You are on page 1of 4

Prof.

Cristina Cmara

Digitado por Rose Viviane

FARMACOLOGIA MOLECULAR
a cincia que estuda os mecanismos moleculares dos efeitos dos frmacos no organismo, tanto o efeito teraputico quanto indesejado, colateral.

I RECEPTORES FARMACOLGICOS CONCEITO


A maioria dos frmacos s age no nosso organismo se eles se ligarem a um componente orgnico e, a partir dessa ligao, comearem a promover uma srie de reaes qumicas. O componente do nosso organismo ao qual o frmaco se liga chamado receptor farmacolgico, que j existem no organismo; so os mesmos aos quais se ligam os nossos hormnios, neurotransmissores... Por isso que nem toda substncia serve como frmaco, pois ela precisa ter uma estrutura molecular que permita que ela se ligue com o componente que ela precisa alterar.

II NATUREZA DOS RECEPTORES: 1. PROTENAS ESTRUTURAIS TRANSPORTADORAS ENZIMAS METABOLIZADORAS

A maioria. Hoje s existe um exemplo de protena estrutural que serve de receptor pra frmaco: a tubulina. O resto trata-se basicamente de enzimas metabolizadoras. Alguns frmacos se ligam a protenas transportadoras da membrana, alterando o fluxo de ons(principalmente Na+ e K+) transmembrana. Esse o princpio para o tratamento da insuficincia cardaca, onde se usa frmacos chamados digitlicos. Em relao s enzimas, ns podemos alterar seu funcionamento em benefcio do nosso paciente. Ao se ligarem, os frmacos podem bloquear a enzima ou fazem que ela trabalhe de forma mais rpida. O tto das depresses usa frmacos que bloqueiam as enzimas e interferem nos nveis de noradrenalina. O grupo inibidores da MAO (mono-amino-oxidase-enzima que, tanto a nvel central quanto a perifrico, atua para encerrar a atuao do neurotransmissor noradrenalina, metabolizando-a), impede que a MAO realize sua funo metabolizadora de noradrenalina, melhorando a performance emocional do paciente.

Prof. Cristina Cmara

Digitado por Rose Viviane

2. CIDOS NUCLEICOS
Importante na ao dos antibiticos, antineoplsicos, quimioterpicos, malria, parasitoses. So drogas de manuseio delicado, pois no mexem apenas com o DNA da bactria, podendo ter efeitos colaterais importantes. Por isso so drogas usadas na menor dose necessria para resultado teraputico e no tempo menor necessrio para curar o paciente. H um maior controle da comercializao de antibiticos hoje devido a isso. O Cloranfenicol um exemplo de frmaco que demanda muito cuidado em sua prescrio, com uso restrito, j que tem como efeito colateral a possibilidade de desenvolver aplasia medular.

III TIPOS DE RECEPTORES: 1. SUPERFICIAIS LIGADOS A CANAIS INICOS ACOPLADOS A PROTENA G SISTEMA DA TIROSINOCINASE

So as protenas de transporte, a sdio-potssio-ATPase, hidrogniopotssio-ATPase. A NaKATPase importante no tto da insuficincia cardaca, j a HKATPase importante no tto das lceras ppticas e das hipercloridrias, na gastroenterologia. So receptores para ao rpida, por isso so os receptores de neurotransmissores.

2. CITOPLASMTICOS
A maioria dos nossos receptores de hormnios citoplasmtica. Essas substncias se ligam a uma protena, entram na clula, l no citoplasma tem um receptor prprio pra elas, onde se ligam e a elas vo para o ncleo, onde vo causar seus efeitos sobre sntese protica, carboidratos, lipdios (principalmente os corticosterides).

3. NUCLEARES
Receptores hormonais.

IV SEGUNDOS MENSAGEIROS CITOPLASMTICOS:


Alguns frmacos agem no fluxo de ons e tm ao rpida, como aqueles utilizados no tratamento da depresso. Outros, ao se ligarem ao seu receptor, vo demandar uma sntese de determinadas protenas e uma alterao em determinados tecidos, como o caso dos antibiticos, antineoplsicos... Alguns frmacos, na hora que se ligam com seu receptor, a

Prof. Cristina Cmara

Digitado por Rose Viviane

ao ocorre e depois se acaba. Outros no; vo se ligar a seu receptor e a partir da h o estmulo de outra substncia e elas que vo agir: so os segundos mensageiros. Em situaes de perigo, h grande descarga de adrenalina e noradrenalina, que agem em receptores e . No msculo liso da nossa rvore respiratria, h receptores 2 para adrenalina ou noradrenalina. Quando a adrenalina ou noradrenalina se liga a este receptor 2, na parte interna da membrana, esta protena 2 ligada a uma protena G, chamada G estimuladora (GS). A protena GS ligada ento a ma enzima, chamada adenilato ciclase. A adenilato ciclase estimulada vai catalisar a formao do AMPc, a partir do ATP. Ento o AMPc o segundo mensageiro, que quem vai exercer a ao. Aumentando o AMPc vai haver maior dilatao alveolar para melhorar a oxigenao tecidual. Tudo isso acontece em milissegundos. A base do tto da doena obstrutiva crnica conhecer esse mecanismo. Foi a partir da que os laboratrios puderam desenvolver frmacos que interferem na produo do AMPc que melhora a funo respiratria desses pacientes. Depois a mesma adrenalina (ou noradrenalina) vai agir nos receptores 1, localizado nas paredes dos vasos. Esses quando so estimulados tambm desencadeiam a ao de segundos mensageiros. No momento que a adrenalina se liga ao receptor 1, h ativao da chamada fosfolipase C. Essa fosfolipase C ativada libera fosfolipdios de membrana para o citoplasma. Esses fosfolipdios de membrana vo gerar substncias chamadas aracdonatos, a partir do qual se dar a formao do cido aracdnico. Isso uma reao de defesa do organismo, que desencadeada em situaes de estresse em geral. O cido aracdnico formado vai sofrer a ao de dois grupos enzimticos: as cicloxigenages e as lipoxigenases (COX). Essas reaes so essenciais numa srie de patologias. Produzem vasoconstrico para economizar oxignio para regies nobres. Em reumatologia, p.ex., so muito usados frmacos antiinflamatrios, que interferem nessa cascata de reaes inflamatrias. Alguns exemplos de segundos mensageiros:

1. IP3 2. DAG

3. Ca++ 4. AMPc

5. GMPc

Prof. Cristina Cmara

Digitado por Rose Viviane

V CLASSIF. DOS FRMACOS Qt AO USO DE RECEPTORES:


1. ESTRUTURALMENTE INESPECFICOS (10%) Suas aes no decorrem de sua interao com receptores e sim de suas propriedades fsico-qumicas. Exemplos: Dimeticona. Todos os anticidos, como o hidrxido de alumnio, que so substncias alcalinas, vo neutralizar a acidez estomacal por sua propriedade alcalina. Porm essa ao fugaz e pode desencadear uma reao rebote que vai aumentar ainda mais a produo de cido. Ento s deve ser usado enquanto se aguarda a ao de um frmaco de ao prolongada exera sua funo. Outro exemplo o carvo ativado, usado em casos de envenenamento. Em menos de duas horas do envenenamento, aps lavagem estomacal, o carvo ativado absorve os resduos da intoxicao. Porm a ao lenta. mais indicado no caso de pessoas idosas, que no precisam de cura rpida, pois esse no tem efeitos adversos, no txico para os rins(nem caso de insuficincia renal).

2. ESTRUTURALMENTE ESPECFICOS(90%)
Seus efeitos resultam da ligao que estabelecem com seus respectivos receptores. Exemplos: Antibiticos, medicamentos para dor, etc.

You might also like