que o reitor da Universidade Lusfona teve um compromisso inadivel, e lhe pediu para o representar enquanto membro da reitoria. Agradeceu em nome da instituio que representa, a todos os presentes na plateia e a todos os oradores e palestrantes pelo contributo para a discusso. Referiu que a Universidade Lusfona tem sempre grande satisfao em acolher acontecimentos cientficos deste tipo.

Pedro Berhan da Costa dirigiu ao Secretrio de Estado Adjunto o seu grande apreo pela presena no colquio, que lhe conferiu uma grande robustez. A segunda palavra de agradecimento foi para a Universidade Lusfona, salientando a muito proveitosa relao que o GMCS tem encetado com vrias instituies acadmicas, como a Universidade do Minho, Braga, Universidade Nova e a Universidade Catlica, entre outras. Agradeceu ainda a todos os participantes porque todos eles deram o seu tempo e o seu dia para estarem ali e transmitirem as suas ideias, agncia de publicidade MSTF Partners que concebeu pro bono o anncio televisivo do colquio, Frontend, que concebeu a pgina Web, e finalmente, ao GMCS e a toda a equipa que tornaram possvel a realizao do evento.

89

Feliciano Barreiras Duarte afirmou que era com gosto que, em nome do governo de Portugal, se associava a esta iniciativa e que estas discusses eram levadas muito a srio pelo executivo. Salientou que o encontro revelou-se muito rico ao nvel da informao sobre as possibilidades de natureza tcnico-cientfica que atualmente j permitem um significativo grau de acessibilidade aos media bem como da qualidade, a profundidade e o rigor dos contributos apresentados pelos diferentes especialistas e oradores participantes.

Sem deixar de reconhecer o mrito do trabalho que tem vindo a ser produzido por variados e distintos profissionais da comunicao social, que

verdadeiramente se empenham em contrariar as prticas menos boas, o Secretrio de Estado Adjunto reconheceu que no poderemos ignorar que continua a predominar uma perturbadora e muito generalizada invisibilidade meditica das pessoas com deficincia, enquanto cidados de plenos direitos e igual dignidade e que h muito a melhorar no universo dos Media, com vista no discriminao dos cidados com necessidades especiais e ao respeito por quem diferente.

Manifestou ainda o seu incentivo continuao destas iniciativas e existncia do Grupo de Reflexo que fez nascer este Colquio.

90

ANEXOS

91

ANEXO I Making Television Accessible - Tornar a Televiso Acessvel 28 de setembro de 2011 Peter Olaf Looms Colquio Media e Deficincia

Slide 1 Bom dia. um grande prazer estar convosco neste evento para discutir media e deficincia. Queria tomar a liberdade de falar da acessibilidade dos media digitais.

Gostaria de partilhar convosco a experincia que adquirimos ao longo dos ltimos 5 anos. A Minha apresentao pretende cobrir trs reas principais:

- A natureza do desafio da acessibilidade dos media eletrnicos

- As opes estratgicas para tornar os media acessveis

- Os processos para transformar as vises de um mundo acessvel em realidade.

Gostaria de me concentrar no tpico tornar a televiso acessvel. A razo para isto a regulamentao - a televiso tem sido, tradicionalmente, mais regulada do que outros media, como a IPTV, os jogos ou a Web. H muitas coisas que aprendemos sobre como tornar a televiso acessvel, que podem ser aplicadas a outros media digitais.

Slide 2 Aproximadamente uma pessoa em seis na Europa tem uma incapacidade funcional que torna difcil ou impossvel de ver TV, ver um filme ou jogar jogos eletrnicos.

Existem diversas interpretaes mdicas da deficincia. As mais amplas no s incluem deficincia, mas tambm questes relacionadas com a idade e questes sociais, como migrao.
92

Slide 3 Nesta apresentao, no estou a falar apenas de pessoas surdas ou cegas. Se olharmos para as vrias fases da vida, os mais jovens e as pessoas de idade mais avanada tm problemas em ver televiso - por razes diferentes como veremos em poucos minutos.

Slide 4 A soluo pragmtica para delimitar o termo "deficincia" perguntar aos indivduos o que eles pensam que so capazes de fazer:

- Podem assistir/ver TV?

- Podem usar um telemvel? Quando perguntamos isto s pessoas com mais de 65 anos, muitas afirmam ter problemas ao assistir TV

Slide 5 Nem todos temos deficincias visuais ou auditivas, mas todos temos necessidades relacionadas com a idade em algum momento das nossas vidas.

Meios como a televiso so parte integrante da vida. Ser capaz de aproveitar os media um direito humano universal. A Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia menciona especificamente a possibilidade de desfrutar de media.

Aproveitar os media pressupe muitas coisas: ser capaz de descobrir ou encontrar algo para apreciar, ouvir ou assistir, talvez para participar num programa ou partilh-lo com os outros. Em alguns casos, at mesmo criar os nossos prprios contedos de media.

A viso que todos ns podemos desfrutar dos media - desfrutar de televiso.

93

Slide 6 O que podemos fazer hoje para tornar a televiso acessvel?

Podemos

comear

por

olhar

para

as

coisas

que

podemos

fazer

imediatamente, coisas que no custam muito, as coisas que fazem a diferena.

Uma boa analogia a escolha de cerejas. Podemos comear por escolher as frutas que esto nos ramos mais baixos. Mais tarde, se precisarmos de mais, podemos encontrar rvores menores ou usar um escadote. Podemos at usar um trator e ceifeira-debulhadora para colher os frutos.

Slide 7 O fruto dos ramos mais em baixo, neste caso, melhorar a usabilidade dos prprios programas de TV.

Podemos, ento, continuar a olhar para os servios de acessibilidade e ento fazer o esforo para tornar as coisas ainda melhores, utilizando tecnologias de apoio.

Vou comear com 4 exemplos de como podemos melhorar a usabilidade dos prprios programas.

Slide 8 O noticirio da TV (de 12 minutos) em La Deux na Blgica fez um grande esforo para ajudar os telespectadores a acompanhar os 10 itens de notcias (que cobrem em 12 minutos) listando os ttulos das notcias do lado direito. Esta uma grande ajuda para pessoas com deficincias cognitivas.

O problema que o contraste muito baixo para alguns espectadores. Eles provavelmente vem o programa assim:

[imagem sem foco]

94

Ns podemos fazer a diferena, verificando se os telespectadores...

[prxima imagem em foco]

Esto a usar os culos certos - Limparam as lentes e

- Limparam o ecr do seu Televisor (isso foi muitas vezes um problema para a minha me (de oitenta e cinco anos) quando ela estava em casa. Fazer somente estas trs coisas, faz uma grande diferena).

Quando melhoramos o contraste e nitidez muito mais pessoas podem desfrutar dos noticirios. Uma sesso com a equipa de produo da TV para explicar estes princpios faria uma grande diferena!

Slide 9 Este exemplo trata do udio. Trata-se de futebol, um assunto de interesse para muitos Portugueses.

As primeiras 24 horas do Mundial na frica do Sul foram um problema. As Vuvulezas tornaram difcil de entender os comentrios dos primeiros jogos. No demorou muito tempo para os engenheiros corrigirem a inteligibilidade do udio! "Onde h vontade, h um caminho". Se algo considerado suficientemente importante, uma soluo para tornar a TV acessvel pode ser encontrada.

Slide 10 Um terceiro exemplo o do udio que cria desconforto para os espectadores de idade mais avanada (e irritante para o resto de ns) o ruido (loudness) Agora temos maneiras de medir a intensidade percecionada de programas de TV e anncios. Quando pudermos medir a sonoridade tambm

95

poderemos regulamentar para fazer as coisas ainda melhor como o caso do Canad. Ser capaz de quantificar um problema o primeiro passo para resolvlo.

Slide 11 Pense neste cenrio. Um desastre natural (terramoto e tsunami) atinge um pas - como o tsunami 11/03, no Japo.

Assumindo que as pessoas em risco ainda tm energia eltrica,

- Como podem descobrir o que est acontecer e o que fazer? - Quantas pessoas ainda no sabem o que aconteceu? - O que temos de fazer para que os anncios de servio pblico sejam acessveis a todos?

Na Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia so mencionados os Alertas de emergncia na televiso. Alertas de emergncia na televiso devem:

- Ter legendas para pessoas que tm deficincia auditiva, e - Ter um alerta ou sons distintos, caso haja uma emergncia

Slide 12 Uma vez verificada a usabilidade dos programas de TV, podemos continuar a olhar para a prestao de servios de acesso. Somos todos Humanos, e as nossas necessidades mudam com o tempo. Essas necessidades tambm iro variar, dependendo da nossa viso, audio, capacidade de dar a volta e a nossa destreza manual (quando temos que usar um controlo remoto).

Podemos fazer programas de televiso acessveis, oferecendo uma gama de servios de acesso...

96

Slide 13 - Os espectadores que nasceram surdos cuja lngua materna a lngua gestual. O espectador acha impossvel entender a banda sonora de um programa de TV.

- Os telespectadores surdos que perderam a audio na infncia ou na idade adulta. O espectador acha muito difcil / impossvel compreender a banda sonora de um programa de TV na sua prpria lngua, apesar de algum grau de habilidade de leitura labial.

- Os espectadores que tm dificuldade em ouvir. O espectador tem algum grau de dificuldade em compreender a banda sonora de um programa de TV na sua prpria linguagem.

Um bom ponto de partida so as legendas (legendas "fechadas", as legendas para pessoas surdas ou com dificuldades de audio (SDH), tambm denominado por legendas interlnguas "fechadas"). No passado, as legendas eram gravadas na imagem, mas hoje so outros os mtodos de legendagem usando teletexto ou legendas feitas com bit map (grficos).

Tambm podemos fornecer sinaltica visual, e em alguns pases esta uma exigncia legal, onde a lngua gestual reconhecida em p de igualdade com as lnguas faladas.

Slide 14. udio-descrio (AD) um canal de udio adicional que interpreta as informaes de imagem para as pessoas que so cegas e tm deficincia visual, para que elas possam acompanhar o que est acontecer.

O udio pode ser oferecido como uma alternativa mesclada pela emissora (broadcast mix) ou misturado no prprio recetor (receiver mix).

Legendas de udio (AST). Para programas em lnguas estrangeiras ou contendo sequncias em lnguas estrangeiras (notcias, por exemplo),
97

podemos ajudar estes espectadores atravs da leitura das legendas em voz alta, na lngua nativa, usando sntese de fala. Isto pode ser feito pela emissora que oferece uma banda de udio extra (usando o mesmo mecanismo de distribuio da descrio de udio receiver mix).

Quase todos os recetores de Televiso Digital Terrestre, na Unio Europeia tm a capacidade de lidar com o receiver mix, mesmo no sendo mencionado na documentao que acompanha o recetor!

Slide 15 Falta de acessibilidade no est apenas relacionada com deficincias sensoriais. Pases como a frica do Sul e a ndia tm vrias lnguas oficiais (7 e 24, respetivamente).

Em todo o mundo temos muitos espectadores a assistir TV em idiomas que no so os seus. Compreender o udio pode ser difcil.

Pases como a Sua, Finlndia e a Catalunha, em Espanha tm legendas em vrios idiomas. Pode haver vrios idiomas em sistemas de TV digital - assim como em DVDs.

As legendas podem promover a incluso social e ser um veculo de aprendizagem de lnguas (h uma slida experincia neste sentido na ndia).

Slide 16 Quando se fala de acessibilidade relacionada com a idade, a tendncia pensar nas pessoas velhas. Mas as crianas pequenas tambm tm os seus prprios desafios.

Espectadores jovens (0-6 anos) podem achar que muito difcil ou impossvel compreender um programa de televiso em lngua estrangeira, no qual oferecido legendagem interlingustica. Neste caso, pode-se recorrer dobragem ou voice-overs (lectoring). Nos pases nrdicos, assistimos a programas infantis de pases vizinhos e aprendemos essas lnguas ao ouvir o
98

narrador como se fosse um "tio" familiar que nos diz o que est acontecer. Na Polnia e noutros pases da Europa Oriental o lectoring tambm est em uso.

Slide 17 Na transio da televiso analgica para digital, a decorrer em todo o mundo, os espectadores idosos podem encarar a televiso digital como um desafio. O casal esquerda depende muito da televiso como fonte de informao e de entretenimento, mas pode achar difcil ou impossvel de instalar, configurar ou reconfigurar um recetor de TV digital por si prprio. H tambm o desafio, de encontrar algo para assistir - que controlo remoto devem usar?

As Campanhas de informao sobre a transio para a TV digital precisam de ter em mente as pessoas com deficincia, idosos e espectadores que no falam a lngua oficial ou nacional (s).

Alguns espectadores acham difcil compreender as pessoas mais jovens que falam rpido ou com uma linguagem coloquial (grias e modernismos). Entender o que est a acontecer pode ser difcil quando as pessoas falam rpido e a banda sonora no clara.

Estudos japoneses do NHK mostram que podemos fazer muita coisa na rdio e televiso digital para melhorar a inteligibilidade e reduzir grandes mudanas na sonoridade que causam desconforto e levam as pessoas a desligar um programa.

Slide 18 Um tipo excluso menos relatado de natureza social.

Est relacionado com os imigrantes e refugiados polticos para quem assistir televiso no pas ou regio onde vivem um dos vrios meios de promover a incluso e integrao social. A televiso digital flexvel a esse respeito. Se necessrio, pode haver legendagem em vrios idiomas.

99

A Catalunha usa a legendagem, no s em catalo e castelhano, mas tambm em Ingls e s vezes em rabe para tornar mais fcil para os imigrantes assistirem TV em catalo.

Slide 19 At agora, tenho falado sobre TV, TV digital em particular, porque tem muita flexibilidade.

H um desafio quando se trata de IPTV (TV na rede de Internet) j que a infraestrutura no padronizada para o mesmo grau de interoperabilidade e mais difcil.

Slide 20 Alm da usabilidade de programas de TV e servios de acessibilidade, podemos melhorar a acessibilidade por meio de tecnologias de apoio na televiso. Este um exemplo de TV no Reino Unido - Speaking TV.

Slide 21 Para os telespectadores nos vrios pases, podemos usar o texto para dirigir avatares que oferecem a lngua gestual.

Esta uma aplicao dos EUA para iPhone e iPad.

Slide 22 Este um exemplo de como, pessoas que tm a lngua gestual como lngua materna, podem ser servidos. O avatar que executa a lngua gestual (enviado pela Internet) sobreposto imagem da TV para aqueles que dele necessitam.

Slide 23 "udio Limpo"/ clean audio tem uma srie de conotaes diferentes. No contexto da acessibilidade muitas vezes usado para descrever solues de televiso onde o telespectador pode aumentar o "contraste" entre o que dito e o som de fundo.
100

Slide 24 At agora tenho estado a falar em:

- Melhorar a usabilidade de programas de TV - Adicionar servios de acesso para tornar os programas mais acessveis e - Usar a tecnologia de apoio no dispositivo recetor para melhorar a acessibilidade.

Como garantir que a TV se torna verdadeiramente acessvel?

Slide 25 Primeiro de tudo, necessrio ter uma noo holstica da situao: quais as partes interessadas que esto envolvidas, quais so os seus interesses e como esto interligados numa espcie de rede de valor?

Slide 26 Em segundo lugar, importante olhar para o que os interessados individuais pensam sobre tornar TV acessvel.

Uma abordagem orientada para o consenso parece ser melhor sucedida, do que uma, com base na legislao e determinadas metas definidas pelo regulador.

Slide 27 Para gerir a mudana, precisamos de chegar a uma viso convincente de um mundo verdadeiramente acessvel.

preciso haver algo na viso, esta imagem do futuro, para cada uma das partes interessadas, se queremos tornar a viso uma realidade.

Slide 28 Uma parte da viso para os prximos anos poderia ser esta:

101

Para ajudar pessoas que so deficientes visuais, h legendas opcionais para todos os programas nos canais mainstream, incluindo programas ao vivo.

- Os telespectadores podem ajustar o tamanho, cor e posicionamento das legendas para satisfazer as suas necessidades.

- Eles tambm podem selecionar legendas com diferentes graus de condensao de linguagem para atender s suas capacidades de leitura.

- Se existem programas ou notcias em lnguas estrangeiras, o espectador pode pedir para ouvi-los, sendo lidos em voz alta na sua lngua.

Todas as caractersticas nesta viso j existem e esto padronizadas para a transmisso normal e transmisso hbrida nos recetores de banda larga!

Slide 29 Quando existe um consenso sobre uma viso para o futuro, temos de olhar para o presente. Onde estamos agora em relao a onde queremos estar no que diz respeito acessibilidade da televiso?

Slide 30 Parte da anlise da situao atual identificar os principais obstculos ou barreiras que nos impedem de realizar a nossa viso, da mesma forma que o muro de Berlim foi uma barreira para a reunificao alem.

Slide 31 Tendo formulado uma viso, reunindo uma ideia clara da situao atual e dos atuais obstculos, podemos ento super-los e identificar aes para as ultrapassar.

Slide 32 Um exemplo concreto so as legendas para programas ao vivo. Estes programas precisam de um software de converso de fala para texto que seja capaz de criar legendas muito rapidamente quando se ditar para o microfone.
102

Precisamos tambm de uma forma de ressincronizar as legendas ao vivo, j que existe geralmente um atraso de pelo menos 5 segundos entre o que as pessoas veem a falar e as legendas que aparecem no ecr.

Ns podemos fazer algo para solucionar este problema, usando solues hbridas transmisso de sinal TV e internet de banda larga - e colocar em buffer ou em espera- o programa durante o tempo necessrio para que as legendas fiquem sincronizadas.

As aes podem estar relacionadas com sensibilizao e informao sobre a acessibilidade, tecnologia (nomeadamente normas e diretrizes para sua implementao), o financiamento, legislao e regulamentao dos servios de acessibilidade.

O desafio chegar a um consenso entre as partes interessadas a nvel nacional e internacional sobre as prioridades para a acessibilidade dos media.

Slide 33. Quando chegarmos a acordo sobre uma lista de aes que so necessrias para transformar a viso em realidade, temos ento de formular um roteiro um plano concreto qu diga quem deve fazer o qu e quando...

Slide 34. O roteiro deve dar-nos objetivos concretos e metas que nos mostrem se estamos no caminho desejado ...

Slide 35 Da mesma forma como ns usamos um sistema de navegao num carro para encontrar o nosso caminho, o nosso roteiro deve mostrar-nos, no s, por onde estamos a ir, mas tambm ajudar-nos com algumas medidas, mtricas e indicadores chave de desempenho.

Na analogia de uma viagem de carro, precisamos de um contador de quilmetros para medir a distncia percorrida, um medidor de combustvel
103

para ver quanta de gasolina ainda temos e um velocmetro para ver o quo rpido estamos a ir.

Para a acessibilidade da televiso tambm precisamos de indicadores chave de desempenho para ver se estamos a fazer progressos. Metas para os servios de acesso, mas tambm indicadores para mostrar se os utilizadores conhecem esses servios de acesso, para verificar se os usam e, finalmente, se esses servios de acesso realmente tornam a televiso acessvel.

Slide 36 A Unio Internacional de Telecomunicaes deu o seu prprio contributo para o trabalho a nvel mundial atravs da criao de um Focus Group chamado Acessibilidade Media Audiovisual - FG AVA. Este grupo de trabalho tem por objetivo explorar a acessibilidade dos media digitais para identificar aes que podem ser adotadas pela UIT para tornar realidade a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia.

Slide 37 Aqui est uma viso geral do que pretendemos fazer at novembro de 2012. Comemos em maio de 2011 e planeamos realizar um total de 8 reunies. Entre as reunies do FG, existem 11 grupos de trabalho que trabalham com temas especficos: servios de acesso individual, a questo da participao e dos media, acessibilidade e plataformas (TV, IPTV e mveis para citar apenas trs) e um grupo que avalia os indicadores chave de desempenho e regulao.

Slide 38 Em novembro de 2012 queremos chegar a um roteiro que identifique claramente os qus, os comos e os porqus da acessibilidade dos media digitais. O nosso objetivo recomendar uma srie de aes que podem ser adotadas pela UIT e que iro realmente fazer a diferena para o sistema digital de acessibilidade de media em todo o globo.

104

Se quiser participar, por favor junte-se a ns. Ns temos representaes de todas as partes interessadas, incluindo das organizaes que representam pessoas com deficincia. A adeso gratuita, e muito do trabalho apenas exige acesso a um computador e a Internet.

Slide 39 Se precisar de mais informaes sobre a acessibilidade de media digitais, aceda ao site da AVA FG.

Se quiser participar, entre em contato com o nosso encarregado de projeto Alexandra Gaspari.

Estou a trabalhar numa base voluntria, como presidente do Focus Group. Entre em contato comigo caso haja algo que eu possa fazer para ajudar. Sinta-se livre para entrar em contato comigo por e-mail ou telefone. Voc vai encontrar informaes atualizadas sobre as minhas atividades no LinkedIn. Pode tambm encontrar uma verso desta apresentao com udio e slides no meu DropBox. Por favor envie-me um e-mail para obter o link.

Muito obrigado.

105

ANEXO II 1 Imagem(ns) das pessoas com deficincia nos media Comunicao apresentada no Colquio Media e Deficincia, Lisboa, 28 setembro 2011 Joslia Neves 1. Introduo As imagens que os media (televiso, jornais, rdio e web) passam da(s) pessoa(s) com deficincia moldam a imagem (algo estereotipada) que se tem daqueles que se afastam de um padro universal de normalidade. A generalizao de uma imagem da deficincia enquanto dfice (implicando uma comparao ao dito padro) no que toca s capacidades e estruturas biolgicas, fsicas e funcionais torna-se redutora e impeditiva numa sociedade que diz respeitar a diferena e que filosoficamente assume a diversidade enquanto oportunidade criativa. Num momento em que a cincia e a tcnica aumentam as hipteses de reabilitao e melhoram a qualidade de vida de pessoas com deficincia (motora, intelectual e/ou sensorial), torna-se essencial criar condies para que tambm a sua imagem seja reabilitada e melhorada, pois como afirma Emlio Figueira (2006) no adianta reabilitar o indivduo fsica, intelectual e profissionalmente se a sua imagem no for recuperada perante a sociedade, de maneira que esta o aceite naturalmente.

Os media, fortemente implantados em contextos sociais especficos so reveladores das normas da sociedade que os gere, refletindo, por isso, as crenas, valores e anseios dessa mesma sociedade. No que diz respeito sua relao com a incapacidade e a deficincia, os media so reprodutores das imagens vigentes, na medida em que os profissionais de comunicao so eles tambm indivduos moldados pelo meio em que se inserem. Desta feita, qualquer abordagem questo da imagem da pessoa com deficincia nos media passar inevitavelmente pelas relaes que se estabelecem entre pessoas que se medem mutuamente em termos de igualdade e de

106

diferena, tendo como ponto de partida noes de uma normalidade tambm elas questionveis.

O poder dos media na moldagem de mentalidades e na criao, perpetuao ou alterao de imagem(ns) reconhecida e exerce-se no s de forma explcita nos temas que aborda, naquilo que mostra e diz mas tambm de forma implcita na sua estrutura orgnica e nos servios que prestam. Nos media, como na vida, mais fortes do que as mensagens que se transmitem, so os exemplos que se do. Desta feita, a fim de se compreender o seu papel na construo da imagem das pessoas com deficincia, ser necessrio refletir sobre os contedos (os tpicos e suas abordagens) e os meios utilizados a montante e a jusante para tornar esse contedo acessvel a todos. Tal permitir compreender melhor de que forma as pessoas com deficincia se veem e so vistas enquanto sujeitos ativos (emissores e recetores), enquanto objeto (tema noticioso) e enquanto agentes com poder na cadeia comunicativa.

inegvel o impacto que os media tm sobre os seus recetores. Lembremonos da reao Guerra dos Mundos de Orson Wells ou do imediatismo realista do 11 de setembro que no deixou de ser manipulado para explorar a beleza trgica das imagens o homem a cair do alto do prdio, de cabea para baixo, perna direita dobrada, a silhueta das torres com nuvens de fumo a jorrar ou o desalento de um soldado da paz. Entre o real e o mtico, a objetividade e a metfora, o aqui e agora e o sempre, o individuo e o grupo, entre a neutralidade e o esteretipo, a diviso tnue, e os gneros mediticos fundem-se dando origem a um jornalismo sensacionalista, a documentrios dramticos, a cartoons satricos, a imagens poticas, todos eles exercendo poder e manipulando (intencionalmente ou no) a opinio pblica e o hetero e autoconceito que cada um possa ter sobre os outros e sobre si prprio.

No que toca (s) imagens que os media passam das pessoas com deficincia, e por media tomam-se aqui a rdio, a televiso, a imprensa escrita (jornais/revistas), a televiso, o cinema, a Web, a publicidade, e neste
107

momento de hibridismo e mobilidade, qualquer meio que sirva para transmitir mensagens em grande escala, haver razes para reforar o papel que os mesmos tm tanto na perpetuao como na mudana dos modelos criados ao longo dos sculos. 2. Imagens da pessoa com deficincia ao longo dos tempos O presente herdeiro de um passado longnquo e recente em que a deficincia era vista como algo de mau ou perigoso, o castigo por algum pecado, algo a esconder ou mesmo a exterminar. A oposio entre a beleza do corpo saudvel e a tragicidade do corpo errado ou estragado marcam os vrios momentos da histria da humanidade e refletem-se nas manifestaes culturais de todos os tempos, plasmados de forma

estereotipada nos mitos e lendas e no imaginrio dos povos. Numa rpida viagem no tempo, recuemos Grcia antiga em que uma criana era apenas considerada como tal aps os 7 dias de vida, dando-se assim tempo a que se acabasse com ela, sem peso de conscincia, caso lhe fosse detetada alguma anomalia. J a, a beleza do corpo perfeito era a personificao do bem e o corpo deformado ou incapacitado era tido como o mal. Na idade mdia, culpavam-se as pessoas com deficincia, e apontavam-se como motivo para o castigo divino, descido sobre os homens em forma de peste. No sculo XV, as pessoas com deficincia eram vistas como coisa do demo. Eram separadas das suas famlias, ridiculizadas e utilizadas para a diverso dos mais ricos. No seu estremar religioso, Lutero mandou afogar as crianas com deficincia mental, alegando que essas criaturas eram usadas pelos maus espritos, por bruxas e duendes. No Renascimento, retomava-se o ideal da perfeio, e a deficincia era escondida. Estudavam-se meios para corrigir o defeito. Mas entre os gnios da poca figuravam j pessoas com deficincia: Galileu, Milton, Kepler e Luis de Cames, por exemplo, todos partilharam a particularidade da cegueira. Entre o sculo XVII e XIX desenvolveu-se uma abordagem clnica/mdica da deficincia e reconheceu-se a necessidade de se encontrarem solues para que estas pessoas pudessem ter uma vida mais normal. O enfoque estava na adaptao da pessoa com deficincia ao seu meio envolvente, cabendo a si o esforo de se ajustar s condies ambientais em que se encontrava. Desenvolvem-se ajudas tcnicas (ex.
108

cadeira de rodas); e criaram-se cdigos gestuais para a comunicao com pessoas surdas e o Braille para as pessoas cegas. Davam-se os primeiros passos para o acesso comunicao.

O sculo XX veria grandes avanos para as pessoas com deficincia. Na primeira metade do sculo, aperfeioaram-se as ajudas tcnicas e desenvolveram-se tecnologias assistivas, criaram-se associaes e

instituies para a reabilitao de pessoas com deficincia (essencialmente aquela adquirida na guerra). E os deficientes passam a ser vistos como cidados de pleno direito. As oscilaes econmicas, polticas e ideolgicas que caracterizam este perodo, refletem-se objetivamente no mbito da deficincia. Se por um lado Hitler procurava apurar a raa ariana exterminando tambm pessoas com deficincia; homens de poder, como Roosevelt, ele prprio paraplgico, lutavam para que as pessoas com deficincia pudessem ter uma vida independente. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, era preciso reorganizar a sociedade e surgem organismos como a ONU - Organizao das Naes Unidas, o ENABLE - Organizao das Naes Unidas para Pessoas com Deficincia, a UNESCO - Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura, a UNICEF - Fundo das Naes Unidas para a Infncia e a OMS - Organizao Mundial da Sade. E em 1948, nasce a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que no artigo 25 faz meno pessoa com deficincia, pondo a tnica na sua invalidez:

Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia fora de seu controle.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos ser o primeiro de vrios marcos congressos, convenes, tratados que, a partir de ento, atribuem direitos s pessoas com deficincia. O final do sculo XX, incio do sculo XXI so prdigos em formulaes internacionais que se traduzem depois na
109

alterao de posturas nacionais, e as leis mais especficas comeam a refletir essa conscincia de que as pessoas com deficincia tm direitos e tm deveres: tm direito proteo, sade, educao e ao trabalho; tm direito informao e ao lazer; podem dar um contributo vlido sociedade; tm vontade prpria e o direito a uma vida completa e preenchida; tm o direito a serem diferentes. E j no sculo XXI que o peso da diferena retirado da pessoa em si, para ser transferida para a sociedade. Com a CIF165 passa-se do modelo mdico da deficincia, que caracteriza o sculo XX, para um modelo biopsicossocial. Desculpabiliza-se a pessoa com deficincia para se chamar a ateno daqueles que com ela interagem, numa corresponsabilizao na promoo dos direitos. Este novo paradigma aquele com que atualmente se encaram questes de deficincia e aquele que enquadra este evento em que se procura compreender melhor de que forma os media no momento atual projetam imagem(ns) das pessoas com deficincia.

Na verdade tambm a palavra incapacidade traz em si uma carga negativa.

O prefixo in traduz a tal falta, incompletude que a prpria CIF parece querer fugir. A este respeito partilho em absoluto a postura crtica de Palacios66 (2004) que prope uma nomenclatura biotica diversidade funcional para caracterizar pessoas apenas diferentes na forma como funcionam. Como nos recordam Romaach e Lobato (2005: passim), aquilo que aqui est em jogo a diferena e variedade na forma como cada um realiza as suas funes (pessoais e em sociedade). Estes autores vo mais longe, revelando como facilmente se pode passar da terminologia instituda

65

World Health Organization Family of International Classifications - WHO-FIC). Quadro de referncia universal adotado pela OMS para descrever, avaliar e medir a sade e a incapacidade quer ao nvel individual quer ao nvel da populao. A CIF introduz uma mudana radical de paradigma, do modelo puramente mdico para um modelo biopsicossocial e integrado da funcionalidade e incapacidade humana. Sintetiza, assim, o modelo mdico e o modelo social numa viso coerente das diferentes perspetivas de sade: biolgica, individual e social, (CIF-OMS, 2001). A funcionalidade e incapacidade de uma pessoa so concebidas como uma interao dinmica entre os estados de sade (doenas, perturbaes, leses, etc.) e os fatores contextuais (fatores ambientais e pessoais) (CIF, OMS, 2001). A incapacidade no um atributo da pessoa, mas sim um conjunto complexo de condies que resulta da interao pessoa-meio. Agradeo a chamada de ateno de uma participante no Colquio para este conceito, sem a qual este trabalho ficaria significativamente mais pobre.

66

110

para esta nova terminologia. A ttulo de exemplo: de pessoas com deficincia, passar-se-ia para o conceito de homens e mulheres com diversidade funcional, aqui reforando-se tambm o fator diferencial entre o sexo masculino e feminino; de deficiente auditivo para diversidade funcional auditiva; ou de deficiente motor para homem ou mulher com diversidade funcional motora. O movimento para introduzir esta nova terminologia mantm-se ativo em Espanha e comea a ganhar adeptos um pouco por todo o lado. Prev-se, no entanto, que estes termos apenas sero absorvidos e disseminados quando sarem do foro acadmico para se instalarem no jargo corrente atravs da sua utilizao na redao de um qualquer documento legal. Enquanto tal no acontece, e no contexto desta reflexo, manter-nosemos com uma terminologia, a meu ver, minimamente eficaz, - pessoa com deficincia embora concorde que o termo deficincia possa tambm carregar conotaes negativas no pequeno d que antecede aquilo que refora o xito, eficincia.

Ultrapassada a discusso em torno da terminologia utilizada para nos referirmos pessoa em si, passemos agora queles utilizados para a abordagem do tema desta reflexo a(s) imagem(ns). Parecer um preciosismo, mas a questo estar mesmo em pequenas diferenas lingusticas o uso do singular e do plural em nos questionarmos se os media passam uma imagem da deficincia ou imagens das pessoas com deficincia. Perante o primeiro caso, estaremos sem dvida a falar de esteretipos que, embora possam ser muitos e diversos, estaro centrados no na pessoa, mas numa caracterstica entre as muitas que qualquer pessoa, enquanto ser completo, tem; e, essa caracterstica, na maioria dos casos, veiculada de forma negativa, ainda centrada na falta, reforando posturas valorativas criadas a partir de padres de normalidade institudos.

Se retomarmos a convico de que os media reproduzem os modelos da sociedade em que se inserem, ser de questionar em que sociedade nos inserimos que, mesmo tendo leis, convnios e determinaes legais, continuam a veicular valores mais consentneos com perodos histricos longnquos do que uma sociedade aberta e global, que se diz ser a atual.
111

Num estudo de 1991, Paul Hunt identificou 10 esteretipos reforados pelos media. De acordo com este autor, nos media, a pessoa com deficincia retratada como:

1. digna de pena 2. objeto de curiosidade ou violncia 3. sinistro ou maldoso 4. heri 5. criador de atmosfera 6. risvel 7. o seu/sua prprio(a) inimigo(a) 8. um peso 9. assexuado 10. incapaz de participar na vida diria

Em muitos aspetos esta lista reflete posturas habitualmente encontradas no nosso quotidiano. Amaral (2001) identifica cinco posturas habituais no convvio de pessoas "normais" com pessoas com deficincias: a primeira, a "generalizao indevida", que se d quando um deficiente fsico tido tambm como deficiente mental e as suas eficincias so ignoradas; a segunda, nomeada como "coisificao", em que a pessoa "normal" decide pelo deficiente, ignorando a sua capacidade de entendimento; a terceira, a "infantilizao", ou seja, ver o deficiente como criana, mesmo sendo um adulto; a "ideologia da fora de vontade ou culpabilizao da vtima" seria a quarta. Nela se culpa o deficiente pelo caso de insucesso em alguma atividade e, por fim a "busca desmesurada de compensao", num querer compensar a deficincia impondo metas que podem ser irreais na situao.

A perpetuao destas posturas vem-se cultivando (Gerbner et al., 2002), numa repetio constante, e com efeito gota-a-gota, de padres que acabam por no s reforar as imagens que passam e se perpetuam tanto entre quem no tem deficincia como, em particular, entre as prprias pessoas com deficincia. Assim, as imagens das pessoas com deficincia que passam nos media assumem um papel importantssimo na formao do autoconceito das
112

pessoas que com elas se identificam. A criao de uma autoimagem positiva, a perceo do lugar do eu no mundo, em termos de incluso ou alteridade, reveste-se de grande importncia pois natural que cada um queira perceber o seu papel na sociedade em que se insere. Clichs, esteretipos, arqutipos e generalizaes, sejam negativos ou positivos, so sempre limitativos. Reforam padres contra os quais se medem qualidades e defeitos e influenciam inevitavelmente a autoimagem de forma negativa, tanto no caso da desvalorizao como no da hipervalorizao. 3. Da Literatura ao cinema Um olhar de sobrevoo pelas imagens que se encontram nos principais media, levar-nos- a questionar at que ponto nos afastamos ou aproximamos do circo de ridicularidades das feiras populares (freak shows) ou da piedade crist, que se v obrigada a ajudar os pobres e necessitados; ou ainda, se nos mantemos no estdio da abordagem clnica da deficincia; se estamos parados no tempo ou se refletimos, na prtica, as mudanas de paradigma, consagrados na lei.

Num primeiro momento, olhando literatura consagrada, encontramos imagens algo cannicas, (leia-se estereotipadas), de pessoas com

deficincia: o Rei Lear, de Shakespeare; o Corcunda de Notre Dame, de Vitor Hugo; o retrato do Tiny Tim, a criana coxa, da Histria de Natal de Charles Dickens; ou o Fantasma da pera, de Gaston Leroux. Mais recentemente, so igualmente fortes e inquietantes as conotaes das figuras atpicas presentes no Cdigo Da Vinci, de Dan Brown; ou no Perfume, de Patrick Sskind; j para no falar na metfora de Saramago, Ensaio sobre a cegueira.

E na criao ficcional cinematogrfica perpetuam-se esteretipos herdados da literatura e reforam-se preconceitos pouco consentneos com os princpios plasmados na Carta dos Direitos Humanos. Tambm aqui se reforam atitudes de excluso, expondo-se as pessoas com deficincia ao ridculo, apresentando-as ora como personagens cmicos ou palermas, necessitados de interveno clnica, ora simplesmente como personificao do mal.
113

Do Captain Hook do Peter Pan, ao Darth Vader do Star Wars, foras do mal; do Frankenstein ao Elephant Man de David Lynch, aberraes assustadoras manipuladas (na criao e na correo) pela cincia e pela medicina; inocncia ternurenta de Raymond Babbit em Rain Man ou do desastrado Mr. Bean; so inmeras as recriaes estereotipadas das pessoas com deficincia existentes na cultura cinematogrfica. Mas tambm no cinema que se do grandes passos para que se oferea um olhar mais societal da deficincia. So muitos os filmes com maior ou menor visibilidade que tratam a deficincia enquanto tema central (ex. The Miracle Worker, de Arthur Penn, 1962, que retrata a vida de Helen Keller; Son-Rise: A Miracle of Love, de Glenn Jordan, 1979, que aborda o trabalho de uma famlia com um filho autista; Simon Birch, tambm de Glenn Jordan, 1998, sobre o nanismo; Door to Door, de Steven Schachter, 2002, sobre um vendedor autista; entre muitos outros); ou introduzindo personagens com deficincia, sem que seja esse o assunto central (ex. My Best Friends Wedding, de P. J Hogan, 1997, em que um familiar surdo utiliza lngua gestual para comunicar, ou no mais recente Avatar, de James Cameron (2009), em que um soldado paraplgico se transforma num ser com caractersticas picas); e ainda filmes como Children of a Lesser God (Randa Haines, 1986), Born on the Fourth of July (Oliver Stone, 1989) ou My Left Foot (Jim Sharidon, 1989) e Le Scaphandre et le Papillon (Julian Schnabel 2007), que ganham Baftas, Csars e scars. Cada um, sua maneira, tem contribudo para novos olhares sobre a deficincia, operando-se a Drench Hypothesis (a hiptese da chuveirada), proposta por Greenberg (1988), preconizando que uma nica imagem positiva pode alterar a perceo pblica sobre um assunto e pode alterar a imagem estereotipada existente. Quando bem geridas as imagens podem moldar/alterar

mentalidades, demonstrando como a pessoa com deficincia se transcende, ultrapassando a comiserao e melhorando o seu autoconceito. Ora centrando-se na pessoa em si que se procura adaptar ao meio, ora nos esforos das pessoas que com ela se relacionam, procurando solues para uma incluso mais eficaz, o cinema tem contribudo de forma positiva para a mudana de paradigmas. O mesmo no se poder dizer, em termos genricos, sobre os media de consumo rpido e de modo particular sobre a rdio, os jornais e revistas, a televiso e a Web, a nvel global.
114

4. Imagem(ns) da(s) pessoa(s) com deficincia nos media portugueses Correndo o risco de uma generalizao excessiva, e na conscincia das limitaes de qualquer abordagem que aqui se possa fazer, procurar-se- responder a algumas perguntas sobre as imagens que os media portugueses passam da deficincia. Por razes metodolgicas e de forma a organizar o pensamento levantam-se aqui algumas questes, que sero apenas algumas entre as muitas que se poderiam colocar para um melhor conhecimento do contexto portugus. O que dizem os media (portugueses) sobre as pessoas com deficincia? Em termos globais, os media portugueses abordam, presentemente, as questes da deficincia com sensibilidade e bom senso. O esforo por dar voz ao assunto e s pessoas com deficincia levado muito a srio por alguns, revelando-se em programas com periodicidade regular de

elevadssima qualidade ex. os programas Consigo (antes Novos Horizontes) e Sociedade Civil (RTP2) que chamam a si, enquanto assunto central, questes prementes no mbito da deficincia. A estes se podem juntar reportagens e documentrios, na televiso, na rdio, em revistas e jornais, tambm eles dignos de referncia pela qualidade e seriedade das abordagens. Assinalo aqui, entre muitos outros, a excelncia de reportagens como o trabalho de Cristina Margato, Como se vive com um filho autista67, publicado no Semanrio Expresso, em outubro de 2009; a Reportagem Fora de controlo68, de Elisabete Barata, TVI (2010); ou a reportagem que passou no passado ms de maio (2011), na TSF: Vermelho da cor do cu69, da Jornalista Ana Catarina Santos. Apesar da existncia de boas prticas, como as aqui assinaladas, existem ainda motivos para preocupao e reflexo pois a deficincia assunto e matria de inmeras notcias e textos de opinio em

67

Reportagem completa em http://aeiou.expresso.pt/como-se-vive-com-um-filho-autista=f544548.

68

Reportagem completa em: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/reportagem-tvi-elisabete-barata-premiada-tvi24-fora-de-controlo/1197717-4071.html. Reportagem completa em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1855975.

69

115

formatos diversos, consumidos por pessoas de todas as idades e condies, contribuindo, mentalidades. na sua disseminao macia, para a modulao de

Enfoque e abordagem. Uma anlise de um nmero considervel de trabalhos abordando questes ligadas deficincia, (cerca de 150 para efeitos desta reflexo), revela que existem nos media em Portugal muitas das abordagens elencadas por Hunt (1991), reforando, por vezes de forma involuntria, as tais imagens estereotipadas acima referenciadas.

O tema da deficincia continua a ser a matria de muitas notcias, que apenas o so pelo facto do protagonista ser uma pessoa com deficincia. O maior ou menor realce que dado ao trao distintivo e a forma como o assunto trabalhado, leva a acreditar que a deficincia continua a ser um tema apetecvel pelas emoes (sentimentos de piedade ou de admirao) que suscita. A ttulo de exemplo, refira-se a forma como o trabalho do Arq. Antnio Mouro surge frequentemente valorizado nos media pelo facto de ser realizado por um arquiteto cego e no pela obra em si, naquilo que ela tem de nico ou inovador.

Esta crtica no significa que se preconize o branqueamento das marcas da deficincia. Muito pelo contrrio. Uma tentativa de apagar essas mesmas marcas levaria ao perigo de uma neutralizao que resultaria numa invisibilidade, de todo indesejvel. Aquilo que aqui se condena o uso gratuito de imagens da deficincia para criar uma atmosfera emocional, efeito dramtico ou servir de metfora social. obrigao dos media de carter informativo representar a sociedade com realismo e objetividade, fugindo ao papel de tribunal aberto, mas chamando a ateno para os problemas, reforando o respeito pelo outro. Realar, apagar ou esconder ser sempre a negao do direito diferena, em vez da aceitao dessa mesma diferena com naturalidade. comum ouvirmos profissionais de informao a dizer que no sabem bem como abordar certos assuntos-tabu a homossexualidade, a pedofilia, a deficincia. Alguns por excesso de zelo, desconhecimento ou
116

algum desleixo acabam por reproduzir os esteretipos ainda vigentes na sociedade portuguesa, omitindo-se do importante papel que lhe est reservado enquanto moldadores de conscincias. O gosto pelo pitoresco e o absurdo, o instinto voyeur da comunicao social e a batalha das audincias acabam por prevalecer, no momento de encontrar as palavras e as imagens mais adequadas para a abordagem de qualquer tema. E quando o tema toca na deficincia, mais fcil no desafiar o status quo (efeito segurana) e reproduzir os modelos sociais ou interesses comerciais (jornalismo

sensacionalista) de uma sociedade competitiva e voraz.

O facto de termos poucos profissionais da comunicao com deficincia leva a um menor conhecimento por parte dos restantes profissionais neste ramo pois, a no ser que tenham um contacto direto no seio do seu contexto familiar ou circulo de amigos, pouco sabero da(s) realidade(s) em que se movem os seus objetos temticos. A incluso de profissionais com deficincia nas diferentes reas da produo meditica resultaria do olhar na primeira pessoa, levando alterao de esteretipos e ao empowerment dessas pessoas.

notria a moda da abordagem da temtica da deficincia em sries e novelas de produo nacional e estrangeira que passam nas nossas televises. Na maioria dos casos, so atores sem deficincia que incorporam personagens paraplgicas, cegas, surdas ou com deficincia intelectual. Nos casos em que as pessoas deficientes so chamadas a participar de corpo inteiro, revelam-se profissionais de mo cheia, disputando com os seus pares elogios e aplausos, no pela sua deficincia mas pela eficincia com que desempenham os seus papis. Destaco aqui o desempenho de Toms de Almeida, no papel de Vasco, no filme A Outra Margem (Lus Filipe Rocha, 2007), que lhe mereceu o Prmio de Melhor Ator no Festival de Montreal. Ao serem utilizados atores com deficincia estimula-se o melhoramento da autoimagem e autoestima de milhares de outros mais que, num processo dinmico se reflete em valores socioculturais que ditaro a aceitao da diferena com naturalidade.

117

O culto da imagem perfeita continua a ditar muitas das escolhas dos profissionais de comunicao com visibilidade. Os apresentadores de televiso so, na sua maioria, jovens saudveis de aspeto atraente e corpo curvilneo. Num ato de aparente auto censura, evita-se a presena de apresentadores com deficincia em televiso. Ressalvo aqui, tambm, programas especiais como a srie Salvador
70

em que Salvador Mendes de

Almeida conduz outras pessoas com deficincia em aventuras radicais. J na rdio, frequente a presena de locutores cegos, espao invisvel em que o corpo se esconde e apenas a voz se propaga sem que com ela se transmita qualquer imagem grfica do corpo que a emite.

As

questes

da

imagem

corporal

merecem

aqui

algum

destaque

particularmente naquilo que diz respeito ao mundo da moda e da publicidade. A extrema magreza de alguns modelos influenciam os hbitos alimentares de jovens e menos jovens que com igual submisso se rendem aos ditames da moda e s campanhas publicitrias de produtos que prometem beleza eterna, fora sade, status e bem-estar. E neste domnio, corpos menos jovens, menos magros com qualquer tipo de deficincia raramente marcam presena.

Aqui e ali, surgem notcias de passagens de modelos em que manequins especiais ganham protagonismo, mais uma vez centrado no trao que os distingue dos demais. Ao nvel internacional, assiste-se j ascenso de uma gerao de top models que podero vir a fazer a diferena, pois provam que deficincia e beleza no se excluem mutuamente.

Alguns agentes publicitrios exploram j a deficincia enquanto elemento de persuaso fazendo da prpria deficincia espetculo ou elemento de destaque. Raramente impera o bom senso e a delicadeza, numa integrao natural da deficincia, sem dela se valerem enquanto sinal distintivo.

70

Todos os programas encontram-se disponveis em http://videos.sapo.pt/prog_salvador/programas.html.

118

Os temas: vtimas ou heris A seleo dos assuntos ou notcias a protagonizar em jornais, revistas e demais media informativos raramente algo complexo que obedece mais a agendas de carter filosfico, poltico econmico ou meramente social, do que vontade de um indivduo. De acordo com Sousa (2004) essa seleo ser feita por um gatekeeper que no ser uma pessoa mas sim uma zona de seleo, uma estrutura, dentro de um determinado sistema, atuando de acordo com as regras deste e sobre unidades do mesmo. Pressupe-se aqui, portanto, que as escolhas dos temas tratados pelos media obedecem a critrios internos e externos a eles, mas sobre os quais os mesmos tero obrigatoriamente de assumir responsabilidade.

No que toca temtica da deficincia, poder-se- concluir que a ao de gatekeeping atual tem tendncia a arrumar as pessoas com deficincia em duas grandes categorias vtimas ou heris. Tal revela ainda algum percurso a fazer pela sociedade em geral que continua a no olhar a deficincia com naturalidade.

Por um lado, exalta-se o xito de atletas e desportistas, por outro, pinta-se de negro a misria e o desalento de portadores de deficincia profunda vtimas de bullying, discriminao, maus tratos, abusos sexuais, e todos os demais crimes que assolam uma sociedade violenta. Raramente se apresentam notcias em que a pessoa com deficincia seja apenas referenciada por aquilo que fez ou lhe aconteceu sem que a situao se veja estremada pela sua deficincia. Estas imagens tm tambm um efeito negativo sobre a autoestima das pessoas com deficincia. O reforo da vitimizao ou heroicidade no lhes permite assumir um estatuto de normalidade. Como acontece com todos os recetores de mensagens mediticas, os recetores com deficincia medem os seus insucessos luz dos sucessos dos heris e veem-se refletidos nas vtimas e desgraados, levando-os culpabilizao e aceitao inevitvel de aes de violncia no seu quotidiano.

119

A linguagem Numa perspetiva semitica, o ato de comunicar a materializao do pensamento em signos partilhados pelas partes envolvidas. No mapa conceptual simples proposto por Roman Jakobson, um emissor envia uma mensagem a um recetor, utilizando um cdigo partilhado que se propaga atravs de um canal. Para que essa comunicao se d, exige-se tambm que haja um referente e um contexto partilhado. De todos os cdigos existentes, ser o verbal aquele que melhor materializa o pensamento humano. Escreveu Verglio Ferreira em Pensar (1992: 77), " a fora das palavras. E como a realidade se intensifica sobretudo nelas. Tambm Eugnio de Andrade as caracterizava como cristal, punhal, incndio ou orvalho apenas. A sensibilidade dos artistas d conta da fora daquelas que so a principal matria-prima com que se trabalha nos media. E no que toca ao tratamento da temtica da deficincia a escolha das palavras primordial.

Os jornalistas tm efetiva preocupao com a linguagem utilizada, apoiam-se muitas vezes em livros de estilo (ex. o Livro de Estilo de o Pblico), mas nem sempre fazem as melhores escolhas no momento de se referirem a pessoas com deficincia e assuntos conexos. No domnio da deficincia, como noutros domnios, as escolhas lexicais revelam posturas e moldam efeitos. Os jornalistas mais conscientes questionam-se sobre os termos a utilizar invisual ou deficiente visual ou cego? surdo-mudo? portador de deficincia?. O politicamente correto de um momento e contexto poder-se- revelar desagradavelmente errado num outro momento e contexto. As prprias pessoas com deficincia no partilham das mesmas opinies no momento de fazer escolhas lexicais. E nos media, as palavras so frequentemente os tais punhais. So vrios os termos utilizados que ferem a dignidade e autoestima das pessoas com deficincia. Haller et al (2006: 62) afirmam:

[e]ven something as mundane as the words used to refer to a group are important because they have ramifications both for the self-perception of people with disabilities and what the general public believes about disability. [at algo to mundano quanto as palavras utilizadas para se referir a um
120

grupo so importantes pois tm ramificaes tanto na auto perceo das pessoas com deficincia quanto nas crenas que o pblico em geral tem sobre a deficincia.]

No contexto portugus frequente ver-se realada a deficincia em detrimento da pessoa, o arquiteto cego/invisual; fazem-se generalizaes, os cegos, os deficientes, os gagos; perpetua-se o defeito nas diversas conjugaes do verbo ser e ter e em escolhas lexicais pesadas de significao pejorativa, vtima de , sofre de distrofia, com uma perna defeituosa, defeito congnito; portador de deficincia; invisual. Em contextos mais populares, mas frequentemente plasmados em programas de televiso e imprensa escrita, surgem termos ofensivos na referncia a certas deficincias: mongoloide/mongolismo, surdo-mudo, tolinho, ceguinho.

Embora seja verdade que a linguagem corrente recorre a imagens de deficincia para se referir a condies diversas, como ser o caso de insultos s cego ou qu? / ests tolo? / perneta! dirigidos a jogadores e rbitros durante um jogo de futebol, no menos verdade que o seu efeito gota-a-gota, uma e outra vez repetidos em lugares pblicos e transmitidos em direto, reforam imagens que se instalam no subconsciente de muitos. O que sabem os jornalistas/tcnicos de comunicao sobre as pessoas com deficincia? No mbito da preparao da Conferncia Media e Deficincia, foi criado um inqurito simples para conhecer um pouco melhor a realidade dos profissionais da comunicao social no que diz respeito deficincia. O questionrio, disponibilizado online, foi amplamente divulgado durante 15 dias, tendo-se apenas recolhido 32 respostas. Entre os respondentes encontram-se profissionais da rdio, imprensa escrita e televiso, ocupando postos de direo e editoriais em organizaes nacionais e regionais.

Questiona-se a razo de to fraca adeso: falta de interesse?, falta de tempo? ou puro comodismo?

121

Uma anlise das respostas recolhidas levam a acreditar que aqueles que responderam so pessoas ativamente envolvidas em questes de acessibilidade e deficincia 63% (20/32) afirmam terem feito vrios trabalhos relacionados com questes ligadas deficincia, tendo apenas 22% (7/32) afirmado nunca o ter feito , o que nos permite alvitrar que so mesmo poucos aqueles que param para refletir sobre o assunto em apreo.

Em jeito de sntese: 63% (20/32) dos respondentes afirma aperceber-se frequentemente das dificuldades que as pessoas com deficincia e outras necessidades especiais enfrentam na fruio dos contedos mediticos; 91% (29/32) entendem que os media ocupam um papel importante na vida das pessoas com deficincia so a principal companhia e um passatempo importante; 94% (30/32) consideram que os media so muito importantes, pois podem reforar preconceitos que dificultam a incluso ou passar uma imagem positiva que a facilita.

Estas respostas revelam uma conscincia clara da importncia dos media na vida das pessoas com deficincia tanto enquanto objeto de fruio como manipulador de conscincias.

As opinies sobre a forma como os media abordam a temtica da deficincia mantm-se tambm coesas ao verificar-se que 94% (30/32) dos respondentes consideram que a temtica tem merecido pouca/alguma ateno por parte dos media.

Inquiridos sobre solues de acessibilidade legendagem para surdos, lngua gestual e udio-descrio, a grande maioria 88% (28/32) afirma saber da sua existncia sendo que, na proporo inversa, 75% (24/32) considera baixo ou quase nulo, o nvel de acessibilidade nos media portugueses.

122

Corroborando a ideia inicial de que os respondentes esto ativamente implicados no tratamento de temticas relacionadas com a deficincia, 75% (24/32) afirmam no sentir constrangimentos no tratamento de matrias relacionadas com pessoas com deficincia. Num ltimo momento, e perante uma resposta negativa de 78% (25/32), confirmou-se a convico j havida de que a temtica de deficincia no abordada na formao de jornalistas.

Apesar da humildade dos dados recolhidos, existem aqui dados que nos permitem um comentrio: manifesta a necessidade de se tornar esta matria central na formao dos profissionais da comunicao social e urge mobilizar a classe em torno de incentivos s boas prticas.

Prmios como o Dignitas, da Associao Portuguesa de Deficientes (APD), ou o Prmio de Jornalismo na rea da Sade Mental promovido pela Fundao AstraZeneca (FAZ), ou ainda Prmio de Jornalismo Direitos Humanos e Integrao, atribudo pelo Gabinete para os Meios de Comunicao Social (GMCS) e a Comisso Nacional da UNESCO (CNU), so incentivos vlidos promoo de um jornalismo consciente. Sero, no entanto, insuficientes na sensibilizao massiva que urge levar a cabo.

S o contacto direto e o convvio com pessoas com deficincia permitiro que o profissional da comunicao passe a conhecer o outro, a pessoa com deficincia enquanto sujeito e agente da sua prpria vida. Esse mesmo contacto, ensin-lo- a lidar com a pessoa com deficincia no momento de a entrevistar, e a encontrar a linguagem certa para se referir a elas.

Mas esta responsabilidade de formao no dever ser preocupao exclusiva dos profissionais de comunicao, a pessoa com deficincia tem por obrigao assumir uma posio proactiva neste processo. Compete-lhe a ela, de viva voz ou atravs de associaes, familiares e amigos, partilhar a sua opinio e contribuir para o melhor conhecimento das suas realidades, desejos e necessidades.
123

Como chegam os media s pessoas com deficincia? Todos estamos cientes de que, perante a lei, somos todos iguais em deveres e direitos. Enquanto cidados de um estado livre e democrtico, e enquanto contribuintes, as pessoas com deficincia tm o direito igualdade de tratamento no respeito pela diferena, e o dever de fazer com que esses direitos sejam cumpridos. Numa conjugao verbal centrada no EU, TU e NS, compete pessoa com deficincia conjugar os verbos na 1 pessoa do singular EU dando-se a conhecer e preservando a sua identidade; na 2 pessoa do singular TU tornando-se um interlocutor ativo, exigente mas construtivo; e na 3 pessoa do plural NS disponibilizando-se para trabalhar em conjunto na prossecuo de objetivos comuns, assumindo-se como parte integrante de uma equipa e de uma sociedade. Esta corresponsabilizao e o dilogo que da nascer levar seguramente melhoria das condies de acesso ora existentes.

As imagens que se passam das pessoas com deficincia no resultam apenas da linguagem usada e dos contedos/temas abordados. Passam essencialmente do respeito com que estas pessoas so tratadas enquanto consumidores habituais de produtos e servios.

Para alm de ser pequena a oferta de solues de acesso aos media, ela timidamente divulgada e frequentemente desconhecida das pessoas com e sem deficincia. A divulgao da programao televisiva, por exemplo, em revistas, jornais e at mesmo nos sites oficiais das diferentes operadoras raramente acontece. E a forma como se publicita a programao com legendagem para surdos ou udio-descrio no ser necessariamente a forma mais adequada (de pouco ou nada servir uma legenda no ecr em que se l este programa est a ser exibido com udio-descrio para cegos ou a mensagem oral este programa tem legendagem para surdos no momento em que um telespectador cego ou surdo esteja a ver a televiso sozinho. De nada serve existirem servios se depois no so conhecidos e consequentemente usados por quem mais deles precisa.

124

Existem ainda constrangimentos tcnicos que continuam a dificultar o acesso informao televisiva. Alguns aparelhos de televiso mais antigos continuam a no comportar o teletexto, e no espectro contrrio da tecnologia, a televiso por cabo, por sua vez, perde o sinal do teletexto; e nem a televiso analgica nem a digital ainda resolveu o problema da transmisso da udiodescrio em Portugal. E so outros mais os constrangimentos que limitam o acesso de pessoas com deficincia aos media acompanhar a evoluo tecnolgica difcil para qualquer pessoa e muito mais para pessoas com deficincia. Questes de carter ergonmico e de usabilidade condicionam ainda a vida de muitas pessoas; o ter de pagar um servio ainda constrange quem vive j com fortes carncias monetrias; a falta de informao e a baixa qualidade dos servios prestados so exemplos de uma fraca prestao de servios. Esta situao, considerada pobre em termos globais, em nada contribui para uma imagem positiva da pessoa com deficincia. Se os seus direitos so visivelmente negados, se aquilo que se lhe oferece claramente insuficiente ou com baixa qualidade, como se demonstra na prtica o tal respeito pela diferena e a incluso que se deseja num estado de direito.

Oferecer contedos em formatos alternativos reconhecer que existem pblicos com necessidades. tambm demonstrar respeito pela diferena e observao da lei. Ao lutar por padres elevados de qualidade nos servios prestados, estar-se- a passar uma imagem positiva da deficincia, essa sim com o efeito continuado de uma ao gota-a-gota de longa durao. Qual o papel das pessoas com deficincia no mundo dos media? Torna-se claro que partilho da opinio que todo o direito se faz acompanhar de um dever. E se querem ser tratados como iguais, as pessoas com deficincia tm de chamar a si a grande responsabilidade de agir, tornando-se agentes ativos com poder de deciso.

As associaes e organismos ligados deficincia, devero agir enquanto promotores de mudana, e no transformando-se num problema acrescido. Relembro aqui o papel das Associaes de Surdos na introduo da janela de LGP nas televises portuguesas. Uma vez introduzido o servio, lutam agora
125

por uma melhor adequao da janela e por um servio que lhes seja efetivamente til.

Outro domnio em que as prprias pessoas com deficincia deveriam ter uma palavra a dizer seria a escolha dos programas a ter solues de acesso.

Excludas do foro do poder e da deciso, limitam-se a receber aquilo que outros decidem ser-lhes dado. Quem decide que programas tm ou no tm lngua gestual, legendagem para surdos ou udio-descrio? A que horas e em que canais? Por que no em horrio nobre? Continuamos a esconder a deficincia e a negar que existam necessidades especiais, e continuamos a retirar pessoa com deficincia o direito a ter uma conversa no caf no dia seguinte sobre determinado contedo, o direito informao e a ter uma opinio.

A responsabilidade das prprias comunidades/grupos de deficientes na promoo de imagens de deficincia so enormes. As prprias pessoas com deficincia so muitas vezes responsveis pela imagem que passam dessa deficincia, tambm eles reforando esteretipos (vitimizao, impotncia,).

Enquanto corresponsveis no processo de segregao/incluso, importante que se d a afirmao de posies atravs de porta-vozes na 1 pessoa (os prprios, ou aqueles que por eles podem e devem falar).

Apesar de se saber que as associaes lutam com falta de meios, urgente que se consciencializem que tambm elas tm de promover aes de marketing que as posicione num mundo apelativo e arrojado. A fraca qualidade dos materiais publicitrios e a falta de estratgia meditica passa uma imagem de pobreza envergonhada, tambm ela contribuindo

negativamente para a imagem das pessoas com deficincia. s pessoas com deficincia assistem duas opes: serem recetores passivos, aceitando as migalhas que lhes do e perpetuando as imagens estereotipadas que deles existem, ou assumirem-se enquanto agentes ativos, consumidores que tm o

126

direito a serem informados sobre os produtos (publicidade), clientes potenciais, e at mesmo investidores. 5. Consideraes finais O difcil equilbrio entre o expor e o resguardar, entre o pecar por excesso ou por dfice, entre o dar e o negar leva a que se continue a moldar imagens pouco adequadas da deficincia. No chega falar sobre a deficincia, no chega tambm faz-lo de forma correta e esclarecida, importa incluir a pessoa com deficincia enquanto promotor dessa mesma informao/imagem e essencialmente enquanto recetor com necessidades especiais e com o direito a solues diferenciadas. Lobbying, na reivindicao de condies reais de acesso os meios j existem, as melhores solues esto vista dever passar pela interao entre os vrios stakeholders num real investimento na investigao, na formao de profissionais competentes e esclarecidos, na produo de contedos interessantes, multimodais e de fcil acesso e na incluso dos recetores enquanto elementos centrais em todo o processo da comunicao mediada.

Os perigos de uma comunicao social pouco esclarecida, solidria e educativa crescem na proporo em que se polvoriza o ciberespao com jornalismo autodidata e espontneo numa nuvem de construo

colaborativa. Tal realidade leva a que os media convencionais passem a desempenhar um papel ainda mais importante na moldagem da(s) imagem(ns) de deficincia que se quer(em) para o futuro. Tal exigir dos profissionais um esforo adicional e uma maior conscincia das implicaes das suas escolhas na modulao da opinio pblica tendo particular cuidado nas abordagens ao tema e na linguagem utilizada. Implicar tambm que emissores e recetores venam espaos e barreiras para se encontrarem na busca das melhores solues possveis. A soma de pequenos esforos resulta sempre em grandes obras.

No Congresso Europeu sobre Os Media e a Deficincia realizado em 2003 em Atenas, foi assinada, por mais de 300 participantes de diferentes reas dos media, redes dos media, empresas de publicidade e de comunicao e
127

de organizaes de pessoas com deficincia e representantes dos EstadosMembros da UE, uma Declarao, que bem podia voltar a ser lida e assinada pelos participantes no Colquio Media e Deficincia, em 2011 e em Lisboa. Com as devidas alteraes passar-se-ia a ler: Os participantes no

Congresso

Europeu

sobre

Os

Media

Deficincia/Colquio Media e Deficincia declaram que: Promovero alteraes nos principais setores dos media para melhorar a forma como retratam as pessoas com deficincia e para melhorar a sua incluso; Melhoraro a visibilidade das pessoas com deficincia a todos os nveis; Melhoraro a cobertura das questes que dizem especificamente respeito s pessoas com deficincia e s suas famlias; Promovero uma imagem positiva das pessoas com deficincia que no se baseie na viso caritativa ou mdica e evitaro esteretipos negativos; Encorajaro uma cooperao prxima entre as pessoas com deficincia e suas organizaes representativas e as organizaes especficas dos media, bem como com as principais indstrias dos media; Aumentaro o nmero de pessoas com deficincia empregadas na indstria dos media, particularmente em profisses qualificadas; Asseguraro o acesso das pessoas com deficincia aos servios dos media; Garantiro a acessibilidade fsica ao ambiente de trabalho na indstria dos media.

128

E, em vez de Atenas, a 13 e 14 de junho de 2003, leia-se Lisboa, a 28 de setembro de 2011. Bibliografia citada:
Amaral, L. A. (2001). Atividade fsica e diferena significativa/deficincia: algumas questes psicossociais remetidas incluso/convvio pleno. In: IV Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Curitiba: Anais do IV Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 30-31.

Barnes, C. (1992). Media Guidelines. In: Pointon, A. and Davies, C. (eds) (1997) Framed: Interrogating Disability in the Media. London: British Film industry: 228-233.

Figueira, E. (2006). As Deficincias Representadas na Mdia e o Papel da Psicologia Social. Planeta Educao. [acedido a 20-08-2011 em

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1871].

Gerbner, G., Gross, L., Morgan, M., Signorielli, N., & Shanahan, J. (2002). Growing up with television: Cultivation processes. In J. Bryant and D. Zillmann (Eds.), Media effects: Advances in Theory and Research. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates: 43-67.

Greenberg, B. S. (1988). Some uncommon television images and the Drench Hypothesis. In S. Oskamp (ed.). Television as a social issue (pp. 88 102). Newbury Park, CA: Sage.

Haller, B. et al. (2006) Media labelling versus the US disability community identity: a study of shifting cultural language. Disability and Society, Taylor and Francis Group Lts, 21(1), 61-75.

Palacios, A.. (2004) La discapacidad frente al poder de la normalidad. Una aproximacin desde tres modelos tericos. Tese de doutoramento no-publicada. Instituto de Derechos Humanos Bartolom de las Casas, Carlos III University. Madrid.

Reep, D. C., & Dambrot, F. H. (1989). Effects of frequent television viewing on stereotypes: "Drip. Drip" or "drench"? Journalism Quarterly, 66, 542-550.

Romaach, J.& M. Lobato.(2006). El modelo de la diversidad. La Biotica y los Derechos Humanos como herramientas para alcanzar la plena dignidad en la diversidad funcional. Ediciones DiversitasAIES. [acedido a 30-10-2011 em http://www.asoc-

ies.org/docs/modelo%20diversidad.pdf].

Shanahan, J., & Morgan, M. (1999). Television and its Viewers: Cultivation Theory and Research. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

129

Sousa J. (2004). O especialista enquanto ator do espao pblico mediatizado. Ensaio para a disciplina de Comunicao Poltica do Mestrado em Cincias da Comunicao da Universidade Autnoma de Lisboa. [acedido a 25-09-2011 em

http://atelierradio.com.sapo.pt/jor/o_especialista_enquanto_ator_do.htm].

Bionote: Joslia Neves licenciada em Lnguas e Literaturas modernas (portugus-ingls) pela Universidade do Porto; tem um mestrado em Estudos Ingleses pela Universidade de Aveiro; um doutoramento em Estudos de Traduo, com uma tese sobre Traduo Audiovisual: Legendagem para Surdos, pela Universidade de Surrey Roehampton, em Londres; e um psdoutoramento sobre Comunicao Inclusiva em Contexto Museolgico, realizado no Imperial College London.

professora Adjunta no Instituto Politcnico de Leiria; tendo tambm, ao longo dos ltimos anos, lecionado como professora convidada na

Universidade de Coimbra, no mbito dos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Estudos de Traduo e em vrios cursos de Mestrado e de Doutoramento em outras Universidades nacionais e estrangeiras.

Coordena o grupo de investigao iACT incluso e acessibilidade em ao (www.iact.ipleiria.pt) Pertence ao grupo de investigao internacional TransMedia (www.transmediaresearchgroup.com) que agrega investigadores de Espanha, Blgica, Alemanha, Reino Unido e Portugal, desempenhando um papel ativo no debate das polticas de acesso comunicao social em contexto europeu e nacional.

Desde 2000 tem vindo a desenvolver projetos na rea da comunicao acessvel com diferentes parceiros nos domnios da comunicao social, produo flmica, artes performativas, turismo, museologia e na educao. Em todos os projetos desenvolvidos assume as solues para pblicos com necessidades especiais numa perspetiva inclusiva, eliminando barreiras e promovendo solues para todos.

130

ANEXO III Questionrio - Media e Deficincia Este inqurito visa perceber o modo como os Media transmitem a Imagem das Pessoas Portadoras de Deficincia, e as Acessibilidades existentes. Os resultados sero apresentados no Colquio - Media e Deficincia - no dia 28 de setembro, no Auditrio Agostinho Silva, na Universidade Lusfona.

Agradecamos que este questionrio fosse respondido at data limite de 16 de setembro 2011 (sexta-feira). Todos os dados sero tratados

anonimamente.

*Obrigatrio

1. Alguma vez se apercebeu das dificuldades que as pessoas com deficincia e outras com necessidades especiais enfrentam na fruio dos contedos mediticos? *

Sim, frequentemente Sim, pelo menos uma vez No, nunca

2. Que espao entende que os media ocupam na vida das pessoas com deficincia? *

Muito importante, pois frequentemente os media so a principal

companhia das pessoas com deficincia

Importante porque muitas pessoas com deficincia no tm grandes

alternativas para passar o seu tempo

Pouco relevante

131

3. Tero os media algum papel na integrao social das pessoas com deficincia? *

Sim, muito importante, pois podem reforar preconceitos que

dificultam a integrao ou passar uma imagem positiva que a facilita

Sim, mas no muito relevante, pois os media no so determinantes

na construo da sociedade

No, pois cabe sociedade assegurar tal tarefa No, pois os media no tm capacidade para influenciar

comportamentos

4. Acha que a temtica da deficincia tem merecido ateno por parte dos media? *

Muita Alguma Pouca Nenhuma

5. Tem algum colega de profisso que tenha algum tipo de deficincia? *


Sim, com deficincia visual Sim, com deficincia auditiva Sim, com deficincia motora No Outra:

6. Tem conhecimento das ferramentas de acessibilidade aos media para quem tem necessidades especiais? *

Sim, tenho conhecimento de recursos de acessibilidade tais como

legendagem, lngua gestual e udiodescrio

No
132

7. Em termos globais, que nvel de acessibilidade reconhece nos media portugueses? *


Elevado Razovel Baixo Quase nulo

8. J fez algum trabalho relacionado com as questes ligadas deficincia? *


Sim, vrios Sim, um No

9. A temtica da deficincia abordada nas universidades e formaes para jornalistas? *


Sim No

10. Sente algum tipo de constrangimento no tratamento de matrias relacionadas com pessoas portadoras de deficincia? *

Sim, no sei como me devo referir a elas (p. ex. devo dizer cego,

invisual, deficiente visual)


Sim, uma matria com a qual no sei lidar emocionalmente Sim, tenho receio de no tratar as pessoas com deficincia com o

respeito devido ou de faz-lo com demasiada deferncia


No Outra:

133

11. Qual o OCS em que exerce a sua profisso Resposta facultativa

12. Qual o cargo que ocupa Resposta facultativa

13. Qual o seu nome Resposta facultativa

134

ANEXO IV Resultado do Inqurito aos Jornalistas 1. Alguma vez se apercebeu das dificuldades que as pessoas com deficincia e outras com necessidades especiais enfrentam na fruio dos contedos mediticos?

Sim, frequentemente Sim, pelo menos uma vez No, nunca

20 63% 9 3 28% 9%

2. Que espao entende que os media ocupam na vida das pessoas com deficincia?

Muito importante, pois frequentemente os media so a principal companhia das pessoas com deficincia Importante, porque muitas pessoas com deficincia no tm grandes alternativas para passar o seu tempo Pouco relevante

15 47%

14 44% 3 9%

135

3. Tero os media algum papel na integrao social das pessoas com deficincia?

Sim, muito importante, pois podem reforar preconceitos que dificultam a integrao ou passar uma imagem positiva que a facilita Sim, mas no muito relevante, pois os media no so determinantes na construo da sociedade No, pois cabe sociedade assegurar tal tarefa No, pois os media no tm capacidade para influenciar comportamentos 1 1 3% 3% 30 94%

4. Acha que a temtica da deficincia tem merecido ateno por parte dos media?

Muita Alguma Pouca Nenhuma

6%

19 59% 11 34% 0 0%

136

5. Tem algum colega de profisso que tenha algum tipo de deficincia?

Sim, com deficincia visual Sim, com deficincia auditiva Sim, com deficincia motora No Other

3 0

9% 0%

13 41% 15 47% 1 3%

6. Tem conhecimento das ferramentas de acessibilidade aos media para quem tem necessidades especiais?

Sim, tenho conhecimento de recursos de acessibilidade tais como legendagem, lngua gestual e udiodescrio No

28 88% 4 13%

137

7. Em termos globais, que nvel de acessibilidade reconhece nos media portugueses?

Elevado Razovel Baixo Quase nulo

0 8

0% 25%

22 69% 2 6%

8. J fez algum trabalho relacionado com as questes ligadas deficincia?

Sim, vrios Sim, um No

20 63% 5 7 16% 22%

9. A temtica da deficincia abordada nas universidades e formaes para jornalistas?

Sim No

22%

25 78%

138

10. Sente algum tipo de constrangimento no tratamento de matrias relacionadas com pessoas portadoras de deficincia?

Sim, no sei como me devo referir a elas (p. ex. devo dizer cego, invisual, deficiente visual) Sim, uma matria com a qual no sei lidar emocionalmente Sim, tenho receio de no tratar as pessoas com deficincia com o respeito devido ou de faz-lo com demasiada deferncia No Other

3 0 5

9% 0% 16%

24 75% 0 0%

139

ANEXO V Avaliao do Colquio Media & Deficincia Agradecendo a presena de todos os que participaram e contriburam para a realizao do Colquio Media & Deficincia, no passado dia 28 de setembro, o GMCS vem por este meio pedir a vossa colaborao para o preenchimento de um breve questionrio. Desta forma, procuramos apurar qual o seu nvel de satisfao relativamente a este evento, para que possamos proceder a uma avaliao mais fiel do mesmo. Agradecemos, ainda, que nos ajude a continuar os nossos esforos nesta rea ao contribuir com as suas sugestes para melhoramentos, novas iniciativas e projetos futuros.

Muito obrigado.

*Obrigatrio

Palestra "Tornar a Televiso Acessvel" - Peter Looms * Classifique consoante o seu nvel de satisfao

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

1 Painel de Discusso - "Acessibilidades aos Media" *


Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

140

Palestra Imagem das pessoas com deficincia nos media - Joslia Neves *

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

2 Painel de Discusso - "Que imagem transmitem os Media das pessoas com deficincia?" *

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

Considera que o tempo dispendido com as palestras e painis de discusso foi adequado? *

Sim No Outra:

141

Nvel de satisfao no que diz respeito acessibilidade * (ex.: interpretao de e para Lngua Gestual Portuguesa, acessos para cadeiras de rodas, etc.)

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

Coffee Break e Porto de Honra *


Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

Condies dos espaos *


Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

142

Contributo deste Colquio para a discusso das questes relativas deficincia e media. *

Muito pouco importante Pouco importante Importante Muito importante Extremamente importante

H algum aspeto em especial (positivo ou negativo) que deseje salientar?

Em que poderemos melhorar?

Avaliao global do Colquio *


Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

143

Que outras iniciativas sugere que sejam feitas, nesta rea, no futuro?

Muito obrigado! GMCS - Gabinete para os Meios de Comunicao Social

144

ANEXO VI Resultado das Respostas Fechadas

Palestra "Tornar a Televiso Acessvel" - Peter Looms

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 0 7

0% 0% 21%

17 50% 10 29%

1 Painel de Discusso - "Acessibilidades aos Media"

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

2 2

6% 6%

17 50% 13 38% 0 0%

145

Palestra Imagem das pessoas com deficincia nos media - Joslia Neves

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 2 3

0% 6% 9%

16 47% 13 38%

2 Painel de Discusso - "Que imagem transmitem os Media das pessoas com deficincia?"

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 7

0% 21%

11 32% 14 41% 2 6%

Considera que o tempo dispendido com as palestras e painis de discusso foi adequado?

Sim No Other

23 68% 9 2 26% 6%

146

Nvel de satisfao no que diz respeito acessibilidade

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 1

0% 3%

11 32% 14 41% 8 24%

Coffee Break e Porto de Honra

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 1 5

0% 3% 15%

17 50% 11 32%

Condies dos espaos

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 2 5

0% 6% 15%

17 50% 10 29%

147

Contributo deste Colquio para a discusso das questes relativas deficincia e media.

Muito pouco importante Pouco importante Importante Muito importante Extremamente importante

0 2 4

0% 6% 12%

16 47% 12 35%

Avaliao global do Colquio

Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Bastante satisfeito Extremamente satisfeito

0 2 6

0% 6% 18%

20 59% 6 18%

148

ANEXOVII
ResultadosdasRespostasAbertas

Em que poderemos melhorar?

H algum aspeto em especial (positivo ou negativo) que deseje salientar? Que outras iniciativas sugere que sejam feitas, nesta rea, no futuro? Continuar a sensibilizar e acompanhar os cursos que se esto a realizar, a todos os nveis, e incentivar as pessoas licenciadas que j trabalham na rea para se envolverem em cursos de mestrado e de doutoramento. Portugal, pelo seu clima, potencial turstico e forma de vida (fcil convivncia, gostamos de toda a gente) e bom relacionamento com o "mundo" desenvolvido e com os pases emergentes, para mim BRIICAMAST (Brasil, Rssia, ndia, Indonsia, China, Angola, Mxico, frica do Sul e Turquia) pode constituir-se pioneiro nesta rea de
149

Diligenciar no sentido da sua divulgao pelos rgos de comunicao social nacionais (imprensa, rdio e televiso).

Continuem.

atualidade marcante.

Fazer mais colquios, preciso as pessoas que tudo possvel bastando um pouco de esforo de trabalho de equipa... Administrar bem o "tempo", para acontecer os debates como tem que ser. Positivo - A oportunidade que dada para todos os indivduos, com ou sem deficincia participarem de uma preocupao que tem que ser de todos. Negativo - No acontecer os debates como tem que ser, considero falta de respeito com quem fez as perguntas no obteve um
150

Algo interativo que envolva todos as reas da aprendizagens.

esclarecimento.

Os resultados destas iniciativas so incomensurveis sendo s visveis anos mais tarde quando se reflete nas mudanas verificadas nas nossas sociedades. Para melhorar as iniciativas futuras existe somente procurar fazer melhor, convidando pessoas e entidades que ao nvel nacional e internacional tenham algo a dizer de novo que possa convencer por arrastamento os decisores nacionais.

Foi muito gratificante ver sentados mesma mesa representantes das principais televises portuguesas, muito embora algumas nada tivessem para dizer, optando por se desviar do tema com questes marginais e meramente mistificadoras da situao. Mas a reao serena da RTP foi altamente positiva porque respondeu aos ataques com o trabalho realizado.

Novos colquios, aes de formao dirigidas aos jornalistas, campanhas de sensibilizao nos mass media, aes que congreguem os decisores e os representantes da populao com necessidades especiais, etc.

151

Desenvolvimento de aes/ferramentas prticas para incentivar a adeso da comunicao social, tipo formaes, vdeos, ebooks...

Ausncia da comunicao social. Parabns s condies de acessibilidade e interpretao LGP

Formao para as ONG/IPSS sobre como comunicar campanhas de sensibilizao e angariao de fundos.

Formao para a comunicao sobre como comunicar a deficincia.

Dar nfase aos outros medias, para alm da televiso. Gabinete para os Meios de Comunicao Social: sim positivo " Media e as pessoas surdas" em futuro

Ponto de forte : respeito e sensibilidade

Ponto de fraco : nenhuma

Falta de oferta do livro "Comunicar e interagir - um novo paradigma para o


152

direito participao social das pessoas com deficincia" para s as pessoas surdas ou as pessoas deficincias.

153

Neste caso especial considero que a participao seria maior se feita a discusso num blog, com aviso prvio aos interessados.

Participao Dra. Joslia Neves( o ponto positivo) a pouca participao dos participantes, podiam fazer essa discusso num blog!?

Penso que seria de apostar fortemente na qualificao dos deficientes, pois a vida est difcil para todos .

Seguramente acham estapafrdia esta opinio mas: -alguns deficientes tem vergonha de assumir a sua condio. -alguns deficientes tm c/o(por muitos motivos) sair de casa, sozinhos ou .

J pensaram que devem existir pessoas idosas que gostavam de ter algum para conversar? que esto sozinhos o dia inteiro?

Ser difcil, que um deficiente se afirme junto de uma famlia, como corresponsvel na educao de uma criana.

Mas j ser assim junto de uma famlia que tem um idoso a cargo , o que ser menos dispendioso um lar ou algum deficiente que faa "oldsitting", com os meios de socorro
154

disponveis?

Acho muitssimo errado,este tratamento diferenciado, pois o deficiente quer ser, e tudo faz para ser aceite e olhado c/o igual pela sociedade, pelo que deveria ser valorizada, pelos pares a sua valida interveno( esquecer o tratamento que dado nos EUA's aos deficientes de guerra)

c/o menos valido que se esfora e "faz qualquer coisa", mas c/o algum competente p/a aquela funo (por isso acho importante a qualificao do deficiente) As coisas no se deveriam passar, c/o se passaram comigo no IEFP em Cascais, em que tive que ouvir "se
155

isto est mal p/a todos imagine p/a um deficiente(reformado)"

Tudo bem sou deficiente e reformada mas tenho esperanas na vida quero continuar a contribuir para a sociedade.

156

Pequenos mdulos de formao para os profissionais dos media (TV e Multimdia) de forma a melhorar a acessibilidade. Muitos profissionais desconhecem as questes e as tcnicas abordadas no colquio. Saliente-se a presena do responsvel pela gesto do espao e das condies de acessibilidade e comunicao pelo profissionalismo, capacidade de inovao, jovialidade e alegria que conferiu a aspetos de rotina. A explorao da rea, de forma mais aprofundada com o convite a estudantes desta e de outras universidades como forma de intercmbio curricular. A acessibilidade informao deveria ser cruzada com outros cursos nas diferentes reas e pela sensibilizao de alunos em vrios cursos nos seus 2 primeiros anos poder contribuir para a melhoria da acessibilidade informao pelas pessoas com deficincia, evoluindo assim Portugal no reconhecimento do direito
157

informao como direito fundamental para todos.

Realizao de iniciativas sobre esta temtica e principalmente sobre o futuro das acessibilidades na plataforma de distribuio de televiso digital se possvel com a presena do rgo regulador para a comunicao social No painel da tarde, o pblico alvo que seria mais importante sensibilizar - jornalistas ou futuros jornalistas - acabou por no estar representado na medida em que se pretendia.
158

Positivos: o rigor no cumprimento de tempos. E tambm as altas individualidades que aceitaram juntarse a este Colquio.

Encontrar uma forma de chegar, precisamente, aos media (jornalistas e/ou futuros jornalistas), no sentido de ficarem mais informados / sensibilizados para esta temtica.

Convidando outros interlocutores das organizaes de deficientes, tendo em conta que este problema no especifico dos cegos nem dos surdos, convidar outras organizaes de reas diferentes. Por exemplo: a paralisia cerebral tem uma forte componente de baixa viso e utiliza na infncia meios alternativos e aumentativos de comunicao que no so utilizados nos media.

Negativo: Participao das organizaes de deficientes.

Seria interessante desmistificar o facto das pessoas com deficincia e suas organizaes so muito reivindicativas. Esquecendo-se muitas vezes de fazer pedagogia no seio do seu grupo, nomeadamente com os mais novos.

Provavelmente a quantidade e excelncia de alguns contedos poderiam vir a dar origem abertura de um canal na cabo exclusivamente com o tema da deficincia.

Os Painis tinham demasiados oradores para to pouco tempo. Poderiam ter tido oportunidade de aprofundado mais os temas e a discusso ser mais interessante. Divulgar e sensibilizar com ajuda das figuras pblicas junto do pblico que

sim

Falta de alunos que estudem CS, de pblico que trabalhe nos media.
159

de facto interessa, os jornalistas e os estudantes de jornalismo. Seria interessante, numa prxima edio do colquio, incluir nos painis pessoas com deficincia formadas na rea dos Media, integradas ou no no mercado de trabalho. - As acessibilidades nas escolas - os professores e as deficincias dos alunos: como atuar? - e-learning e a incluso No pouco tempo para discusso e debate dos painis, assim com dar mais visibilidade a toda a problemtica das vrias deficincias. Lamento tambm, no ter os rgos de comunicao referencia nos principais telejornais a importncia que colquio com estes podem ter Sim Evolver mais as pessoas com mltiplas deficincias nas iniciativas promovidas pelos mdia. Assim com dar maior visibilidade, apoiando as instituies, na divulgao dos seus inventos e reivindicao. Que levam a cabo em prol das pessoas com deficincia.
160

para as pessoas com deficincia e o que a mdia podem fazer para uma maior cidadania.

Mesmo apelando, no tem uma resposta positiva da parte da mdia. Tendo assim uma dificuldade acrescida no trabalho que desenvolvem para uma sociedade mais justa e equitativa.

! A invisibilidade do prprio colquio nos mdia, sem qualquer destaque nos meios de comunicao, tal como telejornais e outros. 2 Na falta de diversidade das vrias deficincias e com mais tempo para perguntas e respostas. Numa perspetiva mais abrangente das temticas que envolvem os media e a deficincia. No desenvolvimento de iniciativas como esta.

Sim

A aplicao de uma interao mais envolvente dos prprios deficientes, nos programas levados a cabo pelos mdia, assim como na sua divulgao.

Parabns pela iniciativa

Desenvolvimento de iniciativas congneres na rea das


161

acessibilidades. Que imagem as famlias das pessoas com deficincia tm dos media

162

IV Parte O que os Media tm feito no mbito das acessibilidades e que relevncia e visibilidade do ao tema

No sentido de conhecer a realidade dos media no que diz respeito s suas prticas relativamente a esta questo, o GMCS contactou os seguintes meios de comunicao social: jornais dirios: Dirio de Notcias, Pblico, Correio da Manh, Jornal de Notcias, I; Jornais semanrios: Expresso; Sol;

newsmagazines: Sbado, Viso, Focus; onlines: Dirio Digital, Agncia Financeira, TVI 24 online; dirios gratuitos: Destak, OJE, Metro; rdio: TSF, Renascena, RFM, Comercial, Antena 1, Antena 2, Antena 3; e televiso: RTP, RTP2, SIC, TVI.

Foi enviado um e-mail a cada diretor dos rgos acima referidos, no dia 4 de novembro de 2011, no sentido de pedir a sua colaborao para nos darem a conhecer o que tm feito relativamente a esta temtica, como possvel ver no pargrafo seguinte, em citao de e-mail enviado:

De: Pedro Berhan da Costa [mailto:pedro.berhan@gmcs.pt] Enviada: sexta-feira, 4 de novembro de 2011 16:01 Para: Cc: Assunto: Colaborao para Relatrio Media e Deficincia Exmo. Sr. Diretor,

O GMCS o departamento do Estado que tem por misso apoiar o Governo na conceo, execuo e avaliao das polticas pblicas para a comunicao social, procurando a qualificao do setor e dos novos media, tendo em vista a salvaguarda da liberdade de expresso e dos demais direitos fundamentais, bem como do pluralismo e da diversidade.

No mbito da sua atuao, e atendendo premncia da matria, o GMCS decidiu dedicar especial ateno ao papel dos media na incluso social das
163

pessoas com deficincia. Para o efeito, e em estreita colaborao com a Universidade Lusfona, decidiu promover a constituio de um Grupo de Reflexo sobre esta temtica, convidando algumas das personalidades e instituies de referncia neste domnio a nvel nacional. Alm do GMCS e da Universidade Lusfona, o grupo atualmente constitudo por: ANACOM Autoridade Nacional de Comunicaes, ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social, INR Instituto Nacional de Reabilitao, RTP, TVI e UMIC Agncia para a Sociedade do Conhecimento, bem como por diversos jornalistas, investigadores e professores universitrios das reas das cincias da comunicao e da reabilitao.

O Grupo de Reflexo lanou j um conjunto de projetos com o objetivo de identificar boas prticas dos media relativamente deficincia

(acessibilidades, voluntariado, contedos) e organizou um Colquio com o tema Media e Deficincia, que teve lugar no passado dia 28 de setembro. Tem ainda prevista para este ano a publicao, no prximo dia 3 de dezembro Dia Internacional das pessoas com Deficincia , de um Relatrio sobre esta matria.

No referido relatrio gostaramos de incluir um captulo dando nota do que os media nacionais tm feito neste domnio, pelo que vimos para o efeito solicitar a vossa colaborao. Gostaramos, em especial, que nos informassem acerca:

Das medidas que esse rgo de comunicao social tem posto em

prtica para assegurar a acessibilidade s pessoas com deficincia.

Da ateno que esse rgo de comunicao social tem dado temtica

da deficincia.

Muito lhes agradeceramos se pudessem responder a esta solicitao at ao prximo dia 15 de novembro, ou seja, em tempo til para a informao ser adicionada ao relatrio final.
164

Antecipadamente grato pela ateno e com os melhores cumprimentos, Pedro Berhan da Costa Diretor do Gabinete para os Meios de Comunicao Social.

Feito o envio do e-mail e tivemos resposta do diretor do jornal I, Antnio Ferreira, referindo que vo colaborar connosco mas no tendo ainda concretizado essa colaborao.

Obtivemos tambm resposta do diretor do Correio da Manh, Octvio Ribeiro, que prontamente se disponibilizou a colaborar atravs de Paulo Santos, chefe de redao, sendo que o Correio da Manh fez uma srie de trabalhos dedicados temtica da deficincia. Eis a informao fornecida por e-mail de Paulo Santos:

Na sequncia do e-mail que lhe enviou o Diretor do Correio da Manh, Octvio Ribeiro, junto envio datas de publicao de alguns artigos sobre a matria em causa.

Os trabalhos foram desenvolvidos na perspetiva das dificuldades que os deficientes sentem no dia a dia, sobretudo no que toca mobilidade. Optmos por uma abordagem personalizada e descentralizada como pode constatar, em frente de cada data surge o nome da pessoa em causa e a localidade da sua residncia.

Dia 23 abril Ram Bindu, Lisboa Dia 24 abril Humberto Teixeira, Lisboa Dia 25 abril Csar Lopes, vora Dia 26 abril Maria de Lurdes Silva, Lisboa Dia 27 abril Selmiro Carvalho, Porto Dia 28 abril Lus Alexandro, Lisboa Dia 29 abril Bruno Carrilho, Portimo Dia 30 abril Filipa Bento, Coimbra 1 maio Vtor Hugo Costa, Lisboa (morreu dia 3 maio de 2011)
165

2 maio Joo Paulo Martins, Lisboa 3 maio Nuno Cacheira, Porto 4 maio Elsa Ramos, Faro 5 maio Ana Isabel Cardoso, Lisboa 6 maio Pea a anunciar iniciativa de emprego com apoio CCA Advogados 7 maio Notcia com balano das candidaturas apresentadas Associao Salvador 8 maio Texto de abertura de pgina com emprego dos deficientes 10 maio Andr Venda, da Anadia, Coimbra 14 maio Sek Sadibo Sar, Ameixoeira, Lisboa 15 maio Maria Incia Campanio, vora 17 maio Ryan Pequito, Seixal

Recebemos ainda resposta do diretor da Lusa, Fernando Paula Brito, nos seguintes termos:

1. A Lusa tem dado importncia ao assunto, tal como a outras minorias (tnicas e no s).

Pela pesquisa que fiz, em 2010, foram feitas cerca de 750 notcias onde constava a palavra deficincia, desde candidatos presidenciais a falarem no assunto, a notcias sobre a federao de desporto para deficincias at a questes de melhorias de acessibilidades.

Em 2011 existem cerca de 160 notcias sobre o assunto em todas as reas desde sociedade, desporto, defesa etc.

Alguns exemplos (ttulos: 2010/2011):

Deficientes: Comit admite que verbas contratualizadas para projeto Londres2012 so insuficientes

166

Acessibilidades: Aprovados projetos para investimentos autrquicos de 17,8 ME

Cascais: Doentes mentais criam peas de artesanato para financiar instituies a que pertencem

AR: Ministra do Trabalho anuncia criao do programa Inov Incluso

Manual da ONU vem ajudar deputados a legislar sobre deficincia

Deficientes: Governo desconhece quantos trabalham na administrao pblica

Acessibilidades: Maioria dos edifcios pblicos avaliados pela DECO chumba

Emprego: Deficientes tm desemprego trs vezes superior mdia nacional associao

Em 2008: Dia Mundial do Braille: Alunos cegos no tm professores especializados em Braille nas escolas ACAPO

2. Sobre as medidas que esse rgo de comunicao social tem posto em prtica para assegurar a acessibilidade s pessoas com deficincia devo referir que a Lusa um grossista de notcias.

Dito de outra forma, so os nossos clientes que distribuem as nossas peas diretamente ao pblico em geral.

Ns distribumos texto, udio e vdeo, mas a forma final como estes chegam ao consumidor final da responsabilidade dos nossos clientes.

167

RTP Francisco Teotnio Pereira Uma Rdio e Televiso para todos

No mbito das Obrigaes do Servio Pblico, a RTP tem vindo a desenvolver um diversificado conjunto de iniciativas destinadas a Pblicos com

Necessidades Especiais procurando adaptar a oferta de contedos televisivos para todos os pblicos.

A Legendagem de programas em portugus, para cidados surdos ou com deficincias auditivas, o desenvolvimento de um sistema de Reconhecimento Automtico da Fala, o incremento de programas com intrprete de Lngua Gestual Portuguesa, a disponibilizao de um sistema de vocalizao permitindo o acesso a contedos online por parte de cidados cegos e de baixa viso ou a possibilidade de pesquisa em vdeo atravs de texto so alguns exemplos prticos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

Mais recentemente, a RTP desenvolveu e implementou o servio de udio descrio, permitindo adaptar contedos televisivos (como as sries Conta-me como foi ou Pai Fora, por exemplo) para cidados cegos ou cm baixa viso. Um sistema inovador, que junta a Rdio e a Televiso pblicas na prestao de um servio que sendo veiculado pela TV, recorre Onda Mdia da Antena 1 para fazer chegar a banda adicional de udio com a udio descrio. Foi assim possvel assegurar um servio de acesso universal, sem custos (ao contrrio de outras solues implementadas na Europa) e que, ao permitir o acesso sem recurso a equipamentos especiais, promove a incluso social uma vez que todos podem assistir aos programas em famlia, afinal, a essncia da prpria televiso.

Este trabalho que a RTP tem vindo a desenvolver conta, desde a primeira hora, com uma estreita colaborao dos representantes dos pblicos a que se destina. Outra forma no teria sentido pois s a utilidade o ser teis - , no fundo, a finalidade deste trabalho. Por isso, quer a ACAPO, quer a Federao Portuguesa de Associaes de Surdos tm sido determinantes na
168

implementao e otimizao das solues que temos desenvolvido. Conceber servios, definir prioridades, criar normas, otimizar modelos ou realizar estudos de satisfao s tem sido possvel com o envolvimento direto destas entidades com quem a RTP tem vindo a percorrer este caminho.

Mas as Necessidades Especiais vo alm da rea da deficincia. O pblico infantil, em fase de aprendizagem da escrita ou as comunidades estrangeiras residentes em Portugal, com necessidades de incluso e contacto com a lngua portuguesa, so exemplos de outros pblicos a quem este trabalho de adaptao de contedos televisivos pode ser bastante til.

O ritmo da atualidade noticiosa poder ser uma das causas pelas quais este tema no capte a ateno dos media como acontece com outros assuntos tambm relacionados com o mundo das televises. Mas isso no o torna menos significativo, nem ser razo para descurarmos o nosso trabalho. A evoluo demogrfica das sociedades modernas est a contribuir para o aumento da longevidade das populaes pelo que, a prazo, este tema ganhar ainda maior relevncia.

tambm por esta razo que acreditamos que Servio Pblico fazer uma Rdio e Televiso para todos.

169

V Parte Propostas de projetos para o futuro

Atendendo ao sucesso da atuao desenvolvida em 2011, pretende-se que 2012 seja um ano de intensa atividade para o Grupo de Reflexo, estando-se j a alinhavar um conjunto de aes para o efeito.

Neste sentido, convidar-se- a Sky, televiso britnica que assegura nveis de acessibilidade elevadssimos aos seus contedos, para vir a Portugal proferir uma conferncia de meio-dia com o objetivo de explicar o seu modelo de negcio, convidando-se, tambm, todas as televises e operadores de cabo nacionais (RTP, SIC, TVI, Zon, Meo, Caboviso, Vodafone, etc). O objetivo ser dar a conhecer aos operadores de televiso e cabo nacionais uma realidade exterior nossa que est a obter resultados bastante significativos, numa poca de crise onde se exige reformulaes dos modelos de negcio das empresas.

A segunda ao vai no sentido de realizar audies com representantes das pessoas com deficincia e dos media nas reunies do grupo com o objetivo de recolher informao, trocar opinies e ouvir as sugestes destas entidades, criando-se, assim, condies para o aprofundamento do dilogo entre os diversos stakeholders e para possveis aes concertadas.

A dinamizao dos suportes digitais j criados outro projeto a desenvolver (pgina Web do Colquio71 que deixar de ser alusiva ao colquio e passar a referir-se a todo o projeto Media e Deficincia).

Pretende-se, ainda, lanar uma iniciativa de grande impacto e com efeito surpresa, como forma de chamar a ateno da opinio pblica para estas questes.

71

http://www.mediaedeficiencia.com/.

170

Outra iniciativa a empreender consistir num concurso publicitrio visando chamar a ateno para a importncia que os jornais e televises tm no pblico com deficincia. Para o efeito, convidar-se-o vrias agncias de publicidade para criarem (pr bono) spots publicitrios, sendo que os melhores podero vir a ser apresentados nas televises generalistas, podendo mesmo fazer-se posteriormente uma mostra pblica com todos os trabalhos.

Produzir spots publicitrios em que figuras pblicas falam das suas prprias deficincias outro dos projetos que o Grupo tem em mente.

Outro projeto ter por objetivo despertar a sensibilidade dos estudantes de comunicao social para esta temtica, podendo concretizar-se atravs do lanamento de um questionrio a esses estudantes ou atravs da realizao de debates e, ou, mesas redondas.

171

You might also like