You are on page 1of 12

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p.

117-128, dez. 2005.

117

Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard


Maria Eduarda da Mota Rocha

Resumo: Este artigo analisa a noo de mdia na tradio do marxismo francs, que composta por Roland Barthes, Henri Lefbvre, Guy Debord e Jean Baudrillard, este ltimo apenas at a sua guinada ps-moderna. As obras destes autores, muitas sob o crivo do espetculo, so reveladoras no s do estatuto da mdia nas teorias sociais, mas do prprio movimento que desemboca na reviso ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. A noo de espetculo central para a anlise da relao entre mdia e sociedade nesta tradio, e est na gnese da noo de simulao, uma das linhas de fora do pensamento ps-moderno. A partir desta investigao, possvel mostrar a centralidade da mdia nas interpretaes dos autores acerca das dinmicas sociais no segundo ps-guerra, centralidade esta implcita nas noes de mito, planificao, espetculo e simulao. Neste percurso, transparecem tambm algumas diferenas cruciais entre as abordagens destes autores. Palavras-chave: Mdia; espetculo; marxismo francs Abstract: From myth to simulacrum: the medias critique, from Barthes to Baudrillard This article analyzes the idea of media in the tradition of French Marxism, which is based on Guy Debords notion of the spectacle and includes the contributions of Henri Lefbvre, Roland Barthes and Jean Baudrillard, the latter only until his post-modern reversal. These authors works are revealing not only of the status of the media in contemporary social theory but also of the movement that ends in the review or renunciation of western Marxism after the 1970s. The notion of spectacle is crucial in the analysis of the relation between media and society in this tradition, and embodies the source of the idea of simulacrum, which is central to postmodern theory. This investigation reveals the centrality of the media in these authors interpretations of social dynamics after World War II, a centrality that is implicit in the notions of myth, planification, spectacle and simulacrum. Various crucial differences between the approaches of these authors are also uncovered along the way. Key words: Media; spectacle; French marxism

118

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

A conformao da sociedade do espetculo


No final do sculo XIX, as vitrines das lojas de departamento e as exposies universais encantavam um pblico parisiense pouco habituado a cenrios suntuosos, exticos e fartamente iluminados (Williams, 1982:59-64). A divulgao dos bens passava ento a seguir, sistematicamente, os princpios do show, da diverso, da excitao, do espetculo. Nos ambientes dedicados exposio dos produtos, inaugurava-se uma modalidade de interao que permitia aos consumidores transitar mais livremente e penetrar no mundo dos sonhos sem que fossem constrangidos a comprar. O contato visual com os produtos em seus entornos fantsticos passava a responder por uma parte substancial dos prazeres do consumo. A criao de uma esttica para as mercadorias deixava de ser necessidade secundria para se tornar a mola mestra da acelerao e estabilizao da demanda no capitalismo avanado. Este processo, ainda experimental e localizado no final do sculo XIX, ganhou uma fora extraordinria na primeira metade do sculo XX, quando se conformou o regime de regulao fordista (Harvey, 1992). A partir de ento, o aumento exponencial da produo, provocado pelo desenvolvimento de tecnologias, de tcnicas de gesto cientficas e de formas de organizao do trabalho, deslocou a ateno para o plo do escoamento e consumo do excedente. O crescimento dos salrios e a criao do crdito ao consumidor vieram atender a esta exigncia para o funcionamento dos mercados. Mas era preciso tambm garantir fatias regulares do mercado consumidor, diante dos enormes investimentos fixos que as empresas faziam nos ramos de produo mais rentveis. Com este fim, a publicidade moderna foi desenvolvida de maneira a reduzir o risco de encalhe de bens e servios produzidos em larga escala. No segundo ps-guerra, ela se tornou a coluna de sustentao de um sistema de comunicao baseado na TV e, a partir de ento, a reproduo cotidiana e domstica de sons e imagens em movimento alaram o processo de espetacularizao a um novo patamar. Na Frana, a implantao de um regime fordista de regulao do capitalismo deu-se sobretudo no quadro da reconstruo econmica do segundo ps-guerra. A adoo de padres de produo e consumo similares aos norte-americanos inclua um sistema de comunicao baseado na TV e uma publicidade racionalizada. Estes processos constituram o pano-de-fundo da reflexo sobre a mdia na tradio do marxismo francs, de Barthes at o primeiro Baudrillard. Vejamos, ento, como os autores desta tradio responderam ao desafio de compreender a conformao da sociedade do espetculo.

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

119

Roland Barthes e a naturalizao da ideologia burguesa


Um autor pioneiro na reflexo sobre a mdia nesta tradio Roland Barthes, que se dedicou sobretudo a entender como se organizam internamente os discursos responsveis pela espetacularizao do cotidiano. Na anlise dos discursos que engendram o espetculo, Barthes se serve da distino entre denotao e conotao. Tratando da moda, ele sinaliza que a roupa e os acessrios sempre foram parte de um sistema de significao, uma vez que seu uso denota, por exemplo, a origem social ou o gnero de seu usurio. No capitalismo avanado, a este se soma um sistema de comunicao, uma srie de conotaes justapostas s denotaes pelas logotcnicas do consumo, dentre as quais se destacam a publicidade, a moda e o design (Barthes, 1979). O crescimento da produo material no fordismo criou o problema de converter a renda em demanda efetiva, para o qual a soluo dada pela publicidade foi a imagem associada ao produto, levando em conta as aspiraes dos novos integrantes do mercado consumidor. A mesma idia reaparece na definio barthesiana do mito, como modo de significao tpico da ideologia burguesa. Aqui se releva a composio que este autor faz das tradies estruturalista e marxista, tomando a relao entre forma e histria como problema central. O mito construdo a partir de um signo primeiro, denotativo, que serve de significante para um segundo signo, cujo significado intencional, valorativo, mas que se esconde por trs do primeiro signo, apresentado como uma descrio inocente dos fatos. O mito usa como matria-prima diferentes linguagens (lngua, foto, rito, objeto etc.), deslocando-as de seu funcionamento primrio para convert-las em linguagens-objeto (Barthes, 1987:137). Trata-se, portanto, no de um contedo ou de certas formas de expresso, mas de um modo de significao, definido em termos estruturalistas, e, por isso, passvel de anlise pe la Semiologia em seu princpio terico fundante, que postula uma relao de equivalncia entre significante e significado (Barthes, 1987:135). A remisso ao carter classista do mito est posta j em seu princpio, que o de transformar a histria em natureza, apresentando como fato o que na verdade valor. Lembremos, de passagem, que a naturalizao o efeito ideolgico por definio, ao retirar dos seres humanos o estatuto de agentes da histria, que se apresenta ento como algo dado. O que permite ao leitor consumir inocentemente o mito o fato de que enxerga nele um sistema indutivo, de relaes que traduzem um estado natural do mundo, e no qualifica os acontecimentos apresentados. A equivalncia entre significante e significado tem

120

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

que lhe parecer natural para que o mito funcione efetivamente, escondendo a inteno do emissor por trs dos fatos (Barthes, 1987:163). Na segunda parte de O mito, hoje, depois de efetuar uma decomposio deste modo de significao, Barthes se prope a explicar porque nossa sociedade burguesa o campo privilegiado das significaes mticas. A razo seria a necessidade de a burguesia justificar a sua ascenso condio de classe dominante como um ganho para todas as classes sociais. Trata-se da operao ideolgica da universalizao. O principal mito burgus seria, ento, a prpria idia de nao, que oculta as divises sociais. Barthes constata que no plano poltico a burguesia no se autodenomina. Seu nome esvaziado nessa idia de nao para amealhar aliados entre as classes no-organizadas. Seus partidos so nacionais, sem que se aponte por oposio a quem. Como no existem uma cultura, uma moral, uma arte proletria, constitudas e nomeadas, a cultura, a moral, a arte burguesas ostentam-se como a cultura, a moral, a arte universais. O cinema, o teatro, a publicidade, a justia, a diplomacia, a imprensa, todas as manifestaes culturais de maior projeo seriam tributrias da representao burguesa do homem e de sua relao com o mundo. Por sua enorme extenso, esta herana perde suas marcas de origem e se naturaliza, segundo o autor (Barthes, 1987:159). A espetacularizao aparece, ento, em seu contedo histrico, como um processo atravs do qual a burguesia difunde as suas representaes via imagens coletivas, dando maior aparncia de universalidade para a sua cultura, a sua moral, a sua poltica, a sua arte. Barthes escreve em uma poca em que talvez ainda fizesse algum sentido localizar o modo de significao ideolgico como tipicamente de direita. Segundo ele, o homem produtor usa a linguagem para transformar a realidade, no para imobiliz-la dando-lhe a forma de uma pseudonatureza (Barthes, 1987: 163). Para os trabalhadores, o objeto nomeado o sentido de um ato, como a rvore abatida para o lenhador. Ainda assim, o autor nos d pistas preciosas para entender como os meios de comunicao de massa dedicam-se a justapor, aos significados sensveis dos objetos e da linguagem cotidianos, um conjunto de significados abstratos que produzem a espetacularizao da vida.

Henri Lefbvre e a planificao do cotidiano


A planificao do cotidiano o conceito que articula a reflexo de Henri Lefbvre sobre a mdia e a espetacularizao. Ele descreve estes processos como uma conseqncia direta de uma nova etapa do capitalismo, em que foras sociais agigantadas estariam se encarregando de constituir o que chamou de cotidianidade. Este seria um desdobramento do mundo da mercadoria que,

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

121

na Frana, teria ocorrido entre os anos 1950 e 1960, como parte da reconstruo, no ps-guerra. Segundo o autor, neste perodo, a burguesia incorporou a noo marxista de planificao, retirando-lhe o sentido original de direcionamento da produo segundo um fim coletivo, para dar-lhe o sentido de uma razo operatria usada na organizao do cotidiano em benefcio da expanso do consumo (Lefbvre, s.d., p.62). Teramos, aqui, a matriz econmica e poltica do espetculo do consumo. Na segunda metade do sculo XX, seguindo o modelo norte-americano, os agentes do capital voltaram-se para a ordenao dos mercados internos dos demais pases industrializados, agindo sobre o consumo e, atravs dele, sobre o cotidiano. Este foi dividido e, seus fragmentos, reordenados como um quebracabeas. Cada pedao ou subsistema composto por um tipo de atividade, uma srie de objetos que lhe correspondem, e por situaes determinadas pela ligao entre a atividade e os objetos como um conjunto indissocivel. Como anunciava Guy Debord, em seu setor mais avanado, o capitalismo concentrado orienta-se para a venda de blocos de tempo todos equipados, cada um constituindo uma nica mercadoria unificada, que integrou um certo nmero de mercadorias diversas (Debord, 1997:105). Exemplos dos subsistemas so o lazer, a cozinha, o turismo, o automvel, o vesturio e a moblia. A ligao entre a atividade e os objetos indicados para sua realizao configura um certo uso do tempo e tem que ser feita por textos, organizados como cdigos, tratados, imagens, documentos etc., que tm na publicidade uma fonte inesgotvel (Lefbvre, s.d., p.139). Desempenhando esta funo, ela foi convertida em um agente crucial da constituio do cotidiano como tempo e espao do consumo organizado. Os textos publicitrios baseiam-se na diviso do cotidiano em subsistemas, propondo, para cada um deles, sries de bens e servios sem os quais a atividade parece estar incompleta. A publicidade fornece planificao um ncleo de significaes, uma isotopia que atrai para si a atividade, desviando-a da apropriao para a formalizar e metamorfosear os atos e obras em signos e significaes (Lefbvre, s.d., p.141). Temos aqui uma indicao da diferena entre o perodo anterior e o posterior planificao, no tocante relao com os bens. Esta diferena realada atravs do contraste entre obra e significao, tal como aparece no trecho acima citado. A obra o objeto de uma apropriao, enquanto a significao objeto de consumo. A obra integra um estilo, possui a marca dos objetos que ainda no tinham tombado na prosa do mundo (Lefbvre, s.d., p.44). O estilo era a vida inscrita nos objetos, marcados por certa tcnica, certa disponibilidade de materiais, certas preferncias do arteso, que os diferenciavam segundo regies e camadas sociais. Era ele que conferia um sentido aos menores objetos, aos atos e atividades, aos gestos: sentido sensvel e no abstrato... (Lefbvre, s.d., p.54). A decadncia do estilo deu-se atravs da produo em massa e da difuso

122

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

em larga escala da aspirao aos padres de consumo norte-americanos, que, tanto na Frana quanto no Brasil, ocorreram na segunda metade do sculo XX. Assim, o problema do espetculo transita nesta tradio de pensamento como denncia de um empobrecimento do cotidiano na etapa mais avanada do capitalismo. Eis o diagnstico que norteou a mobilizao deste pensamento em prol da lutas polticas da dcada de 60. O trabalho terico pretendia postarse como um instrumento de transformao ao denunciar o divrcio entre progresso tcnico e progresso qualitativo. Esta distino marcou no apenas aqueles autores franceses, mas boa parte do marxismo ocidental, sendo central nas obras de Henri Lefbvre, Guy Debord, Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Lefbvre elabora uma teoria dos momentos que ajuda a compreender como aquela ciso vivida no cotidiano das sociedades avanadas. Este descrito como o fluxo em que se encadeiam diferentes empregos do tempo, marcado pela repetio e pela banalidade (Lefbvre, s.d., p.36; Perigord, 1988:239). A misria do cotidiano aparece no somente quando contraposta festa camponesa tradicional, mas sobretudo no contraste com as possibilidades abertas pelo progresso tcnico. Diz o autor: a potncia conquistada pela tcnica e pelo pensamento permanece fora da vida, por sobre, longe dela (Lefbvre, 1958:246), ao invs de ser usada para o progresso qualitativo. Assim se manifesta a distino entre as duas faces da modernidade e a constatao de que os benefcios do progresso tcnico no so convertidos em felicidade, idia muito presente nos movimentos contraculturais da dcada de 1960 e em nome da qual feita a crtica da mdia como vetor da espetacularizao da vida, dentro desta tradio.

Guy Debord e a espetacularizao da vida


A sociedade do espetculo o ttulo de um trabalho clssico de Debord que deu uma forma mais definitiva e contundente crtica da mdia. J na abertura, a idia principal se anuncia: nas sociedades modernas, tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representao, de maneira que a vida foi reduzida ao espetculo (1997:13). Este no um conjunto de imagens, mas o tipo de relao social preponderante na etapa do capitalismo avanado, em que tais imagens so a mediao inexorvel entre os indivduos. No se trata, portanto, de um produto de tcnicas de difuso, mas do resultado e o projeto do modo de produo, a afirmao onipresente da escolha j feita na produo, e o consumo que decorre desta escolha (idem, p.14). Registre-se, assim, que para Debord a lgica da mercadoria a determinao ltima do espetculo. Como produto e mecanismo da reproduo capitalista, o espetculo apresenta-se concretamente de vrias formas, intrinsecamente relacionadas com os meios de comunicao de massa. Manifesta-se, por exemplo, na esttica dos

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

123

objetos produzidos e em um setor econmico cada vez mais importante, o das comunicaes. No primeiro nvel, h o papel da publicidade e do design na conformao da imagem de produtos consumidos cada vez menos por seus atributos funcionais. No segundo, esto situados os veculos de comunicao de massa propriamente ditos. Em ambos, a mdia aparece no centro de uma teoria social marxista preocupada em entender uma etapa do capitalismo em que o poder pde finalmente empreender uma gesto totalitria das condies da existncia (Debord, 1997:20), no se contentando mais em organizar a produo e se estendendo at a planificao do cotidiano com vistas ao consumo. Em pauta, est a transformao da qualidade do tempo e do espao pelo desenvolvimento da economia monetria (Harvey, 1992:208) e sua etapa mais recente: a planificao da vida no ps-guerra, quando a expanso horizontal e vertical do padro de consumo das classes mdias norte-americanas exigiu a interveno de foras econmicas agigantadas na vida cotidiana, atravs da publicidade e do urbanismo, por exemplo. Os autores franceses fortemente ligados aos movimentos de 1968 preocuparam-se particularmente com esta questo. Debord denunciou a imposio do tempo-mercadoria como uma acumulao infinita de intervalos equivalentes, de unidades homogneas intercambiveis passveis de mensurao e controle para uso privado, cuja matriz a mercadoria fora-de-trabalho. Complementando-o, teramos o tempo consumvel, o tempo pseudocclico da reproduo cotidiana, em que as necessidades do sono, do sexo e da alimentao so satisfeitas (Debord, 1997:103). Nesse ponto, Debord introduz, embora no explicitamente, a especificidade do manejo temporal no ps-guerra: todo o tempo consumvel da sociedade moderna vem a ser tratado como matria-prima de novos produtos diversificados que se impem no mercado como empregos socialmente organizados do tempo (idem, p.104). A questo, aqui, j no a da transformao do tempo cclico das sociedades prmodernas em tempo histrico do progresso, nas sociedades modernas, trata-se de um processo mais especfico: a planificao do cotidiano pelas logotcnicas do consumo, os dispositivos criados para acelerar e expandir a demanda, tais como a publicidade, o design e a moda.

Jean Baudrillard e a falncia do real


A etapa do capitalismo avanado exigiria novas formas de luta poltica, no necessariamente classista, mas de combate a poderes muito mais dispersos no cotidiano, responsveis pela espetacularizao. Tal projeto se manifesta na denncia do avano da tcnica que, ao invs de liberdade, trouxera o esvaziamento do vivido pelo espetculo do consumo. Isto est presente nos trabalhos de Jean Baudrillard que so contemporneos aos de Lefbvre e Debord, e que levam o

124

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

crivo do situacionismo. Em O sistema dos objetos, A economia poltica do signo e A sociedade de consumo a noo de simulao que atualiza aquele projeto poltico de redefinir os termos da luta no contexto do capitalismo avanado. Nesses trabalhos, ele se dispunha a estender a anlise marxista do valor para dar conta do signo como atributo preponderante da mercadoria no capitalismo do ps-guerra. Naquela perspectiva, a simulao, chave conceitual para a anlise da mdia, era apresentada como uma resposta s necessidades de expanso deste capitalismo. Em O sistema dos objetos, tese de 1967 orientada por Barthes, Baudrillard enfoca a maneira como a decorao das casas, antes uma atividade subjetiva e personalizada, estava passando a ser regulada por um cdigo de design que promovia a converso do lar em um cenrio para a exposio de objetos, num sentido muito diferente do conhecido at ento. No se tratava mais da presena de mercadorias na casa, mas do ordenamento dos espaos domsticos segundo modelos fornecidos pelas logotcnicas do consumo. Os objetos deixavam de ser depositrios do afeto e da memria familiares para serem escolhidos (e sistematicamente substitudos) de acordo com sua forma, sua linha, sua cor, em suma, sua funo na composio do conjunto, segundo os imperativos do dcor. A casa, de corao da tradio, passava a showroom do consumismo. Nesta passagem, ntida a influncia de Lefbvre e sua diferena entre obra e signo, a primeira, objeto de uma apropriao, o segundo, objeto de consumo. Tal mudana na relao com os objetos promoveria a simulao porque, sem um sentido profundo, enraizado na histria familiar e na trajetria dos grupos sociais (objeto com estilo, diria Lefbvre), resta a eles a condio de signos que significam, na sua relao com os demais, intertextualmente. J se vem os primeiros sinais da guinada ps-moderna que viria em seguida. Mas a simulao permanece resultado do avano do capitalismo pelo cotidiano adentro, que teria provocado a reproduo mecnica e a obsolescncia sistemtica dos objetos, consumidos como signos sem profundidade. Ela permanece como expresso da colonizao da vida cotidiana pelo capital, na Frana do ps-segunda guerra. O consumo do objeto como modelo, que determina o seu lugar e a sua funo no sistema, j insinua a idia de simulao. Porm, a determinao econmica do processo permanece, pois se supe que foi a expanso da lgica mercantil que determinou a duplicao do objeto em signo, numa etapa em que a reproduo capitalista exigia a dilatao da esttica da mercadoria para acelerar e tornar previsvel a realizao do valor. Em A sociedade de consumo, tal preocupao conduz a anlise mais diretamente para os veculos de comunicao. O autor sustenta que
a verdade dos meios de comunicao de massa a seguinte: a sua funo consiste em neutralizar o carter vivido, nico e de evento do mundo, para substi-

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

125

tu-lo pelo universo mltiplo dos meios de comunicao de massa mutuamente homogneos enquanto tais, significando-se e referindo-se reciprocamente uns aos outros. No fim das contas, tornam-se o contedo reciprocamente uns dos outros tal a mensagem totalitria da sociedade de consumo (Baudrillard, 1995:130).

Os meios impem, ao invs do significado, uma tautologia do significante e produzem pseudo-acontecimentos, no a partir de uma experincia mvel, contraditria e real, mas como artefatos a partir dos elementos do cdigo e da manipulao tcnica do meio de comunicao (Baudrillard, 1995:131). A crtica, portanto, deveria deslocar-se da anlise dos contedos segundo o binmio verdade-falsidade, para a anlise da forma: A verdadeira realidade abolida e volatilizada, em proveito da neo-realidade do modelo materializado pelo prprio meio de comunicao. Foi somente nos trabalhos da dcada de 1970 que a simulao ganhou flego prprio e deixou de ser explicada em suas relaes com o modo de produo capitalista, em sua etapa avanada. A partir de ento, Baudrillard reage ao fracasso da esquerda comunista ps 68 e se ope frontalmente ao estruturalismo marxista, tal como em O espelho da produo, livro de 1973. Ao colocar a produo no centro de sua teoria social, Marx reproduziria os princpios da sociedade e do pensamento burgueses, acatando seu produtivismo como inevitvel. Baudrillard elege, ento, como contraponto, a noo de troca simblica, de Marcel Mauss, princpio alternativo de organizao tpico das sociedades pr-modernas, em que muitas atividades no se explicam segundo a lgica da produo e da utilidade, mas pela finalidade propriamente simblica da troca, efetivada em relaes duais. Eis o centro da argumentao de A troca simblica e a morte, livro de 1976, em que Baudrillard no apenas se afasta do suposto produtivismo marxista como tenta provar a inutilidade da economia poltica para tratar das sociedades ps-modernas, supostamente organizadas em torno da reproduo. O processamento de informaes, as comunicaes, as indstrias de conhecimento e atividades similares teriam tomado o lugar da produo como princpio estruturador da sociedade. O trabalho, por exemplo, seria agora mais um signo entre signos. a que Baudrillard se converte em um terico ps-moderno, fortemente inclinado a um determinismo tecnolgico. A simulao, lgica da reproduo nas sociedades ps-modernas, adquire para Baudrillard uma fora que passa a reger inclusive o mercado, alm da poltica, da cultura, das identidades. Em Simulacres et simulation, essa guinada se confirma quando o referente desaparece por completo: a simulao no a de [...] uma substncia. Ela a gerao pelos modelos, de um real sem origem, nem realidade: hiper-real (Baudrillard, 1981:56). Chegamos, assim, guinada ps-moderna, a partir da qual Baudrillard se afasta da anlise do espetculo em suas relaes com as esferas econmica e

126

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

poltica. Reage, desta forma, s dificuldades do marxismo ocidental aps os anos 1970, momento em que as dinmicas sociais e culturais pareciam desmentir a sua determinao ltima pelos processos econmicos e a categoria de classe como explicativa dos conflitos polticos. Neste caminho, Baudrillard redefiniu o que viria a ser uma noo central para o prprio pensamento ps-moderno: a de simulao.

Consideraes finais
Diante do exposto, possvel afirmar que a noo debordiana de espetculo, mesmo posterior a muitos trabalhos dos autores desta tradio, explicita uma crtica mdia que perpassa a obra de todos eles. Roland Barthes, ao adotar a distino entre denotao e conotao para explicar a moda, denuncia a duplicao do mundo atravs da linguagem. Na anlise do mito mostra como esta duplicao se oculta em discursos cuja eficcia ideolgica est justamente no fato de se apresentarem como reflexos transparentes da realidade pura. Retomando a tradio marxista da anlise da ideologia, Barthes est especialmente interessado no efeito de naturalizao do real e no uso burgus deste tipo de efeito. Henri Lefbvre, em contrapartida, est mais preocupado em interpretar a ao dos vetores da espetacularizao no que ele chama de constituio da cotidianidade. Afinal, a publicidade, os meios de comunicao e o design, ao mesmo tempo em que produzem imagens que se interpem entre os sujeitos e o mundo, provocam o rearranjo do tempo, do espao e do desejo no cotidiano das sociedades avanadas, de maneira a direcion-los para o consumo. Tratava-se, para Lefbvre, de entender os efeitos da espetacularizao no cotidiano, bem como as suas falhas, os espaos ainda livres para a vivncia de um desejo no colonizado pelo capital. Guy Debord, ao conferir um significado particular noo de espetculo explicita uma crtica alienao crescente dos indivduos nas sociedades avanadas do segundo ps-guerra. A sociedade do espetculo estabelece uma correspondncia entre o modo de produo capitalista em sua etapa avanada e uma sociabilidade marcada pela estetizao, em que imagens so interpostas entre os indivduos e os objetos. Obviamente, uma vivncia direta da realidade algo que a prpria intermediao da linguagem parece interditar. certo tambm que o uso de tcnicas de construo de representaes estticas muito anterior modernidade. Mas, como adverte Haug, no capitalismo avanado, a novidade que estas tcnicas estticas no mais se restringem a determinados lugares sagrados ou representativos de algum poder: elas atingem a totalidade do mundo sensvel (Haug, 1997:67).

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

127

Baudrillard inicia sua reflexo sobre a mdia imbudo destas preocupaes. Sua resposta concentra-se sobretudo na noo de simulao, como mostramos. Mas, a partir dos anos 1970, ele rompe com esta tradio ao retirar qualquer determinao anterior do conceito de simulao que, sem razes econmicas ou polticas, pretende dar conta de uma situao em que, supostamente, a estetizao finda por produzir uma linguagem que no tem referentes alm de si prpria. A popularidade desta noo no pensamento ps-moderno parece advir de seu grande potencial descritivo, em um contexto de crescente midiatizao da vida. Resta saber em que medida lhe sobra algum contedo explicativo.

Referncias
ANDERSON, Perry (1999). As origens da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BARTHES, Roland (1979). O sistema da moda. So Paulo: Nacional. ______ (1987). O mito, hoje. In: Mitologias. So Paulo: Bertrand Brasil. ______ (1990). O bvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BAUDRILLARD, Jean (1993). O sistema dos objetos. So Paulo: Perspectiva (1 edio 1968). ______ (1995). A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos (1 edio 1970) ______ (s.d.). Para uma crtica da economia poltica do signo. So Paulo: Martins Fontes (1 edio 1972). ______ (1996). A troca simblica e a morte. So Paulo: Loyola (1 edio 1976). ______ (1991). Da seduo. Campinas: Papirus (1 edio 1979). ______ (1981). Simulacres et Simulation. Paris: Galile. ______ (1983). The ecstasy of communication. In: FOSTER, Hal (org.). Anti-Aesthetic. Seattle: Bay Press. ______ (2004). sombra das maiorias silenciosas o fim do social e o surgimento das massas. So Paulo: Brasiliense (1 edio 1985). ______ (2002). A troca impossvel. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (1 edio 1999). ______ (2001). A iluso vital. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira (1 edio 2000). BAUMAN, Zygmunt (1999). Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BEST, Steven (1995). The commodificatiob of reality and the reality of commodificatiob: Baudrillard, Debord and the postmodern theory. In: KELLNER, Douglas (org.). Baudrillard a critical reader. Oxford, Cambridge: Blackwell. DUNKER, Christian & PRADO, Jos Luiz Aidar (orgs.) (2005). Zizek crtico: poltica e psicanlise na era do multiculturalismo. So Paulo: Hacker Editores. DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto.

128

ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do mito ao simulacro: a crtica da mdia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galxia, So Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.

GOTTDIENER, Mark (1995). The system of objects and the commodification of everyday life: The early Baudrillard. In: KELLNER, Douglas (org.). Baudrillard a Critical Reader. Oxford, Cambridge: Blackwell. HARVEY, David (1992). Condio ps-moderna uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola. HAUG, Wolfgang Fritz. Crtica da esttica da mercadoria. So Paulo: Unesp, 1997. KELLNER, Douglas (1995). Jean Baudrillard in the fin-de-millenium. In: KELLNER, Douglas (org.). Baudrillard a critical reader. Oxford, Cambridge: Blackwell. ______ (2001). A cultura da mdia. Bauru: Edusc. LEFEBVRE, Henri (s.d.). A vida quotidiana no mundo moderno. Lisboa: Editora Ulissia. ______ (1958). Critique de la vie cotidienne Introduction. Tomo I. Paris: Larche diteur. ______ (1961). Critique de la vie cotidienne Fondements dune Sociologie de la Quotidiennet. Tomo II. Paris: Larche diteur. ______ (1969). Introduo modenidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. LYOTARD, Franois (2002). A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio. PERIGORD, Monique (1988). Henri Lefebvre ou les Moments de la Quotidiennet. In : Revue de Synthse, 235-254, jul./dez., p.236. WILLIANS, Rosalind (1982). Dream Worlds Mass Consumption in Late Nineteenth Century France. Berkeley: University of California Press. ZIZEK, Slavoj (2003). Bem-vindo ao deserto do real! So Paulo: Boitempo. MARIA EDUARDA DA MOTA ROCHA professora da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e doutora em sociologia da comunicao pela Universidade de So Paulo, publicou O consumo precrio: pobreza e cultura de consumo em So Miguel dos Milagres (2002). me.rocha@uol.com.br Artigo recebido em 1 de dezembro de 2005 e aprovado em 28 de fevereiro de 2006

You might also like