You are on page 1of 12

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

Planejamento estratgico de campanha eleitoral


No podemos esperar bons resultados de uma campanha eleitoral feita ao acaso, improvisada e da forma antiga, sem pesquisa, sem planejamento, sem profissionais especializados e sem produo de alta qualidade. A campanha moderna requer informaes confiveis para um bom diagnstico, inteligncia competitiva, foco e um posicionamento estratgico eficaz. Muitas pessoas confundem marketing com propaganda e acham que fazer campanha eleitoral a mesma coisa que fazer publicidade de detergente. Puro engano! No marketing comercial, os produtos de consumo so mais fceis de serem vendidos, pois todos ns temos a necessidade de consumir leite, arroz, feijo, produtos de beleza, higiene pessoal e de limpeza. O consumidor vai ao mercado e j sabe os produtos que quer levar, apenas escolhe a marca. No marketing eleitoral bem diferente. o produto (candidato) que tem que convencer o consumidor (eleitor) ao consumo, ao ato de comprar (votar). Essa analogia produto/candidato refere-se ao esforo pelo convencimento que cada um faz no mercado para ser o preferido, o escolhido pelo consumidor/eleitor. Em termos de concorrncia, o processo quase igual: cada produto e cada candidato tem suas estratgias (ou falta delas), ressaltando seus pontos fortes e minimizando os fracos. Entender essa diferena fundamental em qualquer planejamento estratgico de campanha eleitoral por dois motivos: 1) a maioria das pessoas (mais de 70%) no tem interesse algum por poltica, e 2) o produto oferecido (poltico) tem elevada carga pejorativa no conceito popular.

Diagnstico eleitoral comece por aqui


O primeiro passo para planejar qualquer campanha eleitoral fazer um bom diagnstico, orientado por quem tem experincia no assunto. Diagnstico feito por amadores pode destruir uma campanha. Um bom diagnstico comea pela compreenso do sentimento e percepes dos eleitores comuns, e no pela satisfao de interesses pessoais ou negociaes partidrias. Para isso, o diagnstico deve prezar pelas informaes extremamente confiveis, isentas e sem romantismo. Novamente, nesse trabalho no h lugar para amadores. Poltica especialidade dos bons polticos, que so hbeis em negociaes. Porm, campanha eleitoral especialidade dos bons estrategistas, que so hbeis em competio pela preferncia dos eleitores. Um erro comum, cometido por muita gente, gastar com pesquisas de simulao de in-

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

teno de voto muito tempo antes que os candidatos estejam definidos. Simulao de inteno de voto pode mascarar a realidade, superestimando nomes mais divulgados pela mdia e subestimando aqueles com menos evidncia no noticirio. Perguntar em quem o eleitor votaria faltando mais de seis meses para a eleio, atravs de cenrios hipotticos de competio quando os candidatos nem esto definidos, obrig-lo a um exerccio enorme de imaginao, em um assunto no qual ele ainda no tem nenhum interesse. As respostas obtidas com tamanho distanciamento do pleito so simples chutes, produzem falsos rankings e os resultados obtidos no tm valor estratgico. Ou seja, no servem para fazer o diagnstico. Por outro lado, o estudo de potencialidade eleitoral que tem valor estratgico e ajuda verdadeiramente no planejamento de uma campanha. Esse tipo de estudo pode e deve ser feito com vrios meses de antecedncia, at mais de um ano antes da eleio, e muito til para avaliar como os nomes se posicionam na percepo dos eleitores. Tambm serve de base para movimentos de troca ou filiao partidria, negociao de alianas e formao de chapas mais competitivas. A pesquisa de potencialidade eleitoral o estudo que permite a Segmentao do Eleitorado (veja mais abaixo), para identificar os cinco tipos de eleitores e ajudar o candidato a definir os seus alvos.

Modelo de Diagnstico eleitoral os Cinco Cs da Conquista do Voto


O modelo de diagnstico eleitoral elaborado pelo consultor poltico e estrategista Paulo Di Vicenzi contempla as cinco dimenses mais relevantes nos processos de anlise e planejamento de uma candidatura, que se aplica tanto a competies majoritrias quanto proporcionais, em qualquer nvel. Batizado pelo autor como Cinco Cs da Conquista do Voto, o modelo prope investigar e desenvolver estratgias com base no conhecimento do Cidado Eleitor, do Candidato, do Chefe de Governo, dos Concorrentes e do Cenrio competitivo. Essas cinco dimenses so apresentadas dentro da figura de um ovo. Trata-se de uma aluso bem humorada histria do ovo de Colombo. Colocar uma campanha em p um processo complexo e exige muito esforo, mas, depois de feito, todo mundo pensa que era muito simples, explica o estrategista eleitoral Paulo Di vicenzi.

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

O modelo dos Cinco Cs da Conquista do Voto coloca em primeiro lugar a necessidade de compreender o Cidado Eleitor, seus sentimentos, suas percepes, seus conceitos, valores e sua viso de mundo. Em seguida feito o estudo do Candidato, atravs da anlise SWOT (veja mais abaixo). Repetindo: uma das grandes diferenas entre um produto comercial (servios ou mercadoria) e um produto poltico (candidato) que, para o primeiro, pode-se criar uma histria antes de divulg-lo no mercado, enquanto que, para o segundo, j existe uma histria de vida pronta, que no pode ser alterada com tanta facilidade. Um exame da imagem do Chefe de Governo tambm considerado no modelo, levando em conta que o nvel de aprovao de uma administrao crucial para determinar se o candidato adotar um posicionamento governista ou oposicionista na sua campanha. Vale lembrar que, em determinadas circunstncias, tanto um candidato da situao pode fazer uma campanha oposicionista, quanto um candidato de oposio pode fazer uma campanha governista. Outro fator dos Cinco Cs contempla os Concorrentes, os demais candidatos que disputam a mesma vaga na eleio. Entre outros instrumentos, a anlise SWOT tambm til nesse estudo. A quinta dimenso a ser estudada o Cenrio, o ambiente onde ocorre a competio, no qual esto inseridos os outros quatro elementos do modelo de diagnstico de Paulo Di Vicenzi. Em Cenrio so consideradas variveis como correlao de foras partidrias, histrico de resultados, perfil social, econmico e geogrfico, legislao, cultura e mobilizao poltica, entre outros. O modelo de diagnstico dos Cinco Cs da Conquista do Voto estruturado a partir de um conjunto de informaes de diversas fontes, algumas obtidas junto ao IBGE, TSE, TREs e demais rgos, outras em partidos polticos e entidades de classe. Porm, a maior parte das informaes e referncias estratgicas so buscadas junto aos principais personagens que definem um pleito: os eleitores. As ferramentas mais utilizadas para entender o pensamento e o comportamento do eleitor so as pesquisas qualitativas e quantitativas. As pesquisas que a imprensa costuma divulgar so sempre quantitativas (que apresentam nmeros), porm so muito pobres em termos estratgicos e praticamente no servem para o diagnstico e planejamento de uma campanha se no for feita a necessria leitura e interpretao dos detalhes e cruzamentos de indicadores. Tomar decises em cima do resumo de resultados que a mdia divulga um grande erro comum que muita gente costuma cometer.

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

Por outro lado, as pesquisas qualitativas (que no apresentam nmeros), no costumam ser divulgadas pela imprensa e no so conhecidas pelo pblico em geral. Porm, so as mais valiosas para finalidades estratgicas, so poderosas para entender as perspectivas de uma candidatura pelos olhos dos eleitores. Nesse tipo de estudo, as informaes so obtidas atravs de entrevistas em profundidade ou discusses de grupo. A presena de um especialista com experincia nesse tipo de abordagem indispensvel para obter os melhores resultados. As pesquisas qualitativas so muito teis para a definio de candidaturas, posicionamento de campanhas, elaborao de propostas e construo de discursos, avaliao de material de campanha (slogan, jingle, comerciais) e anlise dos programas de rdio e TV da propaganda eleitoral. E tudo isso pode ser feito tanto em relao ao candidato como em relao aos demais concorrentes.

Posicionamento de campanha tem que ter um


Posicionar sugere a ideia de ficar em um lugar no espao. Posicionamento eleitoral corresponde a ocupao um espao na percepo dos eleitores que ajude a atingir um objetivo. Significa identificar e assumir um lugar que oferea potencial de crescimento, que torne a candidatura competitiva dentro do ambiente de concorrncia com os demais candidatos. O posicionamento composto pelos seguintes fatores:

Foco - O foco de uma candidatura , em ltima anlise, a razo mais forte e convincente
pela qual os eleitores devem votar naquele candidato e no nos outros.

Imagem - A imagem do candidato, portanto, um dos elementos-chave no posicionamento da sua candidatura. A primeira exigncia que a imagem deve atender possuir um alto grau de coerncia com o foco da campanha e com sua propostas.

Propostas - A proposta de um candidato (majoritrio ou proporcional) deve condizer com


o foco e a imagem da candidatura.

Anlise SWOT monitorando os fatores


O modelo de diagnstico dos Cinco Cs serve como base para a definio de um posicionamento da candidatura em termos de imagem, foco e propostas. Todo planejamento de marketing, seja eleitoral ou mercadolgico, parte de um diagnstico preciso sobre o mercado (eleies), as empresas (partidos) e os produtos (candidatos). Um dos componentes

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

de grande valia nessa etapa do marketing a anlise SWOT, sigla que vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (foras), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaas). fundamental que uma anlise SWOT seja realizada com certa regularidade, a cada seis meses ou no mximo um ano, de forma que se possa acompanhar as mudanas ocorridas na imagem do poltico ou no cenrio social. Para visualizar melhor este instrumento, ele se divide em duas partes: a que analisa o ambiente interno (foras e fraquezas do candidato) e a que analisa o ambiente externo (oportunidades e ameaas para o candidato). Vale lembrar que nesta ltima parte os fatores no so controlveis, mas podem ser previstos. O ponto forte de um candidato pode ser seu histrico pessoal, uma boa gesto num cargo executivo, sua popularidade, recursos financeiros, etc. Os pontos fracos podem ser uma m reputao, baixa popularidade, adjetivos pejorativos, m administrao no executivo, recursos e outros. Entretanto, a grande virtude da anlise SWOT saber detectar as caractersticas e histricos do candidato, que devem ser minimizadas ou exploradas. Se o candidato possui o apoio de um poltico muito rejeitado, no seguro divulgar aos quatro ventos a existncia desse apoio.

Segmentao do eleitorado defina o alvo


Se existe uma prtica que a poltica absorveu do marketing comercial e que no podemos mais abrir mo, a segmentao do eleitorado. A importncia da segmentao se torna mais evidente em cidades de mdio e grande porte. Um candidato a vereador na cidade de So Paulo, por exemplo, no tem as mnimas condies de realizar uma campanha em toda a cidade, que chega a ser maior que diversos pases. No podemos esquecer que uma campanha eleitoral tem o objetivo de comunicar a mensagem certa para o eleitor certo. A segmentao do eleitorado, alm de ser uma estratgia necessria, torna a campanha mais barata, j que o custo envolvido na conquista do voto varia dentro do eleitorado. De acordo com o estrategista eleitoral Paulo Di Vicenzi, o planejamento de uma campanha deve considerar a existncia de cinco grupos de eleitores:

1 - Cristalizados a Favor - Eleitores que certamente votaro no candidato. Este grupo


representa custo menor, tanto em tempo como recursos. So os eleitores que conhecem bem o candidato, no o rejeitam e at o defendem ou promovem seu nome de forma es-

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

pontnea. Ento, a chance de voto bem maior aqui e o investimento deve ser de manuteno desses eleitores.

2 - Inclinados a Favor Eleitores que podero votar no candidato. So aqueles que


conhecem o candidato e admitem a possibilidade de votar nele, porm sem muita convico. So os eleitores que precisam de mais informaes, querem mais referncias e motivos para definir o voto a favor do candidato. Existe chance de voto desde que haja investimento em comunicao, relacionamento ou motivao.

3 - Indefinidos Eleitores indecisos, que podem estar nessa posio por dvida, desconhecimento ou desinteresse, em relao aos candidatos, s eleies ou poltica. um grupo que pode decidir uma eleio, especialmente quando a disputa acirrada. Sendo a indefinio decorrente de falta de informao ou mero desconhecimento dos candidatos, quem chegar primeiro pode conquistar esse voto. Alta chance de voto com trabalho de abordagem e convencimento.

4 - Inclinados Contra Eleitores que podero votar em um candidato concorrente.


So aqueles que conhecem um candidato adversrio, simpatizam com ele e admitem a possibilidade de votar nele. Os eleitores desse grupo at podem mudar de opinio, mas ser necessrio um esforo enorme de convencimento. Relao custo/benefcio apertada, recomendando cautela no investimento em busca de votos duvidosos.

5 - Cristalizados Contra - Eleitores que certamente votaro em candidato adversrio.


No vale a pena investir nesse grupo. So os eleitores que simplesmente rejeitam o seu nome ou conhecem bem outro candidato e at fazem a defesa dele de forma espontnea. Ento, a chance de mudarem o voto praticamente nula, somente circunstncias externas de grande impacto poderiam faz-los mudar de opinio.

Os Inclinados a Favor e os Indefinidos so os dois grupos onde devem ser concentrados os maiores esforos da campanha. O target, ou eleitorado alvo, aquele que quantitativamente pode produzir os votos necessrios para eleger o candidato. No entanto, necessrio segmentar ainda mais o eleitorado para compreender melhor a sua quantidade e localizao. Isto ser possvel com a ajuda de pesquisas quantitativas e das seguintes variveis: DEMOGRFICAS (sexo, idade, etnia, regio, religio); SOCIOLGICAS (renda, escolaridade, ocupao); POLTICAS (partido, ideologia, tendncias, opinies, rejeies) e ATITUDINAIS (valores, opinies, prioridade, crenas). Com estas informaes, obtidas a partir de pesquisas isentas e confiveis, ser possvel identificar os tipos de eleitores e onde est o potencial de votos que pode garantir a vit-

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

ria. As pesquisas ajudam a entender o eleitor, revelam onde ele se encontra, o que pensa, qual a probabilidade de votar, valores, expectativas e outros fatores cruciais, permitindo a realizao de uma campanha mais personalizada, especfica e direcionada, com maior economia de recursos, tempo e dinheiro.

Seja diferente mais do mesmo no adianta


Para ser lembrado preciso se diferenciar. Isso vale tanto para o marketing de produtos como para o marketing de polticos, de governos ou instituies. Ser diferente fundamental, uma vez que vivemos numa sociedade com excesso de informaes e precisamos sempre destacar nossas mensagens e valores. O poltico moderno consegue aprender com as lies das grandes marcas existentes no mercado. Omo diferente porque ele lava mais branco, Havaianas diferente porque a legtima, Casas Bahia diferente porque vende mais barato, e assim por diante. O marketing de mercadorias e servios utiliza essa estratgia para que o consumidor tenha elementos auxiliares para uma comparao com outra marcas. Se existem dezenas de marcas de sabo em p, tenho que agregar algum valor ao meu produto que o torne diferente dos demais, que faa com que ele seja lembrado mais facilmente e de forma positiva pelo consumidor. S assim ele vai compr-lo e at pagar mais por ele. E isso precisa ser reavivado na sua memria o tempo todo atravs da comunicao. No marketing poltico, especialmente no eleitoral, a mesma coisa. Imaginemos uma eleio municipal, numa cidade de mdio porte, com 20 a 30 vagas na cmara municipal e em mdia 400 candidatos. Em apenas trs meses de campanha, cada candidato a vereador dever estabelecer dezenas de canais de comunicao com o eleitor, criando assim, um congestionamento de informaes. Como o eleitor inicia seu processo de escolha apenas 15 dias antes do pleito e o nosso crebro funciona de forma seletiva absorvendo apenas o que interessa grande parte da propaganda eleitoral ter sido em vo. Entretanto, se um desses candidatos comear a trabalhar mais cedo e realizar uma campanha diferente, baseada em um bom diagnstico com planejamento consistente, escolher um posicionamento bem definido e distinto dos demais, adotar uma estratgia eficaz de comunicao, apresentar projetos ou propostas crveis e uma propaganda compreensvel e direcionar seus esforos para os eleitores certos, obviamente ele ter seu nome lembrado no dia da eleio. Por isso que de fundamental importncia contar com profissionais especializados em cada rea: consultoria estratgica, pesquisa, planejamento, comunicao, assessoria poltica e jurdica. Como diz aquela msica: cada um no seu quadrado.

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

Slogan de campanha o resumo da promessa


O slogan um item fundamental em qualquer campanha eleitoral, onde os candidatos tm a difcil tarefa de se diferenciar de vrios concorrentes. Um bom slogan deve ser capaz de sintetizar a candidatura e a promessa do candidato em poucas palavras fortes. Vejamos a campanha de Barack Obama, com o famoso Yes, we can (Sim, ns podemos). O slogan conseguiu traduzir o esprito de transformao que a sociedade americana desejava aps oito anos de Bush. O change (mudana) tambm acompanhava as principais peas publicitrias da campanha e reforava a latente rejeio ao continusmo. Antes de tudo, o slogan pea chave no mix de marketing e deve ser condizente com a estratgia da campanha. Por exemplo, se um candidato a deputado estadual segmenta a sua candidatura geograficamente e escolhe uma cidade como seu principal reduto eleitoral, evidentemente que o seu slogan deve fazer referncia a esta estratgia e cidade. Se for uma regio ou um segmento de eleitores, a mesma coisa. Alm disso, o slogan serve para classificar rapidamente a identidade de um candidato. Imaginemos um eleitor, vendo uma faixa de campanha de um deputado estadual com o seguinte slogan: Em defesa da sade pblica. Obviamente, o eleitor que no conhecia tal candidato, passar agora no mnimo - a identificar a sntese da campanha, que estrategicamente tem a sade pblica como seu principal foco. necessrio entender a cabea do eleitor e o excesso de informaes a que eles esto expostos. Uma campanha eleitoral envolve centenas de candidaturas, com milhares de propaganda, nos mais variados meios. E toda e qualquer pea publicitria de sua campanha deve ter o objetivo de identificar e gravar o candidato na cabea do eleitor, fazendo prevalecer a sua mensagem.

A repetio exaustiva de quatro ou cinco palavras quentes, como por exemplo um adjetivo forte, em tudo que estiver relacionado ao candidato discursos ou impressos -, levam o eleitor a, inconscientemente, associ-lo a elas. O slogan deve conter o contraste que favorea o candidato.
(Rick Ridder, consultor do Partido Democrata, EUA).

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

100 DIAS DE UMA CAMPANHA ELEITORAL


OS TEMPOS DE CADA ETAPA
Com um bom diagnstico nas mos e informaes de pesquisas confiveis, a candidatura posicionada, o eleitorado segmentado, os recursos iniciais garantidos, a linha de comunicao definida e a equipe de trabalho montada , o candidato deve planejar a execuo da sua campanha eleitoral. As diferentes etapas de uma campanha somam 100 dias. O tempo dedicado a cada fase e a durao total da campanha podem ser modificados, para melhor atender s circunstncias e condies de cada candidatura. importante realizar uma pesquisa quantitativa de inteno de voto imediatamente aps terem sido definidas as candidaturas, para saber como os eleitores se posicionam diante desse quadro de competio real. As pesquisas qualitativas tambm so valiosas para ajudar a entender qual a imagem de cada um dos candidatos junto ao eleitorado.

Lanamento da candidatura - 5 dias


O objetivo aqui tornar a candidatura conhecida e apresent-la posicionada para a disputa, com o mximo de divulgao na mdia. A inaugurao do comit central da campanha e o evento de lanamento devem ser construdos com profissionalismo, fazendo disso um ato poltico memorvel, uma oportunidade nica, onde o candidato demonstrar a sua fora e comunicar a que veio, qual o sentido da candidatura e porque os eleitores devem votar nele. O slogan de campanha, o jingle, a foto do candidato e outros elementos importantes de comunicao devem reforar o posicionamento do candidato e valorizar ao mximo a sua imagem. preciso lembrar que o lanamento da candidatura no vai se resumir apenas ao dia do evento. Uma semana de preparao o tempo suficiente para se buscar um resultado positivo, bem como, repercutir atravs dos meios de comunicao a realizao desse evento. As atividades de preparao envolvem a logstica de sua organizao, os convites para o ato, a informao aos veculos de comunicao, a produo de peas publicitrias para decorar o ambiente e a preparao do discurso do candidato. importante escolher uma data em que no haja nenhum outro evento importante, para evitar a concorrncia com o ato e para que ele possa ser o fato poltico do dia. Aps o lanamento, so realizadas as aes de repercusso do lanamento. Aps filmar e fotografar o ato para uso posterior, o trabalho da campanha vai se deslocar para conquistar espaos nas mdias locais, setoriais e de bairros.

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

Incio da campanha - 10 dias


Nessa etapa ainda repercutido o lanamento da campanha, tornando o candidato e sua mensagem conhecidos. Nessa fase sero apresentados os principais apoios do candidato, se possvel um apoio por dia, para que esse momento de adeso seja ampliado e mostrando ao eleitorado que ele tem chances de vitria. Em seguida, o candidato vai partir para reunies com moradores de bairros, lideranas classistas e segmentos do eleitorado, demonstrando que sua candidatura tambm conta com o apoio da populao. Esse tambm o momento ao qual o candidato vai visitar os principais redutos eleitorais, as principais regies, cidades ou bairros.

Consolidao da candidatura - 15 dias


Esta fase antecede o perodo da propaganda eleitoral gratuita. O objetivo aqui levar a candidatura para a rua e fixar junto ao eleitorado uma organizao que a sustente. As atividades do candidato estaro condicionadas a sua agenda, que vai servir como instrumento indispensvel para aproveitar com o mximo de racionalidade o reduzido tempo disponvel do candidato. Nesse momento importante que se consolide os apoios j conquistados, como as lideranas polticas, os cabos eleitorais, os lderes sindicais, de associaes, etc. Em seguida o corpo-a-corpo deve se intensificar. De preferncia auxiliado pelos apoiadores, que criaro as oportunidades. Vale lembrar que em eleies proporcionais o corpo-a-corpo tem muita importncia na deciso do voto.

Desenvolvimento da campanha - 55 dias


Um balano entre a fase anterior e a fase de desenvolvimento da campanha ser necessrio para a aplicao de alguns ajustes na campanha e na equipe, tendo como referncia informaes de pesquisas. Aps esse balano, o objetivo desta fase ser a intensificao do corpo-a-corpo. Nesta fase que a candidatura dever ganhar corpo e movimento. Corpo a implantao da campanha na sociedade, onde quem apoia precisa mostrar seu apoio e trabalhar para conseguir outros. O corpo da candidatura ser demonstrado por sua presena na rua e os eventos realizados pelo candidato, como passeatas, carreatas e comcios. J o movimento da campanha significa o ritmo de atividades que vai ser criado.

Reta final - 15 ltimos dias


Esta ltima fase da campanha o momento do tudo ou nada, onde o candidato dever investir todos os seus recursos, humanos ou financeiros. o momento de conquistar os eleitores indecisos e cooptar os votos das candidaturas sem viabilidade. o momento de criar uma dinmica vencedora, mostrar para o eleitorado que a candidatura est em ritmo acelerado e tem chances de vitria. O trabalho de campo, a distribuio do material de

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

propaganda, as carreatas, os comcios e o corpo-a-corpo do candidato ter que ganhar uma ateno especial com o aumento quantitativo dessas aes. Se possvel for, todas as aes realizadas na fase anterior (desenvolvimento) tero de dobrar em nmero. Como comum a indeciso no voto proporcional, a criao de uma pea publicitria de boa qualidade, atraente e clara ser de fundamental importncia nos dois ltimos dias de campanha. O objetivo principal desta fase passar para o eleitor um clima de vitria, fazendo o candidato percorrer os seus principais redutos eleitorais num curto espao de tempo.

DEPOIS DA ELEIO
Conhecidos os resultados das urnas, o candidato no pode esquecer que eleio um processo que se repete com regularidade. Se a vitria for conquistada, o candidato srio e responsvel no pode virar as costas para o seu eleitorado. Deve procurar meios para agradecer o apoio recebido e, no exerccio do seu mandato, cumprir as promessas que assumiu e prestar contas ao pblico sobre o seu trabalho. Se, ao contrrio, a eleio no foi vencedora, o candidato deve identificar e refletir sobre os fatores que determinaram esse resultado, tomando o mximo cuidado para no fazer avaliaes precipitadas no calor das emoes. comum que candidatos derrotados joguem a culpa sobre os ombros de apoiadores ou assessores, principalmente sobre o consultor de marketing ou coordenador de campanha. Esquecem esses candidatos que os maiores responsveis, tanto pela vitria como pela derrota, so eles mesmos. So eles que arregimentam os apoiadores e contratam os assessores. So eles que fazem ou no um bom diagnstico, para saber se a candidatura vivel. So eles que determinam os recursos que sero investidos na campanha e que aprovam o posicionamento da candidatura e a linha de comunicao. So eles, enfim, com sua histria e sua imagem, que se apresentam ao pblico como candidatos. Muito fcil, portanto, jogar a responsabilidade pela derrota nas costas de terceiros, quando todo o processo foi determinado por suas decises. Muitas vezes, um candidato pode passar por vrias derrotas eleitorais at conseguir ser eleito. Isso normal e temos exemplos disso em eleies de todos os nveis, inclusive presidencial. A perseverana, a disposio para fazer melhor, a organizao e a capacidade de articulao so as chaves para quem busca o sucesso eleitoral. E, lembre-se: tudo comea com um bom diagnstico.

ELEITOR CAMPANHA VOTO MANDATO GESTO PBLICA

Capacitao e qualificao que melhoram o desempenho na poltica e na gesto pblica, orientam as campanhas eleitorais, dinamizam o exerccio do mandato e aumentam a satisfao de eleitores e comunidades.
A ESCOLA SUPERIOR ELEITORAL oferece programas de ensino, capacitao e qualificao para quem atua nos ambientes poltico e eleitoral, desde o planejamento de campanhas at o exerccio de mandatos e da gesto pblica. A misso da ESCOLA SUPERIOR ELEITORAL disseminar conhecimentos e tcnicas que contribuam para o aperfeioamento de candidatos a cargos de representao popular, profissionais que integram os quadros de carreira ou cargos em comisso, agentes pblicos, gestores de governos e polticos no exerccio de mandatos. um projeto de pesquisa e ensino, com programas customizados para atender necessidades especficas de conhecimento e domnio de tcnicas em diversas reas. rando o desempenho pessoal e estimulando a adoo das melhores prticas ticas e legais. Os contedos so organizados e ministrados por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas com larga experincia em solues modernas, eficientes e eficazes para o setor pblico. Bem mais que informar, a ESCOLA SUPERIOR ELEITORAL oferece educao profissional objetiva e qualificada, que potencializa habilidades individuais, melhora os resultados coletivos e intensifica os efeitos positivos aos olhos da populao.

CURSOS PALESTRAS SEMINRIOS TREINAMENTOS SIMPSIOS OFICINAS


A ESCOLA SUPERIOR ELEITORAL colabora para a melhoria da qualidade dos servios em diferentes nveis da atividade pblica, aprimo-

A ESCOLA SUPERIOR ELEITORAL dirigida pelo pesquisador e consultor poltico Paulo Di Vicenzi, credenciado pela Associao Brasileira de Consultores Polticos ABCOP, entidade da qual diretor no Rio Grande do Sul. Paulo Di Vicenzi estrategista eleitoral, autor do case brasileiro Do anonimato vitria em apenas 43 dias, publicado no livro Marketing Eleitoral Aprendendo com Campanhas Municipais Vitoriosas - (ABCOP, 2008). Participou da criao da EGP - Escola de Gesto Pblica da FAMURS.

Twitter

@PauloDiVicenzi
Blog

Nos ltimos cinco pleitos municipais ajudou a eleger sete prefeitos.

divicenzi.blogspot.com

You might also like